Se resumirmos de forma bem objetiva, podemos dizer que o endereço de IP é o que identifica um computador ou periférico dentro de uma rede de conexões. Ele pode ser interno (no caso de uma rede fechada de uma casa ou escritório, por exemplo) ou, então, externo, como o endereço de IP da sua máquina na internet.
Recentemente, nós trouxemos aqui no Tecmundo alguns tutoriais ensinando como você pode descobrir o seu IP externo e, também, como apontar o seu IP no Windows 8. Agora, você confere como fazer para encontrar qual é o IP do seu roteador.
Para que serve?
É por meio desse endereço que você é capaz de acessar as configurações do aparelho (mediante usuário e senha) e pode, assim, realizar alterações em seu funcionamento. Há duas maneiras de você descobri-lo: pelo Prompt de comando ou, se preferir, pelas Propriedades da conexão.
Por meio do Prompt de comando
Primeiro, clique no botão do Menu iniciar e acesse o campo de busca do Windows. Ali, digite o caminho “CMD” para acessar o Prompt de comando.
Perceba que a nova janela que surgiu traz um funcionamento muito semelhante ao do antigo sistema DOS. Nela, escreva o comando: “ipconfig”.
Instantaneamente, uma lista com várias informações surgirá em sua tela. No meio desses dados, busque pelo campo “Gateway Padrão”. Esse é o endereço de IP do seu roteador.
Pelas Propriedades da conexão
Este caminho é tão fácil de ser realizado quanto o anterior, com a diferença de que você acessa algumas janelas a mais, mas não precisa digitar nada. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da sua conexão à rede, localizado ali na bandeja do sistema, e selecione a ferramenta “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”.
Em seguida, aperte no nome da rede na qual você está conectado, como, em nosso caso, “Conexão de Rede sem Fio (NZN)”.
Agora, aperte no botão “Detalhes...”. Ali, procure o comando “Gateway Padrão IPv4”, uma vez que é ele quem traz o endereço de IP do seu roteador.
Pronto, agora você já sabe como descobrir o IP do roteador da rede na qual você está inserido.
Lembre-se de que, ao realizar mudanças nas configurações do aparelho, você pode comprometer o funcionamento de toda a rede. Logo, tenha muito cuidado com tudo o que você fizer nesse sentido.
Leia mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário