Alface, planta herbácea rica em nutrientes e clorofila. Precisamente por ser rica em clorofila e por ter efeitos coleréticos e diuréticos, ela tem uma acção benéfica no Fígado.
A alface constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).
As vitaminas são importantes para o bom funcionamento dos órgãos da visão, pele, mucosas, aparelho digestivo, sistema nervoso e vasos sanguíneos; além de evitar a má formação dos dentes, combater infecções e ajudar na cicatrização dos ferimentos.
Os minerais são vitais para a saúde dos cabelos e do tecido cutâneo.
O cálcio e o fósforo participam na formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular.
O ferro contribui para a formação do sangue.
A alface tem propriedade calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia. A hortaliça ajuda as pessoas a ter um sono reparador e a controlar os acessos de histeria.
Ela também é considerada uma hortaliça benéfica em tratamentos faciais.
Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.
Pelo fato de ser consumida crua, conserva todas as suas propriedades nutritivas. De agradável paladar, é aconselhada nas dietas de baixas calorias, devido ao seu pequeno valor energético.
As diferentes variedades de alface se agrupam em cinco tipos bem distintos: de cabeça crespa, de cabeça lisa, romana, de folha e de haste.
Sopa de alface ou salada de alface, comidas à noite têm um efeito calmante combatendo a insónia.
Estimula a secreção dos sucos digestivos e deve ser comida, preferencialmente, no início das refeições e não no fim do prato principal.
Dica
Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; e para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias.
http://cantinhodasplantas.blogspot.com.br/2011/08/alface.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário