Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Independência do Brasil - Projetos e Dicas Pedagógicas.

Projeto 1
Roda de Conversa:


- Você pode fazer o que quiser no seu país?
- Você mudaria alguma coisa no seu país?
Nossa terra se tornou independente! ( Levar os alunos a reconhecer o significado dessa palavra). Você já ouviu o Hino Nacional? Ele foi composto por Duque Estrada e Francisco Manoel da Silva, para deixar registrado o Dia da Independência.
Atividades relacionadas.


1- Pesquise, em jornais e revistas, recorte e traga para a sala de aula, imagens de coisas que você não gostaria de ver no seu país e, com a ajuda da professora, monte um mural, com a frase:
O Brasil que não queremos


2- Vamos ouvir um trecho do Hino Nacional e depois desenhar, numa folha de ofício, uma ilustração que mostre o que você mais gostou nesse trecho do Hino.
HINO NACIONAL BRASILEIRO ( Antes de cantar , fazer a interpretação da letra do Hino)


3- Apresentar os Símbolos da nossa Pátria: Bandeira do Brasil, Hino Nacional, Selos e Armas.


4- Apresentar o Hino da Independência.
-Trabalhar textos e interpretação, dramatização, desenhos, filmes, músicas, poemas, pesquisas, etc.


Projeto 2


Projeto:Independência do Brasil. 


Tema: Pátria Amada Brasil.


Clientela atingir: alunos de 04 meses a 05 anos de idade.


Duração: 01 a 20 de setembro.


Justificativa: Hoje, existe a necessidade de resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de todos com o propósito de buscar a relevância cultural e o patrimônio da nação brasileira.


Objetivo geral: Regatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando sobre a importância do patriotismo em nossa nação.


Objetivos específicos:
• Formar na criança o conceito Pátria e a razão de seus festejos;
• Incentivar o amor e o respeito à Pátria;
• Conhecer melhor a nossa história;
• Identificar e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
• Conhecer o significado das cores da Bandeira do Brasil;
• Reconhecer o Hino Nacional e o da Independência;
• Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
• Reconhecer uso e costumes da nossa cultura regional;
• Conhecer a história do gaúcho, seus hábitos e tradições. Culinária, vestimenta, música e dança.
• Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Ampliar o vocabulário;
• Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
• Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Trabalhar cores, formas e quantidade;


Conteúdos: 
• Datas comemorativas: Independência do Brasil e Semana Farroupilha.
• Coordenação motora – ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Expressão oral;
• Esquema corporal;
• Ritmo e dança;
• Artes plásticas;
• Dramatização e criatividade;
• Sistema de numeração – noção de quantidade;
• Cores e formas.


Metodologia por turma: cada turma ficará encarregada de entregar sua metodologia que será anexada ao projeto.


Culminância: Desfile Cívico no dia 20 de setembro.


Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Projeto 3


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:


* Conversas e discussões sobre:


.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;


* Textos coletivos;


* Álbum;


* Vídeos;


* Hinos: Nacional, da Independência;


* Pesquisas;


* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;


* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;


* Jogral;


* Dramatização;


* Poemas e diálogos de temas nacionais;


* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;


• Uso de mapas para a localização do Brasil;


• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);


* Concurso de poesia;


* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;


* Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.


Fonte: http://independencia-do-brasil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: