O Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a decisão, proferida pela Justiça de Chapecó, que condena o Badesc a ressarcir os produtores da região, que foram lesados no caso das novilhas uruguaias. Entre 1995 a 1997 produtores do Alto Uruguai Catarinense contraíram financiamentos para a aquisição das novilhas num programa de fomento à produção de leite. Os agricultores efetuaram os devidos pagamentos mas não receberam os animais e quando receberam as novilhas eram de uma qualidade inferior àquela que foi prometida.
Na época dos fatos, a extinta empresa Santa Fé recebeu o dinheiro dos empréstimos, concedidos pelo Badesc, mas não cumpriu os compromissos com os produtores da região. Foi um golpe que gerou prejuízos para agricultores das regiões de Concórdia, Jaborá, Catanduvas, Vargem Bonita, Ouro, Lacerdópolis, Joaçaba e Luzerna.
Extraoficialmente, estima-se que o rombo causado aos produtores de toda a região tenha chegado a uma quantia milionária. Após a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que manteve a sentença da Justiça de Chapecó, a instituição financeira ainda poderá recorrer.
Fonte: Marcelo Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário