A adivinha é um gênero cujo objetivo é desafiar, brincar, tentar descobrir. Assim, as adivinhas devem ser ditas ou lidas e as respostas buscadas. O professor pode propor que os alunos tentem descobrir oralmente, coletivamente ou em pequenos grupos as respostas, pode dar dicas, ajudar. Depois das sugestões, dos palpites das crianças (ou adultos), se ninguém acertar, a professora diz a resposta da adivinha, relendo-a para que a pergunta seja ressignificada. Quando os alunos souberem todas as respostas, pode-se, então, dar início à atividade de leitura. Evidentemente, outras atividades com as adivinhas, essas e outras, podem ser propostas, de leitura, escrita, de produção de pequenos livros, gravações, de ilustração, enfim, uma série de possibilidades, para isso vai a criatividade do professor e envolvimento da turma.
As adivinhas abaixo foram elaboradas pela Ivana Kaiper, uma pessoa extremamente comprometida, como ela autoriza a postagem desde que sejam dados os créditos, estou compartilhando aqui no Blog o material, assim, é mais um espaço de uso e de possibilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário