Estudo relaciona fatores que provocam exaustão vital ao risco de desenvolver doença cardiovascular
Foto: Stock XCHNG / Divulgação
Fadiga, aumento da irritabilidade e sensação de autoestima baixa podem aumentar o risco de doença cardiovascular em 36% das pessoas, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores do hospital Mount Sinai Roosevelt, de Nova York. Segundo os cientistas, essa combinação é conhecida clinicamente como uma forma de exaustão vital.
Esta condição foi associada a um aumento significativo no risco de um primeiro episódio relacionado à doença cardiovascular.
— A exaustão vital se soma a um crescente número de fatores de riscos psicossociais que são associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, incluindo ansiedade, depressão e isolamento social — diz o principal autor do estudo, Randy Cohen.
Os pesquisadores investigaram 60.610 pessoas sem doença cardíaca. Os estudos tiveram uma média de acompanhamento de seis anos e meio.
— À medida que a sociedade torna-se cada vez mais rápida, há uma tendência crescente de que as pessoas tenham excesso de trabalho e abram mão do sono, do exercício, do descanso e do relaxamento que todos nós precisamos para nos renovar e evitar os fatores que causam a exaustão vital — afirma Alan Rozanski, coautor do estudo.
ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário