O Guaraná (Paullinia cupana) é também conhecido como Guaranazeiro, Uabano, Uaraná, Uaranazeiro, Guanazeiro e Guaranauva. O nome popular Guaraná compreende as espécies Paullinia sorbilis e Cupania americana. Pertence a família Sapindaceae.
Usos Tradicionais: depressão, diarréia, dor de cabeça, enxaqueca, fadiga, neuralgia, obesidade, paralisia.
Propriedades Medicinais: adstringente, estimulante
As sementes de Guaraná (da videira) concentram as propriedades estimulantes da erva. O Guarana ajuda a curar dores de cabeça causadas devido a processos de perda de peso. Embora o Guaraná contenha cafeína, ela é absorvida mais lentamente na área gastrointestinal do corpo, fazendo com que o efeito seja mais duradouro do que o do Café. Os taninos são adstringentes e ajudam a combater a diarréia.
O Guaraná mostrou potencial para inibir a agregação de plaquetas sanguínea e a erva é um estimulante para o sistema nervoso. O Guarana também vem se mostrando muito útil como auxiliar em dietas para perda de peso.
Na culinária, o Guaraná é extremamente utilizado em refrigerantes e sucos. As sementes são pulverizadas, assadas e misturadas com água, formando assim barras que depois são secadas. Ocasionalmente, pode ser misturado com Cacau.
O Guaraná é composto de cafeína, teofilina, teobromina, guaranina, taninos e saponinas. É um arbusto nativo da América do Sul.
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-guarana.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário