Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 20 de dezembro de 2014

Por que o mar gaúcho é gelado, fica "chocolate" e tem repuxo? Professor da UFRGS afirma que grande parte da culpa é do vento e da localização do Estado; entenda melhor.

Professor da UFRGS afirma que grande parte da culpa é do vento e da localização do Estado; entenda melhor.


Cor escura da nossa fatia do mar é uma das reclamações mais frequentes 

Foto: Félix Zucco / Agencia RBS



Aquele velho ditado que diz que "a grama do vizinho é mais verde" cai bem para os gaúchos em relação ao mar. Por mais bairrista que sejamos, quando chega o verão, milhares pegam a BR-101 e invadem as praias catarinenses. Muito dessa migração sazonal se deve à beleza e aos atrativos que não encontramos por aqui, mesmo com um litoral com mais de 600 quilômetros de extensão, que vai de Torres ao Chuí.



Quem fica no Rio Grande do Sul, costuma reclamar da (baixa) temperatura da água, da sua cor (que rendeu o apelido de “chocolatão”) e do remelexo, devido à frequência e à força das ondas. 

Para explicar por que o nosso mar é dessa forma, ouvimos Ignácio Moreno, professor de Zoologia da UFRGS e diretor-substituto do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar). Antes de explicar as características, o zoólogo destaca: 
— Muitos falam que o nosso litoral é "sem graça", porque não se dão conta de que temos um cenário único no mundo, que tem uma variedade enorme de vegetação e fauna. Basta pegar um barco e andar de ponta a ponta que vai ver tudo isso. 



As características do mar gaúcho e as explicações, ponto a ponto: 

Água gelada: a temperatura do mar do RS é influenciada principalmente por duas correntes marinhas: a Corrente das Malvinas, oriunda das regiões polares, portanto com águas frias, e a Corrente do Brasil, que vem da região equatorial e é bem mais quente. Elas se encontram justamente na costa gaúcha, catarinense e uruguaia. No inverno, com as frentes frias e polares, a que vem do Sul ganha força e acaba vencendo a "briga das correntes". Assim, a água costuma ficar entre 14°C e 16°C. No verão acontece o inverso, e a temperatura sobe e até ultrapassa os 25°C. Ainda assim, a corrente fria continua influenciando e mais do no mar catarinense, por exemplo, pois quanto mais ao Norte, menos força tem a corrente das Malvinas. 
Para afastar ainda mais os friorentos, o litoral gaúcho é retilíneo, ou seja, é uma linha de 622 quilômetros em que não há baías, morros ou penínsulas. Com isso, como não há “empecilhos”, os ventos têm influência muito forte e podem mudar o mar de uma hora para a outra – inclusive, esfriando-o. 


ZERO HORA

Nenhum comentário: