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domingo, 11 de agosto de 2013

PROCON EM AÇÃO: CONSUMIDOR CONSCIENTE.


Reclamação sobre Assuntos Financeiros

Arquivos necessários para Atendimento Pessoal

Apresentação da Carteira de Identidade (RG original) do consumidor ou do seu representante legal; 
No caso da reclamação ser aberta por procurador do consumidor, este deve apresentar sua Carteira de Identidade (RG original do procurador) e uma procuração simples original. Não é necessário firma reconhecida. Pode ser utilizado o modelo apresentado ao final dessas orientações; 
Cópias simples dos documentos comprobatórios do assunto reclamado (Exemplos: comprovantes de pagamento como recibos, boletos bancários, etc., orçamentos, ordens de serviço, propostas de adesão, apólices, contratos, folhetos/anúncios publicitários, extratos bancários, cartas de cobrança, planilhas); 
Cópias simples, se houver do Boletim de Ocorrência (BO) para reclamações sobre falhas em transações eletrônicas, clonagem de cartão de crédito, etc; 
Cópias simples, se houver do Atestado de Óbito para reclamações sobre seguro de vida. 


Reclamações sobre Produtos
Arquivos necessários para Atendimento Pessoal

Apresentação da Carteira de Identidade (RG original) do consumidor ou do seu representante legal; 
No caso da reclamação ser aberta por procurador do consumidor, este deve apresentar sua Carteira de Identidade (RG original do procurador) e uma procuração simples original. Não é necessário firma reconhecida. Pode ser utilizado o modelo apresentado ao final dessas orientações; 
Cópias simples dos documentos comprobatórios do assunto reclamado; 
Cópias simples dos documentos comprobatórios do assunto reclamado (Exemplos: notas fiscais, cupons fiscais, comprovantes de pagamento como recibos, boletos bancários, etc., pedidos, manuais, certificado de garantia, ordens de serviço, folhetos/anúncios publicitários, embalagem do produto). 


Reclamações sobre Saúde - Planos de Saúde
Arquivos necessários para Atendimento Pessoal

Carteira de Identidade (RG original) do consumidor ou do seu representante legal; 
No caso da reclamação ser aberta por procurador do consumidor, este deve apresentar sua Carteira de Identidade (RG original do procurador) e uma procuração simples original. Não é necessário firma reconhecida. Pode ser utilizado o modelo apresentado ao final dessas orientações; 
Cópias simples dos documentos comprobatórios do assunto reclamado (Exemplo: contrato ou proposta de adesão/ apólice, notas fiscais, cupons fiscais, recibos, comprovantes de pagamento de despesas não cobertas ou de caução, folhetos/anúncios publicitários); 
Cópias simples, se houver, de declaração de saúde; 
Cópias simples, se houver, de aditivos contratuais / adendos; 
Cópias simples, se houver, de pedidos e relatórios médicos; 
Cópias simples, se houver, de recibos de pagamento dos 12 (doze) últimos. 


Reclamações sobre Serviços em Geral
Arquivos necessários para Atendimento Pessoal

Carteira de Identidade (RG original) do consumidor ou do seu representante legal; 
No caso da reclamação ser aberta por procurador do consumidor, este deve apresentar sua Carteira de Identidade (RG original do procurador) e uma procuração simples original. Não é necessário firma reconhecida. Pode ser utilizado o modelo apresentado ao final dessas orientações; 
Cópias simples dos documentos comprobatórios do assunto reclamado (Exemplos: notas fiscais, comprovantes de pagamento como recibos, boletos bancários, etc., pedidos, contratos, orçamentos, ordens de serviço, propostas de adesão, apólices, contratos, contas/faturas, folhetos/anúncios publicitários). 


Reclamações sobre Serviços Essenciais
Arquivos necessários para Atendimento Pessoal

São as reclamações relacionadas a serviços tais como fornecimento de água, luz ou telefone.
Carteira de Identidade (RG original) do consumidor ou do seu representante legal; 
No caso da reclamação ser aberta por procurador do consumidor, este deve apresentar sua Carteira de Identidade (RG original do procurador) e uma procuração simples original. Não é necessário firma reconhecida. Pode ser utilizado o modelo apresentado ao final dessas orientações; 
Cópias simples dos documentos comprobatórios do assunto reclamado (Exemplos: orçamentos, ordens de serviço, propostas de adesão, apólices, contratos, folhetos/anúncios publicitários, número de protocolo de reclamações na empresa); 
Cópias simples, se houver, de Contas/Faturas - cópias simples - Dos últimos 12 (doze) meses.

FONTE:

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