E vamos falar falar de matemática! Nos primeiros anos da escola, a criança passa do famoso "quantos aninhos você tem?", marcados com os dedinhos, à sequência correta dos números de 0 a 10, depois à contagem e depois à operações...
Para ajudá-la nesse processo, postamos várias atividades como brincadeiras, cantigas, dinâmicas, opções lúdicas para trabalhar matemática com criatividade, deixando-a menos complicada!
01- Carimbo dos dedos
De que vamos precisar?
Cartolina colorida e guache colorido.
Ofereça guache e cartolina para as crianças... e pronto! É diversão e matemática na certa.
Desenvolvimento
1. Distribua as cartolinas para os alunos e dê um pote de guache para cada um.
2. Peça para que eles pintem as mãozinhas e, com os dedos, desenhem um número na cartolina.
3. Oriente-os a espalharem números variados.
4. Eles também podem carimbar as mãos e escrever, ao lado, a quantidade de dedos carimbada ali.
02 - Palitinhos coloridos
De que vamos precisar?
- Tinta guache na cores verde, azul, vermelha, amarela, rosa, preta, marrom, roxa, cinza e laranja;
- Palitinhos de sorvete
- Fitas de cetim nas mesmas cores
- Canetinha preta
- Cola branca
1. Separe os palitos em 10 montes: o primeiro monte com 1 palito, o segundo com 2 palitos e assim por diante.
2. Cole os palitos (um sobre o outro) de cada monte e deixe secar.
3. Com o guache, pinte cada monte de uma cor.
4. Após secar, amarre as fitas de mesma cor em torno dos montes.
5. Com a canetinha preta, escreva em cima dos montes o número de palitos que eles contêm.
Desenvolvimento
Mantenha os conjuntos de palitos sempre na sala. Eles servirão de auxílio para muitas atividades, pois, sempre que o aluno precisar de ajuda para relacionar a quantidade ao número, pode recorrer a eles. Por exemplo, a professora pede para a criança separar 4 brinquedos. Antes de pegá-los, ela pode conferir nos palitos o que, concretamente, são 4 objetos.
03- Caixa de coleção
De que vamos precisar?
- Caixa de sapato
- Papel de presente
- Fita adesiva
- Objetos da escolha do aluno
Cada aluno deve ter a sua. E todos aprendem brincando! A meta aqui é contar e relacionar as quantidades aos números.
1. Encape a caixa com o papel de presente
2. Peça para os alunos trazerem objetos que queiram colecionar, como tampinhas, lápis, bonequinhos, figurinhas, carrinhos etc.
Desenvolvimento
Com criatividade, pode-se partir para diversos caminhos a partir das caixas. Conforme as crianças forem trazendo os objetos, peça para elas irem contando os seus e o dos coleguinhas. Quem já conseguiu juntar mais? Oriente-as a compararem as quantidades.
Observação: Esta atividade ensina também a importância de colecionar e guardar.
DICA: Envie um bilhete para os pais comunicando a atividade, para que eles auxiliem as crianças na coleta de materiais em que vão colecionar.
4 - Jogo da Memória
De que vamos precisar?
- Papel cartão, canetas hidrocor coloridas, adesivos ou desenhos e tesoura.
1. Recorte quadrados no papel-cartão amarelo.
2. Recorte números de 0 a 10 no papel-cartão preto.
3. Cole os números no centro dos quadrados.
4. Faça furos laterais nos quadrados.
5. Corte tiras de barbante e amarre nos furos, para que os quadrados possam ser pendurados como plaquinhas;
Desenvolvimento
Esta atividade pode ser desenvolvida de duas maneiras. Na primeira, a quantidade de alunos da sala deve ser menor ou igual à de plaquinhas.
1. Distribua uma plaquinha para cada aluno colocar no pescoço.
2. Peça para os alunos se misturarem e, em seguida, formarem uma fila.
3. Pergunte a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir para sua posição certa.
4. A brincadeira continua até cada um ocupar se lugar certo na ordem numérica.
A segunda forma de desenvolver a atividade é adequada para classes de mais de 11 alunos. Ela é aplicada da mesma maneira, mas os alunos que ficarem de fora é que devem perguntar aos coleguinhas se eles estão nos lugares certos e os ajudarem a mudar de posição na fila.
Coordenação motora
Muitas atividades que envolvem contagem de objetos e, principalmente, desenhos e colagens são muito bem-vindas na faixa etária da Educação Infantil. Isso porque elas estimulam o desenvolvimento da coordenação motora e da coordenação motora fina (em tarefas mais minuciosas, como recortes), essencial para a escrita, que será trabalhada com mais afinco no Ensino Fundamental I.
5 - Plaquinhas com números
De que vamos precisar?
Papel cartão amarelo e preto, barbante e cola branca.
Este jogo ajuda os alunos a trabalharem a sequência de números, além de envolvê-los em uma atividade de grupo.
1. Recorte quadrados no papel-cartão amarelo.
2. Recorte números de 0 a 10 no papel-cartão preto.
3. Cole os números no centro dos quadrados.
4. Faça furos laterais nos quadrados.
5. Corte tiras de barbante e amarre nos furos, para que os quadrados possam ser pendurados como plaquinhas;
Desenvolvimento
Esta atividade pode ser desenvolvida de duas maneiras. Na primeira, a quantidade de alunos da sala deve ser menor ou igual à de plaquinhas.
1. Distribua uma plaquinha para cada aluno colocar no pescoço.
2. Peça para os alunos se misturarem e, em seguida, formarem uma fila.
3. Pergunte a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir para sua posição certa.
4. A brincadeira continua até cada um ocupar se lugar certo na ordem numérica.
A segunda forma de desenvolver a atividade é adequada para classes de mais de 11 alunos. Ela é aplicada da mesma maneira, mas os alunos que ficarem de fora é que devem perguntar aos coleguinhas se eles estão nos lugares certos e os ajudarem a mudar de posição na fila.
6 - Números de 1 a 10
De que vamos precisar?
Cartolina, tesoura, cola, jornal, purpurina, retalhos de TNT, papel de presente, revistas, fôrmas de doce e papel de seda.
Para aprender os números, nada melhor do que entrar em contato com eles. Confeccione-os para que as crianças manuseiem sempre que possível.
1. Recorte os números conforme os moldes.
2. Enfeite os números com jornal, revistas, purpurina etc.
7 - Colagem
De que vamos precisar?
folhas sulfite, de revista e jornal, cola branca e tesoura sem ponta.
Desenvolvimento
1. Distribua para os alunos as folhas com os números, as folhas de revista, a cola e a tesoura sem ponta.
2. Peça para eles colarem nas folhas papéis picados na quantidade indicada por número escrito por você nas folhas, ou numa determinada quantidade falada em voz alta.
08 - Contagem de alunos
Esta é uma dinâmica que pode ser realizada cotidianamente. A contagem é simples, mas funcional: todos os dias, quando os alunos chegam à sala, um é escolhido para contar quantos são os presentes. O número é escrito na lousa, e do lado, escreva quantos são os alunos que estão faltando. Trata-se, ainda, de uma introdução às operações matemáticas.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário