A PULGA FILOMENA -- Sequência didática realizada com o livro da autora
Neuza Lozano Peres. A Pulga Filomena.
1º-Depois de ler a história com a turma no Cantinho da Leitura e conversarmos sobre alguns pontos interessantes da história, como:
- o resfriado da Filomena;
- a troca das sílabas quando ela espirrava;
- o insetos amigos da Filomena;
- o nome e sobrenome da Pulga.
2º-Fomos para o quadro e fizemos uma lista dos insetos que apareceram na história.
3º- Conversamos sobre as sílabas, Tipos de sílabas.
As crianças costumam achar que as sílabas possuem apenas duas letras,
bom momento para trabalhar esta questão.
4º- A troca da posição das sílabas quando Filomena espirrava.
Momento ideal para falar sobre a importância de se colocar as sílabas nos lugares certos,
para que a palavra seja compreendida.
5º- Trabalhar com os nomes da lista no quadro de pregas.
Deixar que as crianças explorem a composição das palavras,
através das posições silábicas.
6º- Criando uma lista de outros insetos que não aparecem na história.
Momento ideal para avaliar o que foi compreendido sobre estes animaizinhos e
ampliar o vocabulário da turma.
7º- Escrevendo nossas listas de insetos.
Cada aluno recebe uma tira de papel e pode escolher
um dos insetos para copiar o nome e ilustrar
(o professor deve ser o mediador, para que todos os insetos das listas sejam contemplados).
8º- Organizando as listas por ordem alfabética.
Com a orientação do professor os alunos vão sendo chamados de acordo
com a ordem alfabética dos nomes de suas listas e vão colando suas tiras.
Interessante que neste momento, as crianças precisam identificar o nome de
seu animalzinho para que possa colocá-lo na lista.
9º Lista, mais uma tipologia textual ( alguns tipos de listas).
Lista de palavras iniciadas com P organizada pelo número de sílabas. (ordem crescente)
Lista dos combinados da turma.
Lista dos livros lidos pela turma.
Lista com o nome dos alunos da turma.
*Existem inúmeros tipos de listas que podem ser trabalhados
com os alunos(lista de compras, lista telefônica...)
10º- Nome e sobrenome.
Ao final da história, depois de curada Filomena responde a pergunta sobre seu nome.
Filomena Lofimena Menafilo Namelofi da Silva.
(neste momento o professor pode aproveitar para falar sobre o NOME e SOBRENOME dos alunos e como os recebemos.
11º- Hora da sistematização do que foi trabalhado.
http://criandoealfabetizando.blogspot.com.br/2015/04/a-pulga-filomena.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário