As vantagens do tomate seco - Saboroso ele é, mas será que vale a pena investir na versão em conserva?
Ele rende boas combinações na cozinha, incrementa variados pratos e ainda é uma delícia. O tomate seco conquistou os paladares mais refinados e é famoso em receitas como risoto e pizza. Mas será que ele é tão saudável quando o vegetal in natura?
Foto: Thinkstock/Getty Images
A resposta é sim, embora ele carregue uma pequena carga de sódio e gordura na sua conserva. Por isso, de acordo com a nutricionista Ângela Cardoso, o ideal é não abusar da quantidade. “Quem tem problema de pressão alta e obesidade, principalmente, deve tomar cuidado para não consumir demais”, destaca.
Vermelho poderoso
O licopeno, pigmento que caracteriza a cor carmim do tomate, é um excelente antioxidante. Ele combate os radicais livres e ajuda a formar uma barreira de proteção contra diversos tipos de câncer, principalmente o de próstata.
Pesquisas mostram que, no processo de desidratação pelo qual passa o tomate seco, essa substância se concentra e aumenta sua potência, sendo três vezes maior no produto em conserva do que no fresco (Tomate seco: 5,51 mg/Tomate fresco: 1,74 mg).
Além disso, o óleo utilizado na conserva facilita a absorção do licopeno pelo organismo, aumentando ainda mais seu poder antioxidante.
O tomate seco possui, em comparação com o fresco:
– quase o dobro de vitamina A
– o triplo de licopeno
– seis vezes mais potássio
– sete vezes mais magnésio
Além dos nutrientes acima, tomate seco é fonte de vitaminas C, B, E, ácido fólico, zinco e fósforo.
Cuidado!
Embora seja rico em nutrientes, o tomate seco é bastante calórico e possui quantidades elevadas de sódio e gordura, o que não é indicado para pessoas hipertensas e que precisam de dietas restritivas em gordura.
http://papofeminino.uol.com.br/mulher/corpo-e-dieta/as-vantagens-do-tomate-seco/
Nenhum comentário:
Postar um comentário