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sábado, 21 de junho de 2014

NOVO C4 PICASSO: VEJA AVALIAÇÃO COMPLETA.

Nova geração da minivan também estará no Salão do Automóvel, em outubro
Por Carlos Cristófalo (Argentina Autoblog) // Fotos: Gustavo Chao
Minivans da Citroën para cinco e sete ocupantes, C4 Picasso e C4 Grand Picasso foram completamente renovadas. Estreiam uma nova plataforma, a EMP2 e surpreendem pelo grande avanço tecnológico. O site Argentina Autoblog, parceiro de Car and Driver - Brasil, avaliou o novo modelo que está com a chegada ao Brasil confirmada pela fabricante, que também vai mostrá-lo durante o Salão do Automóvel, em São Paulo, entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro. A avaliação completa, feita durante uma semana, você confere nas linhas a seguir.
Por fora
Desde que a Citroën decidiu pagar os direitos aos herdeiros de Pablo Picasso para utilizar o sobrenome do artista em seus carros, aceitou um difícil desafio: tornar cada modelo Picasso uma obra de arte.
Nem sempre conseguiu. O Xsara Picassoquebrou todos os paradigmas do segmento de monovolumes em 1999, mas o C3 Picasso, adaptado para o Mercosul, perdeu o encanto e a qualidade em relação às versões europeias. Os primeiros C4 Picasso eram bem atraentes. E essa nova geração, há que se admitir, é realmente de surpreender.
Suas linhas não apenas são revolucionárias e pouco convencionais para um carro de passeio. São também uma pequena revolução dentro do segmento de veículos familiares. Moderno, elegante e original. Qualquer uma dessas características se encaixam perfeitamente ao carro.

A frente chama atenção pelo largo friso cromado, do qual faz parte o logo da marca francesa. E pelos faróis de três andares. Acima, as luzes diurnas de LEDs, no centro os convencionais; e abaixo, os auxiliares de neblina. 

Visto de perfil, o C4 Picasso mostra uma linha de cintura alta, mas que está em harmonia com uma boa área envidraçada. Há também um teto panorâmico e o amplo para-brisa (com viseiras deslizantes, que ampliam a visão de acordo com o gosto dos ocupantes). Portanto, há bastante vidro nesse modelo familiar.

Mas é bom lembrar que as lanternas traseiras de LEDs e o teto panorâmico são itens exclusivos do pacote Tendance Pack e não estão disponíveis na Origine. Porém, as rodas de liga-leve são as mesmas para todas as versões, com aro 17 e montadas em pneus Michelin Primacy 205/55R.

A unidade avaliada, de cinco lugares, tem 4,43 metros de comprimento e 2,78 m de entre-eixos. E a Grand C4 Picasso, para sete ocupantes, esses números sobem para 4,60 e 2,84 m, respectivamente. 

Por dentro
Aqui continua a revolução da nova C4 Picasso. A Citroën se propôs a criar um monovolume familar mais tecnológico e sofisticado do segmento C (compacto). E realmente conseguiu. Tem um interior que chama atenção os dois lados do cérebrro. O direito - aquele dos sentimentos, as emoções e arte - se sentirá cativado pelo bom acabamento, pelos bancos dianteiros com massegeador, pelo assento dianteiro do passageiro que tem até apoio para as pernas, pela qualidade do sistema de som JBL e pela versatilidade de poder configuirar o interior de várias maneiras.
Por sua vez, o lado esquerdo - o da lógica e motricidade - vai se divertir operando a ampla parafernália de dispositivos tecnológicos disponíveis para os passageiros. E isso merece uma explicação à parte. Por exemplo, a Citroën insiste em reunir toda a instrumentação do painel no centro do carro. Trata-se de algo que não agrada a todos, mas na C4 Picasso é preciso reconhecer que tantas telas não caberiam atrás do volante.
Na parte inferior do console central temos uma tela digital, de sete polegadas, sensível ao toque. Ali se concentram as operações dos sostema de audio, GPS, climatização, telefone com Bluetooth e outras funções mais comuns. Vem com disco rígido (hard disk) para reproduzir arquivos multimídia e conta com vários tipos de conexão. Além disso, também é possível controlar as várias câmeras externas. Há uma traseira, duas na frente,uma do lado direito do carro (para evitar pontos cegos) e uma em cada parte de baixo dos retrovisores externos. Em conjunto, conseguem mostrar uma visão de 360°. 



Outro ponto pouco comum é que o manual do carro é totalmente digital e pode ser acessado por uma das telas. Bem prático. Outro ponto interessante é um sistema que não está habilitado para funcionar na Argentina: o Multicity Connect. Com ele, a tela principal vira um tablet. Assim, é possível acessar a internet e sites como Facebook, Tripadvisor e atualizações em tempo real sobre o trânsito. Mas seria preciso uma boa conexão 3G (o que talvez, no Brasil, seja viável). 

A tela superior, de 12 polegadas, tem alta definição, mas não é sensível ao toque. Concentra toda informação do cluster e serve de monitor para as câmeras externas. A quantidade de informações à disposição pe tão grande que é difícil encontrar defeitos. Até os comandos são intuitivos. 
No volante multifuncional, há vários atalhos práticos para diversos comandos, mas tudo pode ser controlado pelas tela sensível ao toque. O problema é que é fácil se confundir com alguns deles. Mas vamos deixar um pouco de lado a questão da tecnologia e falar um pouco da essência de um monovolume. 

Não há como falar de um carro familar sem mencionar o porta-malas: como os bancos traseiros são indidivuais é possível configurá-los como for mais conveniente. Assim a capacidade de carga vai de 537 litros até chegar nos 1.709 litros com a eliminação dos três lugares traseiros. Além disso, os três passageiros de trás viajam com saídas de ar individuais e mesas retráteis com luz. Entretanto, se for preciso trocar o pneu, o estepe é apenas de uso temporário e não pode rodar a mais de 80 km/h. 

Segurança

O C4 Picasso vem de série com seis airbags, ABS, controle de estabilidade (ESP), assistência de partida em rampa e ancoragem do tipo ISOFIX para cadeirinhas infantis. A versão Tendande Pack ainda vem com sensores de estacionamento, várias câmeras externas e sistema de estacionamento automático Park Assist. 

A nova minivan também passou pelos testes de colisão do Euro NCAP. Tirou nota máxima, cinco estrelas, com 86% de proteção para adultos, 88% para crianças e 68% para pedestres. 

Motor e transmissão

Por enquanto, o C4 Picasso chega à Argentina com motor a diesel. Sim, podemos considerar como problema a ausência de versões a gasolina (o que não acontecerá no Brasil). O motor 1.6 HDi, que equipa vários modelos da PSA, tem apenas duas válvulas por cilindro, injeção direta, turbo com geometria variável e intercooler. Rende 115 cv a 3.600 rpm e 27,6 kgfm de torque a 1.750 rpm. Trabalha com câmbio automático de seis marchas. Entretanto, o carro também será oferecido com motor 1.6 THP, a gasolina (o mesmo que deverá ser oferecido no mercado brasileiro).

Comportamento

O motor 1.6 HDi é um dos melhores - e mais acessíveis - disponíveis atualmente na Argentina. É bem silencioso e com força suficiente para poder contornar as esquinas em terceira marcha sem reclamar. A 120 km/h, em sexta, o motor funciona a apenas 2.000 rpm., favorecendo co consumo e o conforto interno. Pode fazer 16,7 km/ e atingir 190 km/h e ainda de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos. Com um tanque de 55 litros, são números para fazer uma bela viagem em família.

E a nova plataforma EMP2? faz diferença no dia a dia?

Pensei que fosse mais perceptível, mas não pe tão grande. Sim, o novo C4 Picasso ficou mais ágil e estável nas curvas quando exigido a fundo. A direção também é mais precisa e os freios excelentes (a disco nas quatro rodas, com os dianteiras ventilados). 

Mas, para uso cotidiano, apenas há desvantagens. O eixo dianteiro pe mais robusto, mas o de trás não me agradou. É bem confortável em pisos bem conservados, mas com irregularidades, não se comportou muito bem. Poderia melhorar bem com buchas que absorvessem mais os impactos causados pelos buracos pelo caminho. Portanto, faltou um ajuste mais específico para países com pisos mal conservados. 

E como a plataforma EMP2 pode receber suspensão multibraços, mudaria radicalmente o comportamento dinâmico, como ocorre com outros monovolumes com esse sistema, como a VolkswagenSharan e a Ford S-Max. Mas, afora esses detalhes, o C4 Picassoé um carro ideal para família. tanto na cidade quanto na estrada, sem mostra ágil e confortável.

Conclusão

A segunda geração do C4 Picasso chega com a ideia de ter estilo arrojado e tecnologia ao segmento de veículos familiares. Não é uma tafefa fácil. Em primeiro lugar, porque a geraççao anterior já tinha um desenho moderno e um bom nível de equipamentos de série. E em segundo lugar porque os rivais são fortes em vários aspectos, inclusive desse dois.

Mas o carro surpreende pelo estilo ousado e original, que acaba agradando. E conta com tecnologia a serviço do conforto e da segurança. É um carro familiar com alto grau de sofistucação que reflete bastante a personalidade do proprietário. Deverá agradar em cheio aqueles que valorizam itens sofisticados e que adotam a alta tecnologia como solução cotidiana. Mas, no mercado argentino, tudo isso acaba ficando caro ( 382.303 peso, o que equivale a cerca de R$ 105.600, numa conversão simples). 

Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 105.600 na Argentina

Motor: Dianteiro, transversal, 2.0, 8V, a diesel

Potência (cv): 115 a 3.600 rpm

Torque (kgfm): 27,6 a 1.750 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira 

Dimensões (m): 4,43 (comprimento), 1,83 (largura), 1,61 (altura), 2,79 (entreeixos)

Peso (kg): 1.373 kg

0 a 100 km/h: 11,9 segundos

Velocidade máxima: 190 km/h

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/volta-rapida/novo-c4-picasso-veja-avaliacao-completa/7986#foto=7986-9

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