Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A ERA DA ILUSTRAÇÃO.

         O DESPOSTISMO  ESCLARECIDO
inspirado pelas novas correntes de pensamentos, liberais e ilustradas, diversos monarcas europeus procuraram, na segunda metade do século XVlll, mordenizar seus estados. Não se tratava de relaxar o poder absoluto. O objetivo era promover reformas que tornassem a administração do reino mais eficiente e, assim trouxessem felicidade a todos os súditos. Por se basearem em ideias dos filósofos franceses, esses reis ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos.
  São considerados déspotas esclarecidos a rainha Catarina ll, da Rússia, e os reis José l, de portugal, Frederico ll, da Prússia, José ll, da Áustria, e Carlos lll, da Espanha.
  Carlos lll, por exemplo, representante da dinastia Bourbon, que ocupou o trono espanhol entre 1759 e 1788, buscou aproximar seu reino das transformações modernizadoras em curso em outras partes da Europa, como a França e a Inglaterra. empenhou-se em estreitar o controle administrativo e fiscau sobre as colônias espanholas na América, de forma proporcionasse maiores lucros a metrópole. Com esse objetivo, expulsou os jesuítas da América espaola, instituiu novos impostos e novas diversões governamentais, como o Vice-reinado do Rio da Prata. Esperava, assim, criar condições dinamizar a dependente economia metropolitana.
  No plano cultural, Carlos lll estimulou o debate sobre as ideia ilustradas entre os intelectuais do reino, levando-os a rever aspectos do pensamento escolásticos, que dominavam as universidades espanholas desde os tempos medievais.                                                                                                                                                         O LIBERALISMO ECONÔMICO.
 Em 1776 foi publicada a Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, de Adam Smith. A obra tornou-se a base do pensamento econômico liberal que se desenvolveria com o iluminismo, atacando os fundamentos do mercantilismo.
 O liberalismo, ao contrário, defendia que era preciso deixar a economia se autorregular. O lema era Laissez Faire, Laissez Passer (deixai fazer, deixai passar). O
mercado seria orientado pela lei da oferta e da procura. Ao mesmo tempo , em lugar dos metais preciosos que os Estados mercantilistas acumulavam como símbolo de riqueza , o trabalho passava a ser visto pelos liberais como a verdadeira fonte geradora de riqueza . 
 A lém disso , a tese de Adam Smith valorizava o papel de cada indivíduo na dinâmica econômica , já que de suas iniciativas depedia  o comportamento do mercado.

                      
                                         O MERCANTILISMO

     O mercantilismo foi a politica econômica adotada pelas mnarquias  nacionais durante a idade moderna , atingindo seu auge com a monarquia absoluta.O mercantilismo se apresentou como um conjunto de principios , normas e decretos através dos quais os governos nacionais intrervinhão na economia visando o fortalesimento do estado e o enriquecimento do reino.E ntres as praticas mercantilistas destacavam-se a busca  de uma balança comercial favoravel , a comulação de metais presiosos e a criação de monopolios comerciais e manufatureirois.


FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS