Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 27 de agosto de 2013

calendário de Setembro de 2013.









fonte:
internet

Livro Alfabeto!.








fonte:

Aquarela (Música de Toquinho e Vinícius de Moraes).

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul

Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando,
é tanto céu e mar num beijo azul

Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
e se a gente quiser ele vai pousar

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar

Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida,
depois convida a rir ou chorar

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
de uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá)
e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá)
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (e descolorirá)
fonte:

Hino da Independência do Brasil.

HINO DA INDEPENDÊNCIA
O Hino da Independência do Brasil foi criado logo após o 7 de setembro.
A letra do hino é de Evaristo da Veiga e a música de D. Pedro I.
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil…
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,

Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

fonte:

Semana da Pátria.

Atividades para o Dia da Independência
PROJETO SEMANA DA PÁTRIA
Justificativa
A comemoração da “Semana da Pátria” é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor oportunidade de:
• Formar na criança o conceito de Pátria
• Despertar o sentimento de patriotismo
• Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil
• Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “sete de Setembro”]
Objetivos:
• Incentivar o amor à Pátria
• Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria
• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria
• Conhecer o fato mais importante da História do Brasil
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria
Atividades:
Conversas e discussões sobre:
• O que é a Pátria
• O que aconteceu no dia 7 de setembro
• A figura de D. Pedro I
• Os símbolos da Pátria
• O grito da Independência
• A vida no Brasil antes e depois da Independência
Produção de texto:
• À vista de gravuras alusivas à data usar o tema “Eu amo minha Pátria”
• Elaboração de frases referentes à pergunta: – Por que gosto do Brasil?
Planejamento e relatórios sobre:
• O que vamos fazer na Semana da Pátria
• Como vamos desfilar
• O que aprendemos na Semana da Pátria
Culminância
• Os alunos confeccionam chapéus ou viseiras com as cores da Bandeira do Brasil e desfilam pelo pátio ou ruas do bairro acompanhados com fanfarra ou bandinhas.
• Poderão levar também balões verde e amarelo
• Exposição “Verde-amarela” de todos os trabalhos realizados durante o projeto.
CORO FALADO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Apresentador: 
Hoje é aniversário da nossa Independência.
Vamos hoje festejar
Todos
Parabéns, pátria querida!
É o Brasil no coração da nossa gente.
1º Grupo
É o amor à terra, nossa terra.
E chega a liberdade!
2º Grupo
Brasil do 7 de setembro
Das margens do Ipiranga,
Do grito de Pedro I
Que o Brasil libertou
Todos
Independência ou Morte!
Apresentador
Assim, o Brasil passou a ser livre.
Hoje caminha, rumo ao progresso, graças ao trabalho dos seus filhos.
Grupo – Índio
Fui o primeiro habitante
E vi a chegada de Cabral
Sou índio brasileiro
E vi o Brasil nascer
Grupo – Negro
Do meu trabalho
O Brasil prosperou
E a cada dia
Maior ficou
Grupo – Bandeirante
Fundei cidades
Descobri riquezas
Eu sou o bandeirante
Que o Brasil engrandeceu
Todos
Índio, negro e branco sempre estaremos juntos trabalhando para a grandeza do Brasil
Todos cantam:
(Música do Parabéns pra você)
Parabéns vamos cantar
Em louvor ao Brasil
A sua independência
Vamos juntos festejar
GRAVATA DA PÁTRIA
Clique na figura para vê-la em tamanho aumentado
VISEIRA DO BRASIL
Clique na figura para vê-la em tamanho aumentado

ÓCULOS DA PÁTRIA
Clique na figura para vê-la em tamanho aumentado
VAMOS PINTAR!
Clique na figura para vê-la em tamanho aumentado
fonte:

Projeto Independência.

7 de Setembro:

Independência do Brasil
Dia da Independência do Brasil - projeto:

Pesquisa
Praticamente em todas as cidades há desfiles no dia 7 de setembro. Grupos de militares, de policiais, de estudantes e muitos outros participantes desfilam pelas ruas ao som de músicas chamadas marchas e dobrados.
Peça aos alunos que se informem a respeito de como é comemorada a data em sua localidade.

Adornos
Incentive os alunos a explorarem folhas de jornais de modo a criar espadas e chapéus para brincarem com a Marchinha (Caixa de idéias). Deixe que criem livremente e auxilie quando necessário.

TEXTO INFORMATIVO:
Desde que chegaram aqui, em 1500, os portugueses eram os donos de tudo o que havia no Brasil.
Muitos brasileiros estavam descontentes com os portugueses e queriam que o Brasil fosse um país livre e independente. Mas os portugueses insistiam em mandar em tudo.
Depois de mais de 300 anos de mando português, no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe D. Pedro I proclamou a independência e se tornou o primeiro imperador do Brasil.Desde então, somos reconhecidos como um país independente.
Cante com seus alunos a marchinha do Soldado. Se eles quiserem, encenem com chapéus e espadas feitas de jornais.

CANTE:
Marcha soldado,
Cabeça de papel.
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel.
O quartel pegou fogo.
Maria deu o sinal.
Acode, acode, acode
A bandeira nacional.
Fonte-Jogos e brincadeiras infantis.

Atividades para a semana da Pátria / Atividades para o dia 7 de Setembro / Atividades para o dia da Independência do Brasil.












fonte: