Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 21 de março de 2014

Pessoas propensas à obesidade engordam o dobro com fritura.


A maioria das pessoas se sente culpada ao consumir comida gordurosa, mas segundo uma nova pesquisa, algumas devem ficar ainda mais preocupadas que outras diante de tanta fritura. Isso tudo por causa da genética. Especialistas da Universidade de Harvard concluíram que pessoas com os genes que determinam a maior propensão à obesidade têm o dobro de chance de ganhar peso ao comer fritura.

Segundo o site inglês Daily Mail, o estudo é inédito já que é a primeira vez que especialistas conseguem definir uma relação entre genética, tipos de alimentos e ganho de peso. Eles analisaram mais de 37 mil homens e mulheres norte-americanos que responderam questionários sobre os hábitos alimentares e foram compararam ao Índice de Massa Corporal (IMC). 

Os especialistas concluíram que as pessoas que tinham maior predisposição genética à obesidade ganharam o dobro de peso ao comerem a mesma quantidade de fritura entre três e quatro vezes na semana do que os donos de genes menos propensos ao excesso de peso. "Pela primeira vez, os resultados mostram que indivíduos com grande predisposição genética à obesidade podem ser mais suscetíveis ao consumo exagerado de algum tipo de comida, como as frituras, por exemplo. Além disso, o consumo excessivo de gordura pode fazer também com que esta predisposição aumente ainda mais", explica Lu Qi, professor da Harvard School os Public Health, responsável pela pesquisa.

"O estudo prova que há uma interação grande entre genética e o ambiente em que vivemos para o aumento da obesidade", afirmam as professoras do Imperial College London, Alexandra Blakemore e Jessica Buxton. 



Fonte: TERRA

Estudo: proteína pode ajudar no tratamento contra Alzheimer.

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, divulgaram um estudo em que acreditam ter descoberto por que algumas pessoas desenvolvem doenças neurológicas, como o Alzheimer, enquanto outras vivem até os 100 anos sem apresentar nenhum sintoma de demência. A pesquisa, publicada no jornal Nature, concluiu que a razão pode estar em uma proteína que acreditavam ser encontrada apenas no cérebro de fetos. As informações são do site inglês Daily Mail.

Chamada de Rest, esta proteína também aparece para proteger os neurônios de idosos saudáveis contra envelhecimento e estresse. No entanto, em pessoas com algum tipo de doença degenerativa, a proteína raramente é encontrada em regiões importantes do cérebro.

Além da presença da proteína, o estresse também é determinante para este tipo de doença. "Nosso trabalho analisa também a possibilidade da presença desta proteína, que está associada à prevenção das doenças degenerativas, pode não ser suficiente e que as falhas do sistema cerebral que responde ao estresse também conta", explica Bruce Yankner, professor de genética da Harvard Medical School e coordenador da pesquisa.

Para chegar aos resultados, os médicos avaliaram quais os mecanismos de defesa e proteção o cérebro usa contra estas doenças ao invés de focar em como ele sofre degenerações. Por isso, concluíram que as pessoas podem resistir aos efeitos tóxicos do Alzheimer quando mantêm altos níveis desta proteína. "Se pudéssemos usar remédios para ativar esta rede de genes que protege o cérebro contra o estresse seria possível intervir na fase inicial da doença", explica o especialista.

Segundo ele, o estudo é importante porque abre caminho para novos tratamentos e técnicas preventivas contra o Alzheimer, doença que atinge mais de 5 milhões de norte-americanos e estima-se que vá ser diagnosticada em mais de 70 milhões de pessoas no mundo até 2030. Apesar dos resultados, o estudo ainda passará por avanços para entender, por exemplo, se a redução dos índices de Rest são a causa ou o efeito da deteriorização do cérebro. 


Fonte: TERRA

PRF flagra veículos a 158 km-h e 151 km-h na BR-470 em Gaspar.



21/03/2014- Durante esta quinta-feira (20) a PRF realizava fiscalização com radar fotográfico na BR-470 quando flagrou entre tantas outras velocidades excedentes um Chevrolet Camaro, em Gaspar, a 158km/h e uma motocicleta, em Indaial, a 151km/h em trechos onde a velocidade permitida é de 80 km/h.

Somente neste ano a PRF aplicou mais de 36.000 autuações por excesso de velocidade.

Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local em até 20% é infração média com multa de R$ 85,13; mais de 20% até 50% é infração grave com multa de R$ 127,69 e acima de 50% é infração gravíssima com multa de R$ 574,62, suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação. 



NUCOM/SC

Colisão traseira envolvendo três veículos -- Colisão traseira envolvendo três veículos (dois caminhões e um automóvel)- dois feridos leves e 1 grave resgatado pelo Helicóptero da PRF.

Colisão traseira envolvendo três veículos (dois caminhões e um automóvel)- dois feridos leves e 1 grave resgatado pelo Helicóptero da PRF.
Img_7979
Pista sentido norte liberada e pista sentido sul em 1 faixa e acostamento.

Neste momento ocorre o transbordo da carga, a previsão é retirada total até o fim do dia. 

Fila de 2km sentido sul neste momento.
Img_7976
O Caminhão baú estava parado na fila e o automóvel logo atrás, ambos na pista da direita.O caminhão de laranja não freou. O motorista do automóvel percebeu a tempo e iniciou manobra para sair para a esquerda. O caminhão de laranja acertou o automóvel arremessando-o para o canteiro central, em em seguida, colidiu com o caminhão baú, empurrando-o com tamanha força que atravessou o canteiro central e invadiu a pista contrária.
Img_7977
NUCOM

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Xanxerê.


Xanxerê – Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Xanxerê, prendeu preventivamente, Ademir Pedrozo dos Santos, de 22 anos. Ele é suspeito de homicídio e ocultação de cadáver da vítima João Roberto Brauen, de 51 anos. O crime aconteceu na última segunda-feira, 17, em Xanxerê.

Durante o interrogatório, Santos confessou a prática do crime e disse que matou a vítima com um golpe de faca do pescoço, após ter sido ameaçado. O corpo foi encontrado no interior do município, na localidade de Cambuizal.

O suspeito foi encaminhado ao Presídio Regional de Xanxerê, onde permanecerá à disposição da Justiça.



“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181.”

Fim de semana com frio de outono e geada na região.


No fim de semana ocorre a primeira diminuição de temperatura de outono em Santa Catarina, devido ao avanço de uma massa de ar seco e mais frio. A temperatura fica mais baixa na noite de sábado e madrugada de domingo em todas as regiões. Nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul, as temperaturas mínimas variam entre 2°C a 6°C com previsão de geada nas áreas altas, na madrugada de domingo. Nas outras regiões catarinenses, a mínima varia de 8º a 15°C. Durante o dia, a temperatura se eleva e fica agradável, característica da estação. 


Fonte: Eder Luiz

Humorista Canarinho morre de infarto aos 86 anos.

O humorista Aloísio Ferreira Gomes, que ficou conhecido pela interpretação do personagem Canarinho, morreu na manhã desta sexta-feira, em São Paulo. Aos 86 anos, ele sofreu um ataque cardíaco. O comediante atuava no humorístico A Praça é Nossa, do SBT. A assessoria de imprensa da emissora confirmou a morte.

"Lamentamos a perda do humorista e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos, admiradores e colegas de trabalho de Canarinho", disse o SBT em nota. O corpo do humorista será cremado. Ainda não há informações sobre velório.

Aloísio Ferreira Gomes nasceu em Salvador em 1927. Em 1955, chegou a São Paulo, onde passou a participar de programas humorísticos. Ele participou também de filmes como 'O Dia que o Santo Pecou' e 'Costinha, o Rei da Selva', além de viver o Gamizé na primeira versão do 'Sítio do Picapau Amarelo'.

FONTE: RÁDIO GLOBO

MUNDO PRÉ-HISTÓRICO - AMIGO DINOSSAURO.

DESENVOLVA ATIVIDADES LÚDICAS PARA EXPLICAR A VIDA DESSES ANIMAIS EM NOSSO PLANETA.
FASCINANTE E CURIOSO, O MUNDO DOS DINOSSAUROS É UM TEMA QUE DESPERTA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS. PARA TRABALHÁ-LO EM SALA DE AULA, É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA O QUE OS PALEONTÓLOGOS, ESPECIALISTAS EM FÓSSEIS, DIZEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DESSES ANIMAIS. CONHAÇA AS PRINCIPAIS DELAS.


PRIMEIRAS ESPÉCIES


HÁ 230 MILHÕES DE ANOS, NA REGIÃO QUE HOJE É A FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA, SURGIRAM AS PRIMEIRAS ESPÉCIES, O HERRERASAURUS, O EORAPTOR E O STAURIKOSAURUS, O QUAL VIVEU NO RIO GRANDE DO SUL. ELAS ERAM DESCENDENTES DE PEQUENOS ANIMAIS, PARECIDOS COM LAGARTIXAS BÍPEDES QUE ANDAVAM APOIADAS NAS PONTAS DOS DEDOS. ALÉM DO TAMANHO E DO PESO, OS DINOSSAUROS DESTACARAM-SE PELA SUA RÁPIDA CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO, O QUE PERMITIU QUE SOBREVIVESSEM POR MAIS DE 150 MILHÕES DE ANOS.


OS MAIS CONHECIDOS


CARNÍVOROS OU HERBÍVOROS, OS DINOSSAUROS VIVERAM EM TRÊS PERÍODOS HISTÓRICOS, TRIÁSSICO, JURÁSSICO E CRETÁCEO, QUE REMONTAM À HISTÓRIA DE EVOLUÇÃO DE NOSSO PLANETA, COMO VOCÊ PODE OBSERVAR NO CARTAZ DE MOLDE. ENTRE OS MAIS FAMOSOS, TEMOS O TYRANNOSAURUS REX, QUE TINHA 13M E PESAVA 6 TONELADAS; O ARTENTINOSAURUS, DE 35M E 90 TONELADAS, E O VELOCIRAPTOR, DE 2M E QUE CHEGAVA A PESAR 25KG.
SEGUNDO O PLEONTÓLOGO FELIPE ALVES, UMA GRANDE CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AOS DINOSSAUROS É SUA FORMA DE REPRODUÇÃO. "MESMO OS MAIORES BOTAVAM OVOVS, QUE ERAM BEM PEQUENOS EM COMPARAÇÃO COM O TAMANHO DE SEUS CORPOS. O MAIOR OVO TINHA O TAMANHO DE UMA BOLA DE BASQUETE", AFIRMA.


EXTINÇÃO


COMO OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM? O PALEONTÓLOGO FELIPE CONTA QUE O CHOQUE DE UM ASTERÓIDE, COM 10KM DE DIÂMETRO, COM A TERRA CAUSOU UMA GRANDE EXPLOSÃO QUE AFETOU A VIDA DESSES ANIMAIS, LEVANDO-OS À EXTINÇÃO. MUITOS ESTUDIOSOS, PORÉM, CONSIDERAM AS AVES DINOSSAUROS REMANESCENTE. "ESSES DOIS GRUPOS DE ANIMAIS COMPARTILHAM MUITAS CARACTERÍSTICAS, COMO OS OSSOS OCOS, O PESCOÇO EM FORMATO "S", O OSSINHO DA SORTE, ALÉM DA PENUGEM, ENCONTRADA EM ALGUNS FÓSSEIS DE DINOSSAUROS", EXPLICA FELIPE.
DISCUSSÕES COMO ESSA MOSTRAM QUE A PALEONTOLOGIA AINDA TEM MUITO O QUE DESVENDAR SOBRE A VIDA DESSES ANIMAIS QUE SOBREVIVERAM A DIVERSAS MUDANÇAS NO CLIMA. VALE LEMBRAR QUE OS FÓSSEIS, RESULTADO DE "PETRIFICAÇÃO" DOS SERES VIVOS, SÃO O REGISTRO QUE PODE GARANTIR ESSAS DESCOBERTAS, REVELANDO TAMBÉM A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
PENSANDO EM EXPLORAR O TEMA DA MELHOR FORMA COM A TURMA, PROPOMOS UMA SÉRIE DE ATIVIDADES LUDOPEDAGÓGICAS, QUE VOCÊ CONFERE LOGO A SEGUIR. NO CARTAZ COLORIDO, ESTÃO DISPONÍVEIS IMAGENS DE ALGUMAS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS, COM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. APROVEITE-O PARA ENRIQUECER A AULA.


1- PARA AQUECER A DISCUSSÃO SOBRE ERAS GEOLÓGICAS, ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS E SEUS HÁBITOS, QUE TAL PREPARAR COM A TURMA UMA DIVERTIDA ATIVIDADE?
2- DIVIDA A SALA EM PEQUENOS GRUPOS E PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE ESSES ANIMAIS. VOCÊ PODERÁ DISPONIBILIZAR A ELES REVISTAS, PÔSTERES, LIVROS E, EM SEGUIDA, PEDIR PARA QUE DESENHEM COM CANETA ESFEROGRÁFICA OU DE RETROPROJETOR NOS PEDAÇOS RECORTADOS DE MARGARINA AQUELES BICHOS QUE PREFERIRAM. ORIENTE-OS DE QUE É FUNDAMENTAL SEGUIR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS BEM DEFINIDAS DE CADA ANIMAL (POR EXEMPLO, PERNAS COMPRIDAS, TRÊS DEDOS, FOCINHO FINO, ETC) E QUE É PRECISO CAPRICHAR NO CONTORNO, POIS ISSO IRÁ DAR PISTAS PARA DESCOBERTAS FUTURAS.
3- DEPOIS, O DESENHO DEVERÁ SER RECORTADO, RESPEITANDO O CONTORNO DO ANIMAL. AJUDE-OS A RECORTAREM A GARRAFA PET AO MEIO E UTILIZEM A BASE PARA SERVIR DE MOLDE PARA O FÓSSIL QUE SERÁ CONSTRUÍDO. ENSINE-OS A PREPARAR O GESSO, DILUINDO O PÓ COM ÁGUA.
4- ELES DEVERÃO COLOCAR UM POUCO DO GESSO UMEDECIDO DENTRO DO FUNDO DA GARRAFA RECORTADA. EM SEGUIDA, PEÇA PARA COLOCAREM OS MOLDES DE ANIMAIS FEITOS DE PLÁSTICO SOBRE O GESSO. DEPOIS, ELES DEVERÃO COBRI-LO COM MAIS GESSO, CUIDANDO PARA QUE O ANIMALZINHO FIQUE ENTRE DUAS CAMADAS.

5- QUANDO O GESSO SECAR, A TURMA DEVERÁ CORTAR A GARRAFA PARA RETIRAR O MOLDE DE GESSO.
6- TROQUE OS MOLDES ENTRE OS GRUPOS. A TAREFA DE CADA UM SERÁ ESCAVAR O FÓSSIL QUE SE FORMOU. PARA ISSO, É INTERESSANTE AS EQUIPES TEREM PEQUENOS MARTELOS, FORMÕES, ESCOVINHAS E PINCÉIS. LEMBRE-AS DE QUE MANIPULAR ESSES MATERIAIS EXIGE CUIDADO E ATENÇÃO. ALÉM DAS FERRAMENTAS, ELAS PRECISARÃO DE CADERNOS DE ANOTAÇÕES PARA REGISTRAR OS DADOS SOBRE O ANIMAL. EXPLIQUE QUE ELAS ESTÃO TRABALHANDO COMO VERDADEIRAS PALEONTÓLOGAS.
7- QUANDO ENCONTRAREMOS OS ANIMAIS, DEVERÃO ANOTAR SUA CARACTERÍSTICAS E TENTAR DESCOBRIR EM QUAL HABITAT VIVIAM (TERRESTRE, AÉREO, MARINHO), COMO SE LOCOMOVIAM, O QUE COMIAM DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO, ETC.
8- AS CRIANÇAS PERCEBERÃO QUE OS FÓSSEIS FORNECEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS BICHOS PRÉ-HISTÓRICOS E QUE SÃO OS MAIORES INSTRUMENTOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS SOBRE ELES.
9- APROVEITE A ATIVIDADE, PROPONDO AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE UM FÓSSIL DAS MÃOS (VEJA ABAIXO)
1- COMO AO TRABALHAR O TEMA DINOSSAUROS, FALAMOS EM MILHARES DE ANOS, É NECESSÁRIO LOCALIZAR AS CRIANÇAS NO TEMPO.
2- NO CARTAZ DE MOLDE, VOCÊ ENCONTRA UMA LINHA DO TEMPO COM AS ERAS GEOLÓGICAS: PRÉ-CAMBRIANA, PALEOZÓICA, MESOZÓICA E CENOZÓICA. DENTRO DE CADA UMA DELAS, HÁ SUBDIVISÕES PARA INDICAR OS PERÍODOS HISTÓRICOS. FAÇA CÓPIAS E AS ENTREGUE AOS ALUNOS.
3- PEÇA PARA PESQUISAREM NA INTERNET E EM LIVROS OS DINOSSAUROS QUE VIVERAM EM CADA PERÍODO. ELES DEVEM REPRODUZI-LOS NA FORMA DE DESENHOS, RECORTÁ-LOS E PINTÁ-LOS. SE PREFERIR, PODERÃO IMPRIMIR OS DESENHOS DE SITES. DEPOIS, AS FIGURINHAS PODEM SER COLADAS EM EVA OU PAPEL-CARTÃO PARA SEREM DISTRIBUÍDAS NA LINHA DO TEMPO. CONFORME AS CRIANÇAS FOREM PREENCHENDO AS ERAS, TERÃO UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO SOBRE A QUAL DELAS CADA DINOSSAURO PERTENCEU.
1- ALÉM DE ABORDAR ERAS, PERÍODOS, HÁBITOS E COSTUMES, PODEMOS APROVEITAR O TEMA DOS DINOSSAUROS PARA TRABALHAR A MATEMÁTICA. PARA ISSO, PREPARAMOS UM JOGO EM QUE OS ALUNOS IRÃO CONHECER DADOS E COMPARÁ-LOS.
2- TIRE CÓPIAS DAS FICHAS (DINOCARTAS), DISPONÍVEL NO CARTAZ DE MOLDE, E ENTREGUE ÀS CRIANÇAS.
3- PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE OS DINOSSAUROS EM LIVROS, REVISTAS, INTERNET. COM OS DADOS OBTIDOS, ELAS DEVERÃO PREENCHER AS FICHAS/CARTAS, DESENHAR O DINOSSAURO PESQUISADO E PINTÁ-LO.
4- PARA QUE AS CARTAS TENHAM MAIOR DURABILIDADE, VOCÊS PODERÃO PLASTIFICÁ-LAS COM PAPEL CONTACT TRANSPARENTE. QUANDO ELAS ESTIVEREM PRONTAS, JUNTE-AS E AS DISTRIBUA ENTRE TODA A TURMA.
5- JUNTOS, ESCOLHAM UM ALUNO PARA INICIAR O JOGO. ELE DEVERÁ OBSERVAR UMA INFORMAÇÃO QUE CONSIDERA "FORTE" EM SEU "DINO". EM SEGUIDA, DEVERÁ PEDIR AOS COLEGAS PARA OBSERVAREM ESSA MESMA INFORMAÇÃO EM SUAS CARTAS. AQUELE QUE TIVER O VALOR MAIS ALTO DO DADO ESCOLHIDO FICA COM AS CARTAS DOS DEMAIS, MAS DEVE COLOCAR TODAS DE LADO.
6- O JOGO TERMINA QUANDO AS CARTAS DOS JOGADORES ACABAREM. PARA CONHECER O VENDEDOR, BASTA CONTAR COM QUANTAS CADA PARTICIPANTE FICOU.

FONTE: BICHOS ATIVIDADES ESCOLARES EXTRA. N. 1 2009.

ATIVIDADES COM VALORES: AMIZADE.









FONTE:
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/02/atividades-com-valores-amizade-vol-1.html

DIREITOS DA CRIANÇA - ATIVIDADES COLORIR.





Poderá também gostar de:
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/02/direitos-da-crianca-atividades-colorir.html