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PENSE NISSO:

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sábado, 13 de setembro de 2014

GEOGRAFIA/CIÊNCIAS: A CRISE DO SANEAMENTO ATINGE AS CIDADES.







FONTE:
http://www.mundojovem.com.br/

PEDOFILIA: O ABUSO DO CORPO INFANTIL. DIGA NÃO e DENUNCIE...




  


FONTE:
http://www.mundojovem.com.br/

MATERNAL






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BONECOS DE CAIXAS RECICLADAS



ESTE É O TOIZÃO O MASCOTE DE PESO.
FIZ COM CAIXAS DE PAPELÃO FORRADAS COM CAMURÇA E O ROSTO SAPATOS E BRAÇOS EM EVA, AS CRIANÇAS DO MATERNAL ADORARAM POIS PASSAVAM POR ENTRE AS PERNAS DELE.

OLHEM AI MAIS UM BONECO DE CAIXAS RECICLADAS

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ENSINO RELIGIOSO: projeto arca de noé.





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A Importância do Brincar para Educação Infantil

Na educação Infantil as atividades lúdicas são instrumentos de motivação para a criança. Através dessas atividades a criança constrói o conhecimento e exercita suas habilidades de forma descontraída, desenvolvendo sua motricidade, seu raciocínio e sua criatividade. Essas atividades podem ser uma brincadeira, um jogo, um faz de conta ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.
Criança tem direito às brincadeiras e a brinquedos. Desde bebê, ainda no berço, a mãe pode dar direito à criança de brincar, colocando ao seu alcance objetos que possibilitem a ela, a exploração dos mesmos.
Através dos jogos de regras, a criança aprende a brincar com o outro, a partilhar, a enfrentar situações de frustrações que são comuns em seu cotidiano. Então, pelo brincar a criança aprende não só a expressar afetividade, mas aprende também que existem momentos em que você ganha e momentos que você perde. O brincar possibilita à criança desenvolver o raciocínio matemático, um raciocínio de uso da linguagem e um domínio espacial.
A escola de educação infantil deve criar espaços que possibilitam, a criança entrar no mundo simbólico e imaginário. E imprescindível que as salas de educação infantil, não possuam apenas mesas e cadeiras, mas também tenham cantinhos que representem a cozinha, o banheiro, o quarto, consultório do médico e do dentista. Assim, a criança terá a possibilidade de se colocar nesses espaços e entrar num mundo do faz de conta. Através desse mundo imaginário a criança expõe seus desejos, anseios e também consegue resolver conflitos pessoais, e se fazer posteriormente um adulto mais seguro e autônomo.
Hoje, nas salas de aula, falta estrutura básica para criar possibilidades, para que as brincadeiras de faz de conta aconteçam. Muitas salas de educação infantil deixam seus brinquedos em prateleiras altas de forma que fica impossível o contato das crianças com os mesmos. É preciso estrutura, mobiliares e que o professor compreenda que as brincadeiras são de suma importância para a aprendizagem da criança. Na educação infantil o principal papel do professor é o de mediador da aprendizagem. O brincar vai ser bem mais significativo e de maior qualidade se houver a mediação do professor.

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ESCOLA ESPAÇO VIVO DE EDUCAÇÃO.

ESCOLA ESPAÇO VIVO DE EDUCAÇÃO
À medida que as crianças crescem, confrontam-se com fatos e realidades diferentes, fenômenos e coisas que as cercam, perguntam reúnem informações, instigam-se, elaboram e reelaboram conhecimentos observados anteriormente, arriscam respostas e formulam hipóteses.
Geram mudanças no modo de pensar sobre a natureza, seu mundo social e sua cultura, visto que, nos primeiros anos de vida, elas se apropriam de conhecimentos práticos do seu dia-a-dia através desse contato com o mundo. Dessa maneira a escola propicia aos alunos o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva, afetiva e social.
De acordo com as ideias de Vygostky o processo educativo pode ser caracterizado como essencialmente social. Isto é através das relações sociais, das relações com os outros, a criança vai se apropriando das práticas culturais da sociedade em que está inserida.
Enfatizam, ainda, que a qualidade da experiência vivida pelo indivíduo com o outro imprime um sentido afetivo ao objeto de conhecimento. Portanto alem da emoção de ordem positiva, as negativas (medo, vergonha etc) também produzem seus efeitos no processo educativo. Por esse motivo, para que a criança possa ousar, pensar, questionar, debater, romper paradigmas, ela precisa estabelecer relações interpessoais positivas.
No momento em que a criança chega pela primeira vez à escola, acontece um rompimento parcial de sua vida familiar. A partir daí, a criança passa por uma nova experiência de socialização, que é uma continuação do que vem acontecendo no contexto familiar desde o nascimento. Por conta disso, a criança precisa se sentir aceita, bem recebida e segura, pois dessa forma, aquela nova experiência passa a ter um significado afetivo positivo para ela. Quando a criança sente que os indivíduos participantes desse novo contexto ( a escola) são compreensivos, democráticos e tentam ajudá-la com dedicação, possibilita-se o sucesso dos objetivos educativos.
Para Wallon é através da emoção que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Portanto, além de demonstrar carisma, nós professores precisamos estar atentos aos nossos alunos, mostrando-lhe acessível, dando abertura para que ele sinta-se seguro ao se expressarem. 
É importante saber ouvir o que o aluno tem a dizer, valorizando-o. Enfim, precisamos prepara-los para os problemas concretos da vida, ou seja, devemos ensinar nossos alunos a serem pensadores, e não retentores de informações.


Educar não é simplesmente repetir palavras, porém, para conhecer o verdadeiro sentido de educar, o educador precisa, antes de tudo, ter em mente qual sua real função educativa e social.

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GEOGRAFIA - ATIVIDADES DIVERSAS - FUNDAMENTAL 1








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Atividades escolares VERBO

Escola:............................................................
PROFº(ª).........................................................
TURMA:.........................................................
ALUNO:.....................................................


VERBO: CONJUGAÇÕES E TEMPO
Anoitece. Marcos entra no quarto e ascende a luz.
Ele está contente. recebeu uma boa notícia hoje: 
foi escolhido para jogar na seleção de vôlei da escola.


verbo anoitecer
Anoitece.

(indica fenômeno da natureza)

Marcos entra no quarto.
verbo entrar (indica ação)


Ele está contente.
verbo estar (indica estado)

Verbo é a palavra que pode expressar umfenômeno da natureza, 
uma ação ou um estado.



O verbo muda de forma. Veja, por exemplo, estas frases com algumas formas do verboentrar:.
Eu entro contente em casa.
Marcos entra contente em casa
Nós entramos contentes em casa.
Eles entram contentes em casa.
Entrar é a forma que chamamos deinfinitivo, que é uma espécie de nome do verbo. Por isso, dizemos que entro, entra, entramos eentram são formas do verbo entrar.
Para achar um verbo no dicionário, procure sempre pela forma
do infinitivo. É assim que ele aparece no dicionário.
Os verbos são divididos em três conjugações conforme a terminação do infinitivo. Observe:
• 1a conjugação — formada pelos verbos terminados em ar.
Exemplos: cantar brincar jogar
• 2a conjugação — formada pelos verbos terminados em er.
Exemplos: comer vender perder
• 3a conjugação — formada pelos verbos terminados em ir.
Exemplos: partir dividir pedir



Conjugar é dizer como um verbo é em todas as suas formas. Observe o verbo cantar conjugado no presente do indicativo:


1a pessoa do singular 2a pessoa do singular 3a pessoa do singular l- pessoa do plural 2a pessoa do plural 3apessoa do plural



eu canto
tu cantas
ele / ela canta
nós cantamos
vós cantais
eles / elas cantam

Tempo
O tempo é usado para indicar quando ocorreu a ação a qual o verbo se refere.
Presente - Indica o fato no momento em que se fala (ele conjuga).
Pretérito imperfeito - Indica um acontecimento que se prolongou ao longo no tempo com inicio e fim no passado (eu estudava);' 'Uma ação incompleta realizada no passado.
Pretérito perfeito - Indica um acontecimento que se iniciou e terminou no passado durante pouco tempo (eu caí é quase imediato)
Pretérito mais-que-perfeito - Indica um fato passado em relação a outro (ele conjugara)
Futuro do presente - Indica um fato que irá acontecer no futuro (eu conjugarei)
Futuro do pretérito - Indica um futuro que ocorre no passado (ele conjugaria)-uma coisa que poderia ter acontecido.

1-Identifique em que pessoa e tempo estão os verbos em destaque:


a) A menina estudou a matéria para a prova.
__________________________________________________________
b) Encontraram várias borboletas no bosque.
__________________________________________________________
c) Eu aprendi que, na vida, o importante é jamais desistir.
__________________________________________________________
d) Nós andávamos prestando atenção em tudo.
___________________________________________________________




2- Complete as frases, usando juntos os verbos que estão entre
parênteses:


a) A minha avó .......................................por muitas pessoas na vizinhança.(ser – conhecer)
b) A menina ............................................tudo para a festa da escola. (estar – preparar)
c) Muitos produtos ................................ no supermercado. (ser – encontrar)


3 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos _______________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão.
c) Os repórteres dos telejornais ______________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores_____________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)

Observação: A forma do verbo na 3ª pessoa do plural no passado é paroxítona e termina em ram e no futuro é oxitona e termina em rão. A escrita dos verbos da 1ª conjugação na 3ª pessoa do plural a terminação é am exceto nos verbos ser e estar e ir que se conjuga respectivamente são. estes e vão.

4-Escreve frases com os verbos abaixo.

Lavar –______________________________________________________

Escrever –____________________________________________________

Partir –______________________________________________________


5- Leia o texto abaixo e faça o que se pede:


ESCOTEIRO

Juquinha foi ser escoteiro. No primeiro dia, chegou em casa todo feliz.
A mãe perguntou:
- Fez sua boa ação hoje, filho?
- Fiz, mãe, mas deu um trabalhão!
- O que foi que você fez?
- Ajudei uma velhinha a atravessar a rua.
- Mas, meu anjo, isso não é trabalhão nenhum.
- Não é, hein? A senhora precisava ver! A velha não queria atravessar de jeito nenhum!


( Ziraldo, As anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988)


a) Pinte no as falas do narrador
b) Identifique no texto qual é o cenário(local dos fatos), os personagens e o fato ocorrido.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Crie uma ilustração para a cena narrada.


6- Agora é sua vez de criar um texto narrativo. Empregando narrador, 
personagens, cenário e um fato engraçado. Mãos a obra!


....................................................................................................................................
....................................................................................................................................
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Viciados em Internet

Essa geração mais jovem descobre que é perfeitamente natural poder escolher as informações que quer consumir. A informação digital está explodindo e espalhada por toda parte! Enquanto a indústria está trabalhando para desenvolver soluções que possam garantir e proteger informações pessoais, essa geração vê benefícios na transparência. Cada nova geração se preocupa menos com a privacidade de suas informações, tendo cada vez mais o entendimento de que eles próprios sabem como se proteger. Os jovens entendem que, se você passar a maior parte de seu tempo em redes sociais, a sua informação estará lá fora. A chave é saber como gerir e lidar com este ambiente aberto.
A gama de dispositivos digitais smartphones, tablets, iPods, os netbooks, laptops, computadores, relógios continua a se expandir. Mas eles se tornarão importantes ferramentas de interface, em vez de simples itens pessoais. Enquanto as gerações mais velhas ainda estão desconfortáveis, essa nova geração tem facilidade de uso, e realmente conta com esses serviços on-line e de acesso à dados para o seu dia a dia o mundo real e virtual se fundem em suas vidas, e as novas tecnologias invadem o ambiente escolar sem pedir licença. É muito comum vermos esses “pequenos internautas” com seus celulares e computadores, seja em casa ou na escola. Mas até que ponto o acesso à internet e a grande exposição de conteúdo faz bem ao desenvolvimento e, principalmente, à segurança da criança?
Em primeiro lugar, toda e qualquer atividade da criança na frente do computador deve ser supervisionada pelos pais. O mundo virtual já não é mais separado do mundo real, pois tudo que vemos no nosso dia-a-dia está na rede.
Proibir o acesso a sites inapropriados para a faixa etária da criança em questão e limitar o tempo de uso da internet, são duas alternativas que podem ser adotadas para evitar danos mais graves. Participar das atividades virtuais, checar de tempos em tempos o histórico de navegação e conversar com as crianças sobre o que elas estão fazendo, não é nem de longe uma “invasão” de privacidade, e sim uma demonstração de zelo e preocupação com os pequenos.

Para saber mais sobre o tema, cessem os links abaixo.
http://www.abrelivros.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5147:estudo-analisa-interacao-de-criancas-e-jovens-brasileiros-com-midias-digitais&catid=1:noticias&Itemid=2
http://r7.com/NyNT
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/filho-viciado-em-internet-619457.shtml

Hipertexto




"Chegará o dia em que a Net conquistará a todos no mundo e quando
este dia chegar,estaremos mais perto de entender o real sentido da vida. "



Considero que hoje vivemos duas situações de uso da linguagem. A “real” e a virtual. Muitas atividades mediadas pela linguagem, em interações face a face ou mediadas por papel, áudio ou vídeo, podem, hoje, ter sua contrapartida na Internet, ou seja, pela mediação do computador. Nesse sentido muda apenas o suporte.
No entanto, a Internet oferece tecnologias que permitem a criação de textos graficamente mais criativos e novas formas de comunicação e interação que superam limites de tempo e espaço. As tecnologias da Internet possibilitam a expressão do pensamento e a transmissão de informação.
O hipertexto eletrônico refere-se a uma forma de escrever não-linear de informações em formato digital dividido em módulos de informações interligadas através de links oferecendo ao leitor diferentes trajetos para a leitura e interatividade. A leitura pode ser direcionada para outro ponto do mesmo texto, para outros textos e também para arquivos de imagens e sons.
O hipertexto agrega não somente o texto escrito, mas também imagens, sons e animações variadas alterando, desse modo, a noção de textualidade.

O hipertexto traduz o que há de mais elementar na internet uma ramificações de coneções.


Para saber mais clique nos links abaixo.


http://unisc.br/portal/images/stories/mestrado/letras/coloquios/ii/hipertexto_praticas.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=B_TxOBONcK0


“ Todo texto impresso pode ser um hipertexto, 
mas nem todo hipertexto pode ser um texto impresso”.
Antonio Carlos Xavier



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