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PENSE NISSO:

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sábado, 12 de abril de 2014

Jovem apiunense morre após colidir moto contra carro na BR 470, em Ascurra. O motociclista Adriano Marafigo (23), que era morador de Apiúna, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Blumenau.


Uma colisão frontal entre uma moto CG 125 de Dona Emma e uma Land Rover de Rio do Sul matou uma pessoa na noite desta sexta-feira no km 92 BR 470, em Ascurra. O acidente ocorreu ás 21h50 em frente a empresa Polividros.
O motociclista Adriano Marafigo (23), que era morador de Apiúna, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Blumenau.

Já o condutor da Land Rover, Jader Martiel Sardagna (30) nada sofreu.

FONTE:
http://www.radioflashbackindaial.com

Homem morre atropelado na BR-470, em Pouso Redondo


Um homem morreu atropelado na noite desta sexta-feira, em Pouso Redondo. Fabio André Valliatti, 43 anos, foi atingido por um veículo por volta de 20h, no km 166 da BR-470. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local do acidente, encontrou a vítima já sem os sinais vitais.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista que provocou o atropelamento fugiu do local.
http://www.radioflashbackindaial.com/home.html#/

Agricultor morre esmagado por jirico em Herval d' Oeste.


Um agricultor perdeu a vida no final da tarde desta sexta-feira (11) no interior de Herval d' Oeste. O fato ocorreu por volta das 17h15 em uma propriedade na localidade de Lageado Bonito, distante cerca de cinco quilômetros do distrito de Sede Sarandi. Nicanor Jesus de Paula, de 53 anos, conduzia um jirico carregado com cerca de 50 toras, equivalente a aproximadamente duas toneladas. Não se sabe ainda o que teria causado a queda do agricultor do veículo, que passou sobre o corpo de Paula. Ele ficou preso na roda traseira esquerda. A situação foi percebida por um vizinho, Antônio Buffon. O jirico estava na estrada ao lado de um galpão, local em que seria armazenada a madeira. Buffon relatou que inicialmente pensou que Paula estivesse fazendo manutenção embaixo do jirico, mas, ao se aproximar percebeu que ele já estava morto. O boné que a vítima usava ficou alguns metros atrás do jirico. A Polícia Militar foi informada e isolou o local até a chegada da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) de Joaçaba. Nicanor Jesus de Paula trabalhava na propriedade pertencente ao ex-prefeito Paulo Nerceu Conrado (Mancha) há cerca de três anos, era separado e deixa quatro filhos.

Smartphone Galaxy S5 é lançado em todo o mundo.

A versão mais recente do smartphone Galaxy S5, o modelo de primeira linha da Samsung, foi lançada em todo o mundo nesta sexta-feira (10), pouco depois de a empresa sul-coreana ter anunciado um segundo trimestre consecutivo de queda nos lucros.

O Galaxy S5 vai competir com outras empresas em um momento de desaceleração do crescimento das vendas dos celulares inteligentes, com mercados como Estados Unidos e Europa quase saturados.

A Samsung, que vendeu cerca de 300 milhões destes aparelhos em 2013, espera que o novo produto permita manter o desenfreado crescimento da empresa nos últimos anos, que a posicionou como clara líder mundial do setor.

Em 2013, a Samsung teve uma cota superior a 30% no mercado mundial de celulares inteligentes, quase o dobro da sua principal rival, a Apple.

Embora seja um grande lançamento, especialistas afirmam que falta algo no S5 para provocar o entusiasmo dos clientes e estabelecer uma diferença em relação aos antecessores e aos concorrentes, como o iPhone 5S.

"Pode nadar, mas não provocará ondas", previu o "Wall Street Journal", referindo-se a uma das grandes novidades do aparelho: a maior resistência à água do modelo em comparação com as versões anteriores.

"O Galaxy S5 é um bom telefone. Recebe uma recomendação incondicional", destacou o "Washington Post". "Mas a verdade é que não existe nada aqui que mereça o rompimento de um contrato para comprá-lo", completou o jornal.

A unidade de telefones celulares da Samsung foi a principal força da empresa nos últimos anos, o que permitiu lucros sem precedentes, e ela precisa do S5 para responder aos pessimistas que afirmam que a companhia não tem uma estratégia clara para avançar em um mercado cada vez mais competitivo e saturado.

A Samsung antecipou esta semana previsões pessimistas para seus resultados financeiros de curto prazo.

No primeiro trimestre de 2014, prevê um ganho de exploração de 8,5 bilhões de uons (US$ 7,97 bilhões), um recuo de 4,3% com relação ao mesmo período de 2013.

O grupo sul-coreano espera, no entanto, um lucro 1,08% maior em comparação com o obtido no último trimestre de 2013.

Saturação em mercados densos

Os fabricantes de smartphones de primeira linha, que custam centenas de dólares, sofrem com a saturação de mercados cada vez mais densos na América do Norte ou na Europa, onde o percentual de usuários desses aparelhos é muito alto. Além disso, o mercado assiste à chegada de novos players, como a chinesa Huawei, que oferecem produtos de nível intermediário.

Um reflexo desta situação é o preço anunciado do del S5, inferior ao do S4. Segundo a consultoria IDC, o preço médio dos smartphones cairá em 2017 para US$ 265 contra US$ 337 em 2013 e US$ 387 em 2012.

Os sul-coreanos - sete em cada dez possuem pelo menos um aparelho - tiveram o privilégio de conhecer primeiro o S5, pois as operadoras anteciparam a data de venda no país.

Por outro lado, a Samsung trava uma batalha judicial contra a Apple nos tribunais, onde as duas líderes mundiais disputam a propriedade de licenças tecnológicas.

O último processo foi iniciado no começo do mês em San José, Califórnia.

A Apple exige mais de US$ 2 bilhões e acusa a Samsung de ter vendido nos Estados Unidos mais de 37 milhões de smartphones e tablets que violam suas licenças.


Fonte: G1

Colisão com duas vítimas graves no entroncamento da Av. Caldas Junior com BR 153. O entroncamento da Av. Caldas Junior com a BR 153, em Erechim, foi novamente o local de um grave acidente de trânsito no início da noite desta sexta-feira(11). Duas pessoas que estavam no veículo( MFH 8532) de Nova Erechim(SC), pai e filho, ficaram presas as ferragens por causa da violenta batida que sofreu do pequeno caminhão(IMO 1271) de Lageado .


O entroncamento da Av. Caldas Junior com a BR 153, em Erechim, foi novamente o local de um grave acidente de trânsito no início da noite desta sexta-feira(11). Duas pessoas que estavam no veículo( MFH 8532) de Nova Erechim(SC), pai e filho, ficaram presas as ferragens por causa da violenta batida que sofreu do pequeno caminhão(IMO 1271) de Lageado .

Socorristas do SAMU e Ambulância Cidadã e uma equipe de resgate dos bombeiros de Erechim, trabalharam por cerca de 20 minutos para manter as vítimas estabilizadas, até a retirada das ferragens e remoção para o pronto socorro do Hospital Municipal, onde estão recebendo atendimento médico. No banco do carona estava Selestino Solivo, que é o pai do motorista Elder Solivo(27).

Informações de populares que assistiram o acidente e do motorista do pequeno caminhão envolvido na colisão, a Ecosport de Nova Erechim saiu da Av. Caldas Junior e manobrou para a esquerda, no sentido cidade de Erechim. O caminhão trafegava sentido Erechim-Getúlio e o motorista disse que não foi possível frear a tempo.

O local onde aconteceu o acidente de hoje, na BR 153 com a Av. Caldas Junior, é marcado por inúmeros outros, na maioria graves e com mortes. A sinalização é inadequada e precisa de reengenharia urgente. Moradores e empresários das proximidades, que estavam no local do acidente hoje, manifestaram indignação com a falta de atenção das autoridades.

Fonte: AU Online

Olho no céu: No dia 15 de Abril, fenômeno transformará a Lua em uma 'bola de fogo'.

No dia 15 de abril, a Lua poderá ser vista como uma grande bola vermelha. O fenômeno acontecerá no momento em que a Terra ficar entre o Sol e a Lua, em função do eclipse lunar total. Além do grande espetáculo visual, essse tipo de eclipse específico pode levar anos para ocorrer novamente. O fenômeno será totalmente visível no Brasil. Seu início será por volta de 1:50 da madrugada do dia 15, com a totalidade ocorrendo em torno de 3:45. O maior obscurecimento terá início a partir de 3h, com término às 5:20h, mas permanecerá parcial até 6:30 (com o dia claro, é mais difícil de observar o eclipse). Como todo fenômeno natural de certa magnitude, a chamada “Lua de Sangue” também vem acompanhada por diversas previsões de várias origens e superstições. Segundo a descrição do Apocalipse, último livro da bíblia cristã, “o Sol se transformará em trevas e a Lua em sangue, antes que chegue o grande dia do Senhor”. Estudiosos, como o pastor John Hagee, que interpretam os livros religiosos com grande fé e dedicação, acreditam que os eclipses da Lua coincidem com previsões da bíblia cristã e de feriados judeus. Em um livro sobre o assunto, o pastor do Texas profetiza que as referências bíblicas são uma mostra evidente do fim de uma era que se aproxima: “a expulsão dos judeus da Espanha e a criação de Israel também ocorreram durante as Luas de Sangue.” No plano mais terreno da ciência, a Lua do próximo dia 15 tem uma explicação fundamentada em fatos da natureza. O satélite se torna vermelho por causa do reflexo dos raios solares na atmosfera terrestre, devido ao alinhamento com a Terra e o Sol.


Fonte: SeuHistory

Força Aérea Brasileira abre concurso para vagas com salário de R$ 8,1 mil.


A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas para o primeiro exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP 2015). Este é o primeiro processo seletivo para o Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (QOAP) e são oferecidas 17 vagas distribuídas entre as especialidades de Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social.

Para participar do exame, o candidato deve possuir nível superior na especialidade a que concorre, possuir no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos de idade em 31 de dezembro do ano da matrícula no Estágio de adaptação, entre outros requisitos estabelecidos no edital. O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, conhecimentos especializados e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.


A inscrição pode ser feita pelo site www.ciaar.com.br até 22 de abril e a taxa é de R$ 120. As provas escritas acontecem no dia 25 de maio de 2014 e serão realizadas nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Parnamirim (RN), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), durante 17 semanas. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será nomeado Primeiro-Tenente e receberá um salário inicial bruto de R$ 8.136,45. Outras informações estão disponíveis no site www.fab.mil.br/concursos.

Confira o número de vagas por especialidade:

Administração (ADM) - 3

Análise de Sistemas (ANS) - 1

Ciências Contábeis (CCO) - 1

Enfermagem (ENF) - 1

Jornalismo (JOR) - 1

Pedagogia (PED) - 2

Psicologia (PSC) - 1

Serviços Jurídicos (SJU) - 5

Serviço Social (SSO) - 2

FONTE:
DC

Sábado tem risco de temporais, vento forte e queda de granizo em SC

O fim de semana começa com alerta no tempo em Santa Catarina. A previsão neste sábado indica possibilidade de pancadas de chuva com descargas elétricas e vento forte. No Planalto Sul as rajadas podem chegar aos 100km/h. Há também alerta para risco de queda de granizo em algumas regiões. O mau tempo ocorre em razão do avanço de uma frente fria. As condições devem melhorar até o anoitecer.

— Para quem estiver no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Serra o sábado já será mais de temperaturas mais amenas, com máximas entre 19°C e 23ºC. Nas demais regiões os termômetros marcam entre 26°C e 28ºC — explica o meteorologista da RBS Leandro Puchalski. 

Em cidades do Oeste catarinense a frente fria já provocou chuvas com volumes elevados entre sexta e sábado.

Mondaí: 95 mm 

Chapecó: 63 mm 

Dionísio Cerqueira: 48 mm 

São Miguel do Oeste: 45 mm 

Xanxerê: 39 mm 


EPAGRI / CIRAM

Comparativo – Os pequenos grandes sedãs. Fiat Grand Siena Attractive, JAC J3 Turin e Nissan Versa SV se enfrentam para decidir qual é o melhor no uso diário e nos finais de semana.

Fiat Grand Siena Attractive, JAC J3 Turin e Nissan Versa SV se enfrentam para decidir qual é o melhor no uso diário e nos finais de semana.
O significado da palavra “compacto” nunca foi tão amplo entre os sedãs, literalmente. Amplo na oferta de modelos, no espaço interno e na abrangência da palavra: tenha o entre eixos de 2,37 m ou 2,60 m ele pode ser um, desde que o preço também não vá muito longe. Os três sedãs compactos escolhidos para este comparativo, Nissan Versa SV, JAC J3 Turin e Fiat Grand Siena Attractive, deixam tudo isso muito evidente diante de uma variação de preço de quase R$ 6 mil.

10 anos atrás, no começo de 2004, o segmento era um tanto restrito, representado apenas por Fiat Siena, Chevrolet Corsa Sedan, Ford Fiesta e Renault Clio Sedan. Destes, restou apenas o velho Corsa Sedan com a alcunha “Classic”, o mesmo Ford Fiesta prestes a sair de linha e o Fiat Siena, firme com a mesma geração daquela época a venda e também com sua nova geração, o Grand Siena. JAC J3 Turin e Nissan Versa representam fabricantes newcommers, ou seja, que não estavam no Brasil ou não exploravam o segmento na época. 
Apesar do Versa ser 30 cm maior que o J3, o menor do trio, o embate é democrático no que diz respeito aos equipamentos. Todos os modelos avaliados possuem freios ABS, airbags dianteiros, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, direção com assistência hidráulica ou elétrica e computador de bordo entre os equipamentos de série, e não há nenhuma 1.0 disponível para nenhum deles. Tantos equipamentos e a falta de motores “um litro” soaria estranho há 10 anos.

O bom desta evolução é que estes sedãs estão mais familiares. Apesar de muitas vezes serem o carro do dia-a-dia, estes pequenos três-volumes estão mais adequados à proposta de levar a família: ficaram mais amplos, estão mais completos e seus motores cresceram, garantindo assim mais disposição ao carro quando carregado com a família e sua bagagem. Resta saber qual dos três encaram melhor esta dupla jornada.

3° – JAC J3 Turin | R$ 39.290 
Não foi exatamente pelas dimensões que o J3 Turin ficou na última posição, mas sim pelo aproveitamento delas. Os 4,15 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,40 m de entre eixos ficam pequenos diante de Grand Siena e Versa, porém o que pesa contra é o aproveitamento de espaço. O volante pronunciado torna a posição de dirigir bastante recuada, o que compromete o espaço para as pernas de quem viajar atrás, principalmente se tiver mais de 1,70 m. 
Para casais com filhos pequenos o J3 Turin pode se mostrar interessante. Apesar de ser o mais barato do trio, é o mais completo. Único dotado de volante multifuncional e ainda revestido em couro, rodas de liga-leve, suspensão traseira independente, sensor de ré e faróis com regulagem de altura, porém fica devendo regulagem em altura para os cintos dianteiros – característica um tanto incomum – e para o banco do motorista. 
O JAC J3 Turin consegue conciliar bem os cenários urbano e rodoviário, sendo compacto para o dia-a-dia e ao mesmo tempo apto para não fazer feio em viagens. O motor 1.3 (1332 cm³) 16v com comando variável na admissão bebe apenas gasolina - o que não vejo como problema, embora seja requisito do mercado - gera 108 cv a 6000 rpm e torque máximo de 14,1 kgfm a 4500 rpm entrega que, e se sente à vontade ao trabalhar em giros elevados. É nessa condição que o J3 mostra desenvoltura e agilidade para fazer uma ultrapassagem, ainda que o ruído do motor invada a cabine. O porta-malas com capacidade de 490 litros é respeitável para as dimensões do carro, e não fará feio na hora de receber toda a bagagem. 
Pontos positivos:
O único que conta com regulagem elétrica de altura dos faróis
Quadro de instrumentos de fácil leitura
Seis anos de garantia
É o mais equipado dos três
Não é flex

Pontos negativos:
Carece de regulagem de altura para o banco do motorista e para os cintos dianteiros
Marcador de combustível se mostrou impreciso
Sistema de som não tem boa qualidade de reprodução
Não é flex

2° – Fiat Grand Siena Attractive | Preço básico: R$ 39.340 Preço avaliado: R$ 44.544
Não fosse o motor, se lançado há cerca de 15 anos o Fiat Grand Siena Attractive poderia até se passar por médio graças aos mimos que oferece, embora cometa alguns deslizes diante do preço cobrado. O computador de bordo informa até se há luz queimada no sistema e é o único deste comparativo com one-touch em todos os vidros elétricos, porém vidros elétricos traseiros figuram como opcionais bem como ar-condicionado e rodas de aço aro 15”, porque as de série são aro 14”. E a conta vai aumentando com a adição de equipamentos básicos esperados de um carro que custa mais de R$ 40 mil. 
O que joga a favor deste Fiat é o aproveitamento do espaço. Ele é menor do que o Nissan Versa, mas consegue oferecer espaço adequado para as pernas e para a cabeça de quem viaja atrás, enquanto os mais altos tem de virar sua cabeça para sentar. Ainda é possível acomodar três pessoas de porte médio ali atrás. Eles ainda são beneficiados por uma saída de ar-condicionado localizada no topo do painel, que direciona o ar para a segunda fileira de bancos. Na impossibilidade de ter saídas exclusivas para o banco traseiro, uma boa sacada.

Para o motorista não há regulagem em altura do banco, apenas para o volante. Ele também pode não gostar da disposição dos elementos do quadro de instrumentos, que ainda por cima tem grafia pequena, nem dos pedais deslocados para a direita – algo característico dos Fiat, mas que ainda assim incomoda. 
Apesar de ter nas costas 1.069 km, o motor 1.4 8v Evo flex de 88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de de 12,5 kgfm a 3.500 giros - sempre com etanol – faz o sedã parecer mais pesado em situações como retomadas e ultrapassagens, embora não seja ruim no anda-e-para das grandes cidades por entregar torque em baixos giros, e ainda é bastante silencioso. O câmbio manual de cinco velocidades, no entanto, fica devendo engates mais precisos. Se pegar a estrada com a família for algo comum, talvez esta não seja a melhor opção. Porém é a mais adequada para o uso essencialmente urbano.

Com conjunto traseiro de eixo de torção derivado do Punto – o que faz a bitola traseira ser mais larga – o sedã surpreende pelo bom comportamento da suspensão ao contornar curvas e em manobras rápidas como mudanças de faixa, sendo confortável sem fazer a carroceria rolar muito. A suavidade percebida em vias de paralelepípedo, no entanto, pode ser culpa dos altos pneus 185/65 R14, de série nesta versão. 
Entre os equipamentos de série da versão figuram chave-canivete, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da força de frenagem), airbag duplo, direção hidráulica, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros e trava elétrica. Fora as ausências já citadas, não há espelhos retrovisores elétricos, preparação para som tampouco sistema de som entre os itens de série.

O Fiat Grand Siena Attractive peca por não ser equipado com equipamentos essenciais em sua faixa de preço, e por custar até mais que a Essence 1.6 (R$ 44.230) quando equipado, embora esta versão também fique devendo equipamentos. O J3 Turin, que não oferece o mesmo silêncio em movimento e não tem suspensão tão suave, ainda pode ser mais indicado para quem irá viajar muito com o carro. 
Pontos positivos:
Suspensão que transmite segurança acima do normal
Computador de bordo completo
Porta-malas de 520 litros
Isolamento acústico

Pontos negativos:
Pedais deslocados para a direita
Apenas 1 ano de garantia total
Cobra como opcionais itens que deveriam ser de série
Leitura do quadro de instrumentos é ruim
Bancos com regulagem de altura? Só na versão 1.6…
Motor com asma

1° – Nissan Versa SV | R$ 45.200 
Este sedã mexicano é o mais caro dos três e ainda deve alguns equipamentos presentes no Fiat e no JAC. Então porque o Nissan Versa SV assumiu o 1° lugar neste comparativo? Ele é se sobressai no que realmente importa em um carro que será usado pela família.

Com aspecto simples por fora, devido à ausência de faróis de neblina e rodas de liga-leve, por dentro o Versa SV é praticamente idêntico à versão topo-de-linha SL, que possui rádio com Bluetooth. Ao menos possui CD player com MP3 com boa qualidade de reprodução, quadro de instrumentos “Fine Vision” de leitura extremamente fácil, ar-condicionado e vidros elétricos em todas as portas, retrovisores elétricos e banco e volante com regulagem de altura como equipamentos de série. 
Com 4,45 m de comprimento, 1,69 m largura, 1,50 m de altura e 2,60 m de entre eixos, o Versa é dono do maior espaço interno do comparativo. É grande a ponto de que, mesmo com os bancos dianteiros recuados totalmente, ainda resta o mesmo espaço que o Grand Siena oferece normalmente para quem viaja no banco de trás. O único problema é que o caimento acentuado do teto compromete o conforto de qualquer pessoa com mais de 1,80 m que ousar ocupar o banco traseiro.

O motor 1.6 16v flex é um dos destaques do Versa. Com bloco de alumínio e comando variável de válvulas na admissão, gera 111cv de potência a 5600 rpm (etanol/gasolina) e 15,1kgfm de torque a 4.000 rpm (etanol/gasolina), este motor está sempre bem disposto, até mesmo quando sai da imobilidade, transmitindo a sensação de o carro pesar cerca de 800 kg, ainda que seus 1.052 kg seja a menor massa dos carros aqui comparados. Em verdade, este motor se comporta melhor que a maioria dos motores deste mesmo tamanho disponíveis no mercado. O câmbio de 5 marchas, apesar de um pouco longo, casa muito bem com o motor. 
A suspensão dianteira, independente do tipo McPherson é bastante firme e transmite parte das irregularidades do piso, enquanto a traseira, por eixo de torção e com molas helicoidais é macia, voltada para o conforto do passageiro, e mais suscetível a qualquer peso sobre seu eixo. Ainda que a carroceria role um pouco em curvas, a sensação de estar “na mão” está sempre presente. Mas é verdade que quando o porta-malas de 460 litros – o menor do comparativo – estiver carregado a traseira do Versa abaixará mais que a dos demais modelos vistos aqui.

O Nissan Versa leva este comparativo por abrir mão de itens não tão necessários – rodas de liga-leve e faróis de neblina – em troca de maior espaço interno e mais vigor para quaisquer situações, seja estrada ou uso urbano. 

Pontos positivos
Motor ágil
Espaço interno
Câmbio justinho

Pontos negativos
Espaço para a cabeça no banco traseiro, ou melhor, a falta dele
Porta-malas raso
Simplicidade do design

FONTE:
http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

Toyota anuncia nova família de motores 2015.


Fabricante aposta na eficiência térmica para economizar combustível

A Toyota anunciou estar trabalhando numa nova geração de motores focados na eficiência de combustível, cujo lançamento está previsto para o ano que vem. Ao todo serão 14 variações de motores, que serão implementados na ocasião de uma nova geração e reestilização de seus modelos. Eles prometem ser pelo menos 10% mais eficientes que os motores que substituirão.

Para alcançar suas metas a Toyota apostará na otimização da eficiência térmica dos motores. Como grande parte da energia térmica gerada pela queima do combustível é convertida em força, quanto maior for a eficiência térmica, menor será o consumo de combustível.

A fabricante japonesa também apostará em soluções oriundas de carros híbridos. Um dos motores, um 1.3, será de ciclo Atkinson, ou seja, com maior tempo de admissão de ar. Este também apostará em taxa de compressão maior, de 13,5, o que também melhora a eficiência térmica. Outras características serão a admissão de ar para o motor em forma de redemoinho e o sistema de variação do tempo de abertura de válvulas inteligente.

A Toyota diz que este novo motor terá eficiência térmica máxima de 38%, número muito bom para motores produzidos em massa. Ele ainda seria 15% mais econômico em comparação com os veículos atuais. Outra variante, um 1.0 de três cilindros desenvolvido com a Daihatsu, chega a uma eficiência térmica de 37%.

FONTE:

http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

Hyundai HB20 S Premium A/T 2014 cobra o (caro) preço do sucesso.

Hyundai HB20 S
Da primeira vez que avaliamos o Hyundai HB20S, dissemos que ele era o sedã a ser batido na categoria dos compactos. Mas faltava testar a versão automática do modelo, que na linha 2014 passou a contar com uma central multimídia e alguns detalhes de acabamento diferenciados. Por isso chamamos o HB três volumes de volta para um teste – do carro e da nova central. Recebemos a versão top Premium A/T, tabelada a salgados R$ 57.340.
Hyundai HB20S Carplace (12)Ao deparar com esse valor, me lembro na hora da apresentação do Fiat Linea 2015, um carro maior nas dimensões e na motorização, mas que custa quase o mesmo. Se você puder investir um pouco mais, dá para pensar até nas versões de entrada do Nissan Sentra ou do Citroën C4 Lounge. “Descendo” para o segmento de mesmo porte do HB20S, nos deparamos com os tais dos compactos premium: New Fiesta Sedan SE 1.6 PowerShift (mais equipado e com câmbio de dupla embreagem), a R$ 57.090, e o Chevrolet Sonic Sedan LTZ a R$ 60.990 (também mais recheado e com transmissão de seis marchas). Se a gente tivesse chamado esses colegas para um comparativo, as coisas certamente ficariam complicadas para o coreano de Piracicaba (SP).

Não que o HB20S seja ruim, longe disso. Como já escrevemos aqui, seria o melhor da turma se competisse com seus rivais de verdade: Fiat Grand Siena, Chevrolet Prisma e VW Voyage. Mas a Hyundai está cobrando o preço do sucesso e tentando colocar uma “áurea premium” em torno do modelo que ele não possui – embora a versão se chame Premium. Apesar de bem acabado e bem construído, o HB20S é claramente mais simples que um New Fiesta Sedan mexicano ou que um Sonic Sedan. E nem a central multimídia é capaz de mudar esse panorama. Aliás, faltou um cuidado maior com a posição dela, dando a impressão de acessório colocado fora da concessionária. Elevada e muito exposta para fora do painel, a tela sofre com os reflexos do sol e fica difícil enxergar as informações durante o dia.

Hyundai HB20S Carplace (2)
O sistema, ao menos, funciona a contento e corrige uma dívida que o HB tinha diante da concorrência. Agora há navegador por GPS integrado, conexão Bluetooth com comandos de atender/desligar ligações no volante, suporte para fotos/vídeos e as entradas USB e AUX – estas já existiam desde o lançamento. Falta agora a Hyundai oferecer a central como opcional livre para todas as versões, e não somente nas mais caras. Vale lembrar que a Chevrolet vende a central Mylink para qualquer Prisma.

Hyundai HB20S Carplace (1)
Em termos de projeto, há muito pouco a reclamar do HB20S. Esta versão sedã tem o mérito de praticamente não alterar o comportamento do modelo hatch, sendo agradável de dirigir tanto na cidade quanto na estrada. A direção elétrica é bastante leve em manobras e a suspensão macia absorve bem os buracos e quebra-molas do cotidiano. Em velocidades de viagem seria bem-vindo um pouco mais de firmeza do volante e da suspensão traseira, mas nada que desabone o modelo – lembrando que seu público é prioritariamente familiar.


O motor 1.6 16V continua a ser o destaque do carro. Com bons 128 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, ele puxa o HB20S com agilidade mesmo quando o porta-malas de 450 litros está cheio. E olha que o câmbio não ajuda muito, trazendo ainda quatro marchas enquanto os rivais já andam com seis por aí. Nas acelerações e retomadas, é nítido o “buraco” entre as relações, que faz a rotação do motor cair bastante durante as trocas. Ainda assim, o Hyundai fez bonito nas medições de desempenho. Com 10,9 s na prova de 0 a 100 km/h, foi apenas 0,6 s mais lento que a versão hatch manual testada por nós ano passado. Já o consumo não foi tão animador quanto a performance: abastecido com etanol, o sedã cravou 6,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada.
Hyundai HB20S Carplace (17)
Hyundai HB20S Carplace (7)
Embora limitada, a caixa de quatro marchas tem seus pontos fortes. A suavidade nas passagens, por exemplo, impressiona mesmo quando exigimos mais do acelerador (condição em que alguns A/T dão leves trancos) e, apesar de não contar com modo manual sequencial, esta transmissão permite que você selecione cada marcha (L, 2, 3 e D) pelo trilho da alavanca. Na estrada, a quarta marcha longa permite viajar a confortáveis 3.100 rpm, sem ruído de motor na cabine. Mesmo assim, a Hyundai já deveria preparar seu câmbio automático de seis velocidades, oferecido no i30, no Elantra e no ix35, para uma futura atualização do HB.


Costumo dizer que hoje não existe mais carro ruim (OK, ainda há alguns), mas sim carro fora de preço. Desta forma, apesar de o HB20S ser um belo produto em sua categoria e ainda contar com uma garantia de 6 anos (foi aumentada para quem comprar até a Copa do Mundo), ele deixa de ser uma boa compra a partir do momento em que passa a invadir um segmento acima.

Texto e fotos: Daniel Messeder


Ficha técnica – Hyundai HB20 S
Motor: quatro cilindros, dianteiro, transversal, 1.591 cm³, 16 válvulas, comando duplo variável na admissão, flex; Potência: 122 cv/128 cv a 6.000 rpm; Torque: 16,0 kgfm a 4.500 rpm/16,5 kgfm a 5.000 rpm; Transmissão: automático de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Tanque: 50 litros; Freios: dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor, com ABS e EBD; Peso: 1.084 kg; Porta-malas: 450 litros; Dimensões: comprimento 4.230 mm, largura 1.680 mm, altura 1.470 mm, distância entre-eixos 2.500 mm



Medições CARPLACE


Aceleração
0 a 60 km/h: 4,8 s
0 a 80 km/h: 7,7 s
0 a 100 km/h: 10,9 s




Retomada
40 a 100 km/h em 3a: 8,1 s
80 a 120 km/h em 5a: 8,4 s




Frenagem
100 km/h a 0: 43,3 m
80 km/h a 0: 26,6 m
60 km/h a 0: 15,0 m




Consumo
Ciclo cidade: 6,5 km/l
Ciclo estrada: 10,2 km/l




Números do fabricante
Aceleração 0 a 100 km/h: N/D
Consumo cidade: N/D
Consumo estrada: N/D
Velocidade máxima: N/D

FONTE:
http://carplace.virgula.uol.com.br/teste-carplace-hyundai-hb20-s-premium-at-2014-cobra-o-caro-preco-do-sucesso/17/
CARPLACE