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PENSE NISSO:

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quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Idéias para trabalhar na primavera.

Estamos em uma estação privilegiada para trabalhar com nossos alunos. muitos apenas ensinam que primavera é a estação das flores e porque não aprofundarmos e aproveitarmos esse momento para interligar conhecimento a estação de uma forma divertida e prazerosa.


Veremos nesta postagem algumas idéias para trabalhar durante a primavera.


Espero que gostem!

1 - Desenhos
Toda criança adora pintar, rabiscar, usar e abusar das cores. Os desenhos a seguir podem ser aplicados afim de deixá-los livres para aguçar a sua criatividade.







O desenho pode ser colorido de várias maneiras. Usando lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta guache, pontas de lápis coloridos, mas para o desenho a seguir, sugiro que trabalhe com mosaico, utilizando pedacinhos de EVA, pois além de trabalhar cores e texturas vai dar um ótimo efeito! 



2 - Conhecendo as artes

Que tal falar de alguns artistas e suas obras? Você pode imprimir as obras a seguir, levar para sala, falar dos artistas e pedir para que seus alunos reproduzam em uma tela utilizando tinta para colorir. Dê mais de uma opção para eles escolherem.

Por do Sol - Paul Klee

Girassol - Van Gogh
Obra de Tarsila do Amaral

3 - Textos

A ideia é sair do ambiente tradicional e trabalhar a Língua Portuguesa de forma diferente. Escolha um texto, saia com seus alunos da sala e leia pausadamente. Ali crie um ambiente de diálogo e reflexão. Indague, pergunte, faça-os refletir. Depois você pode sugerir que façam uma reprodução do poema através de desenhos, crie uma interpretação para o mesmo e tente trabalhar a ortografia de algumas palavras com pesquisas em dicionários ou enfatizando conhecimentos gramaticais como verbos, substantivos, artigos e etc.


Abaixo segue a ideia de um texto que você pode trabalhar:


POEMA DE PRIMAVERA

Metamorfose dos encantos
Encaixe dos sentimentos
Delicadezas se ondulam em flores
Nas asas da imaginação
Seu sorriso, meu disfarce
Me perco no equinócio do seu florescer
Num canto bem adubado do meu coração 
Outra semente germina
Pulula em vida pós-inverno
De begônias e hortênsias 
Ornando meu caminhar.
Quem hibernou, involuntário
Ao saltar para a primavera
Encontra suave brisa
A refrescar a tez acalorada febrilmente.
Enfim vitória de uma semente
É primavera chegando
A esperança renascendo
O colorido tingindo 
O caminho do passante 
Desencasula... para a vida
Desacrisola... para a maturidade
As forças da natureza me deixam e êxtase
Momento de recomeçar
Floreça em mim a primavera de minh'alma
As lágrimas transformem-se em suave brisa
Ou num orvalho manso a regar meu coração...
Estação das flores dentro de mim,
Reaja ao inverno sequioso dos sonhos meus
E brotem novos sonhos
Novas forças,
Nova vontade de sonhar.
Caminho lentamente, mas com firmeza
Esqueço o que doeu
Apago o traço da dor
Aborto a palavra saudade
Construo ruas de felicidade
Onde dançarei a dança da paz
Com o arco-iris a brincar
Ao vento vão os pensamentos 
Novos sonhos, novos alentos
O tempo... ah, o tempo! Meu íntimo confidente,
A primavera me trouxe.
Um dia novo está surgindo
Um sonho novo me envolve
Vida nova...
Saúde...
Paz...
Enfim, a primavera me beija a face.

Alice Poltronieri

FONTE:

Gêneros textuais

Como educadora tenho uma linha de trabalho que visa reforçar a Língua Portuguesa todos os dias com meus alunos. Existem vários meios de tornar uma aula de Português mais atrativa, uma delas é trabalhar os gêneros textuais aos poucos, dando sempre ao aluno a oportunidade de criar seus textos.
Antes de trabalhar cada texto crie uma expectativa no aluno. Por exemplo: você pode mandar que escrevam uma carta, mas essa carta não vai ser apenas mais uma atividade, ela vai ser encaminhada ao destinatário, eles vão escrever para alguém que queiram, assim também um email durante uma aula na sala de informática, ou cartão postal, um cartão festivo para alguém que eles amem, um bilhete para um amigo,etc. Crie uma proposta atrativa a eles e tenho certeza que terá grandes conquistas no decorrer do ano letivo.

Alguns gêneros textuais que podem ser trabalhados são:

















FONTE:

Trabalhando Amizade com nossos alunos...

Estamos vivendo em tempos que a família tem transferido responsabilidades para escola. E infelizmente por falta de participação da família no desenvolvimento de nossas crianças, temos que além de ensinar, nos preocupar em educar também. Conceitos de amizade, amor, carinho, honestidade, etc, que antes traziam de casa e exercitavam na escola, foram deixados de lado, e em alguns casos temos que nos colocar no lugar de mães e tentar preencher esse espaço vazio em nossos alunos, principalmente nos mais novos.Abaixo trago uma sugestão de texto, para ser trabalhado de forma lúdica, afim de trabalhar o conceito de amizade, podendo abranger em uma conversa com os alunos durante a aula vários outros conceitos que se fizerem necessários.











FONTE:

Atividades para trabalhar a Proclamação da República.

Proclamação da República
A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil, pondo fim à soberania do imperador Dom Pedro II.
A proclamação da República ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Império, na praça da Aclamação, hoje praça da República, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, fazendo uso de coação, não de violência.
Naquele mesmo dia 15, um "Governo Provisório" republicano foi instituído. Faziam parte deste "Governo", o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, e, como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
Vários foram os fatores que levaram a monarquia a esse processo de desgaste, entre eles: a interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica; críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte; a classe média (funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) que crescia nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país e a falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam maior poder político, já que tinham grande poder econômico.
Diante da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país.
O presidente do Conselho de Ministros do Império, Afonso Celso de Assis Figueiredo, o visconde de Ouro Preto, percebendo a difícil situação política em que se encontrava, apresentou, em uma última e desesperada tentativa de salvar o Império, à Câmara-Geral, um programa de reformas políticas do qual constavam, entre outras, as medidas seguintes: maior autonomia administrativa para as províncias, liberdade de voto, liberdade de ensino, redução das prerrogativas do conselho de Estado, mandatos limitados no Senado Federal, já que no Império, o Senado era vitalício. 
As propostas do Visconde visavam preservar a Monarquia, mas foram vetadas pela maioria dos deputados de tendência conservadora que controlava a Câmara Geral. 
As reformas do Gabinete Ouro Preto chegaram tarde demais. No dia 15 de novembro de 1889, a república era proclamada. Com D. Pedro fora do trono, o Brasil estava pela primeira vez nas mãos de políticos.

Atividades

1) Quais foram os motivos que acarretaram a Proclamação da República?

2) Quem proclamou a República?

3) Onde ocorreu a Proclamação da República?

4) Quando aconteceu a Proclamação da República?

5) Quais medidas o presidente do Conselho de Ministros tomou para tentar salvar o Império?

FONTE:

Sugestões de formatura para Educação Infantil.

Conheça as diversas sugestões de formatura para Educação Infantil além de atividades que pode ser aplicadas em sala de aula com o tema formatura para educação infantil, além de trabalhar com o psicológico do aluno as atividades irá ajuda-lo em sua criatividade.

Sugestões de formatura para Educação Infantil






























Programação da Formatura


*Boas- vindas (mestre de cerimônias ou o diretor);
*Entrada das crianças pela escada, elas sobem para o palco;
*Cantar o Hino Nacional;
*Dar início as apresentações. Leitura do seguinte texto:


Muitos anos se passaram até que este dia tão esperado acontecesse. Durante todo este tempo todos os dias os pais e familiares acordavam, se organizavam para levarem os seus filhos para a escola. A escola se tornou para os nossos pequeninos um lugar cheio de magia, alegrias e muito aprendizado, eles aprenderam a conhecer as letras e a decifrá-las, dividir os seus brinquedos e muitas vezes suas tristezas e frustrações. Gostaríamos que vocês conhecessem um pouco desta escola tão amada por todos. (Neste momento as crianças se organizam para a primeira apresentação).


*Segue as apresentações de todas as músicas na seqüência
*Após as apresentações de todas as músicas, pedir às crianças que posicionem- se no palco para:


Juramento
Uma criança fala e as outras repetem:


Eu prometo ao sair do pré- escolar, 
cumprir fielmente tudo 
que aqui eu aprendi: 
Amar e respeitar meus 
pais e mestres, 
ser bom filho e bom aluno 
ter sempre em meu coração 
a presença amiga de todos 
que ajudaram 
na minha formação. 
A todos, eterna gratidão!


Agradecimento
* Agradecimento em forma de jogral
Neste momento tão belo 
quero agradecer a Deus 
a oportunidade que estou tendo.
Venci a primeira barreira, 
estou alfabetizado e tenho em mãos 
a grande arma contra a dominação.
Agradeço aos meus pais 
que deram-me a oportunidade de: 
nascer, crescer, ser gente, educado(a), 
equilibrado e feliz
aos meus professores um agradecimento especial por terem alimentado a minha 
vontade de aprender. 
Pela paciência que tiveram comigo, 
pelo carinho e amor; 
meu muito obrigado!!

Mensagem aos Pais
" Haverá um dia onde vocês não mais encontrarão os brinquedos espalhados pela casa; não se sentirão mais irritados ao verem aquela parede limpinha toda rabiscada com lápis de cor; nem precisarão mais recolher os travesseiros e almofadas, nem desmancharem a cabaninha feita com os lençóis; para precisarão mais levá-los nem buscá-los na porta da escola; não receberão mais reclamações sobre as mordidas dadas nos coleguinhas e provocações do dia a dia; não precisarão ir às reunião de Pais nem discordarem dos professores. 
E quando esse novo tempo chegar vocês poderão descansar em paz , na certeza de que ofereceram tudo para que seus filhos se tornassem pessoas iluminadas e que com certeza, eles iluminarão o mundo na construção de novos tempos: 
tempo de Paz, alegria e Fraternidade entre os povos".

FONTE: