Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Horóscopo 3ª feira 28 de outubro de 2014

Os sentimentos mais profundos precisam ser respeitados e valorizados, ainda que não tenham muita chance de manifestar-se. É nesses sentimentos profundos que você encontrará orientação segura para seus passos.

O individualismo está em decadência, pois só a força da comunhão grupal, dos vínculos de colaboração mutua, tem acesso a esse futuro que todos pressentimos, mas que ainda não realizamos, por nos apegarmos ao individualismo.

Avanços consideráveis podem ser feitos em todas as áreas de seu interesse, mas entenda o seguinte, as coisas não acontecem automaticamente, precisam de sua ajuda e empenho. Ficar esperando só dá nisso, esperar.

Num mundo cheio de formalidades o que importa mesmo não é cumpri-las todas, mas encontrar brechas por onde transgredi-las e fazer o que lhe der na telha, isso, é claro, sem nunca prejudicar alguém intencionalmente.

Suas certezas são todas temporárias, algumas podem ser de longa duração, mas isso não as torna eternas nem imutáveis. Considere a transitoriedade de suas certezas, isso ajudará muito no diálogo que precisa acontecer.

Os planos são maravilhosos e não devem ser descartados apenas porque pareçam bons demais para ser verdadeiros. O bom senso diz para colocar os pés no chão, mas francamente, viver com os pés no chão tira todo o divertimento.

Arrume e organize tudo, porque está tudo bem, está tudo indo da melhor forma possível, dentro das circunstâncias. Quando a angústia apertar seu coração, não lhe dê tanta atenção, ela vai passar sem deixar rastros.

Empreenda algo novo, faça dessa sua prioridade, pois o momento é propício para você sair do marasmo e se lançar atrevidamente na direção da vida sublime que sempre sonhou. Isso não aconteceria naturalmente, mas por ousadia.

É tudo diferente do que você imaginou, mas mesmo assim é algo que precisa ser administrado, pois com jeitinho as coisas acabarão chegando onde você queria. Bom, talvez não exatamente assim, mas bem perto disso.

Agora é quando você deve aproveitar qualquer deixa para dizer o que ficou entalado em sua garganta. Essas negociações difíceis que ficaram empatadas também podem avançar, mas você precisa se posicionar.

Este é o melhor momento possível para avançar, mesmo que você não tenha certeza dos resultados. Aliás, essa deveria ser uma nota dominante mesmo, avançar a despeito da incerteza. Essa seria uma atitude realista.

Você não precisa de maiores informações, tudo que precisa ser sabido você conhece. O que você precisa, a partir de agora, é condensar sua imaginação em ações práticas. Para realizar sonhos é imprescindível despertar.

Oscar Quiroga do CLICRBS

Crescimento no Nordeste impulsionou vitória de Dilma

Confira, em mapa, como foi a votação para presidente por região e por Estado

Candidata à reeleição obteve 3,4 milhões de votos a mais que Aécio 

Foto: Cadu Gomes / Divulgação

O crescimento da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) no Nordeste, seu principal reduto eleitoral, entre o primeiro e o segundo turnos foi fundamental para garantir a vitória na eleição deste domingo.

Uma análise do mapa eleitoral brasileiro com 99,9% das urnas apuradas mostra que Dilma obteve 3,7 milhões de votos a mais entre os nordestinos na segunda rodada de votação em comparação à primeira, alcançando 71,7% da preferência do eleitorado. Ela se elegeu com uma vantagem de 3,4 milhões de votos sobre Aécio.

O tucano superou a adversária nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde construiu uma vantagem superior a 9 milhões de votos em relação a Dilma. A petista saiu vitoriosa no Norte, onde alcançou 1 milhão de votos a mais que Aécio, e no Nordeste — onde sua vantagem chegou a mais de 12 milhões de eleitores. Se Dilma não tivesse avançado ainda mais em sua maior base eleitoral, onde obteve 59,7% da preferência dos eleitores no primeiro turno, a liderança conquistada no Norte não teria sido suficiente para reverter as derrotas nas demais regiões no país.
Analisando-se a votação por Estado, a presidente reeleita foi a preferida em 15 unidades da Federação - nove no Nordeste, quatro no Norte e dois no Sudeste (um deles, Minas Gerais). Aécio venceu em 12 Estados - três no Norte, três mais o Distrito Federal no Centro-Oeste, dois no Sudeste e os três do Sul.


ZERO HORA


Com vitória de Dilma Rousseff, nordestinos são alvo de ódio nas redes sociais

Na Wikipédia, o Nordeste é chamado de "Região Bolsa Família" composta de um povo ignorante



Os três Estados onde Dilma fez o maior número de votos foram Ceará (mais de 75%), Maranhão (mais de 78%) e Piauí (mais de 78%) 





A vitória expressiva da presidente Dilma Rousseff(PT) nos nove Estados do Nordeste fez com que os moradores de uma das regiões mais populosas do Brasil fossem vítimas de ódio e intolerância nas redes sociais. Até mesmo a Wikipédia, um dos principais sites de conteúdo colaborativo do mundo, classificou o Nordeste como a "Região Bolsa Família responsável por reeleger uma ditadora bolivariana".



Os três Estados onde Dilma fez o maior número de votos foram Ceará (mais de 75%), Maranhão (mais de 78%) e Piauí (mais de 78%). No primeiro turno da eleição presidencial, os nordestinos também haviam sido alvo de preconceito, principalmente no Twitter.

Confira, a seguir, algumas postagens que circularam no Facebook e Twitter logo após a divulgação da apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): 







Dilma é reeleita em votação acirrada


O Brasil reelegeu Dilma Rousseff (PT) presidente da República. Com 98,92% das urnas apuradas até as 20h43min, a petista já conquistou 53.830.577 dos votos, e não pode mais ser alcançada pelo adversário Aécio Neves(PMDB), que somou 50.606.537 votos. A candidata conta com 51,54% dos votos válidos, contra 48,46% do adversário. Com a reeleição de Dilma, o Partido dos Trabalhadores deve chegar a 16 anos de poder no cargo máximo do país — dois mandatos de Lula e, agora, dois de Dilma. 

TODA A REPPORTAGEM ESTÁ NO ZERO HORA ON LINE

Fumar pode causar dor nas costas

Estudos apontam que parar de fumar tende a diminuir as dores nas costas

O cigarro tem efeitos importantes no coração e pulmão, estando vinculado a doenças cardíacas, câncer e até problemas neurológicos. No entanto, pouco se fala sobre a relação desse hábito com a dor nas costas. 

O fumo como vilão da coluna

Estudos têm demonstrado que o tabagismo pode aumentar as dores musculares e articulares. Além disso, quando associado ao processo de envelhecimento, aumenta as chances de doenças articulares, com o aparecimento, principalmente, das artrites, artrites reumatóides ou osteoartrites. 

As pesquisas científicas também apresentam uma estreita ligação entre o tabagismo e o aumento da dor lombar, doenças do disco intervertebral e complicações pós-operatórias após cirurgias de coluna. 

Parar de fumar pode ser a solução

Os dados apontam que os indivíduos que pararam de fumar tendem a diminuir o desconforto da dor nas costas. Além da diminuição da dor dos ex-fumantes, os tratamentos para reabilitar as lesões são mais efetivos. 


Mesmo com muitos anos de tabagismo, parar de fumar já é um importante passo para a prevenção de dores na costas. E a grande culpada disso tudo é a nicotina, que, além de causar dependência, tem efeito vasoconstritor na microcirculação sanguínea. Isto é, diminui o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte sanguíneo de oxigênio e nutrientes que as células recebem, o que interfere no funcionamento ideal de músculos e ossos. 

Prevenir é o melhor remédio

Em se tratando de dor nas costas, a prevenção é a melhor solução. Não basta apenas controlar o tabagismo, mas, também, o peso e manter uma prática regular de exercícios físicos. 

Com a musculatura fortalecida e flexível, e o aporte sanguínea adequado, além de uma boa alimentação e hábitos saudáveis, a probabilidade de um indivíduo vir a ter dor nas costas cai significativamente. 
O estresse e a má postura também são outros fatores causadores de dores nas costas. Então, é importante manter uma boa postura ao caminhar, sentar-se, dormir e durante o trabalho. Além disso, procurar atividades de lazer ou outros mecanismos de relaxamento podem ser grandes aliados no combate ao estresse. 


MINHA VIDA

A HORA DE APOIAR QUEM QUER ENSINAR

A hora de apoiar quem quer ensinar

Para garantir que a escola tenha qualidade, é preciso valorizar quem quer ser professor com apoio cultural e concessão de bolsas de estudo.

A escolarização no Brasil cresceu tanto que, ao longo de algumas décadas, o número de professores saltou de centenas de milhares para quase 2 milhões. Essa expansão deve prosseguir para dar continuidade a nosso desenvolvimento social, mas é preciso que ela ocorra juntamente com a valorização do trabalho docente. Caso contrário, se aprofundará um impasse que já é sentido no desenvolvimento da economia e no combate às desigualdades. 

Estudos recentes, como um realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), encomendado pela Fundação Victor Civita (FVC), e outro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dão razões para nos preocuparmos. Mesmo diante do enorme déficit de educadores bem preparados, esses estudos, assim como as estatísticas oficiais, revelam que é alto o índice de abandono em cursos de formação - em que a maioria das vagas fica ociosa - e que a perda de prestígio da docência não atrai quem tem maior nível cultural. O primeiro passo é compreender o processo que nos trouxe até aqui e ver quando e como superar essa condição. 

No tempo em que só uma pequena parcela de nossa população ia além dos quatro anos de escolaridade, quem completava a Educação Básica tinha professores vindos de uma elite cultural. A industrialização e a urbanização levaram a uma ampliação do acesso à escola, que não foi acompanhada da correspondente formação e valorização da profissão docente, cujo status social declinou na proporção de seu crescimento. 

A atual conjuntura de crescimento econômico tem aumentado o repasse de recursos públicos para objetivos sociais, que poderiam ser destinados à melhoria das condições de trabalho e de formação dos profissionais da Educação, o que por si só fortaleceria o ensino e favoreceria a inclusão de setores marginalizados. Aliás, sabe-se que o crescimento não se sustenta sem profissionais qualificados ingressando no mundo do trabalho, o que igualmente depende do aperfeiçoamento da escola. Por várias razões, portanto, vivemos um momento crucial para a reversão desse processo. Vejamos medidas para isso, algumas delas já sinalizadas nos estudos citados: 

- Estimular a escolha pelo Magistério, com concessão de bolsas para os licenciandos atuarem em escolas públicas e para professores que os orientem. 

- Dar mais ênfase ao ensino de práticas e didáticas específicas nas universidades e avaliá-las levando em conta não só a pesquisa mas também sua contribuição para a Educação Básica. 

- Reformular a jornada de trabalho, garantindo aos professores a maior permanência em cada escola. 

- Financiar a formação em serviço e produção cultural nas escolas, divulgando os programas de excelência. 

- Estabelecer planos de carreira com piso digno e progressão não burocrática, baseada no desempenho do docente e nos desafios do contexto em que trabalha. 

- Garantir mais acesso nas escolas a recursos didáticos, sistemas de informação e de atualização cultural, assim como de segurança e de saúde. 

- Dar à escola condições para envolver a comunidade e seus colegiados em suas oportunidades formativas e culturais. 

Algumas dessas propostas já são iniciativas oficiais, mas em escala limitada e sem recursos suficientes. Algumas são mantidas com um enorme esforço local. Muitas são bandeiras de movimentos pela melhoria da Educação. Porém nenhuma se transformou em política de Estado. No entanto, todas são realidade em nações mais avançadas e justas do que a nossa. É claro que países desenvolvidos dão melhores condições a seus educadores. Sem isso, não teriam evoluído. Eis uma ideia para quem disputar qualquer cargo nas próximas eleições - e para quem (como eu e você) vai votar.

Luis Carlos de Menezes - físico e educador da Universidade de São Paulo (USP).

Os 10 pecados mortais do motorista


USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E DROGAS
O motorista que dirige sob efeito de álcool e drogas reduz seus reflexos e aumenta os riscos de acidentes.

EXCESSO DE VELOCIDADE
O abuso de velocidade é um ato de imprudência que causa acidentes fatais ou seqüelas irreversíveis.

DIRIGIR VEÍCULOS SEM CONDIÇÕES DE USO
Pneus carecas, faróis ou sinaleiras queimados, amortecedores sem ação, freios desgastados representam perigo para o motorista como para os demais usuários do trânsito.

DESATENÇÃO COM O PEDESTRE
O homem precisa se transportar de um lugar para outro de forma organizada e segura. Ofereça ao pedestre a atenção e segurança para que ele possa transitar sem atropelos. Ele é você fora do veículo.

ULTRAPASSAR EM CONDIÇÕES PERIGOSAS
Cuidado. Ultrapassagens mal feitas são causas de grandes acidentes nas rodovias. Na duvida espere outra chance. Só ultrapasse com segurança.

FALTA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Cortesia, atenção, respeito e educação são meios eficientes e eficazes na luta por um trânsito mais humano. Seja civilizado. Não ameace a sociedade.

DESREIPEITAR AS LEIS DE TRÂNSITO
Atropelar a legislação, a sinalização, é geralmente dado ao motorista, à perda dos seus direitos e até da vida.

DIRIGIR NA COLA
Conservar distância entre o veículo que você dirige e o que segue a sua frente aumenta a sua chance de viver.

CONDIÇÕES FÍSICAS E EMOCIONAIS ALTERADAS
O motorista deve estar consciente dos limites. Se estiver cansado, nervoso, preocupado e com sono, pare. O bom motorista é aquele que cuida da sua vida e da vida dos outros.

FALTA DE COMUNICAÇÃO
Comunique-se no trânsito. Sinalize antecipadamente e corretamente as manobras. Observe as regras de mudança de direção. Um erro de comunicação pode causar acidentes.

Autor desconhecido

TUDO É POSSÍVEL

TUDO É POSSÍVEL.

Faça como os passarinhos: comece o dia cantando. A música é alimento para o espírito. Cante uma bela música, mesmo desafinando, mas cante! Cantar dilata os pulmões e abre a alma para tudo de bom que a vida tem a oferecer-lhe.

Encare suas obrigações com satisfação. É maravilhoso quando se gosta do que se faz. Ponha amor em tudo que está ao seu alcance. Desde que se proponha a fazer alguma coisa, mergulhe de cabeça!

Leia coisas positivas, bons livros, poesia. Leia a Bíblia. Ela fará reavivar seus sentimentos mais íntimos, mais puros.

Não deixe escapar as oportunidades que a vida lhe oferece, pois elas não voltam! Nenhuma barreira é intransponível quando se está disposto a lutar contra ela. Se seus propósitos forem positivos, nada poderá detê-lo.

Não permita que seus problemas se acumulem, resolva-os logo. Fale, converse, explique, discuta: o que mata é o silêncio, o rancor. Exteriorize tudo, deixe que as pessoas saibam que as estima, as ama, precisa delas, principalmente em família. AMAR NÃO É VERGONHA. Muito pelo contrário, É LINDO!

Não se deixe abater pelos problemas. Seja alegre e brincalhão. Se estiver bem-humorado, as pessoas ao seu redor também assim ficarão e isso lhe dará mais força.

Pratique algum esporte. O peso dos problemas é muito grande e tem de ser contrabalançado com a prática de atividades saudáveis! Certamente se sentirá bem disposto, mais animado, mais jovem.

Ria da vida, dos problemas, das coisas boas que lhe acontecem, das besteiras que já fez. 

Volte-se para as coisas puras, dedique-se à natureza. Cultive seu interior e ele extravasará beleza por todos os poros. Não tente, faça. 

VOCÊ PODE!

Autor desconhecido

Analfabetismo funcional

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que o Brasil tem o grande desafio de combater o chamado analfabetismo funcional, que atinge 25% da população com mais de 15 anos, entre outras agravantes, constitui um problema silencioso e perverso que afeta o dia a dia nas empresas.

Neste universo não estamos incluindo pessoas que nunca foram à escola, mas sim aquelas que sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, porém não conseguem compreender a palavra escrita. Computadores provocam calafrios e manuais de procedimentos são ignorados; mesmo aqueles que ensinam uma nova tarefa ou a operar uma máquina. No entanto, este perfil de profissionais prefere ouvir explicações da boca de colegas.

Calcula-se que, no Brasil, os analfabetos funcionais somem 70% da população economicamente ativa. O resultado não é surpreendente, uma vez que apenas 20% da população brasileira possui escolaridade mínima obrigatória (ensino fundamental e ensino médio). Para 80% dos brasileiros, o ensino fundamental completo garante somente um nível básico de leitura e de escrita.

No mundo todo há entre 800 e 900 milhões de analfabetos funcionais, ou seja, uma camada de pessoas com menos de quatro anos de escolarização; mas pode-se encontrar também neste meio, pessoas com formação universitária e exercendo funções-chave em empresas e instituições, tanto privadas quanto públicas. Entre suas características, não têm as habilidades de leitura compreensiva, escrita e cálculos para fazer frente às necessidades de profissionalização e tampouco, da vida sociocultural às necessidades de profissionalização e tampouco, da vida sociocultural.

Muito se tem que fazer para reverter esse quadro, mas algumas iniciativas como a criação de bibliotecas comunitárias pelo país tem tido resultados significativos e atraído um público cada vez maior para o mundo da leitura.

Uma biblioteca pública está destinada a atender à comunidade em geral, e seu acervo deve ser composto por uma grande variedade de assuntos. Na maioria das vezes, sua gestão é administrada por integrantes da própria comunidade. Criar uma biblioteca comunitária é uma possibilidade de valorização da comunidade local, na medida em que os conhecimentos podem ser levados a um número maior de pessoas. Essa iniciativa mostra o alto nível de organização, amadurecimento e cidadania da comunidade local, já que assim as pessoas se tornam responsáveis pelo processo de crescimento cultural coletivo e individual.

A biblioteca deve ser um lugar onde o povo possa se encontrar, trocar ideias, discutir problemas, saciar curiosidades e obter informações essenciais para a cidadania. Na chamada sociedade da informação, ainda existem pessoas desinformadas, diante da privação do direito de participação. A existência de bibliotecas comunitárias, que atendam às necessidades de informação, pode minimizar a exclusão social, em regiões caracterizadas pela privação de educação, informações, lazer e vários fatores considerados essenciais para a qualidade de vida.

A implantação deste espaço visa minimizar as diferenças culturais, raciais, econômicas e educacionais. Para isso elas deverão ser munidas de acervo bibliográfico e documental, considerando os costumes da cultura em que ela está inserida, possibilitando ao seu usuário, o livre e gratuito acesso à informação. Nos países avançados, as bibliotecas públicas são centros de informação da comunidade – que trabalham ativamente para atrair seu público.

A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais e só podem ser alcançados quando todos os cidadãos estiverem informados para exercerem seus direitos democráticos e para desempenhar em um papel ativo na sociedade. (manifesto da UNESCO).

Fonte: UOL - por Kátia Ferraz

Descubra seu talento

Ponha seu talento para circular

Cada um de nós possui uma habilidade que é única. Descobri-la e colocá-la em prática é necessário e requer autoconhecimento.

Ele é associado à ideia de genialidade, embora nem sempre a represente. Está dentro de nós, mas, muitas vezes, não conseguimos reconhecê-lo. Costumamos achar que apenas as realizações grandiosas merecem sua apreciação. Estamos falando do talento, o protagonista desta reportagem. É verdade que cada um de nós é portador de sonhos, paixões e habilidades únicos, e quando permitimos que eles atuem por meio de ações ou de trabalho, sentimos o peito transbordar de felicidade. Sinal de que estamos no caminho certo e de que nossa energia criativa está livre para agir. O problema é que nem sempre sabemos reconhecer esses atributos ou permitir que eles venham à tona. Então, como descobrir o talento que existe na gente?

Derrubando mitos
Antes de tudo é preciso desmistificar o conceito de talento, abandonando a ideia de que ele representa uma qualidade rara ou um privilégio de poucos gênios. Tal habilidade está ao alcance de todos e podemos sentila cada vez que nos permitimos dar vazão à nossa essência. Quem age por essa aptidão torna-se uma pessoa mais criativa, instintiva, confiante além de ter mais saúde, afinal, menor será o estresse. Ao contrário, quem renega o íntimo geralmente age com arrogância, tem dificuldade em compreender as motivações, é confuso e procura não olhar para dentro. 

Outro mito a ser derrubado é aquele que diz que o talento sempre tem a ver com dinheiro, fama ou sucesso. Para muitas pessoas, a realização encontra-se nas pequenas coisas da vida. É importante olhar para dentro e entender de que forma nos realizamos, quais são as coisas para as quais temos mais facilidade. “Se formos incapazes de reconhecer o próprio talento, vamos acabar perseguindo os sonhos de outras pessoas”, diz a psicóloga Tânia Casado, da Universidade de São Paulo (USP). Ela criou um diagnóstico de tipo psicológico (DTP), baseado na tipologia desenvolvi- da no início do século 20 pelo psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961)

Infelizmente, a maioria de nós ainda está longe de conhecer o próprio potencial. Muitas vezes, nos rendemos às crenças construídas na infância. Com um agravante: elas quase nunca refletem a realidade, pois foram contorcidas pelos filtros imaturos da meninice, quando acreditávamos em tudo o que os outros nos diziam sobre nós mesmos. Por exemplo: uma criança pode ter talento artístico, mas se essa habilidade não estiver em consonância com os valores da família, ela pode acabar reprimindo sua habilidade inata para desenvolver qualidades em outra direção. Assim como os casos mais comuns de filhos que seguem a profissão sonhada pelos pais apenas para não desagradá-los.

O pior de tudo é que, a partir daí, as crenças funcionam como um software incorporado em nós passamos o resto da vida tentando corres ponder a elas. E aí nos tornamos pessoas infelizes, certas de que não sabemos fazer nada direito, pulamos de emprego em emprego à procura de realização. “Passamos muitas horas trabalhando, por isso, é importante fazer da profissão uma expressão de nossos talentos e vocação”, aconselha Tânia Casado. 

Que venha o talento 
A saída, então, é investir no autoconhecimento. Quem se conhece bem sabe o que quer e consegue fazer escolhas adequadas, que tragam realização, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. “Algumas pessoas têm mais facilidade em profissões que envolvam relacionamentos interpessoais, outras se sentem mais à vontade trabalhando em meio a números e cálculos”, explica a professora da USP. Muitos profissionais de psicologia aplicam testes que ajudam a reconhecer o que nos diferencia dos outros. Isso não quer dizer que só podemos trabalhar naquilo para o qual temos talento. Ao contrário, se nos aplicarmos, podemos aprender a fazer qualquer coisa, mas quando escolhemos uma profissão que permite a expressão dessas habilidades inatas, tudo flui com mais facilidade e competência. Veja no box da página ao lado alguns exercícios que ajudam a se conhecer melhor e a trazer à tona o seu talento.

Talento e valores

Segundo a psicóloga Tânia Casado, da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em carreiras, o comportamento humano é basicamente determinado por dois fatores: nossos traços, que são aspectos inatos da personalidade, e nossos valores, que determinam para onde direcionamos esses aspectos. Éticos, estéticos, políticos ou religiosos que sejam, é importante identificar quais são os seus e notar como eles condicionam seus relacionamentos e amizades. “Você precisa se conhecer. Quando você programa um GPS para conduzi-lo a um destino, ele sempre pergunta a origem. Sem saber de onde você vem, sem autoconhecimento, não é possível direcionar metas”, conclui.

Para determinar seus reais valores, pergunte-se:
• Quais dos meus dons significam mais pra mim?
• O que mais amo em mim?
• O que os outros mais amam em mim?
• Amizade, trabalho criativo, paz interior ou gentileza: qual desses itens é mais importante para mim a ponto de eu me sacrificar por ele?

Aprenda a se conhecer
Pegue duas folhas em branco. Em uma delas faça um resumo da história da sua vida (os acontecimentos mais marcantes, o que mais gostou, os seus projetos, realizados ou não). Na outra, responda às perguntas abaixo. É permitido pedir ajuda.

1. Quais as brincadeiras mais originais ou não que você fazia quando pequeno?
2. Qual o lugar, real ou imaginário, que você sente ser só seu?
3. Qual seu maior medo racional ou irracional?
4. Complete a frase: não vivo sem...
5. Você tem sonhos recorrentes? Quais? Se não tiver, anote um sonho que o tenha marcado.
6. Olfato, paladar, audição, tato ou visão: qual o seu sentido mais forte?
7. O que você faz naturalmente bem? O que faz com facilidade? Amizade? Atividades artísticas? Esporte?
8. O que você faz com dificuldade?
9. O que você faz nos momentos em que se sente mais feliz?

Compare agora as duas folhas e veja o quanto a primeira responde às questões da segunda. Você pode se surpreender ao notar que a relação entre as duas pode ser pequena. Sinal de que em algum momento da vida você se afastou do seu eu. Nesse caso, é hora de tentar recuperar o que está descrito na sua biografia. A verdadeira proposta desse exercício é ajudá-lo a se descobrir melhor. Para resumir a importância dessa descoberta, a psicóloga Tânia Casado gosta de citar uma frase de sua tia Sofia: “Quando você não sabe para onde quer ir, nenhum caminho serve”.

Fonte: Revista Natural - Por Ângela Tessecini

Antes era.......Agora é

Algumas mudanças dos anos 70 para os dias de hoje

Antes era: creme rinse - Agora é: condicionador.
Antes era: obrigado - Agora é: valeu.
Antes era: é complicado - Agora é: é foda.
Antes era: collant - Agora é : body.
Antes era: rouge - Agora é: blush.
Antes era: ancião e coroa - Agora é: Veio.
Antes era:bailinho e discoteca - Agora é:balada.
Antes era:japona - Agora é: jaqueta.
Antes era: nos bastidores - Agora é: making off.
Antes era: cafona - Agora é: brega.
Antes era: programa de entrevistas - Agora é: talk-show.
Antes era:reclame - Agora é: propaganda. 
Antes era:calça cocota - Agora é: calça cintura baixa.
Antes era: flertar, paquerar - Agora é: dar mole.
Antes era: oi, olá, como vai? - Agora é: e aê?
Antes era: cópia, imitação - Agora é: genérico.
Antes era: curtir, zoar - Agora é: causar.
Antes era: mamãe posso ir? - Agora é: véiaaaa, fui!!!
Antes era: legal, bacana - Agora é: maneiro, irado.
Antes era: mulher de vida fácil - Agora é: garota de programa. 
Antes era: legal o negócio - Agora é: chapado o baguio. 
Antes era: pasta de dente - Agora é: creme dental. 
Antes era: cansaço - Agora é: estresse.
Antes era: desculpe - Agora é: foi mal.
Antes era: oi, tudo bem? - Agora é: e aê, belê?
Antes era: ficou chateada - Agora é: ficou bolada.
Antes era: médico de senhoras - Agora é: ginéco.
Antes era: super legal - Agora é: irado.
Antes era: primário e ginásio - Agora é: ensino fundamental.
Antes era: preste atenção - Agora é: se liga na bagaça.
Antes era: por favor - Agora é: quebra essa.
Antes era: recreio - Agora é: intervalo.
Antes era: radinho de pilhas - Agora é: ipod.
Antes era: manequim - Agora é: modelo e atriz.
Antes era: retrato - Agora é: foto.
Antes era: jardineira - Agora é: macacão.
Antes era: mentira - Agora é: kaô.
Antes era: saquei - Agora é: tô ligado.
Antes era: entendeu? - Agora é: copiou?
Antes era: gafe - Agora é: mico.
Antes era: fofoca - Agora é: babado.
Antes era: ha ha há - Agora é: uhauhauhauha.
Antes era: fotocópia - Agora é : xérox.
Antes era: brilho labial - Agora é: gloss.
Antes era: bola ao cesto - Agora é: basquete.
Antes era: folhinha - Agora é: calendário.
Antes era: empregada doméstica - Agora é: secretária do lar.
Antes era: faxineira - Agora é: diarista.
Antes era: vou verificar - Agora é: vou estar verificando.
Antes era: madureza - Agora é: supletivo.
Antes era: vidro fumê - Agora é: insulfilm.
Antes era: posso te ligar? - Agora é: posso te add?
Antes era: tingir uma roupa - Agora é: customizar.
Antes era: dar no pé - Agora é: vazar.
Antes era: embrulho - Agora é: pacote.
Antes era: lycra - Agora é: stretch.
Antes era: tristeza - Agora é: deprê.
Antes era: beque - Agora é: zagueiro.
Antes era: rádio patrulha - Agora é : viatura.
Antes era: atlético - Agora é: sarado.
Antes era: peituda - Agora é: siliconada.
Antes era: professor de ginástica - Agora é: personal trainning.
Antes era : quadro negro - Agora é : lousa.
Antes era: babosa - Agora é: aloe vera.
Antes era - Ave Maria!!! - Agora é – Afffff !
Antes era: caramba - Agora é: caraça.
Antes era: namoro - Agora é: pegação.
Antes era: laquê - Agora é: spray.
Antes era: de montão - Agora é: pracaraio !
Antes: derrame - Agora é: AVC.
Antes era: sua bênção papai - Agora é: "qualé" coroa?
Antes era: você tem certeza? - Agora é: fala sério aê!
Antes era: banha - Agora é : gordura localizada.
Antes era: casa de fundos - Agora é: edícula.
Antes era: bar no fim do expediente - Agora é: happy hour. 
Antes era: costureira - Agora é: estilista.
Antes era: negro - Agora é: afro-descendente.
Antes era: professora - Agora é: tia, prof.
Antes era: aquele senhor - Agora é: aquele tiozinho.
Antes era: bela bunda! - Agora é:: que popozão!
Antes era: Amorrrrrrr! - Agora é: Nenhhêêêêê!
Antes era: olha o barulho! - Agora é: ó o auê aí ô!

Autor desconhecido

Postado por José Costa às 09

CRIANÇAS QUE PASSAM MAIS TEMPO VENDO TV TÊM MAIS PROBLEMAS NA ESCOLA


Crianças que passam mais tempo vendo TV têm mais problemas na escola

As crianças pequenas que passam muito tempo em frente à televisão podem enfrentar problemas na escola no futuro, com menores notas em matemática e intimidação por parte dos colegas, segundo estudo canadense publicado na edição de maio da revista Archives of Pediatric and Adolescent Medicine. Além disso, avaliando mais de 2 mil crianças, os pesquisadores observaram que aquelas que passam mais tempo vendo TV aos dois anos são mais gordinhas aos dez e consomem mais refrigerantes e fast food. 

Os resultados indicaram que cada hora adicional por semana de televisão em 29 meses corresponderia a uma queda de 7% na atenção na sala de aula, de 6% nas habilidades matemáticas e de 13% nos níveis de exercícios das crianças. E esse tempo extra também foi associado a crianças com 10% mais chances de serem intimidadas pelos colegas e com 5% mais peso, comparadas àquelas que seguem as recomendações da Academia Americana de Pediatria - de nenhuma exposição à TV antes dos dois anos e de menos de duas horas diárias após os dois anos.

“Os resultados apoiam sugestões anteriores de que a exposição precoce à televisão prejudica a atenção”, escreveu a pesquisadora Linda Pagani, líder do estudo. Os especialistas acrescentam, ainda, que crianças que passam mais tempo vendo TV e menos tempo brincando com outras crianças podem perder chances valiosas de aprender habilidades sociais.

Fonte: Revista Boa Saúde - por Leandro Perché

DEIXE SEU CARRO EM ORDEM

DEIXE SEU CARRO EM ORDEM

Antes de dar aquele trato no carro ou de aquecer o motor nos dias frios de inverno, vale a pena dar uma olhada nestas dicas para evitar estragos e dor de cabeça. Veja os cuidados que você deve ter com o seu carro.

EVITE APLICAR ÓLEO APÓS LAVAGEM
Aplicado com freqüência, o óleo mineral ou o óleo de mamona pode causar o ressecamento e o desgaste das peças de plástico e borracha. O mesmo é válido para o motor, que só deve ser lavado quando estiver muito sujo.

COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO MOTOR
Aqueça o motor do carro em rotações baixas. Isso permite que o óleo atinja as partes superiores, evitando o desgaste. Sem óleo suficiente no sistema, o atrito aumenta, enquanto a vida útil do motor diminui.

AUMENTE A DURABILIDADE DO CATALISADOR
Batewr em lombadas, bombear o acelerador e fazer o carro pegar no tranco danificam este componente caro e delicado. Evite deixar o motor em funcionamento sobre mato ou folhas secas. O catalisador atinge 800°C e pode causar incêndio.

FIQUE ALERTA EM CASO DE FALHAS NA INJEÇÃO
Todo carro com sistema de injeção eletrônica tem uma luz-espiã que se acende quando há algum problema. Fique atento. Se ela acender, vá imediatamente até uma oficina especializada.

OBTENDO O MÁXIMO PROVEITO DO MOTOR
Dirigir um carro com motor de apenas 1.000 cc, exige um uso mais excessivo do acelerador para acompanhar melhor os demais veículos. Fique atento para não ultrapassar o limite de rotação indicado pelo fabricante, evitando danos ao motor.

SAIBA COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL
Mantenha velas, filtros e bicos injetores sempre limpos, motor bem regulado e pneus calibrados. Não abuse do acelerador, mantenha os vidros fechados e não sobrecarregue o peso do porta-malas. Nos carros com carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal.

COMO EVITAR O COMBUSTÍVEL ADULTERADO
Procure postos de marcas conhecidas, certificados pelas distribudoras e com equipamentos de controle de qualidade. Desconfie de combustível muito barato. Se mesmo com estes cuidados, o motor do seu carro engasgar, mude de posto.

EVITE ABASTECER ATÉ A BOCA
O nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba. Quando isto acontece, o gatilho da mangueira desarma automaticamente.

FAÇA UM CHECK-UP NO SEU CARRO
Sempre que for possível faça um check-up e principalmente quando for viajar nas férias. Verifique os pneus, direção, freios, correias, suspensão, sistema de refrigeração e elétrico e boa viagem.

Fonte: Mão na Roda – Caixa Seguros

Gestos de saudação mais usados no mundo

Quais são os gestos de saudação mais usados no mundo?

DE MÃOS LIMPAS
Saudação mais comum no Ocidente, sobretudo entre os homens, o aperto de mão também é usado para selar acordos. A origem do gesto é incerta, mas acredita-se que tenha surgido para demonstrar que ambas as partes estavam desarmadas já balançar as mãos seria um meio de descobrir se não havia armas escondidas na manga da camisa do seu amigo!

DÁ UMA CURVADINHA
O ato de curvar-se diante da pessoa é usado pela galera de vários países orientais, como Japão e Coreia. Além de sinal de saudação, pode significar respeito, gratidão ou até um pedido de desculpas. A curvadinha também pode ser acompanhada de um aperto de mão.

TUDO ZEN
Usado principalmente na Índia, mas também em outros países asiáticos, o famoso Añjali Mudra pequena reverência com as mãos juntas do peito pode ser feito em silêncio ou acompanhado da palavra namaste, que em sânscrito significa o Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em você.

OI, MAMÃE!
O velho e bom tchauzinho é um dos gestos mais comuns no mundo, sendo utilizado para cumprimentar de longe, em momentos rápidos, ou, ainda, ao se despedir de alguém. Acredita-se que sua origem seja parecida com a do aperto de mão, como demonstração de que a galera está desarmada.

ALOHA!
Popularizado pela galera do surfe, em geral o shaka ou hang loose é feito junto com uma balançadinha da mão. No Havaí, diz-se que o gesto surgiu com um cara chamado Hamana Kalili, que perdeu os três dedos do meio num moedor de açúcar e, com isso, seu aceno de mão passou a ter apenas o polegar e o mindinho. Surfistas e crianças simpatizaram com a coisa e, em pouco tempo, já era uma tradição no país, se espalhando pelo mundo.

SINAL DE AMOR
O cumprimento ILY surgiu a partir da língua dos sinais de deficientes auditivos nos EUA, onde significa I Love You. Mas ele só espalhou mesmo como uma saudação corriqueira, nos EUA e Canadá, a partir do final dos anos 60, quando foi adotado pela galera hippie do paz e amor.

NA ABA DO MEU CHAPÉU
A saudação em que se levanta dois dedos até certa altura da cabeça mais ou menos onde seria a aba de um chapéu é comum na Austrália e nos EUA. Mas só entre os homens, já que sua origem é esta mesmo: vem da época em que os homens tocavam ou tiravam o chapéu ao cumprimentar alguém.

CONTINÊNCIA, VOLVER!
Feita por militares em todo o mundo, a saudação surgiu no fim da Idade Média, quando cavaleiros precisavam erguer o visor do elmo para se identificar. O movimento com a mão na testa logo passou a ser usado também na presença de soberanos, sendo incorporado mais tarde à disciplina militar.

JOÍNHA!
O dedão para cima é outra saudação quase universal. Mas o joínha já teve outro significado ao longo da história. Na Antiguidade, por exemplo, representava desaprovação. Há até uma polêmica em torno de seu uso no Coliseu, em Roma. Em vez de um sinal para poupar a vida de um gladiador, alguns estudiosos dizem que plateia usava o dedão para cima quando queria a morte pela espada, escondendo o dedão caso quisesse salvar a pele do cara.

SMACK!
O popular beijinho na bochecha é comum em vários países, mas, em geral, os homens não usam a saudação entre si. Porém, em diversas regiões, como na Argentina e na Federação Russa, muitos marmanjos também trocam beijinhos quando se encontram.

Fonte: Revista Mundo Estranho - por Fred Linardi

DINHEIRO COMPRA FELICIDADE?

Dinheiro compra felicidade?


Não, dinheiro não compra, mas ajuda! É por isso que muita gente vive angustiada pensando em quando terá dinheiro suficiente para não precisar se preocupar com ele. Afinal, não só de pão vive o homem. Quem não precisa de bem-estar, conforto e até uma graninha extra para gastar com bobeiras? “São elementos que, quando incertos, nos colocam em situação de estresse. Quando já temos tudo isso garantido, somos mais livres para fazer só aquilo que queremos.”, diz Angelita Corrêa Scardua, psicóloga especializada em felicidade. Imagine poder viajar para qualquer lugar do mundo sem ter que ficar meses economizando e pesquisando pacotes promocionais. 
Por outro lado, ter a carteira recheada não garante uma amizade verdadeira e o amor, que são elementos essenciais para o ser humano se sentir completo. E estar feliz traz muitas coisas boas e, segundo pesquisas, atrai até dinheiro. “A pessoa que se sente feliz é mais otimista, ou seja, capaz de olhar os problemas e pensar numa maneira de solucionar. Dessa forma, ela acredita mais e consegue arriscar mais, facilitando a prosperidade”, explica Angelita. Já as pessoas que sofrem de miséria material, que afeta os princípios básicos de felicidade, como ter onde morar ou comer, estão longe do tão sonhado final feliz.

"Se você ganhar muito dinheiro, coloque-o a serviço de ajudar os outros, enquanto você for vivo. Esta é a maior satisfação de riqueza." (Dalai Lama, monge budista)

"Essa história de que o dinheiro não dá felicidade é um boato espalhado pelos ricos para que os pobres não tenham muita inveja deles". (Jacinto Benavente y Martinez, escritor e pensador)

"O dinheiro não dá felicidade. Mas paga tudo o que ela gasta" (Millôr Fernandes, escritor)

"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele" (Gustave Flaubert, escritor)

"Eu quero dinheiro apenas para ser rico." (John Lennon, músico)

"O preço que temos de pagar pelo dinheiro, paga-se em liberdade" (Robert Stervenson, cineasta)

Melancolia e grana
Um dos sinais de que dinheiro não tem tanto a ver com felicidade é o índice de suicídios por países. O suicídio está mais ligado aos sentimentos depressivos de solidão das pessoas. Entre os países com alto índice de suicídio estão os Estados Unidos e a França, com cerca de 460 a 500 pessoas para cada 100 mil habitantes, enquanto no Brasil e no México (relativamente mais pobres) este número fica entre 80 a 160.

Fonte: Revista Mundo Estranho - por Fred Linardi

GIGANTES DA ALIMENTAÇÃO

Gigantes da alimentação

Eles afastam o câncer e os problemas cardíacos, protegem a visão e ainda combatem as alergias que chegam a todo vapor com as estações frias. Com vocês, sete alimentos que fazem milagres ao corpo 
Você já deve estar cansado de saber: para crescer forte e saudável é preciso se alimentar bem. E quando o assunto é fortalecer o organismo, algumas comidinhas são melhores que outras, pois agem contra as doenças que ficam nos rondando, só esperando uma oportunidade para atacar.
Hoje, os cientistas já conhecem o poder de algumas substâncias que ajudam (e muito) a aumentar nosso esquadrão de defesa. A seguir, confira sete alimentos que atuam contra diversas doenças.

Brócoli: contra o câncer de mama

Um dos principais componentes do vegetal é o sulforafano, um fitoquímico com propriedades antioxidantes e capaz de estimular enzimas que desintoxicam o organismo. Essa substância é encontrada em uma quantidade 20 vezes maior no broto de brócoli. Estudos têm provado seu poder contra o câncer de mama. Um trabalho recente feito por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que ratos que receberam por via oral o sulforafano tiveram os tumores mamários inibidos.
Outra pesquisa, esta realizada pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, também encontrou benefícios no consumo de brócoli, outra vez por causa da presença de sulforafano. Esse composto, além de ter ação anticâncer, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos sanguíneos (capazes de reverter males ao coração). Coma uma porção por dia.

Manga: reduz o risco de câncer bucal

Quem nunca se lambuzou comendo manga perde uma boa chance de se divertir - e de se proteger contra o câncer de boca. A fruta contém uma substância chamada lupeol, que pesquisadores da Universidade de Hong Kong acreditam ser potencialmente benéfica na redução do risco de desenvolver essa doença. "O lupeol bloqueia uma proteína natural que tem como função auxiliar o crescimento celular, reduzindo a disseminação do câncer", diz a nutricionista Beatriz Botéquio de Moraes, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.
O estudo, publicado no Journal of Cancer Research, concluiu que o lupeol diminui a propagação do câncer e reduz o tamanho do tumor. "A manga também é rica em betacaroteno e vitaminas C e E, que são substâncias antioxidantes", explica a nutricionista. Os antioxidantes, segundo ela, protegem as células da ação dos radicais livres - compostos gerados pelo metabolismo, que são capazes de danificar as células - diminuindo reações causadoras de doenças como o câncer. Coma três mangas por semana. 

Aspargo: protege o coração

Quando digerimos carnes ou laticínios, o corpo produz homocisteína como resultado.
Esse aminoácido, caso fique em excesso no sangue, aumenta o risco de coágulos e de entupimento das artérias, além de poder originar a aterosclerose (entupimento das artérias). Comer vegetais e frutas ricos em folato, como o aspargo, é a solução para manter os níveis de homocisteína lá embaixo. Por quê? Simples: o nutriente reduz a concentração do aminoácido no sangue.
Um trabalho publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, que acompanhou a dieta de 65 participantes, concluiu que o aumento de folato no sangue reduziu a homocisteína em diferentes graus, diminuindo, assim, a chance de problemas cardíacos. Oito aspargos cozidos no vapor garantem 20% da necessidade diária de folato para adultos.

Cenoura: mantém a retina saudável

Uma das mais famosas aliadas da saúde dos olhos é a vitamina A, que pode ser encontrada na cenoura, nas folhas de brócoli, na couve, no espinafre, no tomate, na manga, entre outros alimentos. Sem ela, pode ocorrer sensibilidade à luz e deficiência da visão noturna. Com apenas 100 gramas desse legume, as necessidades diárias de vitamina A são mais do que satisfeitas.
"O betacaroteno é a substância presente na cenoura que será transformada em vitamina A dentro do organismo. Ele é responsável pela coloração alaranjada do vegetal e ajuda a manter o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão", afirma a nutricionista Lara Natacci, mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e sócia da Nutrivitta Assessoria Nutricional. Além disso, o betacaroteno é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas.

Tomate: limita os efeitos dos raios UV

Vai à praia no fim de semana? Então não esqueça o protetor solar e... o molho de tomate. Isso mesmo! Uma pesquisa realizada por pesquisadores das universidades de Manchester e de New Castle, no Reino Unido, chegou à conclusão de que as pessoas que comem cinco colheres (sopa) de polpa de tomate diariamente possuem 33% mais proteção contra queimaduras causadas pelos raios solares. É como se você tivesse passado bem menos protetor solar e obtivesse o mesmo efeito.
O destaque do fruto, que vem sendo apontado como um escudo contra os raios ultravioleta, é o licopeno, que também é conhecido por ser um poderoso antioxidante - daqueles que combatem os radicais livres e previnem diversos tipos de câncer. Além de ser uma boa economia, já que os cremes contra raios solares são caros, o tomate ainda é boa fonte de fibras, fundamentais para uma vida saudável.

Semente de girassol: combate alergias respiratórias

Chegam as estações frias e, de "brinde", os resfriados e alergias. É um tal de nariz coçando pra cá, de nariz vermelho pra lá. Pois saiba que algumas mudanças simples na dieta podem contribuir para aliviar essa situação - desde que elas reforcem o sistema imunológico.
Para isso, a semente de girassol é uma boa pedida, pois possui vitamina E que, suspeitam os cientistas, ajuda na tarefa. Essa vitamina protege as membranas das células contra a invasão de substâncias tóxicas e de radicais livres, preservando sua integridade. Uma das certezas que se tem é que a vitamina E é um excelente anti-inflamatório e antioxidante, o que é primordial para afastar o envelhecimento e proteger o sistema imunológico. Coma uma porção da semente torrada por dia.

Semente de linhaça: mantém os lábios hidratados

Toda mulher sabe que, para manter cabelo e pele saudáveis e brilhantes, não basta usar os melhores cremes e xampus. A alimentação é fundamental, porque possui algumas substâncias que agem de dentro para fora, como o ômega-3. "A semente de linhaça é rica nessa gordura benéfica, que vem sendo relacionada à saúde da pele", afirma Beatriz Botéquio de Moraes. São quase 20 gramas de ômega-3 em cada 100 gramas da semente.
Segundo a especialista, essa pode ser a justificativa para que o consumo de semente de linhaça mantenha os lábios hidratados. "O ômega-3 também atua reduzindo a produção de compostos inflamatórios, favorecendo a renovação celular", completa. Não só os lábios se beneficiam: um estudo publicado no Journal of the America Academy of Dermatology associou a deficiência de algumas gorduras essenciais, como é o caso do ômega-3, a sérios problemas de pele.

Fonte: Revista Natural - Por Lúcia Nascimento

COMPARTILHAR TEMPO COM OS FILHOS

Compartilhar tempo com os filhos garante a saúde na idade adulta

A importância dos pais e cuidadores para o desenvolvimento infantil saudável e na manutenção da saúde para o resto da vida é conhecida pela maioria das pessoas. Saiba como esse processo acontece e os benefícios para a criança em longo prazo.

Pais e cuidadores são imprescindíveis para a manutenção da saúde infantil, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que serão usadas no decorrer da vida adulta e transmitindo valores culturais. Esses indivíduos oferecem aos seus filhos amor, aceitação, apreço, encorajamento e indicam caminhos e meios de solucionar problemas que eles enfrentarão na vida.
A partir de um contexto protetivo, essas crianças podem desenvolver suas personalidades e identidades além de amadurecer física, cognitiva, emocional e socialmente.

Do berço às brincadeiras
As necessidades dos bebês são, normalmente, respondidas rapidamente e sem questionamentos. É dessa maneira que eles compreendem os laços afetivos que estão sendo construídos. Esses laços são necessários para uma relação saudável entre pais e filhos e essas relações se estenderão mais tarde para os irmãos, primos, parentes e amigos.
Quando as crianças se sentem ligadas aos seus pais ou cuidadores, elas aprendem a confiar no mundo externo e se sentem bem-vindas às situações onde há outras pessoas. Isso faz que eles explorem e interajam melhor com o ambiente. Essa é a base para o desenvolvimento social e cognitivo.
Boas relações entre pais e filhos garantem que essas crianças sejam mais comunicativas e abertas ao diálogo, entendam melhor os limites impostos e compreendam as regras de comportamento social. Além disso, comprovam diversos estudos, esses pequenos indivíduos têm maior autoestima, melhores rendimentos escolares e menor incidência de problemas como a depressão e o uso de drogas na adolescência.
Conviver com as diferenças culturais de gerações diferentes também ajuda a fortalecer atitudes assertivas, construir valores sólidos e aprender a conviver com a pluralidade.

Adolescência
Quando as crianças começam a entrar na adolescência, os pais se deparam com uma nova série de necessidades que precisam de novos métodos de aproximação. Essas crianças, ou pré-adolescentes, começam a se distanciar da família e focar suas atenções nos pares – colegas e familiares da mesma idade – fora do núcleo familiar principal.
Alguns pais podem achar a situação delicada e não conseguir saber qual o melhor ponto de equilíbrio para manter o laço afetivo familiar e ao mesmo tempo não impedir que os filhos exercitem sua autonomia.
Adolescentes que se sentem conectados, mas não tolhidos, pela família são aqueles que melhor se adaptam à vida. Pesquisas indicam que os pais e cuidadores devem manter a “porta aberta” para a comunicação, os lares prontos para recebê-los sempre que precisarem e uma relação de proximidade sem impor limites absurdos. Esses adolescentes e jovens adultos que têm esse tipo de família por perto são aqueles com maiores competências sociais desenvolvidas, têm menos tendência a seguirem a opinião alheia sem questionar e têm as menores taxas de ansiedade e depressão.
Na próxima sexta-feira, neste mesmo espaço, falaremos sobre como os pais podem ajudar os filhos a lidarem com a adversidade e a importância dos avós e dos rituais familiares para a composição de um ambiente ideal para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens adultos.

Lidar com as adversidades
O apoio da família, dos pais e dos cuidadores é importante para ajudar as crianças e os jovens a lidar com as adversidades, especialmente se envolve algum tipo de estigma – socioeconômico, racial, de gênero, cultural ou relativo a problemas de saúde ou com o próprio peso. Pesquisas mostram que quando crianças negras são educadas para lidar com o racismo, identificando os valores positivos de sua herança cultural, elas sofrem menos com atos de preconceito. Esse processo mostrou aumentar a autoestima e rendimento escolar, além de reduzir os efeitos da depressão que atinge grupos étnicos específicos ou minorias culturais.
Da mesma forma, jovens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros que são acolhidos e aceitos pelos pais também mostram um desenvolvimento saudável durante a adolescência, mostrando maior autonomia pessoal e fazendo planos para o futuro de forma mais positiva, além de terem menor incidência de depressão e ansiedade.

Avós
O papel dos avôs e avós no desenvolvimento saudável das crianças não pode ser esquecido. Um estudo recente concluiu que quanto maior o tempo de convivência das crianças com os avôs e avós melhores as habilidades sociais e menores os problemas de comportamento entre as crianças, especialmente naquelas com pais ou mães solteiros ou que vivem com famílias adotivas.
O mesmo estudo mostrou que crianças e adolescentes, filhos de pais separados, mas que conviviam com os avós, eram mais confiantes e se sentiam mais reconfortados do que aqueles sem relacionamento com os pais de seus pais. Laços afetivos com membros da família, mesmo que não diretos, também ajudam os jovens a terem maior equilíbrio emocional.

Rituais familiares
Os rituais familiares também são outros fatores que contribui para o equilíbrio da saúde das crianças. Rotinas são importantes para a vida em família. Há cada vez mais evidências científicas de que o bem-estar e a saúde dos filhos dependem da quantidade do tempo que a família passa junta e isso inclui os horários das refeições, por exemplo.
Fazer as refeições juntos, aliás, pode contribuir para um maior nível de comunicação entre pais e filhos. Isso ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade e mesmo a proteger contra problemas respiratórios, indicam alguns estudos. Além disso, os laços emocionais se tornam mais fortes. Os hábitos alimentares saudáveis também são outros pontos positivo para os almoços ou jantares em família.
Outro fator protetivo de rotinas familiares em conjunto é que a proximidade com os membros da família pode ajudar na identificação de algum transtorno mental nos seus estágios iniciais. Os especialistas em saúde infantil apontam que os problemas comportamentais em crianças e adolescentes são reflexos do nível de proximidade familiar. Estar disponível para os filhos definitivamente não é perda de tempo.

Fonte: UOL - com informações da American Psychological Association

ARTIGOS SOBRE SAÚDE


Tomar sol é importante para um envelhecimento saudável, sugere estudo.

Um estudo apresentado esta semana no encontro Biologia Experimental 2010, da Sociedade Americana de Nutrição, sugere uma associação entre maiores níveis de vitamina D - nutriente produzido pelo organismo quando tomamos sol - e uma melhor função física, incluindo melhor saúde óssea e muscular, entre os idosos. Acompanhando, por quatro anos, mais de 2,7 mil idosos, especialistas notaram que aqueles com maiores níveis sanguíneos de 25-hidroxivitamina D no início apresentavam melhores resultados em testes que incluíam velocidade de caminhada, capacidade de se levantar de uma cadeira e equilíbrio.
De acordo com os autores, os resultados não permitem concluir que a suplementação do nutriente ou uma alimentação rica em vitamina D - com laticínios fortificados e peixes oleosos - poderiam fortalecer os músculos e melhorar a qualidade de vida dos idosos, até porque é possível conseguir níveis suficientes do nutriente com a exposição adequada ao sol. 
“As recomendações alimentares atuais são baseadas nos efeitos primários da vitamina D sobre a saúde óssea. É possível que maiores quantidades de vitamina D sejam necessárias para a preservação da força muscular e da função física, assim como outras condições de saúde”, destacou a pesquisadora Denise Houston, da Universidade Wake Forest. “Entretanto, estudos clínicos são necessários para determinar se aumentar as concentrações de 25-hidroxivitamina D através da dieta ou suplementos tem um efeito sobre esses resultados não-tradicionais”, acrescentou.

Dormir bem pode ser o segredo do envelhecimento saudável, sugere pesquisa.

Um estudo que incluiu mais de 15 mil chineses com mais de 65 anos indicou que aqueles que, regularmente, aproveitam boas noites de sono têm mais chances de viver mais e melhor. Publicados na edição de maio da revista Sleep, os resultados mostraram, ainda, que fatores como ser homem, viver em áreas rurais, ser mais velho e ter maior status socioeconômico e melhores condições de saúde estariam associados a uma maior qualidade de sono.
Apesar de os pesquisadores não estarem sugerindo uma relação de causa e efeito entre sono e envelhecimento saudável, os resultados sugerem que boas noites de sono podem beneficiar os idosos. “A idade e as condições de saúde são os dois fatores mais importantes associados com o relato de qualidade e duração do sono”, destacam os autores. “A maioria dos idosos saudáveis podem experimentar qualidade de sono satisfatória. E os problemas de sono nas idades mais avançadas provavelmente resultam de uma variedade de fatores fisiológicos e psicossociais, em vez do envelhecimento em si”.

Parar de fumar pode reduzir os níveis de estresse, diz estudo.

Muitos fumantes acendem um cigarro para se acalmar quando estão ansiosos ou estressados. Entretanto, um novo estudo britânico indica que parar de fumar pode ser muito mais eficaz para amenizar o estresse crônico, assegurando aos fumantes que eles não precisam do cigarro para controlar o estresse, e que, na verdade, o tabagismo pode, em alguns casos, contribuir para o estresse crônico. “Os fumantes, frequentemente, veem os cigarros como um mecanismo de controle do estresse, e os ex-fumantes, algumas vezes, voltam a fumar acreditando que isso irá ajudá-los a lidar com um evento estressante da vida”, destacou o pesquisador Peter Hajek, em artigo publicado na revista Addiction.
Avaliando 469 fumantes que tentavam parar de fumar após serem internados com doença cardíaca, os pesquisadores da Escola de Medicina de Londres descobriram que a crença geral não procede e que parar de fumar pode ser benéfico também nesse sentido. Aqueles que ficaram um ano sem o cigarro tiveram uma redução de 20% nos níveis de estresse percebidos, enquanto os que permaneceram fumando não apresentaram mudanças significativas.
Os autores acreditam que as pessoas mais vulneráveis ao estresse são mais propensas a fumar, e o vício pode, em longo prazo, aumentar o estresse, mesmo que as pessoas sintam que fumar oferece alivio temporário. “Quando fumantes dependentes não podem fumar, com o prolongamento do período sem cigarro, eles tendem a se sentirem mais nervosos, irritáveis e inconformados”, explicaram os autores. “Um cigarro ameniza esse estado estressante temporariamente, e isso deve ser a principal razão de os fumantes pensarem que o cigarro alivia o estresse”, concluíram.

Suco de maçã é benéfico para pessoas com Alzheimer, aponta estudo.

O consumo diário de suco de maçã pode ser benéfico para pessoas com doença de Alzheimer, segundo pesquisa da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, embora a bebida não tenha efeitos em relação à função cognitiva dos pacientes, ela está associada a uma melhora em seu humor - que geralmente declina com a progressão da doença degenerativa -, amenizando sintomas como ansiedade, agitação e delírio. 
Avaliando 21 pacientes com a doença em estágios moderados ou graves, os pesquisadores observaram que o consumo diário de aproximadamente 250 ml de suco de maçã estava associado a uma melhoria de 27% nos sintomas comportamentais e psicóticos desses pacientes. Os resultados, entretanto, não indicaram diferenças nas escalas de atividade da doença e da capacidade de realizar as atividades da vida diária.
“O modesto, mas estatisticamente significativo, impacto do suco de maçã sobre os sintomas psicológicos e comportamentais da demência no estudo alimenta o corpo de evidências que apoia a utilidade das abordagens nutricionais, incluindo sucos de frutas e vegetais, em atrasar o início e a progressão da doença de Alzheimer, mesmo frente aos conhecidos fatores de risco genéticos”, destacam os autores. Baseados nos resultados, os especialistas consideram o suco de maçã um suplemento útil que “pode, inclusive, reduzir a carga do cuidador”.

Homens solteiros têm menos conhecimento e tratamento da hipertensão, diz estudo.

Homens jovens e solteiros sabem menos sobre hipertensão e, possivelmente, por causa disso, recebem menos tratamento quando têm pressão alta, segundo pesquisa da Universidade McMaster, no Canadá. 
Avaliando dados de 150 mil pessoas em 17 países, incluindo o Brasil, os especialistas confirmaram que as taxas de conhecimento do problema eram maiores em países desenvolvidos: 57% em áreas urbanas e 54% nas áreas rurais desses países, comparadas a 56% e 45%, respectivamente, nos países pobres. As taxas de tratamento também eram maiores nos países mais ricos, com 46% nas cidades e 48% no campo; e com os países em desenvolvimento apresentando 38% e 23% de seus pacientes tratados. e, de forma geral, homens jovens e solteiros representavam o grupo com menos conhecimento e menos tratamento.
“A hipertensão é um bem reconhecido e importante determinante de doença cardiovascular mundialmente. No entanto, em alguns grupos, o conhecimento e o tratamento são piores”, destacou a pesquisadora Clara Chow. Baseados nos resultados, a especialista e os outros pesquisadores destacam a necessidade de mais investigações para o desenvolvimento de políticas públicas de combate à hipertensão especialmente direcionadas para grupos específicos.

Cigarro pode causar envelhecimento da pele do corpo inteiro.

Fumar causa danos à pele do corpo inteiro, segundo sugere pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Outros estudos haviam se concentrado na pele do rosto, que pode sofrer danos também pela exposição ao sol. Nesse novo trabalho, os pesquisadores observaram a pele que recobre a parte interna dos braços de 82 pessoas entre 22 e 91 anos de idade, entre fumantes e não-fumantes. Foram medidos na pesquisa a quantidade de cigarros consumidos por dia e o total de anos de fumo de cada um. E os cientistas constataram que a quantidade de fumo está intimamente ligada ao envelhecimento da pele de todo o corpo. Em pessoas de 65 anos, por exemplo, havia diferença na pele de dois pontos entre fumantes e não fumantes na escala de nove pontos desenvolvida para o estudo.

Comerciais de TV podem aumentar apetite de crianças.

Propagandas de televisão sobre comida aumentam o apetite de crianças obesas ou com sobrepeso em mais de 100%, segundo pesquisa da Universidade de Liverpool, no Reino Unido. Um grupo de 60 crianças entre nove e onze anos de idade, com vários pesos, participou do estudo, assistindo uma série de propagandas sobre comida e sobre brinquedos seguidas de desenho animado. E os pesquisadores observaram que, após os comerciais de comida, as crianças obesas tinham consumo de comida 134% maior, aquelas com sobrepeso tinham um aumento de 101%, e as crianças com peso normal apresentavam aumento de 84%. Além disso, o peso foi associado ao tipo de comida, pois os obesos tinham preferência por alimentos mais gordurosos, como o chocolate.

Fonte: Revista Boa Saúde - por Leandro Perché