Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Resultado da Quina 3863, quinta, 20/08/2015

Resultado da Quina 3863, quinta, 20/08/2015

O resultado da Quina 3863 será divulgado em tempo real no GIGA-SENA dia 20/08/2015, quinta-feira, a partir das 20:25 horas.

A Quina 3863 ocorrerá no dia 20 de agosto de 2015 e o prêmio principal está estimado em R$ 2.100.000,00 para quem acertar o resultado da Quina 3863. Quem acertar a QUADRA com 4 números ou o TERNO com 3 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 5 números no resultado da Quina concurso 3863 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Quina.
Os valores de cada prêmio da Quina 3863 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 3863 DATA 20/08/2015
02
42
59
62
67
 
QUINAQUADRATERNO
prêmio
0,0012.850,71223,01
ganhadores
x 0x 44x 3.622
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 21/08/2015Prêmio Estimado: R$ 3.000.000,00
 
 
  
O sorteio da Quina 3863 será realizado em Osasco, São Paulo, nos estúdios da Rede TV ao vivo, e o resultado da Quina 3863 será divulgado a partir das 20:25 horas no painel de resultado do GIGA-SENA.
Este horário é estimado e pode ocorrer atraso por motivo de força maior. O local usual do sorteio também poderá ser alterado pela Caixa sem aviso prévio.
O resultado da Quina é divulgado de segunda à sábado, todas as semanas. Quando feriado o sorteio é transferido para o dia seguinte. Se o dia seguinte ao feriado for um domingo o dia de transferência do sorteio da Quina passa a ser a segunda-feira.

Apostando no concurso da Quina 3863

Para apostar no concurso da Quina 3863 basta comparecer a uma Casa Lotérica e preencher seu jogo no volante de apostas que contém 80 números de 01 a 80. Em um único jogo você pode escolher entre 5 e 7 números com os respectivos custos de aposta por jogo:
  • 5 números: R$ 1,50
  • 6 números: R$ 7,50
  • 7 números: R$ 20,00
As probabilidades de acerto na Quina das apostas acima são:
ApostaQuinaQuadraTerno
5 números1 chance em 24.040.016 jogos1 em 64.1061 em 866
6 números1 chance em 4.006.669 jogos1 em 21.6571 em 445
7 números1 chance em 1.144.762 jogos1 em 9.4091 em 261
Em um único volante de apostas da Quina é possível marcar até 2 jogos. Há a opção de deixar que o sistema de apostas da Caixa escolha os números por você. Deixe o volante da Quina em branco e marque entre 1 e 8 jogos no campo SURPRESINHA.
Há também a opção TEIMOSINHA, onde você pode repetir o mesmo jogo nos próximos concursos da Quina. Basta marcar 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos.
Se desejar apostar em grupo na Quina 3863 você ainda pode fazer o Bolão CAIXA para dividir em cotas por apostador. Assim, cada apostador recebe um bilhete de apostas com todos os jogos realizados para conferência e se ganharem cada um pode retirar a sua parte no prêmio individualmente. A Caixa irá garantir que cada apostador receba a parte do prêmio a que tem direito.
O valor mínimo do Bolão da Quina 3863 é de R$ 10,00, ou seja, 7 jogos de 5 números, e cada cota não pode ser inferior a R$ 3,00 com o mínimo de 2 e máximo de 25 cotas. No volante de apostas da Quina há um campo onde se marca o número de cotas.
Você também pode comprar cotas de bolões organizados pelas próprias Casas Lotéricas onde poderá ser cobrada Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor de cada cota.

Aos ganhadores da Quina 3863

Caso você seja um dos ganhadores da Quina 3863 saiba que pode receber seu prêmio em qualquer casa Lotérica ou agência da Caixa se o valor do prêmio for igual ou inferior a R$ 1.868,22. Para prêmios acima deste valor somente nas agências da Caixa Econômica Federal. Após apresentar o bilhete premiado na rede bancária da Caixa, se o valor do prêmio for superior a R$ 10.000.000 (dez mil reais), é necessário aguardar 2(dois) dias para que o prêmio seja pago.
O bilhete da Quina 3863 é a única forma de comprovar sua aposta e receber o prêmio caso seus números sejam sorteados neste concurso, portanto, guarde-o em um local seguro e não se esqueça de colocar seu nome e o número de seu CPF no verso do bilhete para evitar o saque do prêmio por outra pessoa. Somente você poderá retirar o prêmio apresentando seu CPF.

Sobre a realização do sorteio e divulgação do resultado

O GIGA-SENA não é responsável pela realização do sorteio da Quina 3863. Nosso trabalho se restringe apenas a divulgação do resultado da Quina 3863 da melhor forma e no menor tempo possível utilizando a melhor tecnologia disponível. Embora nosso sistema de divulgação do resultado da Quina 3863 esteja sincronizado com o sistema de resultados das Loterias da Caixa Econômica Federal e a maior parte do processo seja automatizada, pode haver falha na transmissão de dados resultando na apresentação de resultado parcial ou incorreto. Portanto, recomendamos que guarde seu bilhete e o confira posteriormente em uma casa Lotérica para se certificar de que o resultado da Quina 3863 não foi retificado.

Resultado da Timemania 766, quinta, 20/08/2015

Resultado da Timemania 766, quinta, 20/08/2015

O resultado da Timemania 766 será divulgado em tempo real no GIGA-SENA dia 20/08/2015, quinta-feira, a partir das 20:10 horas direto do Caminhão da Sorte.

A Timemania 766 ocorrerá no dia 20 de agosto de 2015 e o prêmio principal está estimado em R$ 5.500.000,00 para quem acertar o resultado da Timemania 766. Quem acertar 6, 5, 4 ou 3 números, ou o Time do Coração, também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 7 números no resultado da Timemania concurso 766 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Timemania.
Os valores de cada prêmio da Timemania 766 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 766 DATA 20/08/2015
16
27
44
46
49
55
67
Time do Coração
UBERLÂNDIA/MG
 
7 acertos6 acertos5 acertos4 acertos3 acertosTime
prêmio
0,0024.832,28771,186,002,005,00
ganhadores
x 0x 5x 230x 4.229x 39.233x 7.170
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 22/08/2015Prêmio Estimado: R$ 5.700.000,00
 
 
  
O sorteio da Timemania 766 será realizado no Caminhão da Sorte em Colatina, Espírito Santo, Parque de Exposições, e o resultado da Timemania 766 será divulgado a partir das 20:10 horas no painel de resultado do GIGA-SENA. Este horário é estimado e pode ocorrer atraso por motivo de força maior. O local usual do sorteio também poderá ser alterado pela Caixa sem aviso prévio.
O resultado da Timemania é divulgado na terça-feira, quinta-feira e sábado, todas as semanas. Quando feriado, o sorteio é transferido para o dia seguinte.

Sobre a premiação na Timemania

Os valores dos prêmios para quem acertar 3 ou 4 números, ou o Time do Coração, são fixos:
  • 3 números: R$ 2,00
  • 4 números: R$ 6,00
  • Time do Coração: R$ 5,00
Somente após definido o valor total dos prêmios fixos é que os prêmios para quem acertar 5, 6 ou 7 números são apurados pela Caixa. Deste valor a Timemania acumula 10% da premiação dos concursos de final 1, 2, 3 e 4 para o prêmio principal do concurso de final 5 e o mesmo percentual da premiação dos concursos de final 6, 7, 8 e 9 para o prêmio principal do concurso de final 0.

Apostando no concurso da Timemania 766

Para apostar no concurso da Timemania 766 basta comparecer a uma Casa Lotérica e preencher seu jogo no volante de apostas que contém 80 números de 01 a 80 e 80 Times de Futebol. Em um jogo você deve escolher 10 números e um Time de Futebol ao custo de R$ 2,00 a aposta. As probabilidades de acerto são:
7 Acertos6 Acertos5 Acertos4 Acertos3 AcertosTime do Coração
1 chance em 26.472.637 jogos1 em 216.1031 em 5.2201 em 2761 em 291 em 80
Em um volante de apostas da Timemania você marca apenas 1 jogo. Há a opção de deixar que o sistema de apostas da Caixa escolha os números por você. Deixe o volante da Timemania em branco e marque entre 1 e 9 jogos no campo SURPRESINHA.
Há também a opção TEIMOSINHA, onde você pode repetir o mesmo jogo nos próximos concursos da Timemania. Basta marcar 2 ou 4 concursos.

Aos ganhadores da Timemania 766

Caso você seja um dos ganhadores da Timemania 766 saiba que pode receber seu prêmio em qualquer casa Lotérica ou agência da Caixa se o valor do prêmio for igual ou inferior a R$ 1.868,22. Para prêmios acima deste valor somente nas agências da Caixa Econômica Federal. Após apresentar o bilhete premiado na rede bancária da Caixa, se o valor do prêmio for superior a R$ 10.000.000 (dez mil reais), é necessário aguardar 2(dois) dias para que o prêmio seja pago.
O bilhete da Timemania 766 é a única forma de comprovar sua aposta e receber o prêmio caso seus números sejam sorteados neste concurso, portanto, guarde-o em um local seguro e não se esqueça de colocar seu nome e o número de seu CPF no verso do bilhete para evitar o saque do prêmio por outra pessoa. Somente você poderá retirar o prêmio apresentando seu CPF.

História para culto infantil: A nuvenzinha preta



A NUVENZINHA PRETA


Era uma vez uma Nuvenzinha muito malvada. Ela era a nuvenzinha mais suja do céu de tanto pecado que tinha dentro dela. A nuvenzinha vivia fazendo coisas ruins, soltando raios para todos os lados e assustando as pessoas com seus trovões.


Quando uma nuvenzinha ficava no seu caminho, ela dava um empurrão tão forte que a nuvenzinha voava longe. As pessoas lá em baixo já ficavam com medo só de ver a nuvenzinha preta lá longe no céu, porque sabiam que ela era muito perigosa, então todos corriam e se escondiam dela.


Um dia, uma nuvem maior que estava passando no céu perguntou:
- Nuvenzinha, por que você é tão má?
E a nuvenzinha preta disse:
- Que te importa? Cuide da sua vida!
- Credo, além de malvada você também é muito mal educada...– disse a nuvem com surpresa 
– Que coisa feia ficar respondendo assim...
A nuvenzinha preta fez uma careta e nem se importou..
Você sabia que quem faz coisas ruins porque não tem Jesus no coração não pode entrar no céu? – falou a nuvem maior.
- Ah, que idéia! Eu já to no céu, não está vendo? – respondeu desaforada.
- Não este céu, mas o céu dos céus, a casa de Deus!
A nuvenzinha preta ficou curiosa e a nuvem maior continuou:
- Deus nos ama muito, foi Ele quem nos criou. Ele nos ama tanto que fez um lugar especial para nós lá no céu. Lá é muito lindo, não tem tristeza, nem maldade, quem tem pecado não pode entrar lá.
- O que é pecado? – perguntou a nuvenzinha curiosa.
- Pecado são as coisas que fazemos que deixam Deus triste, como mentir, falar palavrão, responder mal, desobedecer, brigar, bater, etc..
Quem faz essas coisas tem o coração sujo de pecado e desta forma não pode entrar no céu e morar lá com Deus!
- Ai, e agora? Meu coração tá sujo! Eu não vou poder ir morar no Céu com Deus... – respondeu a nuvenzinha aflita.
- Não se preocupe tanto – disse a nuvem maior, tranqüilizando a nuvenzinha – Deus nos ama tanto que deu seu único filho pra morrer numa cruz e sofrer muito em nosso lugar. Jesus derramou todo seu sangue para lavar nossos pecados. Mas Ele ressuscitou e se você quiser, pode pedir para Ele entrar no seu coração e deixar ele limpinho, pronto para entrar no Céu!
- Ufa, que bom! E como faço isso? – Aliviou-se a nuvenzinha.
- É só repetir assim comigo: “Senhor Deus, eu sei que fiz coisas ruins que não te agradam e meu coração ficou sujo de pecado, mas eu estou muito arrependida e quero te pedir perdão. Por favor Senhor Jesus, só o Senhor pode me perdoar e limpar meu coração outra vez. Entre em minha vida e faça em mim sua nova casa, Eu te aceito e deixo que guie a minha vida para que eu nunca faça coisas ruins de novo. Te agradeço muito. Amém!”


A nuvenzinha preta repetiu toda a oração. Ela chorou tão arrependida que o pecado dentro dela foi escorrendo... Escorrendo.. Escorrendo... Até deixar ela toda branquinha de novo.


E desde então, a nuvenzinha se tornou uma nuvenzinha boa. Ela fez sombra para os trabalhadores no campo, regou as árvores do bosque e refrescou as crianças no parque com sua garoa. Quando, sem querer, trombava com outra nuvenzinha, ela pedia desculpas e dava passagem. As pessoas não tinham mais medo dela e Deus ficou muito feliz com...
http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2015/07/historia-para-culto-infantil-nuvenzinha.html

Lição 01- Papai do Céu fez a luz








http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2015/08/3-trimestre-maternal-2015-licao-01.html

Lição 02- Papai do Céu fez os céus e a água






http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2015/08/3-trimestre-maternal-2015-licao-01_16.html

Lição 03- Papai do Céu fez as plantas







http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2015/08/3-trimestre-maternal-2015-licao-03.html

Dicas para escrever bem


1. Vc. deve evitar ao máx. abrev., etc.
2. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. “não esqueça das maiúsculas”, como já dizia dona Loreta, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.
5. Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.
6. O uso dos parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, ta ligado?
9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: “Quem cita os outros não tem ideias próprias”.
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma ideia.
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma ideia.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação.
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
25. Cuidado com a hortografia para não estrupar a língua portuguêza.
26. Seja incisivo e coerente, ou não.
27. Nunca fique usando o gerúndio o tempo todo, pois seu texto vai estar ficando horrível.

https://gislenedutra.wordpress.com/2010/03/26/dicas-para-escrever-bem/

Projeto de leitura/literatura para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental Projeto: CAFÉ na Praça


Projeto:
CAFÉ na Praça
Idealizadora:
Professora Wanessa Santana Bento


Como surgiu?
O projeto Café na Praça surgiu a partir da necessidade de se desenvolver atividades diferenciadas que estimulassem os alunos na prática da leitura e que ao mesmo tempo os tirasse da rotina do ambiente escolar, explorando novas possibilidades, novos ambientes e valorizando a própria comunidade.
OBJETIVOS :


Os Objetivos são:
Incentivar os alunos a lerem;


Despertar o prazer pela leitura;
Sensibilizar os alunos quanto a importância do trabalho em grupo;
Promover entre os alunos o respeito às diferenças de opiniões;
Desenvolver habilidades orais;
Estabelecer, com as famílias, parcerias para o incentivo nas atividades escolares de seus filhos;
Valorizar competências e habilidades;
Como o projeto começa?


O trabalho inicia-se nas aulas de literatura, com visitas orientadas à biblioteca escolar, contando com a participação e colaboração da bibliotecária, na qual os alunos, juntamente com a professora, frequentam a biblioteca escolar para fazerem a escolha dos livros que irão ler.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PRAÇA


Discussões
Apresentação dos resumos das obras;
Eu indico o livro porque...
Apresentação das personagens das histórias, através de relatos;
Comentários orais das obras lidas;
Dramatizações;
Registro escrito das atividades.
NOVAS EXPECTATIVAS DO CAFÉ NA PRAÇA
Devido ao entusiasmo dos alunos, esta atividade tem sido positiva, conseguindo assim atingir os objetivos propostos. Por isso tem tomado novos rumos e abrangendo dimensões maiores, indo além dos objetivos inicialmente propostos.


Ø Apresentar o “Café na Praça’ para toda a comunidade local.
Ø Desenvolver este trabalho pelo menos uma vez por mês na praça local com a participação da biblioteca comunitária. Este evento seria diversificado , a cada mês teríamos convidados diferentes para participar como;
Ø Um contador de história
Ø Uma exposição de artes e outros
Ø Músicas ao vivo



Avaliação: A avaliação acontecerá em literatura e produção de textos, através de fichas literárias, indicações, relatos orais e escritos e participação nas atividades propostas.

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/08/projeto-de-leituraliteratura-para.html

MENSAGEM : O MELHOR DE VOCÊ DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ




O MELHOR DE VOCÊ
Madre Teresa de Calcutá


Dê sempre o melhor
E o melhor virá...
Às vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas...
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta e interesseiro...
Seja gentil assim mesmo.
Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros...
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo...
Seja honesto e franco assim mesmo.
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra...
Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja...
Seja feliz assim mesmo.
O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã...
Faça o bem assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante...
Dê o melhor de você assim mesmo.
E veja você que, no final das contas...
É entre VOCÊ e DEUS...


Nunca foi entre você e eles!

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/08/mensagem-o-melhor-de-voce-de-madre.html

MENSAGEM PARA REFLEXÃO: A ESCOLA DOS BICHOS






Era uma vez um grupo de animais que quis fazer alguma coisa para resolver os problemas do mundo. Para isto, eles organizaram uma escola. A escola dos bichos estabeleceu um currículo de matérias que incluía correr, subir em árvores, em montanhas, nadar e voar. Para facilitar as coisas, ficou decidido que todos os animais fariam todas as matérias.

O pato se deu muito bem em natação, até melhor que o professor. Estava indo muito mal na aula de vôo e na corrida. Por causa de suas deficiências, ele precisou deixar um pouco de lado a natação e ter aulas extras. Isto fez com que seus pés de pato ficassem muito doloridos e o pato já não era mais tão bom nadador como antes. Estava quase passando de ano e este aspecto de sua formação não estava preocupando a ninguém, exceto, é claro, ao pato.
O coelho era, de longe, o melhor corredor e começou a ter tremores nas pernas de tanto tentar aprender natação.
O esquilo era excelente em subida de árvore, porém enfrentava problemas constantes na aula de vôo, porque o professor insistia que ele precisava decolar do solo e não de cima de um galho alto. Com tanto esforço, ele tinha câimbras constantes e foi apenas “regular” em alpinismo e fraco em corrida.
A águia insistia em causar problemas, por mais que a punissem por desrespeito à autoridade. Nas provas de subida de árvore era invencível, mas insistia sempre em chegar lá da sua maneira… Na natação deixou muito a desejar.
Cada criatura tem capacidades e habilidades próprias, coisas que faz naturalmente bem. Mas quando alguém o força a ocupar uma posição que não lhe serve, o sentimento de frustração e até culpa, provoca mediocridade e derrota total.
Um esquilo é um esquilo, nada mais do que um esquilo. Se insistirmos em afastá-lo daquilo que ele faz bem, ou seja, subir em árvores, para que ele seja um bom nadador ou um bom corredor, o esquilo vai se sentir um incapaz.
A águia faz uma bela figura no céu, mas é ridícula numa corrida a pé. No chão, o coelho ganha sempre. A não ser, é claro, que a águia esteja com fome!
O que dissemos das criaturas da floresta vale para qualquer pessoa. Deus não nos fez iguais. Foi Ele quem planejou e projetou as nossas diferenças, nossas capacidades especiais!
Descubra seus dons naturais no Reino de Deus…

http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2011/05/texto-de-reflexao-escola-dos-bichos.html

Autor Desconhecido.

JOGO CILINDRO COM SÍLABAS -- JOGO PARA ALFABETIZAÇÃO!


JOGO CILINDRO COM SÍLABAS -- JOGO PARA ALFABETIZAÇÃO!


Jogo confeccionado com palavras dissílabas, trissílabas e polissílabas contendo sílabas canônicas e não canônicas.Muito fácil de confeccionar e auxilia no desenvolvimento fonológico das crianças.


Material:
- 3 pedaços de tubos de PVC de 15,20 e 25 centímetros
-Tecido para encapá-lo ou pode ficar liso mesmo.
-Tiras com imagens e sílabas para formar as palavras
Dica: para deslizar/rolar melhor é bom plastificar as tirinhas de ambos os lados.


Jogo confeccionado pela professora Regina Esméria 




http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/08/jogo-cilindro-com-silabas.html

Jogo tabuleiro com sílabas canônicas e não conônicas para desenvolver a consciência fonológica

Este jogo é confeccionado em papelão encapado. Sobre ele são coladas as tampinhas de refrigerante com sílabas para formar palavras. A criança utilizará um elástico ou "gominha de dinheiro" para separar/formar as palavras.
Jogo confeccionado pela professora Regina Esméria


http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/08/jogo-tabuleiro-com-silabas-nao.html

PROPOSTA DE TRABALHO PARA AS ATIVIDADES COM O LIVRO DIÁRIO DE UM BANANA.

O diário - um dos gêneros da literatura autobiográfica no qual são registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma visão pessoal, possui, por esse motivo, um caráter intimista e confidente. Esse gênero pertence à ordem do relatar – agrupamento que comporta os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.


I-OBJETIVOS

Dar continuidade as atividades de incentivo a leitura
Identificar o diário como gênero textual que tem como características relatar fatos e acontecimentos, assim como memória e registros das experiências humanas.
Reconhecer as características estruturais e funcionais do gênero diário.
Discutir e produzir um texto coletivo e individual com as características do gênero.



II- ATIVIDADES COM OS ALUNOS:




1-Para incentivar e saber quais são os conhecimentos prévios dos alunos:
· Definir o que é um diário (junto com os alunos) através de perguntas como:
· O que é um diário pessoal?
· Quem tem o hábito de registrar as experiências do seu cotidiano?
· Quem já teve um diário?
· Desmistificar que diário é algo feminino
· Questionar : escrever diário é algo fora de moda ? Por que?
· E o blog , alguém tem? Ou acessa? Para que servem?


2- Para sistematizar a definição do gênero literário o professor , junto com os alunos, deverá elaborar uma definição para o gênero;
. Exemplo: o diário é um instrumento de produção de cultura no mundo todo, usado como registro dos acontecimentos do dia-a-dia. Dependendo de sua função, o diário pode ser usado como algo público ou privado, comunitário ou pessoal; e de maneira geral é escrito em primeira pessoa.




3- Características do gênero textual diário:
O professor deverá reproduzir e entregar uma cópia da sinopse do livro “diário de uma banana de Jeff Kinney. È importante falar um pouco sobre o autor(anexo)



DIÁRIO DE UM BANANA - UM ROMANCE EM QUADRINHOS - Jeff Kinney


Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley que se vê mergulhado no ensino fundamental, em que fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em 'Diário de um Banana', Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular.


Se os alunos já tiverem lido o livro , solicitar que em duplas respondam as questões abaixo: ( Pode-se usar o livro)


a.Observe a data na abertura da página do diário de Greg? O que isso indica?
b. As pessoas do discurso são: 1ª. (eu/nós), aquela que fala; a 2ª. (tu/vós), aquela com quem se fala; e a 3ª. (ele, ela/ eles, elas). O diário é escrito em que pessoa do discurso? Por quê?
c. Um texto é um enunciado. Quem produz um enunciado é um enunciador. Complete a frase seguinte com a caracterização do enunciador, quanto à pessoa do discurso. Um diário é um texto escrito por __________________________________________.
d. Transcreva do texto palavras que identificam o sexo do enunciador.
e. Qual seria a idade do enunciador? Justifique sua resposta com passagens do texto.
f. Que pessoas são citadas nessas páginas de diário?
g. Que acontecimento é relatado pelo enunciador?
h. Conclua: que tipo de acontecimento é registrado em um diário?
i. Em um diário, também se registram pensamentos, um modo de enxergar a vida. Qual é a opinião, o ponto de vista do enunciador sobre o seu futuro e sobre os seus colegas do ensino fundamental? 


Observação: caso os alunos não tenham lido o livro pode se usar as páginas do livro abaixo:


Veja a continução em: http://pt.slideshare.net/beebgondomar/dirio-deumbanana

Leitura de rótulos/ alfabeto dos rótulos

Leitura de rótulos/ alfabeto dos rótulos




EDUCAÇÃO S/A

Lição 04- Papai do Céu fez o sol, a lua e as estrelas






http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2015/08/3-trimestre-maternal-2015-licao-04.html

Lição 05- Papai do Céu fez os peixes e os pássaros






http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2015/08/3-trimestre-maternal-2015-licao-05.html

Lição 06- Papai do Céu fez os animais e as pessoas





http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br/2015/08/3-trimestre-maternal-2015-licao-06.html