Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Depressão pode aumentar o risco de Parkinson -- Pesquisa diz que quanto mais grave a depressão, maiores são as chances de desenvolver o mal


Foto: Shutterstock / Shutterstock



O periódico científico Neutology publicou recentemente os resultados de uma pesquisa da Universidade de Umeå, na Suécia, a qual afirma que pessoas com depressão têm mais risco de desenvolver a doença de Parkinson.

— A depressão pode ser um sintoma precoce de Parkinson ou um fator de risco para a doença — afirma Peter Nordström, autor do estudo.

A pesquisa, que começou em 2005, analisou mais de 140 mil suecos com 50 anos ou mais e diagnosticados com depressão. Cada um dos participantes foi comparado a três pessoas da mesma idade e sexo, mas que não tinham a doença.

Após quatro anos e meio do início da experiência, cerca de 1% dos participantes com depressão foram diagnosticados com Parkinson, enquanto que apenas 0,4% dos indivíduos sem sintomas de depressão desenvolveram a doença. Embora os números pareçam baixos, é importante ressaltar que o Parkinson não é uma doença comum.

A equipe de pesquisadores observou ainda que a probabilidade do risco de Parkinson diminuiu ao longo do tempo e que pessoas com depressão podem desenvolver o problema mais cedo em comparação aos pacientes saudáveis. Além disso, pessoas com casos mais sérios de depressão tiveram ainda mais riscos de sofrer com o Parkinson.
O estudo também indica que quem esteve hospitalizado cinco ou mais vezes devido a sintomas de depressão foi 40% mais propenso a ter Parkinson do que pessoas depressivas que foram hospitalizadas apenas uma vez.




ZERO HORA BEM ESTAR

Pressionado por mau início, Luxemburgo é demitido do Fla -- Acabou mais uma passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Flamengo


Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, a direção do time carioca decidiu demitir o treinador, que amarga jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro após três rodadas. Ex-treinador principal, Jayme de Almeida deve assumir a função de forma interina após voltar para a Gávea recentemente.
saiba mais

O agora ex-comandante rubro-negro não aguentou a pressão pelo início ruim no Campeonato Brasileiro, competição na qual o Fla figura na zona de rebaixamento. Em três rodadas, o Flamengo apresentou desempenho abaixo do esperado e conquistou apenas um ponto: perdeu na estreia para um time misto do São Paulo no Morumbi, arrancou empate por 2 a 2 com o Sport no Maracanã e foi derrotado pelo Avaí por 2 a 1 em Santa Catarina.

A reunião que culminou com a demissão do treinador contou com a presença dos principais dirigentes rubro-negros: o presidente Eduardo Bandeira de Melo, o CEO Fred Luz, o vice-presidente de futebol Alexandre Wrobel, o executivo Rodrigo Caetano e o vice de finanças Rodrigo Tostes. O encontro com o técnico costuma ocorrer semanalmente, mas desta vez terminou de forma negativa para Luxemburgo.

Pouco antes da reunião, o time foi recebido com protesto de 15 membros de uma torcida organizada do time no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro . A manifestação dos torcedores só aumentou a pressão e o clima ruim na Gávea. Pelo site oficial do time , a diretoria agradeceu o técnico pelos serviços prestados e desejou sucesso na continuidade da carreira.

Luxemburgo deixa a Gávea sem títulos na quarta passagem - já havia passado pelo Fla em 1991, 1995 e de 2010 a 2012. O treinador chegou ao time rubro-negro em 23 de julho de 2014 após a saída de Ney Franco, com a equipe carioca na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na época, o técnico conseguiu levar a equipe até a 10ª colocação, longe dos rebaixados.




TERRA

Obesidade na adolescência aumenta risco de câncer no intestino, diz estudo

Adolescentes acima do peso têm risco maior de desenvolver câncer no intestino no futuro, de acordo com um estudo da Universidade de Harvard e do hospital da Universidade de Orebro, na Suécia.
Os pesquisadores acompanharam cerca de 240 mil homens suecos por 35 anos.
A análise, divulgada na publicação científica Gut, mostrou que os adolescentes acima do peso tinham o dobro do risco de ter câncer do que os com peso adequado. As chances são ainda mais altas para adolescentes obesos.

O câncer de intestino é o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo, com cerca de 1,4 milhão de novos casos por ano.
O consumo de carne vermelha processada e gordura abdominal já tinha sido ligado ao desenvolvimento da doença.
Crescimento acelerado
Os participantes do estudo tinham idades entre 16 e 20 anos quando a pesquisa começou.

A grande maioria tinha peso normal, mas 6,5% estavam acima do peso e 1% era obeso.
Houve 855 casos de câncer colorretal no estudo.
Os obesos tiveram 2,38 vezes mais chances de desenvolver tumor no intestino.
"O final da adolescência marca a transição da infância para a idade adulta e é um período de crescimento acelerado, principalmente entre homens, então esse período pode representar uma janela crítica", diz o estudo.
"É importante que entendamos o papel da infância e da adolescência no desenvolvimento de câncer colorretal."

"A forte associação observada entre obesidade na adolescência e câncer colorretal na passagem para a meia idade e o aumento da prevalência de obesidade na adolescência pode lançar luz sobre o crescimento da incidência de câncer colorretal entre adultos", adicionou.
Fortes indícios
Rachel Thompson, do Fundo Mundial para Pesquisas sobre Câncer, disse que os indícios sugerem que a obesidade é um fator de risco para câncer de intestino.
"A descoberta é interessante porque dá uma indicação que o câncer de intestino pode estar associado ao estilo de vida ao longo da vida."
"De certas maneiras, pesquisas entre a relação entre fatores como a obesidade e risco de câncer ainda estão começando."
"Será interessante ver se pesquisas futuras comprovarão a relação entre gordura corporal na juventude e risco de câncer no futuro." 




TERRA

Garoto de 14 anos cria aplicativo e fatura cerca de R$ 100 mil por mês -- David Braga é um empreendedor mirim que criou um aplicativo para vender material escolar na internet, com quase 3 mil clientes já cadastrados.




Tem gente que começa a ganhar dinheiro bem antes de entrar na universidade. É o caso do David, de 14 anos, que inventou um aplicativo para vender material escolar na internet.

Sair com os amigos, estudar. É assim a rotina de muitas crianças e adolescentes brasileiros.

O David faz tudo isso. Divide o tempo entre o lazer e os estudos. A diferença é que esse adolescente de 14 anos também trabalha, e muito. É um empreendedor precoce e a criação dele fatura R$ 100 mil por mês.

É um aplicativo que agiliza a compra de material escolar, sem precisar ir à livraria. Basta preencher os campos com o nome do colégio e a série do aluno, que todos os itens aparecem assinalados.

"É muito simples: é uma lógica invertida de e-commerce. Onde as pessoas entram lá, já vai estar tudo selecionado, por isso a lógica invertida, então o que já tem, ela apenas desseleciona", diz David Braga, empreendedor mirim.

A compra leva menos de cinco minutos. A startup tem quase 3 mil clientes cadastrados só em Alagoas.

“Ele assim fez uma coisa muito bem feita com opção de escolha de capa de caderno, de tipo de borracha, então achei bem interessante e que vale muito a pena”, conta a empresária Carla Simões.

O dinheiro é rigorosamente controlado pelos pais e a renda é quase toda revertida para investimentos futuros.

"O plano é todo para reinvestir no próprio negócio dele e no material de trabalho dele que ele investe", diz a empresária Cristiana Peixoto Braga, mãe de David.

Um especialista do Sebrae dá dicas de como os pais devem agir quando percebem a vocação dos filhos para o empreendedorismo.

"Transformar essa ideia de negócio em um modelo de negócio e em um plano de negócio, com orientação técnica e empresarial, mas mais uma vez investindo nas relações humanas dentro da família. Explorar a ideia de negócio e não a criança como um negócio", afirma Marcos Alencar, especialista em empreendedorismo.

"Eu brinco, eu bagunço, eu paquero, namoro, faço de tudo que um adolescente, uma criança normal faz. E ainda dá tempo para empreender. Você vai falhar várias vezes. Mas não desista, você consegue", orienta o empreendedor mirim David Braga.




G 1

Grêmio anuncia contratação de Roger Machado para o lugar de Felipão

Treinador, que já foi jogador, auxiliar e até mesmo interino do clube, foi confirmado na vaga do seu "mentor", Luiz Felipe Scolari

( Foto: Eduardo Deconto / Globo Esporte.com )


No final da manhã desta terça-feira, exatos 7 dias depois da demissão de Felipão, o Grêmio anunciou a contratação do técnico Roger Machado, que trabalhou no Novo Hamburgo durante o Campeonato Gaúcho e já tem passagem anterior pelo Tricolor. O ex-lateral-esquerdo do clube com história foi anunciado à tarde, com contrato até o final deste ano. O nome foi definido em reunião na noite desta segunda-feira.

O treinador comandará seu primeiro trabalho na tarde desta terça-feira, no CT Luiz Carvalho. Depois, será apresentado na sala de imprensa Antônio Augusto. 

Roger Machado, 40 anos, trabalhou no Novo Hamburgo no Gauchão, com o time de jogadores experientes como Luís Mário, Magrão e Bolívar. O treinador foi eliminado justamente pelo Grêmio, após empate em 1 a 1 no tempo normal e decisão nos pênaltis, em partida válida pelas quartas de final da competição.

Ex-lateral de Felipão, a quem substituiu agora, na década de 90, Roger chega com o auxiliar Roberto Ribas para a única vaga aberta na comissão técnica permanente. James Freitas será o auxiliar do Grêmio, com Rogério Dias sendo o preparador físico e Rogério Godoy seguindo como preparador de goleiros. 

Com história no Grêmio, Roger já foi jogador, auxiliar e até mesmo treinador interino. Ganhou Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e Recopa com a camisa gremista. Foi criado nas categorias de base do clube e é considerado um estudioso pela diretoria, além de identificado com o perfil de emergente. Treinou o Grêmio em período de mudanças de treinador e também quando Vanderlei Luxemburgo foi suspenso na Libertadores. Estava, por exemplo, na beira do campo na derrota para o Independiente Santa Fé, em 2013. Esteve à frente do clube em oito jogos, com quatro vitórias, entre eles dois Gre-Nais, e quatro derrotas. 

Roger foi auxiliar técnico do clube, função que será de James, nas comissões de Renato Gaúcho, Caio Júnior e Vanderlei Luxemburgo. Em 2013, deixou o Grêmio para se lançar como treinador. Em 2014, assumiu o Juventude, durante o Gauchão, onde ficou de fevereiro a julho. Em 2015, começou o trabalho no Novo Hamburgo, indo até a partida com o Tricolor. 

Sete dias depois, o pupilo substitui o mentor. Roger já deixou claro em outras oportunidades que Felipão, demitido na terça passada, é uma de suas inspirações para sua carreira de treinador. Ambos se encontraram algumas vezes na terceira passagem do ex-técnico da Seleção pelo Tricolor. Além da decisão nas quartas de final no Gauchão, ambos se encontraram antes de um amistoso durante a pré-temporada. 
Como jogador, surgiu nas categorias de base subindo em 1994, quando estreou como profissional. Atuou até 2003 constituindo-se em um dos mais vitoriosos atletas da história da instituição. Neste período, ganhou 16 títulos como profissional, tendo disputado 504 jogos oficiais com sete gols marcados. Em 1995 e 2001 chegou a defender a Seleção Brasileira. Roger jogou também no Vissel Kobe, do Japão; no Fluminense, onde conquistou a Copa do Brasil de 2007; e D.C. United. É atleta da Calçada da Fama do Grêmio desde 13 de setembro de 2011. 


G 1

Ex-diretor da Petrobras, Cerveró é condenado a cinco anos de prisão -- Condenação é por lavagem de dinheiro referente a um apartamento no RJ. Defesa diz que irá recorrer da sentença, publicada nesta terça-feira (26).

Nestor Cerveró foi condenado a cinco anos de prisão 


(Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo)



O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró foi condenado a cinco anos de prisão – em regime, inicialmente, fechado – pelo crime de lavagem de dinheiro. A decisão do juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, é da tarde desta terça-feira (26). Esta é a primeira condenação de Cerveró, que também é réu em mais uma ação penal e já está preso em Curitiba. 



Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Nestor Cerveró adquiriu para si, mas em nome de uma empresa, um apartamento de luxo no Rio de Janeiro com dinheiro que recebeu como propina na Petrobras – a acusação de recebimento de propina é apurada no outro processo. Cerveró simulou um contrato de locação do próprio imóvel para justificar o uso, de acordo com a denúncia.

O imóvel, localizado no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, foi adquirido por R$ 1,532 milhão pela empresa Jolmey. Conforme a denúncia, a offshore foi constituída no Uruguai por Cerveró e o advogado uruguaio Oscar Algorta, e posteriormente no Brasil, quando ingressou no país com capital de R$ 2,6 milhões. O dinheiro foi utilizado, segundo os procuradores, para adquirir o apartamento, para empreender uma reforma de R$ 690 mil no imóvel, e para bancar impostos e honorários de advogados.

Algorta também era réu neste mesmo processo criminal, sendo acusado de ter lavado parte do dinheiro desviado com a compra do apartamento em nome da offshore. Porém, como reside no exterior, a ação contra ele foi desmembrada deste processo.

Atualmente, o apartamento está avaliado em R$ 7,5 milhões, segundo o MPF. Na sentença, Moro determinou o confisco do imóvel e que, após alienação, o produto da venda seja revertido à Petrobras, apontada como vítima dos crimes antecedentes à lavagem de dinheiro.


O advogado que representa Nestor Cerveró no processo, Edson Ribeiro, afirmou ao G1 que discorda do conteúdo da sentença, e que irá recorrer. Questionou, ainda, a rapidez com que a sentença foi publicada, uma vez que as alegações finais de Cerveró foram apresentadas pela defesa apenas após as 22h de segunda-feira (25).

“Eu estranho justamente essa rapidez. Todos nós dormimos pelo menos umas seis horas, oito horas. Então, em sete horas foram lidas as alegações e apresentada uma sentença com 50 e poucas páginas. Denota-se que a sentença já estava pronta, aguardava apenas a formalização da entrega pela defesa e mais nada. Esse é um fato de relevo”, afirmou o advogado, que disse ainda que o caso demonstra “total desprezo pelo devido processo legal”.





Outro processo

Cerveró foi preso em janeiro ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Desde então, está detido na carceragem da superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba. Ele passou a ser réu na Lava Jato em dezembro do ano passado juntamente com Fernando Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção na estatal; e Júlio Camargo, executivo da Toyo Setal.

Eles são acusados de participação em crimes como corrupção contra o sistema financeiro nacional e lavagem de capital entre 2006 e 2012, conforme a denúncia. Além deles, o doleiro Alberto Youssef também virou réu nesta ação penal.

De acordo com o MPF, Fernando Baiano e Nestor Cerveró são suspeitos de receber US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda para a perfuração de águas profundas na África e no México. Fernando Baiano era representante de Nestor Cerveró no esquema, ainda segundo a denúncia.

Nestor Cerveró e Fernando Baiano respodem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além destes crimes, Júlio Camargo responderá por evasão fraudulenta de divisas e fraudes em contratos de câmbio. Nesta ação, Youssef responde apenas por lavagem de dinheiro.




G1 PR

OMS aprova plano para combater resistência a antibióticos -- Governos devem apresentar resultados à organização até 2017






Foto: Stock Photos / 

Divulgação





A Organização Mundial da Saúde (OMS) dá dois anos para que governos de todo o mundo estabeleçam planos para combater a resistência a antibióticos, fenômeno que se transformou em uma "ameaça global". Doenças tratadas com relativa facilidade até há pouco tempo podem voltar a matar cerca de 10 milhões de pessoas até 2050 se nada for feito. Para tentar reverter a situação, um plano foi aprovado hoje pela agência de saúde da ONU.

Os dados apontam para um cenário alarmante: pelo menos sete bactérias diferentes — responsáveis por doenças como pneumonia, diarreia ou infecções sanguíneas — começam a ganhar resistência. Ao menos dois produtos usados até hoje não trazem mais efeitos em pelo menos metade da população, entre eles está o antibiótico usado contra infecções urinárias causadas pela bactéria E. Coli.

Em 2013, a OMS calculou 480 mil novos casos de tuberculose em mais de cem países, devido à resistência aos remédios. No caso da malária, a entidade considera a resistência uma "preocupação urgente de saúde pública", diante do impacto em regiões inteiras.

Pelo plano aprovado, os governos terão até 2017 para colocar o assunto como prioridade, apresentando o que foi feito à organização. O projeto ainda estabelece cinco objetivos: incrementar a conscientização e o conhecimento sobre a resistência, ampliar as pesquisas pelo setor privado, reduzir as incidências de infecção e otimizar o uso de remédios, principalmente antibióticos.

A OMS também insiste para que o projeto alcance não apenas a saúde humana, mas também a animal — principalmente em países com ampla produção de carnes, como é o caso do Brasil.

— Corremos o risco de estarmos agindo tarde — declara Sally Davies, conselheira médica do governo britânico, responsável por liderar os debates sobre o plano.

De acordo com a especialista, 25 mil pessoas já morrem de infecções causados por bactérias resistentes apenas na Europa. Jim O'Neill, ex-economista chefe do Goldman Sachs, chegou a produzir estudos que indicam que os custos de uma nova geração de bactérias poderiam ultrapassar a marca de US$ 60 trilhões em 40 anos.


Agência Estado

Dilma cai três posições e agora é a 7ª mulher mais poderosa do mundo, diz Forbes -Presidente caiu três posições no ranking da revista norte-americana



Presidente caiu três posições em ranking 

Foto: EVARISTO SA / AFP




Assim como a economia brasileira, que vem sofrendo retrocessos, a presidente Dilma Rousseff também perde poder e influência. A mandatária brasileira caiu três posições no ranking das 100 mulheres mais poderosas da revista norte-americana Forbes e agora aparece na 7ª colocação. A metodologia avalia fortuna, aparições na mídia, esfera de influência e impacto, entre outros itens.

No texto referente a Dilma, a publicação lembra que protestos populares pediram sua renúncia no começo deste ano, pouco meses após a reeleição. "Rousseff, que na campanha prometeu aproveitar o petróleo e impulsionar a economia, agora enfrenta um escândalo de corrupção que envolve a estatal Petrobras", aponta a Forbes. A revista diz ainda que sua taxa de aprovação caiu para 13% e que o PIB do País deve encolher este ano.


Em 2014, o Brasil tinha outras duas representantes na lista, que este ano não se classificaram entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo: Maria das Graças Foster (na 16ª posição) e Gisele Bndchen (89ª). A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, aparece este ano na 16ª colocação, enquanto a presidente do Chile, Michelle Bachelet, está no 27º lugar.


No topo do ranking a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se mantém invencível no 1º lugar. Na sequência está a ex-secretária de Estado e presidenciável norte-americana Hillary Clinton. Depois vem a filantropa Melinda Gates; a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen; a executiva-chefe da GM, Mary Barra; e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Na sequência do top 10, após Dilma, estão a diretora-operacional do Facebook, Sheryl Sandberg; a executiva-chefe do YouTube, Susan Wojcicki; e a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama.




DIÁRIO CATARINENSE

Senado aprova MP que restringe o acesso ao seguro-desemprego


Medida provisória faz parte do esforço do governo pelo ajuste fiscal.
Matéria já havia sido aprovada pela Câmara e vai à sanção presidencial.

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (26) por 39 votos favoráveis e 32 contrários a medida provisória 665, que restringe o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso. Como já havia sido aprovada pela Câmara e não sofreu alterações no Senado, a matéria segue para sanção presidencial.

Considerada pelo governo como necessária para o ajuste fiscal que visa reequilibrar as contas públicas, a MP 665 foi editada em dezembro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff juntamente com a MP 664, que restringe o acesso à pensão por morte.

Ao todo, 11 senadores da base aliada votaram contra a MP, entre eles, três senadores petistas: Paulo Paim (RS), Lindbergh Farias (RJ) e Walter Pinheiro (BA). Também votaram contra a medida os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Antônio Reguffe (PDT-DF), Cristovam Buarque (PDT-DF), Fernando Collor (PTB-AL), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Magno Malta (PR-ES) e Elmano Férrer (PTB-PI).

Antes do início da sessão, os líderes partidários se reuniram com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para tentar um acordo sobre o procedimento da votação dos textos. A ideia era definir se o plenário votaria destaques ao texto original separadamente ou em bloco, o que aceleraria o processo.

Logo no início da sessão, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO) apresentou diversos requerimentos para votar separadamente cada emenda ao texto original na Câmara. A estratégia de obstruir a votação visava retardar ao máximo a aprovação do texto.

Após duas horas de discussão, o Senado rejeitou a análise individual de cada destaque. Também foram rejeitadas todas as alterações propostas pelos senadores.




Tumulto



A sessão foi interrompida por cerca de dez minutos após integrantes da Força Sindical se manifestarem nas galerias do plenário do Senado.

Enquanto o senador José Agripino (DEM-RN) falava na tribuna, os sindicalistas começaram a gritar nas galerias usando máscaras com a imagem da presidente Dilma Rousseff com chifres. Além das máscaras, os manifestantes cantaram o hino nacional e gritaram "Fora, PT".

Imediatamente, Renan Calheiros determinou a suspensão da sessão até que a segurança do Senado retirasse os manifestantes. Depois, voltou atrás e permitiu a presença dos sindicalistas, desde que eles permanecessem em silêncio durante a discussão.

Após a aprovação da MP 665, no momento em que os senadores discutiam se iriam continuar com a sessão ou se deixariam a votação da MP 664 para a sessão desta quarta, integrantes da Força Sindical voltaram a se manifestar e começaram a cantar: "PT pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão". Novamente, Renan Calheiros suspendeu a sessão devido à manifestação.

Veja abaixo o que muda com a aprovação da MP:






Seguro-desemprego



Pelo texto aprovado, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos dois anos. O prazo inicial proposto pelo governo era de 18 meses. Antes, o trabalhador precisava de apenas seis meses.

Para poder pedir o benefício pela segunda vez, o projeto estipula que o trabalhador tenha nove meses de atividade. Antes, esse prazo exigido era de seis meses de trabalho, e o governo queria ampliar para 12 meses. A proposta mantém a regra prevista na MP (seis meses) se o trabalhador requisitar o benefício pela terceira vez.





Abono salarial



Em relação ao abono salarial, o texto prevê que o trabalhador que recebe até dois salários mínimos deverá ter trabalhado por três meses para ter direito ao benefício. O texto do Executivo exigia seis meses.



O abono salarial equivale a um salário mínimo vigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano.

O texto aprovado mantém o pagamento do abono ao empregado que comprovar vínculo formal de no mínimo 90 dias no ano anterior ao do pagamento. A nova regra seguirá a mesma linha de pagamento do 13º salario. Por exemplo, quem trabalhou um mês ou cinco meses receberá respectivamente 1/12 e 5/12 do abono.





Seguro-defeso



Para o seguro-defeso, pago ao pescador durante o período em que a pesca é proibida, foi mantida a regra vigente antes da edição da medida provisória – o pescador necessita ter ao menos um ano de registro na categoria. A intenção do governo era aumentar essa exigência para três anos.




G1

Horóscopo 5ª feira 28 de maio de 2015



ÁRIES: São pensamentos demais acontecendo ao mesmo tempo, desse jeito a cabeça vai doer a qualquer momento. Tome um tempo para descansar e se despreocupar, porque o mundo já está louco o suficiente, não precisa mais disso.


TOURO: A tensão que paira no ar continuará aí até que você faça as manobras necessárias para o momento. Talvez você resista a fazê-las porque as acha arriscadas demais, porém, a necessidade continua sendo a mãe do destino.


GÊMEOS: A tensão precisa ser administrada, pois mesmo que você tome atitudes precipitadas e impulsivas, depois precisará administrar as consequências. Reconheça isso e, talvez, você consiga deter alguns desses impulsos.


CÂNCER: Há muitos subterfúgios e segredos em jogo neste momento, o que torna o panorama complexo demais para poder ser resolvido com uma ou duas atitudes. Agora seria melhor reservar um tempo extra para reflexões profundas.


LEÃO: É preciso colaborar mesmo que não haja disposição nesse sentido. Ao longo do tempo as circunstâncias adversas farão com que as pessoas abram os olhos e se disponham a colaborar entre si, mas precisava chegar a esse ponto?

VIRGEM: Neste momento a sua parte consiste em motivar as pessoas a superarem a hesitação e se lançarem à aventura de realizar mesmo que haja muitos riscos envolvidos. Isso não será fácil, mas absolutamente necessário.


LIBRA: A diferença de opiniões não é caso apenas de discussões, mas de rompimentos também. O diálogo nem sempre é possível porque as posições se radicalizam e ninguém pretende mesmo dar o braço a torcer. Eis o panorama.


ESCORPIÃO: Nem tudo precisa ser experimentado diretamente para verificar como funciona. A mente é capaz de refletir e antecipar os acontecimentos, justamente para que nossa humanidade não tenha de aventurar-se em todas as experiências.


SAGITÁRIO: Alguém terá de fazer contraponto à loucura que se instala neste momento e que atinge pessoas bem próximas. Parece que sua alma foi escolhida para fazer esse contraponto. Por isso, contenha-se e procure equilíbrio.


CAPRICÓRNIO: Ainda que você queira isso ou aquilo, as circunstâncias precisam ser medidas com sabedoria e, talvez, adequar-se ao que for possível, deixando de lado seus anseios e desejos temporariamente, até tudo mudar.


AQUÁRIO: Repense tudo antes de lançar-se ao mundo como se esse fosse acabar antes de você satisfazer o que deseja. Tempo não é um objeto, por isso, não pode faltar nem sobrar. Tudo merece uma administração muito mais sábia.


PEIXES: Há coisas que precisam acontecer e de pouco adianta você fazer de tudo para escapulir-se delas. Melhor enfrentá-las, pois dessa forma não se fortalecerão e, pelo contrário, será você que dará conta delas com eficiência.




DIÁRIO GAÚCHO

Polícia faz operação surpresa e prende dirigentes da Fifa por corrupção


Segundo o "The New York Times", policiais invadiram hotel cinco estrelas de Zurique e efetuaram prisões. Ex-presidente da CBF, José Maria Marin seria um dos acusados
A polícia da Suíça prendeu, na madrugada desta quarta-feira em um hotel de Zurique pelo menos seis dirigentes da Fifa sob a acusação de corrupção. De acordo com o "The New York Times", a ação dos suíços foi movida por um pedido de autoridades americanas. Os suspeitos poderão ser extraditados para os Estados Unidos. O Departamento Federal de Justiça suíço informou que está questionando 10 dirigentes sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. Uma nota oficial da Advocacia-geral do país informou que procedimentos criminais foram abertos sobre o caso. 
Delegados de quase todas federações de futebol estão em Zurique para o congresso da FIFA marcado para esta sexta-feira - no qual Joseph Blatter tentaria buscar seu quinto mandato como presidente da entidade. O único detido identificado até o momento foi Jeffrey Webb, presidente da CONCACAF (Confederação das Américas Central e do Norte).Segundo o New York Times, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, está entre 14 nomes que serão indiciados hoje pela justiça dos EUA. O porta-voz da FIFA, Walter de Gregorio, disse que Blatter não está entre os acusados. 
- Ele não está envolvido de modo algum - disse.
Segundo o jornal, as acusações baseadas numa investigação do FBI que começou em 2011 apontam corrupção generalizada na FIFA nas últimas duas décadas - envolvendo a disputa pelo direito de sediar as Copas da Rússia (2018) e Qatar (2022) - além de contratos de marketing e televisionamento. O rival de Blatter na eleição, o príncipe saudita Ali Bin Al Hussein, comentou para a emissora inglesa BBC:
- Hoje é um dia triste para o futebol. É uma história em andamento - cujos detalhes ainda estão aparecendo. 
Fontes da justiça americana dizem, segundo o jornal, que 14 pessoas ligadas à FIFA serão indiciadas por crimes como fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Eles seriam o citado Webb (Ilhas Cayman), vice-presidente da comissão executiva e presidente da Concacaf; Eugenio Figueredo (Uruguai), que também integra o comitê da vice-presidência executiva e até recentemente era presidente da Conmebol; Jack Warner (Trinidad e Tobago), ex-vice-presidente da Fifa e ex-presidente da Concacaf, acusado anteriormente de inúmeras violações éticas; Julio Rocha (Nicarágua), presidente da Federação Nicaraguense; Costas Takkas; Rafael Esquivel; Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol; e o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF.
Os policiais efetuaram as prisões no belo e tradicional hotel de Zurique 

(Foto: Reuters)
Outro já identificado é Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica. Após ser apreendido, o dirigente foi conduzido por policiais juntamente com sua bagagem e imediatamente deixou o hotel por uma porta lateral. Além dos dirigentes, cinco executivos de marketing também serão indiciados. 
A Justiça Suíça divulgou nota oficial informando que seis acusados foram presos e aguardarão processo de extradição para os EUA. Segundo a nota, as autoridades americanas acusam os suspeitos de receberem milhões de dólares em subornos. As escolhas de Rússia e Catar como sedes para as duas próximas Copas (2018 e 2022) podem ser o tema central das investigações.
Jack Warner presidente da Concacaf

(Foto: Getty Images)


Joseph Blatter não está entre os acusados, porém seu nome figura na lista de investigados pela polícia. Segundo informações da TV americana "CNN", o FBI já vinha atuando sobre o caso há cerca de três anos.
A operação surpresa foi realizada por policiais à paisana, que se dirigiram ao balcão de registros do Hotel Baur au Lac e, já de posse das chaves, subiram aos quartos dos suspeitos, efetuando as prisões. Todos os acusados responderão, entre outras, por fraude eletrônica, extorsão e lavagem de dinheiro.
O escândalo das detenções em Zurique pode comprometer a tentativa de reeleição de Blatter à presidência da Fifa. O objetivo do dirigente era deixar encaminhado, na sexta-feira, o acerto para o seu quinto mandato à frente da entidade maior do futebol mundial.

Ainda na manhã desta quarta-feira, a Fifa informou que irá realizar uma conferência de imprensa às 11h (6h no horário de Brasília) em sua sede de Zurique.


NOTICIAS S/A

Homem morre em colisão na SC 401 em Florianópolis -- O acidente ocorreu às 03h30min perto do Ilha Shopping no sentido Norte da rodovia




Foto: Eduardo Silveira Peduzzi / Corpo de Bombeiros, Divulgação


Um homem morreu após uma colisão envolvendo uma motocicleta e um automóvel na SC 401 em Florianópolis, na madrugada desta quarta-feira. O acidente ocorreu às 03h30min perto do Ilha Shopping no sentido Norte da rodovia.

Após colidir lateralmente contra a moto Honda Biz, o automóvel Ford Focus saiu da pista e bateu em uma placa metálica. O condutor, não identificado, morreu no local. O motociclista Alexandre Tavares Franco de 44 anos foi encaminhado para o Hospital Celso Ramos.




DIÁRIO CATARINENSE

Beber mais de quatro cafés por dia pode ser nocivo para a saúde

Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, cafeína em excesso representa risco para a saúde cardiovascular


Foto: stock.xchng / Divulgação


O consumo de mais de 400 miligramas de cafeína por dia, o equivalente a quatro cafés expressos ou uma mistura de cafés, refrigerantes e energéticos, pode ser nocivo para a saúde, em especial para as mulheres grávidas e os menores de 18 anos.

O alerta foi divulgado pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).


Em consequência, a EFSA recomenda, pela primeira vez na União Europeia (UE), o estabelecimento de um limite para a dose diária de ingestão de cafeína, de todas as fontes de alimentos.

Acima do recomendado, o consumo passa a ser considerado um risco, em particular em termos de problemas cardiovasculares.

Para um adulto, a dose diária sem risco é de 400 mg por dia. Um café expresso oscila entre 70 mg e 100 mg, segundo um porta-voz da EFSA.


As grávidas podem ingerir sem risco até 200 mg por dia, para evitar efeitos colaterais. Para os adolescentes ou crianças, o recomendado é o máximo de 3 mg por quilo de índice de massa corporal. Os adolescentes estão particularmente expostos com o consumo de bebidas energéticas e refrigerantes com cafeína em sua fórmula.

— O risco para a saúde não é enorme, mas existe. A principal mensagem é que os consumidores devem levar em consideração as diferentes fontes de cafeína, além do café — comentou o porta-voz.


"Esta é a primeira vez que avaliamos na UE os riscos vinculados à cafeína, incluindo todas as fontes de alimentos", afirma a EFSA em um comunicado.

Em sete dos 13 países analisados pela EFSA, uma parte da população adulta consome mais que a dose de 400 mg. A Dinamarca está em primeiro lugar, com uma taxa de 33% dos adultos que abusam da cafeína, seguida por Holanda (17,6%), Alemanha (14,6%), Finlândia (13,4%), Bélgica (10,4%), Suécia (9%) e França (5,8%).





AFP / HORA DE SC

Aprenda a fazer em casa um remédio para unha encravada

Um remédio para unha encravada pode ser o desejo e a solução de muitas pessoas que sofrem com o incômodo. Afinal, a dor ocasionada pelo problema é impossível de ignorar. Geralmente, surge em decorrência do corte errado na unha, que faz com que ela entre na pele e cause uma infecção.


O encravamento das unhas não é incomum. Pessoas que costumam utilizar sapatos apertados e desconfortáveis têm mais propensão à unha encravada. Muitas vezes, readequar o corte da unha soluciona o problema. Mas há casos graves em que é necessário tomar antibióticos e, até mesmo, recorrer a procedimentos cirúrgicos.
A cebola, o alho e o limão podem ajudar no alívio e na cura da unha encravada. 


Foto: iStock, Getty Images


Benefícios do remédio para unha encravada
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o encravamento se caracteriza pela inflamação e vermelhidão do canto da unha. Em alguns casos, há presença de pus e dores agudas. Se não tratada, a infecção pode avançar. Muitas pessoas não sabem, mas a unha encravada pode ser classificada em três graus:


1. Grau I


Dor leve, com sensibilidade somente no local.


2. Grau II


Além da dor, há presença de secreções. Sangue e pus começam a sair da unha encravada.


3. Grau III


A dor fica ainda mais acentuada. Há presença de secreções e a área acometida sofre de hipertrofia, ou seja, fica muito inchada e aumenta de tamanho.


O ideal é combater o problema logo no primeiro estágio, para evitar que a situação piore. Para isso, é importante tomar cuidado com os hábitos que contribuíram para o encravamento em primeiro lugar. Evitar sapatos fechados e apertados é essencial.


Além disso, adotar alguns cuidados ajuda a aliviar o incômodo. Uma boa dica é deixar o pé em água morna, cerca de três ou quatro vezes por dia.


Cortar a unha também pode ser necessário, mas é de extrema importância que a unha seja cortada de forma reta. Se você não souber fazer isso, peça ajuda para alguém que tenha mais habilidade no corte.


Apesar de dispormos da possibilidade de adquirir inúmeros produtos comercializados para tratar o problema, o remédio para unha encravada caseiro ainda é uma excelente opção. Ele é eficiente e não pesa no bolso.


Como fazer um remédio para unha encravada
O suco de cebola é uma excelente opção de remédio para unha encravada. As propriedades da cebola ajudam a combater a infecção e, em poucos dias, você já poderá notar uma melhora no problema.


Esse remédio para unha encravada caseiro é super fácil de fazer. Basta extrair o suco de uma cebola e aplicar diretamente sobre a unha ferida. Para isso, liquidifique uma cebola em 250 ml de água e coe.


O próximo passo é colocar o pé da unha encravada no suco. Deixe que a unha fique imersa no suco até ficar completamente encharcada. Depois, espere até o suco secar sobre a unha, para que penetre bem sobre o local.


Além do suco de cebola, o limão e o alho também são um ótimo remédio para unha encravada. Eles agem como antibióticos naturais e podem ser aplicados diretamente sobre a unha. Entretanto, se o problema persistir, é essencial procurar o dermatologista.




DOUTÍSSIMA DO TERRA

Alternativa à maconha, Spice pode ser 100 vezes mais forte

Uma droga sintética chamada spice foi apontada como causa da hospitalização de cinco estudantes britânicos, dois deles em estado crítico. Mas o que é spice e por que ela é tão popular e causa tanta preocupação?




Popularização de canabinóides sintéticos preocupa diversos governos 

Foto: Getty Images

Spice é o nome mais comumente associado a drogas criadas em laboratório com efeito semelhante à maconha, que é proibida em diversos países da Europa.

No entanto, seus componentes químicos são diferentes e os efeitos colaterais foram pouco estudados até agora. Segundo especialistas, versões sintéticas como esta podem ser até cem vezes mais potentes do que a droga que ela imita.

A popularização do spice preocupa muitos governos. A União Europeia vem alertando para as "severas consequências adversas" que podem ser geradas por seu uso.

Apesar de usuários relatarem em fóruns que nunca sofreram efeitos colateral, a spice foi ligada a várias fatalidades na Austrália e na Rússia. Nos Estados Unidos, Connor Reid, de 19 anos, entrou em coma e depois morreu.

"Pais, eduquem a si mesmos sobre as drogas sintéticas", disse sua família. "Elas estão se espalhando muito rápido. Façam isso por Connor." 





Testes em animais 



Substâncias que simulam o efeito da maconha, os canabinoides sintéticos, foram criadas há mais de 20 anos nos Estados Unidos para testes em animais que faziam parte de um programa de pesquisa sobre o cérebro.

Na última década, elas passaram a ser facilmente compradas por cidadãos comuns pela internet ou em tabacarias. Spice era originalmente o nome de uma marca, mas tornou-se um termo usado para se referir a estas novas drogas.

Normalmente, estas substâncias são borrifadas sobre ervas, que são fumadas como a maconha comum. Também vêm em tabletes ou como um líquido para ser usado em cigarros eletrônicos.

O governo britânico avalia banir todos os canabinoides sintéticos para dar fim ao que Trevor Shine, da empresa dedicada a identificação de drogas Tic-Tac, chama de "um constante jogo de gato e rato".

Isso porque, toda vez que uma droga é proibida, são criadas outras.

"Sempre que um tipo é banido, outro fora da restrição é criado", diz Shine. "Isso ocorre mais com canabinoides sintéticos do que com qualquer outra droga."

O governo britânico diz que mais de 500 novas drogas já foram banidas, e vários sistemas de alerta introduzidos e atualizados para identificar novas substâncias sendo vendidas no mercado.

Autoridades do país acreditam que banir completamente os canabinoides permitiria que as forças de segurança tivessem mais poder para combater o comércio ilegal de todas elas, sem precisar diferenciar as versões que podem ou as que não podem ter seu consumo reprimido. 





Made in China 


Acredita-se que a maior parte delas é produzida na China. Em 2013, a União Europeia identificou 81 novas substâncias psicoativas, das quais 29 eram canabinoides sintéticos.

Uma pesquisa realizada no Estado do Michigan, nos Estados Unidos, indica que ela é a segunda droga mais popular entre estudantes de ensino médio, atrás apenas da maconha.

Alguns canabinoides artificiais são bem mais potentes que outros, e seu consumo está ligado a problemas cardíacos, respiratórios e digestivos.

Outra preocupação, segundo o governo americano, é que pode haver resíduos de metais nas misturas, prejudiciais ao organismo. Mas não foram realizados testes suficientes para comprovar isso.

Enquanto as autoridades de diversos países enfrentam dificuldades com o que vem se tornando um grande negócio, usuários são prejudicados pela falta de informação confiável.

"Você não sabe o que está contido ali nem em que quantidade os produtos químicos foram usados", diz Mark Piper, da empresa de testes toxicológicos Randox Testing.

"Além disso, não há qualquer uso farmacêutico para estas substâncias, porque elas não foram feitas para serem usadas por humanos." 




BBC BRASIL / TERRA

Peso, sono e dinheiro reduzem produtividade no trabalho


Na sua opinião, quais motivos levam à baixa produtividade no trabalho? Se respondeu fumar, beber ou comer muito, está enganado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge e Rand Europe, ambas na Inglaterra, esses itens nem aparecem na lista dos principais fatores. A vida profissional é prejudicada principalmente por preocupações financeiras e dormir menos de sete horas por noite. Os dados são do jornal Daily Mail. 






Foto: iStock


O estudo analisou dados de empresas que participaram de um concurso para descobrir a mais saudável do Reino Unido, tendo acesso a informações de mais de 21 mil trabalhadores. Constatou-se que a lista com os 12 fatores que têm o maior efeito sobre a produtividade também conta com estar abaixo do peso, estar acima do peso, inatividade física e adição de gorduras não-saudáveis às refeições, como manteiga e maionese.

Outros itens mencionados são sintomas de depressão, sofrer assédio moral no local de trabalho, ter relações tensas com os colegas, exigências irrealistas, pressão arterial elevada e algum problema musculoesquelético.

Pesquisas recentes sobre o sono indicam que dormir apenas seis horas ou menos pode prejudicar a pele e aumentar o risco de diabetes. A falta de sono também está associada com um risco maior de Alzheimer e Parkinson. Segundo especialistas, o cérebro precisa do descanso adequado para se purificar de substâncias tóxicas. 


TERRA

Cunha foi derrotado por sua 'prepotência', dizem deputados

O poderoso presidente da Câmara, Eduardo Cunha, sofreu uma dupla derrota na noite de terça-feira (26) com a rejeição das suas duas principais propostas de reforma política – incluir na Constituição Federal a permissão de doações de empresas a campanhas eleitorais e alterar a forma como elegemos deputados e vereadores, adotando o sistema chamado de distritão.





Após atropelar Comissão da Reforma Política, Cunha viu suas duas principais propostas serem barradas 

Foto: BBC Mundo / Copyright



Deputados e assessores parlamentares ouvidos pela BBC Brasil atribuíram parte da derrota a uma reação da casa à atitude "prepotente e autoritária" de Cunha, após ele atropelar o trabalho da Comissão Especial de Reforma Política.


Isso ficou bem nítido no caso do distritão – modelo para eleição de deputados e vereadores em que os mais bem votados se elegem, independentemente do desempenho total dos partidos.

Ferrenhamente defendido por Cunha, esse sistema foi amplamente criticado por cientistas políticos ouvidos na comissão. Segundo eles, a mudança beneficiaria os candidatos já conhecidos do grande público, capazes de atrair grande número de votos, em detrimento de candidatos novos ou representantes de minorias, por exemplo.

Por causa dessas críticas, o relator da matéria, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), se posicionou contrariamente ao distritão e não queria incluí-lo em seu relatório. 





O relator, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), se posicionou contrariamente ao distritão e não queria inclui-lo em seu relatório 

Foto: BBC Mundo / Copyright



Cunha decidiu então substituí-lo pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RF) e levar o relatório diretamente ao plenário da Câmara, sem votá-lo na comissão. O presidente chegou a dizer que umas das propostas de Castro – alterar a duração dos mandatos de senador – era burrice política. 





'Imperador' 



O episódio foi considerado humilhante para Castro e acabou ampliando a rejeição ao sistema defendido pelo presidente da Câmara.

"O imperador deu um tiro no pé. Houve um sentimento de solidariedade a Castro", disse um deputado do PTB a dois colegas, logo após o resultado da votação, em conversa presenciada pela BBC Brasil.

Antes da aprovação da medida, Castro distribuiu panfletos entre os deputados criticando o distritão. Ainda antes da votação, ele recebeu aplausos calorosos do plenário ao ser citado no discurso do deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

O assessor de um importante parlamentar estimou que entre 40 e 50 deputados teriam mudado de lado por causa da "humilhação" imposta a ela por Cunha.

"Acho que houve esse sentimento (de solidariedade). Recebi mais de cem abraços de apoio hoje (ontem)", disse Castro à BBC Brasil, após o resultado.

"Ele (Cunha) foi muito desrespeitoso comigo e com a comissão. Acho que ele terá que refletir agora", acrescentou o deputado, que era aliado de Cunha até esse episódio.



Manifestantes de movimentos LGBT e feministas protestam contra Cunha, em ato ocorrido em março em São Paulo 

Foto: BBC Mundo / Copyright



No caso do distritão, havia dúvida sobre se ele seria rejeitado e as apostas eram de uma votação apertada. O que mais surpreendeu foi a margem do resultado amplamente contrária a sua aprovação.

Por ser uma proposta de alteração da Constituição Federal, sua aprovação dependia do apoio de 60% dos deputados (308 votos do total de 513).

Em um bolão realizado entre jornalistas que cobrem a Câmara, do qual três deputados também participaram, a aposta mais baixa era de a proposta teria 243 votos favoráveis. Recebeu 210 apenas.

Quando o resultado foi divulgado, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) não se conteve: bateu forte com uma mão aberta sobre a outra fechada e saiu correndo para fora do plenário em comemoração.

Com esse resultado, ficou mantido o modelo atual, em que a eleição de vereadores, deputados estaduais e deputados federais é proporcional ao total de votos recebidos por cada coligação de partidos. Esse modelo maximiza o potencial de cada voto, pois tanto os votos "excedentes" dos candidatos mais bem votados como os votos "insuficientes" dos menos votados são redistribuídos entre os candidatos de votação intermediária de cada coligação. 




Financiamento de campanhas 



Já no caso das doações de empresas, a expectativa era de uma vitória de lavada da proposta de Cunha de incluir sua permissão na Constituição Federal, já que a maioria dos deputados foi eleita após campanha que incluiu recursos recebidos de empresas.

A votação favorável, porém, também não alcançou o mínimo necessário: foram 264 manifestações a favor e 207 contra (o restante dos deputados não votou ou se absteve).

Para o deputado Molon, o resultado refletiu a pressão da sociedade contra o financiamento de campanhas por empresas.

Essas doações estão na berlinda devido às revelações de irregularidades pela Operação Lava Jato. As investigações apontam que empresas teriam financiado campanhas de políticos de diversos partidos com recursos públicos desviados da Petrobras.

"Foram duas grandes derrotas de Cunha. A maioria dos deputados entendeu que a continuidade desse modelo, de campanhas dependentes das empresas, não é mais sustentável", disse Molon, último deputado a deixar o plenário, quase à 1h da madrugada desta quarta-feira. 





Julgamento parado

A tentativa de incluir na Constituição Federal as doações de empresas foi uma reação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, a corte está analisando se doações de empresas são inconstitucionais, e a maioria dos ministros já se pronunciou pela proibição. No entanto, o julgamento está há mais de um ano parado por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Com a rejeição da proposta defendida por Cunha, a questão do financiamento continuará em votação nesta quarta-feira. Agora, os deputados terão que decidir se serão permitidas doações de pessoas físicas ou se o financiamento será inteiramente público – proposta defendida pelo PT.

Qualquer proposta de emenda constitucional precisa passar duas vezes na Câmara e duas vezes no Senado, de modo que mesmo que uma delas seja aprovada amanhã, não entra ainda em vigor.
Atualmente, empresas são a principal fonte de recursos para campanhas políticas. Cunha é um dos maiores beneficiários do atual modelo – gastou R$ 6,5 milhões na campanha de 2014, quando obteve recursos de empresas de mineração, bebidas, telecomunicação, bancos, entre outras.




BBC BRASIL / TERRA