Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 8 de setembro de 2013

Geometria - Vai Começar a Brincadeira Matemática .


GEOMETRIA


Vamos brincar de construir?
Dá para fazer cada coisa bonita..
Veja as cores destes blocos:


Use a mesma cor para pintar os blocos da mesma forma.

Veja a SUGESTÃO 16 do Suplemento para o Professor, no final do livro.

Aproveite o trabalho com o conceito de mesma forma para explorar com o aluno o Jogo 32 (Jogo da memória). Construa 6 a 10 pares de cartas. Cada par deve ter um mesmo sólido geométrico desenhado: cubo, paralelepípedo, pirâmide cilindro, cone e prisma de base triangular.

Leia a descrição do jogo no item III do Manual Pedagógico da coleção. Trabalhe inicialmente com as figuras viradas para cima. quando os alunos dominarem melhor o jogo, pode-se jogar com as cartelas viradas para baixo.

Pergunte aos alunos: "Qual dos objetos abaixo lembram a forma do bloco azul (cubo)?".

GEOMETRIA

Faça seu lápis rolar pela mesa. Tente fazer o mesmo com a sua borracha. Qual dos dois rola com mais facilidade? Contorne.

LÁPIS
BORRACHA

Veja as SUGESTÕES 17 e 18 do Suplemento para o Professor, no final do livro.

Escolha as cores e pinte apenas o que não rola com facilidade.

Desafie os alunos a escrever abaixo, da maneira que souberem, o nome de um objeto que rola com facilidade.



Vamos brincar de carimbar?
Pedro molhou os blocos na tinha do prato e carimbou no papel.
Ligue cada bloco à marca que ele deixou no papel.

A atividade com carimbos pode ser realizada pelos alunos, para que observem as marcas deixadas pela faces dos sólidos ou objetos. É possível ainda observar as marcas deixadas por objetos diversos sobre uma superfície com massa de modelar espalhada de forma homogênea ou na superfície de uma caixa com areia.

Veja as SUGESTÕES 19 e 20 do Suplemento para o Professor, no final do livro.

Oriente os alunos a descobrir o segredo para continuar traçando os contornos de triângulos na malha pontilhada.



CLASSIFICAÇÃO NA GEOMETRIA

Nino adora desenhar.
Veja os brinquedos que ele fez.
Pinte:

-de azul os triângulos
-de amarelos os quadrados
-de verde os retângulos
de vermelho os círculos

No item IV do Manual Pedagógico você encontra músicas que exploram sons da natureza, sons de instrumentos musicais e composições clássicas, com indicação de CDs. Essas músicas são ideais para serem ouvidas enquanto os alunos estiverem desenvolvendo atividades livres, como pintura, dança, etc. É interessante que a atividade desta página seja desenvolvida enquanto os alunos ouvem uma música desse tipo.

Veja a SUGESTÃO 21 do Suplemento para o Professor, no final do livro.

Motive os alunos a descobrir o segredo para continuar trançando os contornos de quadrados na malha pontilhada.


CLASSIFICAÇÃO NA GEOMETRIA

Você sabia que podemos fazer figuras usando barbante?
Cubra o contorno das figuras usando cola colorida.

-o quadrado
-o triângulo
-o retângulo
-o círculo

Veja a SUGESTÃO 22 do Suplemento para o Professor, no final do livro.

Como o auxílio de um pedaço de barbante é possível criar formas diversos (quadrado, triângulo, nuvem, casinha etc.),

Esta folha pode ser destacada e guardada na pasta de trabalhos do aluno sugeridas ou inventadas. É uma maneira de desenhar com um material simples e que permite improvisar, recomeçar quantas vezes quiser. Para realizar a atividade, providencie para cada aluno um pedaço de barbante com as pontas unidas por um nó.
a) Peça inicialmente que formem as figuras que aparecem no livro.
b) Proponha que usem a imaginação para formar novas figuras.
c) Peça a alguns alunos que falem sobre a figura que inventarem.

Estimule os alunos a continuar traçando alternadamente os contornos de retângulos na malha pontilhada.


CLASSIFICAÇÃO NA GEOMETRIA

Esta figura foi construída com barbante.
Pinte da mesma cor as partes que têm a mesma forma.

Veja a SUGESTÃO 23 do Suplemento para o Professor, no final do livro.

Oriente os alunos a descobrir o segredo para continuar traçando os contornos de triângulo e quadrados na malha pontilhada.


GEOMETRIA NA ARTE

Alguns pintores usam figura geométricas em seus quadrados.
Observe bem os quadrados.
Quais as figuras que você encontrou? (atividade oral)
Pinte a moldura do quadrado de que você mais gostou.

Incentive os alunos a falar livremente sobre aquilo de que gostaram em cada pintura. É importante desenvolver o interesse e a capacidade de contemplar obras de arte.

Veja as SUGESTÕES 24 e 25 do Suplemento para o Professor, no final do livro.

Motive os alunos a inventar um desenho na malha pontilhada abaixo.


GEOMETRIA NA ARTE

Agora você é o pinto!
Faça uma pintura usando as figuras geométricas que você conhece.

A música Pintor de Jundiaí, do cancioneiro popular, pode ser cantada como aquecimento para a atividade e é encontrada na faixa 15 do CD que acompanha o Manual Pedagógico da coleção.

PINTOR DE JUNDIAÍ

TIM, TIM ,TIM
QUEM BATE AÍ?
SOU EU, MINHA SENHORA,
O PINTOR DE JUNDIAÍ

PODE ENTRAR E SE SENTAR
CONFORME AS PINTURAS NÓS IREMOS CONVERSAR

Música do cancioneiro popular (trecho)

Motive os alunos a inventar um novo desenho neste outro tipo de malha pontilhada.

Atividades do Livro Vai Começar a Brincadeira - Matemática - 6 anos.

FONTE:

Trabalhando com os Opostos.

Opostos: Alegre / Triste
Opostos: Embaixo / Em cima

Opostos: Dentro / Fora
Opostos: Fino / Grosso
Opostos: Vazio / Cheio
Opostos: Comprido / Curto
Opostos: Noite / Dia
Opostos: Molhada / Seca
Opostos: Frio / Quente
Opostos: Limpo / Sujo
Opostos: Poucos / Muitos
Opostos: Limpo / Sujo
Opostos: Grande / Pequeno
Opostos: Fechado / Aberto
Opostos: Na frente / Atrás
Opostos: Perto / Longe
Opostos: Macio / Duro
Opostos: Alto / Baixo
Opostos: Rápido / Lento
Opostos: Juntos / Separados
Opostos: Esquerda / Direita
Opostos: Iguais / Diferente

Livrinho de Atividades O Patinho Feio.

Dona Pata chocava seus ovos quando, de repente, ouviu estalos, eram os ovos abrindo para seus filhotes nascerem.
- Pinte os espaços com pontos para que dona pata apareça.
Todos os ovos se abriram menos um, que mesmo todo rachado, não abria de jeito nenhum.
- Ligue os pontos, seguindo a seta, para completar os ovos.
Com paciência e delicadeza dona pata ajudou seu filhote a se livrar da casca do ovo. Ao vê-lo, dona pata se assustou.
Notou que havia algo de errado com ele. Era diferente dos irmãos. Mas, com muito amor, o acariciou e aconchegou a todos.
- Ligue a figura à sombra correspondente. 
2º 4º 5º 1º 3º
Dias depois, dona pata foi passear com seus filhos e os apresentou às amigas.
- Ligue a numeração ao patinho correspondente.
Houve comentários daqui e fofoca dali. O patinho esquisito chamou a atenção.
- Complete a figura observando o modelo.
Como fazia muito calor, dona pata resolveu levar seus filhotes para nadar e se refrescar no lago.
- Observe as cenas e descubra as sete diferenças.
Por ser muito atrapalhado, dona pata precisava dar mais atenção ao patinho feio e, seus irmãos, ficaram enciumados.
- Pinte a linha que leva dona pata ao patinho feio.
O patinho feio começou a perceber que seus irmãos não gostavam dele. Isso o deixou muito triste.
- Faça um X na carinha que expressa o sentimento do patinho.
Com o passar do tempo, já mais crescidos, a situação, entre eles, se complicou. Além de evitá-lo, o agrediam e não o queriam por perto.
- Complete a cruzadinha.
Até que um dia, cansado de ser rejeitado, o patinho feio foi embora para sempre.
- Pinte o objeto que corresponde à figura.
Após andar muito, ele resolveu descansar e nadar num lago próximo e viu, não muito distante, alguns cisnes que acenavam e chamavam por ele.
- Ligue os pontos e forme as figuras.
Ao entrar na água ele viu o seu reflexo e, surpreso, imediatamente compreendeu tudo. Rapidamente nadou e se juntou à sua verdadeira família. O patinho feio era, na verdade, um Cisne.
- Descubra o caminho certo, no labirinto para que nosso personagem possa se juntar à sua família.
FONTE:

Trabalhando com listas.

Magali foi fazer compras e comprou os seguinte produtos:
farinha, ovos, cenoura, manteiga, sabonete, açúcar, chocolate em pó, vinagre, leite, azeitona, fermento em pó.
Assim que chegou em casa fez um delicioso bolo de chocolate. Pinte na lista os nomes dos ingredientes que ela usou:

Lista de frutas.
Lista de doces.
Lista - sabores de pizza.
Fazendo lista.
O caminhão leva:
Coloco no saco de compras do mercado.
Sanduíche de...
Lista - levo na mala.
Lista - verão lembra.
Liste o materiais escolares.