Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 21 de março de 2015

Projeto propõe isenção do Pis/Cofins sobre o diesel



Deputado afirma que caminhoneiros podem promover novas paralisações 

O elevado preço do óleo diesel que está inviabilizando o transporte de cargas no país, já prejudica o setor produtivo rural em diversas regiões. Neste sentido o deputado Alceu Moreira do PMDB gaúcho, que é membro da Frente Parlamentar Agropecuária, buscou uma forma de amenizar os prejuízos. O parlamentar é coautor de uma Emenda que isenta o óleo diesel do Pis e Cofins.

O projeto foi apresentado em parceria com o deputado catarinense também peemedebista Valdir Colato. Moreira critica a falta de sensibilidade por parte do governo federal e não descarta uma nova paralização dos caminhoneiros. 

Se aprovada, a emenda à MP 670/2015 vai desonerar o diesel e trazer um alívio aos caminhoneiros com a economia de cerca de R$ 2.200 por mês. 




Aliança

Entenda como a falta de vitamina A causa cegueira noturna



Você sabe o que é cegueira noturna? Também conhecida como nictalopia, é a incapacidade de enxergar bem à noite ou em ambientes com pouca luz. Ela não é considerada uma doença, mas um sintoma associado a outras condições, como uma miopia não tratada. Porém, também está relacionada com a falta de vitamina A no organismo.

A vitamina A é um grupo de compostos antioxidantes que desempenham um papel importante na visão, no crescimento do osso e na saúde do sistema imunológico.

Segundo especialistas do Departamento de Oftalmologia do Massachusetts Eye and Ear Infirmary, a nictalopia é o sintoma mais comum e mais antigo de deficiência de vitamina A. O tratamento precoce da carência dessa vitamina é fundamental. Quando não tratada, a condição é capaz de levar à cegueira permanente.

A deficiência da vitamina no organismo afeta a visão através da inibição da produção de rodopsina, pigmento que é muito sensível à luz. Com a diminuição da quantidade de rodopsina no olho, o resultado talvez seja a cegueira noturna.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a carência de vitamina A é a principal causa de cegueira evitável em crianças. Em mulheres grávidas, a falta dessa vitamina no organismo provoca cegueira noturna e chega a aumentar o risco de mortalidade materna.

Estima-se que cerca de 250.000 a 500.000 crianças desnutridas em todo o mundo ficam cegas a cada ano por causa da deficiência de vitamina A, que poderia ter sido evitada com uma dieta adequada.

vitamina-a 
Outras possíveis causas para cegueira noturna

A cegueira noturna ocorre devido a uma desordem das células da retina que são responsáveis ​pela visão com baixa luminosidade, e como você já sabe, tem entre suas causas a carência de vitamina A. Ela pode, contudo, ter outras origens. 

Confira quatro possíveis causas:

1. Miopia

Visão turva quando se olha para objetos distantes.

2. Catarata

Uma turvação da lente do olho.

3. Retinite Pigmentosa

Distúrbio hereditário no qual a retina degenera lenta e progressivamente.

4. Síndrome de Usher

Uma condição genética que afeta tanto a audição quanto a visão.

Os pacientes que têm doenças do fígado ou do pâncreas, por vezes, não conseguem absorver grandes quantidades de vitamina A e, por isso, possuem maior risco de desenvolver nictalopia, de acordo com pesquisa do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos.

Além disso, as pessoas que têm níveis de glicose elevados no sangue ou diabetes também têm uma maior probabilidade de desenvolver doenças oculares, como a catarata.

Prevenção e tratamento

A cegueira noturna que é resultado de defeitos congênitos ou doenças genéticas, como a síndrome de Usher, não pode ser evitada. É possível, no entanto, controlar adequadamente os seus níveis de açúcar no sangue e manter uma dieta equilibrada, tornando esse problema controlado.

Na realidade, o tratamento depende da causa de nictalopia. As opções podem incluir tomar suplementos de vitamina A, remover a catarata e lentes corretivas, no caso de miopia. Consultas regulares com um oftalmologista são essenciais para detectar e gerenciar o problema. 


DOUTÍSIMA DO TERRA

PMDB propõe fim da reeleição em texto para reforma política

O PMDB apresentou nesta terça-feira (17) um conjunto de propostas do partido para a reforma política, entre elas o fim da reeleição e a manutenção do financiamento privado de campanhas, desde que limitado a um candidato por cargo.



As propostas foram elaboradas pela Fundação Ulysses Guimarães – instituição de pesquisas e estudos do PMDB – e entregue pelo presidente da entidade, Moreira Franco, ao presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. No documento de oito páginas, também estão propostas de adoção do voto distrital puro, o chamado distritão, com a eleição dos candidatos com mais votos; o fim das coligações nas eleições proporcionais; mandatos de cinco anos para deputados, vereadores e chefes do Executivo (federal, estadual e municipal) e de dez anos para senadores.

Ao receber o documento, Temer disse que o Congresso Nacional é o “senhor absoluto” da reforma política e que acredita na votação do assunto ainda este ano. “Temos a obrigação de não falharmos neste momento, precisamente no instante em que o PMDB ocupa a presidência do Senado e da Câmara. O país confia muito que agora a reforma política vai”.

O próximo passo, segundo Franco, será o começo da negociação com outros partidos no Congresso para levar as propostas adiante. “[A reforma política] passa a ser um fato a partir das articulações que o presidente do PMDB, Michel Temer, fará para, junto das lideranças da Câmara e do Senado, encaminhar as propostas que estamos fazendo”, disse.


"É necessário uma reforma política", diz ministro da Justiça 



Segundo Franco, a manutenção do financiamento privado de campanha com limitação para que cada empresa opte por apenas um candidato por cargo vai dar transparência à doação. “A contribuição terá que ser feita ao partido para este candidato e será fixado um teto para a contribuição tanto para empresa, quanto para o cidadão, para que o sistema tenha transparência absoluta”, defendeu.

A proposta peemedebista de reforma política prevê ainda o fim da reeleição, com extensão dos mandatos de quatro para cinco anos. O período de transição já começaria nas eleições municipais de 2016, “para que em 2022 tenhamos todos os cargos sendo disputados ao mesmo tempo”, segundo Franco. O partido também defende a chamada cláusula de desempenho, que impede o funcionamento parlamentar de partido que não alcançar 5% dos votos em pelo menos um terço dos estados. A medida chegou a ser aprovada em 1995, mas foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal por ser considerada prejudicial aos pequenos partidos.








Agência Brasil

Acidente na Serra: Motorista e dono da empresa de ônibus respondia a dois processos criminais por delitos no trânsito



Cérgio morava em União da Vitória e era proprietário da empresa Costa & Mar Turismo

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal


Cérgio Antônio da Costa dirigia o veículo que caiu na Serra Dona Francisca, causando 51 mortes, incluindo a dele e do filho de 16 anos


Um homem simples e cheio de amigos onde morava, em União da Vitória, interior do Paraná. Assim é lembrado por vizinhos o motorista Cérgio Antônio da Costa, 47, proprietário da Costa & Mar Turismo, empresa que tinha quatro ônibus cadastrados no Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) para transporte turístico.

Nenhum deles era o Scania de placa GVJ-9509, que ele guiava quando despencou na Serra Dona Francisca, em Joinville, na tarde de sábado, provocando a própria morte e de outras 50 pessoas. Cérgio respondia a dois processos criminais por delitos de trânsito, em Santa Catarina e no Paraná. Este por homicídio, ocorrido em 2012.
Um ano depois, ele chegou a ser preso em flagrante por dirigir embriagado no município de Porto União, no Norte catarinense. Apesar de responder aos dois processos, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) informou que a carteira de habilitação do motorista estava regular.
De acordo com a 2ª vara criminal da comarca de União da Vitória, município paranaense onde morava a maior parte das vítimas do acidente na Serra Dona Francisca, Cérgio respondia a um processo por homicídio culposo - quando não há intenção de matar -, após ter atropelado Size Brittes, de 81 anos, no dia 3 de abril de 2012.
Ele dirigia uma caminhonete no Centro da cidade, por volta das 20h, quando deu ré no veículo e atingiu a idosa. Size chegou a ser levada para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. De acordo com os autos, Cérgio não estava embriagado e prestou socorro à vitima.
No ano seguinte, no dia 17 de dezembro, Cérgio foi abordado por policiais militares após fazer uma manobra irregular com um carro no bairro São Francisco, em Porto União, às 4h20min. Na abordagem foi verificado que ele havia ingerido bebida alcoólica.
Ele foi preso em flagrante e chegou a ter a carteira de habilitação apreendida administrativamente por alguns dias. O ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) entrou com uma ação e pediu a suspensão cautelar da carteira de motorista de Cérgio, mas o juiz do caso indeferiu o pedido em março do ano passado.
Os corpos de Cérgio e do filho Mateus Gaias da Costa, 16 - que também morreu no acidente -, foram velados e enterrados na segunda-feira de manhã na cidade de Cruz Machado, a 54 quilômetros de União da Vitória. Os dois processos continuam em andamento. Como Cérgio também faleceu no acidente na Serra Dona Francisca, os dois casos devem ser arquivados.


Outro lado


A equipe do DC tentou contato por telefone, celular e fixo do escritório de advocacia, e e-mail com os advogados Marcos Berejuck e Felipe Scaramella, que aparecem como defensores de Cérgio nos processos digitais nas páginas dos tribunais de Justiça de Santa Catarina e do Paraná, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. A reportagem também telefonou para os números disponíveis nos autos do processos parar conversar com algum familiar de Cérgio, mas ninguém atendeu as ligações.



DC

Suíça bloqueia mais de R$ 1,3 bilhão desviados da Petrobras



O procurador-geral da Suíça Michel Louber anunciou nesta quarta-feira o bloqueio de US$ 400 milhões — o equivalente a R$ 1,3 bilhão no câmbio de hoje — de pessoas e empresas investigadas por fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras. Deste total, US$ 120 milhões (cerca de R$ 391 milhões) já foram liberados para a repatriação e 90 milhões já estão em contas da Justiça brasileira. O dinheiro foi bloqueado a partir de nove investigações abertas na Suíça sobre corrupção e lavagem de dinheiro desviado da Petrobras.

Durante a entrevista, Lauber não poupou elogios à cooperação entre o Ministério Público brasileiro e os colegas suíços.

— Não toleramos o uso do sistema bancário suíço para corrupção e lavagem de dinheiro — disse Lauber em entrevista ao lado do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Desde o início das investigações em abril do ano passado, o Ministério Público da Suíça localizou 300 contas de brasileiros em 30 bancos por onde teria sido movimentado o dinheiro desviado da Petrobras. “Os beneficiários e econômico das contas. Geralmente abertos em nome de empresas, são dirigentes da Petrobras, representantes das empreiteiras, intermediários financeiros e, direta ou indiretamente, empresas brasileiras ou estrangeiras pagadoras de propinas” diz nota do Ministério Público suíço.

Até o momento, pelas informações dos investigadores brasileiros, na lista dos titulares de contas na Suíça estão o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o ex-gerente da diretoria de Serviços, Pedro Barrusco, e o ex-diretor de Serviços, Renato Duque.

Nesta semana, autoridades do Principado de Mônaco bloquearam 10 milhões de euros (R$ 34,7 milhões) do ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Zelada. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), há a suspeita de que o ex-diretor, que substituiu Nestor Cerveró, possa estar envolvido no esquema da corrupção. .

Outro nome envolvido no escândalo de corrupção da Petrobras, o ex-diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, movimentou 20,5 milhões de euros (cerca de R$ 70 milhões) por contas na Suíça, Hong Kong, Bahamas, Estados Unidos, Panamá e Portugal. De acordo com o Ministério Público Federal, Duque tentou esconder o rastro do dinheiro desviado de forma ilícita da estatal desde março do ano passado, quando a Operação Lava-Jato foi deflagrada.

G 1

MERECEMOS ISSO ??? Para quem tem TV por assinatura, difícil mesmo é aguentar por 90 minutos ou mais - com descontos - certos comentaristas que as emissoras contratam.



Para quem tem TV por assinatura, difícil mesmo é aguentar por 90 minutos ou mais - com descontos - certos comentaristas que as emissoras contratam.
Podem até entender de futebol, terem sido jogadores profissionais ou feito uma faculdade, mas entender o que eles falam, as gagueiras, a dicção, é prá poucos aguentarem.

E conseguimos escolher três entre os piores.

Paulinho Criciuma - Premiere Futebol Clube 

Mário Marcos - Premiere Futebol Clube 

Mário Sérgio - Fox Sports

NINGUÉM MERECE ESTES TRÊS.


E COMO PAGAMOS para ter estes canais, EXIGIMOS COISA MELHOR.
http://clauderio.blogspot.com.br/

Obesidade eleva em até 40% risco de sete tipos de câncer em mulheres



Uma pesquisa da organização britânica Cancer Research UK sugere que a obesidade aumenta em até 40% as chances de mulheres desenvolverem sete tipos de câncer.
O problema pode aumentar o risco de câncer de intestino, câncer de mama depois da menopausa, de vesícula biliar, rins, pâncreas, útero e câncer de esôfago.
Segundo os pesquisadores, a obesidade pode aumentar o risco de desenvolver câncer de muitas formas. Uma possibilidade é que a doença esteja ligada à produção de hormônios em células de gordura, especialmente o estrogênio.

Acredita-se que o estrogênio seja o combustível para o desenvolvimento de câncer.
A pesquisa analisou um grupo de mil mulheres obesas e descobriu que, neste grupo, 274 tinham maior tendência a desenvolver câncer ao longo de sua vida.
Os pesquisadores também analisaram um grupo de mil mulheres com o peso considerado normal e descobriram que 194 mulheres tinham chances de ser diagnosticadas com câncer durante suas vidas.
'Pequenas mudanças'
Para Julie Sharp, chefe do setor de informações para saúde da Cancer Research UK, 'pequenas mudanças' no estilo de vida já podem ajudar a evitar a doença em mulheres obesas.
"Perder peso não é fácil, mas você não tem que entrar para uma academia e correr quilômetros todo dia, ou desistir de sua comida favorita para sempre."
"Fazer pequenas mudanças que você consegue manter no longo prazo pode ter um impacto real. Para começar, tente sair do ônibus uma parada antes da sua e cortar alimentos gordurosos ou com muito açúcar", afirmou.
"Perder peso demora, então, gradualmente, aumente (exercícios e alimentação saudável) para chegar a um estilo de vida mais saudável que você consegue manter", acrescentou.
"Sabemos que nosso risco de desenvolver câncer depende de uma combinação de nossos genes, nosso ambiente e outros aspectos de nossas vidas, muitos dos quais podemos controlar. Ajudar as pessoas a entender como elas podem reduzir o risco de desenvolver câncer ainda é crucial para enfrentar a doença", afirmou.

Para a médica, mudanças no estilo de vida como "parar de fumar, manter um peso saudável, ter uma dieta saudável e diminuir o consumo de álcool" são grandes oportunidades para reduzir o risco de desenvolver a doença.




BBC BRASIL

Cientistas transformam célula do câncer em imunológica


Algumas descobertas importantes foram feitas “sem querer” na história da ciência, como o caso da penicilina. Foi o que parece ter acontecido com um grupo de cientistas britânicos da Universidade de Standford, que podem ter encontrado uma forma de combater células de câncer de um tipo agressivo durante experimentações recentes. As informações são do IFL Science.



Cientistas descobriram que é possível forçar as células da leucemia a amadurecer em um tipo de célula imunológica, que, ironicamente, pode ajudar o corpo a combater outras células tumoraisFoto: IFL Science / Reprodução

Depois de várias tentativas de encontrar uma maneira de prevenir as células cancerígenas de morrer durante as experiências, os cientistas descobriram que é possível forçar as células da leucemia a amadurecer em um tipo de célula imunológica, que, ironicamente, pode ajudar o corpo a combater outras células tumorais. O estudo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

O câncer analisado pelo estudou foi a leucemia linfocítica aguda (LLA) é um tipo de rápida progressão, que atinge as células brancas (leucócitos) do sangue caracterizada pela produção maligna de linfócitos imaturos na medula óssea. Neste estudo, era analisado o tipo “B-ALL” do LLA, do qual se sabe muito pouco. Assim, o estudo de Standford tentou encontrar alguma possibilidade de manter as células isoladas do câncer (pertencentes a um paciente).


Mamografia é a principal arma das mulheres contra o câncer de mama



Assim, depois de expor as células a um determinado fator de transcrição, os cientistas observaram que elas começaram a mudar de tamanho e forma, adotando a morfologia característica de um tipo de glóbulo branco responsável por devorar as células danificadas ou material estranho, conhecido como um dos macrófagos.

Os pesquisadores também acreditam que essas células convertidas não só poderão ser neutralizadas sobre sua antiga identidade de célula cancerosa, mas também podem ajudar o corpo a dar uma resposta imunológica contra outras células cancerosas remanescentes. A próxima etapa do projeto será, portanto, investigar maneiras de conseguir a conversão das células de uma forma clinicamente viável.






Terra

Fifa confirma que a Copa do Catar ocorrerá em dezembro de 2022 - Competição será disputada no inverno para evitar as altas temperaturas do país

Competição será disputada no inverno para evitar as altas temperaturas do país
Blatter anunciou a Copa do Mundo feminina na França e que a Copa do Catar será em dezembro 


Foto: Fabrice Coffrini / AFP

A Fifa fez uma reunião do seu comitê executivo nesta quinta-feira e definiu a França como sede da Copa do Mundo feminina, mas outra notícia chamou atenção. A entidade definiu que o Mundial de 2022, que será no Catar, vai mesmo ser no inverno do país. O anúncio oficial já foi feito.

Desta forma, ao invés de o torneio acontecer entre junho e julho, como é a tradição, vai começar em 21 de novembro, e a final vai ser no dia 18 de dezembro, uma semana antes do Natal. O torneio terá 28 dias de duração, um pouco menos que o costume. A Fifa vai ainda fazer reuniões com um grupo que será nomeado para elaborar o calendário do ciclo entre 2019 e 2022.

A informação foi confirmada primeiro por Walter De Gregorio, porta-voz da Fifa. Depois da reunião, ele disse que a decisão seria, de fato, no domingo dia 18 de novembro, e que teria quatro dias a menos que o normal de duração, começando assim no dia 21 de novembro, uma segunda-feira. A ideia inicial seria fazer o anúncio na sexta-feira. Mas como a imprensa mundial adiantou, o Twitter da entidade acabou oficializando depois.

A medida precisou ser tomada por causa das altas temperaturas do Catar durante o seu verão. Durante os meses tradicionais da Copa do Mundo, o país registra 50º com frequência.

A ideia inicial, aliás, era que fosse alguns dias depois e que a final fosse no dia 23 de dezembro. Mas o próprio Joseph Blatter, presidente da Fifa, disse que iria lutar para que a decisão não fosse tão perto do Natal.




C do Povo

Dilma assina MP que refinancia dívida dos clubes e exige contrapartidas - Clubes precisarão adotar medidas de boa governança


Clubes precisarão adotar medidas de boa governança
Dilma assina MP que refinancia dívida dos clubes e exige contrapartidas 


Foto: Roberto Stuckert Filho/ Palácio do Planalto/CP

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira, durante uma cerimônia em Brasília, a Medida Provisória que cria um programa de refinanciamento dos clubes com a União e também estabelece contrapartidas para a gestão. Com a assinatura de Dilma, o texto irá para o Congresso Nacional, onde os deputados poderão fazer emendas. Entre as medidas, segundo o ministro do Esporte, George Hilton, existe a possibilidade de os clubes renegociarem suas dívidas em parcelas ao longo de até 20 anos. Nos três primeiros anos, o pagamento será de 2% a 6% das receitas dos clubes.

Segundo a presidente, serão sete requisitos: publicar demonstrações contábeis auditadas, pagar em dia as obrigações tribuárias, trabalhistas e com atletas, incluindo o direito de imagem; gastar no máximo 70% da receitas com o futebol; manter investimento permanente nas categorias de base e no futebol feminino; não realizar antecipação de receitas para mandatos posteriores, a não ser em situações especiais; adotar programa progressivo de redução dos déficits, que devem ser zerados até 2021; respeitar todas as medidas de transparencias previstas na Lei Pelé (entre elas, a limitação dos mandatos dos dirigentes em até uma reeleição).

"A legislação que estamos propondo vai além da renegociação das dívidas. Recentemente vetei uma proposta de mera renegociação. Agora, em uma iniciativa inédita, estamos propondo um programa que permite ao clube superar dificuldades financeiras e adotar boas práticas de gestão, inspiradas nos melhores exemplos do futebol internacional. Estamos construindo uma grande oportunidade para os clubes. Em troca, queremos a contrapartida que é para melhoria: o cumprimento de regras de governança e transparência, responsabilidade fiscal. A MP coloca no centro o aprimoramento da gestão", afirmou Dilma.

O evento contou com a presença do vice-presidente Michel Temer, do ministro do Esporte, George Hilton, do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e o goleiro Dida, que representou o Movimento Bom Senso. "A exigência de contrapartidas claras de transparência e de governança será para dar fim aos desmandos e às más gestões. Com essas medidas, podemos iniciar um círculo virtuoso. Reconhecemos também a postura do parlamento e esperamos a aprovação da medida. Fomos contestados por dirigentes e rejeitados pela CBF, já que nunca tivemos direito a voto dentro da entidade. Atletas foram ameaçados e até perderam empregos, mas se mantiveram firmes na luta dos ideais, na certeza de um futebol mais justo. Que o dia de hoje seja um marco no futebol brasileiro", afirmou Dida.




Com informações do blog da Presidência da República

Brasileira dona do corpo mais perfeito dos Estados Unidos desperta olhares na praia - Sue Lasmar está no Brasil para participar de programas de tevê e rádio


Brasileira dona do corpo mais perfeito dos Estados Unidos desperta olhares na praia - Sue Lasmar está no Brasil para participar de programas de tevê e rádio



Plateia garantida 

Foto: Gabriel Reis / MF Models Assessoria


Brasileira eleita dona do corpo mais perfeito dos Estados Unidos, Sue Lasmar aproveitou a quarta-feira, 19, de sol para colocar o bronzeado em dia na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A modelo fitness usou um biquíni cavado de lacinho e chamou a atenção do público masculino, é claro, que ficou só babado pelas curvas da morena sarada.


Sue ganhou os holofotes com o título faturado e tem recebido convites para presenças vip em eventos no Brasil. Por isso, ela está passando uma temporada no país onde deve gravar participações em programas de tevê e rádio. 



DIÁRIO GAÚCHO / FOTOS 2 E 3 GOOGLE

Processos que a Record perdeu


Esta semana a Record desembolsou 82 000 reais para pagar uma indenização para o jornalista William Waack, ancora do Jornal da Globo. A emissora foi condenada por ter publicado a falsa notícia que ele seria espião da CIA no Brasil. Essa não é a primeira vez que o canal se mete em uma encrenca jurídica relacionadas a personalidades. Relembre cinco casos envolvendo Record e famosos.




Boris Casoy
Em 2006, o jornalista foi desligada da emissora antes do fim do contrato. Ele entrou na Justiça e conseguiu uma indenização de 10 milhões de reais.




Xuxa
A mais nova contratada da Record era um antigo desafeto da emissora. Em 2012, Xuxa entrou com um processo contra o canal porque o Programa do Gugu exibiu uma foto em que ela aparecia nua. Em 2014, ficou determinado que a apresentadora deveria receber 100 000 reais como indenização.




Falcão
200 000 reais foi a quantia que a Justiça determinou que a Record pagasse ao ex-jogador Paulo Roberto Falcão que entrou com uma ação contra o canal alegando danos morais. O ex-craque foi acusado em programas da emissora de seqüestrar seu filho, quando, na verdade, amparado por ordem judicial, recuperou a guarda do menino nos Estados Unidos.




Claudia Alencar
Após não ter o contrato renovado, a atriz processou a Record, que foi condenada a pagar R$ 900 mil referentes a férias, FGTS e horas extras.




Suzane Von Richthofen
Em 2012, a emissora filmou sem autorização Suzane para fazer uma matéria sobre os dez anos do crime que ela cometeu. Suzane moveu uma ação contra a Record e ganhou 30 000 reais.




YAHOO

Mais Médicos: acordo com Cuba foi mascarado - Gravação mostra como governo fingiu que programa estava aberto a profissionais de outros países


Mais Médicos: acordo com Cuba foi mascarado - Gravação mostra como governo fingiu que programa estava aberto a profissionais de outros países



Gravações de uma reunião anterior ao lançamento do Mais Médicos revelam que assessores ministeriais tentaram mascarar um dos objetivos do programa: atender o governo cubano, reservando a maior parte do orçamento a profissionais vindo do país insular.

Após as manifestações de junho de 2013, o governo federal tratou de apressar algumas medidas populares. Uma delas foi contratar médicos para atuar em locais do país que não eram atrativas para doutores brasileiros com o projeto, que o planalto vinha estruturando secretamente havia seis meses.

A pressa foi grande que acabou dando causa a um evento raríssimo em Brasília, onde, em pleno sábado, aconteceu uma reunião da qual participaram ao menos seis assessores de ministérios. O Jornal da Band conseguiu identificar três assessores do Ministério da Saúde que participaram do encontro: Rafael Bonassa, assessor do gabinete do ministro, Alberto Kleiman, da área internacional e Jean Kenji Uema, chefe da assessoria jurídica.

Além deles, também esteve no encontro Maria Alice Barbosa Fortunato, que atualmente é coordenadora do Mais Médicos na Organização Panamericana de Saúde (Opas), a mais preocupada do grupo em ocultar a preferência do governo federal pelo médicos Cubanos.
“Eu acho que não pode ter o nome governo de Cuba porque senão vai mostrar que nós estamos driblando uma relação bilateral”, explicou Maria Alice em um trecho da gravação.
Para mascarar o acordo com Cuba, a representante da Opas propõe que seja simulado uma abertura para médicos de outros países. A esses, no entanto, será destinado apenas 0,13% da verba alocada para o primeiro ano do Mais Médicos.
“Eu posso colocar atividades do Mercosul e da Unasul, que vai dar dois milhões. Dois milhões (de reais) em relação a um bilhão e seiscentos milhões (de reais), será que na coisa da justiça tem problema?”, questionou.
Salário de cubanos foi estipulado por Marco Aurélio Garcia
A discussão dos assessores enfrenta outros temas complicados , como a vinda de "assessores" cubanos para acompanhar o programa, encarados pelos críticos do Mais Médicos como vigias ou feitores do governo cubano para evitar deserções.
“Eu vou colocar, tipo assim, se são nove mil médicos e 50 assessores, eu vou colocar 9.050 médicos bolsistas no meu T.A. (Termo de Ajuste), porque no programa não entra e é isso que eu quero defender”, explicou Maria Alice em outro trecho da gravação.
Outro problema posto na reunião foi qual seria o salário que Cuba iria pagar aos médicos. Segundo o representante do Ministério da Saúde, Alberto Kleiman, quem definiu o valor foi um brasileiro, o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia.
“Sessenta (por cento) para o governo e 40 (por cento) para o médico. O Marco Aurélio (Garcia) botou isso na reunião, só para socializar”, frisou o assessor na reunião.
A representante da Opas, no entanto, disse achar que o governo brasileiro, que contrata e paga a conta, não deveria se meter. “A relação é do governo deles, eles que decidem. Não é a gente que vai interferir nisso”, opinou.
Não é o que pensa o Tribunal de Contas da União, que após estudar os documentos que embasaram o acordo concluiu que o tratamento diferenciado entre os médicos brasileiros e os que virão por meio de intercâmbio afronta o artigo 5º da Constituição Federal, segundo o qual todos são iguais perante a lei.
O TCU aponta que o documento afronta também o código de recrutamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), que determina que o "pessoal de saúde imigrante deve ser contratado, promovido e remunerado com base em critérios objetivos, tais como níveis de qualificação, anos de experiência e grau de responsabilidade, tendo por base a igualdade de tratamento com o pessoal de saúde do país onde irão trabalhar”.
O TCU vê ainda falta de transparência na relação entre a Opas e o governo brasileiro no caso do Mais Médicos. e diz que “a Opas/OMS vem invocando imunidade de jurisdição para não atender às audiências públicas bem como para negar a apresentação de documentação referente ao convênio com Cuba".
O atual secretario de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, diz que não houve intenção de mascarar o acordo com Cuba. “Não tem nenhuma tem tentativa de burlar”, garantiu, afirmando que os termos do acordo “são bem claros”.

BAND

40% das reservas hídricas do mundo podem encolher até 2030, diz ONU. Relatório divulgado coloca Brasil entre países com mais estresse ambiental. Nações Unidas celebram Dia Mundial da Água neste fim de semana.


Relatório divulgado coloca Brasil entre países com mais estresse ambiental.
Nações Unidas celebram Dia Mundial da Água neste fim de semana.
Margem da represa Atibainha, na cidade de Nazaré Paulista (SP), que integra o Sistema Cantareira, principal manancial de São Paulo. Apesar das chuvas de fevereiro e começo de março, sistema está pouco mais de 15% de sua capacidade com água 

Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo



Um novo relatório divulgado pelas Nações Unidas nesta sexta-feira (20) afirma que, se nada for feito, as reservas hídricas do mundo podem encolher 40% até 2030 e, por isso, é preciso melhorar a gestão deste recurso para garantir o abastecimento da população mundial.

O documento, elaborado pela agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, aponta ainda que 748 milhões de pessoas no planeta não têm acesso a fontes de água potável.

Outra conclusão é que o Brasil está entre os países que mais registraram estresse ambiental após alterar o curso natural de rios. As mudanças nos fluxos naturais, segundo a análise feita entre o período de 1981 e 2010, mas que foi concluída em 2014, foram feitas para a construção de represas ou usinas hidrelétricas.

Entre as consequências dos desvios estão uma maior degradação dos ecossistemas, com aumento do número de espécies invasoras, além do risco de assoreamento.

Os autores do texto cobram do governo brasileiro e das demais nações da América Latina que priorizem a gestão da água para reduzir a poluição, principalmente em áreas urbanas, e evitar conflitos entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Segundo a ONU, o gerenciamento dos mananciais deve ser vetor para o desenvolvimento sócio-econômico e redução da pobreza.




TODA A REPORTAGEM ESTÁ NO G1

Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense - Jovem de SC ganha na Justiça direito de tratamento gratuito com canabidiol - Garota de 20 anos sofre desde os 11 anos com até 80 convulsões por dia. Estado ainda não iniciou fornecimento e pode recorrer da decisão.

Garota de 20 anos sofre desde os 11 anos com até 80 convulsões por dia.
Estado ainda não iniciou fornecimento e pode recorrer da decisão.

Uma jovem de 20 anos de Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense, foi a primeira paciente de Santa Catarina a receber o direito na Justiça de adquirir medicamentos gratuitos a base de canabidiol, substância extraída da maconha, para tratamento de epilepsia.

Desde janeiro, Amanda Dalagnol utiliza a medicação, quando foi autorizado pela Anvisa no país. As ampolas para um mês de tratamento custam cerca de R$ 9 mil. A família recorreu a Promotoria de Justiça do município por não ter como custear o tratamento e conseguiu o fornecimento gratuito via ação civil pública.



Diagnóstico de epilepsia grave foi feito aos 11 anos

(Foto: Reprodução/RBS TV)



"Amanda teve uma melhora de 30%, entre crises e o estado geral dela: motor, emocional e cognitivo", disse a mãe dela, Vera Dalagnol, sobre o início do tratamento com canabidiol.

A liminar foi concedida no Fórum de Dionísio Cerqueira no dia 23 de fevereiro. A decisão obriga o Estado a fonecer seis ampolas de canabidiol por mês para a paciente, enquanto durar o tratamento. Conforme o advogado da jovem, o governo catarinense tem 30 dias, a partir do momento que recebe a liminar, para começar a fornecer o medicamento gratuito.

Amanda já chegou a ter 80 convulsões em um único dia. Atualmente, a jovem enfrenta 15. O diagnóstico de epilepsia grave foi feito aos 11 anos. Os tratamento com anticonvulsivos tradicionais geravam diversos efeitos colaterais. Com o canabidiol, a jovem encontrou melhor qualidade de vida.

"Era muito preconceito depois que eu comecei a ter epilepsia. Eu acredito que um dia eu vou parar de tomar [não vai precisar mais de medicação]. Eu acredito na minha cura", diz Amanda.

O estado ainda pode recorrer desta decisão no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, informa o promotor de Jusiça Maykon Hammes. "Mas enquanto não houver uma outra decisão, a medida está valendo". A jovem ainda não recebeu as primeiras ampolas custeadas.




G 1 S C

Personalidade hostil pode aumentar risco de pressão alta - As pessoas de personalidade hostil e dominante relataram maior estresse interpessoal


Personalidade hostil pode aumentar risco de pressão alta - As pessoas de personalidade hostil e dominante relataram maior estresse interpessoal



Foto: Morguefile / Divulgação



O espírito competitivo em excesso para aumentar o status social pode encurtar a vida, afirma uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Por outro lado, agir de forma amigável para obter prestígio pode trazer benefícios à saúde.


Foram avaliados 500 voluntários no estudo. As pessoas de personalidade hostil e dominante relataram maior estresse interpessoal. Além disso, tinham uma percepção de ter status social maior que os demais.

Ao serem monitorados durante conversas estressantes, os dominantes registraram aumentos significativos na pressão arterial ao discutir com pessoas igualmente hostis. Mas não houve alterações quando debateram com indivíduos amigáveis.
O estilo hostil foi associado a aterosclerose grave em homens e mulheres. Esse tipo de comportamento também foi ligado a maior conflito conjugal. 

ZERO HORA

Cientistas desenvolvem dieta contra Alzheimer e outras doenças - Os pesquisadores afirmam que mesmo quem não seguiu rigorosamente a mind conseguiu reduzir em 35% o risco de desenvolver a doença


Cientistas desenvolvem dieta contra Alzheimer e outras doenças - Os pesquisadores afirmam que mesmo quem não seguiu rigorosamente a mind conseguiu reduzir em 35% o risco de desenvolver a doença



Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS


Uma nova dieta — chamada de mind(mente, em português) — promete diminuir em até 53% o risco de desenvolver Alzheimer. As recomendações, desenvolvidas por cientistas da Rush University Medical Center — foram publicadas no Journal of the Alzheimer's Association.
Os pesquisadores afirmam que mesmo quem não seguiu rigorosamente a mind conseguiu reduzir em 35% o risco de desenvolver a doença.

A dieta mind é uma mistura da mediterrânea e da dash (uma dieta inglesa contra hipertensão). E, além de prevenir Alzheimer, reduz o risco de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e derrames. Se aderida por longo tempo, pode proteger também contra a demência.
O novo cardápio é mais fácil de ser seguido do que o mediterrâneo, disseram os cientistas. A dieta é composta por 15 alimentos, sendo 10 com efeito direto sobre a saúde cerebral (vegetais de folhas verdes, outros vegetais, nozes, frutas, grãos, cereais integrais, peixe, aves, azeite e vinho). Os outros componentes compreendem carnes vermelhas, manteiga, margarina, queijo, bolos e doces ou frituras.

Confira a dieta mind:

— Pelo menos três porções de grãos integrais
— Uma salada 
— Um outro vegetal 
— Um copo de vinho 
— Uma porção de feijão a cada dois dias
— Aves duas vezes por semana 
— Peixe pelo menos uma vez por semana 
— Menos de uma colher de sopa por dia de manteiga
— Menos de uma porção por semana: queijo, frituras ou fast food.


ZERO HORA

Múltiplas tarefas afetam a capacidade de ouvir, revela pesquisa - Pesquisa mostrou que jovens da geração Y passam mais da metade do seu dia executando múltiplas tarefas, comparados com outr

Pesquisa mostrou que jovens da geração Y passam mais da metade do seu dia executando múltiplas tarefas, comparados com outras gerações



Foto: Photl.com



Você passa o dia entre responder e-mails, entregar relatórios, bater metas e, às vezes, parece que seu cérebro está prestes a fundir. Claro que isso não vai acontecer, mas tantas tarefas cobram seu preço: por exemplo, você anda escutando bem? 

Pesquisa realizada pela Accenture com 3,6 mil profissionais de 30 países uma revelou que 98% de seus entrevistados passa parte do seu dia realizando múltiplas tarefas. E, apesar de se considerarem bons ouvintes, quase dois terços (64%) afirmam que “ouvir” ficou significativamente mais difícil no atual ambiente de trabalho, mais digital e interativo.


Os entrevistados valorizam a capacidade de ouvir. Outras habilidades consideradas importantes são pensar antes de falar (54%), fazer perguntas (49%) e fazer anotações (49%) no contexto de reuniões. A pesquisa também comparou respostas de três gerações – baby boomers, geração X e geração Y – e descobriu que 64% dos membros da geração Y passam mais da metade do seu dia executando múltiplas tarefas, comparados com 54% da geração X e 49% dos baby boomers.

O estudo descobriu que oito em cada 10 entrevistados realizam múltiplas tarefas durante chamadas de conferência, como a verificação de e-mails de trabalho (66%), troca de mensagens instantâneas (35%), e-mails pessoais (34%), mídias sociais (22%), leitura de notícias e entretenimento (21%). Em geral, participam ativamente das chamadas aqueles que precisam de algo ou são obrigados a liderar, participar ou acompanhar a discussão.

No estudo, 36% das pessoas afirmam que as distrações os impedem de fazer o seu melhor, resultando em perda de foco, qualidade inferior do trabalho e relações de equipe empobrecidas. Quando perguntados sobre o que mais interrompe seu trabalho, os entrevistados citaram duas vezes mais as chamadas telefônicas e reuniões/visitantes não agendados, do que mensagens de texto e SMS (79% e 72%, respectivamente, versus 30% e 28%).




ZERO HORA

Cratera gigante é encontrada na Lua pela 1ª vez em 100 anos



Uma cratera de 200 quilômetros de diâmetro foi descoberta na Lua por uma sonda da Nasa e identificada por pesquisadores americanos. Os resultados da descoberta foram apresentados durante um encontro científico no Texas. "Eu diria que essa é a primeira descoberta de uma nova cratera lunar em um ou dois séculos", disse Melosh à BBC.


Descoberta foi feita após cientistas medirem nível de gravidade dessa região lunar 
Foto: BBC / Reprodução


A descoberta foi feita quando os pesquisadores procuravam evidências da existência de estruturas ocas abaixo da superfície da Lua, conhecidas como tubos de lava ou cavernas vulcânicas.

"Provavelmente, a cratera foi formada antes do Mare Serenitatis (um mar lunar onde há uma cratera), ou seja, há mais de 3 milhões de anos. Mas ficou cobertos por restos da formação desse mar, que também destruíram a borda da cratera", afirmou Jay Melosh, um dos pesquisadores do projeto.

"Ninguém antes reconheceu essa cratera, justamente por sua borda quebrada. E nós mesmos não teríamos reconhecido se não fosse pela gravidade ali, que mostra claramente uma grande anomalia circular."


A cratera foi batizada de Amelia Earhart, em homenagem à primeira mulher que fez um voo solo no Oceano AtlânticoFoto: BBC / Reprodução

Segundo ele, a cratera esteve ali todos esses anos, mas ninguém reconhecia justamente porque não se tinha dado adicional, ou seja, o campo de gravidade. 



Gravidade

A sonda da Nasa mediu as variações na aceleração da gravidade, obtendo assim uma ideia aproximada dessa estrutura interna da lua. Isso porque, dependendo da topografia da área, há uma aceleração de gravidade diferente.

Pelos dados obtidos pelos cientistas, poderia haver outras 12 crateras. No entanto, suas marcas foram eliminadas pelos impactos dos mares ou pelas partículas expelidas por crateras maiores.

A cratera foi batizada de Amelia Earhart, em homenagem à primeira mulher que fez um voo solo no Oceano Atlântico, em 1932. 




BBC BRASIL / TERRA

Ratinho e outros doadores de campanha estão na lista do HSBC



Na sequência da série de matérias do jornal O Globo e o portal UOL, sobre as contas secretas mantidas na Suíça, no banco HSBC, entre 2006 e 2007, foram divulgados hoje (19) os nomes de 16 pessoas que doaram dinheiro para a campanha eleitoral de 2014. Elas doaram mais de R$ 5 milhões para políticos de 12 partidos.



Os dados foram levantados a partir de cruzamento feito pelo jornal, em parceria com o portal UOL, entre as pessoas físicas que mais doaram às campanhas com os registros do HSBC vazados por um ex-técnico de informática do banco.

A investigação jornalística sobre o caso, conhecida como SwissLeaks, é comandada pelo ICIJ, sigla em inglês para Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. As investigações dão conta, até o momento, de que houve sonegação e evasão fiscal por parte do banco e de alguns correntistas.

Na lista das pessoas que aparecem com contas secretas no HSBC no período investigado estão 8.667 brasileiros. Ter uma conta numerada no exterior não pressupõe necessariamente crime e implica declaração dos valores à Receita Federal e ao Banco Central.



Ter uma conta numerada no exterior não pressupõe necessariamente crime e implica declaração dos valores à Receita Federal e ao Banco Central 
Foto: Peter Nicholls / Reuters


Na Receita, está em andamento uma investigação de brasileiros com indícios de movimentação financeira no Banco HSBC na Suíça, com base em lista divulgada pelo consórcio de jornalistas. As denúncias também serão investigadas por uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado. 
Os 16 nomes de doadores de campanha encontrados pelo jornal O Globo e o portal UOL, que também aparecem nas planilhas do SwissLeaks, são: Alceu Elias Feldmann (Grupo Fertipar); Armínio Fraga Neto (Gávea Investimentos); Benjamin Steinbruch (CSN); Carlos Roberto Massa, o Ratinho, do SBT; Cesar Ades (Banco Rendimento); Cláudio Szajman (Grupo VR); Edmundo Rossi Cuppoloni (da incorporadora 5S); Fábio Roberto Chimenti Auriemo (empreiteira JHSF); Francisco Humberto Bezerra (ex-sócio do BicBanco); Gabriel Gananian (Steco Construtora); Hilda Diruhy Burmaian (Banco Sofisa); Jacks Rabinovich (CSN); José Antonio de Magalhães Lins (Axelpar); Miguel Ricardo Gatti Calmon Nogueira da Gama (advogado); Paulo Roberto Cesso (Colégio Torricelli); e Roberto Balls Sallouti (BTG Pactual). 
Segundo a reportagem, as doações foram destinadas a candidatos de vários partidos: PSDB, PT, PSDC, PV, PMDB, PSC, DEM, PROS, PTB, PSB, PRB e PP. Dez dos 16 doadores analisados têm relação com empresas abertas em paraísos fiscais. Ainda dentro dessa lista, dez tinham contas abertas e em operação no período 2006/2007 pouco antes de os dados serem vazados. 
Quatorze desses doadores disseram ao Globo e ao UOLque não são donos de contas numeradas, que não estão envolvidos em irregularidades ou preferiram não comentar o caso. Dois deles não retornaram à reportagem de O Globo. Os políticos que receberam dinheiro para campanhas disseram ao jornal que o financiamento foi declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).




TERRA

Tomar refrigerante diet aumenta a barriga, mostra estudo - Você é do tipo que se esbalda no refrigerante diet, achando que ele é inofensivo? Repense.



Você é do tipo que se esbalda no refrigerante diet, achando que ele é inofensivo? Repense.

Estudo mostra que o hábito de tomar refrigerante diet não é nada bom para a barriga 
Foto: iStock


Um novo estudo publicado no Journal of the American Geriatrics mostrou que pessoas que tomaram refrigerante diet ganharam quase o triplo de gordura abdominal, ao longo de nove anos, do que os que não tomaram a bebida. As informações são do site da revisa Time.


O estudo analisou dados de 749 pessoas com 65 anos ou mais que eram questionadas, a cada dois anos, quantas latas de refrigerante bebiam por dia, e quantas eram diet ou normais.

As respostas foram determinantes no ganho de gordura na região abdominal, mesmo depois que os pesquisadores ajustaram fatores como diabetes, tabagismo e níveis de atividade física.

Pessoas que não tomaram refrigerante diet ganharam cerca de dois centímetros ao redor de suas cinturas, enquanto que os que beberam acumularam cerca de oito centímetros.

Os que ficaram no meio termo, ou seja, os que bebem refrigerante diet ocasionalmente, ganharam aproximadamente cinco centímetros.

As mudanças na circunferência abdominal são especialmente preocupantes porque a gordura acumulada nessa área, chamada de visceral, está associada ao aumento da doença cardiovascular, inflamação e diabetes tipo 2.

Estes resultados, que os autores classificam como ‘impressionantes’, engrossam as crescentes evidências de que alimentos com baixa caloria ou com adoçante podem trazer problemas à saúde.

Embora os cientistas ainda estejam estudando os mecanismos que levam o refrigerante diet a contribuir com o ganho de peso, eles já têm algumas ideias. Estas bebidas sem açúcar contêm substâncias que adoçam a bebida de 200 a 600 vezes mais do que o açúcar.

De acordo com a doutora Helen Hazuda, professora da Universidade do Texas, o açúcar impulsiona a saciedade. “Seu corpo está acostumado a saber que um sabor doce significa que você está ingerindo calorias, que, se você não queimar, serão convertidas em gordura”, explica.

Já os adoçantes artificiais confundem nosso corpo, enfraquecendo a relação que o nosso cérebro faz entre doçura e calorias e, com isso, aumentam o desejo por coisas ainda mais doces. 




TERRA

Sorteio da Liga dos Campeões tem clássico e pedreira para Barcelona - Real e Atlético de Madrid se encontrarão novamente, enquanto PSG será adversário do clube catalão

Real e Atlético de Madrid se encontrarão novamente, enquanto PSG será adversário do clube catalão


Sorteio da Liga dos Campeões tem clássico e pedreira para Barcelona 


Foto: Fabrice Cofrini / AFP/ CP


A Liga dos Campeões já conhece seus jogos das quartas de finais. Após o sorteio realizado na manhã desta sexta-feira, o público amante do futebol ficou sabendo que terá pela frente confronto como Barcelona e PSG, além do clássico espanhol Atlético de Madrid e Real Madrid. Os confrontos entre Bayern de Munique e Porto e Juventus contra Monaco completam a lista. Curiosamente, o jogo do Barcelona confrontará Neymar contra os "parças" de seleção, Thiago Silva e David Luiz.

Teoricamente, pelo menos, o jogo "mais fraco" das quartas fica por conta de Juventus e Monaco, mas nem por isso deixa de ser um clássico de alto nível. Por outro lado, o Bayern pode ser considerado favorito no confronto com o Porto. O clube alemão foi o que chegou com mais força a essa fase, após aplicar 7 a 0 no Shakhtar Donetsk.

Os jogos das quartas da Liga dos Campeões estão previstas para os dias 14 e 15 de abril - confrontos de ida. A fase termina nos dias 21 e 22 do mesmo mês, sendo que o sorteio para as semifinais acontecerá no dia 24, também em abril.


C do Povo

Caminhão pega fogo na BR-101, na Grande Florianópolis - Fogo começou após acidente entre carreta e moto; motociclista ficou ferido. Apenas marginais da rodovia foram liberadas pela PRF na noite desta sexta.


Fogo começou após acidente entre carreta e moto; motociclista ficou ferido.
Apenas marginais da rodovia foram liberadas pela PRF na noite desta sexta.

Um caminhão carregado com acetato de vinila pegou fogo na BR-101 em São José, na Grande Florianópolis, no fim da tarde desta sexta-feira (20), após se envolver em um acidente com uma motocicleta . De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a rodovia precisou ser interditada nos dois sentidos por volta das 17h50.


Fumaça era vista de longe por moradores da região

(Foto: Clara Nair de Souza/Divulgação)

A marginal do sentido Norte da rodovia foi liberada às 18h20min e a marginal do sentido Sul ficou em meia pista. Até às 19h20min, as vias principais da BR-101 continuavam interrompidas, conforme a PRF.

O acidente foi no sentido Sul, em frente ao Mundo Car Shopping. Segundo a PRF, o motociclista sofreu ferimentos leves e o ocupante do caminhão não se feriu.
"A motocicleta foi para baixo do caminhão e o motoqueiro foi para o lado. A moto arrastou por baixo do caminhão, saiu faísca e vazou gasolina. Aí começou o fogo", detalha Alan Roberto de Souza, que passava pelo local.

Caminhão pegou fogo na BR-101, na Grande Florianópolis 

(Foto: Alan Roberto de Souza/Divulgação)

O caminhão era um bitrem. Segundo Souza, assim que foi avisado que parte do caminhão estava em chamas, o motorista desprendeu a parte da carroceria que estava pegando fogo. Depois, entrou no caminhão e afastou a cabine e a outra carroceria do local.

A fumaça se espalhou rapidamente e pôde ser vista a quilômetros de distância. O Corpo de Bombeiros chegou ao local às 17h40 e combateu o incêndio em aproximadamente 30 minutos.


G1 SC

Horóscopo 21 de março de 2015

A posição da Lua e do Sol em Áries dão ao dia uma característica diferenciada com favorecimento com o que é novo, criativo, empreendedor e inovador. É momento de valorização maior para novas mudanças. 
ÁRIES

Rotina: com boa posição do Sol e da Lua em seu signo, este sábado lhe trará maior participação na convivência e em todas as iniciativas e empreendimentos. 
Interesses: você se beneficia de sua lógica e firmeza nas ações que tratam de seu dinheiro. 
Intimidade: momento propício com os íntimos.

TOURO

Rotina: as boas posições do dia apontam destaque para as suas emoções. Por isso, mostre com clareza sua vontade, desejos e planos pessoais. 
Interesses: com boa posição agora se consolidam elementos que revelam de forma forte a sua determinação criativa. Intimidade: mostre seus sentimentos.

GÊMEOS

Rotina: neste fim de semana suas sensibilidade e emoções serão elementos benéficos para os relacionamentos pessoais. Interesses: acentua-se indicação de vantagem gerada pela influência de pessoas ligadas a sua rotina. 
Intimidade: bom aspecto muda de forma direta o seu ânimo na lida íntima.

CÂNCER

Rotina: momento de maior apego ao passado em quadro que lhe trará boa lembrança. Isso aponta maior tranquilidade, boa convivência e partilha. 
Interesses: sábado equilibrado na sua lida com o próprio dinheiro. 
Intimidade: o dia refletirá beneficamente bons e novos caminhos com os íntimos.

LEÃO

Rotina: apesar do fim de semana apontar momento benéfico para o lazer e a tranquilidade, um forte aspecto destacará sua determinação com os planos e novas opções na rotina. 
Interesses: o momento de agir com maiores cuidado e comedimento em compras e gastos. 
Intimidade: sentimentos contidos.

VIRGEM

Rotina: momento de alegria e realização que irá envolver as pessoas da família, mais próximas, em atividade bastante interessante. 
Interesses: a posição desta fase recomenda cuidado com os compromissos e acentua a necessidade de conter gastos. Intimidade: solução de pequenos desencontros. 

LIBRA

Rotina: este sábado trará maior firmeza em seus atos e aponta, com isso, rigor a guiá-lo para rumos mais firmes e sólidos com suas relações em família. 
Interesses: seus assuntos materiais têm hoje influência positiva. 
Intimidade: nos pequenos problemas íntimos, seja justo nas avaliações. 

ESCORPIÃO

Rotina: um bom aspecto poderá guiar seus atos e pensamentos no cotidiano. Com isso, este fim de semana pode registrar vantagem que o levará a evitar futuras e danosas contrariedades. Interesses: o sábado será equilibrado na lida com seu dinheiro. 
Intimidade: atos impensados e complicações.

SAGITÁRIO

Rotina: ao longo deste fim de semana haverá necessidade de diálogo na lida pessoal para bem encaminhar assuntos que envolvem a família. 
Interesses: bom quadro o beneficiará no trato com dinheiro. Mesmo assim, evite os gastos fúteis.
Intimidade: influência de estranhos na sua vida íntima. 

CAPRICÓRNIO

Rotina: acertada decisão de demanda doméstica lhe propiciará oportuna e proveitosa convivência com parentes e família. Boa lida social. 
Interesses: o dia amplia um quadro de boa indicação para as suas próprias finanças, desde que controle gastos. 
Intimidade: harmonia e muita sensibilidade.

AQUÁRIO

Rotina: seu fim de semana poderá ser marcado por pequenas frustrações que poderão levá-lo ao desânimo. É importante reagir a isso. 
Interesses: em sua rotina, procure evitar o negativismo e busque maior determinação para os seus atos. 
Intimidade: preocupações com problemas da rotina íntima.

PEIXES

Rotina: surpresas interessantes na sua relação com as pessoas da família e na lida social. 
Interesses: as indicações para o fim de semana mostram quadro benéfico para o trato com dinheiro e valores, apesar da natural inatividade desta fase. 
Intimidade: sábado que aponta bons momentos no amor. 



GAZETA DIGITAL