Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

América Platina: aspectos gerais

O Relevo

O relevo da Á merica Platina caracteriza-se basicamente pela presença de extensas plenícies e planaltos. Somente no oeste de Argentina ocorrem as grandes cadeias de montanhas da Cordilheira dos Andes. É ainda na Argentina que se encontra a mais alta formação do relevo sul-amercano, o Pico Aconcágua, com 6.959 metros de altitude.

O clima e a vegetação

Na Ámerica Platina predominam grandes regiões climáticas,  com extensas áreas em que ocorre o mesmo tipo de clima. No norte, a região do Chaco se caracteriza pelo clima seco, associado á vegetação xerófila, de plantas adaptadas á aridez, como os cactos. Ao sul, a região do Pampa apresenta clima temperado, em que é típica a vegetação rasteira. Há, ainda, uma parcela significativa do território do Paraguai marcada pelo clima tropical, com ocorrência de florestas.

A hidrografia: a Bacia Platina

A Bacia Platina ocupa uma área de 4,3 milhões de km (quadrados) e inclui porções dos territórios da Argentina, da Bolívia,  do Brasil, do Paraguai e o Uruguai. Seus rios mais extensos são o Paraná, o Paraguai e o Uruguai.

Com uma extensão de 4.500 km, o Rio Paraná é o mais importante da bacia. Apresenta grande potencial hidráulico, intensamente empregado para geração de energia elétrica, por meio de várias hidrelétricas instaladas em seu curso, principalmente em território brasileiro.

Esse rio recebe as águas de inúmeros afluentes e depois corre lentemente por uma planície na Argentina, entre ilhas, campos e áreas alagadas. Após receber as águas do Rio Paraguai, torna-se totalmente navegável, sendo considerado, do ponto de vista  econômico, o mais importante da América do Sul.

O Rio Paraguai tem cerca de 2.500 km de extensão Navegável, é importante via de transporte e comunicação parao Paraguai e para o Brasil.

O Rio Uruguai serve de limite entre a Argentina e o Uruguai. Tem bom potencial hidráulico e é navegável em parte de seu curso.


FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
MUNDO ESTRANHO
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
DIÁRIO CATARINENSE
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS

AMÉRICA PLATINA: aspectos gerais.

         Aspectos econõmicos.
    Na região Ocidental, destacaram-se a pecuária bovina de corte, praticada nas planícies dos rios Paraguais e pilcomayo,o cultivo do algodão que tem como prioridade o mercado externo,e o turismo rural.No Chaco, a principal atividade econômica é a exploração do quebracho, árvore da qual se extraem o tanino, usado para curtina e amaciar o couro bovino, e o quinino,utilizado na indústria farmacêutica.

   Na região Oriental,as principais atividades econômicas são a extração vegetal,principalmente de madeira e erva-mate,e a produção agropecuária,sobretudo os cultivos de cereais,algodão,tabaco e a pecuária bovina.O segmento agropecuário apresenta baixo grau de mecanização e pouco emprego de técnicas modernas no plantio,irrigação e manejo do solo e do gado.

        Comércio e indústria.
    Na fronteira com Foz do Iguaçu, o movimento de brasileiros é intenso, com grande comércio de produtos importados. Diariamente, milhares de pessoas atravessam a Ponte da Amizade para comprar mercadorias que depois são revendidas no Brasil, ou apenas para adquirir produtos eletrônicos e preços mais baixos. No entanto, muitas dessas compras entram em nosso país de maneira ilegal, isto é, sem que os impóstos de importações sejam pagos pelos compradores.
   A atividade industrial do Paraguai, basicamente associada aos setores têxtil e alimentício,é pouco expressiva e está concentrada nos arredores de Assunção.

   O consumo de energia no país é menor que a quantidade gerada, o que acontece principalmente na Hidrelétrica Binacional de Itaipu,  construída em  sociedade com o Brasil. Assim, o Paraguai vende o excedente de  energia para o Brasil e para outros países da América do Sul.

   País interior , isto é,sem saída para o mar, o Paraguai depende do Porto de Paranaguá, no Brasil, ou da navegação pela Hidrovia  Paraná-Paraguai até o Porto de Buenos Aires,na Argentina,para escoar seus produtos e receber mercadorias de outros países.
        FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
MUNDO ESTRANHO
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
DIÁRIO CATARINENSE
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS