Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Carreta carregada com frango tomba na BR-470, no Morro do Tom. A carreta com placas do município de Dois Vizinhos, Rio Grande do Sul, seguia sentido a Indaial quando perdeu o controle na curva e tombou. A câmara frigorífica não se rompeu.


Mais uma carreta carregada com frango tombou na curva do Km 84 da BR-470, no Morro do Tom, em Rodeio. Por conta das várias ocorrências deste tipo já registradas, o local começou a ser chamado de "Curva do Frango".

A carreta com placas do município de Dois Vizinhos, Rio Grande do Sul, seguia sentido a Indaial quando perdeu o controle na curva e tombou. A câmara frigorífica não se rompeu.

O motorista Everton Bratt, de 29 anos, não se feriu. O acidente aconteceu por volta das 7h20 desta quarta-feira (27). Os Bombeiros Voluntários da União de Ascurra, Apiúna e Rodeio atenderam a ocorrência.





VIVENDO E APRENDENDO: Taí uma coisa que nós fazemos e é tão perigosa! CEBOLAS! Eu nunca tinha ouvido essa!



VIVENDO E APRENDENDO

Taí uma coisa que nós fazemos e é tão perigosa!
CEBOLAS! Eu nunca tinha ouvido essa!


Em 1919, quando a gripe matou 40 milhões de pessoas havia um doutor que visitou muitos agricultores para ver se ele poderia ajudá-los a combater a gripe, pois que muitos deles que haviam contraído a doença haviam morrido.

Em uma visita na propriedade de outro fazendeiro, na mesma região, a médico surpreendeu-se em saber do bom estado de saúde que lá encontrou. Todos estavam muito saudáveis. Quando o médico perguntou ao fazendeiro o que eles estavam fazendo para se protegerem da gripe, a mulher deste prontamente respondeu que ela colocava uma cebola cortada (com casca) em pratos e distribuia-as nos quartos da casa.

O Médico não podia acreditar no que ouviu. Pediu ao fazendeiro para lhe entregar uma das cebolas que estava usando e pôs sob seu microscópio, quando então observou enorme números de bactérias da gripe ali acumulados.

Levado a um pneumologista, este explicou que as cebolas são um ímã enorme para as bactérias, especialmente as cebolas cruas.

Em suma, nunca mantenha cebolas fatiadas para serem usadas no dia seguinte, mesmo que colocadas em sacos fechados, herméticos ou na geladeira. Seu consumo deve ser imediato, vez que pode ser um perigo consumi-las a posteriori.

Além disso, os cães nunca devem comer cebolas. Seus estômagos não pode metabolizar cebolas.

Lembre-se: é perigoso cortar uma cebola e consumi-la no dia seguinte. A cebola se torna altamente venenosa, mesmo depois de uma noite única, e cria bactérias tóxicas. Estas bactérias podem causar infecções do estômago adversos por causa de secreções biliares em excesso e intoxicação alimentar.

Repasse esta mensagem a todos os que você ama e se preocupa!

SISTEMA FOTOVOLTAICO: COMO FUNCIONA.

Aprenda como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica conectado a rede da sua residência, comércio ou indústria. Esse sistema de gerar energia vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz!

Passo a passo do sistema fotovoltaico:

Painel Solar Fotovoltaico - Produz energia elétrica em corrente contínua.
Inversor Solar inverte a corrente contínua em corrente alternada e equaliza com a rede elétrica - Desta for a a energia gerada pelo painel solar fica idêntica a energia que voce consome da rede elétrica e assim pode utilizá-la para o seu consumo próprio. 
Quadro de Luz - A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e assim é distribuída para a sua casa, comércio ou indústria.(1)
Eletricidade gerada pelos painéis solares (placas fotovoltaicas) alimenta utensílios, eletrodomésticos, equipamentos e máquinas.
Excesso de Eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz fazendo ele "rodar ao contrario" (2), assim gerando um "crédito de energia" (3) para ser utilizado de noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!!
(1) - Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica variam bastante.
Por isso é importante você solicitar até 3 orçamentos de empresas experientes que possam ir até o seu local para fazer uma avaliação e lhe passar um orçamento fechado para o seu sistema fotovoltaico.

(2) - O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é "bidirecional" (mede a entrada e a saída de energia ). Desta forma ele será capaz de medir a energia que voce consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando "créditos de energia" (3).

(3) - Os "Créditos de Energia" são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico voce recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando voce recebe a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia voce consumiu da rede e quanta energia voce injetou na rede. Se você injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses. (4).

(4) - Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial).
Na página "A REGULAMENTAÇÂO" fazemos um resumo de como esse sistema de créditos funciona. De qualquer forma, isso é uma coisa que a empresa que vai instalar o seus painéis solares sabe e vai poder lhe explicar quando estiver fazendo o seu orçamento.

Existem diversos tipos de sistemas fotovoltaicos de energia solar, os principais são:
Sistema fotovoltaico Residencial conectado a rede (1-10Kwp)
Sistema fotovoltaico Comercial conectado a rede (10-100Kwp)
Sistema fotovoltaico Industrial conectado a rede (100 – 1000Kwp)
Usinas de Energia Solar ( igual ou maior que 1000kWp )
Sistemas fotovoltaicos isolados/autônomos de energia solar
Sistemas fotovoltaicos híbridos de energia solar

http://www.portalsolar.com.br/sistema_fotovoltaico__como_funciona.html

7 motivos para praticar esportes

Se você ainda não está convencido de que a prática de atividades físicas pode combater o aparecimento de muitas doenças, conheça 7 motivos indicados por especialistas e pratique já!

Alguns têm mais e outros menos disposição para fazer atividades físicas. Os motivos também podem variar: uns são inspirados pela estética; já outros prezam o bem-estar. Mas uma coisa é consenso entre o grupo de pessoas ativas: quem se exercita ganha inúmeros benefícios para uma vida mais saudável, inclusive a redução da incidência de fatores de risco de doenças cardiovasculares – como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e aumento dos níveis de colesterol. 


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% da população brasileira é sedentária, ou seja, não pratica nenhuma atividade física ou faz pouco exercício. O cardiologista Eduardo Nagib, diretor médico do Hospital TotalCor, do Rio de Janeiro, afirma que o sedentarismo é responsável por 13% das mortes no país, sendo 8,2% em decorrência de problemas no coração. “A ausência de atividades físicas causa um prejuízo acumulativo. Não praticar exercícios e associar essa rotina a má alimentação, tabagismo ou ingestão de bebidas alcoólicas pode ser altamente prejudicial à saúde em longo prazo”, reforça Nagib.



Porque praticar exercícios hoje 


1-O peso da inércia
Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 64% da população brasileira é obesa. E o sedentarismo é o grande adversário da corrida contra a balança. Ficar parado sem se exercitar provoca lentidão no metabolismo, resultando em acúmulo de gordura corporal e perda de massa muscular.


2-Coração de atleta
Segundo Nagib, a prática regular de exercícios afasta as chances de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVCs) ou infarto, por exemplo. “Iniciar atividades físicas e dar continuidade a elas proporciona benefícios gradativos, que melhoram com o tempo e diminuem em até 54% o risco de morte por doenças cardíacas”, aponta o cardiologista.


3-Aliado contra o câncer
Para o diretor médico do TotalCor, o exercício físico é fundamental para ajudar no combate ao câncer. “Manter o corpo saudável e forte ajuda a enfrentar o tratamento de quimioterapia e minimizar seus efeitos colaterais”, afirma Nagib.


4-Diabetes controlada
A atividade física auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue, pois, durante o exercício, os músculos usam, inicialmente, a glicose da corrente sanguínea, reduzindo a reserva dessa substância armazenada na forma de glicogênio, o que ajuda a manter o nível glicêmico estabilizado. Eduardo Nagib alerta que, no entanto, os pacientes que utilizam doses de insulina devem manter a alimentação equilibrada para evitar episódios de hipoglicemia. Após iniciar um programa de exercícios regulares, esses pacientes devem procurar o endocrinologista para rever a dosagem de insulina mais adequada para o controle de seus níveis glicêmicos.


5-A democracia dos exercícios
De iniciantes a praticantes regulares, os benefícios da atividade física são para todos. Bastam 30 minutos de atividade moderada cinco vezes por semana e você será capaz de sentir os primeiros sinais, que são a evolução do condicionamento físico para realizar tarefas do dia a dia, como subir e descer escadas, ou fazer caminhadas longas. Já os praticantes assíduos de exercícios têm vantagens, como a diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de colesterol e glicemia, que, consequentemente, reduzem as chances de problemas no coração.


6-Bom para o corpo, bom para a mente
Exercitar o corpo traz ganhos para a mente. Aumento da memória e disposição, diminuição da sensação de fadiga, liberação do estresse e melhora do humor por causa da produção de endorfina, que ajuda a combater a depressão e o baixo-astral, são alguns fatores que mantêm a mente sã.


7-Mobilidade garantida
A inatividade afeta também o sistema esquelético, provocando a perda de massa óssea e muscular e a degeneração de articulações. Nagib reforça que a prática de exercícios deve ser incentivada desde a infância, com controle médico, pois garante mobilidade e flexibilidade.


11 alimentos poderosos na faxina

1. Abacaxi: rico na enzima bromelina que tem a propriedade de quebrar as proteínas facilitando a digestão. 

2. Abacate: ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL). Consumido à noite, aumenta a quantidade do hormônio do crescimento, que troca a massa gorda pela magra.

3. Arroz integral: carrega fibras, fazendo o intestino funcionar e favorecendo a eliminação das toxinas.

4. Dente-de-leão (erva para chá): ajuda o fígado eliminar as gordura e toxinas em excesso.

5. Gengibre: estimula a digestão, alivia a prisão de ventre e é um excelente termogênico, ou seja, acelera o metabolismo.

6. Linhaça: tem alto teor de ômega 3 e fibras solúveis, que eliminam o colesterol ruim e fazem o intestino trabalhar bem.

7. Melancia: tem propriedade diurética e, por ser docinha, diminui a compulsão a doces.

8. Pera: rica em pectina, fibra solúvel que impede que o corpo absorva carboidrato e gordura.

9. Psyllium (fibra solúvel encontrada em lojas de produtos naturais): após ser diluída em água, ela se torna gelatinosa e funciona como uma esponja que faz o intestino livrar-se
das toxinas. Também diminui a fome.

10. Salsa: é diurética e rica em magnésio, ferro e vitamina C, que eliminam os radicais livres.

11. Salsão: além de ser diurético, é potente digestivo, porque ajuda a quebrar as moléculas de gordura, e também combate a formação de gases.


Saiba escolher o tênis para cada tipo de esporte

Conheça as partes que formam o grande parceiro das atividades físicas e descubra o modelo ideal para o seu esporte:

Futsal
Deve combinar a liberdade e proteção anti-impacto. E ser macio e ajustável para facilitar os movimentos. O solado fino permite mais aderência e controle.

Musculação
Por ser uma ginástica localizada, tem de ser confortável antes de tudo. E se for associada a uma atividade aeróbica, adquira os que têm amortecedores.

Tênis
Em razão de o esporte exigir giros e movimentos laterais, o solado deve conter sulcos para maior aderência, sem prejudicar as articulações ou causar torções.

Basquete
Um tênis de cano médio ou alto é ideal por permitir maior fixação do pé e evitar torções. Para os saltos, um amortecedor em todo o solado é indicado.

Triatlo
Não deve ter cadarços para facilitar os momentos de trocas de provas. Já que o ritmo não permite o uso de meias, os tênis devem ter zonas de ventilação. E sem costuras que possam machucar os pés.

Corrida
Pede um tênis com amortecedor em todo o solado por ser um esporte de movimentos repetitivos e de forte impacto.


Texto: por Clara Ribeiro - http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/saiba-escolher-o-tenis-para-cada-tipo-de-esporte/2677/ - Romulo Osthues/ Infigráfico: Stella Torreão/ Adaptação: Letícia Maciel

10 benefícios de fazer atividade física

Prevenir Alzheimer, câncer, derrame e doenças respiratórias são algumas das vantagens de praticar exercícios. Fique por dentro dos benefícios e mexa-se!


1- Reduz o risco de AVC
No início de 2014, um trabalho apresentado na Conferência Internacional de Derrame, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que praticavam atividades moderadas - como uma simples caminhada - estavam 20% menos propensas a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A redução da pressão arterial - importante fator de risco para o derrame - é um dos principais mecanismos envolvidos nesse processo. "O simples ato de se exercitar, mesmo que de forma leve, contribui para uma maior produção de óxido nítrico, substância que se associa à parede das artérias fazendo com que elas relaxem", diz Cassiano Neiva, coordenador do Laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, no interior de São Paulo. Desse modo, os vasos ficam menos resistentes à circulação sanguínea e a pressão abaixa.

Mas vá com calma: de nada adianta se esforçar na academia se você não adota outras atitudes para evitar o AVC. Entre elas estão uma alimentação balanceada (com baixa ingestão de açúcar, gordura saturada e sódio), se afastar do cigarro e do excesso de bebida alcoólica e ter um sono de boa qualidade. 


2- Garante ossos saudáveis
Ao se exercitar, não são apenas os músculos que ficam mais fortes - os ossos também, principalmente se você fizer atividades como corrida, vôlei e basquete. É que, por serem exercícios de impacto, facilitam a fixação do cálcio no osso. No caso de nós, mulheres, isso pode ajudar durante a menopausa, quando há perda de massa óssea.

Mas se os exercícios começarem a ser praticados antes do climatério, a prevenção a esse quadro é ainda maior. Estudos mostram que o ideal é ter uma vida ativa desde a infância ou início da adolescência. Isso faz com que os ossos cresçam mais fortes e densos, formando uma espécie de reserva. "Sabe-se que mulheres ativas ao longo da vida têm um estoque ósseo maior e, por isso, menos propensão a males como osteoporose no futuro", diz o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. 


3- Ajuda no tratamento do glaucoma
Pessoas que sofrem com esse mal - marcado pela elevação da pressão intraocular - também se beneficiam com a prática de atividade física. "Ao se exercitar, ocorre uma série de alterações nos tecidos oculares que fazem com que a pressão diminua", conta o oftalmologista Marinho Scarpi, da Universidade Federal de São Paulo. No entanto, segundo o médico, ao adotar um comportamento sedentário, as condições voltam aos níveis normais. Por isso, além do esforço físico, é preciso seguir o tratamento para o glaucoma recomendado por um oftalmologista. 


4- Protege o coração
A atividade física é fundamental para quem busca se blindar contra males cardiovasculares. É que, além de reduzir a pressão arterial, os exercícios diminuem as taxas de colesterol LDL - aquele que deixa a gordura se acumular nos vasos - e aumentam os níveis de partículas HDL, que fazem uma espécie de limpeza nas paredes das artérias. Com isso, o risco de sofrer um infarto, por exemplo, é bem menor.

Sem falar que adotar uma vida ativa é garantia para ter um coração mais forte. "Os exercícios aeróbicos, ao melhorar a eficiência cardíaca, fortalecem a musculatura do ventrículo, intensificando a força do coração", informa Cassiano Neiva. Por isso, apostar na natação, na corrida ou até na bicicleta é receita de sucesso. 


5- Espanta a depressão
"O exercício aumenta a quantidade de neurotransmissores ligados à sensação de prazer e bem-estar, como as serotoninas", lembra o médico do esporte Gabriel Ganme, de São Paulo. E em indivíduos depressivos essas substâncias se encontram em falta. "Em casos leves, às vezes nem é preciso tomar medicação, pois só a atividade física controla a depressão", afirma o ortopedista Roberto Ranzini, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. 


6- Previne demências
"O exercício melhora a comunicação entre as células nervosas em várias áreas do cérebro e também promove o surgimento de novos neurônios na região do hipocampo, ligada à memória", explica a neurologista Sonia Brucki, coordenadora do departamento de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Além disso, ao fazer uma caminhada ou até uma aula de musculação, o fluxo sanguíneo melhora bastante. Com isso, mais nutrientes e oxigênio chegam à massa cinzenta.

E isso está associado a um menor risco de desenvolver doenças como Alzheimer e Parkinson. Segundo um estudo recente da Universidade do Leste da Finlândia, indivíduos que se exercitam no mínimo duas vezes por semana estão menos propensos a sofrer com as demências quando se tornarem idosos. O benefício também se aplicaria a pessoas que começam a mexer o esqueleto após a meia-idade. 


7- Aumenta a criatividade
Em um trabalho da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, especialistas investigaram se a atividade física teria alguma relação com a criatividade. Para tanto, eles recrutaram 176 estudantes universitários e os dividiram entre um grupo que caminhava (ao ar livre ou na esteira) e outro que permanecia sentado. Os resultados mostraram que aqueles que se exercitavam - não importa o local - apresentavam uma capacidade criativa 60% maior do que os sedentários. "A atividade física melhora o funcionamento do cérebro como um todo, e a criatividade não ficaria de fora", avalia Sonia Brucki. 


8- Afasta o câncer de mama
Diversos estudos já demonstraram que fazer atividade física reduz o risco de câncer de mama. A explicação para esse elo estaria no fato de o esforço físico atuar contra hormônios e substâncias inflamatórias que influenciam no aparecimento de tumores. Além disso, a queima dos quilos extras também é fundamental para prevenir o câncer. "É que as células tumorais se abastecem de gordura, e o exercício acaba com ela", explica Cassiano Neiva, da Unesp.

E um trabalho recente da Sociedade Americana de Câncer, publicado em 2013 no periódicoCancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, vem endossar esses achados. Após analisar 70 mil mulheres que já haviam passado pela menopausa, os pesquisadores viram que aquelas que caminhavam no mínimo sete horas por semana apresentavam um risco 14% menor de desenvolver tumores nas mamas em comparação às voluntárias que andavam por um período menor de tempo. No caso das participantes que pegavam ainda mais pesado nos exercícios, a propensão a essa doença caía para 25%. 


9- Te deixa longe de males respiratórios
Quando se trata do sistema respiratório, a atividade física ajuda a prevenir uma série de encrencas, a exemplo de asma, bronquite, câncer e DPOC (condição marcada pela união de bronquite e enfisema pulmonar). Entre os benefícios do esforço físico regular estão uma melhor elasticidade da pleura (membrana que recobre os pulmões), maior capacidade de trocas gasosas pelos alvéolos pulmonares, fortalecimento dos músculos inspiratórios e expiratórios e a menor propensão a lesões e tumores.

Segundo o professor Cassiano Neiva, da Unesp, o ideal é praticar exercícios aeróbicos de forma regular. Comece com uma carga moderada e, aos poucos, vá intensificando. E não se esqueça: é fundamental ter o acompanhamento de um educador físico e, se você tiver algum problema de saúde, a orientação de um médico também. 


10- Dá um chega-pra-lá na TPM
Se você é daquelas que sofrem com a irritação e as dores típicas do período pré-menstrual, considere se matricular na academia e começar o quanto antes a sua modalidade favorita. "A atividade física ajuda a aliviar a tensão, a ansiedade e até as cólicas", diz o médico Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Um dos principais mecanismos envolvidos nesse processo é a maior produção de endorfina, substância que provoca uma sensação de relaxamento e conforto no cérebro. Para esse fim, vale apostar em atividades calmantes, como caminhada, ioga ou Tai Chi Chuan. 

Conheça os benefícios do futebol

Com a realização da Copa do Mundo aqui no Brasil, você tem mais um motivo para conhecer os benefícios do futebol para o corpo e introduzi-lo no seu dia a dia


Nunca viu graça em assistir a 22 pessoas correndo atrás de uma bola no gramado? Talvez seja porque você nunca tenha experimentado vestir a camisa e dar alguns chutes a gol. A modalidade geralmente agrada mais aos homens, mas a ala feminina também pode tirar proveito de seus benefícios. “As mulheres tendem a optar por outras atividades por acreditarem que o futebol masculiniza o corpo”, explica Camila Fonseca Belluomine, professora da academia Bio Ritmo (SP). Mas a profissional garante que isso não passa de um mito. “O esforço em campo não faz nada mais que melhorar a capacidade física, aumentar a resistência muscular e definir glúteos e pernas”. Ou seja, pode ser incorporado facilmente ao dia a dia de quem quer ficar mais firme e condicionada. As iniciantes devem começar com um jogo por semana, para que o corpo se adapte fisiologicamente.


No segundo mês já dá para turbinar a prática. “Se você sofre com lesões na coluna, nos joelhos ou nos tornozelos, converse com seu médico, pois o esporte exige mudanças rápidas de direção e pode ocasionar algumas quedas, comprometendo ainda mais a saúde do corpo”, alerta Camila Belluomine. “Por isso mesmo, lembre-se de conversar com um profissional de educação física para que ele a direcione para o treino certo”, complementa Felipe Lopes da Silva, educador físico da academia Fluyr Saudável (SP). Confira os benefícios do esporte para cada parte do corpo. 


Cérebro: Detona o estresse e a ansiedade, reduzindo o risco do aparecimento de desordens mentais. Amplia as noções cooperativas porque estimula o trabalho em grupo.


Olhos: Desenvolve as funções cognitivas por exigir reações rápidas durante as jogadas.


Pulmão: Aumenta a capacidade pulmonar e a captação de oxigênio graças à expansão do órgão.


Membros superiores: Diminui os níveis de gordura subcutânea devido ao gasto calórico.


Coração: Melhora a resistência cardiovascular e diminui a frequência cardíaca em repouso, minimizando o risco de desenvolvimento de problemas no coração.


Abdome: Reduz o percentual de gordura abdominal e define os músculos da região. Ou seja, chapa a barriga.


Membros inferiores: Enrijece o bumbum e as pernas além de melhorar a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, a velocidade, o equilíbrio, a força e a resistência muscular.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-sob-medida/conheca-os-beneficios-do-futebol/5170 - Texto: Caroline Randmer | Adaptação: Nathália Henrique - Foto: Shutterstock

17 atitudes práticas para emagrecer

Maneirar no sal, se concentrar na hora de comer e dormir bem podem contribuir para a perda de peso. Confira esses e outros segredos da nutricionista Aline Telles, de São Paulo, para segurar o ponteiro da balança.


1. Se concentre na comida
Não coma ao falar ao telefone. Beliscar durante o papo faz você mastigar mal e comer mais sem perceber.


2. Escolha o salgado assado e integral
Entre a coxinha e a esfirra, fique sempre com a segunda opção, que é assada (e menos calórica).


3. Prefira os chicletes sem açúcar
Mascar uma goma açucarada todos os dias significa ingerir, ao final de uma semana inteira, 100 calorias.


4. Tenha mais cuidado ao comer fora
A pizza da sexta à noite é um perigo: além do recheio (uma fatia de quatro queijos soma 390 calorias), tem a cerveja, o refrigerante e a sobremesa.


5. Faça uma despensa saudável
Não compre refrigerante, bolachas e salgadinhos. Tenha à mão alimentos saudáveis.


6. Troque a manteiga pelo azeite
O leite é rico em gordura saturada, exatamente o tipo que aumenta o colesterol e ajuda a formar “pneuzinhos” localizados.


7. Abuse da linhaça
Ela é fonte natural de ômega 3, o alimento é anti-inflamatório e auxilia na redução de gordura localizada.


8. Crie um calendário da dieta
Marque nele os dias em que fez tudo direitinho. Isso ajuda a aumentar o ânimo.


9. Diminua o sal
O excesso dele facilita a retenção de líquidos. Fique atenta ao nível de sódio dos alimentos e bebidas, como sopas prontas e refrigerantes.


10. Use pratos menores
Quanto menor o prato, menos comida cabe nele e maior a chance de você se satisfazer com pouco. 


11. Saia da mesa ao terminar de comer
Isso evita que você continue beliscando e bebendo mesmo depois de já ter matado a fome.


12. Durma bem
Uma noite de insônia altera o metabolismo da serotonina, hormônio importante para diminuir a ansiedade e controlar a fome.


13. Escove os dentes logo após comer
Assim você evita beliscar bobagens ao sair da mesa.


14. Coma doce só depois do almoço
Nesse momento, o açúcar é digerido lentamente, liberando energia para as células aos poucos. Quando consumido sozinho, é estocado em forma de gordura localizada. Só não vale comer uma torta inteira!


15. Coma gengibre
Essa raiz é um alimento termogênico, ou seja, ela acelera a queima de gordura no corpo.


16. Fotografe-se durante a dieta
Para perceber o quanto emagreceu, faça cliques a cada sete dias e compare os resultados para ficar mais estimulada.


17. Preste atenção nas roupas
Calça jeans é melhor do que a balança: ganhou uns quilinhos, ela fica apertada. Doe as que estão grandes.


Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/aliados-da-dieta/17-atitudes-praticas-emagrecer-787458.shtml - Por Gustavo Curcio - Edição: MdeMulher - Foto: Getty Images

Alimentos para combater e prevenir o câncer

Uma alimentação equilibrada e saudável pode não só manter os números da balança em dia como também prevenir o aparecimento de várias doenças, principalmente o câncer.


Os alimentos não fazem milagre, mas podem blindar o corpo. Veja quais são os alimentos que selecionados pela Dra. Lunamaris Salum de Abreu, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):


Iogurte natural e coalhada
Ricos em lactobacilos, probióticos fundamentais no equilíbrio da microbiota intestinal que é a primeira barreira protetora à entrada de substâncias tóxicas no organismo.


Frutas vermelhas e roxas
Como morango, mirtilo, blueberry, jabuticaba, amora, framboesa. São ricas em polifenóis e proantocianidinas que são antioxidantes.


Sementes de girassol, de abóbora, gergelim, linhaça
Além de ricas em fibras, possuem alto teor de gorduras saudáveis.


Molho de tomate
Rico em licopeno, antioxidante protetor de diversos órgãos, principalmente próstata.


Folhas verde escuras
Espinafre, rúcula, couve, além de folhas da beterraba, do brócolis e do rabanete contêm luteína e zeaxantina, poderosos antioxidantes.


Cacau
Encontrado em maior quantidade nos chocolates amargos, o fruto é rico em catequinas, que possuem ação antioxidante.


Chá verde
Rico em catequinas, desde que seja autêntico, geralmente de origem japonesa.


Especiarias
Gengibre, açafrão, pimentas, canela, cravo, páprica, cúrcuma - geralmente chamadas de “temperos”, possuem fortes propriedades antiinflamatórias.


Vitamina D
Um dos mais importantes fatores anticancerígenos. Apesar de a principal fonte ser o sol, alguns alimentos apresentam alto teor de vitamina D, como gemas de ovos, manteiga de leite, laticínios integrais e peixes.



10 alimentos anticelulite

Confira 10 alimentos que devem estar presentes em um cardápio anticelulite


Pronta para acabar com a celulite?
Os alimentos abaixo foram recomendados por Alfredo Cury, endocrinologista do Spa Posse do Corpo (RJ), Marina Capella, nutricionista da Clínica Dicorp (RJ), e pela equipe de nutrição do W Spa (RJ). 

Arroz integral contém fibras, vitaminas do complexo B, magnésio e cromo, nutrientes que favorecem a digestão do açúcar, o funcionamento do intestino e diminuem a absorção de gorduras.


Aveia rica em silício, mineral que participa da síntese de colágeno e, por isso, facilita a sustentação das fibras da pele e evita a formação de “grumos”. 


Azeite de oliva extravirgem combate os edemas da celulite graças ao ômega 6, gordura do bem que possui ação antiinflamatória.

Peixes uma das grandes causas da celulite são as flutuações hormonais. Estes alimentos, por serem fonte de iodo, regulam o funcionamento da tireoide, evitando essas variações.


Castanha-do-pará contém selênio, mineral antioxidante que age contra o envelhecimento das células.


Folhas verde-escuras sua clorofila melhora a circulação e faz aquela faxina no organismo. Esse detox evita o acúmulo de gorduras, principais causadoras da celulite.


Abacaxi é diurético, limpando o sistema linfático e desintoxicando o fígado. A ação acontece graças ao potássio. Além disso, dispõe de vitamina C, nutriente que participa da produção do colágeno.


Maçã possui pectina, fibra que neutraliza as toxinas que circulam no organismo.
Iogurtes dão aquela ajuda ao intestino graças à riqueza em probióticos, bactérias do bem que, de quebra, ajudam a desintoxicar e desinchar.


Vegetais folhosos possuem flavonoides, substâncias que estimulam a circulação e protegem as células dos radicais livres, retardando o envelhecimento da pele.


Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/10-alimentos-anticelulite/5094 - Por Redação Corpo a Corpo | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar - Foto: Danilo Borges

7 receitas poderosas para ter mais saúde

Prevenir câncer, descongestionar o nariz ou recuperar a energia perdida: essa bebida é sua aliada. Confira as receitas ideais para cada objetivo, retiradas do livro "A Revolução do Suco Verde" (Ed. Alfalivros), recém-lançado no Brasil.


1. Combater o câncer
Estrelas deste suco, os brócolis possuem sulforafano, substância que age na prevenção do câncer. Já as frutas vermelhas têm antioxidantes, que favorecem o funcionamento adequado das células. Isso é fundamental para evitar o problema, já que o câncer é uma multiplicação de células defeituosas.
Receita
Bata no liquidificador 4 xícaras de broto de brócolis, 4 xícaras de amoras orgânica e 1 xícara de água. Rende 1 litro.

2. Ter mais energia
Cheia de antioxidantes, esta bebida é potente: "varre" os radicais livres do organismo e dá mais disposição ao corpo. "Na verdade, todos os sucos verdes dão energia, mas esse, em particular, tem suco de laranja, que é doce e faz você se sentir mais disposta imediatamente após bebê-lo", explica a russa Victoria Boutenko, autora do livro A Revolução do Suco Verde (Ed. Alfalivros, R$ 46).
Receita
Coloque no liquidificador 6 folhas de uva, 3 folhas de couve, 2 mangas, 1 xícara de morango e 2 xícaras de suco de laranja. Depois é só bater e tomar. Rende 1 litro.

3. Prevenir gripe
Chamado "combinado de vitamina C", este suco é feito de limão e azedinhas (um tipo de hortaliça) e é um santo remédio para evitar gripes, por exemplo. "Quem toma esse suco verde diariamente quase nunca fica doente, com gripe ou febre, pois ele blinda o sistema imunológico contra vírus e bactérias", afirma Victoria.
Receita
Bata 4 xícaras de espinafre, 2 xícaras de azedinhas, suco de ½ limão-siciliano , 2 peras e 2 xícaras de água. Rende 1 litro.

4. Descongestionar as vias aéreas
Esta receita funciona que é uma beleza no inverno, quando o nariz vive entupido. Isso porque o limão e o tomate possuem vitamina C, a pimenta dilata os vasos, e o agrião colabora com as vias aéreas. Mas, se vive congestionada, investigue o problema com um especialista.
Receita
Jogue no liquidificador 1 xícara de agrião,1 folha pequena de rabanete, 1 lasca de pimenta-malagueta, 1 tomate grande, 2 talos de aipo e suco de limão-siciliano. Bata e tome em seguida. Rende 2 litros.

5. Limpar o fígado
O suco descrito aí embaixo é feito de plantas amargas como o dente-de-leão, que estimulam o funcionamento do órgão e a produção da bile - líquido cuja função é digerir gorduras. O efeito é detox.
Receita
Adicione ao liquidificador 4 xícaras de dente-de-leão, ½ endívia, 2 xícaras de espinafre, 2 xícaras de suco de maçã, 1 banana, 2 peras, 2,5 cm de raiz de gengibre e 1 xíc. de arando. Bata e consuma. Rende 2 litros.

6. Tirar a fome
Se você vive atacando a geladeira, invista neste suco. De acordo com a especialista russa, os ingredientes desta receita são ricos em "fibras volumosas", que demoram a ser digeridas e promovem a saciedade.
Receita
Bata 3 xícaras de couve, 3 xícaras de acelga, 3 pimentões vermelhos com sementes, ¼ de abacate e 3 xícaras de água. Rende 2 litros.

7. Evitar as rugas
A autora do livro garante que este mix é um grande aliado da beleza e da longevidade por conter folha de uva, rica em resveratrol, poderoso antioxidante que combate as rugas e o envelhecimento precoce.
Receita
Bata no liquidificador 4 xícaras de alface-romana, 5 folhas de uva, 2 mangas e 2 xíc. de água. Rende 1 litro.


Fontes: Ana Ceregatti, nutricionista clínica especialista em vegetarianismo; Patrícia Peixoto Vieira, nutricionista especialista em nutrição infantil pela Universidade Federal de São Paulo; Receitas retiradas do livro “A Revolução do Suco Verde” (Ed. Alfalivros).

Sete métodos infalíveis para deixar o bumbum durinho

Trabalhe os músculos dos glúteos praticando vôlei, patinação e até balé


Terror das academias, principalmente para as mulheres, os exercícios de glúteos costumam ser bastante desconfortáveis e repetitivos, mudando apenas a intensidade do treino ao longo do tempo. Deixá-los de lado, entretanto, significa desistir de combater a flacidez e a celulite, explica o personal trainer Adriano Braga Coronato. Mas e se você exercitasse o bumbum sem nem se dar conta disso? "O segredo é investir em esportes e métodos alternativos que exijam esforço físico dos membros inferiores e que incluam séries de agachamento e salto", explica o personal. Confira sete opções diferentes e fuja da rotina.



Pilates

"Como toda atividade física resistida, o Pilates ajuda a tonificar a musculatura por meio de exercícios de contração e, alguns deles, trabalham coxas e glúteos", aponta o fisioterapeuta Michel Salgado, sócio-diretor da Metacorpus Studio Pilates. Segundo ele, as séries de Pilates incluem bolas e aparelhos, o que deixa o treino mais leve e dinâmico. Além disso, ele pode ser feito por pessoas de todas as idades, uma boa alternativa para quem tem mais idade e, portanto, limitações físicas, mas quer ficar em forma.



Balé
De acordo com a professora de balé Rita de Cássia Monte Correia, do Petit Ballet, até mesmo os exercícios mais básicos da dança trabalham os glúteos. "Para que a bailarina mantenha a postura ereta, ela precisa deixar o bumbum contraído, o que também proporciona equilíbrio à dançarina", esclarece. O melhor de tudo é que esses movimentos fazem parte de uma coreografia e o esforço investido passa despercebido.






Escalada
A escalada é uma atividade que trabalha diversos grupos musculares, inclusive os glúteos. "Realizamos movimentos de agachamento, de subida e de descida, como em uma aula de step, a partir do princípio básico de suportar o próprio peso", afirma a professor de educação física Aline Lessa, instrutora do ginásio de escalada esportiva 90 Graus. De acordo com a profissional, a escalada é uma atividade que estimula o raciocínio, a autoconfiança e a vontade de superar limites, trabalho mental que suaviza e muito o trabalho físico.



Caminhada com inclinação

Até mesmo uma simples caminhada ou corrida trabalha o bumbum. "Quando damos um passo e estendemos a perna de trás, naturalmente contraímos os glúteos" conta a personal trainer Clóe Celentano, proprietária da 4US Assessoria e Consultoria Esportiva. Para acelerar os resultados, realize a caminhada ou a corrida com inclinação, subindo uma ladeira, por exemplo. O exercício também pode ser realizado em um subir e descer de escadas, por isso, pense duas vezes antes de pegar o elevador.



Danças folclóricas

"As danças folclóricas e populares trabalham muito a região dos glúteos por ter como base saltos e agachamento, como é o Frevo", explica o professor de dança contemporânea Demetrius Raimundo Gonçalves. Esse tipo de dança alterna momentos de pouco movimento com outros de explosão muscular, o que demanda bastante esforço dos membros inferiores e dos músculos dos glúteos. Segundo o professor, o prazer da dança suprime a sensação de desgaste físico, comum na musculação.



Vôlei, basquete e handball

Como o princípio dos exercícios para o bumbum é baseado no agachamento e em saltos, esportes com tais características podem ser uma boa alternativa para quem não quer fazer musculação. No vôlei o praticante fica em posição de agachamento para receber a bola e pula para cortar ou fazer o bloqueio. No basquete, pula para alcançar a bola e para acertar a cesta. Já no handball, o time passa grande parte do tempo correndo e salta para acertar a bola no gol, afirma o personal Adriano.



Patinação

Segundo a professora Luciana Grassi, da escola Equilíbrio Patinação, patinar exige coordenação motora, equilíbrio e força muscular dos membros inferiores. "Cada impulso trabalha as pernas, o abdômen e os glúteos", esclarece. Segundo ela, para que o treino seja eficaz, ele deve ser realizado duas vezes por semana durante 45 minutos, cada passeio. No começo, o patinador sentirá muitas dores, até por não saber como distribuir o peso sobre as rodinhas, mas ao adquirir mais experiência, verá ótimos resultados.



Alimentos que ajudam a combater as gorduras

Confira 8 alimentos que vão te ajudar a acabar com as gorduras indesejadas


Aposte nos alimentos abaixo para combater as gorduras e dobras indesejadas que marcam presença quando você veste aquela calça justa 


Amendoim
É rico em ácidos graxos monoinsaturados, que estimulam a utilização da gordura como fonte de energia. Isso acontece porque o petisco mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis. Mas nada de consumir com sal, ok?


Chocolate amargo 
É delicioso e, de quebra, traz poderosos anti-inflamatórios chamados flavonoides. “Quanto mais inflamado o organismo, maior será a probabilidade de ganho de tecido adiposo. Assim, combater esse mal é de grande ajuda na hora de eliminar as gordurinhas”, explica Noadia Lobão, nutricionista (RJ).


Café 
É riquíssimo em cafeína, substância que, ao ser absorvida, simula a enzima responsável por quebrar as células de gordura.


Pimenta vermelha 
Possui capsaicina, que aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Segundo um estudo publicado no periódico estadunidense Journal of Proteome Research, a substância também está relacionada à diminuição da massa de tecido gorduroso.


Aveia em flocos 
Possui fibras solúveis que formam uma espécie de esponja de gorduras no estômago. “Assim, elas são eliminadas pelas fezes”, completa Luciana Setaro, professora de nutrição da Universidade Anhembi Morumbi (SP).


Vinagre 
Reduz o índice glicêmico da refeição, ou seja, retarda a absorção de glicose pelo organismo, prolongando a saciedade. “Essa ação tem efeito direto na perda de circunferência abdominal”, afirma Luciana Harfenist, nutricionista funcional (RJ).


Iogurte 
É fonte importante de cálcio — mineral que reduz o desenvolvimento de novas células adiposas —, induz a quebra das já existentes e diminui a absorção de gordura saturada pelo intestino.


Gergelim 
Também é um ótimo anti-inflamatório graças à presença do ômega-3, que diminui a inflamação inimiga do corpo sequinho. Além disso, possui cálcio que, como citado anteriormente, inibe os processos que criam gordura no organismo.


Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/8-alimentos-que-ajudam-a-combater-as-gorduras/5138 - Por Ana Paula de Araújo | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar - Foto: Shutterstock

Quanto menos você dorme, mais seu cérebro envelhece

Pesquisadores da Duke-NUS (Escola de Graduação Médica de Singapura) concluíram que quanto menos adultos mais velhos dormem, mais rápido seus cérebros envelhecem.


Eles queriam estudar o alargamento do ventrículo cerebral. O alargamento rápido do ventrículo é um marcador de declínio cognitivo e do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, mas os efeitos do sono sobre este marcador nunca tinham sido medidos.


O estudo analisou os dados de 66 adultos mais velhos chineses. Os participantes passaram por exames cerebrais de ressonância magnética estrutural para medir o volume do seu cérebro e por avaliações neuropsicológicas para testar sua função cognitiva a cada dois anos. Além disso, a duração do sono de cada um foi registrada através de um questionário.


Aqueles que dormiam menos horas mostraram evidências de rápido aumento do ventrículo, e consequentemente declínio no desempenho cognitivo.


“Nossos resultados relacionam sono curto como um marcador do envelhecimento do cérebro”, disse a Dra. June Lo, principal autora da pesquisa.


Dormir mal definitivamente não é um bom negócio. Outros estudos já mostraram que falta de sono na infância pode atrasar a puberdade, e que o sono é essencial para fixar nossa memória (e com isso consolidar aprendizados). Além disso, más noites de sono nos levam a comer mais e pioram nosso humor. Agora, sabemos também que dormir bem pode ajudar a manter o cérebro saudável.


“O trabalho realizado sugere que cerca de sete horas [de sono] por dia para os adultos parece ser o ideal para um ótimo desempenho em testes cognitivos. Nos próximos anos, esperamos determinar o que é bom para saúde cardiometabólica a longo prazo também”, acrescentou o professor Michael Chee, que também participou do estudo. [MedicalXpress]


Seu celular foi roubado? Veja como desativar o WhatsApp do aparelho

Quando um telefone com o aplicativo WhatsApp é roubado ou perdido, dois procedimentos são indicados: bloquear o número e desativar a conta. Com isso, é possível evitar que pessoas mal-intencionadas se passem pelo usuário – recentemente, por exemplo, ladrões roubaram um iPhone e alteraram a foto do usuário.


O WhatsApp funciona atrelado ao número do telefone e só pode ser usado em um único aparelho por vez. Ao bloquear a linha (o que pode ser feito entrando em contato com a operadora), o programa deixa de enviar ou receber mensagens utilizando o plano de dados. Também é importante desabilitar o app: mesmo com a linha bloqueada, é possível trocar mensagens via Wi-Fi, de acordo com o suporte do WhatsApp. 


Para tanto, entre em contato com a empresa por e-mail no support@whatsapp.com. Você deve mencionar no pedido o número de seu telefone dentro do padrão internacional. Após ter a conta desabilitada, é possível reativá-la por 30 dias - ao final desse período, ela será permanentemente deletada do sistema do WhatsApp.


Como o serviço está em inglês, o ideal é pedir algo como "My phone was stolen. Please, can you disable my account? My phone number is XXXX. Thanks" (meu telefone foi roubado. Por favor, vocês poderiam desativar minha conta? Meu número é XXXX).


Todos esses procedimentos não impedem que a pessoa em posse do telefone antigo tenha acesso aos dados armazenados nele - como fotos, contatos e vídeos trocados via WhatsApp.


Reativação

Ao desbloquear o número de telefone junto à operadora, você pode utilizar um novo cartão SIM para reativar sua conta no aplicativo – esse processo de desbloqueio é feito dentro do próprio app, no novo telefone. O processo vale tanto para manter o número antigo (caso opte pela portabilidade) quanto para ativar a conta em um novo número de telefone.


Quando essa troca de SIM é feita, parece que você voltou a utilizar o WhatsApp pela primeira vez: ele validará sua conta com uma chamada telefônica ou via SMS.


Com o novo SIM, o usuário não terá acesso às mensagens e demais conteúdos enviados e recebidos antes de o telefone ter sido roubado. Mas ele receberá as mensagens pendentes (enviadas durante o tempo em que a conta foi inativada) e será reinserido automaticamente nos grupos dos quais participava. 

Saiba como acabar com o chulé

É só tirar o sapato que todo mundo já sente aquele cheiro desagradável? Chega de ficar com vergonha: entenda e saiba como acabar com o chulé


Tirar o sapato na frente dos outros nem pensar? É, sofrer com chulé não é fácil, além de fazer mal à saúde, o cheiro desagradável afasta qualquer pessoa. Mas este mau cheiro é um problema comum, e qualquer pessoa pode ter. O importante é saber por que ele surge e como se livrar.


O chulé entre mulheres, homens, adultos, crianças ou idosos, é uma combinação de suor excessivo com bactérias. Essa reação química ocorre da seguinte maneira: o corpo humano transpira para que a temperatura de dentro do organismo possa ser regulada, e com os pés não é diferente. No entanto, esta parte do corpo é geralmente coberta por tênis, sapatilhas, entre outros, o que faz com que o suor não tenha como se dissipar, e então ele é fermentado juntamente com as bactérias presentes na pele produzido o chulé.


A questão é que o calor e a umidade fazem com que essas bactérias se proliferem cada vez mais “e aí quando não há uma frequência de troca de meia, de calçado, para deixar o pé respirar, acaba surgindo o mau cheiro”, afirma João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para se livrar do mal, o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Afonso listou dicas preciosas para entender e evitar o aparecimento do chulé:

1- Limpe bem
Uma boa maneira de evitar o chulé é higienizando bem os pés. No entanto, o dermatologista não recomenda sabonetes antissépticos, porque eles podem causar outros tipos de irritação na pele, e, ainda, não matam apenas as bactérias ruins e podem causar um desequilíbrio no corpo humano. Um conselho é usar sabonetes comuns ou hidratantes.


2- Seque bem os pés
É importante sempre manter os pés bem secos, por isso ao sair do banho é necessário secar bem a planta dos pés e também entre os dedos, pois as bactérias tendem a se proliferar em lugares úmidos.


3- Prefira sapatos abertos
Facilitam a respiração dos pés, geralmente aqueles que vedam toda a entrada de ar tendem a causar mais chulé.

4- Nunca use o mesmo par de sapatos
Uma outra dica muito boa é trocar sempre os sapatos, o ideal é trocar durante o dia, mas se não for possível, é importante não usar o mesmo sapato no dia seguinte, deixando aquele par usado no dia anterior em algum lugar arejado e ensolarado.

5- Evite calçados de plástico
Plástico, borracha, materiais sintéticos são totalmente vedáveis o que auxilia na proliferação de bactérias, desta maneira, as pessoas ficam mais propensas a ter chulé.

6- Cuidado com o talco
De amigo a inimigo. Os talcos podem atrapalhar muito aquelas pessoas que têm suor excessivo nos pés, já que ao entrar em contato com eles uma "pasta" pode ser formada, assim, provocando inda mais a proliferação das bactérias já existentes.

7- Use meias de algodão
Elas são sempre as mais indicadas, já que esse material tem propriedades de absorver e de deixar o suor evaporar de uma maneira melhor. Diferente dos tecidos sintéticos, que não têm essa propriedade.


10 mistérios do nosso sistema solar

Já descobrimos tanta coisa no espaço – visitamos a lua, encontramos quase 1.800 exoplanetas, estrelas, pulsares, buracos negros, nebulosas… Ou seja, sabemos bastante sobre o que existe lá fora, não?
Não.
Não sabemos nem o que se passa no nosso próprio sistema solar direito.

10. Vórtice em Vênus
Um vórtice gigante perto do polo sul de Vênus se comporta como uma tempestade, mas sem chuva ou relâmpagos. Tem cerca de 1.800 quilômetros de extensão, 18 quilômetros de altura, e fica 41 quilômetros acima da superfície do planeta, orbitando-o a cada 5 a 10 dias. Nós costumávamos pensar que era oval, mas, em 2011, cientistas descobriram que o vórtice muda regularmente de forma. Às vezes parece um “S” ou um “8″, mas muitas vezes é apenas uma bolha irregular. Além disso, em 2013, descobrimos que ele não é um único vórtice. É na verdade dois vórtices, com dois centros de rotação em diferentes altitudes. Eles se mesclam, mas raramente se alinham. Os cientistas que estudam o par esperavam que eles se movessem em conjunto, e não têm certeza por que eles não fazem isso. Pode ter algo a ver com a atmosfera de Vênus, que gira 60 vezes mais rápido do que o próprio planeta, mas ninguém sabe ao certo.


9. Iapetus
, a terceira maior lua de Saturno, tem sido uma fonte de mistério desde que Giovanni Cassini a descobriu, em 1671. O astrônomo italiano notou que a face da lua que encara o sol é mais escura do que seu hemisfério oculto. Na verdade, a parte traseira ao sol é 10 vezes mais brilhante. Esta estranheza permaneceu inexplicável por 336 anos, até que uma sonda da NASA, apropriadamente chamada Cassini, foi enviada ao planeta. Os cientistas descobriram que a lua originalmente varria poeira espacial enquanto se movia. Isso escureceu sua “frente”, que passou a absorver mais luz solar, fazendo com que o gelo derretesse. Isso escureceu ainda mais esse lado, criando ainda mais absorção de luz solar, e assim por diante.
A sonda Cassini pode ter resolvido esse mistério, mas não antes de descobrir um novo: um monte de 18 km de altura em torno do equador da lua – isso é mais de duas vezes a altura do Everest, em uma lua com um nono do tamanho da Terra. Uma teoria diz que Iapetus tinha um anel que se desfez em sua superfície, formando a cordilheira. Outra sugere que um asteroide de 1.000 quilômetros colidiu com Iapetus e desacelerou a rotação da lua. O estresse resultante achatou-a nos polos, criando a protuberância central.
Não contente com o simples fornecimento de seus próprios mistérios, Iapetus também pode ajudar a resolver mistérios de outros planetas. Existe um tipo de deslizamento de terra encontrado aqui na Terra e em Marte, chamado de sturzstrom, que viaja cerca de 15 vezes mais rápido do que a maioria, e não temos ideia do porquê. Estes deslizamentos de terra parecem ser extremamente comuns em Iapetus, portanto, quanto mais aprendemos sobre a lua, mais perto ficamos de descobrir o que causa sturzstroms.


8. A aranha de Mercúrio
Quando a sonda MESSENGER da NASA passou em Mercúrio em janeiro de 2011, fotografou uma cratera de impacto diferente de qualquer outra que já vimos no sistema solar. Ela foi apelidada de “aranha”, já que tinha cerca de 50 ramificações em todas as direções a partir de seu meio. Um cientista do laboratório que ajudou a construir a sonda chamou a cratera de “um verdadeiro mistério”, e sugeriu que atividade vulcânica pode estar por trás da formação. A estrutura recebeu o nome oficial de “Pantheon Fossae”, em homenagem ao Panteão de Roma, sendo que a palavra latina Fossae significa “trincheiras”. A cratera central foi chamada de Apolodoro, em homenagem ao arquiteto-chefe do Panteão. No entanto, imagens de alta resolução sugerem que a cratera de 41 quilômetros pode não ter nada a ver com as trincheiras/ramificações. Um meteoro pode ter atingido Mercúrio e criado o buraco perto do centro desse outro padrão ramificado já formado.


7. Miranda
Miranda é o quinto maior satélite de Urano e a lua mais estranhamente deformada do sistema solar. A NASA a descreve como “o monstro de Frankenstein”, porque parece que suas peças não se encaixam. Sua irregularidade é clara a partir de fotos tiradas pela sonda Voyager 2. Manchas separam áreas com poucas crateras de áreas fortemente bombardeadas. Os maiores buracos dessas áreas são 12 vezes mais profundos que o Grand Canyon. Esta aparência “acabada” de Miranda é única no sistema solar, e os cientistas não sabem o que a acertou para que ela ficasse assim. Uma teoria é que a lua foi atingida com força suficiente para quebrar, mas a gravidade a manteve “junta”. Outro cenário possível é que as áreas mais suaves foram atingidas por meteoritos que derreteram gelo, formaram lama que viajou por toda a superfície, e em seguida voltaram a congelar.


6. Manchas em Urano
Os telescópios Hubble e Keck descobriram uma mancha escura em Urano em 2006. Manchas semelhantes foram vistas em Netuno antes, provavelmente causadas por redemoinhos na atmosfera. Os cientistas não têm certeza, no entanto, sobre o que as deixa escuras. Em 2011, por sua vez, os astrônomos avistaram o oposto: uma grande mancha branca 10 vezes mais brilhante do que o resto do planeta. Parecia ter centenas de quilômetros de largura e pode ter sido uma tempestade de metano gigante. Hubble descobriu que o ponto brilhante era “emparelhado” com um escuro ao lado direito. Infelizmente, ainda não podemos explicar o que vimos. Provavelmente teremos que enviar uma sonda para Urano para entender essas manchas.


5. Ceres
Ceres é o maior asteroide e maior planeta anão do nosso sistema solar. Ele pode conter mais água do que toda a água doce da Terra. Além disso, pode estar “atirando” um pouco dessa água para o espaço. Nuvens de vapor foram detectadas pelo telescópio espacial Herschel da Agência Espacial Europeia. A pergunta sem resposta é o que está causando essas nuvens. Uma vez que o vapor vem de regiões mais escuras do planeta, uma teoria é de que essas áreas podem estar absorvendo luz solar. Quando a luz aquece o gelo sob baixa pressão, a água salta da fase líquida direto para a forma de gás. Alternativamente, atividade vulcânica poderia estar ocorrendo sob a superfície do planeta anão. Podemos ter uma resposta em 2015, já que a NASA enviou uma sonda chamada Dawn para Ceres.


4. A topografia bizarra de Mercúrio
Enquanto a “aranha” é o mistério mais visualmente impressionante de Mercúrio, está longe de ser o único. Na verdade, muitas das nossas ideias sobre como Mercúrio se formou foram substituídas por perguntas. Algo dentro do planeta faz com que superfícies previamente inclinadas nivelem, enquanto áreas anteriormente niveladas se tornam inclinadas. O chão da maior cratera do planeta se tornou mais alto que sua borda em alguns lugares. Os cientistas não sabem por que isso acontece, nem se mais mudanças estão a caminho. O manto de Mercúrio é muito fino para permitir processos que causam alterações topográficas em outros planetas. Seu núcleo é proporcionalmente cinco vezes maior do que o nosso núcleo é em comparação com a Terra. Esse núcleo estranhamente grande pode ter a ver com a topografia bizarra do planeta, mas não sabemos como.


3. A luz Ashen de Vênus
Um brilho indescritível no lado escuro de Vênus foi detectado pela primeira vez em 1643. Foi visto pelo menos 129 vezes entre 1954 e 1962. No entanto, apesar de tantos avistamentos, alguns acreditam que a chamada “luz Ashen” é criada artificialmente durante a observação. Outros insistem que é um fenômeno real. Teorias atuais sugerem que a luz solar quebra monóxido de carbono no lado claro do planeta, e o gás se recombina no lado escuro depois de ser levado por ventos rápidos. Outras teorias incluem tempestades com raios poderosos ou algum tipo de aurora.


2. Os vulcões de Io
A gravidade de Júpiter puxa sua lua Io em uma direção diferente das outras maiores luas do planeta. As forças de maré alongam e aquecem Io, produzindo vulcões impressionantes. Io é o corpo com maior atividade vulcânica do sistema solar, e alguns de seus vulcões atiram lava 375 quilômetros acima de sua superfície. Mas estes vulcões aparecem em lugares que não são previstos por nenhum de nossos modelos atuais de como funcionam as forças de maré. Cientistas esperavam que os vulcões aparecessem em rochas suaves mais propensas a serem deformadas e aquecidas. Em vez disso, eles aparecem 30 a 60 graus leste do local esperado. Nossos modelos podem estar errados, ou algo a mais pode estar acontecendo; por exemplo, Io pode estar girando mais rápido do que os astrônomos acreditam, ou parte de sua estrutura interna pode conduzir magma através de longas distâncias.


1. Terrenos caóticos
Algumas paisagens do sistema solar são mais do que um pouco desorganizadas; são caóticas. A região “Aureum Chaos” de Marte tem cumes entrecruzados e vales cheios de colinas em posições aleatórias. “Iani Chaos” é outra região de Marte nomeada por conta de sua confusão caótica de cumes. Os cientistas simplesmente não sabem como ou por que essas regiões se formaram. Talvez as áreas de terreno caótico em Marte eram corpos de água ou de magma que fizeram a superfície colapsar. No entanto, nem todas as áreas parecem boas candidatas para essa explicação. Uma área de terreno caótico em Mercúrio tem uma explicação provável muito diferente. A “Bacia Caloris” é a maior cratera de impacto no planeta, com cerca de 1.500 quilômetros de largura. O impacto que causou a cratera enviou ondas sísmicas através de Mercúrio, e uma paisagem fortemente desordenada surgiu no exato lado oposto do planeta. Áreas escarpadas também existem na lua Europa de Júpiter. “Conamara Chaos” é uma região surpreendentemente bem nomeada por sua natureza caótica. Esse terreno foi provavelmente causado por correntes de água quente derretendo a crosta e formando grandes lagos subsuperficiais. O gelo no topo pode ter quebrado, flutuado e, quando voltou a congelar, deixado uma paisagem caótica para trás. [Listverse]