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quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Para baixar: Catálogo brasileiro de hortaliças - um guia para o cultivo de 50 espécies



Catálogo brasileiro de hortaliças – saiba como plantar e aproveitar 50 das espécies mais comercializadas no país

Alimentação e saúde são termos cada vez mais ligados e a união desses dois fatores é uma forte tendência de mercado. Assim, o consumo de hortaliças cresce de importância no País. Nesse contexto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), juntamente com a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), editou o “Catálogo Brasileiro de Hortaliças” com informações sobre as 50 hortaliças mais comercializadas no Brasil. 


De acordo com a agrônoma Débora Albernaz Vieira, que editou o conteúdo da publicação, a proposta é oferecer informações básicas a empreendedores interessados em investir na produção de hortaliças. Ela explica que o material contém a descrição das diferentes espécies, além de informações sobre cultivo, incluindo épocas e regiões de plantio, e comercialização. Há também recomendações de aproveitamento, com dicas sobre consumo.


As 50 hortaliças descritas no catálogo foram selecionadas com base em levantamentos realizados junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e às Ceasas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Catálogo Brasileiro de Hortaliças é distribuído gratuitamente pelo SEBRAE, via internet. Para ter acesso à publicação em formato digital, basta acessar um dos seguintes endereços:






Frações - 4º ano

Definição de fração
Usamos as frações para representar uma ou mais partes de uma quantidade. Chamamos frações aos números inteiros colocados um sobre o outro, separados por uma linha horizontal ou traço de fração.
Numerador   /  Denominador

Onde Numerador indica quantas partes são tomadas do inteiro, (o número que é escrito acima do traço de fração) e Denominador indica em quantas partes dividimos o inteiro, sendo que este número deve necessariamente ser diferente de zero.
Leitura de frações
O numerador é 1 e o denominador é menor que 10
A leitura de uma fração da forma 1/d, onde d é o denominador que é menor do que 10 é feita como:
Fração
1/2
1/3
1/4
1/5
1/6
1/7
1/8
1/9
Leitura
um meio
um terço
um quarto
um quinto
um sexto
um sétimo
um oitavo
um nono

O numerador é 1 e o denominador maior que 10
Quando a fração for da forma 1/d, com d maior do que 10, lemos: 1,
 o denominador e acrescentamos a palavra avos.
Avos é um substantivo masculino usado na leitura das frações, 
quando o denominador é maior do que dez.
Fração
Leitura
1/11
um onze avos
1/12
um doze avos
1/13
um treze avos
1/14
um quatorze avos
1/15
um quinze avos
1/16
um dezesseis avos
1/17
um dezessete avos
1/18
um dezoito avos
1/19
um dezenove avos

O numerador é 1 e o denominador é um múltiplo de 10
Se o denominador for múltiplo de 10, lemos:
Fração
Leitura Comum
1/10
um décimo
1/100
um centésimo
1/1000
um milésimo
http://indiarahellen.blogspot.com.br/2014/05/fracoes-4-ano.html

3 vídeos: Dicas para quem gosta de manter uma pequena horta em casa!

3 vídeos: Dicas para quem gosta de manter uma pequena horta em casa!

Dicas para quem gosta de manter uma pequena horta em casa!





http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/02/3-videos-dicas-para-quem-gosta-de.html

Probleminhas


· uma excursão irão 4 grupos de 15 meninos, 3 grupos de 12 meninas, 8 guias e 10 professores. Quantas pessoas vão participar da excursão?
· Sérgio tinha duas caixas de lápis de cor, cada uma com 12 lápis. Tirou 4 de cada caixa para emprestar à sua irmã. Com quantos lápis de cor ele ficou?
· Mariana foi com seu pai ao cinema. O preço do ingresso de adulto é R$ 9,00 e o de criança R$ 5,00. Seu pai pagou com uma nota de R$ 100,00. Quanto recebeu de troco?
· Rita tem no bolso R$ 28,00 e na caderneta de poupança o triplo dessa quantia. Quanto dinheiro ela possui?
· Adriana comprou 4 cadernos por R$ 2,00 cada, 3 agendas por R$ 5,00 cada e um livro por R$ 30,00. Quanto ela gastou?
· Uma escola oferece curso de inglês e espanhol. Os alunos devem matricular-se em pelo menos em um deles. Dos 45 alunos de uma classe 13 resolveram estudar inglês. Quantos alunos matricularam-se no curso de espanhol?
· Beatriz comprou 18 bolas de tênis e veio 3 bolas em cada lata. Quantas latas ela comprou?
· Paula colocou 21 coelhos em 3 viveiros. Em cada viveiro há o mesmo número de coelhos. Quantos coelhos ficaram em cada viveiro?
· Um ferreiro precisa colocar ferraduras em 6 cavalos. De quantas ferraduras ele vai precisar?
· Um pacote de feijão tem 2 quilos. Quantos quilos há em 25 pacotes?

http://indiarahellen.blogspot.com.br/2014/05/probleminhas.html

Qual é a função do professor?



Texto publicado no Jornal "A Cidade", Caderno C, Seção Boas Ideias, Domingo, 03/07/2011. Retirado do blog http://sergioadas.blogspot.com.br/2011/08/qual-e-funcao-do-professor.html


Sérgio Adas*
O que às vezes pode parecer uma pergunta banal ou óbvia também pode nos chacoalhar para sairmos da inércia e abandonarmos o campo da irreflexão. “O que é um professor”, “qual a sua função” e “para que serve” não são perguntas fáceis de responder, principalmente se fizermos uma rápida pesquisa de opinião. As respostas, talvez, possam até ser mais ululantes que as perguntas…


Lembrou-me uma conferência, na Unicamp, do Professor Newton da Costa, que depois de expor sobre a Lógica na Matemática e na Física ‒ áreas às quais vem brilhantemente se dedicando há tempos ‒ o conferencista, num ato de coragem e desabafo, falou-nos sobre a função do professor: professor é aquele que dirige o aprendizado. A finalidade do ensino não é a de somente transmitir coisas evidentes, de fácil entendimento: se for para isso, para que professor?


E deu-nos um contraexemplo: um hipotético e “formidável professor” de educação física que nos proporciona uma aula fabulosa, pois ele fica a nossa frente se exercitando enquanto a assistimos, sentados, tomando refrigerante e comendo um lanchinho; e que até podemos ir a essa aula de smoking, porque não suaremos.


Será esse o modelo de professor que nos acostumamos a querer para nossos filhos? A finalidade do professor, nas quase mesmas palavras de da Costa, não é a de ensinar, mas a de criar caso, de criticar, de “chacoalhar o caco” dos alunos e mostrar que as coisas não são tão simples quanto parecem e que sem suor e lágrimas não fazemos nada. Isso vale para todos os níveis de ensino, mas no universitário ou superior é questão de vida ou morte, sobremaneira quando o que se coloca é o educar por meio e para a pesquisa.


Trocando em miúdos, o professor deve ser como os livros assim propagandeados no slogan da Editora Virgília: “Livros que fazem o Tico, o Teco e a turma toda funcionar”. É isso, professor, por os neurônios próprios e os dos alunos pra funcionar!
Santo Agostinho, em De Doctrina Christiana e De Magistro, professou que o mestre também depende do aluno e é incapaz de ensinar em via de mão única: ao professor, cabe apontar a direção, ao aluno segui-la, ou seja, o mestre desperta (o aluno ou algo neste), e não transmite algum conhecimento pensando ensinar.


Os melhores professores que tive criam desconforto em mim até hoje. São eles que direcionaram meu contínuo aprendizado e que me fazem buscar o amadurecimento e sentir que o suor e as lágrimas valem a vida. E também me ensinaram que o conhecimento não é algo pronto e feito por outrem, tal como nuggets ou batatas fritas que compramos numa lanchonete Mac Donald´s. Carece colocar a mão na massa...


Mas pergunto, e bastante preocupado: e os alunos, em qual modelo de professor estão apoiando suas expectativas? Conheço casos nos quais ao invés de ler textos, a preferência recai para resumos e slides, no lugar do aceite de desafios colocados à autonomia e ao autodidatismo para a elaboração de trabalhos chora-se a ausência de receitas prontas... Decerto nem todos entendem algo precioso, e que fora de dúvida cintila quando o assunto é ensinar: como manifestou Goethe, “Esperar de alguém mais do que ele é capaz de dar é ajudá-lo a crescer; esperar apenas o que ele pode efetivamente fazer é diminuí-lo”. Prefiro a primeira atitude. E você, leitor?


* Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP. E-mail: sergio.adas@uol.com.br

SEGREDOS DA MULTIPLICAÇÃO.


http://indiarahellen.blogspot.com.br/2014/05/segredos-da-multiplicacao.html

Planos de aula de Geografia para Ensino Fundamental II - 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano



Professor(a), 
No endereço eletrônico da revista NOVA ESCOLA você encontra diversos planos de aulas de Geografia (todos online) para alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Neste post estão disponíveis os links para esses planos de aula ( também para as sequencias didáticas e projetos). É só seguir.


Apoio ao Professor - Geografia - Ensino Fundamental II - 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia orienta como apresentar as representações planas da Terra (planisférios) a partir de uma análise do mapa-múndi e de seus aspectos ideológicos.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre coordenadas geográficas e sistemas de orientação e localização.
Ano de ensino: 6º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para introduzir noções de tempo e clima e relacionar questões ambientais ao clima, tomando como base a observação das nuvens.
Ano de ensino: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para analisar um mapa com base no título e na legenda e interpretar os fenômenos cartografados.
Ano de ensino: 9º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre uso dos recursos do programa Google Earth para desenvolver noção espacial e cartografia
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática orienta o professor a abordar o conteúdo sobre fluxos populacionais por meio de leitura, interpretação e elaboração de gráficos.
Ano de ensino: 6º, 7º ou 8º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para refletir sobre a influência da linguagem dos mapas na constituição da nossa visão de mundo.
Ano de ensino: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática sobre a origem e o papel da Organização das Nações Unidas.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre leitura e interpretação de mapas para 7º ano do Ensino Fundamental.
Ano de ensino: 7º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para trabalhar a interpretação de mapas temáticos.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Os motivos que levam à formação dos blocos econômicos mundiais e como tais blocos regionalizam o espaço mundial.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia com pesquisa e debate das questões sobre os conflitos no Oriente Médio.
Ano de ensino: 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Atividades para estudar a cultura islâmica e os povos árabes, além do respeito aos povos do livro.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Debate sobre as formas de reciclagem e o consumo de embalagens
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Como falar sobre políticas territoriais do Brasil e de países vizinhos, tomando por base fatos recentes ocorridos na América do Sul.
Ano de ensino: 9º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Pesquisa e organização de dados sobre bacias hidrográficas brasileiras
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática orienta o professor a abordar o conteúdo sobre fluxos populacionais por meio de leitura, interpretação e elaboração de gráficos.
Ano de ensino: 6º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Atividades para introduzir o tema do desmatamento no Brasil e ainda ajuda a retomar conceitos de cartografia, como legenda e escala.
Ano de ensino: 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Projeto didático de Geografia propõe atividades de avaliação dos fatores que devem ser considerados na hora de aferir a qualidade de vida em uma cidade.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia que propõe o estudo dos efeitos do aquecimento global.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Projeto didático sobre como identificar os fluxos migratórios internos, compreender as transformações no espaço e avaliar a interação cultural
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia para um estudo detalhado das fontes de energia alternativas e complementares.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre a formação e transformação dos relevos.
Ano de ensino: 6º e 8º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para discutir o processo migratório por meio de trechos de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre o aproveitamento da energia solar no Brasil e no mundo.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Projeto didático sobre a elaboração de um ambiente virtual para trabalhar os conteúdos recursos renováveis e não renováveis.
Ano de ensino: 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre a produção de energia eólica e a situação dessa geração no Brasil e no mundo.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia sobre biomas brasileiros.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática ensina a turma a ler, interpretar e produzir textos escritos e orais para sobre espacialidade dos fenômenos em diferentes escalas.
Ano de ensino: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula sobre Amazônia
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para compreender terremotos como fenômenos da dinâmica natural da Terra.
Ano de ensino: 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia sobre Mata Atlântica.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia sobre Cerrado.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia sobre Caatinga.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia sobre Pantanal, Matas de Araucária, Pampas e ecossistemas costeiros.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia sobre Pantanal, Matas de Araucária, Pampas e ecossistemas costeiros.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia sobre sustentabilidade.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia sobre países megadiversos
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática sobre biodiversidade que explica o conceito de etnobiodiversidade, como sendo a relação entre os povos tradicionais e o desenvolvimento sustentável.
Ano de ensino: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Tema: Biodiversidade: Hotspots ambientais
Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre biodiversidade que apresenta aos alunos o conceito de hotspot ambiental.
Ano de ensino: 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia para Ensino Fundamental II para discutir o movimento ambientalista no Brasil e no mundo
Ano de ensino: 6º a 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre convenções internacionais da biodiversidade
Ano de ensino: 6º a 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática de Geografia sobre unidades de conservação no Brasil
Ano de ensino: 6º a 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para avaliar o espaço urbano e entender as condições de mobilidade existentes.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para desenvolver habilidades de leitura da paisagem.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Sequência didática para aprofundar a noção de escala, legenda e linguagem cartográfica.
Ano de ensino: 7º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula discute a urbanização e o crescimento de cidades em meio a núcleos florestais.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula utiliza o documentário "Ilha das Flores" para explicar a questão do tratamento do lixo no Brasil e como algumas pessoas dependem dele para sobreviver.
Ano de ensino: 6º a 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de Aula utiliza o filme "Tempos Modernos" para compreender os sistemas de produção do início do século 20 e compará-los ao do século 21.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula utiliza o filme "O Senhor das Armas" para explorar o tráfico, as guerras e a política internacional.
Ano de ensino: 9º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula para sobre a ação humana nas florestas brasileiras.
Ano de ensino: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula discute como tornar a vida nas cidades mais sustentável.
Ano de ensino: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia para o Ensino Fundamental aborda sustentabilidade e cidadania sustentável
Ano de ensino: º ano do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Plano de aula de Geografia para alunos do 7º e do 8º ano do Fundamental
Ano de ensino: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II


Disciplina: Geografia 
Sobre o conteúdo: Estude noções de lugar e paisagem criando um jornal escolar com a turma
Ano de ensino: 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental II

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/02/planos-de-aula-de-geografia-para-ensino.html

Frases em Imagens: Neurociências em Benefício da Educação



Função do Cérebro: "Cartógrafo da Geografia de um organismo."


"Da mesma forma que sem fome não aprendemos a comer e sem sede não aprendemos a beber água, sem motivação não conseguimos aprender" - Iván Izquierdo


O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir. Albert Einstein


Diariamente você pode criar um novo roteiro para compor sua história. O ator principal é sempre você


Eu vejo eu esqueço. Eu ouço eu lembro. Eu faço e eu compreendo. - Confúcio


Tudo que é diferente incomoda o que é igual...


"Qualquer conhecimento a respeito da realidade externa é uma criação interna" - Maturana & Varela


Quanto mais funções cerebrais forem realizadas e exercitadas, melhor será a perfomance da memória.


"Para o cérebro... a primeira impressão é fundamental. Desde gestos corporais à voz do professor, tudo é percebido pelo estudante e acaba influenciando na sua relação com o educador. O tom de voz pode ser decisivo para a motivação das crianças." - Tracey Espinosa


"As pessoas podem esquecer o que você disse, podem esquecer o que você fez, mas elas nunca esquecerão como você as fez se sentir."


Não há nada permanente, exceto a mudança! - Heráclito


O ser humano aprende por repetição. Quanto mais vezes recebemos o mesmo conteúdo de diferentes formas, mais possibilidades de aprender. - Mauro Pennafort


"A princípio qualquer pessoa pode se tornar excelente naquilo que faz, desde que se dedique, apresente uma motivação constante e muito treino," - Herculano-Houzel


A melhor maneira de exercitar a sua mente é buscar soluções, encontrar opções e construir meios.


Exercícios físicos aumentam a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões.


"Se alguém pode imaginar, pode criar. Se pode fazer do mundo um lugar melhor. A imaginação é a primeira faísca que acende a chama da realização".


Somos o que lembramos e também aquilo que não queremos lembrar... - Ivan Izquierdo

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/03/frases-em-imagens-neurociencias-em.html

Terremotos no Brasil. Por que a terra treme no Brasil?


Por que a terra treme no Brasil?
Por que a terra treme em nosso país se não estamos em uma zona de convergência de placas tectônicas? Em um vídeo extremamente didático, produzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é possível entender esse fenômeno.

Leia mais sobre o assunto na reportagem Por que a terra treme no Brasil, publicada na edição 207 de Pesquisa FAPESP. http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/05/14/por-que-aterra-treme-no-brasil/
*Com informações de Geografia e Sociedade

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/03/terremotos-no-brasil.html

Lendas e fábulas - 90 atividades
































































































































http://indiarahellen.blogspot.com.br/2014/06/lendas-e-fabulas-atividades.html