Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bebê é encontrado em lixeira de mercado em Balneário Camboriú.

Um recém-nascido foi encontrado por uma mulher, na tarde desta quarta-feira (16), em uma lixeira próxima de um mercado em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. O menino foi abandonado ainda com o curativo no umbigo. Ele estava com roupas limpas e enrolado em uma manta infantil. 

O bebê foi encontrado por volta das 13h20, pela comerciante Ivanice Flores, que foi avisada por dois rapazes do choro do bebê. “Quando cheguei perto do lixeiro ouvi o choro. Peguei o bebezinho no colo e tirei as formigas que estavam na manta. Pedi ajuda para uma moça que estava passando e ela ligou para a polícia”, relata Ivanice. 
O menino com aproximadamente dois dias, segundo a Polícia Civil, foi encontrado com roupas limpas e visivelmente saudável. Ele pesa aproximadamente 3,5 quilos. A criança foi levada ao Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso. 

Conforme o Conselho Tutelar do município, um relatório sobre o estado de saúde da criança será solicitado para a médica responsável para que o Conselho Tutelar possa fazer o pedido de acolhimento judicial. O caso está sendo investigado em segredo de justiça pela Polícia Civil.

Fonte: G1

James Rodríguez é o jogador mais valorizado após a Copa do Mundo.

Uma Copa do Mundo dita o futuro do futebol não apenas dentro de campo. Fora, especialmente, ela indica o aquecimento ou resfriamento do mercado. 
No Mundial do Brasil, as mudanças foram mornas — menos para o colombiano Jamez Rodríguez, artilheiro da Copa. 

O jogador foi o que saiu mais valorizado entre os 20 futebolistas mais caros do mundo. Segundo o relatório da Pluri Consultoria, de um valor estimado em 37,1 milhões de euros e a 24ª colocação no ranking, o meia do Monaco saltou para a 6ª posição, já que seu valor pulou para 53,6 milhões de euros. Entre os cinco primeiros, não houve mudança: Messi, Ronaldo, Neymar, Götze e Suárez mantêm o pódio. 
O título fez com que a Alemanha emplacasse cinco jogadores entre os 20 mais valorizados, o que soa um pouco óbvio. Porém, mostra o crescimento a longo prazo do selecionado alemão, ao passo que o espanhol, detentor do último título, decresce — apenas três jogadores se mantêm entre os 20, e Fàbregas, que baixou cinco posições e quase 4 milhões de euros, foi o de maior descréscimo no período. 
Outra tendência mostrada pelo levantamento é a preferência por jogadores cada vez mais jovens. Entre os 15 mais valorizados, quatro (Neymar, Götze, James e Pogba) têm menos de 22 anos.
Fonte: ZHESPORTES

Na estreia de Giuliano, Grêmio empata em 0 a 0 com o Goiás na Arena. Time de Enderson Moreira errou muito nas finalizações e esbarrou na forte marcação.

Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Adriano de Carvalho
Mesmo com uma boa estreia do meia Giuliano, o Grêmio errou muitas chances de gol e não conseguiu sair de um empate em 0 a 0 com o Goiás na Arena. Com o resultado, o time de Enderson Moreira foi a 16 pontos na tabela do Brasileirão. Mas poderá perder algumas posições no complemento da 10ª rodada.

A grande atração aos torcedores do Grêmio que encararam o complicado trânsito na Zona Norte da Capital para ir até a Arena era Giuliano. Até o final do primeiro tempo, ainda havia gente nas bilheterias comprando ingressos para ver o estreante. 

E o meia não demorou a mostrar o talento que fez o clube gaúcho tirá-lo do Dnipro, da Ucrânia. No primeiro lance de ataque, seu cruzamento obrigou o goleiro Renan a sair do gol para afastar o perigo. 

Na chegada seguinte, a torcida viu uma amostra do que o técnico Enderson Moreira treinou em um mês de intertemporada. Dos pés de Barcos e Alán Ruiz, a dois minutos, surgiu uma jogada combinada, em que Luan foi até a ponta esquerda e fez belo cruzamento, que Giuliano concluiu por cima.

O camisa 88 parecia à vontade em sua primeira vez na Arena. A 11 minutos, a lá Robben, puxou ataque pela ponta direita e cortou para dentro, arrematando rasteiro, em uma jogada típica do holandês. Logo depois, da mesma posição, o chute veio colocado, em curva, e o goleiro do Goiás se esticou para espalmar.

Com a companhia de Giuliano, Barcos se movimentou melhor. Mas seguiu com a rotina de perder gols em chances preciosas: a 15, recebendo assistência de Giuliano e concluindo sobre Renan, a 19, após bom passe de Saimon, girando sobre a zaga e chutando por cima, e a 20, em cruzamento de Pará, quando chegou atrasado. 

Enquanto isso, o Goiás pouco ia ao ataque. Uma escapada lá que outra do centroavante Assuério até assustava. O principal lance foi com o lateral Lima, que invadiu a área e obrigou Grohe a espalmar um chute perigoso, afastado pela zaga.

Na segunda etapa, o Grêmio voltou criando boas oportunidades. A 7 minutos, Ramiro lançou Giuliano, que escorou de cabeça para Alán Ruiz finalizar com perigo. Aos 10, o argentino tentou de novo, com um arremate da entrada da área, no canto direito, que exigiu esforço de Renan para espalmar.

Para buscar o gol, Enderson Moreira mandou Dudu a campo no lugar de Ramiro, recuando Alán Ruiz para ser volante ao lado de Riveros. E o atacante quase marcou a 13 minutos, ao invadir a área e chutar cruzado, com perigo.

Se Dudu melhorou o ataque, Barcos seguiu irritando a torcida. Em lance pela direita, errou em bola ao tentar cruzar. Não demorou muito, deu lugar a Lucas Coelho, saindo vaiado de campo. E, em 20 minutos, o garoto fez mais do que o titular. Aos 36, driblou um zagueiro na entrada da área e mandou uma bomba no poste de Renan. Mas não o suficiente para que o Grêmio retornasse ao Brasileirão com uma vitória.

BRASILEIRÃO — 10ª RODADA — 16/7/2014

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Saimon; Ramiro (Dudu, 10'/2ºT), Riveros, Alán Ruiz (Zé Roberto, 30'/2ºT), Giuliano e Luan; Barcos (Lucas Coelho, 24'/2ºT)

Técnico: Enderson Moreira

GOIÁS
Renan; Valmir Lucas, Jackson, Pedro Henrique e Lima (Alex Alves, 14'/2ºT); Amaral, David, Ramon, Liniker (Erik, intervalo) e Tiago Real; Assuério (Welinton Junior, 25'/2ºT)

Técnico: Ricardo Drubscky

Cartões amarelos: Assuério, Valmir Lucas, Ramon (GOI); Luan (GRE)

Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira, auxiliado por Vicente Romano Neto e Herman Brumel Vani (trio paulista)

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre

PRÓXIMO JOGO — BRASILEIRÃO

19/7/2014 — SÁBADO — 18h30min

FIGUEIRENSE X GRÊMIO


ZHESPORTES

Senado aprova lei que obriga farmacêuticos em drogarias.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que torna obrigatória a presença de farmacêuticos durante todo período de funcionamento de drogarias ou farmácias de manipulação. A matéria, que foi aprovada pela Câmara no início do mês, segue para sanção presidencial.


O relator do projeto, que ficou 20 anos em trâmite na Câmara, teve um texto substitutivo apresentado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP) em 1997. Quando aprovado pelos deputados no dia 2 de julho, o parlamentar disse que hoje há profissionais suficientes para suprir a demanda do mercado. 

Pelo texto, o proprietário de farmácias não poderá desautorizar as orientações do farmacêutico. A lei atual, de 1973, só deixa clara a obrigatoriedade de farmacêuticos em farmácias de manipulação.

O texto aprovado classifica as farmácias, segundo a sua natureza, em dois tipos – farmácia sem manipulação (ou drogaria) e farmácia com manipulação –, sendo que somente a última poderá manipular fórmulas. Além de medicamentos, poderão dispor de vacinas e soros.


TERRA

Horóscopo 5ª feira 17 de julho de 2014.

“Quem diz que não pode ser feito nunca deve interromper aquele que está fazendo.”
ÁRIES – 21/03 a 20/04 – DIFÍCIL

TRABALHO: as perspectivas de encontrar um novo emprego irão lhe parecer mais distantes. AMOR: desavenças no romance serão passageiras. SAÚDE: cuide melhor seu coração. 493 – dourado.
TOURO – 21/04 a 20/05 – RAZOÁVEL

TRABALHO: será melhor agir com calma para não se arrepender de seus atos. AMOR: procure se divertir e relaxar na companhia de sua paixão. SAÚDE: boa. 128 – lilás.
GÊMEOS – 21/05 a 20/06 – VARIÁVEL

TRABALHO: evite fazer gastos sem controle, pois o momento é para economizar. AMOR: evite ser impulsivo nas críticas a quem ama. SAÚDE: alimente-se com moderação. 312 – amarelo.
CÂNCER – 21/06 a 21/07 – VARIÁVEL

TRABALHO: todo o cuidado será pouco, por isso atenção com documentos e papeis importantes.AMOR: procure resolver assuntos pendentes no romance. SAÚDE: descanse mais cedo. 072 – cinza. 
LEÃO – 22/07 a 22/08 - PERTURBADO

TRABALHO: problemas no ambiente profissional estão causando desavenças com os colegas. AMOR: risco de rompimento do relacionamento. SAÚDE: faça exercícios físicos. 271 – bronze.
VIRGEM – 23/08 a 22/09 - RAZOÁVEL

TRABALHO: não deixe que os assuntos pessoais atrapalhem o desenvolvimento de suas atividades.AMOR: trate dos assuntos afetivos com discrição. SAÚDE: instável. 047 – cores claras.
LIBRA – 23/09 a 22/10 - FAVORÁVEL

TRABALHO: seu desejo de liberdade e independência está dando as cartas hoje, lhe gerando muito entusiasmo. AMOR: clima de tranquilidade com a pessoa amada. SAÚDE: muito boa. 845 – turquesa.
ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11 – RAZOÁVEL

TRABALHO: você irá atrás dos seus objetivos, mas cuidado para não desviar sua atenção daquilo que realmente é importante. AMOR: sedução em alta. SAÚDE: procure seu dentista. 135 – laranja.
SAGITÁRIO – 22/11 a 21/12 - VARIÁVEL

TRABALHO: procure ser cuidadoso e detalhista para não correr riscos de errar por pouco. AMOR: ficar em casa e refletir é uma boa pedida para esta noite. SAÚDE: estável. 436 – mostarda. 
CAPRICÓRNIO – 22/12 a 20/01 - FAVORÁVEL

TRABALHO: dia perfeito para mostrar suas qualidades e seguir na busca de um cargo e salário melhores. AMOR: a noite promete boas surpresas. SAÚDE: beba mais água. 679 – cobre.
AQUÁRIO – 21/01 a 19/02 – VARIÁVEL

TRABALHO: se ainda não fez nada por si, é chegada à hora de agir. AMOR: não espere demais pela pessoa amada. SAÚDE: redobre a atenção para seus pulmões. 924 – verde oliva.
PEIXES – 20/02 a 20/03 - DIFÍCIL

TRABALHO: dia desfavorável para novos empreendimentos ou projetos. AMOR: evite brigas por ciúmes. SAÚDE: não tome medicamentos por conta própria. 205 – creme.


Professor Nathanael

Paulo Baier decide - com pênalti inexistente - e Criciúma bate o Fluminense. Time carioca chegou a reagir, mas não evitou derrota por 3 a 2.

Com dois gols e uma assistência, o veterano Paulo Baier decidiu, e o Criciúma venceu o Fluminense por 3 a 2 na noite desta quarta-feira, no Estádio Heriberto Hulse, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tigre chegou a abrir 3 a 0, com tento de Serginho, mas Conca e Matheus Carvalho com dois gols em dois minutos diminuíram o prejuízo tricolor.

Com o resultado, o Tricolor estacionou nos 16 pontos, caindo para a quinta colocação. Já o Tigre subiu para a 13ª posição, com 11 pontos conquistados. Os dois times voltam a campo no próximo domingo para mais uma rodada do Brasileirão. Enquanto o Flu recebe o Santos, às 18h30, no Raulino de Oliveira, o Tigre vai até Curitiba, onde enfrenta o Atlético-PR na Arena da Baixada, no mesmo horário.

Nos primeiros 45 minutos da primeira etapa, poucas chances claras de gols Até o lance do pênalti - inexistente - que originou o gol do Criciúma, apenas três finalizações tinham sido dadas, sendo todas do Fluminense. O Tricolor teve mais a posse de bola, controlou as ações da partida, mas esbarrou numa marcação acirrada do Tigre, que parava o jogo com muitas faltas, principalmente no setor central.

Principal opção ofensiva da equipe do técnico Cristovão Borges foi a bola área, quando Cícero, Henrique e Walter estiveram próximos de marcar. Já o Criciúma explorava os lançamentos longos e a velocidade de Silvinho. Aos 40 minutos, o gol do Criciúma nasceu de uma jogada que o veterano Paulo Baier tropeçou na própria perna dentro da área e o árbitro Rodrigo Raposo enxergou um toque faltoso do estreante Henrique, que chegava atrasado na jogada. Os jogadores do Flu pouco reclamaram, o próprio camisa 10 do Tigre foi para a cobrança e soltou uma bomba no meio do gol, sem chance para Cavalieri, que caiu no canto direito. No lance seguinte, o Tricolor quase empatou, mas Carlinhos, cara a cara com o goleiro Luiz, chutou por cima.

Fluminense reage mas não consegue o empate 

O Fluminense voltou para o segundo tempo em cima do Criciúma em busca do empate. Com o jovem Matheus Carvalho no lugar de Walter, Cristovão tentou dar mais mobilidade ao ataque tricolor. Em vão. O Tigre manteve a estratégia do primeiro tempo de se fechar atrás e sair com bolas longas, ampliou o placar logo aos 13 minutos quando Cavalieri fez duas boas defesas, mas nada pôde fazer na terceira quando Paulo Baier, sozinho, apenas empurrou para o fundo da rede.

Se com 2 a 0 no placar a situação do Fluminense estava difícil, piorou aos 21, quando mais uma o veterano camisa 10 do Criciúma apareceu. Desta vez, Paulo Baier cobrou falta com capricho na cabeça do volante Serginho que, livre de marcação só escolheu o canto, sem qualquer chance para o goleiro tricolor. A partir daí, o Flu se lançou ao ataque em busca de diminuir o prejuízo, e conseguiu com dois relâmpagos, o primeiro aos 38 e o segundo aos 40.

Primeiro, Conca recebeu de Wágner dentro da área, limpou o lance para a perna esquerda e tocou rasteiro, por baixo do goleiro Luiz, diminuindo para o Flu. O Criciúma ainda assimilava o golpe, quando menos de dois minutos depois, Bruno recebeu lançamento e, de primeira, levantou na área para Matheus Carvalho, que escorou para o fundo da rede, relançando o Fluminense na partida em busca do empate que, àquela altura, seria heróico. Mas não deu tempo para mais, vitória do Criciúma em casa.




Lance Press / ClicRBS

Atlético-MG bate Lanús e fica próximo do título da Recopa. Vitória por 1 a 0 na Argentina faz time mineiro depender de empate.

Diego Tardelli fez gol no segundo tempo 
Crédito: Juan Mabromata / AFP / CP

O Atlético-MG saiu na frente na disputa do título da Recopa Sul-Americana, ao derrotar o Lanús por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, na Argentina. Com a vitória, o atual campeão da Libertadores precisa de apenas de um empate no duelo de volta para garantir a taça. O gol atleticano saiu apenas no segundo tempo, dos pés de Diego Tardelli. Aos 20, o veterano atacante concluiu jogada iniciada por Jô e tocou na saída do goleiro. 
A partida começou equilibrada, com boas chances para os dois lados. O time da casa assustava com as constantes mexidas de Benítez e Melano, se movimentando constantemente, enquanto o Atlético-MG respondia com as descidas rápidas pelas laterais, principalmente pelo lado direito.

O sistema defensivo do Galo se mostrou atento às jogadas da ataque dos argentinos, que apostaram bastante em lançamentos terrestres, mas foram pegos mais de uma vez em impedimento. Ligeiramente melhor, os mineiros seguiram a proposta de jogo imposta por Levir Culpi. Sem ameaçar demais o gol adversário, o Atlético-MG não se expôs, deixando o Lanús descer em busca do ataque e buscando contra-atacar com a velocidade de Maicosuel e Tardelli, mas sem passar por grandes sustos.

Guilherme sai do banco e ajuda a decidir

Para o segundo tempo, Levir Culpi foi ousado. Já no intervalo, sacou Ronaldinho Gaúcho e André para promover as entradas de Guilherme e Jô. Em cinco minutos, os substitutos deram uma nova cara ao Atlético, em lance em que Jô recebeu de Guilherme dentro da área e finalizou por cima. Aos 13, Marchesín espalmou a finalização de Jô e Guilherme desperdiçou a chance de inaugurar o marcador, batendo para fora.

Melhor em campo, o Atlético-MG demorou 20 minutos para sair na frente. Em saída rápida de lateral, Jô escorou para Guilherme, que ajeitou para Tardelli finalizar de esquerda e marcar o primeiro do Galo e seu 99º gol com a camisa alvinegra.

A vantagem do Galo só não seria maior não fosse as chances desperdiçadas por Jô. Em pouco mais meia hora de segundo tempo, Guilherme colocou o companheiro por quatro vezes em chances de marcar. Em outro lance, Emerson Conceição cruzou bem e o camisa 7 cabeceou no meio do gol para a defesa no susto do goleiro Marchesín.

Nos minutos finais de partida, o Lanús ainda tentou seus últimos suspiros, mas esbarrou na boa atuação de Victor, novamente de volta ao gol atleticano e seguro sempre que foi requisitao. Com a vitória simples, mas importantíssima fora de casa, o Atlético-MG dá um grande passo para conquistar a Recopa Sul-Americana na próxima quarta-feira, diante de um Mineirão cheio em Belo Horizonte.

Lance Press / Correio do Povo

Comissão do Senado aprova liberação de inibidores de apetite

Texto suspende resolução da Anvisa que proíbe venda de anfetamina.

Proposta ainda deve ser analisada pelo plenário do Senado.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de decreto legislativo para suspender resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu a comercialização de inibidores de apetite feitos a base de anfetamina.
O projeto, que já foi aprovado pela Câmara em abril, seguirá para votação do plenário do Senado. Caso ratificado, seguirá para promulgação pelo Congresso e não vai precisar de sanção presidencial.

A proposta, de autoria do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), suspende a proibição imposta em 2011 pela Anvisa. A norma proibiu a venda no Brasil de medicamentos a base de anfepramona, femproporex e mazindol e impôs restrições à comercialização e ao registro da sibutramina, um dos remédios mais vendidos atualmente para redução do apetite.
Caso o projeto seja promulgado, as restrições à sibutramina também serão suspensas. Entre outras exigências, os profissionais de saúde e pacientes, desde 2011, devem assinar um termo de responsabilidade em três vias e apresentar na hora da compra da substância. Além disso, drogarias e laboratórios são obrigados a notificarem a agência sobre efeitos adversos relacionados ao uso do medicamento.
A relatora do projeto na CCJ, Lúcia Vânia (PSDB-GO), disse que a norma da Anvisa contraria um “posicionamento quase unânime dos médicos”. Segundo ela, entidades da área de saúde e usuários foram favoráveis à suspensão da restrição durante audiências públicas realizadas pelo Senado. “Todos são favoráveis a que nós deixemos que a decisão seja tomada pelo médico”, disse a tucana durante a sessão.
Lúcia Vânia citou pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde segundo a qual, em 2011, 48% da população brasileira estava com excesso de peso. No ano seguinte, o índico saltou para 51%. “A proibição desses medicamentos reduziu as opções terapêuticas contra a obesidade”, declarou.
O presidente da CCJ, Vital do Rêgo (PMDB-PB), que é médico, foi favorável ao projeto. Segundo ele, a agência de vigilância “extrapolou o limite da sua competência”.
“A Anvisa pode muito, mas não pode tudo”, afirmou. “Essa medida colocou em risco 51% da população brasileira que tem sobrepeso e que, sem uma medida eficaz como a dos inibidores de apetite, estão submetidas não apenas à obesidade mórbida, mas à hipertensão, à diabetes, ao câncer”, justificou o senador.
Também médico, o senador Humberto Costa (PT-PE), foi contrário. A suspensão da norma da Anvisa, segundo ele, é uma decisão “esdrúxula e injustificável”. Ele ainda alertou para o “interesse de grandes conglomerados farmacêuticos em querer expor a saúde da população brasileira”.
“Estamos aqui tomando uma decisão da mais absoluta gravidade, com repercussões profundamente sérias para a política de regulação sanitária no nosso país”, criticou o petista.


G 1

TV Globo vai transmitir apenas parte final do treino classificatório de sábado para o GP da Alemanha.


A TV Globo não vai transmitir ao vivo toda a classificação para o GP da Alemanha, às 9h deste sábado. No site da emissora, consta que a exibição começará às 9h48min, sinalizando que apenas o Q3 da sessão — em que são definidos os 10 primeiros do grid — vai ao ar.

Nos primeiros 48 minutos de treino, de acordo com a grade divulgada, serão passados desenhos da TV Globinho. O canal por assinatura SporTV, no entanto, fará a transmissão ao vivo da tomada de tempos. Segundo o site Grande Prêmio, a tendência é de que esse sistema seja mantido nas próximas etapas. As corridas, no entanto, seguem sem alterações.

O motivo da mudança seria a baixa audiência dos treinos, que prejudicaria a sequência da programação da emissora. Números do Ibope apontam que a Globo teve 4,7 pontos na classificação para o GP de Mônaco, 4,2 na Áustria e 3,1 na Inglaterra — cada ponto equivale a 65 mil televisores sintonizados na Grande São Paulo.

No ano passado, de acordo com relatório da Formula One Management (FOM), o Brasil aparece ainda como o quarto país com maior número total de espectadores pela TV: 77 milhões. Resta saber se a mudança de agora pode ser o prenúncio de um espaço ainda menor para o esporte no futuro.


CLICRBS

Rosto de Santo Antônio é 'recriado' por brasileiros e exposto na Itália.

Dentista de Santos fez parte de equipe que recriou face de Santo Antônio

Trabalho foi realizado após análise do crânio real do santo. 
Imagem foi recriada por meio da impressão em três dimensões.

(Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)



A face de um santo transformou-se, por meio de uma análise do seu crânio, em uma imagem do que seria exatamente o rosto deste homem. A imagem de Santo Antônio foi recriada por profissionais brasileiros por meio da impressão em três dimensões e, atualmente, está exposta na cidade de Pádua, na Itália.

O trabalho foi desenvolvido pelo especialista em odontologia e antropologia forense Paulo Miamoto e pelo designer Cicero Moraes. O projeto nasceu em parceria com pesquisadores italianos. “Existe um grupo de arqueólogos na Itália em colaboração com o museu de Antropologia de Pádua, que é onde está sepultado Santo Antônio. Essas instituições realizaram o processo de digitalização do crânio que estava sepultado lá, a partir de fotografias digitais. Com as fotografias do crânio isso foi transformado em um objeto virtual em 3D e enviado da Itália ao Brasil”, afirma Miamoto.

Para não influenciar no trabalho dos brasileiros, não foi revelada a identidade do personagem que eles iriam materializar. “Esse crânio veio com algumas informações básicas apenas. Eles nos disseram que se tratava de um homem com idade aproximada de 36 anos e com ancestralidade europeia, uma pessoa branca. Apenas seguindo os protocolos científicos, essa parte básica da reconstrução da face foi feita. Quando essa parte da modelagem da face estava concluída, nós enviamos de volta para a Itália e eles revelaram que era o crânio de Santo Antônio. Ficamos muito surpresos”, explica o dentista.



A parte das instituições brasileiras foi realizar a impressão em 3D. O busto reconstruído foi materializado fisicamente por meio desta impressão. “A partir disso, essa reconstrução passou a ser caracterizada com o corte de cabelo, que era a ordem dos franciscanos da época. Essa impressão a cores ainda passou pelo retoque de uma artista chamada Mari Bueno, que trabalha com arte sacra. As cores foram realçadas, os olhos ganharam mais vida, então esse busto foi levado para a Itália para as comemorações do dia de Santo Antônio. Esse resultado foi muito bem aceito. O pessoal da igreja Católica gostou bastante”, diz Paulo.



A imagem pronta revela um Santo Antônio diferente do homem com traços finos e delicados que os fiéis costumam venerar. “Ele não tem aquele rosto fino, quase angelical. É um homem com feições mais rústicas, o nariz é um pouco maior, bem afiado e arrebitado, uma característica de um homem que tem uma miscigenação. Ele nasceu em Lisboa, que na época tinha passado por uma ocupação árabe, e isso refletiu nas características do crânio dele. É uma face mais larga. A caracterização não foi aleatória. É baseada em artigos científicos”, explica Miamoto.

A face de Santo Antônio foi revelada em uma coletiva de imprensa na Itália. Nos 10 primeiros dias de exposição, o rosto foi visto por mais de 10 mil visitantes. “A gente não quer mexer com a fé das pessoas. Não buscamos contradizer qualquer informação que a igreja católica prega, mas buscamos sim a humanização dessa figura histórica e, dessa maneira, traz para mais perto dos fiéis ele como ser humano. E isso traz a tona novamente todos os ensinamentos que Santo Antônio deixou para a humanidade”, finaliza.
Paulo Miamoto explica que a tecnologia de digitalizar objetos e locais tem sido muito útil. Ele começou a vislumbrar novas aplicações dessa mesma tecnologia para outras finalidades. “Estamos começando a aplicar isso para fazer perícias. Em Santos, nós estamos iniciando uma organização não governamental em que vamos disponibilizar essa tecnologia para os interessados da nossa região”, diz.

Segundo Miamoto, o objetivo é utilizar as tecnologias abertas e aplicá-las para a promoção de direitos humanos. “Estamos nos disponibilizando com uma nova alternativa para perícias odontológicas, usando tecnologia aberta e uma unidade de perícia independente e autônoma. A ideia não é substituir o IML, mas sim trabalhar em colaborações. A nossa expectativa é deixar disponível para vários órgãos que operam o Direito, como defensores, promotores, delegados, advogados e magistrados. Algo que de fato possa ajudar no esclarecimento de crimes ou até de pessoas desaparecidas”, explica.

Imagem revela rosto de Santo Antônio com traços mais rústicos


(Foto: Creative Commons / Wikimedia)



G1