Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Saúde lança campanha contra racismo no SUS. Segundo levantamento, 77,7% das mulheres brancas foram orientadas sobre o aleitamento materno, ante 62,5% das negras

Saúde lança campanha contra racismo no SUS.
Segundo levantamento, 77,7% das mulheres brancas foram orientadas sobre o aleitamento materno, ante 62,5% das negras



A condição de mulher negra com doença falciforme constantemente esbarra no desrespeito e no descaso quando Maria Zenó Soares procura atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). “Os profissionais de saúde não acreditam na dor que a gente sente. Acham que é exagero”, conta, ao avaliar que a população negra, em sua maioria, sofre racismo institucional na rede pública sem sequer saber que é vítima. “O que queremos é ser respeitados enquanto seres humanos que somos”.
Segundo levantamento, 77,7% das mulheresbrancas foram orientadas sobre o aleitamento materno, ante 62,5% das negras

Diante de casos como o de Maria Zenó, o governo federal lançou nesta terça-feira a primeira campanha publicitária que busca envolver usuários do SUS e profissionais de saúde no enfrentamento ao racismo institucional. Com o slogan "Racismo faz mal à saúde. Denuncie!", a iniciativa visa a conscientizar a população de que a discriminação racial também se manifesta na saúde.

A campanha prevê ainda que, por meio do Disque Saúde 136, as pessoas possam denunciar qualquer situação de racismo que tenham presenciado, além de se informar sobre doenças mais comuns entre a população negra e que exigem maior acompanhamento, como a doença falciforme e o diabetes tipo 2.

Dados do Ministério da Saúde indicam que uma mulher negra recebe menos tempo de atendimento médico do que uma mulher branca. Os números mostram que, enquanto 46,2% das mulheres brancas tiveram acompanhante no parto, apenas 27% das negras utilizaram esse direito. Outro levantamento revela que 77,7% das mulheres brancas foram orientadas sobre a importância do aleitamento materno, enquanto 62,5% das mulheres negras receberam essa informação.

Segundo a pasta, as taxas de mortalidade materna infantil entre a população negra são superiores às registradas entre mulheres e crianças brancas. Os números mostram que 60% das mortes maternas ocorrem entre mulheres negras e 34% entre mulheres brancas. Já na primeira semana de vida, a maioria das mortes é registrada entre crianças negras (47%) entre as brancas, o índice é 36%.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, avaliou que o grande desafio da pasta é produzir igualdade em meio à diversidade. “Dados importantes mostram como a desigualdade e o preconceito produzem mais doença, mais morte, mais sofrimento”, disse. “O que mais pode justificar essa diferença (no atendimento a brancos e negros no SUS) que não seja o preconceito e o racismo institucional”, questionou.

Segundo Chioro, é preciso conscientizar os profissionais de saúde da rede pública sobre a existência do racismo institucional e a necessidade de combatê-lo, além de enfrentar mitos como o de que o negro é mais resistente à dor e, por isso, não precisa de medicação para aliviar o sofrimento. “Não podemos tolerar o preconceito ou nenhuma forma de racismo na saúde”, concluiu.

A campanha vai ser veiculada de 25 a 30 de novembro. Ao todo, 260 mil cartazes e 260 mil folders vão ser distribuídos nas unidades de saúde aos profissionais e à população em geral.

Agência Brasil

Aprenda a controlar seu apetite em oito passos. Reduzir o consumo de açúcares e gorduras é a principal mudança.

Aprenda a controlar seu apetite em oito passos.
Reduzir o consumo de açúcares e gorduras é a principal mudança.

Em um contexto que engloba a correria do dia a dia e o aumento das ofertas de inúmeras tentações culinárias, fazer dieta realmente não é uma tarefa das mais fáceis - é preciso muita força de vontade.

A loucura da vida moderna nos suga todo o tempo livre e a comida fácil, rápida ou pronta como as redes de fast-food, ricas em gordura, sal e açúcares, ganha mais espaço nas prateleiras de supermercados, fachadas de lojas e deliverys, sempre pronta para nos fazer ganhar mais tempo com sua rapidez e praticidade. Isso sem falar nas propagandas com imagens deliciosas e altamente tentadoras que nos fazem, quase sem querer, sair do sofá para um rápido ataque à geladeira. Pensamos em comida quase o tempo todo - é um estímulo atrás do outro, e que nos faz comer cada vez mais e com pior qualidade, tornando-nos propensos ao sobrepeso, obesidade e desenvolvimento de doenças ligadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros.



Mas comida vicia?

Diversos estudos vêm constatando a perigosa relação do açúcar, sal e gorduras no aumento da produção de hormônios que causam a sensação de bem estar, como a dopamina e a serotonina, neurotransmissores que aumentam a fome. Em um ciclo vicioso, a sensação de bem estar que alimentos ricos em açúcar, sal e gordura proporcionam é de pouca duração e para mantê-la é necessário recorrer cada vez mais às guloseimas e em doses cada vez maiores. Não é à toa que esses ingredientes são a base da comida fast-food.

Com os alimentos ricos em açúcar, a sensação de satisfação vai se desfazendo na medida em que a insulina, substância produzida pelo pâncreas, vai saindo de cena, e quanto mais a insulina cai mais o corpo pede por ela, aumentando assim as estatísticas do aumento de diabetes, principalmente entre crianças e adultos com obesidade.

Hoje a recomendação dada para o açúcar refinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de no máximo 10% do total das calorias ingeridas diariamente. Ou seja, se sua dieta for de 2000 calorias, sua ingesta deverá ser de até 200 calorias, o que dá um pouco menos de 2 colheres (sopa) de açúcar refinado ao dia. O que poucos seguem.

Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça
O correto é trocar o açúcar refinado, cheio de calorias vazias, pelo açúcar mascavo, repleto de nutrientesimportantes, como selênio, vitaminas do grupo B e zinco. Lembrando, porém, que esse açúcar tem calorias e não devemos exagerar nas quantidades. Para pessoas que tem diabetes ou obesidade, o mais indicado é o uso de adoçantes em substituição ao açúcar branco.

E a gordura?

Dizem que o limite entre o prazer e o vício é a perda de controle sobre a quantidade que se vai ingerir. Mas a grande dúvida é: comemos mais do que o necessário porque somos esfomeados ou somos esfomeados porque os alimentos ricos em açúcar e gorduras nos fazem comer mais? Todos sabemos que a gordura aumenta o sabor da comida, portanto é necessário não se tornar refém desse sabor.

A gordura executa um papel importante para o desenvolvimento e manutenção do nosso corpo e devem estar inseridas em nossa alimentação diária, mas é necessário escolher sempre boas fontes e evitar o excesso de gordura saturada, que está presente nas carnes, queijos e frituras. Gordura saturada em excesso aumenta o colesterol ruim, elevando o risco de doenças cardíacas.

Assim, algumas pessoas ao se darem conta que estão engordando resolvem iniciar dietas que prometem milagres sem ter que alterar muito seus hábitos alimentares, cortando de maneira aleatória grupos alimentares importantes para manter sua energia, saúde e imunidade em dia. Dietas malucas ou muito restritivas, como passar horas sem se alimentar, podem até trazer resultados rápidos, mas com certeza não serão duradouros, é muito complicado e difícil manter uma dieta aonde grupos inteiros devem ser cortados e a volta ao peso anterior se dará de forma rápida, o famoso efeito sanfona. Ter uma alimentação equilibrada e de bom senso, sem cortes radicais pode ser a melhor forma de você conseguir atingir seus objetivos, perder o peso em excesso sem comprometer sua saúde.

Como controlar seu apetite em oito passos

No corre corre diário é comum para algumas pessoas pular o café da manhã ou almoçar muito pouco, não se alimentando de maneira correta - e com isso, invariavelmente à noite sua fome estará incontrolável, e beliscar até a próxima refeição acabará sendo inevitável.

Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça, e alimentar-se a cada três horas é o primeiro passo para não correr o risco de se descontrolar e atacar tudo o que vier pela frente quando a fome chegar. Inverta de forma gradativa esse quadro, comece o dia com um café da manhã reforçado e vá diminuindo as quantidades do que você come no decorrer do dia.

Invista em atividade física, ela é fundamental para sua saúde e qualidade de vida. Ela ajudará você a emagrecer e se manter magro
Mantenha uma alimentação balanceada, com todos os grupos alimentares, proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Mudanças de estilo de vida são muito eficazes no tratamento de emagrecimento
Aposte em alimentos termogênicos, capazes de aumentar o gasto calórico do organismo. Nessa lista, você encontra pimenta, chá verde, gengibre e outros
Faça check-ups periódicos, pois seu corpo precisa estar em equilíbrio para que você possa emagrecer sem riscos, e só fazendo os exames médicos da parte clínica, nutricional e hormonal você poderá detectar os entraves metabólicos que emperram a perda de peso
Aumente a ingestão de fibras, que além de melhorar o trato intestinal aumenta a sensação de saciedade
Use medicamentos quando necessário, como no caso da obesidade, que é uma doença de causa multifatorial e complexa, que em muitos casos necessita ser tratada com diversas estratégias, inclusive com o uso de medicamentos, que devem ser usados de maneira criteriosa e após avaliação detalhada do histórico do paciente
Diminua o estresse, pois estudos demonstram que o ganho de peso e os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) estão intimamente ligados, ou seja, quanto maior o estresse, maior é o nível do cortisol e maior é a facilidade com que o indivíduo ganha peso. A má alimentação e sedentarismo fazem parte do círculo vicioso em que o indivíduo está inserido e para interromper este ciclo é necessário a adoção de hábitos e atividades que melhorem a qualidade de vida, como atividades ao ar livre, caminhadas e atividades lúdicas
Diminua o consumo de açúcares e gorduras, pelos motivos descritos acima na matéria e segundo a Associação de Neurociências do Canadá, existem pessoas que são mais vulneráveis a se viciarem em alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcares e gorduras, portanto evite-os!

Minha Vida

Aprenda a controlar seu apetite em oito passos. Reduzir o consumo de açúcares e gorduras é a principal mudança.

Aprenda a controlar seu apetite em oito passos.
Reduzir o consumo de açúcares e gorduras é a principal mudança.

Em um contexto que engloba a correria do dia a dia e o aumento das ofertas de inúmeras tentações culinárias, fazer dieta realmente não é uma tarefa das mais fáceis - é preciso muita força de vontade.

A loucura da vida moderna nos suga todo o tempo livre e a comida fácil, rápida ou pronta como as redes de fast-food, ricas em gordura, sal e açúcares, ganha mais espaço nas prateleiras de supermercados, fachadas de lojas e deliverys, sempre pronta para nos fazer ganhar mais tempo com sua rapidez e praticidade. Isso sem falar nas propagandas com imagens deliciosas e altamente tentadoras que nos fazem, quase sem querer, sair do sofá para um rápido ataque à geladeira. Pensamos em comida quase o tempo todo - é um estímulo atrás do outro, e que nos faz comer cada vez mais e com pior qualidade, tornando-nos propensos ao sobrepeso, obesidade e desenvolvimento de doenças ligadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros.



Mas comida vicia?

Diversos estudos vêm constatando a perigosa relação do açúcar, sal e gorduras no aumento da produção de hormônios que causam a sensação de bem estar, como a dopamina e a serotonina, neurotransmissores que aumentam a fome. Em um ciclo vicioso, a sensação de bem estar que alimentos ricos em açúcar, sal e gordura proporcionam é de pouca duração e para mantê-la é necessário recorrer cada vez mais às guloseimas e em doses cada vez maiores. Não é à toa que esses ingredientes são a base da comida fast-food.

Com os alimentos ricos em açúcar, a sensação de satisfação vai se desfazendo na medida em que a insulina, substância produzida pelo pâncreas, vai saindo de cena, e quanto mais a insulina cai mais o corpo pede por ela, aumentando assim as estatísticas do aumento de diabetes, principalmente entre crianças e adultos com obesidade.

Hoje a recomendação dada para o açúcar refinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de no máximo 10% do total das calorias ingeridas diariamente. Ou seja, se sua dieta for de 2000 calorias, sua ingesta deverá ser de até 200 calorias, o que dá um pouco menos de 2 colheres (sopa) de açúcar refinado ao dia. O que poucos seguem.

Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça
O correto é trocar o açúcar refinado, cheio de calorias vazias, pelo açúcar mascavo, repleto de nutrientesimportantes, como selênio, vitaminas do grupo B e zinco. Lembrando, porém, que esse açúcar tem calorias e não devemos exagerar nas quantidades. Para pessoas que tem diabetes ou obesidade, o mais indicado é o uso de adoçantes em substituição ao açúcar branco.

E a gordura?

Dizem que o limite entre o prazer e o vício é a perda de controle sobre a quantidade que se vai ingerir. Mas a grande dúvida é: comemos mais do que o necessário porque somos esfomeados ou somos esfomeados porque os alimentos ricos em açúcar e gorduras nos fazem comer mais? Todos sabemos que a gordura aumenta o sabor da comida, portanto é necessário não se tornar refém desse sabor.

A gordura executa um papel importante para o desenvolvimento e manutenção do nosso corpo e devem estar inseridas em nossa alimentação diária, mas é necessário escolher sempre boas fontes e evitar o excesso de gordura saturada, que está presente nas carnes, queijos e frituras. Gordura saturada em excesso aumenta o colesterol ruim, elevando o risco de doenças cardíacas.

Assim, algumas pessoas ao se darem conta que estão engordando resolvem iniciar dietas que prometem milagres sem ter que alterar muito seus hábitos alimentares, cortando de maneira aleatória grupos alimentares importantes para manter sua energia, saúde e imunidade em dia. Dietas malucas ou muito restritivas, como passar horas sem se alimentar, podem até trazer resultados rápidos, mas com certeza não serão duradouros, é muito complicado e difícil manter uma dieta aonde grupos inteiros devem ser cortados e a volta ao peso anterior se dará de forma rápida, o famoso efeito sanfona. Ter uma alimentação equilibrada e de bom senso, sem cortes radicais pode ser a melhor forma de você conseguir atingir seus objetivos, perder o peso em excesso sem comprometer sua saúde.

Como controlar seu apetite em oito passos

No corre corre diário é comum para algumas pessoas pular o café da manhã ou almoçar muito pouco, não se alimentando de maneira correta - e com isso, invariavelmente à noite sua fome estará incontrolável, e beliscar até a próxima refeição acabará sendo inevitável.

Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça, e alimentar-se a cada três horas é o primeiro passo para não correr o risco de se descontrolar e atacar tudo o que vier pela frente quando a fome chegar. Inverta de forma gradativa esse quadro, comece o dia com um café da manhã reforçado e vá diminuindo as quantidades do que você come no decorrer do dia.

Invista em atividade física, ela é fundamental para sua saúde e qualidade de vida. Ela ajudará você a emagrecer e se manter magro
Mantenha uma alimentação balanceada, com todos os grupos alimentares, proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Mudanças de estilo de vida são muito eficazes no tratamento de emagrecimento
Aposte em alimentos termogênicos, capazes de aumentar o gasto calórico do organismo. Nessa lista, você encontra pimenta, chá verde, gengibre e outros
Faça check-ups periódicos, pois seu corpo precisa estar em equilíbrio para que você possa emagrecer sem riscos, e só fazendo os exames médicos da parte clínica, nutricional e hormonal você poderá detectar os entraves metabólicos que emperram a perda de peso
Aumente a ingestão de fibras, que além de melhorar o trato intestinal aumenta a sensação de saciedade
Use medicamentos quando necessário, como no caso da obesidade, que é uma doença de causa multifatorial e complexa, que em muitos casos necessita ser tratada com diversas estratégias, inclusive com o uso de medicamentos, que devem ser usados de maneira criteriosa e após avaliação detalhada do histórico do paciente
Diminua o estresse, pois estudos demonstram que o ganho de peso e os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) estão intimamente ligados, ou seja, quanto maior o estresse, maior é o nível do cortisol e maior é a facilidade com que o indivíduo ganha peso. A má alimentação e sedentarismo fazem parte do círculo vicioso em que o indivíduo está inserido e para interromper este ciclo é necessário a adoção de hábitos e atividades que melhorem a qualidade de vida, como atividades ao ar livre, caminhadas e atividades lúdicas
Diminua o consumo de açúcares e gorduras, pelos motivos descritos acima na matéria e segundo a Associação de Neurociências do Canadá, existem pessoas que são mais vulneráveis a se viciarem em alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcares e gorduras, portanto evite-os!

Minha Vida

Bem-estar emocional na infância 'compra felicidade' O histórico acadêmico ficou em último lugar.

Bem-estar emocional na infância 'compra felicidade'
O histórico acadêmico ficou em último lugar.



Um estudo da London School of Economics (LSE) afirma que estabilidade emocional no lar tem mais influência na felicidade futura de crianças do que dinheiro ou um bom desempenho acadêmico.


De autoria do professor Richard Layward, considerado um dos principais especialistas no mundo em 'estudos da felicidade', a pesquisa entrevistou mais de 9 mil pessoas nascidas na Grã-Bretanha em diversas situações sociais durante um período de três semanas no ano de 1970.


Essas pessoas foram acompanhadas até os 34 anos de idade, e vários dados de sua trajetória foram analisados, como renda familiar, histórico de trabalho e mesmo a ficha criminal. A partir dessas análises, a equipe desenvolveu um modelo matemático explicando variações nos níveis de felicidade entre a população britânica.


Para avaliar a estabilidade emocional, a equipe de Layward também se concentrou em detalhes minuciosos como crises de insônia na infância e mesmo incontinência urinária, passando por desordens alimentares.


Os pesquisadoras concluíram que a "saúde emocional" na infância esteve no topo da lista de fatores determinantes. O histórico acadêmico ficou em último lugar.

BBC Brasil

Estresse pode causar ou agravar quadro de arritmia cardíaca. Arritmia cardíaca: Conheça a relação entre os dois problemas e como identificar.

Estresse pode causar ou agravar quadro de arritmia cardíaca.
Arritmia cardíaca: Conheça a relação entre os dois problemas e como identificar.



Arritmias cardíacas são qualquer variação do ritmo ou frequência cardíaca. Cada batimento cardíaco é causado por um impulso elétrico que percorre todo o músculo, "forçando" este a diminuir de tamanho. No coração isso serve para impulsionar sangue. Considerando que o sangue chega ate o coração proveniente de todo o corpo de forma regular, e que tudo que chega ate o coração deve seguir em frente, vemos como acontecem os sintomas da arritmia.

Se um batimento chega antes do tempo, ele vai empurrar menos sangue para o corpo (cérebro, rins e músculos). O batimento que segue, se esperar o tempo certo de bater, vai acumular o sangue que não saiu no anterior (por que este não tinha chegado) junto com a quantidade habitual fora da arritmia. Nesse caso o paciente vai sentir um ?pulo? no peito ou na garganta. Se a arritmia for rápida demais, o sangue não vai conseguir ser empurrado a tempo e vai acumular nos pulmões e às vezes nas pernas também. Se o coração estiver muito lento, o espaço entre uma batida e outra vai ser tão grande que a pressão dentro da aorta vai subir e descer gradualmente e em tanta quantidade que vai gerar cansaço: não tem fluxo pra chegar até os dedinhos ou até o cérebro.

Então síncope, palpitações ou falta de ar podem ser causados por arritmias. Ainda que a maioria seja benigna, algumas podem levar à morte.

O tema desse capítulo é estresse e arritmias. E como ligar um a outro? Estresse pode ser um importantemimetizador de sintomas, ansiedade pode criar todos os sintomas descritos acima. A síndrome de "Burnout" (em tradução livre, esgotamento), frequentemente causa hipertensão arterial, doenças coronarianas (infarto, angina), e mantém o paciente com elevado nível de catecolaminas - leia-se adrenalina. A adrenalina que serve para aumentar a pressão arterial, preparar mecanismos de luta e fuga, reduzir o limiar de dor, aumentar a frequência cardíaca e facilitar reflexos do sistema nervoso autônomo.

A pressão elevada pode facilitar a doença cardíaca em vários níveis, até o molecular. O convívio com situações estressantes e os níveis de adrenalina elevados facilitam "disparos" elétricos no coração, e estes viram contrações prematuras; Essas contrações podem se perpetuar e até ficar sustentadas, substituindo o ritmo normal do coração por ritmos aleatórios.

O estresse físico em excesso e mantido (como pode ser visto em atletas de alta performance) deixa a pessoa mais propensa a arritmias como fibrilação atrial. Estresse crônico como em casos de apneia do sono, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca podem levar a todos os tipos de arritmia, e mesmo morte súbita. Estresse emocional já é um fator comprovado para alterações arrítmicas e mesmo do formato do coração, como a "Síndrome do coração partido" - que por incrível que pareça existe mesmo! 

Muitas pessoas também acabam utilizando antidepressivos para tratar de condições psiquiátricas. A maioria dos antidepressivos têm efeitos facilitadores de arritmias, bem como algumas medicações utilizadas em quadros neurológicos.

Existem grupos hoje mesmo em São Paulo que apostam em tratamentos não convencionais como psicoterapia e acupuntura, que visam compensar a psique ou a energia do paciente como forma de reduzir o ônus da doença. Ainda hoje estes trabalhos não têm peso científico, mas acredito que a visão sobre a causa e tratamento das arritmias tende a observar que algumas são dependentes do estado do individuo como um todo, não apenas um coração.


Minha Vida

Entenda o que é o hidrogel e quais são os riscos do procedimento. Produto esteve relacionado a problemas graves nos últimos meses. Ele é regulamentado no Brasil, mas especialistas recomendam cautela.

Entenda o que é o hidrogel e quais são os riscos do procedimento.
Produto esteve relacionado a problemas graves nos últimos meses. Ele é regulamentado no Brasil, mas especialistas recomendam cautela.


O hidrogel, produto usado principalmente para preenchimento e aumento de volume em regiões como o bumbum e as coxas, esteve relacionado a problemas graves de saúde em pessoas que recorreram a esse procedimento nos últimos meses.

Neste fim de semana, a modelo Andressa Urach foi internada com uma infecção na coxa esquerda que teve origem em uma aplicação de hidrogel. Ela está em estado grave, segundo o hospital. Em outubro, uma mulher morreu em Goiânia depois de passar pelo procedimento de aplicação de hidrogel no bumbum.

O G1 conversou com médicos que explicaram o que é o hidrogel, para que serve, quais são os riscos de sua aplicação e quais são os cuidados que os pacientes devem ter, caso queiram se submeter ao procedimento. Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre o produto:

O que é o hidrogel? Trata-se de um gel que tem em sua composição 98% de água e 2% de poliamida utilizado no Brasil desde 2008, de acordo com a médica Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Para que serve? O hidrogel é usado para aumento de volume em regiões como o bumbum e as coxas. Também é usado para o preenchimento de linhas e rugas no rosto e no pescoço.

O produto é regulamentado? A marca mais conhecida de hidrogel, chamada Aqualift, tem registro na Anvisa. Sua colocação é, portanto, um procedimento regulamentado pelas autoridades sanitárias do Brasil.

A dermatologista Valéria Campos observa que o hidrogel não é aprovado pelo órgão americano que regulamenta alimentos e medicamentos, o Food and Drug Administration (FDA). “O FDA é um órgão bastante rigoroso, portanto o fato de o hidrogel não ser aprovado por ele é um sinal de alerta”, diz a dermatologista.

O médico Fernando de Almeida Prado, presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-SP), afirma que, embora seja um procedimento regulamentado, não há estudos suficientes que garantam a segurança da técnica em longo prazo, por isso é necessário ter cautela.

Como é a colocação? O hidrogel é injetado com uma microcânula sob a pele da área em que o paciente quer aumento de volume. Trata-se de um procedimento cirúrgico feito sob anestesia local e que deve, portanto, ser feito em um centro cirúrgico ou em um estabelecimento que tenha condições de atender possíveis emergências médicas.

O profissional habilitado para fazer o procedimento é um médico, de preferência um cirurgião plástico ou um dermatologista com treinamento em técnicas de preenchimento do corpo.

É um procedimento permanente? Segundo o cirurgião plástico Rogerio Ruiz, da SBCP, o hidrogel é um produto absorvível que fica no organismo por um período que vai de 1,5 a 2 anos, dependendo do local onde é injetado e das características do paciente. O previsto é que, depois desse tempo, o produto seja absorvido pelo próprio organismo e, caso o paciente queira que o volume aumentado continue, é necessário fazer uma nova aplicação.

Quais são os riscos? Segundo Ruiz, como o procedimento prevê o depósito de uma grande quantidade de material sob a pele, há risco de o produto ser injetado perto de um vaso e comprimi-lo. Isso pode levar a uma isquemia, ou seja, a uma interrupção do fluxo de sangue, que pode ocasionar uma necrose da pele. Também há risco de o produto comprimir um nervo importante, provocando dores fortes.

Outro risco é que o produto seja equivocadamente injetado dentro de um vaso sanguíneo, o que pode levar a uma trombose e à necrose da pele no local. Pode também provocar uma embolia pulmonar ou até cerebral, e levar à morte. O paciente está sujeito ainda a ter hematomas, dores e alergia ao produto.

Caso ocorra algum problema, o produto pode ser retirado com uma cirurgia ou usando a técnica da lipoaspiração. Ruiz alerta, porém, que se o produto utilizado não for o original, a retirada tende a ser muito mais difícil porque outros produtos tendem a ser mais viscosos e pesados.

Quais são os cuidados que o paciente deve ter? O paciente deve procurar um profissional habilitado para fazer o procedimento. De preferência, um cirurgião plástico ou um dermatologista com experiência no uso do produto. O estabelecimento onde a aplicação será feita deve ser um centro cirúrgico ou um estabelecimento que tenha condições de atender possíveis intercorrências médicas.

Ruiz observa que os pacientes devem ficar atentos ao preço do procedimento: valores muito baixos podem indicar que o material utilizado não é original. Segundo ele, o hidrogel é um produto caro e, para se fazer um aumento de volume razoável nos glúteos, por exemplo, utiliza-se ao menos 300 ml de cada lado. “Isso tem um custo realmente bastante alto. Algumas pacientes vão procurar um procedimento mais barato e acabam tendo complicações.”

Valéria recomenda que o paciente peça para ver o frasco do produto e, se possível, fotografe a embalagem e o código de barras para que, se houver algum problema relacionado ao produto, ele possa recorrer ao fabricante.

Que outros procedimentos têm o mesmo efeito? Ruiz observa que, para pessoas que querem o efeito de aumento do volume, existem outras estratégias que podem ser consideradas e que são mais seguras do que a aplicação de hidrogel. Uma delas é o uso da gordura do próprio paciente para preenchimento. Outra é o implante de próteses de silicone.

“Cabe ao médico conversar com a paciente, tirar todas as dúvidas e, junto com paciente, discutir qual o procedimento mais indicado. Além disso, trabalhar com técnica precisa e com material que seja aprovado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa”, diz Ruiz.


G1

Brasileiro não protege os olhos do sol, diz estudo. Mais da metade dos brasileiros desconhece os riscos de expor os olhos ao sol sem proteção.

Brasileiro não protege os olhos do sol, diz estudo.
Mais da metade dos brasileiros desconhece os riscos de expor os olhos ao sol sem proteção.



O brasileiro ainda desconhece os riscos de expor os olhos à luz solar sem proteção. Um levantamento feito por Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, de Campinas, com 223 pacientes com mais de 50 anos, mostra que mais da metade deles, 57,6%, não sabe quais os danos que a radiação ultravioleta (UV) causa à saúde ocular. Já quando o assunto é proteção da pele, 70% dos entrevistados afirmaram que usam filtro solar para evitar câncer.


Do total de pacientes ouvidos, 42% afirmaram usar óculos com lentes corretivas para corrigir problema de refração – miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Sete em cada 10 óculos de grau dos participantes não tinha filtro UV que protege os olhos da radiação solar. O médico destaca que a falta de filtro nos óculos escuros aumenta o risco de ceratite, catarata precoce e degeneração macular relacionada à idade. Isso porque, no escuro as pupilas dilatam e uma quantidade maior de radiação UV penetra nos olhos..

Efeito cumulativo


Queiroz Neto afirma que o sol tem efeito cumulativo sobre os olhos, ou seja, as doenças só aparecem com o tempo. O único efeito imediato, ressalta, é a fotoceratite que tem como sintoma a sensação de areia nos olhos. Geralmente desaparece espontaneamente quando a pessoa permanece distante do sol, mas provoca a perda de células e pode causar cicatrizes na córnea que comprometem a visão.


A catarata, maior causa de cegueira tratável no mundo torna opaco o cristalino, lente do olho que focaliza as imagens na retina. O especialista diz que normalmente atinge pessoas com mais de 60 anos, mas a radiação solar antecipa a doença do mesmo jeito que forma rugas na pele mais rapidamente. Resultado - A visão inicialmente embaçada pode evoluir para a completa cegueira. Segundo Queiroz Neto o primeiro sinal da catarata é a troca frequente do grau dos óculos.


Já a degeneração macular relacionada à idade, afirma, são lesões na mácula, região central da retina responsável pela visão de detalhes. A doença é a principal causa de cegueira definitiva do mundo.

Evidências


O especialista lembra que um levantamento feito nos Estados Unidos com 834 remadores que passaram a maior parte da vida com os olhos expostos constantemente ao sol sem proteção, mostrou que 30% deles (250) tiveram diagnóstico de catarata por volta dos 50 anos.


"Embora não exista comprovação científica relacionando estes casos de catarata dos remadores à exposição solar, os indícios são bastante fortes já que os danos provocados aos olhos pelos raios solares não acontecem do dia para a noite", avalia.


Para o médico, outra evidência do prejuízo à visão decorrente da exposição ao sol é o resultado de alguns estudos populacionais realizados em regiões rurais. No campo a catarata geralmente aparece mais cedo porque as pessoas ficam diariamente expostas ao sol sem qualquer proteção", comenta.


Óculos de grau com filtro UV


Muitas pessoas, destaca, ignoram que os óculos de grau podem ter lente com proteção UV e que os óculos de sol podem ter grau. "O filtro que protege os olhos da luz solar nas lentes corretivas é uma película incolor que escurece quando exposta ao sol”, explica.


A recomendação é usar diariamente óculos com filtro solar inclusive no inverno, afirma. Para quem não gosta de usar óculos escuros a dica é proteger os olhos com boné ou viseira que embora não tenham a mesma eficácia das lentes com filtro solar, reduzem a exposição.


Outras doenças


A radiação também pode ocasionar manchas de senilidade e até câncer nas pálpebras. Os óculos com filtro solar funcionam como uma barreira física que protege a região dos olhos. Outra doença bastante comum em pessoas que trabalham exportas ao sol é o pterígio. O especialista explica que por um mecanismo natural de defesa é formada uma membrana que cresce sobre a conjuntiva e que é confundida com catarata pela população. O tratamento inicial é medicamentoso, mas conforme a doença evolui exige remoção cirúrgica.

Eutrópia Turazzi

http://www.wscom.com.br/noticia/saude/BRASILEIRO+NAO+PROTEGE+OS+OLHOS+DO+SOL-180091

Especialistas esclarecem 12 dúvidas sobre a vitamina D

Substância é associada ao risco de câncer, obesidade e pode ser tratamento para uma série de doenças


A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel que pode ser obtido após exposiçãosolar ou por meio da alimentação. Esta substância é essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. "É só pensar no que representa para o organismo a falta desta vitamina que controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular", diz o neurologista Cícero Galli Coimbra, professor associado e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo.

A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer. "Esta substância ainda age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a Síndrome Metabólica que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2", diz a nutricionista Natielen Jacques Schuch, professora do Centro Universitário Franciscano UNIFRA.


O consumo da vitamina D é essencial para as gestantes, a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a carência do nutriente pode levar a pré-eclâmpsia e aumentar as chances da criança ser autista.

Existem ainda uma série de outros benefícios que a vitamina D proporciona para o organismo. "Infelizmente, cerca de 80% das pessoas que vivem no ambiente urbano estão deficientes nesta substância", constata Coimbra.

Na hora de garantir as quantidades corretas do nutriente surge uma série de dúvidas. O protetor solar atrapalha na absorção de vitamina D? Quais os alimentos ricos em vitamina D? A absorção de vitamina D pelos alimentos é tão eficaz quanto pelo sol? Entre outras questões.

Por isso, conversamos com especialistas neste nutriente e esclarecemos doze dúvidas frequentes sobre ele. Confira.

Minha Vida

Saúde e físico determinam quantos ovos você pode comer por dia

Saúde e físico determinam quantos ovos você pode comer por dia
O ovo é um alimento altamente nutritivo. Porém, durante muito tempo ficou em segundo plano nas indicações e preferencias nutricionais, uma vez que seu consumo associou-se à maior possibilidade de hipercolesterolemia – o popular “colesterol alto”. 
No entanto, nos últimos anos houve uma mudança conceitual importante. O ovo fez um “upgrade” significativamente interessante, ganhou o honroso título de “saudável” e atualmente é consumido por pessoas de todas as idades, em todos os cantos do mundo. 
A gema foi absolvida! Isso mesmo. Estudos recentes demonstraram que o colesterol LDL (que é o considerado “ruim”) contido na gema é pouco e insuficiente para ser o responsável pelo aumento da incidência de doenças cardiovasculares na população. Outros fatores, atuando em conjunto, têm importância mais relevante, como a genética e o estilo de vida de cada um, aí incluídos o sedentarismo e a alimentação inadequada, rica em gorduras de todos os tipos ou carboidratos e pobre em fibras, verduras, legumes e frutas. A gema, sozinha, não teria destaque significativo. Além disso, na gema há também o HDL, que é o colesterol “bom” que, ao contrário, limpa as artérias e protege o organismo. 

A clara, por sua vez, está no foco de interesse de muitas pessoas, pois é basicamente constituída por uma das proteínas mais importantes e vitais para todos nós: a albumina. 


Várias são as motivações que fazem as pessoas se interessarem especificamente pelos ovos na alimentação cotidiana. Atletas ou indivíduos que querem ganhar massa muscular e ter um corpo bem definido buscam na clara a quantidade de proteínas de que precisam. Há alguns vegetarianos que optam pelo ovo como única fonte proteica. Crianças, em geral, o adoram. Algumas querem ovo todos os dias. 

Cabe, então, a pergunta: quantos ovos, afinal de contas, são permitidos por dia? 


A resposta é simples assim: depende de quem você é, da sua condição física, idade, exames laboratoriais e estilo de vida. Um atleta tem necessidades diferentes de proteínas de um fisiculturista ou de um indivíduo sedentário, por exemplo. Uma pessoa com hipercolesterolemia familiar deve ter restrições ao consumo da gema. 


Cada um tem, portanto, uma quantia individual e única permitida por dia. Não dá para ter uma regra que sirva para todos. Mas, de uma forma geral, os estudos afirmam que adultos ou crianças, em boas condições de saúde, podem consumir até 1 ovo por dia, sem riscos. Quem quiser mais, deve necessariamente consultar um nutricionista, que irá definir o que é melhor para cada um. 


Alimente-se conscientemente! Sempre!



Fonte: G1

Carol Celico não quer dividir a guarda dos filhos com Kaká

Carol Celico não quer dividir a guarda dos filhos com Kaká

Carol Celico e o jogador Kaká parecem não estar se entendendo bem. O ex-casal, que enfrenta um difícil processo de divórcio, não consegue se acertar quando o assunto é a guarda dos dois filhos da relação que durou cerca de nove anos. Informações da coluna “Terraço Paulistano”, da revista “Veja”, dão conta que o jogador quer uma guarda comparilhada de Luca e Isabella, de 6 e 4 anos respectivamente, e a blogueira não. 
Ainda de acordo com o veículo Carol pede uma pensão para ela e os filhos e a divisão dos bens do jogador que construiu uma carreira no futebol europeu. Mesmo divergindo em alguns aspectos, amigos do casal relataram ao veículo que eles ainda mantém uma boa relação e devem acertar os pontos do divorcio o mais breve possível. 
A advogada Priscila Corrêa da Fonseca, que é conhecida no mercado como a rainha dos divórcios, está cuidando dos interesses de Kaká e Gladys Chammas defende os pedidos da blogueira. Há cerca de duas semanas o jogador deixou a casa onde eles moravam e se mudou temporariamente para o imóvel de seus pais.

Fonte: TERRA

Horóscopo 2ª feira 08 de dezembro de 2014

Preserve a eficiência, faça tudo com luxo de detalhes, pois é nesses que você demonstrará que conhece o que faz. Ao mesmo tempo, compartilhe esse espírito com todas as pessoas que fizer contato no dia de hoje.

Preserve a flexibilidade para que diante desse montão de assuntos que, teoricamente, não deveria acontecer nesta época do ano, você não se perca ou desespere. Isso é temporário, logo mais poderá descansar com tranquilidade.

As palavras que desintegram as ilusões são tomadas como agressivas, mas na prática são libertadoras. Porém, se você resistir e se focar nas argumentações da agressão perderá com isso a oportunidade de libertar-se.

Uma vez que você der o primeiro passo na direção desses assuntos que, até agora, tentou evitar a todo custo, você perceberá que, não apenas esses não são tão complicados como também mãos amigas surgirão para ajudar.

A bola está em seus pés, cabe a você tomar a iniciativa para tornar a situação positiva, tirando-a da situação de conflito em que se encontra e conduzindo-a a um estado de harmonia que as pessoas perderam de vista. Você pode.

Esse sentimento de crise que pesa sobre as pessoas neste momento da história pode acabar convertendo-se na oportunidade de você prosperar mais, sem que isso signifique explorar ninguém, apenas mantendo uma visão positiva.

Relacionar-se é uma virtude, um poder, que sua alma há de aceitar possuir e, por isso, utilizar da forma mais sábia possível, desprovido de interesses na maior parte do tempo, mas administrando interesses quando preciso.

Milagres acontecem e não são fatos sobrenaturais, são sequências espontâneas e naturais de como as coisas acontecem no Universo. Nossa humanidade se encerra em conceitos limitados e perde de vista o melhor.

Depender de outras pessoas para conseguir os resultados pretendidos é o inferno na terra, tudo que sua alma detesta. Porém, as coisas são como são e será melhor administrá-las com espírito realista e pés no chão.

Aceite suas virtudes, mas também suas limitações, esse será o passo mais firme dado na direção de fazer com que a vida adquira uma dimensão mais realista e possam ser atraídas pessoas que se sintonizem com você.

O pior de protelar o que precisa ser feito é o sentimento de culpa que se avoluma em seu interior. Não fosse essa culpa, que doce seria a procrastinação! Porém, as coisas não são assim, sua mente julga a si mesma.

Aceitar as consequências de suas atitudes tortuosas permite a você purificá-las e fazer as devidas retificações para que, no futuro, o nível de constrangimento e dor diminuam sensivelmente. Afinal, vida é para ser feliz.



Oscar Quiroga do CLICRBS / ZERO HORA

Papa afirma ter "sã inconsciência" para encarar reformas. Francisco concedeu entrevista ao jornal argentino La Nación.

Francisco concedeu entrevista ao jornal argentino La Nación.
Papa afirma ter "sã inconsciência" para encarar reformas 

Foto: Gabriel Bouys / AFP / CP

O Papa Francisco disse que Deus lhe deu uma "sã inconsciência" para encarar reformas na Igreja católica, segundo uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal argentino La Nación. O pontífice argentino declarou que não gosta de "falar em faxina" para definir seu trabalho na instituição e afirmou que considera a oposição interna "um bom sinal", embora tenha se manifestado disposto a "seguir em frente".

"Deus nisso é bom comigo, me dá uma dose saudável de inconsciência. Vou fazendo o que tenho que fazer", disse o líder da Igreja Católica. Sobre as reformas, afirmou que "o IOR (Instituto para as Obras de Religião) está funcionando de forma fenomenal" e que "a economia (da Igreja) está indo bem". "É a reforma espiritual é o que neste momento me preocupa mais, a reforma do coração", ponderou.
Dissidências saudáveis 

Em relação aos setores eclesiásticos resistentes às reformas, Francisco disse que "é saudável ventilar as ideias, muito saudável. Que não as digam escondidos quando não estiverem de acordo", opinou. "Considero as resistências como pontos de vista distintos, não como uma coisa suja", ressaltou.
Questionado sobre as forças conservadoras, sobretudo nos Estados Unidos, em razão do último sínodo da família temem um desmoronamento da doutrina tradicional no tratamento da homossexualidade, respondeu que o pronunciamento final "é um processo". "Ninguém falou de matrimônio homossexual no sínodo. Falamos sobre uma família que tem um filho ou filha homossexual, como educá-los, como se ajuda essa família a levar em frente essa situação um pouco inédita", esclareceu.
Sobre outro tema polêmico, o dos divorciados, o pontífice se perguntou: "O que faremos com eles? Que porta pode ser aberta? Não é uma questão se lhes vão dar comunhão. A solução é a integração". 

C do Povo

Médicos alertam para os riscos das próteses à base de hidrogel


Substância, que é vendida apesar de estar com registro vencido na Anvisa, provocou infecção na modelo Andressa Urach e em outras mulheres.
Esta semana a modelo Andressa Urach foi parar na UTI com uma infecção gravíssima depois de cirurgias para tirar mais de um quilo de tecidos das pernas. Andressa tinha recebido aplicações de hidrogel nas coxas. O Fantástico investigou este mercado lucrativo e constatou que na busca pelo corpo perfeito tem muita gente colocando a vida em risco. 

Ela já foi vice Miss Bumbum e madrinha de bateria. Na Copa, pintou o corpo para chamar a atenção do Cristiano Ronaldo e virou comentário geral. Mas, esta semana, a modelo e apresentadora Andressa Urach foi notícia por outro motivo: o seu atual problema de saúde.

Há cinco anos, Andressa decidiu aumentar as coxas. Para isso, optou por um procedimento muito popular atualmente: a aplicação de um produto conhecido como hidrogel. Há 10 meses, as pernas começaram a infeccionar.

“Ela veio à clínica e eu encontrei de fato uma bola inflamada, um acúmulo de liquido na mesma região onde estava o produto”, afirma o cirurgião plástico Julio Vedovato.

Ela foi internada em estado grave na UTI de um hospital em Porto Alegre, com infecção generalizada, mas vem se recuperando. De acordo com o último boletim médico, Andressa está acordada, conversando e respirando espontaneamente, sem ajuda de aparelhos.

O produto usado pela Andressa é uma mistura de soro fisiológico com uma substância sintética. “Hidrogel é simplesmente o nome de como ele é. É um gel transparente, tem água. Na realidade, a substância principal se chama poliamida”, explica Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O hidrogel é injetado na camada mais profunda da pele, para dar volume, e se fixa no local da aplicação. O organismo reage ao corpo estranho e cria uma membrana ao redor da substância. O problema é que essa membrana pode infeccionar, e é aí que está o perigo: quanto maior a quantidade de hidrogel, maior o risco de infecção.

O hidrogel vem da Ucrânia e começou a ser vendido no Brasil com o nome de Aqualift. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, informou, em nota, que o registro para comercialização do Aqualift venceu há oito meses. O produto, portanto, neste momento não pode ser importado e nem vendido no Brasil. Apenas os lotes fabricados até o dia 31 de março deste ano estão liberados.

Na internet é fácil encontrar propagandas que prometem resultados milagrosos. Nos consultórios, os médicos confirmam que o hidrogel está em alta, principalmente agora, às vésperas do verão.

O Fantástico marcou consulta em uma dessas clínicas, no Rio. “Semana que vem eu estou com a agenda toda cheia. O Aqualift é o único que eu não tenho nada. Acabou tudo, sai muito. Não tem mais ninguém natural”, afirma a médica responsável pelo atendimento.

Em um exame rápido, a médica garante resultado imediato. “O que você precisa fazer é mais esse andarzinho aqui de cima. Daí você dá uma empinada”, explica.

E cobra R$ 3,7 mil para aplicar 100 ml de hidrogel no bumbum. “O Aqualift ele vem uma bolsa de soro fisiológico. Ali vem 100 ml. Então eu abro e faço em você”, afirma.

Cem mililitros é uma quantidade muito maior do que a recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que é de no máximo 5 ml para o corpo. Ou seja, a médica indicou uma quantidade 20 vezes maior do que seria seguro.

“A Sociedade Brasileira de Dermatologia está muito preocupada com essa situação, porque isso está disseminado. Em qualquer local você vê uma plaquinha: ‘Injeta-se isso, faz aquilo’”, ressalta Denise Steiner.

No lugar do hidrogel, os dermatologistas preferem substâncias absorvidas facilmente pelo organismo, como o ácido hialurônico. Para aumentar as coxas e o bumbum, só mesmo a prótese de silicone. E qualquer um desses procedimentos deve ser realizado apenas por médicos.

“Não podem ser feitos por profissionais não médicos, profissionais de outras áreas da saúde e muito menos por pessoas leigas. São procedimentos privativos do médico”, explica o presidente do Conselho Federal de Medicina Carlos Vital.

Maria José Brandão, de 39 anos, não estava atenta a isso. Mês passado, em Goiânia, ela teve complicações depois de uma aplicação de hidrogel e morreu.

Raquel Policena Rosa, a falsa biomédica que a atendeu, foi presa, mas agora responde em liberdade por homicídio, exercício ilegal da medicina, lesão corporal e distribuição de produtos farmacêuticos sem procedência.

A notícia apavorou outras clientes de Raquel, como uma mulher de 35 anos que não quis ser identificada. “Eu não posso ficar muito tempo sentada que começa a inflamar, a formigar, chega ao ponto que eu começo a mancar. Eu ainda não estou conseguindo viver direito. Eu quero a minha saúde de volta”, lamenta.

Muitas mulheres que já aplicaram o hidrogel estão sem saber o que fazer com a bomba relógio que parecem carregar no corpo. “Procure o seu médico para efetuar exames. Para ver se isso está inflamado, se esta infectado”, recomenda Julio Vedovato.

“Se pudesse voltar atrás não faria. De jeito nenhum”, diz uma das vítimas.


G1