Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Antecessor e Sucessor


http://reridamaria.com.br/?p=3840

Texto informativo: Beija-flor


http://reridamaria.com.br/?p=3844

Fazendo compras



OBS: simule três listas de compras, uma para cada criança, peça para que calculem a compra, paguem e recebam o troco, veja um exemplo:

Juliana comprou:

1 pote de margarina

1 sabão em pó

2 litros de refrigerante

3 sabonetes

1 frango congelado

5 pacotes de suco fresh

– quanto gastou

– deu em pagamento R$ 50,00, quanto recebeu de troco?

http://reridamaria.com.br/?p=3850

Lendo o livro… antes de ler a história do livro



Lendo o livro… antes de ler a história do livro
Objetivo(s)
A aula aqui sugerida é um dos caminhos para possibilitar a formação de leitores capacitados a participar das diferentes práticas de leitura da nossa sociedade. Para tanto, é preciso criar oportunidades para que os alunos:
- constituam procedimentos de exploração do livro enquanto portador;
- desenvolvam capacidades leitoras de recuperação do contexto de produção do texto de modo a articulá-lo no processamento das ideias do texto;
- constituam comportamento leitor, implicados na socialização e necessidade de compartilhar ideias e opiniões acerca de material de leitura escolhido.
Ano(s)
Ensino Fundamental I

Tempo estimado:
3 aulas

Material necessário
Livros de literatura infanto-juvenil constantes do acervo da Escola

Desenvolvimento

1ª etapa
Estudo coletivo de material de leitura
1. Organize os alunos em duplas.
2. Distribua para cada dupla um exemplar de um mesmo livro.
3. Comecem a fazer uma exploração geral do livro. Peça aos alunos que manuseiem os livros recebidos. A seguir, vá fazendo perguntas para a classe sobre os seguintes aspectos:
a. Que tipo de livro é este (de contos, poemas, lendas, romance)? Como você descobriu (Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)?
b. Quem é o autor (brasileiro, estrangeiro)? Onde você encontrou essa informação? Mostre para todos os colegas!
c. Há algum outro lugar no livro que apresente informações sobre o autor (Oriente para que procurem dentro do livro, na orelha, na quarta-capa também.)? Que tipo de coisa o autor costuma escrever, considerando estas novas informações? Você já leu alguma obra dele? Qual? Gostou? Por quê? Leria outra? Por quê?
d. Qual é o título do livro? Como você descobriu?
e. Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação? Você já conhece essa editora? Leu algum livro publicado por ela?
Observação: a cada resposta dada, pergunte como foi possível descobrir aquela informação, solicite que os alunos mostrem como fizeram. Isso possibilita o compartilhamento de procedimentos de manuseio do portador.
f. Considerando o título do livro, a ilustração da capa, quem o escreveu, como você acha que será a história que ele conta (se for um livro de narrativas ficcionais, é claro)?
g. Dê uma olhada nas ilustrações, dentro do livro: o que você acha que vai encontrar na história? Por quê?
Observação: Problematize as pistas encontradas, caso seja necessário.
4. Depois dessa exploração geral, pergunte aos alunos se escolheriam esse livro para ler e por que. Durante o processo, vá problematizando as respostas, considerando os dados da exploração feita.
2ª etapa
Estudo e escolha de material de leitura
1. Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 componentes.
2. Distribua as coleções de livros entre os grupos e fique você mesmo com alguns.
3. Solicite que os alunos façam, nos livros recebidos, a mesma exploração que fizeram nos livros estudados no Momento 1 dessa proposta de trabalho. Avise que, ao final, escolherão um livro para ler e deverão explicar essa escolha para os demais colegas da classe.
4. Faça o mesmo com os livros que ficaram com você e passe pelos grupos acompanhando o trabalho.
5. Após a exploração, apresente você o livro que escolheria, justificando a escolha nas pistas oferecidas pelo portador e pelo seu conhecimento anterior a respeito de autor, gênero, conteúdo, etc. Dessa forma, você está oferecendo aos alunos uma referência a respeito de como fazer uma indicação.
6. Quando terminar, solicite que cada um dos alunos de cada grupo apresente sua escolha, explicando os motivos dela.
7. Oriente os alunos para levarem o livro para casa e lerem. Explique que, na Roda de Leitores, comentarão a leitura feita, explicando se gostaram mesmo e por que.
3ª etapa
Roda de leitores
1. Organize os alunos em círculo, e avise os alunos que cada um contará como foi a leitura do livro que escolheu: se a escolha foi bem feita ou não e por que, explicando onde foi que acertou ao antecipar se gostaria do livro e onde foi que se enganou. Os alunos poderão, inclusive, ler trechinhos dos livros para ilustrar o que falam ou para mostrar do que gostaram.
2. Antes dos alunos, porém, comente você a leitura que fez do seu livro.
3. Peça, ao final, que cada aluno mesmo aqueles que, porventura não tenham apresentado a leitura – escrevam um recadinho para colocar no mural Socializando leituras , para os colegas, comentando, rapidamente se gostaram ou não do livro e porque, indicando se recomendam ou não a leitura do material.
Avaliação
Observe os argumentos usados pela turma para justificar as escolhas. Avalie os comentários sobre as leituras e veja se o repertório de histórias aumentou. Registre os avanços quanto às leituras espontâneas feitas por cada aluno.
Flexibilização
Providencie alguns exemplares em áudio e/ou em braile.
1ª etapa

Antecipe o trabalho para o aluno encaminhando a 1ª etapa para ser feita primeiro no AEE e depois junto à sua dupla. Outra possibilidade é escolher um livro de uma história, já conhecida por ele, com figuras em autorrelevo e, conforme a competência dele, cole na capa do livro seu título em braile e outras palavras significativas.

2ª etapa

Leve livros em braile e em áudio para que ele possa fazer sua escolha. Você mesmo pode gravar uma leitura em um arquivo eletrônico. Encaminhe o livro em áudio ou em braile para ser escutado/lido como lição de casa.
3ª etapa

Peça a um colega que o conduza até a roda. Organize um grupo com poucos alunos para que o tempo de escuta não seja tão longo para ele. Explique individualmente como será cada etapa dessa atividade e o faça perceber que deverá ouvir os colegas e depois será ouvido por eles.

Poesia – atividade


http://reridamaria.com.br/?p=3863

Medidas de Comprimento – texto informativo

Medidas de comprimento:

O homem através dos tempos sentiu a necessidade de medir os objetos e a si mesmo. Durante muito tempo utilizou o próprio corpo como referência para medir. Foi a partir desse momento que surgiu às medidas como a polegada, o palmo, o pé, o passo e tantas outras. Algumas dessas medidas utilizamos até hoje.
Essas medidas não eram exatas e causavam muita confusão, pois cada pessoa tem um tamanho diferente de pé e de mão. Era necessário criar uma medida padrão, ou seja, que fosse igual para todas as pessoas. Foi assim que foi estabelecida a medida padrão de comprimento: o metro. É representado, simbolicamente, por m.
Para medir utilizamos alguns instrumentos como a régua, a trena, a fita métrica e o metro articulado, além de vários outros instrumentos. Cada instrumento se adapta melhor para determinadas profissões. Como a fita métrica para a costureira, o metro articulado para o pedreiro, e a régua para o estudante.
Utilizamos instrumentos diferentes para medir grandes e pequenas quantidades. Grandes comprimentos, como de estradas, de ruas, distâncias entre cidades, usamos o quilômetro. Simbolicamente, representamos por Km. Para medir comprimentos pequenos como uma tesoura, uma caneta, um inseto, uma lâmpada, usamos o centímetro. Simbolicamente, é representado por cm.

Ortografia – CH


http://reridamaria.com.br/?p=3872

Silabário colorido


http://reridamaria.com.br/?p=3875

A Terra e as linhas imaginárias



http://reridamaria.com.br/?p=3879

Tabela – calculando preço


http://reridamaria.com.br/?p=3884

Trabalhando com gráfico.

http://reridamaria.com.br/?p=3887

Atividades com o Sistema de Numeração decimal...


http://reridamaria.com.br/?p=3891

Quadro de Sílabas Simples



http://reridamaria.com.br/?p=3894

Escrevendo Bilhete


http://reridamaria.com.br/?p=3898