Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Por que permanecer na igreja católica?

Frei Timothy Radcliffe foi professor de Sagrada Escritura na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi Mestre da Ordem (superior geral) dos Pregadores (dominicanos) de 1992 a 2001. É conhecido no mundo inteiro por suas análises corajosas sobre a sociedade contemporânea e a situação da Igreja, numa linguagem com um tom sempre moderno e livre. 

No momento de uma crise na Igreja (fim de excomunhões dos tradicionalistas, o caso do bispo Williamson, o caso das excomunhões em Recife, a declaração do papa sobre os preservativos, etc), o jornal francês La Croix tem dado cada dia, a palavra a uma personalidade, para que exprima as razões de sua esperança. Abaixo, o testemunho de frei Timothy.
É um momento embaraçoso para quem é católico. No Vaticano, erros de comunicação, falta de comunicação interna, de consultas recíprocas e algumas declarações com palavras mal escolhidas provocaram violentas reações na imprensa e vigorosas intervenções de dirigentes internacionais. Tais fatos suscitaram aflição e escândalo em muitos católicos, mesmo em alguns bispos, e prejudicaram a reputação da Igreja. Algumas pessoas se perguntam como podem elas continuar a pertencer à Igreja. 

Nós permanecemos porque somos discípulos de Jesus. Crer em Jesus não é adotar uma espiritualidade privada ou um código moral. É aceitar pertencer à sua comunidade, aqueles que ele chamou a segui-lo, a caminhar juntos. Segundo um velho adágio latino, Unus christianus, nullus christianus: um cristão isolado não é um cristão. 
Mas, porque eu devo continuar sendo membro desta Igreja? Por que não posso eu me unir a uma outra comunidade cristã onde as posições oficiais ou o modo de agir sejam menos embaraçosos? Aqui tocamos no próprio cerne de uma compreensão católica da Igreja. 

Desde o princípio, Jesus chamou para sua comunidade os santos e os pecadores, os sábios e os ignorantes. Ele disse: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Matheus 9,13). E ele continua a fazê-lo, senão não haveria lugar para alguém como eu. Uma comunidade admirável, com pessoas maravilhosas e virtuosas, que jamais errassem, não seria um sinal do Reino de Deus. 

Uma vaga unidade espiritual não é suficiente

Eu não poderia nunca deixar a Igreja, pois creio que Jesus nos chama a vivermos juntos, como um só corpo. No evangelho segundo João, pouco tempo antes de sua morte, Jesus orou a seu Pai por seus discípulos a fim de que todos sejam um (João 17,21). Uma vaga unidade espiritual não é suficiente. Cremos na Encarnação, na Palavra de Deus que se fez carne. A Igreja Católica é um sinal visível, encarnado, da unidade à qual Jesus nos chama. Tenho uma imensa admiração por muitos cristãos que pertencem a outras Igrejas, seu exemplo me inspira, sua teologia me instrui. Mas, para mim, abandonar a Igreja Católica seria negar o apelo radical de Jesus de reunir os santos e os pecadores, os vivos e os mortos. 
No coração de nossa vida cristã está a imensa vulnerabilidade da Última Ceia. Jesus coloca-se nas mãos de seus discípulos: Tomai, isto é o meu corpo, entregue por vós. Um dentre os discípulos o traiu, outro o negou, a maioria fugiu. Pertencer à Igreja é aceitar um pouquinho desta vulnerabilidade. Aceitamos estar implicados nos fiascos da Igreja, bem como em seu heroísmo, em sua tolice como em sua sabedoria, em seus pecados como em sua santidade. E a Igreja também me aceita com meus pecados e com minha estupidez. É por isso que ela é sinal e sacramento da unidade de todo gênero humano (Constituição Lumem Gentium, n. 1,1 Concílio Vaticano II).

Uma crise modesta comparada às sofridas por nossos antepassados 

Entretanto, estamos bem num momento de crise na Igreja. Mas, as crises podem ser frutuosas. A Última Ceia foi a crise mais profunda que a Igreja conheceu: Jesus estava prestes a sofrer uma morte humilhante e a comunidade estava dispersa. A cada Eucaristia, nós nos recordamos de como Jesus fez daquela situação um momento da mais profunda intimidade, no dom de seu corpo e de seu sangue.
Após a Ressurreição, a Igreja estava dilacerada. Seriam os pagãos aceitos na Igreja e forçados a aceitar a Lei? A comunidade estava a ponto de desmoronar, mas ela sobreviveu para se abrir também a nós, os pagãos. Após o martírio de Pedro e Paulo, muitos acreditavam que Jesus estava para voltar em breve. Mas não foi o que aconteceu. Esta foi uma crise imaginável da esperança, mas ela levou a se redigir os evangelhos. Toda crise, se ela for vivida na fé, conduz a uma renovação e a uma vida nova. 

A crise que padecemos neste momento é realmente modesta, se comparada àquelas sofridas por nossos antepassados. A crise modernista, há um século, foi bem mais severa. Porém, esta nossa pequena crise pode ser frutuosa se nós a vivermos na fé. 
Por Timothy Radcliffe

Texto publicado no jornal francês La Croix, no dia 31 de março de 2009.
Tradução do original em língua francesa por André Tavares, OP.

Viagem de trem

Há algum tempo li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada.

Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.

Quando nascemos, entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco, nossos pais.
Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!

Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.

Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro. No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento.

Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com seu carinho e sua atenção.

O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades. Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza, mas me agarro na esperança que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar. Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que
de alguma forma eu fui um grande colaborador para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Amigos façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranquila, que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.

Autor: Rafael Calazans

GIGANTES DA ALIMENTAÇÃO.

Gigantes da alimentação

Eles afastam o câncer e os problemas cardíacos, protegem a visão e ainda combatem as alergias que chegam a todo vapor com as estações frias. Com vocês, sete alimentos que fazem milagres ao corpo. 

Por Lúcia Nascimento

Você já deve estar cansado de saber: para crescer forte e saudável é preciso se alimentar bem. E quando o assunto é fortalecer o organismo, algumas comidinhas são melhores que outras, pois agem contra as doenças que ficam nos rondando, só esperando uma oportunidade para atacar. 
Hoje, os cientistas já conhecem o poder de algumas substâncias que ajudam (e muito) a aumentar nosso esquadrão de defesa. A seguir, confira sete alimentos que atuam contra diversas doenças.

Brócoli: contra o câncer de mama

Um dos principais componentes do vegetal é o sulforafano, um fitoquímico com propriedades antioxidantes e capaz de estimular enzimas que desintoxicam o organismo. Essa substância é encontrada em uma quantidade 20 vezes maior no broto de brócoli. Estudos têm provado seu poder contra o câncer de mama. Um trabalho recente feito por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que ratos que receberam por via oral o sulforafano tiveram os tumores mamários inibidos.
Outra pesquisa, esta realizada pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, também encontrou benefícios no consumo de brócoli, outra vez por causa da presença de sulforafano. Esse composto, além de ter ação anticâncer, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos sanguíneos (capazes de reverter males ao coração). Coma uma porção por dia.

Manga: reduz o risco de câncer bucal

Quem nunca se lambuzou comendo manga perde uma boa chance de se divertir - e de se proteger contra o câncer de boca. A fruta contém uma substância chamada lupeol, que pesquisadores da Universidade de Hong Kong acreditam ser potencialmente benéfica na redução do risco de desenvolver essa doença. "O lupeol bloqueia uma proteína natural que tem como função auxiliar o crescimento celular, reduzindo a disseminação do câncer", diz a nutricionista Beatriz Botéquio de Moraes, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.
O estudo, publicado no Journal of Cancer Research, concluiu que o lupeol diminui a propagação do câncer e reduz o tamanho do tumor. "A manga também é rica em betacaroteno e vitaminas C e E, que são substâncias antioxidantes", explica a nutricionista. Os antioxidantes, segundo ela, protegem as células da ação dos radicais livres - compostos gerados pelo metabolismo, que são capazes de danificar as células - diminuindo reações causadoras de doenças como o câncer. Coma três mangas por semana.

Aspargo: protege o coração

Quando digerimos carnes ou laticínios, o corpo produz homocisteína como resultado.
Esse aminoácido, caso fique em excesso no sangue, aumenta o risco de coágulos e de entupimento das artérias, além de poder originar a aterosclerose (entupimento das artérias). Comer vegetais e frutas ricos em folato, como o aspargo, é a solução para manter os níveis de homocisteína lá embaixo. Por quê? Simples: o nutriente reduz a concentração do aminoácido no sangue.
Um trabalho publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, que acompanhou a dieta de 65 participantes, concluiu que o aumento de folato no sangue reduziu a homocisteína em diferentes graus, diminuindo, assim, a chance de problemas cardíacos. Oito aspargos cozidos no vapor garantem 20% da necessidade diária de folato para adultos.

Cenoura: mantém a retina saudável

Uma das mais famosas aliadas da saúde dos olhos é a vitamina A, que pode ser encontrada na cenoura, nas folhas de brócoli, na couve, no espinafre, no tomate, na manga, entre outros alimentos. Sem ela, pode ocorrer sensibilidade à luz e deficiência da visão noturna. Com apenas 100 gramas desse legume, as necessidades diárias de vitamina A são mais do que satisfeitas.
"O betacaroteno é a substância presente na cenoura que será transformada em vitamina A dentro do organismo. Ele é responsável pela coloração alaranjada do vegetal e ajuda a manter o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão", afirma a nutricionista Lara Natacci, mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e sócia da Nutrivitta Assessoria Nutricional. Além disso, o betacaroteno é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas.

Tomate: limita os efeitos dos raios UV

Vai à praia no fim de semana? Então não esqueça o protetor solar e... o molho de tomate. Isso mesmo! Uma pesquisa realizada por pesquisadores das universidades de Manchester e de New Castle, no Reino Unido, chegou à conclusão de que as pessoas que comem cinco colheres (sopa) de polpa de tomate diariamente possuem 33% mais proteção contra queimaduras causadas pelos raios solares. É como se você tivesse passado bem menos protetor solar e obtivesse o mesmo efeito.
O destaque do fruto, que vem sendo apontado como um escudo contra os raios ultravioleta, é o licopeno, que também é conhecido por ser um poderoso antioxidante - daqueles que combatem os radicais livres e previnem diversos tipos de câncer. Além de ser uma boa economia, já que os cremes contra raios solares são caros, o tomate ainda é boa fonte de fibras, fundamentais para uma vida saudável.

Semente de girassol: combate alergias respiratórias

Chegam as estações frias e, de "brinde", os resfriados e alergias. É um tal de nariz coçando pra cá, de nariz vermelho pra lá. Pois saiba que algumas mudanças simples na dieta podem contribuir para aliviar essa situação - desde que elas reforcem o sistema imunológico.
Para isso, a semente de girassol é uma boa pedida, pois possui vitamina E que, suspeitam os cientistas, ajuda na tarefa. Essa vitamina protege as membranas das células contra a invasão de substâncias tóxicas e de radicais livres, preservando sua integridade. Uma das certezas que se tem é que a vitamina E é um excelente anti-inflamatório e antioxidante, o que é primordial para afastar o envelhecimento e proteger o sistema imunológico. Coma uma porção da semente torrada por dia.

Semente de linhaça: mantém os lábios hidratados

Toda mulher sabe que, para manter cabelo e pele saudáveis e brilhantes, não basta usar os melhores cremes e xampus. A alimentação é fundamental, porque possui algumas substâncias que agem de dentro para fora, como o ômega-3. "A semente de linhaça é rica nessa gordura benéfica, que vem sendo relacionada à saúde da pele", afirma Beatriz Botéquio de Moraes. São quase 20 gramas de ômega-3 em cada 100 gramas da semente. 
Segundo a especialista, essa pode ser a justificativa para que o consumo de semente de linhaça mantenha os lábios hidratados. "O ômega-3 também atua reduzindo a produção de compostos inflamatórios, favorecendo a renovação celular", completa. Não só os lábios se beneficiam: um estudo publicado no Journal of the America Academy of Dermatology associou a deficiência de algumas gorduras essenciais, como é o caso do ômega-3, a sérios problemas de pele.

Fonte: Revista Vida Natural

Saiba o que irrita um vegetariano

Algumas questões ouvidas por quem escolhe não comer carne são bem difíceis de lidar. Conheça-as e pare de repeti-las já

Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS



Há pais e mães que ironizam e dizem que é apenas "uma fase", geralmente na adolescência. Mas a verdade é que ovegetarianismo, principalmente em tempos em que a discussão de um mundo sustentável é constante, tem se tornado cada vez mais comum. Mas sabemos que, ao adotar essa dieta, vegetarianos são frequentemente questionados. 


Por isso, fizemos um guia das perguntas mais estúpidas que, certamente, os adeptos do vegetarianismo estão fartos de ouvir (principalmente no Rio Grande do Sul, terra do churrasco).

Vamos lá: 


Então você só come salada?



Não. Massas, grãos, pães, laticínios... tudo preparado sem carne pode ser considerado vegetariano. E se engana quem pensa que comida sem carne "não tem gosto" e coisas do tipo. Aqui você pode ver, por exemplo, uma receita de risoto de ervilha com hortelã, super diferente, para provar que, às vezes, a carne nem faz tanta falta assim. 

Mas você come peixe, né?


Não. Né? Se comesse peixe, seu amigo se diria pescetariano.

E as proteínas? E as vitaminas?


Soja, quinoa e todos os laticínios são ótimas fontes de proteína, diz a nutricionista Paula Gandin.

— Os cuidados mais importantes ao se tomar quando se adota uma dieta vegetariana dizem respeito à vitamina B12, ao cálcio e aos ácidos gordos ômega 3. Por outro lado, os vegetais podem facilmente suprir as necessidades humanas de proteína. 

Alfaces também têm sentimentos!






Ai. Sério?



Você sabia que Hitler era vegetariano?



Embora haja discordâncias em relação a esse aspecto da trajetória de Hitler, é um insulto pensar que todos os vegetarianos são iguais. Além disso, pense na lista de pessoas virtuosas que abdicam da carne: Gandhi, Sidarta Gautama e até Steve Jobs.




ZERO HORA

Horóscopo 6ª feira 31 de outubro de 2014

As pessoas se desentendem mesmo e algumas não conseguem nunca mais superar o evento. Porém, é necessário tocar o barco para frente porque o tempo não espera por ninguém e é imprescindível administrar os acontecimentos.

Esses raros momentos em que todas as pessoas concordam precisam ser aproveitados devidamente, pois não se sabe quanto durarão. Agora é o momento certo de avançar com a ajuda dessas pessoas que até agora discordaram.

Os pequenos detalhes que você não atendeu no passado se transformaram em assuntos de grande dimensão. Isso acontece e será melhor considerar com cuidado o evento, porque tende a repetir-se indefinidamente.

Por ventura, valeria a pena viver continuamente com a alma oprimida pelas limitações? Certamente não! É preciso fazer algo para superar esse estado de coisas, algo que transgrida o que se transformou em normalidade.

Fale com o coração na mão, permita que suas mais profundas certezas e motivações sejam colocadas sobre a mesa do jogo. Faça isso independentemente de seus interlocutores continuarem a esconder o que realmente pensam.

Dedique-se hoje ao que estiver dentro do seu alcance imediato, sem inventar muita onda por enquanto. Faça assim para evitar dar passos maiores do que o que suas pernas aguentariam. Depois haverá espaço para mais.

Faça seu jogo ainda que sua mente tenha incertezas insolúveis. Faça seu jogo porque o momento é propício e as pessoas envolvidas estão à espera disso. Faça seu jogo, talvez, apenas porque seja divertido fazê-lo.

Apesar da necessidade de maior proteção e segurança, esse movimento não deve ser tamanho ao ponto de ofuscar o impulso de aventurar-se e ir atrás de novidades. Tudo precisa estar em equilíbrio, isso é possível.

A sinceridade é uma faca de dois gumes, é apreciável porque virtuosa, mas ao mesmo tempo é também impertinente, provoca situações que resultam em contrariedades e sentimentos adversos. A sinceridade é espontânea.

Pise em terreno seguro, evite, por enquanto, malabarismos e piruetas. Porém, pense que este momento de proteção servirá para sentar as bases de outros movimentos, esses cheios de espírito de aventura e novidades.

No fim das contas, todo mundo está esperando por você para avançar. Inadvertidamente, sua alma ficou no lugar de líder, e isso agrega um peso a mais sobre suas costas. Não importa, agora só interessa a ação.

Há questões que enquanto forem mantidas em sigilo produzirão regozijo e alegria, mas que uma vez que forem trazidas à luz do dia provocarão tantas críticas e contrariedades que tudo acabará parecendo um inferno.




Oscar Quiroga do CLICRBS

Novo geração do Peugeot 308 chega ao Brasil em 2015

A Peugeot do Brasil confirmou que a nova geração do hatch compacto 308 será vendido no Brasil a partir de 2015. O carro será importado da França.

Entretanto a chegada do novo Peugeot 308 não aposentará o modelo anterior, fabricado na Argentina, e que continuará em produção.

O novo Peugeot 308 será oferecido como modelo topo de linha, opção mais sofisticada em termos de luxo, mecânica e tecnologia.

O Peugeot 308 é o quarto hatch médio mais vendido do mercado brasileiro, com preço inicial de R$ 56.090 reais, na versão Active 1.6 com transmissão manual.

A chegada do Peugeot 308 é uma etapa da reformulação da imagem da montadora no Brasil que pretende ser reconhecida como marca premium, cabendo à Citroen, outra marca do conglomerado, a tarefa de marca mais despojada.

Peugeot 2008 THP

Além do novo Peugeot 308, a novidade da marca para o ano que vem é o Peugeot 2008, que chega ao mercado no primeiro trimestre de 2015, com motor 1.6 16V de 122 cavalos.

Além disso, haverá versões mais sofisticadas, com o motor 1.6 THP Turbo Flex, de 173 cavalos.

http://www.car.blog.br/search/label/Peugeot

Paciente terminal marca o dia da própria morte e vira assunto nos EUA. Brittany estava tentando engravidar, quando recebeu o diagnóstico de um câncer sem cura. “Vou em paz, com alguma música que eu goste”, disse ela.

Brittany estava tentando engravidar, quando recebeu o diagnóstico de um câncer sem cura. “Vou em paz, com alguma música que eu goste”, disse ela.
Nos Estados Unidos, uma mulher com uma doença grave se transformou em assunto nacional. Ela marcou a data da própria morte.

A jovem, que adora a natureza, fez o que deve ter sido o último passeio da vida dela. Acabou de visitar o Grand Canyon, nos Estados Unidos, com a mãe, o padrasto e o marido. Brittany Maynard, de 29 anos, tem data para morrer. E foi ela que escolheu: o próximo sábado, 1º de novembro.

Brittany tinha casado fazia pouco tempo, e estava tentando engravidar, quando recebeu o diagnóstico de um câncer sem cura no cérebro. O fim imposto pela doença seria doloroso e Brittany decidiu escolher o próprio fim. Em um vídeo, ela conta: “vou morrer no quarto, com minha mãe e meu marido ao meu lado. E vou em paz com alguma música que eu goste de fundo”. O marido dela diz: "é um alívio saber que ela pode escolher quando dar um basta no sofrimento. Quando ela decidir, será a hora”.

Luta para que o direito à "morte com dignidade" seja reconhecido em todo o país



Mas Brittany não poderia fazer isso onde morava, na Califórnia. Mudou para o Oregon, porque lá a lei dá direito à chamada "morte com dignidade". Ao mesmo tempo em que entrou na contagem regressiva da própria vida, ela abraçou a luta para que esse direito seja reconhecido em todo o país. Apenas cinco dos 50 estados americanos permitem que alguém com doença incurável escolha morrer antes que a doença o mate.

Um médico da universidade de Nova York, especialista em ética, acredita que em breve outros estados vão passar a permitir.

Para cumprir a sua decisão, Brittany terá que tomar remédios prescritos por um médico. Ela diz: “o importante é aproveitar a vida. O que importa para você? Persiga isso. Esqueça o resto”.


G 1

7 dicas de como emagrecer sem fazer dieta

Dieta da proteína, do glúten, da sopa e todas as outras que viram moda podem até funcionar, mas não mais do que um ou dois meses. Especialistas garantem que regimes muito severos não funcionam à longo prazo, o que quer dizer que as pessoas tendem a voltar a engordar, já que não conseguem aguentar a “rigidez alimentar” por muito tempo. A verdade é que para emagrecer, as pessoas precisam adotar bons hábitos e aprender a comer de forma saudável.




Além de seguir a boa e velha regra de optar por alimentos saudáveis, naturais, integrais, comer a cada três horas e fazer todas as refeições do dia, dando preferência a carboidratos complexos, proteínas, verduras, legumes e frutas e evitando frituras e doces, existem algumas dicas que podem auxiliar e otimizar a perda de peso. Confira:

1. Concentre-se na mastigação
De acordo com uma pesquisa recente, quanto mais tempo você passar mastigando os alimentos, menos calorias você vai ingerir. O estudo constatou que as pessoas que mastigavam cerca de 40 vezes cada garfada comeram 12% menos do que aqueles que mastigavam apenas 15 vezes. Este resultado significa que quanto mais rápido você come, mais quantidade de alimentos vai consumir. A explicação para isso é que o organismo demora 20 minutos após o início da refeição para sinalizar que está satisfeito. Como a mastigação é a primeira etapa da digestão, é importante triturar bem os alimentos para que ocorra a absorção correta dos nutrientes e produza a sensação de saciedade. E lembre-se, o estômago não tem dentes para triturar os alimentos, portanto, mastigue-os bem antes de engolir.



2. Coma sempre dentro de uma hora depois de acordar
Sabe aquela história de que você não consegue tomar café da manhã porque vive na correria? Para quem quer emagrecer, este hábito tem o efeito oposto. Isto porque é a refeição mais importante do dia e é comprovado que as pessoas que comem pela manhã são mais magras do que aquelas que pulam esta refeição. O ideal é comer dentro de uma hora depois de acordar, afinal ficamos horas seguidas sem comer enquanto dormimos.

— Durante a noite nosso corpo continua trabalhando, mas em jejum e é de manhã que nós vamos repor todos os nutrientes necessários para iniciar o dia —, diz a nutricionista Eliane Romantini.

Além disso, de acordo com a especialista, a exclusão do café da manhã faz com que a pessoa fique com muita fome durante o dia e tenha descontrole na velocidade de comer, na quantidade e qualidade da alimentação, optando por comidas mais calóricas, como frituras, alimentos açucarados e gordurosos.

Outro motivo que prova que tomar café da manhã pode ajudar na perda de peso, segundo os nutrólogos Luís Carlos Silveira e Mariela de Oliveira Silveira, do Kurotel Centro de Longevidade e SPA, é que pelo fato da pessoa estar de estômago vazio, os nutrientes que forem ingeridos serão melhores absorvidos.

— Um dos momentos do dia que estatisticamente as pessoas comem mais frutas, é no café da manha. Se isso ocorrer, vitaminas e minerais importantes no processo metabólico saudável (como cromo e zinco, por exemplo) poderão ser melhores absorvidos. Isso possibilitará melhor síntese de açúcares e gorduras, reduzindo o depósito adiposo excessivo —, afirmam.




Portanto se você quer emagrecer nada de ficar pulando refeições importantes como o café da manhã, caso contrário já sabe: aumento de peso na certa! O importante é fechar a boca para alimentos gordurosos.

— O que deve ser evitado, mas muitas pessoas costumam ingerir de manhã, são alimentos com baixo valor nutricional e alto teor calórico, como refrigerante, salgadinhos, produtos a base de gordura vegetal hidrogenada, como croissant, bolacha recheada, frios gordurosos, como salame, mortadela —, explica Eliane.

A nutricionista dá dicas para um café da manhã reforçado, saudável e indispensável para o dia a dia de quem se preocupa com o corpo e com a saúde.

— O ideal é que a alimentação seja equilibrada e que a pessoa consuma pelo menos uma fonte de proteína, como leite, queijo, iogurte, ovos. Pelo menos uma fonte de carboidrato, de preferência pães, torradas e cereais integrais e uma fonte de alimentos que fornecem vitaminas e minerais, como sucos e frutas —, indica.

3. Mantenha o foco no que você está comendo
Não prestar atenção e não se concentrar na comida é outro erro bastante comum que as pessoas costumam cometer. Assistir TV, falar ao telefone ou ouvir música enquanto come pode dificultar a perda de peso. Isso porque o cérebro das pessoas que se alimentam distraídas com outra coisa pára de receber sinais de que está comendo. Um estudo da Universidade de Bristol apontou que as pessoas que comiam enquanto faziam outras atividades, ingeriam o dobro de alimentos do que aquelas que se concentravam na alimentação.

4. Prefira consumir alimentos crus
Cozinhar demais a comida pode reduzir muito a quantidade de nutrientes dos alimentos e quando nosso organismo não tem nutriente suficiente, não se sente satisfeito e a pessoa começa a sentir fome mais rápido. Por isso, é importante comer alimentos crus, como peixe, legumes e verduras. Para quem tem um sistema digestivo sensível e não pode comer alimentos crus, a dica é cozinhá-los por menos tempo possível. Lembre-se: quanto menos você cozinhá-los, mais nutrientes restarão nos alimentos.

5. Não coma alimentos gordurosos à noite
Quem é que nunca acordou com “ressaca alimentar”? É aquela sensação desconfortável no dia seguinte em que você comeu demais à noite. E já que a comida é um combustível, pense na seguinte teoria: o corpo precisa que você gaste a energia que consumiu com o combustível, ou seja, o alimento. Isso quer dizer que comer em grandes quantidades à noite, quando o corpo está relaxado e prestes a descansar não faz sentido.

Portanto, evite comer alimentos gordurosos e calóricos, como frituras e doces. No jantar, o ideal é optar por alimentos mais leves, por isso as carnes brancas são boa pedida. “Esse tipo de carne, em especial o peixe, tem digestão mais rápida e fácil, ou seja, não pesa no estômago, fator que prejudica o sono”, explica a nutricionista Adriana Ávila da clínica Vitay Medicina de Emagrecimento e Estética. À noite, dê preferência às carnes brancas grelhadas ou cozidas. Também invista em alimentos integrais, folhas e frutas.





6. Coma em pequena quantidade e muitas vezes por dia

Nunca passe mais de três horas sem comer. Isso porque, de acordo com a nutricionista Eliane Romantini, ficar muito tempo sem se alimentar faz com que o organismo libere cortisol, hormônio do estresse, que aumenta a glicemia (açúcar no sangue). Com isso, há excesso na produção de insulina, hormônio relacionado ao acúmulo de gordura abdominal. Além disso, quem passa muito tempo sem comer, fica com muita fome e exagera na quantidade de alimentos da próxima refeição. Também aumenta as chances de escolher alimentos gordurosos e muito calóricos.

Por isso, o ideal é comer de 3 em 3 horas, pequenas quantidades de comida, ficando atenta à qualidade dos alimentos que escolher ao longo do dia.

Não beba durante as refeições

Evite beber líquidos durante as refeições. Ingerir bebidas enquanto come dificulta a digestão, porque dilui o ácido do estômago e a absorção de nutrientes fica mais difícil. Isso resulta em fermentação, inchaço e gases. Por isso, o indicado é beber água 15 minutos antes ou depois das refeições.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, beber dois copos de água 30 minutos antes de se alimentar pode ajudar a emagrecer.

— Quando estamos de estômago vazio, nosso organismo libera hormônios que facilitam absorção de carboidratos, por exemplo. Se a pessoa bebe água antes das refeições, esses hormônios são diluídos, o que impede a absorção rápida dos nutrientes —, explica o nutrólogo Hélio Osmo.




DONNA DO CLICRBS

Multas de trânsito ficarão até 900% mais caras a partir de sábado. Mudança vai atingir ultrapassagens em local proibido ou pelo acostamento e motoristas que fazem rachas. Tempo de prisão em caso de crime de trânsito também aumenta.



Mudança vai atingir ultrapassagens em local proibido ou pelo acostamento e motoristas que fazem rachas. Tempo de prisão em caso de crime de trânsito também aumenta.


Multa para quem for flagrado ultrapassando pelo acostamento ficará sete vezes mais cara 

Foto: Gabriel Haesbaert / Especial


A partir de sábado, motoristas que provocarem situações de risco no trânsito estarão sujeitos a pagar mais caro pelas infrações. Em alguns casos, muito mais caro: o aumento no valor das multas, determinado a partir da sanção presidencial de uma lei que altera 11 artigos do Código Brasileiro de Trânsito, pode chegar a 900%. 

Os artigos se referem, principalmente, a ultrapassagens em estradas e a disputas de rachas. As mudanças, conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), podem resultar em mais segurança para motoristas e pedestres, além de preservar a infraestrutura urbana.

Quem for flagrado ultrapassando pelo acostamento, por exemplo, em vez de receber multa de R$ 127,69, como prevê a lei atual, vai passar a pagar R$ 957,70 – valor mais de sete vezes maior.

— O bolso é a parte mais sensível do ser humano, por isso há esperança de que a nova lei reduza o número de ocorrências — afirma Rafael Roco de Araújo, doutor em Engenharia com ênfase em Sistemas de Transportes e professor da PUCRS.

Envolvidos em rachas ou corridas não autorizadas também estarão sujeitos a penas mais duras. Atualmente, esses motoristas são condenados a, no máximo, dois anos de reclusão. Com a nova lei, o tempo pode aumentar para seis anos, caso haja lesão corporal, ou para 10, quando resultar em morte.

O projeto foi elaborado em 2007 pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) e sancionado em maio pela presidente Dilma Rousseff. A mortes por acidentes de trânsito no Brasil aumentaram 41,7% em 10 anos, segundo o Mapa da Violência 2013, divulgado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela). 

Ainda que o Rio Grande do Sul tenha caído de 18º para 21º no ranking, houve aumento de 16,9%.

— As multas estão defasadas há muito tempo. Exalto a maior severidade principalmente em relação às ultrapassagens, que podem acabar em choques frontais. Levando em conta a velocidade com que esses veículos transitam, quase sempre há mortos ou, pelo menos, feridos — diz João Fortini Albano, professor de Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS.




Zero Hora

WhatsApp, que foi comprado por US$ 19 bilhões pelo Facebook, acumula prejuízos milionários.


Quando o Facebook comprou o WhatsApp, ano passado, muita gente estranhou o valor. Dezenove bilhões de dólares, ou 46 bilhões de reais, é muito, muito dinheiro. Em empresas de tecnologia as cifras são tão altas que nem paramos para pensar, mas o preço anunciado do Whats é o dobro do valor de mercado do Grupo Pão de Açúcar, que emprega 154 mil pessoas (contra menos de 100 no WhatsApp). Como muito do valor pago foi em ações do próprio Facebook, que aumentaram o seu preço, na verdade a montanha de dinheiro é ainda maior – alguns analistas calculam em 21 bilhões de dólares.

Ontem, com a divulgação do faturamento do Facebook em 2013, mais gente ficou desconfiada se aquele foi um “grande negócio” do estrategista Mark Zuckerberg. Porque o WhatsApp, com seus mais de 600 milhões de usuários ativos, arrecadou pouco mais de 10 milhões de dólares. Considerando todos os seus custos – distribuição de bônus a seus funcionários, desenvolvimento e infra-estrutura –, isso dá um prejuízo de 138 milhões de dólares. Em outras palavras, o Facebook pagou mais de 2 mil vezes o faturamento anual da empresa para sua compra. Aparentemente um recorde de supervalorização.

O problema, para o futuro, é que pelos próximos anos não há muita chance de o Facebook ganhar muito dinheiro com o WhatsApp. Os fundadores já afirmaram que ele nunca terá publicidade. E o valor da assinatura – 1 dólar por ano, após o primeiro ano – não só não é pago por todos os usuários, como há formas de não pagá-la nunca (“dica” seguida por uma quantidade imensa de gente sovina). 

Essa perspectiva de prejuízo parece ok para Zuckerberg. De acordo com documentos apresentados ontem, a rede social diz ter dividido o investimento pago assim: 2 bilhões de dólares para a base de usuários do WhatsApp, 488 milhões para o “valor da marca”, 288 milhões pela tecnologia e 15,3 bilhões em valor de “goodwill”, ou o tal custo intangível.
Na prática, na minha (não muito original) opinião, o Facebook apenas pagou essa grana toda para não ter um concorrente fortíssimo no futuro. Você deve conhecer bastante gente que usa mais o WhatsApp que o Facebook hoje. E nada impediria que, mais pra frente, a rede que originalmente apenas substituiu os SMS fizesse algumas coisas mais complexas, tomando de fato espaço do Facebook. O Snapchat, que começou apenas como um sistema de chat rudimentar, um pra um, rapidamente construiu uma espécie de rede social com “timeline” e fotos permanentes. Com sua base gigantesca de usuários, funcionando nos mais diversos aparelhos (o grande trunfo), o WhatsApp poderia ir além. O que custaria caro para Zuckerberg.


YAHOO

Até o fim do ano passageiro poderá usar eletrônicos em todas as fases do voo

Atualmente, é preciso desligar aparelhos durante pouso e decolagem
Atualmente, é preciso desligar aparelhos durante pouso e decolagem 


Foto: Steve Schaefer / AFP / CP Memória

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União uma instrução suplementar para facilitar a liberação do uso de equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e câmeras fotográficas em todas as fases do voo. Se autorizada a liberação, os equipamentos poderão ser usados no modo avião, que não permite ligações telefônicas e acesso à internet. Atualmente, é preciso desligar os eletrônicos durante o pouso e a decolagem. Com a mudança, durante o taxiamento até o portão de desembarque seria permitido o uso de celuares com o modo de transmissão ativado.

A expectativa é que até o final do ano comecem sair as liberações para o uso dos eletrônicos em todas as fases do voo, de acordo com a Anac. Para obter a autorização as companhias aéreas devem fazer uma análise de sua frota, determinando se é segura a expansão do uso de dispositivos eletrônicos portáteis às demais fases de voo, além da fase de cruzeiro, sem causar problemas ao sistema de navegação da aeronave. Cada modelo de aeronave deverá ser avaliado.

A Anac informou que havia recebido algumas solicitações de empresas aéreas brasileiras para expansão do uso dos eletrônicos portáteis. Os processos recebidos estão em análise e, a partir da publicação da instrução suplementar, a avaliação final e eventual aceitação para expansão poderá ser concretizada, de acordo com a agência. A instrução brasileira foi elaborada com base em estudos feitos da agência reguladora da aviação civil dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA).




Correio do Povo

Globo põe fim à era de ouro dos contratos longos

FOTO RAPHAEL DIAS - TV GLOBO 

O objetivo (ou sonho, se preferir) de 9 em cada 10 atores de TV sempre foi assinar um contrato de longa duração com a Globo.

A emissora, ainda que atravesse sua pior crise de audiência em quase 50 anos, é reconhecidamente uma das melhores produtoras de teledramaturgia do planeta. Fazer novela no canal é conquistar uma valiosa visibilidade.
Além disso, o rótulo ‘global’ confere status e serve como ímã de trabalhos, como a tal presença VIP em festas e eventos, com bons cachês para surgir, sorrir e sumir.
Porém a Globo decidiu rever sua política de contratos. Antes, a renovação para atores, apresentadores e diretores era praticamente automática. Agora a cúpula da emissora estuda caso a caso.
Muitos artistas deixaram de ser exclusivos nos últimos meses. E outros tiveram o compromisso renovado por curto período — não mais por 4, 5, 6 anos, como acontecia.
Caio Castro, por exemplo, deixou o elenco fixo, mesmo sendo considerado um dos galãs de maior destaque nos últimos anos. Voltará ao ar em Lady Marizete, a próxima novela das 19h, mas com contrato vigente apenas durante o período de gravações.
Um caso simbólico dessa mudança na Globo é o do diretor de novelas Marcos Schechtman. Ao fim de seu contrato de longo prazo, a emissora não renovou o compromisso. Agora ele terá vínculo apenas por obra.
A decisão surpreendeu, já que Schechtman está entre os diretores mais produtivos da casa. Nos últimos anos dirigiu Salve Jorge, Araguaia e Caminho das Índias.
Outros diretores deverão ser incluídos nesse novo esquema contratual. O diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, parece obstinado a enxugar o número de contratados fixos para gerar economia.
Não há mais a ideia de que um artista é imprescindível e insubstituível. A estagnação dos resultados da teledramaturgia da Record, sua maior concorrente, fez a Globo não se preocupar tanto com possíveis transferências de seu elenco para o canal.
Outro exemplo: Luiz Fernando Guimarães. O ator não é mais do elenco exclusivo da emissora, após 35 anos atuando na casa.
No momento se discute os termos do novo contrato de Faustão. Este é um caso único. O apresentador é uma espécie de sócio da emissora em seu horário aos domingos.
Ele negocia campanhas publicitárias diretamente com os presidentes de grandes empresas anunciantes. Muitos negócios são fechados nas famosas rodadas de pizza em sua casa, em São Paulo. Faustão se tornou o artista com maior faturamento da Globo: entre 4 e 5 milhões de reais por mês.
No ar desde 1989, Faustão conquistou tanto status internamente que convenceu a cúpula da Globo a transferir a produção do Domingão para São Paulo. Assim ele não precisará mais se deslocar de jatinho ao Rio, toda semana, para comandar a atração.
Uma tendência no meio televisivo foi lançada por Silvio Santos: um contrato de parceria entre a emissora e o apresentador. Divide-se custos e lucros da produção. É assim o vínculo de Ratinho com o SBT. E esse modelo deverá ser copiado por todas as emissoras.

BLOG SALA DE TV

A ORIGEM DA CACHAÇA


A origem da cachaça
Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. 
O que fazer agora????
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. 
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. 
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. 
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'. 
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'. 
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. 
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).

COMO VOCÊ ESTÁ USANDO O SEU TEMPO DISPONÍVEL?


COMO VOCÊ ESTÁ USANDO O SEU TEMPO DISPONÍVEL?

Conta uma estória que o filho perguntou ao pai, o quanto ganhava por uma hora de trabalho; quando o pai quis saber o motivo de sua pergunta, a criança respondeu que queria comprar uma hora do seu tempo para que pudesse ficar com ele para brincar e passear, já que ele só vivia para o trabalho.
Pense e reflita: se você usa o seu tempo disponível para passar horas no bar da esquina tomando umas e outras, mas não tem tempo para jogar bola e brincar com o seu filho, ou de ficar com sua família; você acha um saco assistir a uma peça teatral, mas acha interessante assistir ao Big Brother Brasil; uma hora na missa demora muito, mas quatro horas de show é pouco; passar horas mandando e-mails de piadas para os amigos é legal, mas mandar mensagens sobre Deus é cafonice; passar horas em frente ao computador em salas de bate-papo ou no orkut comunicando-se com pessoas estranhas é um barato, mas bater papo com os amigos da escola, de sua rua ou com os familiares é chato; tem tempo para assistir o capítulo de sua novela preferida, mas não tem tempo para assistir o telejornal e ficar bem informada; gosta de ler revistas sobre fofocas da televisão e da vida alheia, mas tem preguiça de ler um bom livro; encontra tempo para fofocar, mas não tem tempo para rezar. Será que você está usando o seu tempo disponível para as coisas boas, importantes e agradáveis ou para coisas fúteis?
O ser humano não deve viver apenas para o trabalho e dormir, mas também para ter momentos de lazer, afeição, aprendizagem e descontração. Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, dando mais atenção aos familiares, amigos, colegas de trabalho, a você mesmo e com coisas boas como: praticar atividades físicas, ler bons livros, assistir a programas educativos, fazer amizades, passear, rezar, descansar, etc. 
Tempo é vida, e a vida é bela e curta. O que importa é o tempo que lhe resta, porque o que já passou não conta mais; então, aproveite com sabedoria, como se fossem os últimos momentos de sua vida.

Quanto um jogador de futebol corre em uma partida?

Um atleta profissional corre entre 9 e 11 quilômetros durante os 90 minutos de uma partida de futebol. Esses números, publicados em estudos científicos pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp e do São Paulo Futebol Clube, batem com as distâncias percorridas pelos jogadores dos grandes clubes europeus, que, nas partidas da Liga dos Campeões, têm a quilometragem medida em tempo real. Isso permite aos torcedores medir quem gasta a sola da chuteira e quem faz corpo mole. E foi justamente para coroar os “maratonistas” que em março de 2008 a liga inglesa organizou uma rodada beneficente em que cada quilômetro percorrido pelos jogadores valia o equivalente a 60 reais, doados para uma instituição de caridade. O meio-campista francês Mathieu Flamini, do Arsenal, foi o que mais se doou, correndo cerca de 13 quilômetros e gerando, sozinho, 800 reais para a campanha. Em geral, os meias são mesmo os maiores corredores. Laterais e alas são os que mais correm com a bola nos pés e atacantes correm as menores distâncias, mas chegam a dar 50 piques de até 15 metros em altíssima velocidade – o atacante Wayne Rooney, por exemplo, atinge quase 35 km/h. Mas o mais curioso é que em muitas partidas quem mais corre é o árbitro: no campeonato italiano, a movimentação deles foi medida e se chegou a até 14 quilômetros em uma partida. 

Fonte: Revista Mundo Estranho