Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 9 de março de 2015

Brasileiro antecipa 15 de março e protesta contra discurso de Dilma no Rádio e na TV



Enquanto presidente usava pronunciamento de rádio e TV para se explicar sobre crise econômica, manifestantes foram às ruas e promovem panelaço contra discurso de tom eleitoral em São Paulo, Rio, Brasília e Belo Horizonte. 

O primeiro pronunciamento de Dilma Rousseff em cadeia de rádio e televisão em seu novo mandato serviu apenas para reforçar uma conclusão: a de que a presidente da República continua alheia à gravidade das crises econômica e política que atingem seu governo. Enquanto a presidente repetia desculpas usadas na campanha eleitoral de 2014 na TV, manifestantes foram às janelas de suas casas nas principais cidades do país gritar "fora Dilma" - uma prévia do movimento convocado para o dia 15 de março. 
Ao se dirigir à nação para tratar do Dia Internacional da Mulher, Dilma mencionou o ajuste fiscal proposto pelo governo e o escândalo da Petrobras. Ainda ecoando o discurso eleitoral contra os "pessimistas", a presidente afirmou: "Se toda vez que enfrentamos uma dificuldade pensarmos que o mundo está acabando ou que precisamos começar tudo do zero, só faremos aumentar nossos problemas", disse ela. 
Ao tratar da corrupção, a presidente falou de "fortalecimento moral e ético" e tentou vender a imagem de que seu governo é responsável pelas investigações. "É isso, por exemplo, que vem acontecendo na apuração ampla, livre e rigorosa dos episódios lamentáveis contra a Petrobras". 
Quando defendeu o ajuste fiscal adotado para resolver problema que ela mesma criou, Dilma afirmou que é preciso paciência e prometeu que "um tempo melhor" chegará em breve: "O esforço fiscal não é um fim em sim mesmo, é apenas a travessia para um tempo melhor que vai chegar rápido e de forma ainda mais duradoura". 
Em mais uma afirmação descolada da realidade, Dilma jurou respeitar promessas que já descumpriu. "Não vamos trair nossos compromissos com os trabalhadores e com a classe média nem deixar que desapareçam suas conquistas e seus direitos". 
O fim do discurso, em um tom emocional e com uma trilha sonora musical de fundo, a presidente pregou o otimismo: "O Brasil é maior do que tudo isso e já mostrou muitas vezes ao mundo como fazer melhor e diferente". 
Leia a íntegra do pronunciamento da presidente no Dia Internacional da Mulher 
Meus queridos brasileiros, e, muito especialmente, minhas queridas brasileiras. 
Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Falar com vocês mulheres - minhas amigas e minhas iguais - é falar com o coração e a alma da nossa grande nação. Ninguém melhor do que uma mãe, uma dona de casa, uma trabalhadora, uma empresária, é capaz de sentir, em profundidade, o momento que um país vive. 
Mas todos sabemos que há um longo caminho entre sentir e entender plenamente. É preciso, sempre, compartilharmos nossa visão dos fatos. Os noticiários são úteis, mas nem sempre são suficientes. Muitas vezes até nos confundem mais do que nos esclarecem. As conversas em casa, e no trabalho, também precisam ser completadas por dados que nem sempre estão ao alcance de todas e de todos. 
Por isso, eu peço que você - e sua família - me ouçam com atenção. Tenho informações e reflexões importantes que se compartilhadas vão ajudá-los a entender melhor o momento que passamos. E a renovar a fé e a esperança no Brasil! É uma boa hora para que eu tenha uma conversa, mais calma e mais íntima, com cada família brasileira - e faça isso com a alma de uma mulher que ama seu povo, ama seu país e ama sua família. 
Vamos começar pelo mais importante: o Brasil passa por um momento diferente do que vivemos nos últimos anos. Mas nem de longe está vivendo uma crise nas dimensões que dizem alguns. Passamos por problemas conjunturais, mas nossos fundamentos continuam sólidos. Muito diferente daquelas crises do passado que quebravam e paralisavam o país. 
Nosso povo está protegido naquilo que é mais importante: sua capacidade de produzir, ganhar sua renda e de proteger sua família. As dificuldades que existem - e as medidas que estamos tomando para superá-las - não irão comprometer as suas conquistas. Tampouco irão fazer o Brasil parar ou comprometer nosso futuro. 
A questão central é a seguinte: estamos na segunda etapa do combate à mais grave crise internacional desde a grande depressão de 1929. E, nesta segunda etapa, estamos tendo que usar armas diferentes e mais duras daquelas que usamos no primeiro momento. 
Como o mundo mudou, o Brasil mudou e as circunstâncias mudaram, tivemos, também, de mudar a forma de enfrentar os problemas. As circunstâncias mudaram porque além de certos problemas terem se agravado - no Brasil e em grande parte do mundo -, há ainda a coincidência de estarmos enfrentando a maior seca da nossa história, no Sudeste e no Nordeste. 
Entre muitos efeitos graves, esta seca tem trazido aumentos temporários no custo da energia e de alguns alimentos. Tudo isso, eu sei, traz reflexos na sua vida. Você tem todo direito de se irritar e de se preocupar. Mas lhe peço paciência e compreensão porque esta situação é passageira. O Brasil tem todas as condições de vencer estes problemas temporários - e esta vitória será ainda mais rápida se todos nós nos unirmos neste enfrentamento. 
Peço a vocês que nos unamos e que confiem na condução deste processo pelo governo, pelo Congresso, e por todas as forças vivas do nosso país - e uma delas é você! 
Queremos e sabemos como fazer isso, distribuindo os esforços de maneira justa e suportável para todos. Como sempre, protegendo de forma especial as classes trabalhadoras, as classes médias e os setores mais vulneráveis.Temos compromissos profundos com o futuro do país e vamos continuar cumprindo, de forma inabalável, estes compromissos. 
Minhas amigas e meus amigos, 
A crise afetou severamente grandes economias, como os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão. Até mesmo a China, a economia mais dinâmica do planeta, reduziu seu crescimento à metade de suas médias históricas recentes. Alguns países estão conseguindo se recuperar mais cedo. 
O Brasil, que foi um dos países que melhor reagiu em um primeiro momento, está agora implantando as bases para enfrentar a crise e dar um novo salto no seu desenvolvimento. Nos seis primeiros anos da crise, crescemos 19,9%, enquanto a economia dos países da Zona do Euro, caiu 1,7%. 
Pela primeira vez na história, o Brasil ao enfrentar uma crise econômica internacional não sofreu uma quebra financeira e cambial. O mais importante: enquanto nos outros países havia demissões em massa, nós aqui preservamos e aumentamos o emprego e o salário. Se conseguimos essas vitórias antes, temos tudo para conseguir novas vitórias outra vez. Inclusive, porque decidimos, corajosamente, mudar de método e buscar soluções mais adequadas ao atual momento. Mesmo que isso signifique alguns sacrifícios temporários para todos e críticas injustas e desmesuradas ao governo. 
Na tentativa correta de defender a população, o governo absorveu, até o ano passado, todos os efeitos negativos da crise. Ou seja: usou o seu orçamento para proteger integralmente o crescimento, o emprego e a renda das pessoas. Realizamos elevadas reduções de impostos para estimular a economia e garantir empregos. Ampliamos os investimentos públicos para dinamizar setores econômicos estratégicos. Mas não havia como prever que a crise internacional duraria tanto. E, ainda por cima, seria acompanhada de uma grave crise climática. Absorvemos a carga negativa até onde podíamos e agora temos que dividir parte deste esforço com todos os setores da sociedade. 
É por isso que estamos fazendo correções e ajustes na economia. Não é a primeira vez que o Brasil passa por isso. Em 2003, no início do governo Lula, tivemos que tomar medidas corretivas. Depois tudo se normalizou e o Brasil cresceu como poucas vezes na história. São medidas para sanear as nossas contas e, assim, dar continuidade ao processo de crescimento com distribuição de renda, de modo mais seguro, mais rápido e mais sustentável. 
Você que é dona de casa ou pai de família sabe disso. Às vezes temos de controlar mais os gastos para evitar que o nosso orçamento saia do controle. Para garantir melhor nosso futuro. Isso faz parte do dia a dia das famílias e das empresas. E de países também. Mas estamos fazendo de forma realista e da maneira mais justa, transparente e equilibrada possível. As medidas estão sendo aplicadas de forma que as pessoas, as empresas e a economia as suportem. Como é preciso ter equidade, cada um tem que fazer a sua parte. Mas de acordo com as suas condições. 
Foi por isso, que começamos cortando os gastos do governo, sem afetar fortemente os investimentos prioritários e os programas sociais. Revisamos certas distorções em alguns benefícios, preservando os direitos sagrados dos trabalhadores. E estamos implantando medidas que reduzem, parcialmente, os subsídios no crédito e também as desonerações nos impostos, dentro de limites suportáveis pelo setor produtivo. 
Estamos fazendo tudo com equilíbrio, de forma que tenhamos o máximo possível de correção com o mínimo possível de sacrifício. Este processo vai durar o tempo que for necessário para reequilibrar a nossa economia. Como temos fundamentos sólidos e as dificuldades são conjunturais, esperamos uma primeira reação já no final do segundo semestre deste ano. 
Mais importante, no entanto, do que a duração destas medidas será a longa duração dos seus resultados e dos seus benefícios. Que devem ser perenes no combate à inflação e na garantia do emprego. Que devem ser permanentes na melhoria da saúde, da educação e da segurança pública. 
As medidas serão suportáveis porque além de sermos um governo que se preocupa com a população, temos hoje um povo mais forte do que nunca. O Brasil tem hoje mais qualificação profissional, mais infraestrutura, mais oportunidades de estudar e mais empreendedores. Somos a 7a economia do mundo. Temos 371 bilhões de dólares de reservas internacionais. 36 milhões de pessoas saíram da miséria e 44 milhões foram para a classe media. Quase dez milhões de brasileiras e brasileiros são hoje micro e pequenos empreendedores. E continuamos com os melhores níveis de emprego e salário da nossa história. 
Minhas amigas e meus amigos, 
O que tenho de mais importante a garantir, hoje, vou resumir agora. 
Primeiro: o esforço fiscal não é um fim em si mesmo. É apenas a travessia para um tempo melhor, que vai chegar rápido e de forma ainda mais duradoura. 
Segundo: não vamos trair nossos compromissos com os trabalhadores e com a classe média, nem deixar que desapareçam suas conquistas e seus direitos. 
Terceiro: não estamos tomando estas medidas para voltarmos a ser iguais ao que já fomos. Mas, sim, para sermos muito melhores. 
Quarto: durante o tempo que elas durarem, o país não vai parar. Ao contrário, vamos continuar trabalhando, produzindo, investindo e melhorando. 
As coisas vão continuar acontecendo. Junto com as novas medidas, estamos mantendo e melhorando os nossos programas. Entregando grandes obras. Nossas rodovias e ferrovias, nossos portos e aeroportos continuarão sendo melhorados e ampliados. 
Para isso, vamos fazer, ainda este ano, novas concessões e firmar novas parcerias com o setor privado. Incluímos - e vamos continuar incluindo - milhões e milhões de brasileiros. Mas agora a inclusão tem que se dar, sobretudo, pelo acesso a melhores oportunidades e a serviços públicos de maior qualidade. 
Este esforço tem que ser visto como mais um tijolo, no grande processo de construção do novo Brasil. Esta construção não é só física, mas também espiritual. De fortalecimento moral e ético. 
Com coragem e até sofrimento, o Brasil tem aprendido a praticar a justiça social em favor dos mais pobres, como também aplicar duramente a mão da justiça contra os corruptos. É isso, por exemplo, que vem acontecendo na apuração ampla, livre e rigorosa nos episódios lamentáveis contra a Petrobras. 
Minhas amigas mulheres homenageadas neste dia, 
Por último, quero anunciar um novo passo no fortalecimento da justiça, em favor de nós, mulheres brasileiras. Vou sancionar, amanhã, a Lei do Feminicídio que transforma em crime hediondo, o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou de discriminação de gênero. Com isso, este odioso crime terá penas bem mais duras. Esta medida faz parte da política de tolerância zero em relação à violência contra a mulher brasileira. 
Brasileiros e brasileiras, 
É assim, com medidas concretas e corajosas, em todas as áreas, que vamos, juntos, melhorar o Brasil. É uma tarefa conjunta de toda sociedade, mulheres e homens. Tenho certeza que contará com a participação decisiva do Congresso Nacional, que sempre cumpriu com seu papel histórico nos momentos em que o Brasil precisou. 
Temos que encarar as dificuldades em sua real dimensão e encontrar o melhor caminho de resolvê-las. Pois, se toda vez que enfrentarmos uma dificuldade pensarmos que o mundo está acabando - ou que precisamos começar tudo do zero - só faremos aumentar nossos problemas. 
Precisamos transformar dificuldades em soluções. Problemas temporários em avanços permanentes. 
O Brasil é maior do que tudo isso e já mostrou muitas vezes ao mundo como fazer melhor e diferente. Mais que nunca é hora de acreditar em nosso futuro. De sonhar. De ter fé e esperança. 
Viva a mulher brasileira! Viva o povo brasileiro. Viva o Brasil! 
Obrigada e boa noite. 


Fonte: WH3

Golpistas nigerianos usam internet para extorquir mulheres apaixonadas


Brasileira achou que namorava publicitário e perdeu R$ 240 mil. 
Bandido nigeriano se passava por viúvo inglês na internet. 

Uma viúva de meia-idade, sozinha e carente, decide procurar na internet um novo amor. Encontra um homem que parece o príncipe dos sonhos: atencioso, apaixonado e bem de vida. Só que ele está precisando com urgência de um dinheiro emprestado. Está sentindo cheiro de picaretagem nessa história? 

“Eu tinha acabado um relacionamento há oito meses. Trabalho muito e estava sozinha. Falei assim: ‘Ah, pode ser que pela internet dê certo’”, diz uma mulher. 
Assim começa a história de mais um coração solitário. Essa mulher é viúva, mãe de família. Os dias de juventude se foram e ela trabalha muito. 
“Fui para um site de relacionamento, e lá ele apareceu e iniciou o contato”, conta a mulher. 
Por e-mail e com fotos. 
“Meu nome é Lucas, tenho 53 anos. Sou um viúvo com uma filha que está no colégio interno e mora longe de casa. Eu moro e trabalho no Reino Unido, em Bristol, precisamente. Trabalho numa agência de publicidade e logo, logo vou ter meu próprio negócio”, descreve o e-mail. 
Ela conta um pouco da própria história, e a coisa vai ficando intensa. 
“No início era uma vez por semana. Depois, todos os dias”, diz ela. 
Sempre por mensagens, via computador ou telefone. Mais de uma vez ela pediu para que conversassem usando câmera. 
“Aí ele falou: ‘o meu tempo está muito corrido. No momento eu não posso’”, lembra a vítima. 
Um dia, o bonitão vem com uma supernotícia, o primeiro passo em direção à riqueza. 
“Consegui um contrato para fazer um anúncio na TV de uma multinacional de telecomunicação, que vai ser na Nigéria. Estou tão feliz! Você está sempre nos meus pensamentos”, diz no e-mail. 
“Passou-se uns dias e ele mandou uma foto: ‘olha, estou aqui no jardim do hotel, e amanhã já estou indo embora’”, conta a vítima. 
É aí que a história começa a degringolar. Ele diz que o governo nigeriano baixou uma lei sobre impostos para estrangeiros. Se não pagar, vai preso. 
“Me assustei um pouco, mas ele é muito convincente, muito envolvente, muito carinhoso, muito dedicado”, diz ela. 
A mulher pega empréstimos. Passa a enviar dinheiro aos poucos. Mas, a cada remessa, surge um novo problema, que só pode ser resolvido com mais dinheiro. 
“Ele manda uma foto pra mim dele preso”, diz a mulher. 
A montagem na foto é tão tosca, que finalmente ela começa a desconfiar. 
“Falei assim: ‘entrei num golpe’”, lamenta. 

Golpe do namoro online é uma das variações de uma falcatrua antiga 

Tarde demais. Ao longo do ano passado, ela já tinha mandado US$ 100 mil, o equivalente, na época, a R$ 240 mil. 
A certeza mesmo só veio quando ela viu uma reportagem sobre esse mesmo golpe no Fantástico, três meses atrás. 
“Eu falei: ‘eu sou mais uma dessa’”, diz a vítima. 

Mas por que essa armação criminosa é tão bem-sucedida na internet? Por causa da fantasia, como explica o psiquiatra Cristiano Nabuco de Abreu especializado em dependência tecnológica: “Se você começa a manifestar um interesse por alguém na vida real, rapidamente ela vai confirmando ou desconfirmando as suas expectativas pessoais”, diz o psiquiatra do Hospital das Clínicas de SP. 

Pela internet é mais fácil a pessoa acreditar em um relacionamento perfeito. 

“Eu simplesmente vou passando por cima de todos os elementos que possam desconfirmar a minha fantasia”, explica o psicólogo. 
O golpe do namoro online é uma das variações de uma falcatrua muito antiga. Os primeiros registros são do século XVI, quando os espertinhos usavam cartas para arrumar dinheiro. 

No caso dessa mulher, o que muda agora é que, em uma atitude incomum, o golpista decidiu mostrar o rosto. 
Orientada por um especialista, ela jogou uma isca. 

“Se você aparecer pra mim, eu tenho US$ 10 mil aqui pra você”, disse a vítima. 
E lá está o tal Lucas, que agora se chama Chuks. 

“Minha querida... Você tá linda!”, diz Chuks no vídeo. 

Como Chuks não sabe que ela está gravando o papo, abusa da criatividade para tentar tirar mais dinheiro da vítima. Diz que investiu todo o dinheiro dela em petróleo. 

“O navio que usei para transportar o produto foi capturado por militantes. Envolve muito dinheiro, na casa dos milhões. Tenho que pagar aos poucos até poder voltar ao negócio”, conta o golpista. 

Especialista em segurança digital rastreia endereço do computador 

Mas por que ele se apresentava como um publicitário, inglês, branco? Chuks, então, responde que sempre que tentou falar a verdade na internet, as mulheres não quiseram papo. 
“Por isso menti e inventei histórias, com uma foto falsa”, justifica. 

Agora, diante da câmera, ele dá uma de galanteador. 

“Você me ama de verdade. Não liga se eu sou branco ou negro. Você me quer”, garante o golpista. 
“Sim”, responde a vítima. 

E se despede amoroso. 
Vítima: Tchauzinho 
Chuks: Te amo. 
Vítima: Te amo. Boa noite. 

A pedido do Fantástico, um especialista em segurança digital rastreou o endereço do computador do bandido. O golpista estava bem longe da Inglaterra, na Nigéria. 

“Eles sempre agem em quadrilhas. Eles têm todo um roteiro muito bem definido", explica Wandeson Castilho, especialista em segurança digital. 
Existem muitas quadrilhas nigerianas aplicando esse golpe no mundo todo. 

Há casos que terminam em sequestro ou em morte, como o de uma senhora australiana que perdeu R$ 270 mil para um criminoso nigeriano e foi assassinada. Por isso a brasileira teve muita sorte. 

Dicas para não ser vítima desse golpe 

Antes de descobrir a verdade, ela chegou a ir à Espanha para supostamente tentar liberar o dinheiro dele. Hospedou-se em um hotel indicado pelo bandido e recebeu a visita de um amigo dele. Para ajudar o "namorado", ela teria que abrir uma conta na Europa e, claro, gastar mais dinheiro. 
“Eu teria que ser uma cidadã europeia para conseguir abrir uma conta lá, então eu teria que pagar US$ 38 mil para conseguir ser uma cidadã europeia”, revela a vítima. 

Ela voltou ao Brasil, pegou mais um empréstimo e mandou o dinheiro. Cerca de R$ 90 mil na época. 
“Hoje eu estou sem dinheiro e isso me tortura”, lamenta. 
A vítima do golpe registrou o boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil de Fortaleza, dois meses depois de enviar a última remessa de dinheiro. 
Segundo o delegado, o caso vai ser encaminhado à Polícia Federal. 

“Ela veio comunicar o crime quase um ano após ter sido envolvida nessa trama. Mas, sem sombra de dúvida, nós podemos sim procurar identificar o autor”, diz Jaime Pessoa, da Delegacia de Defraudações e Falsificações do Ceará. 
O Fantástico contatou a embaixada da Nigéria em Brasília, em busca de possíveis informações sobre a identidade do criminoso, mas ninguém quis se manifestar. 

Para não ser vítima desse golpe, aí vão duas dicas. 
A primeira: converse usando câmera. 
“Se já aparecer alguns problemas técnicos, ‘ah, eu não tenho câmera, minha câmera não funciona’, já desconfie”, orienta Wandeson Castilho, especialista em segurança digital. 

E cuidado com quem pede dinheiro. 
“Se começar a aparecer histórias muito tristes, e que você poderia ser o salvador para se ajudar, isso é característico: é o roteiro desse tipo de crime”, alerta Wandeson Castilho.

Fonte: G1

Brasil assegura renovação de acordo do setor automotivo com México


País vê as exportações mexicanas como grande ameaça à indústria. 
Valor da cota e outros detalhes serão divulgados nesta segunda-feira (9). 

O governo negociou a renovação de seu tratado de cota de automóveis com o México, informou o Ministério das Relações Exteriores neste domingo (8), em acordo que visa proteger o setor automotivo brasileiro. 

O tratado original de 2012 impôs tarifas de até 35% das exportações acima de um limite anual de cerca de US$ 1,5 bilhão, com o livre comércio de veículos autorizado após seu término, em 19 de março deste ano. 

Os dois países acordaram agora em renovar o tratado por quatro anos, disse um porta-voz do Itamaraty, acrescentando que o valor da cota e outros detalhes serão divulgados em uma coletiva de imprensa com autoridades de ambos os países na segunda-feira. 

Com a queda nas vendas de automóveis, o Brasil pediu ao México para estender o acordo que alivia o problema de uma indústria que demitiu centenas de trabalhadores nos últimos meses. O México, por sua vez, queria o livre comércio para impulsionar seu próprio setor automotivo, que está em boa fase. 

O Brasil vê as exportações mexicanas como uma grande ameaça à indústria automobilística nacional, já que um carro vendido no México pode custar metade do preço de varejo no Brasil, onde os impostos altos, gargalos de transporte e sindicatos poderosos prejudicam a competitividade. 
O Brasil foi ultrapassado pelo México no ano passado como o maior produtor de automóveis da América Latina. O Brasil registrou seu primeiro déficit comercial anual em 14 anos em 2014. 

Entenda o acordo 
No atual acordo, que vigora até 19 de março, há uma cota de venda de carros entre os dois países. Pelo formato atual, a limitação tanto de importação quanto de exportação de carros é de US$ 1,64 bilhão por um período de doze meses. 

Pelas regras do acordo, os veículos vindos do México, dentro da cota, ficam isentos da taxa de importação de 35% no Brasil e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) determinada no passado pelo governo federal aos carros importados. Nas vendas acima da cota, porém, incide a tributação de 35%. 
Os mexicanos, que preenchem toda a sua cota de exportações para o Brasil, têm defendido abertamente a liberalização de comércio de veículos após o fim do acordo, em março. O Brasil, porém, não tem exportado integralmente sua cota para o México. 

Segundo informou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, as exportações para o México não estão completando a cota a que o Brasil tem direito, dentro do acordo, por problemas de competitividade. Ele defendeu a manutenção da atual cota na renovação do acordo automotivo com o México.

Fonte: G1

Plantonista do IGP chega para recolher corpo e descobre que era do seu irmão



Um motociclista morreu em um acidente por volta das 17h25min deste domingo (08) no bairro Santa Tereza, em Joaçaba. Maurício Marca, 43 anos, descia a Rua Luiz Zampieri com a moto Honda Bros, placa MLD-3212 de Joaçaba, quando colidiu em um Gol vermelho, que fazia sentido contrário. O veículo evadiu-se do local. 

Bombeiros e SAMU chegaram a se deslocar para a ocorrência, no entanto, o Maurício já estava sem os sinais vitais. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Civil e do IGP. 

Quando o Instituto Médico Legal chegou para recolher o corpo, a servidora do órgão constatou que a vítima era seu irmão. Diante do choque, a Polícia teve que acionar outro plantonista para o trabalho. 

A PM localizou o Gol em uma residência. O veículo era conduzido por um rapaz de 18 anos, não habilitado. O pai do jovem foi à delegacia para prestar depoimento, juntamente com as testemunhas do acidente. 

Maurício era casado, e deixa dois filhos.

Fonte: CACODAROSA

Petrobras está envolvida no maior escândalo de corrupção do mundo, diz Cunha


Presidente da Câmara ainda criticou Janot e Dilma Rousseff. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – um dos 34 parlamentares alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) sob suspeita de participar no esquema de desvios da Petrobras – classificou o escândalo que atingiu a estatal como o "maior escândalo de corrupção do mundo". A afirmação foi feita em entrevista ao programa Canal Livre da TV Bandeirantes, exibido na madrugada desta segunda-feira. 

Na entrevista, Cunha disse que o escândalo que atinge a Petrobras trará efeitos negativos na política interna e externa do País e pode, inclusive, fazer o Brasil perder o grau de investimento. 

– Se o País perder o grau de investimento, os US$ 370 milhões que possui em divisa podem se evaporar em pouco tempo – alertou. 

Para o presidente da Câmara, é muito grave o que está acontecendo com o país, na esteira do escândalo que envolve a estatal do petróleo. E destaca que esse escândalo já deve ter provocado uma retração de cerca de 1% no PIB brasileiro. 


Deputado criticou Janot 

Ao falar da inclusão de seu nome na lista que o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao STF, o peemedebista voltou a dizer que recebeu com tranquilidade a informação porque não deve nada e ninguém está imune às investigações. Porém, voltou a criticar a forma como Janot conduziu este processo, não descartando motivação política. 

Mesmo com as críticas, disse que não teme as investigações, "porque quem não deve, não teme". E descartou que este processo poderá contaminar a condução da presidência da Câmara dos Deputados. Para Cunha, se ficar comprovada a motivação política, "não vai deixar pedra sobre pedra." 

O peemedebista disse que achou estranho o fato de a lista de Janot não contemplar mais nomes ligados ao PT, uma vez que o ex-gerente de engenharia da Petrobras Pedro Barusco ter revelado, em depoimento concedido no acordo de delação premiada, que o PT teria recebido até R$ 200 milhões de propina do esquema da Petrobras. 

Apoio ao ajuste fiscal 

Na entrevista, Cunha falou que apoia o pacote de ajuste fiscal do governo da presidente Dilma Rousseff e que fará tudo para que ele seja aprovado. Contudo, ponderou que o governo não está conseguindo mostrar à população que ela terá de fazer um sacrifício no momento para encontrar uma saída depois. 

– Não dá para fazer todo dia o mal. O governo deveria ter falado previamente com sua base e soltado tudo de uma vez. O clima está ruim pela falta de comunicação (por parte do governo) – disse, destacando que todo dia tem uma notícia ruim. 

Ele disse que o governo Dilma tem um problema político, tem de apaziguar a sua base "e depois vai ter que encontrar um caminho para mostrar às pessoas que o ajuste é necessário". Cunha reclamou que o parlamento não é chamado a participar das discussões de medida de impacto, como o pacote fiscal. E criticou, principalmente, um dos articuladores do Planalto, o ministro Pepe Vargas. 

Na sua avaliação, a presidente Dilma não aproveita o fato de que tem como seu vice-presidente um dos maiores articuladores políticos do País, Michel Temer. 

– É uma falta de inteligência não utilizar um quadro como o vice Michel Temer. Aliás, o Michel se tornou persona non grata no Palácio quando passou a apoiar a minha candidatura (à presidência da Câmara) – disse, emendando que não compete com ele e que o PMDB se une nas dificuldades. 


Contra o impeachment 

O presidente da Câmara dos Deputados rechaçou a hipótese de colocar em tramitação neste momento um eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

– Sou contra o impeachment e não colocarei para tramitar – garantiu. 

Na sua avaliação, impeachment não é a palavra de ordem do momento e que “o que está ocorrendo é que Dilma está tendo perda de apoio político e da população". Ele voltou a dizer que a gestão de Dilma enfrenta um grave problema de articulação política e que é preciso mudar a forma de fazer essa articulação. 

Entenda as semelhanças e diferenças entre a Lava-Jato e o Mensalão 
Lava-Jato: os próximos passos da investigação a partir da divulgação da lista 


Cid Gomes chamado na Câmara 

Eduardo Cunha disse ainda na entrevista à TV Bandeirantes que o ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), foi convocado pela Câmara, na próxima quarta-feira, às 15 horas, para explicar porque chamou, em uma palestra para universitários, os parlamentares de achacadores. 

– Um País que se autointitula pátria educadora, não pode ter um ministro da Educação mal educado – disse o presidente. 

E afirmou que tirou de pauta o projeto de criação do Instituto de Ensino Superior, ironizando que os 'achacadores' não poderiam colocar em pauta um projeto de ministério da Educação. 


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Horóscopo 09 de março de 2015, segunda feira


ÁRIES

Rotina: hoje, em meio a muitas exigências e demandas pessoais, você deve se condicionar de forma otimista e segura no trato com as pessoas evitando as que são negativas. 
Interesses: regência muito positiva para a sua lida com dinheiro e fontes de novos ganhos. 
Intimidade: emoções contidas.

TOURO

Rotina: aspecto forte em seu signo dará destaque aos seus dons de raciocínio e acuidade. 
Interesses: o dia será marcado pela consolidação de bons elementos materiais que o influenciarão no trabalho e se somarão a vantagem crescente da lida financeira. 
Intimidade: intuição muito acertada.

GÊMEOS

Rotina: dia em que o otimismo ao lidar com divergências e os pequenos problemas do cotidiano o favorecerá. 
Interesses: você hoje será beneficiado por um quadro que mostra novos caminhos em termos profissionais e com as próprias finanças. 
Intimidade: entendimento facilitado com os íntimos.

CÂNCER

Rotina: bons aspectos deverão marcar os seus relacionamentos emocionais e amizades mais próximas. 
Interesses: os fatos o farão merecedor de atenções de pessoas que partilham seus interesses materiais. Finanças bem posicionadas. Intimidade: mudança bem positiva nos rumos da sua vida íntima. 

LEÃO

Rotina: com apoio de pessoa próxima você se verá mais confiante com os assuntos da família em dia de boa vivência e entendimento. 
Interesses: fase muito benéfica com planos que envolvem dinheiro e lida de trabalho. 
Intimidade: mostre maior tolerância nas questões e discussões com íntimos. 

VIRGEM

Rotina: a semana começa sob uma boa influência com maiores determinação e autoconfiança na relação social. Interesses: momento de importância para seus interesses moldados em dinamismo e inventividade. 
Intimidade: convivência que ganha novo rumo e melhor significado por ação conciliadora.

LIBRA

Rotina: momento de compensação que lhe reserva a realização de planos pessoais em assuntos de interesse da família. Interesses: dia favorável, pois você terá bons elementos a moldar atitudes e encaminhá-las a soluções mais objetivas. Bons negócios no trabalho. 
Intimidade: carência afetiva.

ESCORPIÃO

Rotina: durante todo o dia a Lua gera em seu signo quadro favorável que afetará de forma direta seu comportamento, ampliando sua emotividade. 
Interesses: momento de maior criatividade e de novidades que podem afetar de forma vantajosa suas finanças. Intimidade: relacionamentos favorecidos.

SAGITÁRIO

Rotina: os aspectos que se formam em seu signo lhe trarão quadro significativo, pois agora você poderá empreender mudanças positivas na sua lida em família. 
Interesses: indicações benéficas para seu trabalho e com dinheiro. Novidades relacionadas e bens e propriedade. Intimidade: harmonia.

CAPRICÓRNIO

Rotina: seja mais tolerante com as pessoas e evite seu envolvimento em discussões sobre assuntos de pequena significação. 
Interesses: posição de favorecimento em seu signo para realizar seus novos projetos financeiros ou realizações que envolvam dinheiro. 
Intimidade: bom momento afetivo.

AQUÁRIO

Rotina: momento em que bons aspectos valorizam os seus atos e lhe darão um quadro de harmonia em família. Interesses: em fase benéfica você terá vantagens em planos com os amigos nas atividades profissionais. Finanças que prometem novidades.
Intimidade: forte apoio em fase bem compensadora. 

PEIXES

Rotina: hoje você deve se controlar o ímpeto para a crítica fácil ou observações depreciativas sobre as pessoas evitando assim problema futuro. 
Interesses: bons aspectos governam seu trato com dinheiro, bens e propriedade. 
Intimidade: procure o diálogo e a conciliação. Fase de prestígio.


GAZETA DIGITAL

Inezita Barroso morre em São Paulo, aos 90 anos. Artista estava internada no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 19 de fevereiro.

Artista estava internada no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 19 de fevereiro.
Artista era uma das mais importantes figuras do cenário caipira 
Foto: Jair Magri / CP Memória
A cantora Inezita Barroso morreu na noite deste domingo, em São Paulo, aos 90 anos. Inezita era reconhecida como uma das mais importantes artistas da música caipira no Brasil e apresentava o programa “Viola, Minha Viola” há praticamente 35 anos, na TV Cultura. Internada no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 19 de fevereiro, ela deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.

Inezita Barroso gravou mais de 1.500 edições do “Viola, Minha Viola”, voltado a modas de música de raiz, lendas e danças folclóricas. Seu primeiro DVD foi lançado em dezembro de 2013, com as principais obras de mais de 60 anos de carreira. No final de 2014, a artista havia sido internada por conta de uma queda em Campos do Jordão. Na última quarta-feira, completou 90 anos de idade.




CORREIO DO POVO

Dilma dá tiro no pé monstrão


A inabilidade e descolamento da realidade da presidente Dilma alcançou um novo patamar neste domingo. Ao fazer um pronunciamento em cadeia de televisão, rompendo meses de silêncio, conseguiu falar não só tarde demais como errado demais, tanto no texto quanto no tom. Melhor teria sido continuar quieta.

Seu jeito é o habitual deslocado e esquisito, que passa por ventriloquismo, falsidade. Subitamente, depois da campanha eleitoral que era só otimismo, agora Dilma “descobriu” que são necessárias medidas econômicas mais duras, pediu confiança e disse que as dificuldades serão repartidas com justiça. Esse sim seria um ótimo discurso de campanha (fora o fato de que garantiria sua derrota).

O problema é que esse discurso genérico vem em um momento em que o psiquismo das massas pressente que pode haver alguma mudança de verdade. Que as pecinhas do poder – executivo, legislativo e judiciário – não estão se encaixando nada bem. Que, com um pouco de sorte, alguns picaretas de plantão podem se derrubar uns aos outros (acontece às vezes, tipo quando ACM e Jader Barbalho se torpedearam), e que o joguinho de nervos entre Dilma, o presidente da câmara Eduardo Cunha e o presidente do senado Renan Calheiros está ficando realmente engraçado.

É evidente que o que está tensionando o cenário é “a lista do Janot”: o roteiro básico para onde vão se voltar as investigações do Petrolão. Dilma, presidente da República reeleita, ex-ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, ex-presidente do conselho da Petrobrás, evidentemente está enfiada até o pescoço nessas tramas, mesmo que não tenha culpa alguma.

Não caberia de jeito nenhum o tom olímpico e genérico que adotou no pronunciamento, como se o Brasil não estivesse vindo abaixo. Toda a habilidade que Lula já teve em não deixar colar as tretas em si, Dilma parece ter com a chave virada ao contrário. Conseguiu fazer colar nela mesma o feeling de que é o problema, de que tem a ver com “tudo de ruim que está aí”. Pior, é como se Lula (esse sim um ser olímpico de verdade) tivesse passado por duas presidencias deixando várias contas penduradas – e que agora essas contas todas, de Lula e do PT, podem ser cobradas de Dilma.

É como se toda a energia social acumulada do lulismo – e isso é muita energia – entrasse em colapso agora, junto com o projeto político do PT e tudo. As escolhas de campanha chantagistas, oportunistas e mentirosas de Dilma, de Lula e do marqueteiro João Santana estão cobrando muito cedo seu custo – desde o momento em que Dilma foi eleita, na verdade. A necessidade de aplicar uma espécie de programa econômico aecista-meia-boca fizeram dela, nas palavras de um amigo meu, aquela aluna de filmes de patricinha que não é da elite, mas que quer puxar o saco de quem é, e no fim consegue atrair a antipatia de todo mundo.

Resultado: um panelaço espontâneo durante o próprio pronunciamento, em mais de dez capitais e no distrito federal, cujo alcance ainda está sendo medido. É um hábito da esquerda ortodoxa desqualificar as manifestações que ela mesma não controla: no caso, seriam manifestações das “varandas gourmet” e, em algumas teorias conspiratórias, orquestradas pela própria CIA. Já vi gente inteligente (ou que parecia inteligente até então) postando esse tipo de coisas. Sem comentários.

Foi Dilma que escolheu o dia da Mulher para uma fala inadequada, indigna de uma presidente em exercício. Não adianta reclamar que é grosseiro com uma senhora ir à janela chamá-la de “vaca” – Dilma é, efetivamente, uma senhora, mas essa senhora também é presidente e, assim como na Copa, continua ditando seu próprio timing inconveniente. Sem querer, reorganizou toda a lógica entre madames, panelas e o dia da Mulher.

Dilma achou que a (boa) notícia da lei do feminicídio ia sustentar todo o resto – sendo que todo o resto é só o país em plena crise econômica e política. Não sustentou. Agora não resolve nada jogar a culpa toda no “ódio da direita coxinha” e misógina (por mais que isso exista). Sem dois dedos de autocrítica, a casa vai cair. Provavelmente nem há mais tempo para autocrítica.

A pergunta que deveria ser feita é: quando foi que o PT, um partido que já teve uma forte percepção social, passou a ter refém de marqueteiro? Essa “quebra” memética tem pouco a ver com razão política, e mais com as metafísicas do psiquismo. Na verdade o jogo político todo tem muito menos a ver com razão do que se supõe. Se Lula escorregou como sabonete molhado pelos períodos difíceis, é porque tinha uma espécie de procuração psíquica de massas para ir em frente, para acertar algumas mesmo errando outras.

Já Dilma, neste domingo, fez o que Fernando Collor fez em 1992, quando pediu para saírem à rua em defesa dele, vestidos nas cores nacionais e usando fitas verdes e amarelas. Conseguiu inverter a tal chavinha: transformar todo o entusiasmo que tinha carreado na campanha eleitoral em repulsa. Passou recibo; coisa que Lula tinha evitado na “janela do mensalão”, uma ou duas semanas de choque durante as quais poderia ter sido alvo de um pedido de impeachment – e o PSDB decidiu não tentar.

Apesar de serem xingadas de “varandas gourmet”, as janelas dos manifestantes espontâneos em repulsa a Dilma marcam essa virada, em que Dilma chama para si o papel de principal vilã do condomínio Brasil. O que nem é exatamente justo – a concorrência é dura e farta. Mas quem disse que a percepção política das pessoas tem algo a ver com a ver com razão e justiça? Política em boa parte é timing, é teatro, é emissão simbólica. E timing é para quem tem.




Alex Antunes / YAHOO

Brasil extrai de soja transgênica composto contra a aids


Um grupo de cientistas brasileiros desenvolveu uma tecnologia que permite extrair de sementes de soja transgênica uma proteína presente nas algas e que já se mostrou capaz de evitar que o vírus da aids ataque as células vaginais das mulheres.

A tecnologia permite obter em nível comercial a cianovirina, uma proteína que cientistas americanos identificaram em algas do tipo azul-verde (Nostoc ellipsosporum) mas cuja produção nas plantas marinhas não é suficiente para garantir o desenvolvimento de remédios.

Um gel desenvolvido a partir da cianovirina, que deve ser aplicado na vagina antes das relações sexuais, já foi comprovado que combate a transmissão do vírus HIV e que impede a multiplicação do vírus HIV no corpo humano.

A tecnologia para produzir a proteína na soja transgênica, desenvolvida por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi destaque na última edição da revista científica internacional "Science".

"Estávamos trabalhando para chegar a esta etapa há cinco ou seis anos. Conseguimos acumular uma grande quantidade de cianovirina na soja transgênica e purificar a substância", afirmou o especialista Elíbio Rech, pesquisador da Embrapa, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o cientista, a soja transgênica é até agora a fábrica biológica mais eficaz e mais viável para produzir a proteína em longa escala.

O projeto brasileiro, iniciado em 2005 e que conta com a colaboração do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e da Universidade de Londres, pretende desenvolver um gel com propriedades antivirais que as mulheres possam usar para evitar o contágio da aids quando não utilizarem preservativos.

"O nosso foco é principalmente a África, onde grande parte das mulheres são contaminadas com HIV pelos parceiros. Na cultura de muitos países o uso do preservativo não é respeitado. Com esse produto a mulher não precisa da opção do homem em querer usar ou não, ela mesmo pode se prevenir" explicou o especialista.

A tecnologia brasileira prevê o desenvolvimento de uma soja geneticamente modificada onde será introduzido um gene que induz a planta a produzir em grande escala a proteína em suas sementes.

Os cientistas da Embrapa testaram a produção da cianovirina a partir de plantas de tabaco e de culturas de bactérias e de fermentos, mas o uso da soja transgênica se mostrou mais viável. 

EFE / TERRA

Sábado e domingo com 16 mortes nas estradas de SC



Na região Oeste os acidentes com mortes foram em Santa Terezinha do Progresso(3), Ponte Serrada(2) e ainda em Bom Jesus do Oeste e São Lourenço do Oeste totalizando sete mortes.

Os demais foram em São Cristóvão do Sul(4), Imbituba(2), Guaramirim e Garuva.
Na BR 280 em Guaramirim colisão de Pampa de Guaramirim, caminhão de São Francisco do Sul e Fieste de jaraguá do Sul matou o condutor da Pampa Emersom Jorge Minsk de 41 anos.
Na BR 101 em Garuva choque com objeto fixo matou o condutor de Citroen Picasso de Joinville Claudionei Ferreira de Melo de 44 anos.
Na 101 em Imbituba colisão frontal de Marea de Porto Alegre e Jac J3 de Palhoça matou os dois condutores Ademir da Silva, 63, e Moisés Antônio Eufrázio Filho de 34 anos.
Na BR 116 em São Cristóvão do Sul colisão de Kangoo de Fpólis e carreta Scania de Bento Gonçalves-RS matou os quatro passageiros da Kangoo: Fernando Padilha 36, Moacir Rodrigues Aguiar 27 e duas mulheres não identificadas.
Na 282 em Ponte Serrada colisão de caminhão Volvo de São João do Oeste e Peugeot 207 de Joinville matou o casal Zelino José Manoel da Silva 73 e Maria Ivanir da Silva 63 anos.
Na SC 305 em São Lourenço do Oeste colisão de motos 125 de São Lourenço do Oeste e de São Bernardino matou Rodrigo Stefens de 20 anos.
Na SC 150 em Joaçaba colisão de Uno de Bom Jesus-RS e ônibus de Ipira matou Juliana Maia de 21 anos, um dos seis ocupantes do Uno, que estava no colo de um dos passageiros.
Na estrada entre Bom Jesus do Oeste e a SC 160 saída de pista de Fiesta de São Lourenço do Oeste matou sua condutora Aline Graciele Hass de 32 anos.
E entre Santa Terezinha do Progresso e Maravilha capotamento de Fiat Palio de Maravilh. Andressa Monteiro de 19 anos encaminhada em estado grave ao hospital São José de Maravilha; e morreram Camila Aline Foratti 23 anos, Denise Caroline Leida 18 anos e Mauricio da Silva de 22 anos, todos moradores de Maravilha.


PRF SC e PMRV SC
Probst Press

Começa dia 11 de março, quarta-feira, o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau no Parque Vila Germânica. Festival reúne as principais cervejarias do país, com os melhores sabores, aromas e harmonizações. Serão mais de 600 rótulos. Haverá música, gastronomia e palestras até sábado dia 14 de março. Veja o valor do ingresso e a programação:

Começa dia 11 de março, quarta-feira, o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau no Parque Vila Germânica. Festival reúne as principais cervejarias do país, com os melhores sabores, aromas e harmonizações. Serão mais de 600 rótulos. 
Haverá música, gastronomia e palestras até sábado dia 14 de março.
Veja o valor do ingresso e a programação:

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

O Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente em Blumenau – SC, cresce a cada ano e se consolida como o maior do ramo no país. É a reunião das principais cervejarias do país, dos melhores sabores, aromas e harmonizações. Cervejeiros, especialistas e consumidores degustam mais de 600 rótulos e aproveitam uma rica programação artística e cultural, palestras e ótima gastronomia.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


OBJETIVOS DO EVENTO 
Proporcionar ao público a oportunidade de conhecer, avaliar e degustar a grande variedade de produtos que compõe o cada vez mais conceituado segmento das cervejas;

Proporcionar aos produtores nacionais de cerveja, importadores, bares cervejeiros e fornecedores a oportunidade de ampliar seu mercado de atuação através do contato com um público de alto poder de consumo e fortemente identificado com o produto;

Ampliar o calendário de eventos anuais da cidade e região, com consequentes benefícios econômicos diretos e indiretos;

Fortalecer a identidade da cidade e da região, consolidando a imagem de "Capital Nacional da Cerveja" construída pela criação da Oktoberfest, do Roteiro das Cervejarias Artesanais e do Museu da Cerveja. Além de fortalecer a imagem de um centro produtor de cervejas premium e de um mercado de consumo responsável e qualificado.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

VALOR DO INGRESSO:
Quarta-feira - R$ 12,00*
Quinta, Sexta e sábado - R$ 20,00*
*Acompanha um copo de acrílico do evento de brinde

Vendas online: Clique Aqui

Meia entrada
Estudantes: Apresentar a carteirinha de estudante com foto e data de validade.

Professores: De escolas públicas e particulares estabelecidas no estado de Santa Catarina, de todos os níveis de ensino, mediante comprovação de identidade e vínculo empregatício (carteira de trabalho ou crachá, juntamente com carteira de identidade pessoal). Lei Estadual 16.448/2014 e Lei Municipal 6.617

Pessoas com 60 anos ou mais e de 12 a 17 anos:apresentar documento com foto e data de nascimento que comprove direito ao beneficio.
Para cada cerveja, um estilo.
Boa música tem tudo a ver com cerveja e melhor do que harmonizar com os pratos 
gastronômicos, é poder desfrutar disto tudo ao som de um cardápio musical eclético.
*
VEJA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL:

**
VEJA AS PALESTRAS:
*

Antigo Biergarten da Vila Germânica foi retirado e o pequeno pórtico e os banheiros externos foram demolidos. Este é o início da construção do novo Setor 4 que irá se chamar "BIERGARTEN EISENBAHN". A estrutura deve ser concluída até no aniversário de Blumenau dia 02 de setembro.

Antigo Biergarten da Vila Germânica foi retirado e o pequeno pórtico e os banheiros externos foram demolidos. Este é o início da construção do novo Setor 4 que irá se chamar "BIERGARTEN EISENBAHN". A estrutura deve ser concluída até no aniversário de Blumenau dia 02 de setembro.
A Cervejaria Oficial da Oktoberfest é a Eisenbah da Brasil Kirin.
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Acidente nesta manhã de segunda-feira na Rua Fritz Koegler no bairro Fortaleza em Blumenau. O carro Renault Meganegt bateu no poste perto do viaduto da Fritz Koegler. A foto é do internauta Fabrício de Souza.

Acidente nesta manhã de segunda-feira na Rua Fritz Koegler no bairro Fortaleza em Blumenau. O carro Renault Meganegt bateu no poste perto do viaduto da Fritz Koegler.
A foto é do internauta Fabrício de Souza.
Foto enviada pelo internauta Fabrício de Souza