Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mastigação correta ajuda a emagrecer.


Para perder peso é preciso não só se exercitar, beber bastante água e seguir a dieta, mas também mastigar bem. Uma mastigação realizada da maneira correta e no ritmo certo faz com que o organismo se sinta saciado com menos comida.


— O ideal é mastigar de 20 a 30 vezes cada bocado, dependendo da textura e resistência do alimento. A correta mastigação é o melhor medidor da quantidade de comida que o corpo deve ingerir. Enquanto a boca mastiga o alimento, o cérebro recebe avisos gradativos sobre a assimilação do que foi ingerido até o momento em que envia o comando de saciedade — explica o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler.Segundo ele, quando se come muito rápido, mastigando pouco e engolindo o alimento mal triturado, o comando de saciedade é menos eficaz. O estômago fica dilatado e com sobrecarga de comida.
— Por isso a mastigação correta influencia o processo de emagrecimento e na manutenção do peso. A reeducação mastigatória tem seu foco no modo como a pessoa come e não no que ela come. A dieta em si é assunto para médicos endocrinologistas, nutrólogos, metabologistas e nutricionistas — diz Köhler.
Ele destaca que um pedaço de carne exige muito mais mastigação do que um bocado de arroz ou macarrão, por exemplo. O momento ideal para engolir a comida é quando ela está completamente triturada e com saliva. As próprias enzimas da saliva fazem parte do processo de digestão, especialmente em relação aos carboidratos.



— Um segredo para não cansar a boca, apesar disso dificilmente acontecer já que ela possui uma alta potência muscular, é mastigar sempre de forma bilateral, isto é, mastigar do lado esquerdo e do lado direito antes de engolir — ensina Köhler.
Outra dica é fazer uma pausa entre cada bocado mastigado e engolido. Para facilitar, a pessoa pode colocar o garfo e a faca no prato — uma atitude simples que desacelera o ritmo da mastigação e da refeição, ajudando quem tem dificuldade de comer devagar.


— A mastigação rápida e deficiente pode inclusive causar diversos problemas digestivos. A correta mastigação é um hábito que pode ser adquirido ou reaprendido e deve ser mantido sempre. Existe um aparelho intrabucal que auxilia no treinamento da mastigação e faz parte de um tratamento de emagrecimento indicado por especialistas — conta.

O aparelho foi criado com o objetivo de reduzir a quantidade de comida ingerida e aumentar a quantidade de mastigações durante a refeição. O dispositivo é feito de resina acrílica e é fabricado de maneira personalizada, de acordo com a anatomia da boca do paciente.
— Ele reduz o volume interno da boca, obrigando a pessoa a comer devagar e a mastigar mais antes de engolir o alimento. O aparelho, que não é visível, deve ser colocado 15 minutos antes de cada refeição e ser retirado depois de comer. Ele ajuda a emagrecer, mas o paciente deve se esforçar e mudar seu comportamento — diz Köhler.


Fonte: 
Vida e Saúde

Conheça 8 males que a banana ameniza. É uma fruta barata, gostosa e facilmente encontrada durante o ano inteiro. Ainda dá ânimo, acaba com as cãibras e previne várias doenças, inclusive depressão.


Afinal, o que é que a banana tem?

Versátil e prática, a banana costuma ser a fruta predileta dos atletas. É fácil de levar para qualquer lugar e fornece energia, graças aos três açúcares naturais que contém: glicose, frutose e sacarose. De acordo com a nutricionista Tânia Rodrigues, de São Paulo, comer duas unidades por dia dá pique para uma hora e meia de serviço pesado ou de exercícios físicos puxados.

Confira mais 8 males que a banana ameniza:

Anemia - A fruta ajuda a prevenir a doença graças a seu alto teor de ferro.

Azia - A banana age como um antiácido natural. Comer uma unidade após cada refeição diminui a queimação e proporciona alívio imediato.

Cãibras - Por ser fonte de potássio, a banana fortalece os músculos e evita esse tipo de desconforto.

Câncer - A ingestão de bananas forma uma espécie de "fermento digestivo", que protege contra o câncer de estômago.

Colesterol - A fruta possui fibras que diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Depressão - Contém uma proteína que o organismo converte em serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e aumenta a sensação de bem-estar.

Hipertensão - Rica em potássio e pobre em sódio, a fruta controla a pressão arterial e mantém o corpo bem hidratado.

TPM - Tem vitamina B6, que regula os hormônios do humor e diminui sintomas como irritação.



FONTE
www.r7.com/
FOTOS ILUSTRATIVAS