Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 22 de dezembro de 2012

NATAL DE AMOR OU DE DESPESAS? Dicas ajudam a administrar o dinheiro no fim de ano.

É só chegar o fim do ano que o clima natalino já invade nosso dia-a-dia. Nessa época não faltam opções para presentear as pessoas queridas, já que o comércio oferece ofertas, promoções, bazares, etc. No entanto, mais do que trocar presentes, as festas de fim de ano permitem que cada um entre para o mundo de sabores, cheiros, luzes coloridas, surpresas e confraternização com quem ama. Assim, você pode escolher entre um natal de amor e solidariedade ou um natal de gastos e compras.
Certamente quase ninguém lembra qual presente recebeu dez anos atrás. Mas é difícil esquecer aquele cheiro do assado na casa da avó, do afeto compartilhado em família, do colorido da árvore de natal e dos enfeites que passam de geração para geração. Tudo fica registrado na memória do coração. Pense nisso antes de gastar em demasia. Pense: presentes passam, mas as lembranças ficam.

FAÇA UM PLANO DE AÇÃO PARA AS FESTAS:
Primeiro veja como andam suas contas. Se possui dívidas, essa é uma boa época para se presentear com soluções. Escolha entre pagar ou renegociar suas contas, mas fique de olho nos juros, caso resolva parcelar. Depois analise o quanto pode gastar com as compras.
Liste quais pessoas gostaria de presentear e anote possíveis presentes para cada uma. Pesquise os preços, anote-os e, se puder, pague à vista. Lembre-se que o mês de janeiro traz muitos impostos, matrículas, material escolar, além das contas de dezembro. Visualizar o tamanho do investimento é extremamente importante. Muita gente gasta sem se programar e depois sofre para colocar os pagamentos em dia ao longo dos próximos meses.

EVITE COMPRAS DE ÚLTIMA HORA:
Não se engane, esqueça a justificativa que no natal vale qualquer sacrifício! Evite tomar decisões erradas. Por falar nisso, a melhor hora de comprar presentes não é na véspera do natal, a antecedência favorece os bons negócios. Então, comece o mais rápido possível.
Em 2013, experimente fazer as compras ao longo do ano. Cada vez que passar diante uma vitrine e encontrar algo com bom preço, que se encaixe no perfil de alguém que costuma presentear, compre e guarde o objeto. Isso permite que você aproveite o período das liquidações e use seu tempo livre para fazer pacotes divertidos e personalizados. Essa nova rotina alegrará seus dias e diminuirá significativamente as despesas.

PRESENTEIE COM CRIATIVIDADE:
Mas se deixou as compras para a última hora, não se desespere. Nesta época, é confraternizar do que correr de um lado para outro atrás de presentes. O gatilho para o sucesso está no elemento surpresa somado à criatividade.
Então faça a sua lista e determine uma verba para cada presente. Aproveitar o tempo livre para fazer lembranças com as próprias mãos também pode ser um gesto muito carinhoso, criativo e econômico. Se for bom na culinária, ofereça bolos, doces, quiches, balas e bombons, que costumam agradar e ainda livram você das lojas. Outra opção é fazer enfeites com materiais reciclados. Vale tudo se for feito com amor. Outra opção é enviar cartões de natal personalizados para seus amigos. Eles vão adorar e o seu bolso também.
A brincadeira de "amigo secreto" costuma ser uma solução muito usada, pois diminui a quantidade dos presentes e alegra a festa. Normalmente é estipulada uma faixa de preço e cada um faz uma lista de vontades. Vamos inovar? Determine que este ano os presentes serão objetos trocados entre os participantes, todos escolherão objetos pessoais que lembrem a personalidade do amigo secreto. Simples assim: pegue algo seu e doe ao amigo oculto. Partilhar e dividir são a cara do natal!
Se tem filhos, experimente dar a eles uma festa com muito carinho. As crianças têm uma sabedoria inexplicável, conhecem o que podem esperar do Papai Noel em tempos de crise. Só não perdoam ausência, descaso ou até cara feia de adulto sem dinheiro. Seja participativo, brinque e divirta-se, isso vale muito. Em minhas palestras e encontros com crianças ouço sempre que mais vale um adulto que senta no chão e brinca de qualquer coisa, do que o tipo que traz o pacote com o presente caro e mal conversa com a turma.
Passada a fase da escolha dos presentes, pense na organização da ceia. Prepare os pratos em família, divida as tarefas e as despesas. Coloque um clima de união nesses preparativos. Faça um cardápio versátil, tente usar pratos bem brasileiros, com produtos da estação. Visite mercados municipais, pesquise atacadistas e sua ceia terá um preço bem convidativo sem perder o sabor.


FONTE
www.r7.com/
FOTOS ILUSTRATIVAS