Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Qual o animal mais pesado que consegue voar?

O albatroz-gigante pode até ser a maior ave que consegue voar (o maior pássaro é o avestruz, mas não consegue levantar voo), mas o verdadeiro jumbo dos animais é a Abetarda(Otis tarda). As informações são do site da revista New Scientist. Essa ave, que lembra um pouco o peru, vive nas planícies espanholas. 
Um macho tem em média entre 10 e 16 kg, mas pode chegar a até 21 kg, bem mais que o albatroz-gigante, que pesa no máximo 16 kg, e mesmo os mais pesados conseguem voar. Chama a atenção também a diferença entre machos e fêmeas, que normalmente não passam dos 5 kg, a maior disparidade entre as aves. 
Durante a época de acasalamento, os machos competem durante aproximadamente dois meses, inclusive com lutas, para estabelecer seu lugar na hierarquia pela busca de fêmeas. Somente metade dos machos passa para o próximo estágio, o de tentar atrair uma companheira. Os machos se mostram para as fêmeas, levantando suas penas para ressaltar seu tamanho. 
Do início da época de acasalamento até a conquista da companheira, somente 10% dos machos conseguem acasalar. Mas não é só tamanho e penas grandes que atraem as fêmeas. 
Segundo o site, um estudo do Museu de História Natural de Madrid indica que elas preferem companheiros mais velhos. A explicação dos cientistas espanhóis é que os velhos têm mais capacidade para sobrevivência - já que viveram mais - e, por causa disso, têm mais chance de ter bons genes.
Fonte:
  terra

Até os gatos são enganados por essa ilusão de ótica.



Não há como não ser enganado por essas ilusões de ótica animadas. Elas realmente parecem que estão emmovimento. Incrível, o gato também é enganado por essa ilusão de ótica. Mas a verdade é que esse movimento das bolinhas é apenas um truque visual sensacional. Na realidade a imagem das bolinhas não está se movendo. O movimento da folha especial sobre essa imagem é que faz parecer que sim.
As linhas impressas na folha transparente cortam visualmente a imagem de baixo para criar uma perfeita animação.

Monstros do Rio com Jeremy Wade.

Biólogo, pescador e apresentador de Monstros do Rio na TV. Escritor especializado em viagens e história natural. Ele é mais conhecido por usar a pesca como uma forma de observar a vida humana em lugares remotos, sobretudo no Congo e na Amazônia. Estudou zoologia na Universidade de Bristol e lecionou biologia em Kent, no Reino Unido. Conduziu expedições no Sudeste Asiático, Congo, Índia e Amazônia. Vejam a seguir, 21 surpreendentes e assustadores monstros de rio.
1. Um peixe lagarto (Atractosteus spatula) de 2 metros de comprimento, 111 quilos pescado no Rio Trinity, no Texas.
2. Um pirarucu de 150 quilos capturado no Rio Madeira no Brasil. Pode crescer até três metros de comprimento e pesar cerca de 250 kg.
3. Um enorme tubarão-touro capturado no rio Zambeze, na África do Sul.
4. Uma enguia elétrica encontrada no rio Amazonas, que pode chegar aos 2,5 metros de comprimento e pesar até 44 quilos.
5. Um peixe-serra de água doce, que pode alcançar até 3 metros e mais de 180 kg.
6. Uma carpa gigante siamesa pescada no rio Mekong. Este peixe pode alcançar até 3 metros e 300 quilos, tornando-se uma das maiores espécies de peixes de água doce do planeta.
7. A arraia de água doce gigante. Com cerca de 200 quilos, este foi o maior peixe de rio capturado por Jeremy Wade.
8. Peixe-tigre Golias, um parente gigante da piranha, encontrado no rio Congo, no coração da África Central.
9. Peixe-gato de 73 quilos do norte da Índia. Este peixe tinha 1,5 metros da cabeça à cauda, um metro de circunferência e uma grande cauda de 1,1 m.
10. Um peixe africano pulmonado. Os maiores exemplares podem atingir cerca de 2 metros de comprimento.
11. Um pequeno bagre Vundu. Este peixe é capaz de atingir mais de 1 metro de comprimento, e seu peso máximo conhecido é de 54 quilos.
12. Enguia da Nova Zelândia que pode chegar a até 1,5 metros de comprimento.
13. Perca do Nilo. Esta espécie pode alcançar até 2 metros de comprimento e pesar mais de 225 quilos.
14. A piranha preta, a maior das 40 espécies conhecidas de piranhas.

15. Cuiu-Cuiu, um peixe-gato de aparência pré-histórica encontrado no Orinoco e rios ao redor da Amazônia.
16. O pacu de barriga vermelha é parente da piranha, mas ao contrário de sua voraz prima famosa, ele usa seus grandes dentes humanóides como uma ferramenta para quebrar nozes de seringueira, esmagar sementes e cortar ervas fluviais e várias outras fontes de alimento.
17. A arraia fluvial de calda curta. Este peixe tipicamente chega até os 1,5 metros de diâmetro e pode pesar mais de 200 quilos.
18. Um peixe-gato siluro pesando 74 quilos e com um comprimento de 2,2 m. Os maiores siluros podem atingir os 3 metros de comprimento e até 150 kg de peso.
19. Esturjão branco, o maior peixe de água doce e mais primitivo na América do Norte. O maior esturjão branco registrado tinha mais de 6 metros de comprimento e pesava quase 800 quilos.
20. Salamandra gigante japonesa, a segunda maior salamandra do mundo, depois da salamandra gigante chinesa. Pode desenvolver-se até 1,5 metros de comprimento. (Na verdade não é um peixe, mas não deixa de ser um monstro)
21. Um parente próximo da piranha, o Payara é muitas vezes chamado de "peixe vampiro" por causa de suas longas presas, que podem alcançar até 15 centímetros de comprimento. Este peixe pouco conhecido, mas de aparência assustadora é encontrado no rio Orinoco, na Venezuela.

Os riscos do excesso de sódio.

Hipertensão e pedra nos rins são só duas das possíveis consequências do excesso do sódio, mineral abundante no sal e em comidas prontas. Veja como adequar seus hábitos.
Uma controlada no sódio é um passo para uma saúde melhor.

Cá entre nós: com a correria, fica difícil não lançar mão de comida congelada, embutidos ou fast food. É tão prático! O problema é que, além de muito calóricos, esses alimentos vêm recheados de sódio. E daí? Em excesso, ele aumenta o risco de hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, catarata, pedra nos rins, câncer de estômago.

"Verdade que também é essencial às funções básicas do organismo, como regular o ritmo cardíaco e o volume de sangue no corpo", conta a médica ortomolecular Heloísa Rocha. "No entanto, os brasileiros ingerem entre 4 e 6 gramas do mineral por dia, quando a recomendação da American Heart Association é de 2,4", compara a nutricionista Suzana Bonumá. 

Só para dar uma ideia, oito pedaços de nuggets têm 5,7 gramas, fritos ou assados. Ui! Ficou assustada? Não é que precise aposentar o saleiro para garantir sua saúde. Mas deve ficar de olhos bem abertos com o que coloca no prato.

Por quê fazer marcação cerrada
O exagero faz mal a todos, mas o grau de tolerância ao sódio varia de pessoa para pessoa. "Acredita-se que os negros, por determinação genética, sejam mais sensíveis", diz Heloísa. Já as mulheres são mais poupadas, ao menos até a menopausa. "É que o estrogênio protege o aparelho cardiovascular", esclarece a nutróloga Regina Mestre Amengual. 

Mas alto lá! Não vale usar isso como desculpa para abusar. Nosso organismo utiliza muitos recursos para manter-se em equilíbrio e, se os níveis do mineral ficam altos no sangue, libera hormônios que causam retenção de líquidos e inchaço. "Como essa retenção de água é intravascular, e não na pele, não influi no aumento da celulite”, explica Heloísa. “

No entanto, esse efeito pode sobrecarregar o coração, elevando o risco de enfarte e acidente vascular cerebral", completa. Outro inconveniente é que os rins têm capacidade limitada para filtrar e excretar o sódio. Quando o consumo é muito elevado, trabalham sob grande pressão e podem ter seu funcionamento comprometido. Sentiu o drama?

Blitz nos hábitos modernos

O primeiro passo é abandonar o hábito de colocar o saleiro na mesa - ou atacar os envelopinhos no restaurante - para não cair na tentação de salgar ainda mais a comida previamente temperada. Se vinha fazendo isso, apostamos que, durante as refeições, sentia mais sede, não? 

Se um de seus hobbies é cozinhar, também precisa ter cuidado para não viciar o paladar com delícias cada vez mais condimentadas. Vale a pena investir em temperos alternativos, como orégano, hortelã, salsinha, cebolinha, limão, alho, cebola ou azeite. Afinal, não é só o sal que desperta nossas papilas gustativas.

O segundo passo é dobrar a atenção na hora de encher a ecobag no supermercado. Por ser um conservante natural, o mineral é amplamente usado para preservar os produtos, inclusive os doces. 

“Estima-se que 75% de todo o sódio que consumimos diariamente venha de itens processados industrialmente, com destaque para conservas, embutidos, alimentos em salmoura (picles, azeitonas), mostardas, ketchup, shoyu, molhos para salada e churrasco prontos, consomê, enlatados, temperos prontos, mistura para sucos e sopas em pó”, diz Heloísa. 

Por essa razão, mulher esperta, sempre que possível, prefere alimentos frescos: frutas, legumes, grãos integrais, laticínios. Você não resiste a uma boa pizza? A do tipo vendido em caixinha geralmente tem mais sódio que a feita na hora ou artesanal.

Terceiro passo: grave na memória que os produtos diet e light muitas vezes têm concentrações maiores do mineral em comparação às versões comuns. “Quando o açúcar, que também funcionaria como conservante, é substituído, há necessidade de acrescentar ainda mais sódio”, alerta a nutricionista funcional Andrezza Botelho da Silva. 

Mas, como não é uma regra, e o contrário também pode acontecer, o melhor é ficar de olho nas tabelas de informação nutricional dispostas nas embalagens. “Preste atenção nos valores: se o rótulo diz, por exemplo, que uma porção contém 40% de VD (valores diários), significa que você vai ingerir 40% de todo o sódio de que necessita em um dia”, alerta Heloísa.

Andar com uma garrafinha de água a tiracolo também é ótima pedida, pois, com uma boa hidratação, o organismo retém menos sódio. E saiba que a versão sem gás é a que tem teor adequado do mineral. Sim, até água tem o danado! Viu como está rodeada de sódio por todos os lados? Se você bobear, vai sabotar sua saúde sem perceber.

Fonte: MdeMulher

Passeio de trem para Morretes - Paraná - Brasil.

Revela história e belas paisagens no trajeto. Viagens de trem habitam nossa memória como um passeio que permite curtir belas paisagens enquanto se percorre cidades tranquilamente, naquele balanço gostoso, tudo casado no ritmo que Heitor Villa-Lobos traduziu muito bem em 'Bachianas Brasileiras'.
É neste clima de nostalgia, porém revelador, que a viagem de trem de Curitiba a Morretes começa. Às 8h da manhã, a concentração da Rodoferroviária de Curitiba já é grande. Terceira idade, adolescentes, famílias inteiras e muitos estrangeiros aguardam ansiosos a liberação para o embarque. 
O trem que percorre os cerca de 74 km do trajeto entre as duas cidades paranaenses é composto por aproximadamente 18 vagões divididos em três classes: econômica, turística e executiva, e administrada pela Serra Verde Express. 

 
Além do trem, há o passeio com a Litorina, um vagão único de altíssimo padrão que também faz todo o percurso. A viagem começa tranquila, atravessando diversas cidades que cercam Curitiba. Por todo o percurso é possível ver muitas araucárias, árvore símbolo da região.

A aventura começa na travessia do Túnel Roça Nova, o mais elevado da linha, a 955 metros acima do nível do mar, e com 457 metros de extensão. A escuridão é tanta que é impossível enxergar sequer a pessoa que está sentada ao seu lado. A natureza é um dos grandes atrativos do passeio. O Brasil tem hoje apenas 7% de Mata Atlântica, sendo que 4% está nesta região.
Entre os pontos altos estão a Represa de Cangaíba, as ruínas das antigas estações, os canyons, a cachoeira Véu da Noiva, o Pico do Marumbi e a ponte São João toda construída em aço, que nos dá a sensação de estar sobrevoando por um grande abismo.

A viagem leva aproximadamente três horas e meia. O trem faz a descida em velocidade reduzida, permitindo que os turistas consigam registrar tudo com detalhes. É possível fazer o caminho de volta com o trem, mas há também a opção de subir com as vans que de hora em hora levam os turistas de volta a Curitiba.
Morretes
A viagem pela Ferrovia Curitiba-Morretes-Paranaguá é, de fato, uma viagem no tempo. Depois de cruzar toda a serra do mar, a chegada em Morretes também surpreende, não só pela belíssima arquitetura colonial, mas também pelo calor.
A cidade foi fundada em 1721 e a impressão que fica é a de que a cidade parou no tempo. Casarões bem conservados, ruas de pedra, muitas árvores e uma estrutura para receber turistas surpreendente. E mesmo com toda a paisagem e cultura local. 
Morretes é reconhecida pela gastronomia - para ser mais exato, por um prato em especial: o Barreado. Aos finais de semana, muitas famílias de Curitiba vão à cidade apenas para saborear a iguaria. 

O prato, de origem açoriana, começou a ser preparado no século 17 e desde esta época preserva todo um ritual. O Barreado é uma espécie de ensopado de carne, mas diferente dos convencionais, pois fica no cozimento por aproximadamente vinte horas. 
O prato é acompanhado por arroz, farinha de mandioca e banana. Morretes ainda guarda outras curiosidades. Rica na plantação de gengibre, lá você pode saborear um delicioso e tradicional sorvete de gengibre, além de provar a famosa cachaça de banana. 

A cidade também é um atrativo para quem gosta de passeios mais radicais, começando pelo rafting no Rio Marumbi, que divide a cidade. É possível também praticar montanhismo, trilhas com cachoeira e passeios de bike.
Fonte: viagem/uol

Templos no Japão.

Templo Seiganto-ji - é um templo budista Tendai perto de Wakayama, no Japão. Em 2004, o templo Seiganto-Ji foi considerado Património Mundial pela UNESCO, juntamente com outros locais, sob o nome de “Locais sagrados e peregrinação na Cordilheira Kii”. De acordo com uma lenda, foi fundado pelo padre Ragyō Shonin, um monge da Índia.

Templo Daigo-ji - é um dos mais importantes monumentos do Japão, tendo a sua história corresponderia com uma ceita japonesa de nome Shingon. A localização deste do Templo Daigo-ji fica a sudeste de Kyoto e por estranho que pareça ocupa uma montanha inteira, não tendo nada do mundo moderno em redor.


Templo Itsu­kushima - Torii situado em pleno mar, em meio à na­tureza deslum­brante da ilha de Myia-jima, faz do templo Itsu­kushima um dos mais belos do país. Desde o século 6, divindades mari­nhas eram veneradas no local, mas foi somente em 1168 que o templo ganhou todo seu esplendor. Itsukushima é chamado de templo flutuante porque, à noite, seus corredores suspensos ficam iluminados por lanternas, em um espetáculo incomum. A maioria dos turistas fica apenas metade do dia na ilha. 
Sorte daqueles que pernoitam no local, pois podem aproveitar um visual quase místico.O torii situado em pleno mar, em meio à na­tureza deslum­brante da ilha de Myia-jima, faz do templo Itsu­kushima um dos mais belos do país. Desde o século 6, divindades mari­nhas eram veneradas no local, mas foi somente em 1168 que o templo ganhou todo seu esplendor. Itsukushima é chamado de templo flutuante porque, à noite, seus corredores suspensos ficam iluminados por lanternas, em um espetáculo incomum. A maioria dos turistas fica apenas metade do dia na ilha. Sorte daqueles que pernoitam no local, pois podem aproveitar um visual quase místico.


Templo Heian Jingu - construído em 1895, homenageia dois imperadores: Kammu, o responsável pelo estabe­leci­mento da capital de Heian, e Komei, o últi­mo imperador a governar da cidade de Kyoto e que, em 1938, após um movimento popular, passou a ser reve­renciado no templo xintoísta. Em 1940, o Heian foi restaurado, e, em 1979, passou por novas reformas. Hoje é um dos pontos turísticos mais importantes de Kyoto. O estilo chinês da cons­trução chama a atenção dos turistas, com grandes halls em laranja e branco.


Templo Kiyomizu Dera - um dos templos mais visitados de Kyoto, chama a atenção por possuir uma plataforma de madeira que fica suspensa sobre um vale. Sua construção é bastante antiga, datando de 778, quando um monge visionário encontrou uma fonte de águas claras, kiyomizu. Até hoje, acredita-se que a água da cachoeira de Otowa, que corre no templo, pode curar doenças. Uma atração próxima ao templo budista é o Jishujinja, um templo xintoísta famoso entre namorados que querem testar seu amor.


Templo de Toshogu - localizado em Nikko, cidade turística próxima a Tokyo, foi construído no século 15, atendendo a um pedido feito em testamento por Tokugawa Ieyasu, o primeiro xogum e unificador do Japão, morto em 1616. A construção teve início no ano seguinte, mas Iemitsu, o terceiro xogum do clã Tokugawa, achou que o local não estava à altura da notoriedade de seu avô e deu ordem para que recebesse uma decoração ainda mais grandiosa. As obras foram concluídas em 1634, resultando em um design e estilo únicos. O templo de Toshogu é um dos mais visitados do país.

Os Benefícios da Jabuticaba.

Pesquisas recentes revelam que a brasileiríssima Jabuticaba é uma das fontes mais poderosas de antioxidantes. Então se a ideia é combater o envelhecimento precoce, aposte nesta frutinha deliciosa. Além de ser uma ótima amiga da pele e de quem deseja se manter jovem por mais tempo, a jabuticaba ainda tem outras propriedades que você nem imaginava e que com certeza vai amar descobrir! Confira aqui os benefícios da Jabuticaba!
A jabuticaba, a fruta 100% brasileira

Nativa do Brasil, da região da Mata Atlântica, é comum encontrar quem possua um quintal repleto de jabuticabeiras no interior da região sudeste. A jabuticaba ainda por cima é muito versátil, pode ser consumida de diferentes formas: geleias, sucos, sorvetes, picolés e da maneira mais tradicional possível, isto é, pura com a casca! Aliás, isto é muito importante: para desfrutar de todos os seus benefícios, consuma a jabuticaba com a casca!

O poder está concentrado na casca da fruta

A casca da jabuticaba tem sido objeto de pesquisas científicas em universidades brasileiras que a cada dia descobrem mais benefícios desta fruta para a saúde. Recentemente, um estudo do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras demonstrou o imenso poder antioxidante da casca da jabuticaba. Como resultado desta pesquisa, foi patenteado um extrato feito a partir da jabuticaba inteira que poderá ser usado como um aditivo para enriquecer alimentos industrializados como iogurte, além de ser um corante natural.

Mais benefícios da jabuticaba

A casca da jabuticaba é muito rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, possui substâncias que ajudam a reparar os tecidos ricos em colágeno, por isto é considerada uma grande aliada da pele. Mas não param por aí os superpoderes desta frutinha: as suas fibras ajudam no trato digestório, diminuição dos níveis de colesterol e até na absorção da glicose.

A jabuticaba combate o câncer

A frutinha é realmente muito poderosa: uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) demonstrou o seu potencial para reduzir 2 tipos de câncer (leucemia e tumor de próstata) e ainda prevenir o desenvolvimento da diabete. Os pesquisadores da UNICAMP utilizaram um método parecido ao da Ufla para obter um extrato da casca, o qual foi testado em células humanas e conseguiu reduzir em 50% o crescimento de células cancerígenas.

Aprenda a fazer uma deliciosa Geléia de Jabuticaba e aproveite o sabor e benefícios desta deliciosa fruta :

Geleia caseira de jabuticaba com casca

Ingredientes

1 kg de jabuticaba com casca bem lavada
400 g de açúcar demerara orgânico para cada litro de suco de jabuticaba
1 colher de sobremesa de suco de limão

Modo de preparo da geleia 

1) Coloque as jabuticabas em uma panela funda e leve ao fogo, cubra com água e deixe ferver.

2) As jabuticabas vão começar a estourar, para ver se o tempo de cozimento foi suficiente, verifique se as cascas estão vazias, se não estiverem procure estourar as demais com uma escumadeira.

3) Tire do fogo e coe, pressionando bem. Reserve apenas uma parte da casca que fica na peneira para usar na geleia.

4) Meça a quantidade de líquido e leve ao fogo baixo com o açúcar, depois adicione o suco de limão e as cascas de jabuticaba que você reservou.

5) E agora, força nos braços: mexa por 1h30 ou até atingir o ponto de geleia. Durante este tempo, use uma escumadeira para remover o excesso de espuma. Deixe esfriar um tiquinho e coloque em embalagens de vidro esterilizadas.

Rende: uns 4 vidros de 200 ml

Fonte: lar-natural

Quais as diferenças entre açúcar cristal, refinado, demerara e mascavo?

Quando fiz a postagem sobre os Benefícios da Jabuticaba, postei também uma receita de Geleia de Jabuticaba e na receita, um dos ingredientes era: açúcar demerara orgânico. Então me passou uma dúvida: Que açúcar é esse? Nunca tinha ouvido falar, rss. Então vamos descobrir quais as diferenças entre os diversos tipos de açúcar, ok?
As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. 

A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento, que a gente explica direitinho no fim do texto. Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonitão, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes. 

Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

A matéria-prima do nosso açúcar, você sabe, é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois, começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. 


Em seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece. Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto. O resultado final é o açúcar em cristais, mas, se você moldar e comprimir os cristais com xarope de açúcar, dá para fabricar açúcar em torrões. 


Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose) e no leite (a lactose). A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente. Ela é popular na Europa: como lá não tem cana, a beterraba entrou na dança.

Tipos claros recebem tratamento químico e possuem menos nutrientes

De confeiteiro

Tem cristais tão finos que mais parecem talco de bebê. Excelente para fazer glacês e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter os mini-cristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os mini-cristais se juntem novamente.

Orgânico

É diferente de todos os outros tipos porque não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante.

Light

Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, que quem consome o açúcar light ingere menos calorias.

Líquido

É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces, o açúcar líquido não é vendido em supermercados. Uma das vantagens é que ele não precisa ser estocado em sacos, diminuindo o risco de contaminação com poeira e micro-organismos.

Frutose

É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, frutose é cerca de 30 mais doce que o açúcar comum, mas ela engorda sem oferecer uma vitaminazinha sequer. A maior parte da frutose vendida no Brasil é importada e tem preços meio amargos.

Refinado

Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes).

Mascavo

É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas.

Cristal

É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira "só" 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces.

Demerara

Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.


Sucos hidratam e são aliados no verão

1 - SUCO DE ÁGUA DE COCO E PEPINO - Tanto o pepino quanto a água de coco são ricos em fibra e potássio, que ajudam no processo de emagrecimento. De acordo com Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada, o suco tem pouquíssimas calorias, 50 a cada 200 ml, e tem alto poder diurético que ajuda a eliminar as toxinas do corpo 

2 - SUCO DE ABACAXI, MAÇÃ COM CASCA E GENGIBRE - O suco é diurético e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Além dos benefícios da maçã e do abacaxi, como vitamina A e complexo B e C, o gengibre ajuda a combater enjoos e náuseas, pois tem propriedades anti-inflamatórias. "Recomendo colocar 100 g de abacaxi, uma colher de sopa de gengibre e uma maçã, pois assim o suco ficará com apenas 135 calorias a cada 200 ml", explica Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada. A médica indica que o suco seja tomado no café da manhã ou antes de algum exercício físico para aumentar o pique.

3 - SUCO DE MAÇÃ COM CENOURA - O suco tem poucas calorias, em média 120 a cada 200 ml, e auxilia na dieta, pois faz com que a gordura seja mais fácil de ser eliminada pelo corpo. "O suco deve ser batido e tomado na hora, pois se passar muito tempo ele perde os benefícios das frutas", recomenda Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada 

4 - SUCO DE CENOURA COM BETERRABA - O suco traz bastante energia e benefícios para a saúde. Segundo Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada, a cenoura ajuda no colesterol e tem propriedades antioxidantes por conta do betacaroteno, enquanto a beterraba diminui a pressão arterial e desintoxica o fígado. "Essas propriedades 'detox' ajudam a manter a saúde e a boa forma, portanto o ideal é fazer o suco com quatro cenouras e uma beterraba, dessa forma ele ficará com 160 calorias a cada 200 ml", explica Borges 

5 - SUCO DE COUVE COM CENOURA, GENGIBRE, PEPINO E LARANJA LIMA - A mistura faz com que esse suco seja rico em vitaminas, fibras e antioxidantes. "Ele funciona como eliminador das toxinas do corpo, ajuda a emagrecer e garantir sensação de saciedade e até mesmo combater a celulite", garante Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada. Bata no liquidificador uma cenoura, dois dedos de raiz de gengibre, um pepino, uma folha de couve e uma laranja lima. O suco ficará com 120 calorias a cada copo de 200 ml 

6 - SUCO DE MAÇÃ E ABACAXI - O suco tem propriedades antioxidantes provenientes tanto da maçã quanto do abacaxi, portanto ele ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento, e estimula o funcionamento do intestino. Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada, conta que para fazê-lo é preciso bater 1/2 maçã com casca, uma fatia de abacaxi, uma rodela de gengibre e 200 ml de água. O ideal é tomar três copos desse suco por dia (130 calorias a cada 200 ml) 

7 - SUCO DE UVA COM ÁGUA DE COCO - Este suco é considerado bastante diurético e pouco calórico (100 calorias a cada 200 ml), combinação ideal para quem está de dieta. "Ele ajuda a desinchar e faz com que as toxinas sejam eliminadas mais rapidamente pela urina", destaca Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada. Ela recomenda que o suco seja feito com um copo de água de coco, 12 uvas sem semente e ½ limão espremido

8 - SUCO DE LARANJA E AMEIXA - Além dos benefícios da vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunológico protegido, esse suco também conta com propriedades antioxidantes que ajudam a manter o intestino funcionando da forma correta. "O suco é levinho e conta com 210 calorias a cada 200 ml", conta Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada

9 - SUCO DE ABACATE - O suco de abacate não é o mais indicado para quem está de dieta, já que a cada 200 ml a bebida possui 324 calorias. Mas nem por isso o suco não faz bem para a saúde. "Ele é riquíssimo em antioxidantes, responsáveis por proteger as células do corpo da ação dos radicais livres, e também possui grandes doses de vitamina E", descreve Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada. Borges recomenda que o suco seja tomado no café da manhã ou como um lanche. "Ele é muito pesado e calórico para acompanhar uma refeição", completa

10 - SUCO DE TOMATE - O tomate é riquíssimo em licopeno, antioxidante que ajuda a prevenir câncer de mama, próstata, entre outras doenças. De acordo com Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada, o suco é leve e pode ser tomado por quem está de dieta. "Cada unidade de tomate tem 20 calorias, portanto a pessoa pode fazer o suco com até 4 unidades", revela Borges

11 - SUCO DE MAÇÃ COM LINHAÇA - Ideal para ser tomado antes de dormir, o suco regula os hormônios. "A maçã ajuda a proteger a memória e linhaça é rica em ômega 3,6 e 9, que ajudam a combater os radicais livres do organismo", explica Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia da Clínica de Especialidades Integrada. O suco tem 120 calorias a cada 200 ml