Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Para que servem a meia-lua e a pequena área?


Mesmo a gente não entendendo muito bem para que servem essas marcações, já nos acostumamos tanto que um campo de futebol sem elas fica meio capenga. Por isso, Placar e Mundo Estranho explicam a utilidade desses dois desenhos e da bandeirinha de escanteio.
1. MEIA-LUA
É a parte visível de um círculo que tem como centro a marca do pênalti. A principal função dela é na hora da cobrança de uma penalidade máxima. Antes de o cobrador chutar a bola, os demais jogadores devem estar atrás das linhas da grande área e da meia-lua
2. PEQUENA ÁREA
Tem duas funções. Na cobrança do tiro de meta, a bola não pode estar fora da pequena área. Já quando há uma falta em dois lances (um "pé alto", por exemplo) na pequena área, a bola deve ser colocada sobre a linha dela e a barreira na linha do gol. Para o ex-árbitro e hoje comentarista José Roberto Wright, há ainda uma terceira função: "Dentro da pequena área, o goleiro não pode ser tocado no ar". Outro ex-árbitro, Emídio Marques de Mesquita, discorda: "O goleiro só não pode ser acossado quando estiver com a bola". Na regra, não há menção a esse suposto "território de proteção ao goleiro".
3. BANDEIRA DE ESCANTEIO
É só uma referência visual que orienta todos em relação à linha lateral e à linha de fundo. A bandeirinha deve ter altura mínima de 1,50 metro. A colocação desse referencial no meio do campo é opcional. Vale lembrar que a bandeirinha não pode ser removida na hora de bater o escanteio. O jogador também não deve se apoiar nela durante a disputa de um lance. Se isso ocorrer, é falta.




FONTE
MUNDO ESTRANHO
FOTOS ILUSTRATIVAS