Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 31 de agosto de 2014

NO DIA 23 DE AGOSTO DE 2014 - COMPLETOU UM ANO DA MORTE DE NOSSA QUERIDA PROFESSORA Maria Helena Trentini Machado. Saudades, Eternas Saudades da PROFESSORA, MÃE, ESPOSA, VÓ e AMIGA...

“Professora Maria Helena Trentini Machado" 
( *11 / 08 / 1955 ) ( + 23 / 08 / 2013 ) 
Já faz um ano que partiste !
Quando nos deixastes, por algumas horas, sentimos a tua ausência. Pensamos em ti.
Quando foste, por alguns dias, nos sentimos inquietos e lembramo-nos de ti como o junco que o sol que o aqueceu.
Quando foste, por uma semana, ansiosos aguardamos a tua volta como o veleiro aguarda o porto.
Quando foste, por alguns meses, sentimos nostalgia e uma saudade imensa...
Quando foste, por um ano, sentimos a firme esperança de que tudo que fizeste aqui não foi em vão – o exemplo, o respeito, a solidariedade, o caráter e principalmente o amor que destes.
Sabe, Maria Helena, faz hoje um ano que foste para sempre, que não mais te vimos, que não tivemos mais teu carinho, o teu amor. Tudo parece vazio, indiferente, porém nos consolamos com a doce LEMBRANÇA de que um dia nos tornaremos a nos ver porque foste uma flor que foi colhida do nosso jardim para florescer ainda mais bela no paraíso !


Eternas Saudades!


por 
PROFESSOR BRUNO DALMOLIN
EEF GUSTAVO BARROSO.

O óleo de mostarda é extremamente benéfico para a saúde. Descubra seus usos curativos:

O óleo de mostarda é extremamente benéfico para a saúde. Descubra seus usos curativos: 
-Massageie o couro cabeludo com óleo de mostarda quente para se livrar do estresse e caspa. 
-É bom para a saúde cardiovascular, pois reduz o colesterol ruim no corpo. 
-Esfregue uma mistura de 1 colher de chá de óleo de mostarda e cânfora em seu peito para aliviar a tosse e resfriado. 
-Massageie seu corpo com óleo de mostarda morna para melhorar a circulação sanguínea e hidratar a pele. 
-Aplicar uma mistura de óleo de mostarda e cânfora em suas mãos e pés para evitar inchaço nos invernos.
https://www.facebook.com/SaudeDicas

Conheça Os Benefícios do Ovo Para a Sua Saúde e Como Consumi-los.

O ovo é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico. O mais comumente usado na alimentação humana, e advêm muito normalmente de frangos embora hoje ele seja comercializado em outras espécies, como codorna e até avestruz. É uma comida com um excelente valor nutricional. Por causa da intolerância exibida por alguns pacientes com […]

O ovo é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico. O mais comumente usado na alimentação humana, e advêm muito normalmente de frangos embora hoje ele seja comercializado em outras espécies, como codorna e até avestruz. É uma comida com um excelente valor nutricional. Por causa da intolerância exibida por alguns pacientes com patologias do trato biliar e problemas relacionados ao colesterol, tem sido ofuscada a sua fama e diminuiu o consumo drasticamente.
Quais Os Nutrientes Do Ovo:

Proteínas principalmente (13%), as gorduras (12%), minerais, tais como cálcio, magnésio, ferro, sódio, etc. e vitaminas, especialmente solúveis.
Como Consumir E Comprar Ovos:

Sendo um alimento de alto valor nutritivo, fácil de mastigar e digerir, o consumo é altamente recomendável, especialmente na infância, adolescência, gravidez, lactação, idosos e em pacientes que sofrem de gota.


Não há nenhum problema de comer um ovo por dia, exceto para as pessoas que têm níveis elevados de colesterol que não devem consumir muito gemas, mas não há nenhuma limitação quanto à clara, já que podem ser facilmente separados.

No momento da compra deve observar que a casca esteja limpa, sem rachaduras ou quebras, já que é a camada isolante de poluentes ambientais, que está na embalagem e isolamento estejam dentro do prazo de validade. Os ovos são vendidos embalados separadamente, também devem estar em áreas limpas e livre de odores fortes que podem alterar o sabor.
Que Propriedades Especiais Tem O Ovo?

Capacidade Coagulante: Propriedade tanto da clara quanto da gema. É produzido tanto pela ação do calor quanto por agitação mecânica. Útil para fazer omelete, ovos e doces (tortas, pudim, etc.) e cozidos.

Capacidade Espessante: Propriedade da clara. Por agitação mecânica forma de uma espuma, que é um ar-água. Esta propriedade é muito popular em fazer bolos para merengues, mousses, bolos, etc.

Capacidade emulsificante: Propriedade do ovo que é uma emulsão de óleo-água. Confere grande estabilidade é devido à sua viscosidade e contendo lecitina. Esta propriedade faz com que sejam feitos diferentes molhos com ele.

Corantes e aromatizantes: Especialmente importante em massas e bolos.

Capacidade de ligação: Característica da clara e muito apreciada em. Formar géis que incluem outras substâncias, utilizadas para a textura patê.

http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/conheca-os-beneficios-do-ovo-para-a-sua-saude-e-como-consumi-los-0330475

Saiba as Diferentes Propriedades Entre as Frutas e os Fruto Secos

Frutas, quais são elas? Esses grupos de alimentos são considerados alimentos reguladores, ou seja, sua principal virtude não é poder, mas de contribuir com vitaminas e minerais. Têm uma ampla gama de cores, texturas e sabores, tornando agradável ao paladar para a maioria das pessoas. As frutas deveriam ser comida em todas as horas do […]

Frutas, quais são elas?

Esses grupos de alimentos são considerados alimentos reguladores, ou seja, sua principal virtude não é poder, mas de contribuir com vitaminas e minerais. Têm uma ampla gama de cores, texturas e sabores, tornando agradável ao paladar para a maioria das pessoas.

As frutas deveriam ser comida em todas as horas do dia, não há nada mais saudável em nossa dieta diária, devemos comer pelo menos três tipos de fruta por dia. Mas raramente fazemos isso, exceto na forma de consumo de suco. Embalados ou outros tipos de preparações perdem muito de suas vitaminas. São consumidas mais por aqueles que seguem a dieta mediterrânica: laranjas, limões, ameixas, cerejas, maçãs, peras, pêssegos, damascos, uvas, etc.

Qual É A Composição Das Frutas?

Aproximadamente 90% da maior parte dos frutos é composto de água. O restante é dividido em hidratos de carbono (principalmente), ácidos orgânicos, vitaminas, minerais e fibras. Apenas não contem muita proteína e gorduras. Significativamente ameixas, porque apesar de o seu teor de proteína ser baixo, tem um aminoácido que é responsável pelo efeito laxante.

No que dizem respeito às gorduras, as que contêm uma quantidade valiosa seria o coco e o abacate. Embora a pele contenha fibra, não são encontrados muito na parte comestível, por isso, é imperativo que nós nos esforçamos para comer a fruta com a pele, correndo o risco de ter contato com inseticidas.
E Sobre Vitaminas?

Embora o conteúdo seja alto, não podemos pensar que os frutos têm todas as vitaminas. Assim, verificou-se que a vitamina D não existe nos frutos. O mais importante do conteúdo das frutas são a vitamina C e A, mas também é possível encontrar pequenas quantidades das vitaminas do complexo B.
Vitamina C: morango, kiwi, morango, laranja e toranja.
Vitamina A: pêssego, melão, ameixas, damascos e cerejas.

Frutos que têm menos calorias são melão e melancia (25 Kcal por 100 g) e, em vez disso, o mais calórico é a banana com 100 kcal por 100 gramas.
Que Tipo De Açúcares As Frutas Oferecem?

Geralmente fornecem os açúcares simples, muito raramente, sob a forma de compostos, tais como amido. Bananas são frutas que têm maior teor de açúcar, que varia em torno de 20%.

Apesar da crença popular que a fruta deve ser consumida antes das refeições, porque caso contrário “engorda”, não há nenhuma evidência científica que sugira isso. Pode ser ingerida a qualquer hora do dia e são particularmente úteis para aguçar o apetite entre as refeições, sem contribuir com calorias em excesso.

Os sucos são muito bons, porque eles são muito semelhantes em suas propriedades comparados a fruta fresca. Portanto, apresenta-se uma boa alternativa para a fruta.
Propriedades Dos Frutos Secos:

São ricos em gordura e teor de água muito baixo: amêndoas, nozes, avelãs, pistache, etc. Algumas frutas frescas que foram submetidos a um processo de secagem que perderam a maior parte do teor de água, mantendo quase todas as mesmas propriedades também podem ser consideradas frutos secos.
Que Tipo De Gordura Geralmente Contém Os Frutos Secos?

A maioria das gorduras são os ácidos graxos monoinsaturados (amêndoas e avelãs) e poli-insaturados (amendoim, sementes de girassol e nozes). Apesar de terem alguns que ofereçam proteção cardiovascular, devem ser consumidos com moderação, devido à grande quantidade de calorias que eles fornecem.

Eles são ricos em cálcio, magnésio, potássio, ferro e as vitaminas C e o grupo B. Os hidratos de carbono que variam entre 4 e 40%, dos quais 10% são constituídos por fibras.

Calorias: É alta, chegando a 660 Kcal/100gr. Eles também têm um alto índice de saciedade.
Quando Eles São Indicados?

O uso excessivo desses alimentos não é recomendado, mas deve ser incorporado na dieta regular. Os atletas podem consumir mais calorias, pois perdem muito rapidamente e também os minerais. As pessoas com insuficiência renal cardíaca ou hipertensão devem evitá-los, porque muitas vezes transportam grandes quantidades de sal.

http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/saiba-as-diferentes-propriedades-entre-as-frutas-e-os-fruto-secos-0330482

CALENDÁRIO DE SETEMBRO DE 2014:



FONTE:
NET

Plano de aula sobre alimentação saudável para o 5° ano

Plano de aula sobre alimentação saudável para o 5° ano

Plano de Aula sobre alimentação saudável

Objetivos
1) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
2) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;
3) Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.
Ponto de partida
Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções:
Açúcares - fonte de energia
Gorduras - reservas energéticas
Proteínas - parte da constituição celular
Vitaminas - reguladores e auxiliares
Sais minerais - reguladores e auxiliares
Água - solvente e agente de transporte



Estratégias
1) Solicitar que os alunos realizem individualmente o seguinte levantamento:


a) Quantas vezes você se alimenta por dia?
b) Que alimentos você consome mais freqüentemente?
c) Quais alimentos você consome em maior quantidade?
2) A partir desse levantamento, cada aluno deve elaborar um cartaz relacionando os alimentos ingeridos com seus respectivos grupos alimentares;
3) Reunidos em grupos de três ou quatro, os alunos devem discutir a qualidade de sua própria alimentação, verificando se é saudável e equilibrada;
4) Num debate aberto a toda a classe, os alunos elaboram suas próprias conclusões a respeito de seus hábitos alimentares.









Maria Sílvia Abrão
é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).

http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2014/08/plano-de-aula-sobre-alimentacao.html

Diuréticos Naturais Para Eliminar a Retenção de Líquidos.

Diuréticos Naturais Para Eliminar a Retenção de Líquidos

A retenção de líquidos é uma condição muito mais comum do que se pensa e que pode desencadear diversos problemas de saúde ou piorar alguns já existentes, assim como se tornar uma condição antiestética devido ao inchaço que causa. Por isso, hoje te ensinamos como prevenir e eliminar a retenção de líquidos do organismo através da sua alimentação listando as verduras, as frutas e as plantas medicinais que você deve consumir.

A retenção de líquidos pode causar estragos em nosso sistema, além de nos fazem sentir inchados e desconfortáveis. Por alguma razão fisiológica, o corpo retém mais líquido do que o necessário nos tecidos e provoca congestionamento, peso e acúmulo de resíduos.

Neste artigo vamos te contar sobre como nos manter equilibrados sobre esta questão, com a ajuda de plantas medicinais, verduras e frutas específicas que têm propriedades diuréticas.


Frutas E Verduras Com Propriedades Diuréticas:
Abacaxi.
Cerejas.
Melancia.
Melão.
Laranjas.
Pera.
Alcachofras.
Aipo.
Espargos.
Tomates.
Ervas Medicinais Diuréticas Para Preparar Em Infusão:
Dente de leão.
Cavalinha.
Salsaparrilha.
Urtiga.

http://www.saudedicas.com.br/emagrecer/diureticos-naturais-para-eliminar-a-retencao-de-liquidos-2032753

Adicione a riqueza da ameixa para a sua saúde:

Adicione a riqueza da ameixa para a sua saúde: 

-É uma rica fonte de fibra dietética, sorbitol e isatina para melhorar a sua digestão e prevenir a constipação 
-É fonte de ferro e potássio que melhoram a sua hemoglobina e mantém o coração saudável 
-Tem um monte de antioxidantes que mantêm a sua imunidade alta e o mantém jovem.
-Vitamina A que protege a sua retina dos raios UV prejudiciais e melhora a sua visão. 
-Ele tem uma grande quantidade de vitamina C que protege seu corpo de inflamações e infecções.


http://www.saudedicas.com.br/

Sementes de Gergelim e os Benefícios Para a Saúde.

Pode imaginar que uma semente tão pequena tenha benefícios tão magníficos? Você pode começar a adorar essa semente, uma vez que vai conhecer o que ela pode fazer por sua saúde.
As sementes de gergelim são a chave para uma boa saúde. Todos nós gostamos de adicioná-las a nossas refeições, polvilhá-las sobre bolos e pães ou sopas, Mas você sabe de onde vêm as sementes de gergelim?

Sesamum indicum (gergelim) vem sendo cultivada há 5000 anos. Seu uso no campo da medicina remonta a 3600 anos, durante a era da civilização egípcia. As mulheres as usavam em uma mistura d sementes e mel para realçar a beleza e para recuperar a juventude, (você pode experimentá-lo também).

Para os soldados romanos esta mistura foi usada como tônico para recuperar a força. Por causa de suas propriedades medicinais são amplamente utilizada na medicina indiana Ayurveda e chinesa tradicional. Muitas descobertas científicas foram feitas sobre os seus benefícios para a saúde nas duas últimas décadas.

Vamos dar-lhe algumas razões pelas quais essas sementes mágicas devem sempre ser mantidas em seu armário de cozinha. Primeiro dê uma olhada rápida os nutrientes poderosos presentes nessas sementes.

Estas sementes são super carregadas com os minerais essenciais, tais como ferro, manganês, magnésio, cálcio, cobre e zinco. Uma combinação das vitaminas do complexo B, como a niacina, tiamina (B1), riboflavina e piridoxina (B6). Ele contém um importante ácido gordo conhecido como ácido oleico. O ácido oleico pode fazer para sua saúde será discutido mais adiante neste artigo.

As sementes são ricas em proteínas. 20 % das sementes são compostas por proteína de alta qualidade. Como é que estes nutrientes trabalham para você, já vamos descobrir.

Benefícios Do Gergelim Para A Saúde:

Bom para o Coração: O culpado LDL ou colesterol ruim é responsável por afetar negativamente o seu coração. Aí vem o papel do ácido oleico presente nas sementes de gergelim. Esta porção de ácidos graxos monoinsaturados saudável irá diminuir o LDL, aumentar o colesterol HLD ou bom. Portanto, ele vai apoiar o seu coração e também irá salvá-lo de arteriosclerose e derrame.

Baixar a pressão arterial: Sementes de gergelim, bem como o seu óleo tem sido benéficos para baixar a tensão arterial elevada. Para obter o máximo de benefícios deve-se substituir o óleo de cozinha regular com óleo de semente de gergelim. Os componentes responsáveis por diminuir a pressão arterial são peptídeos encontrados nestas sementes. A utilização do óleo também é benéfica para baixar a tensão, que é uma das causas ocultas da pressão arterial e doenças do coração.

Promover a Saúde Oral: Você está preocupado com a sua saúde oral? Óleo de semente de gergelim pode ser o seu antisséptico bucal perfeito. Apenas algum gargarejo com ele por alguns minutos para se livrar da cárie dentária, sangramento gengival, halitose e gengivite e obter dentes e gengivas reforçados. Ele pode competir com qualquer outro enxaguatório bucal químico.

Óleo De Gergelim Para Bebês Saudáveis:


Massagem com óleo de gergelim pode dar ao seu bebê um bom sono e também melhora a saúde do bebê. Isso foi comprovado por uma pesquisa indiana, onde 2.000 crianças receberam massagem com óleo de gergelim e foi comparada a massagem com óleo mineral. Os bebês que receberam massagem com óleo de gergelim entraram em um sono profundo após a massagem e mostraram melhora na saúde.

O Poder do complexo B: Como mencionado anteriormente, as sementes são a melhor fonte de vitaminas do complexo B. Essas vitaminas são vitais para a manutenção de seus olhos, cabelo, pele, músculos, sistema nervoso e outros órgãos.

Funciona como um remédio para os diabéticos: Estudos revelaram que as sementes de gergelim podem diminuir os níveis de açúcar no sangue, de tal forma que elas podem ser utilizadas como fármaco para os pacientes com diabetes tipo 2 chamado Glibenclamida.

Tratamento de artrite e osteoporose: Os estudos mostram que o cobre é benéfico para o tratamento da artrite reumatoide. Sorte para você essas sementes têm reservado uma quantidade razoável de cobre para o seu corpo e pode ajudar você a se livrar deste problema. As sementes são também carregadas com o cálcio que é novamente essencial para a promoção da saúde dos ossos. A presença de zinco evita que você tenha osteoporose.

Combate do câncer: Sementes de gergelim podem ajudar a combater vários tipos de câncer. O teor de cálcio presente neles combate o câncer de cólon. Ele provou ser eficaz para alguns outros tipos de câncer, bem como câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de próstata, leucemia e câncer de pâncreas. Isto é por causa dos antioxidantes presentes neles, que são 20 vezes mais potentes para matar os radicais livres do que a melatonina. Estes poderosos antioxidantes também fortalecem o sistema imunológico.

Funciona como um antidepressivo: Não use pílulas ou antidepressivos para dormir quando você têm sementes de gergelim. Estas sementes não são apenas benéficas para aliviar o estresse, mas também vão ajudá-lo a livrar-se de sentimentos depressivos.

http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/sementes-de-gergelim-e-os-beneficios-para-a-saude-0530542

Benefícios de se comer uma maçã por dia:

Benefícios de se comer uma maçã por dia:

As maçãs possuem fibras solúveis, auxiliam no tratamento de diverticulite hemorroidas e outras desordens intestinais.
Controla o nível de insulina, liberando açúcar lentamente na corrente sanguínea.Ela limpa e desintoxica, ajuda a eliminar os metais pesados, como chumbo e mercúrio.
Reduz os níveis de colesterol, diminuindo a secreção de insulina.
Em dois estudos, pesquisadores descobriram que a ingestão de cinco maçãs por semana reduziu o risco de doenças respiratórias como a asma.
De acordo com a medicina chinesa : Maçãs fortalecem o coração, matam a sede, lubrificam os pulmões.
O vinagre de maçã pode ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins.
De acordo com um estudo brasileiro, comer uma maçã antes de uma refeição ajudou as mulheres a perder 33 por cento mais peso do que aquelas que não o fizeram.
Uma maçã tem apenas 50-80 calorias e não tem gordura ou sódio. São ricas em vitaminas C , A, e flavonoides e com pequenas quantidades de fósforo, ferro e cálcio.
Fornecem uma fonte de potássio, que pode promover a saúde do coração.
Portanto, você tem muitas boas razões para comer uma maçã por dia! Eu gosto tanto de maçãs que substituí esses cereais carregados de açúcar por uma maçã.


https://www.facebook.com/SaudeDicas

Um pouco sobre a cafeína.

Um pouco sobre a cafeína.

Houve um grande aumento mundial do consumo de cafeína. Pode ser encontrada no café, chá, bebidas à base de cola e chocolates.
A cafeína é ligeiramente viciante, tornando-se uma das drogas mais usadas no mundo. Ela pode causar um número de problemas de saúde .
Pode interferir com a absorção de ferro. Por isso, deve ser evitado em torno de refeições para pessoas em risco de deficiência de ferro.
A cafeína estimula o sistema nervoso central, aumentando a sua freqüência cardíaca e pressão arterial.
Ela pode irritar o estômago, causa dores de cabeça e insônia.
Excesso de cafeína durante a gravidez tem sido associada com baixo peso de nascimento. O conselho atual para gestantes é para não beber ou comer mais do que 200 mg por dia.
Fonte de antioxidantes?
Tem havido muita discussão sobre os benefícios de saúde do chá e café. Ambas as bebidas contêm antioxidantes chamados flavonoides.
Os flavonoides podem proteger contra doenças, tais como doenças cardíacas e câncer, mas nem todos os estudos têm mostrado o mesmo efeito protetor.
Frutas, legumes e chás sem cafeína, como chá verde, são também uma fonte destes antioxidantes.
Como cortar ou reduzir a cafeína:
Tente reduzir o seu consumo pela metade - Um copo por dia durante um período de sete dias.
Certifique-se de que você tem uma bebida substituta disponível - como o chá de frutas e beber muita água. Se você substituir a cafeína com chá de ervas, você terá a vantagem de antioxidantes extra.
Continue indo até que você esteja em um nível onde você tem menos de cinco bebidas com cafeína por semana.
Depois de ter atingido este nível de consumo será mais fácil tomar a decisão de remover a cafeína de sua dieta completamente .
Se você cortar a cafeína de sua dieta completamente, você pode sofrer de dores de cabeça de abstinência. Elas geralmente se desenvolvem depois de 18 horas e pode durar por um par de dias. Se você tomar este caminho, beber bastante água para manter -se hidratado.

Acesse nosso site www.saudedicas.com.br

GALINHADA LIGHT

GALINHADA LIGHT
INGREDIENTES:
500gr peito de frango, 
1 copo americano de arroz, 
400ml água filtrada, 
2 colheres de azeite, 
¼ cebola picada, 
100gr palmito, 
2 espigas de milho, 
100gr de vagem , 
1 cenoura, 
100gr ervilha natural, 
½ pimentão vermelho, 
½ pimentão amarelo, 
200gr de brócolis, 
1 colher de colorau, 
1 colher de açafrão, 
2 colheres sopa proteína isolada de soja, 
Sal, pimenta, salsinha, cheiro verde e alho à gosto. 
ASSISTA A RECEITA ACESSANDO O LINK: 



300 atividades para a Primavera para imprimir grátis!






























































































































Atividades para primavera, atividades com flores, atividades com borboletas, atividades grátis prontas para imprimir, atividades ensino fundamental
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2014/08/muitas-atividades-para-primavera-para.html