Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Aquecimento Global!


Ondas de calor inéditas. Furacões avassaladores. Secas intermináveis onde antes havia água em abundância. Enchentes devastadoras. Extinção de espécies de animais e plantas. Incêndios florestais. Derretimento dos pólos. E todo o azar de desastres naturais que fogem do controle humano. Estamos falando nada mais, nada menos, que do aquecimento global.
Um dos principais fatores para tal aquecimento é o efeito estufa.O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. O aumento do efeito estufa, os aerossóis e os buracos na camada de ozônio provocam o aquecimento de todo o globo. Nos últimos dez anos tem aumentado 0,6ºC a temperatura média e tem previsão de aumentar 1ºC a cada 10 anos. A disposição dos aerossóis, fazem diminuir ao extremo as temperaturas da Europa e norte da América e esquentar exageradamente nos pólos.
Não há dúvidas sobre a crescente subida da temperatura média global,diversas pesquisas confirmam. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°.
Os sinais do aquecimento do planeta não são produtos de modelos de computador, mas de medições por instrumentos precisos. Entre as mais concretas estão as medições feitas por satélites e por sondas flutuantes nos oceanos, que fornecem dados em tempo real, segundo a segundo. São consideradas também as medições menos diretas, como a que detecta a espessura e a extensão do chamado "permafrost", o terreno eternamente congelado no Círculo Polar Ártico. Até as flutuações de cores nas auroras boreais fornecem dados sobre a temperatura da Terra. O interessante é que todas as medições, diretas e indiretas, apontam para o aquecimento, sem discrepâncias.
Uma das conseqüências desse aquecimento e o derretimento da camada de gelo no ártico, no sul e as geleiras das cordilheiras geladas. Os pólos já diminuíram consideravelmente suas áreas, prejudicando a sobrevivência das espécies, diminuindo o resfriamento das correntes marinhas e provocando a acidificação do oceano. O descolamento de enormes blocos de gelo tem prejudicado inclusive a navegação, pois sendo o gelo mais denso a maior parte fica submersa, podendo provocar acidentes de navegação. A acidificação do oceano está prejudicando a cristalização da carapaça dos moluscos das encostas geladas e com isso facilitando a eliminação das espécies pelos predadores. Quebrando a primeira fase da cadeia alimentar da região o que já esta prejudicando inclusive a sobrevivência dos ursos polares.
É bom lembrar que a disponibilidade hídrica do planeta não mudará. A distribuição das chuvas pelo globo é que será alterada. Aumentará a disponibilidade de água em alguns lugares, principalmente nas latitudes médias e nas regiões tropicais úmidas. Quanto às regiões equatoriais, existe muita incerteza. Mas pode-se dizer que haverá mais seca nas regiões áridas e semi-áridas. O fim da água potável pode ocorrer, mas não somente por causa do aquecimento. Está relacionado também à poluição provocada pelo homem e ao aumento de demanda por água, principalmente para a agricultura irrigada.
A preocupação em relação ao Brasil é quanto às queimadas e aos desmatamentos. Esses dois fatores respondem por 75% das emissões de CO2 no país. Se forem consideradas apenas as emissões de CO2 decorrentes da queima de combustíveis fósseis, o Brasil é o 16º maior poluidor do mundo. Mas, se for levada em conta a devastação ambiental, o país salta para a quarta posição.
O que devemos fazer pra tentar salvar nosso planeta?
Primeiramente, nos reeducar, quanto ao consumo de: água, energia, produto que necessitam de muita água para sua geração, consumo de papel e principalmente do consumo de combustível fóssil. Sensibilizar e reeducar outras pessoas, esclarecendo do que está acontecendo com o planeta. Temos que gerenciar melhor o lixo tanto doméstico quanto o urbano, industrial, para diminuirmos a emissão do gás metano. Projetarmos e executarmos ações de preservação das matas nativas e reflorestar, principalmente as nascentes e mata ciliar, para garantirmos água e preservar os corredores da fauna. Reclamamos quando vemos o desmatamento da Amazônia, mas somos 190.000.000 de brasileiros e poucos se lembram de plantar novas árvores, seja num bosque ou nos fundos de nossas casas. Realmente precisamos reeducar quanto a preservação, adotando em todas as nossas atividades um modo sustentável.
CURIOSIDADES!
· 750 bilhões de toneladas. É o total de CO2 na atmosfera hoje.
· 2050. Cientistas calculam que, quando chegarmos a esse ano, milhões de pessoas que vivam em deltas de rios serão removidas, caso seja mantido o ritmo atual de aquecimento.
· A calota polar irá desaparecer por completo dentro de 100 anos, de acordo com estudos publicados pela National Sachetimes de Nova Iorque em julho de 2005, isso irá provocar o fim das correntes marítimas no oceano atlântico, o que fará que o clima fique mais frio, é a grande contradição de aquecendo esfria.
· O clima ficará mais frio apenas no hemisfério norte, quanto ao resto do mundo a temperatura média subirá e os padrões de secas e chuvas serão alterados em todo o planeta.








FONTE
www.superinteressante.com/
FOTOS ILUSTRATIVAS


BELAS IMAGENS. VEJA:




















FONTE:
GOOGLE.COM

GUIA DAS PLANTAS e ERVAS:










FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS


Mensagem do Dia: OS DOIS IRMÃOS...


Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. O que começou com um pequeno mal-entendido, explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. 
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. 
- Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim. 
- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu irmão mais novo. 
Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta. 
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos. 
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. 
O homem ficou ali, trabalhando o dia inteiro. 
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez da cerca, uma ponte foi construída ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido: 
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei! 
Mas, ao olhar novamente para a ponte, viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Mas permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou: 
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse. 
De repente, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se no meio da ponte. 
O carpinteiro começou a fechar a sua caixa de ferramentas. 
- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você! 
E o carpinteiro respondeu: 
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir... 
Como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e construíssemos pontes com nossos maridos, esposas, pais, filhos, irmãos, familiares, amigos, colegas de trabalho e principalmente nossos inimigos... 
Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de mágoas e mal-entendidos. 



FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS