Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 2 de novembro de 2014

Calendário do Mês de Novembro para preencher e Imprimir:


fonte:
interne.comsa
http://noticiasdobrunopontocom.blogspot.com.br/

Uma banana por dia mantém - benefícios à saúde

SAÚDE Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo. 
A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

Depressão: de acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.
TPM: esqueça as pílulas e coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Pressão Arterial: este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.
Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçada com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Azia: elas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar. 

Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. É excelente para reduzir o inchaço e a irritação.

Úlceras: a banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana, que é rica em potássio.

Infarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%.

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-la com uma maçã, ela tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde.

Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: "One apple a day, keep the doctor away", e que nós traduzindo deveríamos dizer: "Uma banana por dia, mantém o médico sem freguesia."
http://biabaldez.blogspot.com.br/2014/03/banana-uma-penca-de-beneficios.html

O que consumir antes do treino?




A alimentação é fundamental para um praticante de atividades físicas. Ela caminha junto com o treino para que os objetivos finais sejam alcançados — ou seja, se você treina muito forte mas não nota resultados, acredite: o erro certamente devem ser os alimentos que você está ingerindo.
Antigamente, algumas correntes defendiam a prática de exercício em jejum. No entanto, como a nutrição é uma ciência que muda muito, novos estudos contra indicam o treino sem alimentação — este nova abordagem é defendido por muitos profissionais.

Após ler diversos trabalhos e estudar muito sobre a nossa fisiologia e mecanismo para a geração de energia, eu faço parte do grupo que defende um lanchinho pré-treino!
Mas o que comer? A dúvida é sempre essa! Por isso fiz esse post para te ajudar. Para quem buscar a perda de peso, o ideal é optar por alimentos ricos em carboidratos, lembrando que é bom realizar refeições mistas (carboidratos de alto de baixo índice glicêmico).

Vamos para a prática?
Pães, torradas, biscoitos, cereais (todos integrais) e batata doce são alimentos de baixo índice glicêmico — ou seja, liberam o açúcar para o sangue de maneira gradativa, fornecendo energia por um período maior. Já entre carboidratos de alto índice glicêmico podemos citar o mel, geleia e algumas frutas.

Refeições mistas permitem fornecimento de energia constante e, consequentemente, a otimização do uso dos nossos estoques. Sim, você leu certo: para queimar gordura, precisamos de energia, afinal gastamos 9 calorias para queimar 1 grama de gordura!

As frutas também podem ser usadas como alimento pré-treino. No entanto, dependendo da intensidade do exercício, a fruta deve ser associada a mais uma opção das descritas acima para evitar “queda de energia” durante a atividade física.

Quem prioriza um ganho de massa magra, a alimentação antes do treino deve ser feita de maneira diferente, associando carboidratos com proteínas — ou seja, vale misturar frutas, cereais integrais, mel e uma dose de proteína de rápida absorção ou então nozes, amêndoas e castanhas, por exemplo! Ainda falando das proteínas, uma pasta de queijo magro com azeitonas ou queijo magro com frios magros ou clara de ovo podem ser boas opções. As pastas de nuts, como pasta de amendoim, são uma excelente opção de pré-treino se combinadas com pão integral, por exemplo!
Suplementos a base de carboidratos ou carboidratos em pó vendidos em lojas de suplementos são ótimos para pacientes que referem aumento do apetite pós treino! Mas consulte sempre seu nutricionista para saber qual a melhor opção para você!
http://vejasp.abril.com.br/blogs/nutricao/2014/05/o-que-consumir-antes-do-treino/

Os benefícios da batata doce, um carboidrato ‘do bem’




O carboidrato é o nutriente de maior importância no fornecimento de energia. Ele é importantíssimo para o organismo desenvolver suas funções de maneira exemplar e te manter disposto diariamente.

Muitas dietas retiram totalmente os alimentos fonte de carboidrato para incentivar a redução do peso — no entanto, existem alguns alimentos que permitirem a liberação da glicose de forma gradativa. A batata doce é um exemplo.

A liberação aos poucos dos nutrientes no organismo permite uma ótima performance durante o exercício físico, evitando fadiga e falta de energia. Além disso, o processo lento aumenta a sensação de saciedade e evita picos de insulina que podem gerar acúmulo de gordura localizada.

Com 100,9 kcal em 100g, a batata doce apresenta maior teor de vitamina A, vitamina C e cálcio que a batata comum. Lembrando que a batata deve ser cozida e não frita. Dicas para o seu consumo:

Batata Doce Cozida

Limpar a batata.

Temperar com sal e pimenta a gosto.

Embrulhar com papel alumínio.

Levar ao forno.

Batata Doce para acompanhar uma salada:

-> Bata doce cozida com cottage 0% de gordura

-> Purê de batata doce light (1 porção):

130 g de batata doce

1 colher de chá de requeijão light (10g)

2 colheres de sopa de leite desnatado

Cozinhe as batatas.

Amasse com um garfo.

Misture o leite e o requeijão até que o purê incorpore a consistência de sua preferência.

Aproveite! Mas não se esqueça: apesar de ser um carboidrato “do bem”, a batata doce deve ser consumida moderadamente!

http://vejasp.abril.com.br/blogs/nutricao/2014/06/os-beneficios-da-batata-doce-um-carboidrato-do-bem/

Conheças os benefícios do amaranto e aprenda três receitas fáceis com o grão



O amaranto é um grão que vem ganhando destaque pelos benefícios que proporciona à saúde. Fonte de carboidratos, ele também possui cerca de 15% de proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Além disso, esse pequeno grãozinho possuí ainda fibras (excelentes por conferirem saciedade), cálcio em quantidades significativas (ajuda a preservar os ossos) e fósforo. Ele também é fonte de selênio, nutriente com excelente ação antioxidante.

Devido ao seu alto teor de fibra, o amaranto auxilia também no funcionamento do intestino, na redução do colesterol e tem função antioxidante. O grão não contém glúten, podendo ser usado por indivíduos celíacos.

Agora que você sabe os benefícios deste alimento, que tal aprender algumas receitas? O amaranto pode ser usado de diversas maneiras na alimentação, como em sucos, sopas, saladas, pães e bolos integrais. Confira: 

Bolinho de amaranto e espinafre assado

Ingredientes:

1 dente de alho amassado

1 xícara (chá) de amaranto

½ xícara (chá) de aveia em flocos grossos

1 xícara e ½ (chá) de espinafre cozido e picado

3 colheres (sopa) de farinha integral

2 xícaras (chá) de leite desnatado

2 fatias de ricota

1 colher (chá) de sal light

Modo de preparo:

-> Em uma panela com água, coloque o espinafre. Tampe e deixe cozinhando por aproximadamente cinco minutos em fogo baixo.

-> Em uma teflon, doure o dente de alho amassado, junte o leite, o amaranto, a aveia e a farinha integral. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar.

-> Acrescente à mistura o espinafre, o sal light e mexa até desgrudar da panela. Deixe esfriar a massa por aproximadamente 15 minutos.

-> Separe com o auxílio de uma colher de sopa porções da massa. Aperte o centro e acrescente pequenos pedaços de ricota.

-> Enrole em formatos de bolinhas.

-> Unte uma forma e asse por aproximadamente 25 minutos.



Panquecas de amaranto

Receita:

1 ovo + 1 clara

3 colheres de amaranto em flocos ou farinha

2 a 3 colheres de amido de milho

½ xícara (chá) de água

1 colher de azeite de oliva

1 pitada de sal

Modo de preparo:

-> Bata tudo no liquidificador e deixe descansar 1 minutinho — a massa vai ficar com uma espuma na parte de cima, retire essa espuma. Você também vai reparar que o amaranto vai descer. Portanto, sempre que colocar a massa na frigideira, mexa com a colher.

-> Você também vai reparar que a massa fica bem liquida — é normal. 

-> Teste a primeira panqueca e veja se há necessidade de adicionar mais um pouco de amido de milho.

-> Unte a frigideira com um fio de azeite e coloque a massa.

-> Quando desgrudar e estiver dourada, vire e deixe dourar o outro lado.

-> Recheie com o recheio da sua preferência.



Pipoca de amaranto

Ingredientes: 

1 colher (sopa) de grão de amaranto integral

Modo de Preparo:

-> Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo).

-> Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca (esse processo deve durar de 10 a 30 segundos, aproximadamente).

-> A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.

http://vejasp.abril.com.br/blogs/nutricao/2014/06/beneficios-amaranto-receitas-grao/

Consumir frutas a vontade pode não ser bom para sua saúde; entenda

As frutas são muito importantes para o nosso dia a dia, afinal elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Mas elas também são compostas por frutose, açúcar natural (que não deixa de ser açúcar) e, portanto, devem ser consumidas sem excesso, principalmente por pacientes com excesso de peso, diabéticos ou que tenham altas taxas de triglicérides no sangue.

Pesquisas sugerem que o consumo excessivo de frutose exerce efeito lipogênico — ou seja, induz a síntese de lipídios e está associado com aos componentes da síndrome metabólica, como resistência à insulina, circunferência da cintura elevada, dislipidemia e hipertensão.

Vale ressaltar que o aumento no consumo de frutose ao longo das últimas décadas coincidiu com a incidência crescente da síndrome metabólica e, nos Estados Unidos, diversos produtos adoçados com frutose tem sido retirados do mercado por associação com aumento da obesidade infantil. Foi demonstrado também que a alta ingestão de frutose diminui os hormônios sacietógenos (aqueles que causam saciedade).

A indústria de alimentos tem substituído com frequência o açúcar comum, a sacarose, por frutose. Mas esta não parece ser uma boa troca, já que a quantidade de frutose utilizada para a finalidade de adoçar é extremamente alta e, em excesso, traz tantos malefícios quanto o excesso de açúcar branco!

Vamos falar de forma mais prática ?

Um suco natural por exemplo, para muitos parece uma boa opção, mas quantas laranjas utilizamos para fazer um copo de suco? De duas a três, certo? E a melancia? Um pedaço grande da fruta é utilizado, para ficar bem docinho e com pouca água.

Ou seja, na grande maioria das vezes, os sucos naturais ultrapassam as porções recomendadas de consumo de frutas para um dia. No caso da laranja, ao tomar um copo de suco você esta ingerindo 3 laranjas de uma só vez, mas quase nada de fibra. Comer 3 laranjas com bagaço leva tempo e dá mais saciedade, já tomar um copo de refresco é rapidinho, especialmente se estivermos com sede.

Além disso, a recomendação para uma população saudável é de até 3 porções de frutas ao dia — ou seja, em um copo de suco foram todas as porções de uma vez só, todas elas quase sem fibras. Então fique atento: é sempre melhor comer a fruta a consumí-la em forma de suco, e isso vale principalmente para crianças!

Mas vamos lá, sem extremismos: o consumo não exagerado de frutas é sim recomendado. Elas são ricas em fibras, minerais, vitaminas, como a vitamina C, que é um poderoso antioxidante e combate os efeitos negativos da frutose. Só é importante prestar atenção as quantidades, afinal nada deve ser usado indiscriminadamente e nem excluído permanentemente: moderação é a caminho!

Exemplos de porções:

Abacaxi – 1 fatia média

Banana – 1 unidade

Laranja/Mexerica – 1 unidade

Maçã – 1 unidade

Mamão – 1 fatia (100g)

Morango – 10 unidades

Uva – 10 unidades

http://vejasp.abril.com.br/blogs/nutricao/2014/06/consumir-frutas-a-vontade-pode-nao-ser-bom-para-sua-saude-entenda/

6 aperitivos para não sair da dieta


Futebol, amigos, festa — Copa do Mundo é motivo para engordar? De certa forma, sim: mas, para você não fugir da sua dieta, me uni a querida chef Anna Baptista para preparar aperitivos magrinhos para você não sair da linha. Vamos lá?

Atenção: Imagem Ilustrativa (Crédito: Google)

1) Guacamole com Tortillas

Guacamole

Ingredientes:

1 abacate

2 tomates sem pele e sem sementes cortado em cubos pequenos

1 pimenta-dedo-de-moça finamente picada (pode ser substituída por Tabasco)

suco de 1 limão

Azeite

Sal a gosto

Modo de Preparo: 

-> Corte o abacate ao meio, retire o caroço e, com a ajuda de uma colher, retire toda a fruta de dentro da casca.

-> Coloque-o em uma tigela e dê uma leve amassada com um garfo.

-> Adicione à tigela todos os ingredientes restantes e misture bem. Tempere com o suco de limão, um fio de azeite e sal a gosto.

-> Sirva a seguir com as Tortillas.

Atenção: Imagem Ilustrativa (Crédito: Google)

2) Burrata com molho pesto light e torradinhas de pão francês integral

Receita Molho Pesto Light

Ingredientes:

½ xícara (cha) de azeite

1 colher rasa (chá) de sal

1 xícara (chá) de folhas de manjericão

3 colheres (chá) de castanha do Brasil trituradas

100g de queijo minas padrão light ralado

Modo de Preparo:

-> Bater rapidamente todos os ingredientes no processador.

-> Colocar o molho Pesto sobre a burrata e servir com as torradinhas de pão francês integral

Atenção: Imagem Ilustrativa (Crédito: Google)

3) Palitos de cenoura e pepino com molho de iogurte

Ingredientes:

2 cenouras

2 pepinos

1 pote de iogurte natural desnatado (160g)

2 colheres (sopa) de suco de limão

½ colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

-> Corte a cenoura e o pepino ao meio (na largura) e então corte cada metade em palitos. Reserve.

-> Junte o iogurte, suco de limão e sal em um bowl e misture bem. Reserve.

-> Coloque os palitos de cenoura e pepino dentro de uma taça com gelo e sirva-os com o molho de iogurte a parte.

Atenção: Imagem Ilustrativa (Crédito: Google)

4) Aperitivo creme de mandioquinha servido em xícaras 

Ingredientes:

3 colheres (cha) de azeite

2 colheres (sobremesa) de alho triturado

500g de mandioquinha

1 batata inglesa grande

300 ml de caldo de legumes caseiro (se for industrializado, use a versão light)

2 colheres (sopa) de creme de ricota light

Leite

Sal a gosto

Pimenta do Reino preta moída a gosto

Modo de Preparo:

-> Cortar as mandioquinhas e a batata em cubos. Reserve.

-> Refogar o alho no azeite.

-> Juntar os cubos de mandioquinha e batata e refogar juntamente com o alho.

-> Adicionar o caldo de legumes no refogado e cozinhar até que a batata e mandioquinha fiquem bem macias.

-> Bater os legumes no liquidificador até formar um purê e então voltar para a panela.

-> Adicionar o creme de ricota e leite suficiente até chegar ao ponto de creme.

-> Acertar o sal e colocar pimenta do reino a gosto.

-> Servir bem quente em xícaras de chá.

Atenção: Imagem Ilustrativa (Crédito: Google)



5) Roll de Abóbora com queijo feta (rendimento: 20 unidades)

Ingredientes: 

100g de Abóbora Cabotiã com casca

80g de Queijo Feta

2 colheres (chá) de Azeite

Modo de Preparo: 

-> Corte, com um descascador de legumes, fatias finas da abobora crua (com a casca). Reserve.

-> Pincele um pouco de azeite em cada uma das fatias e deixe descansar por 20 minutos.

-> Corte 20 cubos de queijo Feta (de aprox. 4g cada). Reserve.

-> Recheie as lâminas de abobora com o queijo Feta e enrole até ficar parecido com um sushi.

-> Se preferir, pode decorar os rolls com folhas de salvia ou orégano fresco.

Atenção: Imagem Ilustrativa (Crédito: Google)

6) Rolinhos de Zucchini

Ingredientes: 

1/2 pote + 1 colher (sopa) de Creme de ricota light

1 kg de Frango defumado desfiado

100g de Uva passa

200g de Abobrinha

Sal a gosto

Azeite de oliva a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

-> Misture o frango desfiado, creme de ricota e uva passa e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

-> Com um descascador de legumes corte fatias finas de abobrinha, tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de azeite de oliva. Reserve.

-> Recheie as lâminas de abobrinha com a salada de frango defumado e enrole até ficar parecido com um sushi.

http://vejasp.abril.com.br/blogs/nutricao/2014/06/6-aperitivos-para-nao-sair-da-dieta