Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 2 de novembro de 2013

calendário turma da mônica de novembro 2013.



Quem foi Martin Luther King?

Quem foi Martin Luther King?
Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929Memphis, 4 de abrilde 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Um ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira.1 Ele liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso "I Have a Dream".
Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e aGuerra do Vietnã, alienando muitos de seus aliados liberais com um discurso de 1967 intitulado "Além do Vietnã".
King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 eMedalha de Ouro do Congresso em 2004; Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.
Um dos maiores nomes da história da batalha por direitos civis e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1964, Martin Luther King Jr. foi assassinado há 45 anos em Memphis, EUA. Filho de um pastor batista, nascido em Atlanta, no estado sulista - e racista - da Geórgia, ele seguiu os passos do pai como pastor, mas se destacou como grande lutador por causas sociais. "O trabalho dele inspirou movimentos pela paz, igualdade de gênero, imigração e direitos gays - sempre adotando a política da não-violência", afirma Taylor Branch, historiador e autor de The King Years (ainda sem versão em português), que aborda momentos críticos da jornada do militante. O grande legado de King foi a busca pelo sonho de maior igualdade e harmonia, misturando elementos constitucionais e espirituais em sua oratória. "Sua eloquência engajada, que sobreviveu à perseguição, faz de King uma fonte duradoura de inspiração para todo o mundo", ressalta Branch.
O maioral das minorias
Causas e efeitos da militância de Luther King
Inspiradores
A filosofia de não-violência foi baseada no pacifista indiano Mahatma Ghandi e no texto On Civil Disobedience, de Henry David Thoreau. Abolicionistas como Theodore Parker e Abraham Lincoln, além de Rosa Parks - negra que se recusou a levantar de um assento de ônibus reservado para brancos -, motivaram a cruzada de King
Inspirados por ele

As passeatas e os discursos de King moveram o presidente Lyndon Johnson a assinar, em 1964, a Lei dos Direitos Civis, que pôs fim à segregação racial nos EUA. A filosofia de não-violência também chegou ao movimento Solidariedade, pela democratização da Polônia, e ao trabalho de Nelson Mandela na África do Sul

Igualdade social

Em discursos como "Where Do We Go from Here" (Para Onde Vamos Daqui), King questionava o modelo econômico dos EUA, que mantinha milhões de pessoas na pobreza. Em 1968, criou a Campanha dos Pobres, para brigar por salários justos, seguro-desemprego e educação para todas as etnias e classes

Direitos civis
Ajudou a criar a Conferência de Liderança Cristã do Sul, que organizou o ativismo de diversas comunidades. Também realizou marchas pacíficas, fez vários discursos públicos e realizou protestos não violentos, como o boicote aos ônibus de Montgomery, Alabama, inspirado pela desobediência de Rosa Sparks

King defendia a desmilitarização dos EUA, se posicionando contra a Guerra do Vietnã e a violência perpetrada pelas tropas do país na Ásia

Os discursos de king

Assista aos pronunciamentos públicos mais importantes do ativista

- "Eu Tenho um Sonho" (Washignton D.C., 1963): abr.io/kingdream

- Discurso contra a Guerra do Vietnã (Nova York, 1967): abr.io/kingvietna

- Nobel da Paz (Oslo, 1964): abr.io/kingnobel

- "Sermão do Topo da Montanha" (Memphis, 1968, na véspera de seu assassinato):abr.io/kingsermao

Fontes Arquivos do The New York Times; livros Eu Tenho um Sonho, de Martin Luther King Jr., e As Palavras de Martin Luther King

Martin Luther King
Biografia, ideais, formas de atuação, luta pelos direitos civis para negros e mulheres, frases, prêmio Nobel

Martin Luther King: vida em defesa dos direitos sociais para negros e mulheres


Quem foi 

Martin Luther King, Jr. foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos.

Biografia

- Marthin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia).

- Formou-se em sociologia em 1948 na Morehouse College.

- Em 1951 formou-se no Seminário Teológico Crozer.

- Em 1954, tornou-se pastor da Igreja Batista da cidade de Montgomery (estado da Virgínia).

- Em 1953, casou-se com Coretta Scott King com quem teve quatro filhos.

- Em 1955, tornou-se Phd em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston.

- Em 1955, foi um dos líderes ao boicote às empresas de ônibus da cidade de Montgomery. Este boicote era para pressionar o governo a acabar com a discriminação que havia contra os negros no transporte público dos Estados Unidos. A Suprema Corte Americana acatou as reivindicações dos ativistas e terminou com a discriminação no sistema de transportes públicos.

- Em 1957, participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul. Luther King liderou a CLCS, que lutava pelos direitos civis.

- Na década de 1960, Luther King liderou várias marchas de protesto e manifestações pacíficas em defesa dos direitos iguais entre brancos e negros e o fim do preconceito e da discriminação racial. 

- Em 14 de outubro de 1964, Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz em função de seu trabalho, combatendo pacificamente o preconceito racial nos Estados Unidos.

- Em 1967, King fez vários discursos protestando contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

- Em 1968, King organizou a Campanha dos Pobres, pregando a justiça social e econômica.

- Em função de sua atuação social e política, Luther King despertou muito ódio naqueles que defendiam a segregação racial nos Estados Unidos. Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos. 
- Na manhã de 4 de abril de 1968, antes de uma marcha, Martin Luther King foi assassinado no quarto de um hotel na cidade de Memphis. 

- Sua atuação política e sociai foi fundamental nas mudanças que ocorreram nas leis dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. As leis segragacionistas foram caindo, dando espaço para uma legislação mais justa e igualitária. Embora sua atuação tenha sido nos Estados Unidos, Luther King é até hoje lembrado nos quatro cantos do mundo como símbolo de luta pacífica pelos direitos civis.

Frases de Luther King
- "Um líder verdadeiro, em vez de buscar consenso, molda-o."

- "O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."

- "Quase sempre minorias criativas e dedicadas transformam o mundo num lugar melhor."

- "Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver."

- "Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio."

- "O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor.

- "A Verdadeira paz somente não é a falta de tensão, é a presença de justiça."

- "Nós temos que combinar a dureza da serpente com a suavidade da pomba, uma mente dura e um coração tenro."

- "Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa."

- "O Amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo."
FONTE:

Quem foi o "homem" da máscara de ferro?

por Jennifer Ann Thomas
Motivado por especulações em um livro da série Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, trata-se de um dos maiores mistérios da França do século 17. Segundo o autor, o rei da França Luís XIV matinha um prisioneiro condenado a esconder para sempre o rosto atrás de uma cruel máscara metálica. O detento realmente existiu, mas não há consenso sobre sua identidade. A teoria mais aceita atualmente é que não se tratava de ninguém importante. "A elite francesa dessa época era muito letrada, então existiria algum registro caso ele fosse alguém relevante", explica o historiador Guy Rowlands, da Universidade de St.Andrews, no Reino Unido. Seja lá quem tenha sido, sua morte completa 310 anos este mês.
Um enigma que não enferruja
Personagem pode ter sido truque de um carcereiro ambicioso
1. O mais provável é que ele se chamasse Eustache Danger - embora é possível que "Eustache" fosse seu sobrenome e "Danger" uma contração de "de Anger", indicando sua origem. Em 24 de agosto de 1969, ele foi detido na prisão de Pignerol, em uma cela de alta segurança com nada além dos recursos básicos de conforto (outro indício de que não era ninguém importante).
2. Quem fez sua fama, na verdade, foi seu carcereiro, Saint-Mars. Em busca de prestígio e reconhecimento, ele espalhou que cuidava de um detento especial. Quando foi transferido para a ilha de Sainte-Marguerite, em 1687, Saint Mars levou Danger com uma máscara de ferro sobre o rosto. Uma chamativa liteira fechada e um pelotão de escolta reforçaram o clima de mistério exagerado.
3. Foi nesse trajeto que alguém notou a máscara e registrou o fato numa carta anônima. Começava aí a lenda em torno da figura. Mas o mais provável é que o prisioneiro não a utilizasse o tempo todo, pois teria atrapalhado sua alimentação e sua saúde - e o coitado jamais teria durado mais de 30 anos no cárcere, conforme indicam os supostos registros em torno do caso.
4. Em 1698, Saint-Mars foi transferido para a prisão da Bastilha e solicitou ao governo que o encarcerado o acompanhasse novamente. Desta vez, a viagem foi feita usando apenas uma máscara de veludo, num transporte comum, reforçando a tese de que a figura só era importante para o carcereiro e não para o governo. Eustache continuou a usar a máscara de veludo até morrer, em 1703.
5. Entre 1717 e 1718, o filósofo Voltaire também foi detido na Bastilha, onde, segundo ele, recebeu informações confiáveis sobre a aparência e a idade do mascarado. Ele concluiu que, se a face precisava ser escondida, é porque poderia ser reconhecida. E a única figura reconhecível por qualquer um na época era o rei - daí a teoria de que se tratava do gêmeo de Luís XIV.
6. Voltaire nunca colocou essa suposição no papel. Mas foi o suficiente para que outro escritor, Alexandre Dumas, usasse a ideia como mote da aventura O Viscode de Bragelonne, que conclui a série de livros de Os Três Mosqueteiros. Essa história se propagou ao longo dos anos e inspirou o filme O Homem da Máscara de Ferro(1998), com Leonardo DiCaprio.

Fonte:
 Livro The Man Behind the Iron Mask, John Noone

Como eram as rações dos soldados em diferentes guerras?

por Danilo Cezar Cabral
Comendo e andando
CONFLITO- Revolução Norte-Americana
PERÍODO- 1775-1815 - O transporte e a conservação da comida eram os pontos mais complicados. Por isso, os estoques, mantidos apenas com sal, eram posicionados estrategicamente ao longo das linhas de suprimento da infantaria. A distribuição da ração era feita em grupos, não individualmente, e a galera comia em movimento
Saco vazio não para em pé

CONFLITO - Guerra Civil Norte-Americana
PERÍODO 1861-1865 - A ração militar ainda tinha como propósito encher a barriga das tropas, em vez de distribuir e equilibrar a dieta de forma nutritiva. Vegetais e legumes frescos eram raríssimos ou inexistentes e doenças devido à má nutrição eram frequentes. Gado era deslocado junto com as tropas para serem abatidos em campo
Menu diferenciado

CONFLITO - 1ª Guerra Mundial

PERÍODO 1914-1918 - Pela primeira vez, água fresca e comida aquecida foram entregues nas trincheiras. As rações chegavam em latas grandes que alimentavam até 25 soldados. Para oficiais de alta patente ou tropas de elite havia provisões especiais apelidadas de "rações de emergência", com itens valiosos como chocolate e bolo

Sopa de letrinhas
 
CONFLITO - 2ª Guerra Mundial

PERÍODO 1939-1945 - São lançadas as "rações de alfabeto" - cada cardápio era designado por uma letra. A do tipo C, descrita abaixo, era o "prato feito" mais comum para os soldados. A D incluía chocolate e a K era uma versão de café da manhã, sem os principais pratos da C. Nesta guerra, surgem também as rações pré-cozidas

Na Guerra da Coréia (1950-1953), os EUA continuaram usando a ração C

Cozinha ambulante


CONFLITO - Guerra do Vietnã

PERÍODO 1957-1975 - A nutrição passou a ser mais importante que simplesmente encher a barriga do soldado. A umidade excessiva no front de batalha e a dificuldade de locomoção fez com que os norte-americanos adotassem cozinhas móveis em trailers (ou MKTs, na sigla em inglês), para tentar preservar o frescor das refeições

Customizada e com grife
 
CONFLITO - Guerra do Golfo

PERÍODO 1990-1991 - Em 1983, surgem as refeições prontas para o consumo (ou MRE, na sigla em inglês). Elas são separadas em pacotes selados hermeticamente e distribuídas individualmente. As opções e combinações começaram a variar a cada semana e marcas famosas são incorporadas, como barras de chocolate Hershey

Planejada com carinho
 
 
CONFLITO - Guerra do Iraque e Afeganistão

PERÍODO 2001-presente - A MRE é aperfeiçoada com 24 tipos de menu, inclusive com opções vegetariana e kosher (para seguidores do judaísmo). Uma área das Forças Armadas dos EUA se encarrega especificamente de desenvolver os cardápios, pensando no sabor, na nutrição e até nos estímulos ao olfato do soldado

FONTE:
 Washington Post, Time e relações públicas do Exército dos EUA (www.army.mil)

Como funciona o palito de fósforo?

aOq06W3_460sa
por Fernando Badô
O palito queima porque sua cabeça é feita de substâncias que fazem a faísca do atrito com a caixinha virar chama. Aí, o fogo consome a madeira do palito por uns 10 segundos. O processo é bem conhecido: a gente risca o palito na caixa e produz uma faísca, que faz as substâncias inflamáveis do palito entrar em combustão. Quem descobriu essas propriedades químicas foi o físico inglês Robert Boyle, em 1669. Mas o palito de fósforo só foi criado em 1826, quando surgiram uns palitões de 8 centímetros apresentados pelo químico inglês John Walker - tirando o nome, ele não tem nada a ver com o escocês que inventou o famoso uísque no século 19. Mas esses fósforos grandões tinham um grande inconveniente: todas as substâncias necessárias para a queima ficavam na cabeça do artefato. Aí, qualquer raspada dos palitos na calça fazia o troço pegar fogo. A solução surgiu em 1855, quando o industrial sueco Johan Edvard Lundstrom inventou os chamados "fósforos de segurança" que a gente usa até hoje. A sacada de Lundstrom foi colocar uma parte das substâncias para a queima no fósforo e outra na caixinha. É por isso que os palitos não se incendeiam quando você os raspa em qualquer lugar!
Cabeça quentePotássio e parafina alimentam a chama
1 - Um fósforo começa a queimar pela cabeça por causa do mix de substâncias que ela tem: a parte vermelha é o clorato de potássio, que libera bastante oxigênio para manter a chama acesa. Revestindo a cabeça, uma camada de parafina serve como combustível para alimentar a chama
2 - A caixinha, por sua vez, tem areia e pó de vidro, para gerar atrito, e fósforo (sim, o fósforo fica na caixa e não no palito!) para produzir calor intenso. Quando a gente risca o palito na caixinha, esse trio de substâncias ajuda a produzir uma pequena faísca3 - Em contato com o palito, a faísca queima o clorato de potássio, que libera uma grande quantidade de oxigênio. Esse oxigênio reage com a parafina que reveste o palito. Essa combinação gera uma chama que consome a madeira do palito por mais ou menos 10 segundos
Faça Você MesmoFogueira de bolsoBom para quando você for deixado numa ilha deserta!
1 - Arrume dois pedaços de madeira - um plano e parecido com uma tábua e outro em forma de graveto - e um pouco de palha seca para pegar fogo
2 - Apóie o graveto na tábua e, com as mãos, comece a friccioná-lo sobre a tábua até gerar uma faísca. A fagulha vai aparecer se a fricção for bem rápida 
3 - A palha vai ser a primeira a se incendiar. Quando ela estiver pegando fogo, leve-a até uma fogueira maior, com bastante palha para gerar uma grande chama.

Agrião - Nome Científico: Nasturtium officinale R. Br. Família: Brassicaceae Nome Popular: Agrião.



Agrião
Nome Científico: Nasturtium officinale R. Br. Família: Brassicaceae Nome Popular: Agrião

Características

Erva com raízes gemares
Folhas alternas, compostas de 3 - 11 folíolos oblongos e glabros Flores branco - amareladas, e dispostas em racinos curtos, terminais ou auxiliares; fruto silica subcilíndrica, nervada de 5cm de comprimento, contendo sementes pardacentas, apteras, rugosas, pequeninas. Contém iodo, cobre, ferro, enxofre, fostato e óleo essencial sulfo-azotado amargo e volátil (essência de mostarda isosulfocyanato de allyla) ( Corrêa, 1926).
<?php echo $alt; ?>
Clique na imagem para ampliar

Comentários

Segundo Morgan (1979), para uso em saladas, quanto mais tenra melhor. Utilizando-se a planta fresca é necessário colhê-la no momento de servir e o ato da colheita deve ser feito preferencialmente antes da floração.
Do Dictionnaire des Sciences Medicales cita: O Agrião tem sido recomendado na tuberculose pulmonar. É excelente nas desordens digestivas caracterizadas por debilidade. Usado também com êxito na dispepsia associada com flatulência e azedume. (Balbach, 198?).
Relata Corrêa (1926), que a medicina tira grande proveito do suco e do óleo sobretudo como tônico e antiescorbútico. Diz ainda que a planta é originária da Europa e que acha-se subespontânea em todo o Brasil.
Alzugary e Alzugary (1983), atribui como propriedades medicinais, ser agrião depurativo, descongestionante digestivo e diurético, que possui grande teor de vitamina "C". Funciona como antídoto aos efeitos tóxicos da nicotina, apressa a cicatrização. Seu suco adoçado com mel dá um excelente xarope para combater a bronquite, tosse e toda a sorte de enfermidade catarrais.
Balbach (198?), confere à planta, grandes poderes curativos nos casos de varíola, sarampo e que provoca transpiração, além de propriedades vermífugas.
Balbach e Boarim (1992), afirmam que o agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos principios amiláceos. O suco é bom para amenorréia, dismenorréia, anorexia, colecistite, colelitíase, debilidade cardíaca, debilidade geral, dematose, hidropisia, litíase renal, vermes, além de previnir a queda do cabelo em fricções diárias.
Fonte: www.geocities.com
Agrião

<?php echo $alt; ?>

Amargo que dá gosto

O agrião é originário do sudeste da Ásia, e vem sendo utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por gregos e romanos, que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes.
O agrião de terra seca é uma hortaliça tipo folha, rica em vitamina C e em sais minerais. O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os talos são ricos em iodo. É uma brássica, assim como a couve, o repolho e o brócoli.
Além deste, existe outro tipo de agrião, chamado agrião d’água. Como esse tipo é raro no mercado brasileiro, não será tratado nesta cartilha.

COMO COMPRAR

Os melhores preços do agrião ocorrem de julho a novembro.
Escolha maços com folhas frescas, de cor verde escura, sem áreas amareladas ou pontos escurecidos. Os talos devem estar firmes e quebradiços. Escolha os maços com cuidado, pois as folhas se rasgam com facilidade e os talos escurecem e apodrecem rapidamente quando danificados. A presença de flores e pequenos frutos verdes não prejudica a qualidade do agrião para consumo.
agrião pode ser encontrado já lavado, higienizado e embalado em filmes ou vasilhas de plástico, acompanhado ou não de outras hortaliças folhosas. Antes de comprar, verifique a data de validade e compre somente o produto refrigerado. Descarte aqueles que apresentarem líquido amarelado no fundo da embalagem ou com as folhas sem brilho ou com bordas escuras.

COMO CONSERVAR

agrião é uma hortaliça de pequena durabilidade, por isso compre somente o necessário para consumo imediato. Em condição ambiente, pode ser mantido por no máximo um dia, se colocado em local fresco, com os talos imersos em uma vasilha com água. Em geladeira, pode ser conservado por até 3 dias, se embalado em saco plástico para alimento ou vasilha tampada. Os talos inteiros, lavados e secos com pano limpo ou papel absorvente, duram por mais tempo que as folhas.

COMO CONSUMIR

agrião pode ser usado cru em saladas, sozinho ou misturado com outras hortaliças como alface, rúcula e chicória e em sucos com diversas frutas. Também pode ser usado para incrementar sanduíches, panquecas, rabadas, rocambole, pães, molhos, sopas e purês. Os talos podem ser usados em sopas, misturados ao arroz, refogado com temperos e ovos batidos, como recheio de suflês e bolinhos.
As folhas temperadas com limão, sal e azeite são um excelente acompanhamento para churrascos de todos os tipos de carne. Experimente!
Antes de consumir as folhas cruas, lave-as com bastante cuidado em água corrente, removendo os talos grossos e as folhas amareladas ou escuras. Coloque as folhas verdes e talos finos em solução de água sanitária por 30 minutos (1 colher de água sanitária para 1 litro de água filtrada) ou use produtos próprios para higienização de saladas, disponíveis nos supermercados. Enxague as folhas com água filtrada, em seguida.
Fonte: www.cnph.embrapa.br
Agrião

Nastuitium officinale R.

Para quem não tem água corrente disponível, o mais indicado é plantar o agrião de terra enxuta. A germinação é de 6 dias, podendo ser plantado durante todo o ano.
Semear distanciado 10 cm nos dois sentidos em canteiro bem adubado com matéria orgânica.
O gosto do agrião de terra seca é tal qual o agrião de água.
<?php echo $alt; ?>
Clique na imagem para ampliar
A partir de 90 dias já se pode colher o agrião de terra seca, diferenciando apenas no tamanho das folhas, que são menores.
Fonte: www.agrov.com
Agrião
Agrião é uma verdura de folhas pequenas, verde-escuras, e de sabor levemente picante. Cresce espontaneamente em solos úmidos, perto de córregos. Na culinária, o agrião é usado principalmente em saladas, mas também pode ser empregado em pratos quentes, como sopas e purês.
agrião é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a vista e para a pele. Também possui um altíssimo potencial de sais minerais, como iodo, enxofre, cálcio, fósforo e, principalmente, ferro. Como o agrião tem poucas calorias e, praticamente, nenhuma gordura, é um excelente alimento para as pessoas em regime de emagrecimento. Além disso, tem propriedades tônicas e estimulantes, que o tomam um alimento ótimo para abrir o apetite - por isso se recomenda servi-lo como primeiro prato, em forma de salada, principalmente em dias quentes, pois também tem poder refrescante.
Quando é de boa qualidade, o agrião deve ter folhas verdes bem escuras, brilhantes, firmes e tenras, sem manchas nem marcas de insetos. As folhas amareladas e murchas indicam que o agrião já está velho, não sendo, portanto, recomendado o seu consumo.
Antes de guardar, limpe bem em água corrente. Elimine as folhas amareladas e guarde na gaveta da geladeira.
Fonte: www.horti.com.br
Agrião

Considerações gerais

É uma planta pertencente à família das Crucíferas, e é conhecida cientificamente por Lepidium sativum, L.
Ë excelente verdura, sendo consumida geralmente na forma de salada, mas pode ser ainda utilizada como mistura de sopas diversas ou então cozida para posteriormente ser consumida.

Variedades

As mais conhecidas são as folha larga e folha d´agua. Existe ainda o “agrião de terra sêca” ou conhecido como “mastruço”, mais picante.
<?php echo $alt; ?>

Plantio

Por ser uma planta aquática, que exige água corrente. Nem todos poderão cultivá-la.
Para a sua cultura, cava-se um buraco plano de uns 25 cm. de profundidade; coloca-se no fundo a primeira camada de 10cm. do solo que foi cavado e amontoado ao lado. Esta porção de terra deverá ser misturada com esterco de curral bem curtido na proporção de 10 kg/m2 de canteiro.
No geral, a multiplicação é feita por meio de estacas, isto é, por meio de pedaços de hastes fortes, plantadas de 15 a 20 cm uma da outra. Deixa-se depois entrar água, que não mais é retirada; com o crescimento das plantas, procura-se ir aumentando a altura da água.
O primeiro corte é feito 40 dias depois da plantação e os seguintes, espaçados de 25 dias. Uma boa agrieira suporta até 4 cortes. Os melhores cortes são os de época fria. No verão, há tendência para florescimento, diminuindo o tamanho das folhas.
Pode-se também fazer a multiplicação do agrião por meio de sementes. A sementeira é feita pelos métodos comuns, tendo-se o cuidado de pulverizar bem a terra do canteiro, porque as sementes são muito miúdas. Com 8cm. de altura leva-se as mudas para as agrieiras.
Já o “agrião de terra seca” ou “mastruço” é consumido como salada, servindo ainda para enfeitar certos pratos. É bastante picante ao paladar.
Prefere os meses mais frescos do ano, e a semeação é realizada no local definitivo, a lanço, em linhas espaçadas de 10 cm. As colheitas são feitas tal como no caso do agrião de água, suportando alguns cortes.

Clima e Solo

As temperaturas ideais variam entre 16 e 20ºC, mas produz em regiões mais quentes, no entanto, o índice de produtividade é menor.
Os terrenos argilosos, com muita matéria orgânica e baixa acidez são ideais.
Fonte: www.criareplantar.com.br
Agrião
<?php echo $alt; ?>
O agrião é um componente de saladas de qualidades excepcionais para a saúde.
Estimula a formação de hemácias.
Tanto as saladas de agrião, quanto outras, dever ser incrementadas com sementes como gergelim, avelãs, amêndoas, nozes, etc. E porque não (?) uma fatia de abacate.
Hoje, já existem algumas redes de lojas Fast Food que oferecem saladas especiais acompanhadas com molhos de baixas calorias.
Se as cadeias de Fasta Food fornecerem produtos comprovadamente de baixas calorias, e livres de gorduras trans, no mínimo eles não perderão os seus clientes. Aproveite as suas saladas!
Incremente-as com sementes mediterrânicas e azeite de oliva extra-virgem.
Fonte: www.dontmakediet.com
Agrião
Berro para os espanhóis; crescione di fontana, para os italianos e cresson de fontaine para os franceses. Com esses sugestivos nome, o popularíssimo agrião é conhecido na Europa, terra onde nasceu. Mas apesar de sua origem estrangeira podemos considerar essa gostosa e picante erva inteiramente adaptada ao Brasil. Em qualquer região do nosso país, basta haver a umidade de um córrego para ele nascer e crescer.
Tão fácil de ser encontrado, o agrião é indispensável numa bonita e saudável salada verde, e vai muito bem em vários outros pratos surpreendentes.
Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B(responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C. Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.
<?php echo $alt; ?>
agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina.
Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.
O suco de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo. E mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.
Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.
Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. Nessas condições pode ser conservado em geladeira por3 a 4 dias. Os períodos de safra do agrião vão de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.
Fonte: www.lyndha.com
Agrião
<?php echo $alt; ?>
Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B(responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C.
Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.
agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.

Comprando

Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. Nessas condições pode ser conservado em geladeira por3 a 4 dias.
Os períodos de safra do agrião vão de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.

Consumindo

agrião pode ser usado cru em saladas, sozinho ou misturado com outras hortaliças como alface, rúcula e chicória e em sucos com diversas frutas. Também pode ser usado para incrementar sanduíches, panquecas, rabadas, rocambole, pães, molhos, sopas e purês. Os talos podem ser usados em sopas, misturados ao arroz, refogado com temperos e ovos batidos, como recheio de suflês e bolinhos.
As folhas temperadas com limão, sal e azeite são um excelente acompanhamento para churrascos de todos os tipos de carne. Experimente!
Antes de consumir as folhas cruas, lave-as com bastante cuidado em água corrente, removendo os talos grossos e as folhas amareladas ou escuras. Coloque as folhas verdes e talos finos em solução de água sanitária por 30 minutos (1 colher de água sanitária para 1 litro de água filtrada) ou use produtos próprios para higienização de saladas, disponíveis nos supermercados. Enxague as folhas com água filtrada, em seguida. ( Embrapa )

Conservação

O agrião é uma hortaliça de pequena durabilidade, por isso compre somente o necessário para consumo imediato. Em condição ambiente, pode ser mantido por no máximo um dia, se colocado em local fresco, com os talos imersos em uma vasilha com água. Em geladeira, pode ser conservado por até 3 dias, se embalado em saco plástico para alimento ou vasilha tampada. Os talos inteiros, lavados e secos com pano limpo ou papel absorvente, duram por mais tempo que as folhas. (Correio Brasiliense) O suco deagrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo. E mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.
Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.
Fonte: www.sitiosaocarlos.com.br
Agrião
agrião é originário do sudeste da Ásia, e vem sendo utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por gregos e romanos, que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes.

Nome Científico

Nasturtium officinale R. Br.

Família

Brassicaceae

Nome Popular

Agrião

Características

Erva com raízes gemares
Folhas alternas, compostas de 3 - 11 folíolos oblongos e glabros
<?php echo $alt; ?>
Clique na imagem para ampliar
Flores branco - amareladas, e dispostas em racinos curtos, terminais ou auxiliares; fruto silica subcilíndrica, nervada de 5cm de comprimento, contendo sementes pardacentas, apteras, rugosas, pequeninas.
Contém iodo, cobre, ferro, enxofre, fostato e óleo essencial sulfo-azotado amargo e volátil (essência de mostarda isosulfocyanato de allyla) ( Corrêa, 1926).

Utilizações Medicinais do Agrião

O xarope de agrião com mel é muito usado na medicina popular e na indústria farmacêutica para curar a tosse.
O sumo de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo.
agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.
Fonte: forum.g-sat.net
Agrião

Nome Popular

Agrião

Nome Científico

Nasturtium officinalis

Família

Cruciferae

Sinonímia

Popular Jambu
Agrião da água
Berro
Agrião aquático
Agrião do rio

Parte usada

O vegetal inteiro

Propriedades Terapêuticas

Depurativo
Antiescorbútico
Diurético
Anti-diabético
Anti-raquitismo
Expectorante
Ungüento
Cicatrizante

Princípios Ativos

Iodo, potássio, fósforo, óleo, sais minerais, vitaminas, óleo essencial; glicosídeos, gliconastursídeo. Fermento (mirosina). Sais minerais, vitaminas, proteínas, carotenos, clorofila.

Indicações Terapêuticas

Tuberculose, afecções pulmonares, tosse, bronquite

Origem

Europa, tendo se aclimatado bem no Brasil.

Modo de conservar

Utilizar sempre o vegetal fresco, com folhas verde-escuras.
Fonte: biovida.site50.net
Agrião
Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B(responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C.
Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.
agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.
O suco de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo. E mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.
Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.
Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. Nessas condições pode ser conservado em geladeira por3 a 4 dias.
Os períodos de safra do agrião vão de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.
Fornece 22 calorias em cada 100 gramas.
Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br
Agrião
<?php echo $alt; ?>
Valores Nutricionais
Porção: 100 g
Kcal: 28.0
HC: 3.3
PTN: 2.8
LIP: 0.4 
Colesterol: 0
Fibras: 1.1
Quem está com o agrião está com tudo, pois “o agrião é em essência a própria vida”. Quem já teve tuberculose pulmonar curada ou é diabético sabe do valor e da verdade desta frase.
Afinal, com 280mg% de enxofre, 200mg% de potássio, 168mg% de cálcio, 41mg% de fósforo, 35mg% de magnésio, 25mg% de cloro, 20mg% de sódio, 2,6mg% de ferro, vitamina A, B1, B2, C, o agrião entra na alimentação como campeão de virtudes nutrológicas e medicinais, devendo ser consumido principalmente pelas crianças, mulheres grávidas e velhos.

Pronto para tudo e funcionando como um encouraçado de saúde no nosso organismo, o agrião age como diurético, afrodisíaco, mineralizante, fortificante, depurativo, adstringente.
Um dos erros que muitos cometem é o de comer só as folhas e desprezar os talos, que possuem os mais importantes nutrientes desta hortaliça, como iodo, elemento mineral indispensável no metabolismo da tireóide.

É um vegetal rico em antioxidantes, bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra certos tipos de câncer, sendo rico em vitamina C e A e valiosa quantidade de cálcio, ferro e potássio, mas quase não contendo calorias.
O agrião cresce `a beira de riachos, e a melhor época de colheita é o início da primavera. Deve ser bem lavado para remover quaisquer microorganismos patogênicos.
Fonte: www.rgnutri.com.br
Agrião

Família

Crucíferas
Constituintes químicos: Nasturtósida (gliconasturtina), glicósida que sob a ação da mirosina, em presença da água, fornece glicose e feniletilsenevol (isotiocianato de feniletila). Iodo, ferro, vitaminas, etc.

Indicações

Antiescorbútico, estimulante. Indicado no raquitismo, linfatismo, nas bronquites crônicas, como modificador das secreções. O suco tem sido indicado em injeções hipodérmicas como antídoto da nicotina. Empregado nas dermatoses (seg. L. Binet, o extrato injetado em ratos retardaria o crescimento do câncer experimental). Ação hipoglicemiante (Constantin).

Formas de uso

Infusão, decocto, suco, extrato fluido, tintura, vinho, elixir, xarope, etc.

Fonte

Notas de Fitoterapia. Farmacêutico Raul Coimbra. 1ª edição. Rio de Janeiro. 1941
<?php echo $alt; ?>
Fonte: www.plantaservas.hpg.ig.com.br
Agrião
agrião é um dos vegetais que também está na lista entre os mais nutritivos, além de possuir baixo valor calórico.
Uma xícara de agrião contém apenas 5 calorias.
agrião oferece um sabor interessante por ser ligeiramente amarga. Cresce em leitos e córregos durante o final do inverno e início da primavera.
A verdura é bastante utilizada em saladas e também como guarnições ou em sopas.
Normalmente o agrião é vendido fresco, em maços. Na hora de comprar, procure os de folhas firmes e de um tom verde intenso, evitando folhas amareladas ou murchas.
Fonte: culinaria.terra.com.br
Agrião
O agrião é uma verdura de folhas pequenas, verde-escuras, com sabor levemente picante.
O agrião é uma das principais fontes de vitamina A, boa para a pele e visão. Possui vitaminas do complexo B, e grande quantidade de vitamina C. É rico em sais minerais, os quais ajudam na formação de ossos e dentes, e previnem a fadiga mental.
Originário da Europa e da Ásia, o agrião já era usado por suas propriedades medicinais, desde a antiguidade, especificamente para combater o escorbuto, além disso, Hipócrates o utilizava como expectorante. Seu cultivo comercial começou a partir do século XIX.
O plantio do agrião é apropriado em solos úmidos, e o período de safra vai de Janeiro a Fevereiro, e de Agosto a Setembro.
O suco de agrião misturado com mel é eficiente contra a bronquite.
O agrião tem propriedades tônicas e estimulantes que ajudam a abrir o apetite, além de ser muito refrescante, por isso é uma ótima opção para servir como salada em dias quentes.
Fonte: www.sensibilidadeesabor.com.br
Agrião
agrião (Nasturtium officinale) é originário da Europa e cresce melhor em lugares frios, próximos a correntes de água. Suas folhas arredondadas, de cor verde escura ou levemente arroxeada, são muito apreciadas em saladas. É comercializado em molhos, incluindo folhas e hastes.

Informações Nutricionais

Excelente fonte de ferro e niacina (vitamina anti-pelagra, fator P).
100g contêm, em média:
MacrocomponentesGlicídios (g)3
Proteínas (g)1
Lipídios (g)0
Fibras alimentares (g)1
VitaminasVitamina A1 (mg)187
Vitamina B1 (mg)79
Vitamina B2 (mg)154
Vitamina B3 (mg)1
Vitamina C (mg)43
MineraisSódio (mg)33
Potássio (mg)180
Cálcio (mg)168
Fósforo (mg)41
Ferro (mg)2
Conteúdo energético (kcal)22

Como Comprar

Procure o maço que tiver folhas verdes, brilhantes, firmes, limpas e sem picadas de insetos.

Como Conservar

Conserva-se em geladeira, embrulhado em saco plástico transparente, por cinco a sete dias.

Como Consumir

Deve ser consumido cru, em saladas. Pode ser usado como condimento, picado miudinho sobre pratos de batata ou massas. Pode também ser consumido cozido e em sopas, mas perde parte de suas propriedades e de seu sabor.
Fonte: www.ceasacampinas.com.br