Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 21 de abril de 2015

Diversas atividades para imprimir e trabalhar o Tangram.

EDUCAÇÃO S/A

Meios de Transporte


http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/05/meios-de-transporte.html

Dependência Química -- Dependência química, o que fazer?

Norma Emiliano 

É comum a preocupação dos pais com a influência do álcool e das drogas sobre o desenvolvimento dos seus filhos. O uso das drogas é uma realidade dura e difícil de ser confrontada. Mas elas estão cada dia mais acessíveis e disponíveis às crianças e adolescentes. Contudo, a disponibilidade não é a maior questão, mas sim o desejo.

Por que os jovens usam drogas? Grande parte da atração vem naturalmente das questões relativas à identidade pessoal, ao social e à amizade. Há a vontade de pertencer ao grupo, de ser aceito, de fazer programas sociais. A aceitação num grupo dá a sensação inicial de intimidade. Por outro lado, sob o efeito das drogas eles se sentem mais espontâneos. Apesar de ser uma forma real de intimidade, os seus meios são artificiais. Entretanto, essa idéia é difícil de ser compreendida pela maioria deles. Além disso, eles ficam menos autoconscientes favorecendo que algumas dificuldades pessoais, familiares e desafios do crescimento sejam encobertos. Muitos deles afirmam que a droga os ajuda a lidar com a raiva, o tédio, a ansiedade e as pressões. O inicio da puberdade e de suas correspondentes mudanças físicas e cognitivas provocam grande instabilidade. Além disso, soma-se a esses fatores a necessidade de distanciarem-se dos pais. Na busca da autonomia pessoal, confrontam-se com os valores paternos.

Em meio a esse contexto, nem todo jovem que faz uso de drogas e álcool se torna dependente, mas esse uso acaba aumentando os riscos pessoais, como por exemplo, os acidentes automobilísticos. De acordo com alguns estudiosos do assunto, o uso moderado não é bom, mas não é necessariamente um sinal de crise psicológica profunda. Contudo, há pesquisas que mostram que o uso menos casual de drogas e álcool pode estar disfarçando graves problemas.

Quais são os indícios do uso de drogas? Alguns comportamentos são sintomáticos: os olhos avermelhados, dificuldade de lembrar fatos recentes, sonolência, mudanças de atitudes, como irritabilidade, fadiga, deteriorização dos relacionamentos com amigos e familiares.

O papel exercido pelo ambiente e meio familiar é muito significativo, principalmente para os jovens. Assim sendo, é importante começar a refletir sobre os exemplos paternos. È importante uma definição deles próprios em relação ao álcool e drogas de forma coerente. De outra forma, são também medidas preventivas: uma família com laços afetivos profundos; conversar abertamente e sem preconceitos; dar informações sobre os perigos; saber ouvir; reconhecer a realidade do mundo adolescente; conhecer os amigos; estabelecer regras precisas, como por exemplo, horários de retorno, não usar carro quando beber, informar aonde vai, etc. e manter os corretivos, caso as regras sejam quebradas.

Apesar de muitos fatores contribuírem para o desenvolvimento da dependência química, a organização familiar mantém uma posição de relevância em seu desenvolvimento e prognóstico. Neste sentido, quando a situação sai do controle da família, faz-se necessário ajuda profissional. 


Norma Emiliano é Terapeuta de Família e Assistente Social, e mantém a homepage Pensando em Família

Seu filho pode estar sofrendo Bullying.


Bullying - Aos Pais e Educadores 

Dra. Joana Silva - Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Data: Abril, 2010

Bullying é a forma mais frequente de violência escolar. Na idade escolar geram-se conflitos típicos na relação entre as crianças que fazem parte do normal desenvolvimento destas, e que são, assim, muitas vezes ignorados e tomados como "naturais" por educadores e pais. Mas qual o limite entre a agressão escolar dita "normal" e o bullying?

A agressão é considerada bullying se:

- Existir uma intenção maldosa
- Existir um comportamento repetido
- Existir um desequilíbrio de forças entre o agressor único ou grupo e a vítima. Esta assimetria de poder pode ser física ou psicológica.
A maioria dos episódios de bullying ocorre em contexto escolar (recreios, casas de banho, refeitórios e salas de aula) ou no percurso entre a casa e a escola. Habitualmente surgem quando não existem adultos por perto. Assim, é fundamental que os pais e educadores estejam sensibilizados relativamente a esta problemática.

Principais tipos de bullying

- Físico: bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, ou outro tipo de violência física
- Verbal: insultar, difamar, ou depreciar alguma característica particular do outro ("gordo"; "caixa de óculos"; "trinca-espinhas").
- Sexual: abusar, assediar, insinuar ou violar sexualmente.
- Psicológico: excluir, atormentar, ameaçar, manipular, amedrontar, chantagear, ridicularizar, ignorar.
- Material: roubar, destruir pertences materiais e pessoais.
- Racista: toda a ofensa que tem como finalidade humilhar o outro com base na cor da pele, ou diferenças culturais e religiosas.
- Cyberbullying: utilização das tecnologias de informação e comunicação (internet, telemóveis, etc. …) como meio de difamação. Os conteúdos caracterizam-se por divulgação de imagens embaraçosas, mensagens ameaçadoras e a publicação de comentários caluniosos.

Como poderá saber se o seu filho é vítima de Bullying?

As crianças vítimas de Bullying têm tendência a permanecer em silêncio. Esteja atento aos sinais emitidos por elas:

- A criança volta para casa com a roupa rasgada, danificada ou faltam-lhe peças de roupa, livros ou outros pertences.
- A criança apresenta hematomas inexplicados, cortes ou arranhões.
- A criança parece manifestar medo de ir à escola, ir e voltar da escola sozinha, ou medo de participar em actividades organizadas com os colegas.
- Baixo rendimento escolar.
- Absentismo escolar.
- Tendência a isolar-se.
- Falta de apetite.
- Agressividade.
- Ter medo de falar sobre o que se está a passar na escola.
- Ter pesadelos.
- Sintomas somáticos: vómitos, diarreias, cólicas abdominais, dores de cabeça, insónia.
- Tentativas de suicídio.

Bullying – qual a sua importância?

O Bullying pode afectar seriamente a saúde mental, o rendimento escolar e a saúde física das crianças.
As vítimas têm uma maior probabilidade de sofrer de baixa auto-estima; têm taxas mais elevadas de depressão, solidão, ansiedade e pensamentos suicidas. Estudos revelam que as vítimas de bullying estão mais susceptíveis a diversos problemas de saúde, incluindo dores de cabeça, problemas de sono, e doenças gastrointestinais. As crianças vítimas de Bullying adquirem com frequência comportamentos anti-sociais e violentos. Deste modo, estas crianças têm uma probabilidade acrescida de:

- Envolver-se em conflitos com frequência.
- Envolver-se em actos de roubo e vandalismo.
- Ingerir bebidas alcoólicas.
- Consumir tabaco e outras drogas.
-Adquirir ilegalmente armas para auto defesa.

Como actuar se o seu filho estiver a ser vítima de Bullying?

1. Em primeiro lugar, concentre-se no seu filho:
- Não tome atitudes precipitadas. Tente controlar o seu instinto de pai/mãe protector.
- Não culpe a criança. Não parta do princípio de que o seu filho fez algo para provocar o bullying.
- Manifeste – se satisfeito com o facto de o seu filho ter tido a coragem de lhe contar o sucedido. Garanta-lhe que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o ajudar.
- Ouça com atenção o que o seu filho lhe conta sobre o(s) episódio(s) de Bullying. Peça-lhe para descrever como, o quê, quando, onde e com quem estes ocorreram.
- Explique-lhe que o Bullying é moralmente errado, e portanto inaceitável.
- Procure perceber se alguém testemunhou o(s) episódio(s) de Bullying.
- Não incentive a retaliação física como uma solução. Este tipo de atitude só irá agravar a situação.

2. Contacte o professor do seu filho ou o responsável pela escola.
- Os pais mostram-se muitas vezes relutantes em denunciar os episódios de Bullying aos funcionários da escola, mas há que ter consciência de que estas situações muitas vezes só se resolvem mediante a intervenção de adultos.
- Procure fornecer informações concretas relativamente ao(s) episódio(s) de violência vivenciados pelo seu filho, incluindo quem, o quê, quando, onde e como ocorreram.
- Manifeste vontade de trabalhar com a equipa da escola, com o objectivo de encontrar uma solução erradicar o Bullying, não só por causa do seu filho, mas também para proteger os outros estudantes.
- Evite contactar os pais do(s) aluno (s) que maltrataram o seu filho. Embora este seja geralmente o primeiro impulso de um pai, na maioria das vezes apenas irá agravar o problema.
- Delegue nos funcionários da escola o dever de contactar os pais da criança ou crianças que se envolveram no episódio de bullying.
- Converse regularmente com o seu filho e com o pessoal da escola para verificar se os episódios de bullying foram interrompidos. Se este fenómeno persistir, contacte novamente as autoridades escolares.

3. Ajude seu filho a tornar-se mais resiliente:
- Promova o desenvolvimento de talentos e atributos positivos do seu filho, incentivando-o a participar em diversas actividades, como a música e o desporto. Estas atitudes vão ajudá-lo a fortalecer a sua auto – estima.
- Incentive o seu filho a contactar de forma pacífica com os seus colegas, fazendo amigos e colaborando em trabalhos de grupo.
- Encoraje o seu filho a conhecer novos amigos fora do ambiente escolar. Um novo ambiente pode significar um "recomeço" para uma criança que tenha sido vítima de violência em contexto escolar.
- Ensine estratégias de auto – protecção para crianças. Explique-lhe que deverá procurar a ajuda de um adulto quando se sentir ameaçado. Realce o facto de que denunciar um episódio de bullying não é o mesmo que "ser queixinhas".
- Assegure ao seu filho um ambiente familiar seguro e harmonioso, onde ele se possa desenvolver de uma forma saudável, física e emocionalmente.
- Procure manter uma relação de confiança com o seu filho, de forma a facilitar comunicação com ele.

Não se esqueça!
O bullying é um problema de ordem pública, e como tal diz respeito aos pais, educadores e a toda a comunidade em geral.
Se tomar conhecimento de algum episódio deste gênero, denuncie!

http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/05/seu-filho-pode-estar-sofrendo-bullying.html

A importância da música no processo de aprendizagem


A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática. 

Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar. 

A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. 

Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Diversas atividades sobre NH para aplicar em sala de aula.

Atividades sobre NH para Imprimir
EDUCAÇÃO S/A

Vaga-lume



http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/05/vagalume.html

Problemas de Aprendizagem: por que existem pessoas que tem problemas para aprender?

É muito comum encontrar escolas e pais que não sabem o quê fazer com aquele aluno ou filho que tem uma certa dificuldade para aprender os conceitos das aulas. Grande parte das instituições de ensino, sobretudo as escolas da rede publica ,não contam com serviços de psicologos ou psicopedagogos para auxiliar esses individuos


Em um primeiro momento, podemos analisar superficialmente o problema de aprendizagem como uma dificuldade em absorver informação. Os motivos são multifatoriais. Pode ser desde um problema de visão simples de se corrigir com o uso de óculos ,como pode ser mais complicado como a Dislexia necessitando tratamento psicologico, psicopedagógico e dependendo do caso medicamentoso.

Ao se fazer referência às dificuldades de aprendizagem não se pode perder de vista a presença de distorções inerentes ao próprio sistema educacional e às influências ambientais que funcionam como contexto para as manifestações comportamentais e as peculiaridades do indivíduo que pode apresentar, no sistema escolar, o sintoma de não aprender (Linhares, 1998; Marturano, Linhares & Parreira, 1993).

As escolas ou qualquer outra instituição de ensino tendem a estigmatizar o aluno que esta tendo baixo rendimento, supondo que é um problema do proprio aluno. Hoje com os avanços da Psicologia da Educação, sabemos que o Ambiente tem muita importancia. Grande parte das escolas tendem a ignorar o problema, colocando no aluno toda a culpa por seu baixo desempenho, encaminhando o para psicologos que acabam não achando nada errado. Quando se faz uma caracterização do Ambiente, entendemos claramente os motivos dos problemas de aprendizagem que a instituição atribuiu unicamente ao aluno.

Ao constatar individuos com problemas de aprendizagem, é importante verificar qual é o ambiente que esse individuo esta inserido. Ele tem todos os materiais apropriados para aprender ? Essa pessoa possui algum problema emocional ou organico que a impedem de fixar atenção nas disciplinas ? Sera que esse ambiente é favoravel ao aprendizado?

Enfim, existem inumeras questões antes de colocarmos a culpa no aluno. Analisando grande parte dos casos que chegam aos consultorios dos psicologos, entendemos que grande parte do problema esta no ambiente e não no individuo. Existem formas de ensino que são mais eficientes para transmitir conhecimento. Uma dessas propostas é a Abordagem Comportamental.

Se você esta tendo dificuldades em entender os conceitos da sua escola, faculdade ou trabalho, pare uns minutos por dia. Comece a pensar em como é o seu ambiente de trabalho, como é o seu ambiente na faculdade ou na escola. É um ambiente acolhedor ? Aconchegante ? Iluminado ? Os professores parecem animados ao ensinar? Como esta a sua vida ? Esta muito ansioso ? Um periodo de mudanças ou mesmo de Stress com algo?

Caro leitor, o problema de aprendizagem não é uma sentença, muito pelo contrario, definindo as causas reforçadoras para o não aprender, podemos planejar estrategias de intervenção eficientes para a mudança comportamental do não aprender.Claro que dependendo do caso é sempre recomendado procurar um Psicologo qualificado para discutir as questões que o perturbam e restalebecer seu foco.

Alguns problemas são especialmente dificeis de se resolver sozinho, nesses casos é muito importante que um psicologo seja consultado. As vezes o problema é mais facil de se resolver do que se pensa.

O importante é que você o resolva e alcance todos os seus objetivos.

Por : Marcelo C. Souza

Bullying - o terrorismo psicológico

Uma das maiores preocupações da Psicologia e dos educadores sem duvida é o Bullying. A palavra não tem uma tradução exata e no português é traduzida mais ou menos como “assedio moral”.

O bullying já é uma patologia social. É definido como a imposição de sofrimento intencional em relações de desigualdade. Para exemplificar, podemos falar de um aluno dito “popular” de uma escola que faz de tudo para humilhar e expor um defeito (às vezes nem tão aparente) do colega que só tira notas altas ou então o rapaz musculoso que inferniza a vida de um colega mais fraco fisicamente ou um “tímido” que é exposto de forma que cause maior constrangimento possível. No Brasil a forma mais típica de Bullying são os apelidos humilhantes exaltando defeitos físicos e as agressões físicas.

O Bullying infelizmente é presente no mundo todo e em alguns países, as vitimas cometem atos extremos com mais freqüência como homicídios e suicídio como vimos nos recentes ataques em escolas dos Estados Unidos, onde vitimas de Bullying invadiram a própria escola com armas pesadas e assassinaram muitos colegas e logo após cometeram suicídio. Nas cartas deixadas pelos suicidas, vemos referencias as constantes humilhações que passaram e que tomados pela depressão e transtornos de ansiedade não viram outra forma de acabar com o sofrimento que não fosse com o suicídio, mas não antes de levar todos os agressores consigo. Uma explosão de raiva e ódio sem limites como reação ao que sofreram.

No Brasil, é mais raro acontecer assassinatos como resultado de anos de humilhações e agressores físicas que as vitimas sofrem. Porem, a taxa de suicídios é alta, mas infelizmente é velada. Medicamente o Bullying não é reconhecido como causadora de suicídios (que são atribuídos a depressão, que por sua vez foi resultado direto da vitimização).

Cyber Bullying :

Infelizmente, estão sendo criadas novas formas de humilhação. Alem do bullying tradicional que envolve humilhações e agressão física, hoje em dia temos o Cyber Bullying, que é a pratica de humilhação e exposição publica caluniosa e difamatória através da Internet. Essa é uma forma mais agressiva do Bullying tradicional, já que calunias e difamações por internet têm um alcance muito maior e conta com o anonimato do agressor. Ele não precisa mais ser uma pessoa forte ou popular, pode ser feita por qualquer um, inclusive vitimas em busca de vingança. Um exemplo claro são os perfis falsos em redes de relacionamentos.

Segundo a delegacia de crimes virtuais, essa é a pratica mais comum de Cyber Bullying. Cria-se um perfil falso da vitima com informações reais como telefone, endereço e fotos e se relaciona a comunidades que podem ser aversivas e difamatórias. Como uma mulher ter seu perfil com descrição de garotas de programa ou um menino ter seu perfil associado a comunidades ligadas a pedofilia ou mesmo fazendo montagens com fotos. Geralmente com fundo pornográfico.

Cabe ressaltar que não se tem uma legislação especifica sobre crimes virtuais, mas já existe jurisprudência no cyber espaço e em breve deve ser regulamentada leis especificas.

O Bullying marca vidas :

As marcas que ficam nas vítimas de bullying são muito fortes e infelizmente, na maioria das vezes mudam permanentemente a vida das vitimas. As marcas mais comuns são: Depressão, baixa auto-estima, muita dificuldade em relacionamentos sociais e muitas vezes transtornos de ansiedade se instalam.

O importante é ressaltar que o atendimento psicológico oferece resultados promissores em relação a todas essas marcas, principalmente as terapias de abordagem comportamental.

Claro que não se pode mudar o passado, mas com o atendimento psicológico podemos fazer um “controle de danos” e com isso saber lidar com os problemas decorrentes antes que esses se agravem.

Com os anos de atendimento clinico, percebo que as vitimas de Bullying paralisam e não conseguem ver que precisam de ajuda. Tenho percebido que o discurso é sempre depressivo e muitos acham que não tem possibilidade de mudar. Julgam que não tem nada a fazer alem de se acostumar e esperar o tempo passar para ver se melhora. Muitas vezes se sentem até responsáveis por serem vitimas. Infelizmente as coisas não funcionam assim e o tempo não ajuda a melhorar.

Mudar de escola resolve ??

Existe uma crença de que mudar de escola ou mudar de cidade vai fazer que a pessoa deixe de ser vitima. Infelizmente também não funciona, pois o padrão comportamental da pessoa em questão vai fazer com que seja atacada em qualquer lugar. Vai virar alvo na casa nova, na escola nova ou em qualquer lugar que esteja. O problema é o padrão comportamental que predispõe uma pessoa a ser vitima e esse padrão é justamente o que precisa mudar. Nesse ponto o atendimento psicológico de orientação Comportamental é fundamental, pois vai desenvolver novos repertórios comportamentais incompatíveis com o perfil das vitimas de Bullying (geralmente pessoas tímidas, caladas e com baixa auto-estima).

A vitima precisa de orientação. Isso inclui ir a delegacias especializadas em crimes virtuais ou então procurar atendimento jurídico, psicológico e medico sempre que precisar.

O Bullying deve ser sempre combatido e jamais tolerado em escolas ou qualquer outro lugar. Já se tem informações que esta dentro das empresas e academias. Cabe lembrar que não é só aquele que pratica o Bullying que é o agressor. Na verdade, os espectadores que não fazem nada e ainda dão risada da vitima que esta sendo humilhada é tão agressor quanto o Bullyer (como é chamado o agressor principal), são chamados de agressores passivos e são esses agressores que reforçam o comportamento do agressor que por sua vez aumenta muito a freqüência dos comportamentos agressivos pois obtém reforço social.

É um problema muito serio que marca vidas, talvez se as pessoas entendessem que Bullying não é bobagem e que não é uma brincadeira de mau gosto como muito se prega e sim uma agressão psicológica e muitas vezes física também que deixa marcas para toda uma vida.

Então, você quer ser uma vitima para sempre ou quer mudar sua vida?

Procure seus pais, o diretor da escola, um psicólogo qualificado e competente e conte o problema. Não se silencie, não deixe que a situação se agrave.

Por : Marcelo C. Souza

Bolo de Caneca em 3 min



Esse eu fiz e foi aprovado pela criançada... só uma observação, estou postando a receita original, mas eu diminuo o açucar para 1 colher , o achocolatado para 2 e o óleo para 1.

Ingredientes:

- 04 colheres de sopa de farinha de trigo

- 04 colheres de sopa de açúcar
- 04 colheres de sopa de achocolatado em pó
- 01 ovo
- 02 colheres de sopa de leite
- 02 colheres de sopa de óleo

Opcional: coco ralado, ou castanhas moídas, ou
uma pitada de café solúvel, ou gotas de
chocolate...
Calda: 


- 01 colher de sopa de açúcar
- 01 colher de sopa de achocolatado em pó
- 01 colher de sopa de leite
- 01 colher de sobremesa rasa de manteiga

Modo de Preparo
Em uma caneca (que possa ir ao microondas) misturar bem a farinha, o açúcar e o chocolate
em pó. Acrescentar o ovo e misturar bem com um garfo. Por último misturar o leite e o
óleo. Leve ao microondas na potência máxima por 03 minutos.
Para a calda misture todos ingredientes e leve ao microondas por 30 segundos na potência
máxima depois é só derramar sobre o bolo na caneca e polvilhar com chocolate granulado.

http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/06/bolo-de-caneca-em-3-min.html

A história do chocolate / 5º ano


A história do chocolate
5º ano
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2015/03/a-historia-do-chocolate-5-ano.html

Atividade em inglês. Atividade com música em inglês.





Por quê alguns homens odeiam os homossexuais?

.
Homofobia — ódio dos homossexuais

Apesar de toda a liberação dos costumes, os gays ainda são hostilizados por boa parte da sociedade. Por que persiste ainda tanto preconceito contra a homossexualidade? Para alguns isso estaria ligado à noção de que a homossexualidade está em ascensão e que, se não for refreada, poderá ameaçar a unidade familiar e a estrutura da sociedade como um todo.

Outro motivo seria a convicção de que a maioria dos homossexuais não se controla sexualmente. Um temor mais sutil é que a aceitação cada vez maior da homossexualidade faça com que o papel do homem seja menos claramente definido, o que tornaria mais fácil aos garotos o caminho para se tornarem gays.

Entretanto, é provável que a razão mais significativa da hostilidade dos homens heterossexuais seja o temor secreto dos próprios desejos homossexuais. Muitos heterossexuais reagem como se temessem ser contaminados em contato com gays. Isso despertaria enorme angústia em muitos homens, pois desencadeia neles uma tomada de consciência de suas próprias características consideradas não “masculinas”, como a passividade e a sensibilidade, que eles consideram um sinal de fraqueza.

Muitas vezes o heterossexual sente que tem de proteger sua masculinidade de uma contaminação imaginária, reagindo de forma agressiva ou até atacando o homossexual. Um homem seguro de sua orientação heterossexual, sem necessidade, portanto, de perseguir o ideal masculino, integra os vários aspectos de sua personalidade, não sentindo a exigência desse tipo de reação.

Caso seja assediado por um gay, deixa claro, de forma tranquila, que não tem interesse num encontro homossexual, sem que isso impeça o prosseguimento da relação de amizade, se for o caso. Porém, o que mais se observa é o homem heterossexual afirmar que se isso acontecer com ele, não há dúvida: arrebenta, quebra ou mata o homossexual em questão. A homofobia serve também para o heterossexual deixar claro para os outros que ele não é homossexual.

Na nossa sociedade, os meninos aprendem desde cedo que não devem ter qualquer tipo de contato físico com homem. As amizades masculinas são raras, se restringindo geralmente a encontros em grupo ou competições esportivas. O abraço entre dois homens é pouco frequente e o afeto é manifestado no máximo com aperto de mão ou tapinha nas costas.

Nada melhor para ilustrar a homofobia e a hipocrisia da sociedade em que vivemos — na qual a maioria das pessoas defende os direitos humanos — do que a frase de Leonardo Matlovich, soldado da Força Aérea Americana condecorado por sua atuação na Guerra do Vietnã e expulso da corporação em 1975 por homossexualidade: “A Força Aérea me condecorou por matar dois homens no Vietnã e me expulsou por amar um.”

Trecho do livro A Cama na Varanda, de Regina Navarro Lins

Pasta de Berinjela

Pasta de Berinjela

Ingredientes da pasta de berinjela


1 berinjela grande

1/4 de xícara (chá) de sumo de limão

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem processado à frio

1 colher (sopa) de tahine*

1 dente de alho amassado

sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo da pasta de berinjela

Assar a berinjela inteira (sem descascar) até que esteja bem macia, quando espetada com um garfo. Cortar ao meio, retirar a polpa e amassar.

Acrescentar o suco de limão, o azeite e o tahine, mexendo bem.

Juntar o alho e temperar com sal e pimenta a gosto.

Sirva com pão sírio ou torradas integrais.


* O Tahine pode ser encontrado em casas de produtos árabes, lojas de produtos naturais e integrais ou em alguns supermercados.

http://blogdajumay.blogspot.com.br/

Arroz com lentilhas


Ingredientes:


1/2 kg de lentilhas

2 litros de água

1 folha de louro

1 galhinho de tomilho

1 copo de arroz

Sal a gosto

2 cebolas grandes

1/2 copo de azeite de oliva

1 dente de alho.

Modo de preparo:

Cozinhar a lentilha na água com a folha de louro e o tomilho até ficar macia, colocar o arroz e o sal.

Cortar a cebola em tirinhas e dourar no azeite, juntamente com o alho picado.

Quando o arroz estiver cozido, colocar numa travessa coberta com a cebola dourada.

Rendimento: 4 pessoas.

http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/06/arroz-com-lentilhas.html

Atividades para o dia dos pais


http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/07/atividades-para-o-dia-dos-pais.html

PEPINO - CONHEÇA O QUÃO PRECIOSO ELE É



01.PEPINOS conteem a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

02.Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ''animação'' que dura por horas.

03.Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.



04.As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.


05.Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!


06.Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos conteem bastante açúcar, Vitaminas B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

07.Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.


08.Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.

09.Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho de uma porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

10.Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

11.Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.


12.Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13.Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para desmanchar o erro, também funciona muito bem nas marcas de crayons que as crianças deixam nas paredes.


============ ========= =

SUCO DE PEPINO


O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, visícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga. 


O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.


Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.


Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais.É rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.


Vai um suquinho de pepino aí? Garanto que vale a pena provar e conferir os excelentes resultados.. .

http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/08/pepino-conheca-o-quao-precioso-ele-e.html

Para fechar saquinhos!!!


RECICLAR:

Ideal para reciclar tampas de pet - Bom para nós e o meio ambiente também! É melhor do que prendedores aramados e/ou comprados.



Corte logo abaixo do gargalo usando tesoura ou outro cortador.


Passe o saco plástico por dentro do gargalo e depois é só fechar...



http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/09/para-fechar-saquinhos.html

21 filmes sobre educação e professores criativos



Nesse link vocês encontram uma lista de 21 filmes que falam sobre educação ou sobre professores, para assistir, trabalhar em sala ou refletir, são filmes interessantes. Alguns tratam sobre pensamentos e ensinamentos mesmo que não sejam em sala de aula. Em cada indicação de filme, um breve resumo e o trailer; não deixem de conferir...coloquei a capa de alguns que gosto muito e que estão no site.





Proclamação da República -- A República da Espada (1889 a 1894)

Proclamação da República -- A República da Espada (1889 a 1894) 



Proclamação da República (Praça da

Aclimação, atual Praça da República,

Rio de Janeiro, 15/11/1889)

Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do Governo Provisório. Em 1891, renunciou e quem assumiu foi o vice-presidente Floriano Peixoto.
O militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.

Atividades:





http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/11/proclamacao-da-republica.html

Atividades para o Dia da Bandeira






http://blogdajumay.blogspot.com.br/2010/11/atividades-para-o-dia-da-bandeira.html