Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 26 de maio de 2013

Globalização: A globalização é a fase mais avançada do capitalismo.

A globalização aproximou as nações e os mercados.
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

FONTE:


O que é Globalização:

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.

As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.

O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, por exemplo, Mercosul ou União Europeia - foi resultado desse processo econômico.

O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.
Globalização do crime

O crime também tem passado pelo processo de globalização, assim com a economia. Nos dias de hoje, obstáculos, distâncias e fronteiras não têm a mesma força, por influência da globalização e os avanços tecnológicos que ela trouxe, tornando mais fácil a movimentação de pessoas, de informação e de capitais.

A globalização não existe só na economia mundial, também é possível ver a sua marca em atividades ilegais como a prostituição, pedofilia, tráfico de drogas, armas e animais, aumento de organizações criminosas, "lavagem de dinheiro" e consequente aumento dos "paraísos ficais". O mundo globalizado enfrenta agora uma nova ameaça, já que as facções criminosas não têm barreiras geográficas que atrapalhem os seus objetivos de cometer delitos para o seu próprio bem. Esta é talvez uma das maiores desvantagens da globalização: capacitou os criminosos, que usaram a maior facilidade de trânsito de mercadorias, serviços e pessoas entre os países para cumprirem os seus propósitos ilícitos.
Globalização - vantagens e desvantagens


Como muitos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta vantagens e desvantagens. A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potencia as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.


Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações em desenvolvimento, o que faz disparar número de pessoas que vivem em extrema pobreza. com menos de 1 dólar por dia. Alguns economistas afirmam que nas últimas décadas, a globalização e a revolução tecnológica e científica (que são responsáveis pela automação da produção) são as principais causas do aumento do desemprego.


A globalização também pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em países mais pobres, explorando a matéria prima e se aproveitando da mão de obra barata.


Globalização - Milton Santos

Milton Santos, famoso geógrafo e intelectual brasileiro, abordou a globalização nos seus últimos livros. Ele mencionou seus aspectos econômicos, e analisou o papel desempenhado pelas empresas na internacionalização do capital, e também os fluxos financeiros e o impacto que estes causam na cultura local. Milton Santos teorizou e criticou algumas destas características do mundo de hoje, e no final de sua vida, sugeriu uma globalização solidária, que fosse centrada em valores que não fossem ligados à hegemonia.

FONTE:

Sete pessoas ficam feridas em acidente de trânsito em Pomerode.


Um acidente de trânsito deixou sete pessoas feridas na tarde deste domingo, por volta das 13h15min, na SC-110, que liga Pomerode a Timbó. A colisão frontal entre os veículos Corsa e Gol, ambos com placas de Pomerode, ocorreu no Bairro Pomerode Fundos, em Pomerode, na altura do número 1.812. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, o Gol vinha sentido Timbó-Pomerode e o Corsa trafegava no sentido contrário.
Quatro vítimas ficaram em estado grave. O motorista do Gol foi o que mais sofreu ferimentos, com fraturas diversas pelo corpo, suspeita de hemorragia interna e traumatismo craniano. Uma jovem de 19 anos ainda estava no carro e teve fraturas no braço e na perna. Outra passageira do veículo sofreu fraturas no braço e na perna e apresentava suspeita de traumatismo craniano. Os três foram conduzidos ao Hospital e Maternidade Rio do Testo, em Pomerode.
Um dos passageiros do Corsa, um homem de 28 anos, apresentava suspeita de fratura no nariz e no tórax e foi encaminhado ao Hospital Oase, em Timbó. Ainda não há informações sobre as outras vítimas.

As vítimas foram atendidas pelos Bombeiros e Samu de Pomerode e Corpo de Bombeiros Militar de Rio dos Cedros.

FONTE:

Fotos: acidadeonline.com.br



Colisão frontal mata duas pessoas em Ibirama.



Atualizado! 
Um trágico acidente tirou a vida de duas pessoas na tarde deste sábado(25) em Ibirama.
A colisão frontal ocorreu na SC 340 no bairro Nova Sttetin entre um Ford Eco Sport de Presidente Getúlio conduzido por Thatiana Carla Starke de 35 anos e uma Parati de Ibirama conduzida por Tarcisio Tillmann Harbs, de 25 anos.

Faleceu no local do acidente, Andre Luiz de Freitas de 25 anos passageiro da Parati e a Sra. Dagmar Sasse Starke de 58 anos passageira do Ford Ecosport

O condutor da Parati, Tarcísio foi conduzido ao hospital com ferimentos graves.


Foram deslocadas várias viaturas dos bombeiros voluntários de Ibirama e Presidente Getúlio e SAMU.
Fotos: facebook


Lugares selvagens do MUNDO:












FONTE:

As maiores redes sociais no Brasil em 2012:


FONTE:

Como surgiram os estados brasileiros.











FONTE: