Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sugestões de atividades para o projeto Valores

Sugestões de atividades para o projeto Valores


Trouxe mais sugestões para trabalhar com o projeto de valores. 
Aqui estão algumas dinâmicas para trabalhar durante o ano. 
>
DINÂMICAS
Recreio com cores – a docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção dealguns valores.
Correio da Amizade – Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!
  • Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
  • Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cantinhos – nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) / "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.
Atividades em cadernos – trabalhando sentimentos e emoções:
HOJE ESTOU ASSIM...
(A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.)
PORQUE... (os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...
VOCÊ MORA NO MEU...
( colar um coração de papel colorido)
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)
ALFABETO DA AMIZADE:
– AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
– COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)
ACRÓSTICOS:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas

Riqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser feliz
Pense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)
A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
(Desenhar ou colar uma estrela)
(Após o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)
NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
Emocionômetro – É um quadro de pregas com quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem grandes emoções). Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.
A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados problemas.
Espero que gostem destas sugestões.
http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2009/02/sugestoes-de-atividades-para-o-projeto.html

http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2009/03/projeto-literatura.html

Projeto Literatura


Neste bimestre estou trabalhando com Fábulas, veja as perguntas que eu fiz aos meus alunos:
- o que são fábulas?
- Vocês conhecem alguma fábula?
- Quem são os personagens que estão nas fábulas? (animais)
* Expliquei que fábulas são textos curtos, normalmente são animais, têm um diálogo e termina com uma moral.
* É interessante aproveitar as fábulas para trabalhar valores.
Hoje por exemplo eu contei a fábula "O cão e o osso"
Contei dramatizando, mudando de voz, fazendo paradas...
Após a história eu conversei com os alunos sobre os valores que são retratados nesta fábula. Eles conseguem identificar : gula, ganância, roubo, olho grande, etc. conversei sobre situações do dia-a-dia que também somos iguais ao cachorro, quando temos uma coisa e queremos mais, não ficamos satisfeitos com o que temos, desejamos o que é do outro, etc.
Eu montei um livrinho, como eu já disse em outra postagem e fizemos algumas partes do livro sobre esta fábula, veja as atividades que fizemos:
* Leitura da fábula
* Marcar com um X os valores que são retratados na fábula
* Montar palavras (osso, cachorro, rio ) letras embaralhadas
* Montar frase ( palavras numeradas para formar uma frase)
* Ilustrar a frase montada
* Dobradura
A aula ficou muito prazerosa.
http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2009/03/projeto-literatura.html

Dia do Circo

Dia do Circo

Aqui estão algumas sugestões de lembrancinhas e enfeites para painéis e para a sala.













http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2009/03/dia-do-circo.html

Semana da saúde e nutrição

Semana da saúde e nutrição


Algumas atividades de matemática para trabalhar nesta semana
Veja que boa ideia para trabalhar higiene bucal. Uma caixinha de sorvete para guardar as escovas dos alunos.
Cartaz amigos e inimigos dos dentes, colar figuras. Essa ideia eu peguei do blog cirandinha.

Olá amigas, esta semana estamos trabalhando a Semana da Saúde e Nutrição, veja o que fizemos:
* conversamos em sala sobre a importância da boa alimentação, da higiene, dos dentes, cuidado com objetos perigosos, etc.
* Passamos o filme Woll-e da Walt Disney, o filme é lindo e fala sobre a Terra cheia de lixo, sem vida e os humanos morando no espaço num cruzeiro espacial, só que eles não se movimentam e se alimentam muito mal ficando todos obesos. Dá para trabalhar com o filme o meio ambiente, os recursos naturais, as consequências da poluição e do aquecimento global, a importância de fazer atividades físicas e de uma boa alimentação.
* Discutimos sobre o filme e eles ilustraram a parte que mais gostaram.
* Haverá amanhã uma palestra sobre a boa alimentação.
* Faremos também um "Lanche coletivo saudável", pedimos que as crianças trouxessem só coisas saudáveis, depois postarei as fotos para vocês verem.
* Cantamos algumas músicas que falam sobre isso:
- Alface já nasceu
- Borboletinha
- Piolho, piolhinho, piolhão
- Piolho, piolhinho sai daqui...
-Meu lanchinho...
- Uma pipoca puxa assunto...
Estamos trabalhando ainda e semana que vem continuaremos pois este assunto dá pano para manga, não é...
Veja abaixo mais algumas outras ideias:
- trabalhar com rótulos de produtos alimentícios (nome, prazo de validade, kg, litro, preço) fazer um cartaz, ou um quebra cabeça, etc.
- programar de fazer na escola uma receita (gelatina, bolo, sopa, salada de frutas, etc.) explorar os ingredientes (cores, formas, tamanhos, pesos e medidas, utilidades) registrar a receita, ilustrar, etc.
- bingo de nome de frutas
- Cartaz higiene (colar objetos concretos: caixa da pasta de dente, fio dental, tesourinha, sabonete, pente, etc.)
- dramatização (as frutas conversando, revolução dos vegetais, etc.)
- jogral
- Xerocar um prato vazio para as crianças colarem figuras de alimentos ou desenharem (falar da importância do prato colorido)

http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2009/03/semana-da-saude-e-nutricao.html

Páscoa

Páscoa

Esta dobradura é uma boa ideia para fazer com as crianças.
Estes cartões de Feliz Páscoa estão lindos, vale a pena fazê-los.

Aqui estão duas atividades. Basta clicar em cima para amplia-las.
Abaixo estão algumas sugestões de lembrancinhas. As que eu sei qual o blog que eu peguei eu coloquei. Algumas eu achei na net e não sei o blog qual é.





Este acima é do blog criando e copiando sempre.


Este acima é do blog ANJINHOS DE PIJAMA

Estes abaixo são do blog Oficina de Criatividade









Estes abaixo são do blog artesanatosdaelisete




http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2009/03/pascoa.html