Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Desenhos para Colorir - República


ImagensProclamação da República- Do Smart Kids
Clique para ampliar!



http://www.pragentemiuda.org/2007/07/desenhos-para-colorir-republica.html

Texto Informativo - Proclamação da República

Clique para ampliar!



http://www.pragentemiuda.org/2007/07/texto-informativo-proclamacao-da.html

Teatro - Proclamação da República

Clique para ampliar!



http://www.pragentemiuda.org/2007/07/teatro-proclamacao-da-republica.html

Hino da Proclamação da República



Hino da Proclamação da República com letra deMedeiros e Albuquerque(1867-1934) e música deLeopoldo Miguez(1850-1902).




Hino da Proclamação da República

Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, ovante, da Pátria no altar!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Quadrinhos - Proclamação da República


Os quadrinhos que se seguem, mostram uma visão crítica da Proclamação da República e foram retirados da HQ da Historiadora Lilia Moritz Schiwarcz, ilustrada pelo cartunista Angeli. As páginas a seguir referem-se à questão militar e a questão religiosa.


Pra você trabalhar aProclamação da Repúblicacom a turminha maior.


http://www.pragentemiuda.org/2007/07/quadrinhos-proclamacao-da-republica.html

Imagens para Painel - República

Clique para ampliar!

http://www.pragentemiuda.org/2007/07/imagens-para-painel-republica.html

GARDÊNIA – GARDENIA JASMINOIDES

A Gardênia (Gardenia jasminoides) é também conhecida como Erva-da-Felicidade, Jasmim-do-Cabo, Fruta-de-Gardênia e Zhi Zi (chinês). A planta Gardênia de nome popular também compreende a espécie Gardenia florida. Pertence a família Rubiaceae.

Usos Tradicionais: abscesso, bloqueio emocional, cistite, contusões, dor de cabeça, febre, hemorragias nasais, hemorragia retal, hepatite, hipertensão, icterícia, inchaços, infecções urinárias, inquietude, insônia, irritabilidade, sangramentos urinários, úlceras.

Propriedades Medicinais: adstringente, antibacteriano, antifúngico, antiflogístico, colagogo, febrífugo, hipotenso, refrigerante, tônico estomacal.

Na fruta da erva se encontram as propriedades medicinais e na flor se concentram as propriedades aromáticas. O uso da Gardênia refresca o corpo, escoa a umidade e esfria o sangue, estancando deste modo sangramentos. Na medicina popular, a Gardênia é utilizada em forma de cataplasma para contusões, deslocamentos e abscessos. Quando a planta é usada topicamente também alivia inchaços e hematomas ocorridos em função de pancadas. O óleo essencial é utilizado em perfumes. O aroma da flor acalma o coração.

Na Tailândia, a fruta da Gardenia jasminoides é utilizada para colorir a comida naturalmente. O oléo essencial da planta não é utilizado interiormente.

A Gardênia é constituída de flavonóides (crocina, clorogenina, gardenina), iridóides, sitrosterol, ácido ursólico, manitol e tanino.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-gardenia.html

GUARANÁ – PAULLINIA CUPANA

O Guaraná (Paullinia cupana) é também conhecido como Guaranazeiro, Uabano, Uaraná, Uaranazeiro, Guanazeiro e Guaranauva. O nome popular Guaraná compreende as espécies Paullinia sorbilis e Cupania americana. Pertence a família Sapindaceae.

Usos Tradicionais: depressão, diarréia, dor de cabeça, enxaqueca, fadiga, neuralgia, obesidade, paralisia.

Propriedades Medicinais: adstringente, estimulante

As sementes de Guaraná (da videira) concentram as propriedades estimulantes da erva. O Guarana ajuda a curar dores de cabeça causadas devido a processos de perda de peso. Embora o Guaraná contenha cafeína, ela é absorvida mais lentamente na área gastrointestinal do corpo, fazendo com que o efeito seja mais duradouro do que o do Café. Os taninos são adstringentes e ajudam a combater a diarréia.

O Guaraná mostrou potencial para inibir a agregação de plaquetas sanguínea e a erva é um estimulante para o sistema nervoso. O Guarana também vem se mostrando muito útil como auxiliar em dietas para perda de peso.

Na culinária, o Guaraná é extremamente utilizado em refrigerantes e sucos. As sementes são pulverizadas, assadas e misturadas com água, formando assim barras que depois são secadas. Ocasionalmente, pode ser misturado com Cacau.

O Guaraná é composto de cafeína, teofilina, teobromina, guaranina, taninos e saponinas. É um arbusto nativo da América do Sul.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-guarana.html

HIBISCO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Hibisco – Hibiscus sabdariffa


O hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma planta medicinal também conhecida como hibiscus, hibuscus, habiscus, rosela, rosele, rosa-da-China, rosa-chinesa, chá-vermelho, chá-da-Jamaica, chá-sudanês, pampola, groselha-flor-roxa, groselheira, pampulha, quiabo-azedo, japa(sânscrito), dentre outros inúmeros nomes populares. Inclui as espécies Rosa sinensis, Hibiscus syriacus e Hibiscus esculentus. Pertence a família Malvaceae.
Benefícios do hibisco

O hibisco é um antibacteriano moderado com propriedades calmantes que se concentram nos cálices das flores. O chá vermelho ou rosado do hibisco é muito refrescante quando tomado gelado em dias quentes e ainda pode ser útil para emagrecer, vez que a bebida é livre de açúcar e calorias. Uma revisão publicada na revista “Fitoterapia” mostrou que o chá pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e colesterol ruim ao mesmo tempo que aumenta a quantidade de colesterol HDL, o colesterol bom.


Um estudo publicado em 2010 no Journal of Nutrition descobriu que o chá de hibisco diminui os efeitos da pressão arterial. No estudo, os participantes com hipertensão leve beberam três porções de chá de hibisco por dia durante seis semanas. A pressão arterial sistólica foi moderadamente reduzida. Os pesquisadores concluíram que é possível baixar a pressão arterial com chá de hibisco em doses que podem ser facilmente incorporadas na dieta.


O hibisco é rico em compostos antioxidantes, que proporcionam propriedades protetoras para o fígado e os rins, de acordo com um relatório publicado em 2011 pela revista Current Medicinal Chemistry. Em estudos com animais de laboratório e pessoas, o extrato de hibisco ajudou na redução da oxidação do mau colesterol e inibe a formação de placas arteriais. O hibisco também também interrompe a oxidação do colesterol e reduz os níveis de enzimas hepáticas. Os pesquisadores também observaram evidências de propriedades anticancerígenas contra leucemia e câncer de estômago.


O hibiscus é também misturado com óleos e usado por chineses e indianos para estimular o crescimento de cabelo e combater a caspa. É usado em forma de lavagem para tratar feridas e pomada para hemorroidas. O hibisco é rico em vitamina C, ácido hibiscico, ácido tartárico e ácido málico. Na culinária, é usado em molhos picantes, caris, licores, vinhos e colorações de comida naturais. As folhas jovens podem ser cozinhadas.

Saiba mais 
Contraindicações e efeitos colaterais do hibisco


O hibisco reduz os níveis de estrogênio, não sendo indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais. Segundo uma pesquisa realizada na Índia, as propriedades estrogênicas do chá de hibisco podem interferir na fertilidade feminina.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/hibisco-hibiscus-sabdariffa.html

SAMAMBAIA – DRYOPTERIS FILIX-MAS

A Samambaia (Dryopteris filix-mas) antigamente era conhecida como Alpidium felix-mas e Spinulosa felix. O nome de gênero Dryopteris, vem do grego para “Samambaia-de-Carvalho”, vez que a planta cresce em florestas de Carvalho. Pertence a família Aspleniaceae.

Usos Tradicionais: gripe, meningite, nematelmintos, pneumonia, resfriados, sarampo, solitária, vermes.

Propriedades Medicinais: adstringente, anti-helmíntico, febrifugo, vermífugo.

Na medicina popular, as raízes da Samambaia são usadas para paralisar os músculos de parasitas, de forma que eles se soltem do corpo. Funciona melhor quando a pessoa segue uma dieta livre de álcool por alguns dias antes de fazer uso da planta. Após isso, combinado com um laxante salino, como à base de sulfato de magnésio, os parasitas são eliminados do corpo. Aplicada a febres e feridas para ajudar no processo de cura.

É constituída de óleo-resina com filicina, taninos, triterpenos, alcanos, óleos essenciais, resinas. A planta é tóxica e irritante.

A Samambaia só é utilizada com a supervisão de um profissional de saúde competente. Usar sem recomendação médica pode causar efeitos colaterais adversos, tais como lesões de nervo ópticas (cegueira), coma e até a morte. Não é utilizada durante a gravidez, em casos de doença de coração e concomitante ao uso de ácool. Melhor usada com uma dieta livre de gorduras, para impedir que toxinas sejam absorvidas.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-samambaia.html

CHIA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Chia – Salvia hispanicaA chia (Salvia hispanica) é uma planta medicinal rica em ácidos graxos ômega-3. Pertence a família Lamiaceae.

Benefícios da chia

As sementes da chia possuem propriedades antioxidantes e são ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares dietéticas e ômega-3. As qualidades demulcentes e refrescantes tornam as sementes de chia excelentes para aliviar febres e feridas (cataplasma). Devido a sua composição, a chia possui efeitos positivos em alguns de tratamentos para depressão e transtornos do humor. Também pode aliviar distúrbios cerebrais, como o Mal de Alzheimer e o transtorno de déficit de atenção (TDAH).

As sementes também podem ser úteis para os diabéticos, auxiliando na estabilização do açúcar no sangue e prevenção da hipertensão. Em um estudo de 2007 publicado no Diabetes Care, pesquisadores descobriram que pacientes com diabetes mellitus tipo 2 que consumiram 37g de chia (cerca de 6 colheres de sopa) por dia, tiveram sua taxa de proteína C-reativa (um marcador de inflamação) diminuída em 32%, além da redução da pressão arterial sistólica e diastólica, e uma melhoria na taxa de açúcar no sangue.

A semente da chia é composta de aproximadamente um terço de proteínas, um terço de óleo e um terço de fibra solúvel dietética. O óleo na semente de chia contém concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. A semente também possui em sua composição, antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten e possuir pouca quantidade de sódio. É uma das fontes vegetais com maiores concentrações de ômega-3, ferro e cálcio. Toda a planta da chia pode ser consumida em saladas, sopas ou cereais. As sementes da chia podem ser comidas cruas ou adicionais a farinhas para bolos. A chia fresca é uma bebida saudável quando feita por imersão das sementes em água ou suco de frutas. Pode ser também utilizada como especiaria na cozinha para ser borrifada em pães, bolos e biscoitos.

Existem variações da semente de chia, que podem ser pretas, brancas ou misturadas. No entanto, todas pertencem à mesma variedade botânica e essas diferenças ocorrem dependendo da área cultivada, o que não chega a alterar as propriedades da planta. A espécieSalvia columbariae é conhecida como chia-dourada ou golden chia (inglês).
Contraindicações e efeitos colaterais da chia

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

A chia é nativa do sudoeste dos Estados Unidos e América Central, sendo encontrada principalmente no México. Foi muito valorizada como fonte de alimento e moeda de pagamento pelos Astecas. Dizia-se que uma colher de chá de semente de chia era suficiente para sustentar um índio durante um longo dia de marcha.

Há controvérsias sobre a origem do nome chia, sendo que uma das versões diz que a palavra é derivada de chiabaan, que significa “fortalecimento”. Outra pesquisa apontou que o nome da semente é oriundo da palavra asteca chian, que significa “oleosa”.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/chia-salvia-hispanica.html

COMINHO – CUMINUM CYMINUM

O Cominho (Cuminum cyminum) é também conhecido como Cominho-Romano e Comino. Pertence a família Apiaceae.

Usos Tradicionais: celulite, cólica, contusões, convalescença, deslocamentos, diarréia, disenteria, dispepsia, dor de cabeça, flatulência (gases intestinais), inchaços, indigestão, indisposição matinal, tosse.

Propriedades Medicinais: antiespasmódico, carminativo, estimulante, galactagogo.

Na medicina alternativa, o Cominho é usado em unguentos para acelerar a cura de contusões e deslocamentos. O óleo essencial é usado em óleos de massagem para celulite e perfumes.

Na culinária, as sementes do Cominho são acrescentadas a legumes, feijões, refogados, conservas, iogurtes, recheio de assados e comidas típicas (chinesa, vietnamita, árabe, índiana, mexicano). É acrescentado a limonadas e suco de tamarindo para prevenir problemas estomacais. Os óleos essenciais da planta contém aldeídos, pinenos e flavonóides.

O Cominho é nativo do Mediterrâneo. Acredita-se que a planta é uma das ervas cultivadas há mais tempo na região. O Cominho era uma medicina importante no Egito antigo. Em tradições indianas, o comino é correlato ao quinto chakra, o centro de umbigo, onde ainda na Índia é usada combinada com outras ervas para cólica infantil.

Os romanos utilizavam muito o Cominho. Durante o Império Otomano, a erva era comumemente acrescentada em pães e outros preparos. Atualmente, o Cominho também é usado na medicina veterinária.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-cominho.html

SABUGUEIRO – SAMBUCUS NIGRA

O Sabugueiro (Sambucus nigra) é também conhecido como Sabugueiro-Negro,Sabugueiro-Preto, Sabugueirinho, Sambu e Árvore-de-Música. Inclui a espécie Sambucus canadensis. Pertence a família Capricafoliaceae.

Usos Tradicionais: acne, catarro, dor de cabeça, dor de garganta, febre, gota, gripe, infecção respiratória, inflamações, obesidade, resfriados, reumatismo, sarampo.

Propriedades Medicinais: antiespasmódico, diaforético, diurético, estimulante, expectorante, laxante.

Na medicina alternativa, é feito um xarope com os frutos para prevenir resfriados e gripe. As frutas são um tônico restaurativo e um rico nutriente. Os frutos também são usados em programas de perda de peso quando consumidos em forma de suco ou cápsulas. Com a flor de Sabugueiro se pode fazer uma lavagem antiinflamatória. É usada em preparações cosméticas como lavagem de pele, toner, loção e enxaguante de cabelo.

Na culinária, a flor do Sabugueiro pode ser batida e acrescentada a bolinhos e outras comidas. Com os frutos se pode fazer torta, pudins, massas, sorvete e xarope. Com as flores também é possível fazer sidra sem álcool. A planta é constituída quimicamente de óleos essenciais, flavonóides, taninos, ácido viburnico. Os frutos são muito ricos em vitamina C, betacaroteno, ferro e potássio. O chá de Sabugueiro é uma bebida muito consumida no Brasil.

Os frutos maduros são cozidos antes de serem utilizados. Embora a casca e a raiz também sejam usadas medicinalmente, podem ter efeito fortemente purgante e emético e só podem ser usados com supervisão de um profissional da saúde competente.

Muitas culturas acreditavam que a madeira do Sabugueiro era tão especial que se recusavam a queimar a madeira ou cortá-la para fazer mobília. O Sabugueiro era plantado atrás de casas para protegê-las de raios, trazer prosperidade, manter o matrimônio feliz, deixar as crianças saudáveis e proteger do mal.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-sabugueiro.html

ERVA-CIDREIRA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Erva-cidreira – Melissa officinalisA erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como melissa, melissa-romana, melissa-verdadeira, salva-do-Brasil, salva-brasileira, bálsamo-de-abelha, bálsamo-doce, bálsamo-de-limão, dentre outros nomes populares. Pertence a família Lamiaceae.


Para que serve a erva-cidreira?

A erva-cidreira é um hipotenso moderado que pode diminuir palpitações do coração devido a tensão. Pesquisadores alemães constataram que o óleo essencial da planta atua na parte do cérebro que controle o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de estímulos externos excessivos. O chá da erva-cidreira relaxa o sistema nervoso, induzindo a pessoa ao sono. Também é usado para epilepsia, perturbações nervosas, insônia, desmaios, histeria, enxaqueca, hipocondria e vertigem.

A erva-cidreira possui um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, auxiliando a reduzir a pressão sanguínea. O chá e o óleo essencial podem beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, vez que os óleos voláteis na planta (particularmente o citronelal) têm efeito sedativo, mesmo em concentrações mínimas. Um estudo duplo-cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de valeriana (Valeriana officinalis) e erva-cidreira (Melissa officinalis). A combinação de ervas foi considerada tão eficaz quanto a droga¹.

O chá de erva-cidreira, ao mesmo tampo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários disturbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas. Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da erva-cidreira são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes. Na medicina alternativa, é usada em compressas para inchaços, como gota e febre e aplicada a eczema e dores de cabeça. Utilizada como erva de banho e em óleos de massagem, máscaras faciais, loções de beleza e perfumes. A erva-cidreira é composta de óleos voláteis (citral, citronelal, acetato de eugenol, geraniol e outros componentes), princípio amargo, resina, polifenóis, taninos, flavonóides, ácido succínico, ácido rosmarínico e triterpenoides.

Na culinária, a erva-cidreira é utilizada em carnes, saladas, marinadas, verudras, geléias, pudins, guarnições, vinagres, licores (Beneditino e Chartreuse). As folhas secas não são consideradas tão saborosas quanto frescas.
Como fazer o chá de erva-cidreira

Para preparar o chá de erva-cidreira, as folhas verdes frescas verdes devem ser colocadas em forma de infusão em água. A variação de quantidade de folhas para cada 1 litro de água pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa, vez que quanto mais concentrado (de folhas) for o chá, maior será seu efeito sedativo. Para um chá mais fraco, cerca de 20 gramas por litro é suficiente, já para um chá de erva-cidreira com efeitos sedativos mais acentuados, cerca de 50 a 60g de folhas são suficientes. Pode ser tomado de 2 a 4 xícaras de chá por dia.

Água Carmelita

Água Carmelita

A Melissa officinalis é um ingrediente presente na aqua mirabilis (água milagrosa) e na água carmelita, usada como tônico herbal e água de colônia para curar dores de cabeça, promover o relaxamento corporal, longevidade, proteger contra venenos e magias das bruxas. A água carmelita é um extrato alcoólico formulado pelas freiras carmelitas da abadia de St. Just e foi comercializada sob o nome de Eau de Carmes.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva-cidreira

A erva-cidreira é considerada segura, inclusive para crianças, contudo, pode abaixar a função tireóide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.

História e curiosidades

O nome de gênero Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da erva-cidreira possui coloração amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco. O custo do óleo essencial da Melissa officinalis é bastante elevado, vez que pode ser necessário até sete toneladas da planta para extrair apenas um litro de óleo essencial puro.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/erva-cidreira.html

AVENCA – ADIANTUM CAPILLUS-VENERIS

A Avenca (Adiantum capillus-veneris) é também conhecida como Avenca-Comum, Avenca-do-Canadá, Samambaia-de-Maidenhair, Cabelo-de-Vênus, Samambaia-de-Senhora e Culantillo. Inclui a espécie Adiantum pedatum. Pertence a família Adiantaceae.

Usos Tradicionais: alcoolismo, amenorréia, asma, bronquites, caspa, catarro, congestão, dor de garganta, enfisema, febre, fraqueza renal, icterícia, laringite, tosse, vermes.

Propriedades Medicinais: adstringente, antiparasitário, demulcente, emenagogo, expectorante, galactagogo, hemostático, tônico refrigerante.

A Avenca foi usada na medicina popular para ajudar na desintoxicação de alcoólatras. Eestimula a função das membranas mucosas e pode auxiliar pessoas que estão com tosses prolongadas, melhorando a condição da garganta.

Usada na medicina alternativa em forma de lavagem para picadas de abelha, centopéias e picadas de cobra. Como enxaguante de cabelo para tratamento de caspa. Os talos da planta são usados para fazer cestas. A planta é composta de filicine, filicinal, fernene, beta-sitosterol, estigmasterol, ácido gálico, princípio amargo, terpenóides, flavonóides (rutina, quercetina), mucilagem e tanino.

O nome do gênero, Adiantum, é derivado do grego “Adiantos”, que significa “seca”, vez que as folhas da planta repelem a água, embora a erva se desenvolva em ambiente molhados. Os antigos maias usavam a Avenca para decorarem seus altares durante as cerimônias.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-avenca.html

NOZ-MOSCADA – MYRISTICA FRAGRANS

A Noz-Moscada (Myristica fragrans) é também conhecida como Moscada, Mosqueira, Macis, Sadhika, Rou Dou Kou (chinês), Jatiphala (sânscrito) e Jaiphal (hindi). Inclui as espéciesMyristica aromatica, Myristica moschata eMyristica officinalis. Pertence a família Myristicaceae.

Usos Tradicionais: calvície, cicatrizes, cólica, disenteria, Doença de Crohn, diarréia, dor de dente, eczema, ejaculação precoce, entorpecimento muscular, espasmos musculares, gastroenterite, halitose (mau hálito), hipotermia, flatulência, impotência sexual (disfunção erétil), incontinência urinária, indigestão, infecções digestivas, insônia, lombriga, náuseas, reumatismo, tosse, vômitos.

Propriedades Medicinais: adstringente, afrodisíaco, alucinógeno, antiemético, antiespasmódico, antiinflamatória, carminativo, estimulante circulatório, nervino, sedativo, tônico estomacal.

A Macis é o aril (cobertura exterior) e a Noz-Moscada é o núcleo, no entanto, a Noz-Moscada é mais usada do que a Macis na medicina alternativa. É útil para diarréias matinais. A Macis é usada para diarréia, reumatismo e dores de estômago.

O óleo essencial é usado em produtos para cabelo, perfumes e sabões, também pode ser aplicado a dores de dente como forma paliativa. A pomada da planta pode ser usada para reumatismo, eczema, lombriga, prevenção de cicatrizes e calvície. É acrescentado a óleos de massagem para dores musculares. Pode ser queimado como incenso. Colocado em misturas de fumo, rapé e óleos de massagem.

Na culinária, a Noz-Moscada é muito utilizada e ajuda na assimilação de nutrientes pelo intestino delgado. Usado em variados tipos de pratos, como acompanhamento e tempero. A Noz-Moscada contém óleo essencial (borneol, canfeno, pineno, linalol, myristicina, safrol, eugenol), ácido oléico, ácido palmítico, ácido láurico e ácido linoléico. A Macis contem componentes semelhantes e níveis mais altos de myristicina.

Grandes quantidades de Noz-Moscada podem ser alucinógenas e causar desorientação, taquicardia e até convulsão. Doses grandes não devem ser usadas por epilépticos. Duas Nozes-Moscada inteiras podem causar morte. Não deve ser utilizada mais de 3 gramas de Noz -Moscada ou Macis por dia. Não deve ser utilizada durante a gravidez.

A Noz-Moscada é nativa da Ilha Moluccas, na Indonésia. O nome de gênero Myristica é derivado do grego “myrrha”, recorrendo às qualidades aromáticas desta planta. A Noz é do latim “nux”, que significa “noz”. Macis é derivada do grego “makir”. Comerciantes árabes comercializavam este tempero com os europeus.

No século IV, a Noz-Moscada era tão cara, que para comprar meio quilo deste tempero era necessário dispender em forma de escambo cerca de três ovelhas, dois bezerros ou até uma vaca por isso. Devido ao fato de ser tão cara, a Noz-Moscada era um símbolo de status, e nobres da época levavam seu próprio tempero à restaurantes para dar sabor a comida.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-noz-moscada.html

MAMÃO – CARICA PAPAYA

O Mamão (Carica papaya) é também conhecido como Mamão-Papaia, Mamoeiro, Papaia,Papaya, Papayas, dentre outros nomes. Pertence a família Caricaceae.

Usos Tradicionais: alergias, amenorréia, constipação, dismenorréia, dispepsia, febre, feridas, giardiase, indigestão, lombriga, parasitas, tumores, úlceras, verrugas.

Propriedades Medicinais: antiparasitário, antitumor, emenagogo, hemolítico, hipoglicêmico, tônico digestivo, tônico estomacal, vermífugo, vulnerário.

Apenas a fruta do Mamão é hipoglicêmica. As sementes só são valiosas contra parasitas. A papaína é uma enzima presente na fruta do Mamão verde, na casca da fruta madura e na folha. É semelhante a pepsina e ajuda a digerir proteínas, carboídratos e gorduras, além de reduzir secreções ácidas no estômago. Atualmente, a quimopapaína, uma outra enzima do mamão, é usada na medicina, injetada diretamente em hérnias de discos lombares para dissolver a proteína e reduzir a inflamação.

Na medicina alternativa, as folhas do Mamão podem ser usadas como cataplasma para feridas, inclusive se estiverem inflamadas. A fruta verde é usada em máscaras faciais e aplicada em cataplasma para tumores. O pó de papaína é aplicado a picadas de abelha e queimaduras de “corais de fogo” (espécie de coral que contém nematocistos tóxicos que podem queimar a pele de quem tocá-los, causando ardência e vermelhidão no local do contato), reduzindo assim, dor e a inflamação. O pó de papaína também é usado como um limpador de dente. O látex é aplicado a febres, feridas, lombriga e verrugas.

O Mamão-Papaia é composto de enzimas proteolíticas (papaína, quimopapaína), alcalóide (carpaína). As sementes possuem carpasemina. Deve ser consumido em pequenas quantidades durante a gravidez. O uso do Mamão é passível de ocorrência de reações alérgicas. Quantidades excessivas podem ter efeito purgante.

Houve relatórios de que mulheres na Polinésia e no Caribe comiam cerca de 25 sementes de Mamão por dia para que o mesmo agisse como um agente anticoncepcional, estimulando as menstruações e trabalhando para induzir aborto.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-mamao.html

PÊSSEGO OU PESSEGUEIRO – PRUNUS PERSICA

O Pêssego (Prunus persica) é também conhecida como Pessegueiro, Peach e Peach Tree. Pertence a família Rosaceae.

Usos Tradicionais: amenorréia, bronquites, danos traumáticos, feridas, indisposição matinal, mestruações atrasadas, náuseas, parasitas, tosse.

Propriedades Medicinais: antitumor, antitussígeno, demulcente, diurético, emenagogo, expectorante, laxante, sedativo.

Partes diferentes da planta têm propriedades diferentes. Antitumor (semente), demulcente (casca, folhas, semente), emenagogo (semente), diurético (folhas, casca), expectorante (casca, folhas), laxativo e sedativo (casca, folhas, semente). Igualmente, partes diferentes da planta têm usos diferentes na medicina alternativa. Bronquite e tosse (casca, folhas), menstruações atrasadas (semente), náuseas e parasitas (flores), danos traumáticos (semente).

Na cultura popular, uma pequena quantidade de folhas são usadas como um remédio natural para indisposição matinal. As sementes de Pêssego ajudam a lubrificar os intestinos. O lubrificante da semente de Pêssego é usado em cosméticos e óleos de massagem. A fruta é usada como uma máscara facial. A semente é usada como unguento ou cataplasma para danos traumáticos. As folhas são usadas como cataplasma para ferida.

Na culinária, as frutas são comidas frescas, em doces e sobremesas. É usado em sidras e licores. O óleo do Pêssego contém ácido oléico, ácido palmítico e benzaldeído. As folhas possuem glicosídeos cianogênicos. A semente contém amigdalina (vitamina B-17), emulsina, ácido linoléico, ácido oleico e ácido glicérico.

Excetuada as pequenas quantidades de folhas usadas para indisposição matinal, deve ser evitado durante a gravidez. Muitas sementes devem ser evitadas, pois tem efeito potente. No interior das sementes do Pêssego encontra-se o cianeto, um dos venenos mais potentes do reino vegetal.

A espécie “persica” significa “Persa”, vez que a árvore é nativa daquela região do mundo (atualmente onde fica o Irã). Na China, o Pêssego é um símbolo de imortalidade.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-pessego-pessegueiro.html

PIMENTA-DO-REINO – PIPER NIGRUM

A Pimenta-do-Reino (Piper nigrum) é também conhecida como Pimenta-Preta, Pimenta-Negra,Pimenta-Branca, Pimenta-Verde e Pimenta-de-Videira. Pertence a família Piperaceae.

Usos Tradicionais: artrite, cólica, diarréia, dor de cabeça, dor de estômago, gases intestinais, indigestão, náuseas, reumatismo, vertigem.

Propriedades Medicinais: antibacteriano, anticatarral, antioxidante, anti-séptico, aromática, carminativo, diaforético, diurético, estimulante circulatório, sialagogo, tônico digestivo, tônico estomacal.

A Pimenta-Preta, Pimenta-Verde e Pimenta-Branca são todas da mesma planta. A Pimenta-do-Reino é do fruto verde completamente desenvolvido. A Pimenta-Branca, uma versão mais moderada, é obtida encharcando e descascando as frutas maduras. Os grãos de Pimenta-Verde são colhidos jovens e normalmente são preservados em conservas.

Quando é acrescentada com moderação a comida, a Pimenta-do-Reino estimula as salivações e as secreções tônico digestivos, incluindo a liberação de ácido clorídrico. Usada em forma de lavagem na medicina alternativa para combater lombriga e piolho. O óleo essencial é acrescentado a perfumes e óleos de massagem por suas propriedades estimulantes e harmonizadoras. É útil para massagem de juntas reumáticas.

A Pimenta-do-Reino é um condimento mundialmente é usado. Preserva a comida. É adicionada a legumes, sopas, guisados e carnes. A Pimenta-Branca é preferível se a intenção for fazer um prato sem coloração. A Pimenta em conserva pode ser adicionada a qualquer tipo de conserva e marinadas. A Pimenta é composta de óleo essencial (que está mais presente na Pimenta-do-Reino do que na Pimenta-Branca), beta-bisaboleno, canfeno, felandreno, myristicina, pineno, safrol, resina, alcalóides (piperina, piperidina, chavicina), proteína e cromo.

Piper é um antigo nome latim que significa “planta”. Diz que Átila o Huno exigiu do Imperador Romano mais de uma tonelada de Pimenta-do-Reino durante o assédio que fez a Roma (408 d.C.). A Pimenta foi um dos primeiros artigos a serem comercializados e inclusive, incitou a exploração mundial. Cristovão Colombo por várias vezes tentou encontrar rotas mais curtas para facilitar o comércio de Pimenta com a Índia. O comércio de Pimenta contribuiu fortemente para a riqueza da cidade de Veneza, na Itália.

A Pimenta-da-Índia é considerada um dos cinco luxos essenciais, juntamente com o marfim africano, o incenso árabe, a seda chinesa e o âmbar alemão. Já foi usado como moeda corrente e até mesmo serviu para pagar aluguel. Na Inglaterra, em 1154, um Conselho de pimenteiros foi formado para o controlar comércio do tempero.

Na África Oriental, a Pimenta é consumida em grandes quantidades como um abortivo. Também se consome na convicção de que quanto mais comer pimenta, menor o seu sangue será atrativo para mosquitos.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-pimenta-do-reino.html

COGUMELO REISHI: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Cogumelo reishi – Ganoderma lucidum

O cogumelo reishi (Ganoderma lucidum) é um fungo medicinal também conhecido como reishi mushroom (inglês). Inclui a espécie Ganoderma japonicum. Pertence a família Polyporaceae.
Benefícios do cogumelo reishi

O cogumelo reishi é um fungo de de cor roxo-marrom que, segundo a medicina tradicional chinesa, pode trazer benefícios para os cinco órgãos humanos fundamentais: coração, pulmão, fígado, pâncreas e rins. O reishi é usado na medicina alternativa para ajudar a normalizar a pressão sanguínea e os níveis de açúcar do sangue, reduzindo o colesterol e inibindo a liberação de histamina e a agregação de plaqueta sanguínea no corpo.

O consumo de cogumelo reishi também pode ter um efeito positivo a longo prazo sobre a artrite reumatoide. Um estudo publicado pela revista Molecular and Cellular Biochemistry em julho de 2007 investigou os efeitos do peptídeo polissacarídeo encontrado no Ganoderma lucidum sobre a multiplicação celular e produção de citocinas (proteínas inflamatórias) nos fibroblastos sinoviais (a artrite reumatoide é uma doença inflamatória sistêmica que afeta principalmente a membrana sinovial das articulações diartrodiais). Essas células contribuem para a progressão da artrite reumatoide e podem ser responsável pelo início da doença. Um estudo de 2006 publicado na revista Rheumatology observou que o peptídeo polissacarídeo do cogumelo reishi inibou com sucesso a produção de citocinas e a proliferação de células nestes fibroblastos.
Benefícios do cogumelo reishi contra o câncer

O cogumelo reishi pode desempenhar um importante papel na prevenção e tratamento do câncer, vez que pode atuar sobre o crescimento celular, ciclo celular e morte celular em células cancerosas da próstata humana. Segundo um estudo publicado em 2004 pelo International Journal of Oncology, o cogumelo reishi impede a multiplicação de células cancerosas, não permitindo que as mesmas se expandam de forma controlada e pode também induzir a morte de células cancerosas da próstata.

Além disso, o reishi pode oferecer alívio para a fadiga relacionada ao câncer (sobretudo ao cansaço extremo relacionado ao tratamento do câncer). O pó dos esporos encontrados no fungo pode aliviar a fadiga em mulher com câncer de mama que foram submetidas à terapia endócrina (um tipo de tratamento que adiciona, bloqueia ou remove hormônios para inibir o crescimento de certos tipos de câncer), segundo um estudo publicado pela Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine em 2012.
Contraindicações e efeitos colaterais do cogumelo reishi

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao cogumelo reish são tonturas, nariz e garganta secas, dor de cabeça e irritação da pele, que podem incluir erupções cutâneas. Uma pequena porcentagem de pacientes sentem desconforto gastrointestinal leve ao consumir o Ganoderma lucidum, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Os sintomas podem incluir dores de estômago, náuseas, vômitos e diarreia.

História e curiosidades

O cogumelo reishi é utilizado há mais de 4.000 anos na medicina tradicional chinesa e japonesa como um remédio natural para promover a longevidade e tratar a asma, tosse, fadiga e distúrbios do fígado É também conhecido em chinês como lingzhi (planta-de-espírito) e em japonês como mannentake (cogumelo de 10.000 anos). Na tradição taoísta, é dito que o reishi aumenta a receptividade espiritual. Era usado por monges para acalmar o espírito e a mente. É considerado um símbolo de sexualidade feminina.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/cogumelo-reishi-ganoderma-lucidum.html

ARRUDA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Arruda – Ruta graveolensA arruda (Ruta graveolens) é uma planta medicinal também conhecida como arruda-comum, arruda-do-jardim, arruda-dos-jardins, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, aruta, aruda, ruda, ruta, erva-da-graça e common rue (inglês). Pertence a família Rutaceae.


Benefícios da arruda


O óleo essencial de arruda é um remédio homeopático usado durante séculos como uma preparação médica na forma de compressão em feridas, contusões, esgotamento físico, varizes, hemorroidas, fortalecimento das veias capilares, pés, tornozelos e cotovelos doloridos e para a rigidez dolorosa nos pulsos e mãos. Também pode beneficiar a pele e melhorar a condição de varizes, fissura anal, cura de sangramentos, trombose, hemorroidas internas e externas.

O chá de arruda não deve ser consumido internamente, mas pode ser diluído e utilizado com cuidado sobre a pele (utilização tópica). Em função da rutina presente na planta, a arruda é topicamente utilizada na medicina alternativa para fortalecer vasos capilares fracos. A arruda já foi utilizada por pintores em mínimas quantidades para proteger a visão e como colírio para olhos cansados (é dito que a arruda foi usada por Michelângelo e Leonardo da Vinci para melhorar a visão interna e exterior).

Na medicina popular, compressas são aplicadas em feridas. O óleo da arruda já foi usado para infecção no ouvido. O creme ou óleo de massagem para reumatismo. Unguento para gota, dores nas costas e espasmos musculares. As folhas frescas de arruda são aplicadas na cabeça como um remédio para dores de cabeça. O óleo essencial da arruda é usado em perfumes.

Alguns herbalistas que utilizam a fitoterapia baseada em pesquisas científicas modernas consideram os tratamentos com arruda desnecessários devido à sua toxicidade conhecida. Várias pesquisas atuais tentam isolar e descobrir propriedades medicinais de algumas substâncias benéficas presentes na erva. A planta é composta de óleo essencial (limoneno, pineno, ácido anísico, fenol), flavonóides (rutina, quercetina), hipericina, furanocoumarinas (bergapteno, psoraleno), alcalóides (arborina, fagarina, graveolina), tanino, pectina, colina e ferro. Na culinária, pequenas quantidades são acrescentadas a saladas, queijos, peixes e outras comidas. É ingrediente da bebida italiana Candolini Grappa Ruta e outras bebidas alcóolicas.
Contraindicações e efeitos colaterais da arruda

A arruda só é utilizada em pequenas doses e de forma tópica (aplicação externa e diluída sobre a pele, em doses homeopáticas). Doses grandes podem causar fotossensibilidade. Não deve ser usada durante a gravidez, vez que doses elevadas de arruda agem como um abortivo que pode ser tóxico ou até mesmo fatal à mãe. Também é vetado o uso durante a fase de lactação. O uso interno, mesmo em doses homeopáticas, não deve ser feito por crianças, idosos ou por pacientes com doenças cardíacas ou renais. A seiva do talo pode causar dermatite. Medicamentos para reduzir a pressão arterial podem ter seus efeitos potencializados.

História e curiosidades

A arruda é uma erva ornamental arbustiva com ramos lenhosos duros, pequenos e de cores suavemente verde-azuladas, com flores muito pequenas de cor amarelo-esverdeado. O nome de gênero, Ruta, é derivado do grego “reuo“, que significa “deixar livre”, vez que havia a esperança de que a planta fizesse com que a pessoa se livrasse de doenças. Graveolenssignifica “cheiro pesado”. Ramos de arruda são usados para borrifar água benta em missas, o que consequentemente gerou o apelido erva-da-graça.

Durante a Idade Média, a arruda foi usada para gerar proteção contra o mal e para prevenir a Peste Negra. A arruda era usada em um conhecido antídoto grego que tratava gama extensiva de venenos. A espécie Ruta graveolens faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/arruda-ruta-graveolens.html

AÇAFRÃO – CROCUS SATIVUS

O Açafrão (Crocus sativus) é também conhecido como Açafrão-Verdadeiro, Açafreiro, Açafroeiro, Açafrão-Espanhol, Assafrão, Saffron Crocus e Persian Saffron (inglês), Nagakeshara (sânscrito) e Zang Hong Hua (chinês). Pertence a família Iridaceae.

Usos Tradicionais: anemia, artrite, asma, cólera, colesterol alto, contusões, depressão, diarréia, dismenorréia, escarlatina, estado de choque, gota, hipertensão, histeria, impotência sexual (disfunção erétil), infertilidade feminina, infertilidade masculina, menopausa, neuralgia, reumatismo, sarampo, tosse.

Propriedades Medicinais: abortivo, afrodisíaco, anódino, antiespasmódico, carminativo, diaforético, emenagogo, estimulante, laxante, rejuvenescedor, sedativo, tônico estomacal.

O Açafrão é usado na medicina alternativa para ajudar a diminuir tosses e diarréias crônicas. A crocetina presente na planta aumenta o oxigênio no sangue, o que pode contribuir para a prevenção de formação de placa nas artérias. É usado em perfumes e em cosméticos como agente de coloração e aplicado em compressas para contusões, neuralgias e reumatismo.

É usado na culinária como um condimento que colore arroz, paelha, picadinhos e pães. Muito aplicado na culinária holandesa. É adicionada a licores e Chartreuse. O Açafrão é composto de óleo essencial (eucaliptol, safranal, terpenos), glicosídeo amargo (crocina), crocetina, picrocina, carotenóides, vitamina B-1 e B-2. O uso em excesso pode danificar os rins e o sistema nervoso central. Grandes doses podem causar tosses, dor de cabeça e podem agir como um narcótico. Não deve ser utilizado durante a gravidez.

O nome de gênero, Crocos, é oriundo do grego “krokos”, que significa “linha”, em referência aos estigmas da planta. Sativa recorre à longa história de cultivo da planta. A lenda diz que Açafrão era o nome de um jovem homem que Hermes amou, mas matou acidentalmente. Onde o sangue dele foi derramado o Açafrão floresceu primeiro. Para os gregos, o Açafrão representou beleza, vida e mocidade e era assim dado como um presente para recém-casados.

O Açafrão é a erva mais cara do mundo. O quilo chega a custar mais de 150 mil reais. Para produzir cerca de um quilo de Açafrão é necessário cerca de 75000 estigmas secos da planta. No entanto, depois de três anos de crescimento, as plantas só tem três estigmas. Adulterar o Açafrão no Século XIII era castigado com a pena de morte em alguns lugares.

Na medicina Ayurveda, o Açafrão ajuda a aumentar as qualidades do amor e da espiritualidade. O Açafrão é estimado como uma planta de tintura importante. A crocina é uma substância que rende uma coloração tão potente que somente um grama dela pode colorir cerca 100 litros de água.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-acafrao.html

Nova Toyota Hilux 2015 Limited: preço e especificações


A Toyota do Brasil lança a versão topo de linha da pick-up média Hilux - Hilux Limited Edition, que tem preço sugerido de R$ 155.650.


A Hilux Limited é baseada na versão SRV Top, e tem produção limitada em 3.000 unidades.


A Hilux Limited se diferencia das demais configurações por contar com proteção plástica no para-choque dianteiro, rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preto fosco, adesivos personalizados e capota marítima de lona. 


A pick-up estará disponível nas cores preta e branca, trazendo também controles eletrônicos de estabilidade e tração.


No que respeita aos itens de série, temos ar-condicionado digital, faróis com acendimento automático, bancos de couro e central multimídia com DVD, tela de de 6.1 polegadas e navegador.


O motor é o turbodiesel de 3.0 litros de 16 válvulas, com 171 cavalos de pot~encia e 36,7 kgfm de torque, associado com a transmissão automática de cinco marchas.

http://www.car.blog.br/2014/11/nova-toyota-hilux-2015-limited-preco-e.html

MORANGO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Morango – Fragaria vescaO morango (Fragaria vesca) é fruta do morangueiro, sendo uma planta medicinal também conhecida como conhecido como morango-silvestre, morango-bravo, fraga, fragaria, frutilha estrawberry (inglês). Inclui muitas espécies do gênero Fragaria. Pertence a família Rosaceae.


Benefícios do morango

Partes diferentes da planta possuem usos e propriedades medicinais diferentes. As folhas e raízes do morangueiro são usadas na medicina alternativa no tratamento da anemia, diarreia, disenteria, eczema e icterícia. Já a fruta do morango possui efeito laxante e pode trazer benefícios no tratamento natural da anemia, artrite, febres, gota, icterícia, reumatismo e tuberculose. As folhas são utilizadas secas e servem para tonificar o sistema reprodutivo feminino, assim como as folhas da framboesa.

O chá da folha de morango pode ser usado como um substito descafeínado para outras bebidas. Os frutos cortados e esfregados nos dentes alguns minutos antes da escovação, podem auxiliar no clareamento dos dentes e remoção da placa bacteriana. Os frutos moídos são aplicados na pele para aliviar queimaduras de sol e clarear sardas.

As folhas são usadas para pele oleosa e em forma de pomada para feridas e queimaduras. Líquido para limpeza bucal e dentes soltos, além de gargarejos para dor de garganta. A maioria das pessoas consome a fruta em sua forma natural, misturando a fruta com açúcar, leite condensado e outros condimentos. O morango é muito utilizado na culinária no preparo de tortas, bolos, saladas de frutas, iogurtes, dentre outros. As frutas também são usadas em vinhos e licores. As folhas dão sabor a sopas.

O morango é composto de tanino, flavonoides, glicosídeos, mucilagem (kaempferol, quercetina), salicilato, beta caroteno, vitamina B, vitamina C, vitamina E e açúcares.
Contraindicações e efeitos colaterais do morango

Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao morangueiro. Outras podem apresentar temporariamente uma urina de coloração mais rosada. Em quantidades normais, a fruta do morango é segura para mulheres grávidas e lactantes.

História e curiosidades

O nome antigo do morango é derivado do latim fraga, em referência a fragrância sedutora da planta.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/morango-fruta-beneficios.html

ANIS-ESTRELADO – ILLICIUM VERUM

O Anis-Estrelado (Illicium verum) é também conhecido como Anis-Doce, Erva-Doce-Chinesa, Anis-Verdadeiro, Anis-da-Sibéria, Anis-Siberiano,Star Anisum (inglês) e Jiao Hui Xian (chinês). Pertence a família Illiciaceae.

Usos Tradicionais: arrotos, bronquites, cãibras, cólica, dor nas costas, gases intestinais, halitose (mau hálito), hérnia, náuseas, reumatismo, tosse.

Propriedades Medicinais: analgésico, antibacteriano, aromática, carminativo, diurético, estimulante circulatório, expectorante, tônico estomacal.

O Anis-Estrelado é um expectorante moderado. O óleo essencial é usado para dar cheiro a produtos para cabelo, perfumes e sabões. É queimado como um incenso.

A planta é composta de óleo essencial (anetol, anisaldehyde, cariofileno, methycavicol, ácido anísico, acetona de anis, felandreno, pineno, cineol, limoneno, safrol), açúcar, resina e tanino. O Anis-Estrelado (Illicium verum) não deve ser confundido com o Illicium religiosum ou com o Illicium lanceolatum, que são potencialmente tóxicos. A espécie Illicium anisatum também pode ser nociva à saúde.

O Uso do Anis-Estrelado na Culinária

Na arte culinária asiática, o Anis-Estrelado é usado como um tempero para guisados de peixe, carne de porco e pato, bens assados, chá e café. É usada como um substituto da semente de erva-doce em condimentos, entretanto, possui sabor mais forte e mais pungente. Também é acrescentado a licores. Um pedaço de anis-estrelado pode ser mastigado após a refeição para refrescar a respiração.

História e Curiosidades

O nome de gênero, Illicium, é oriundo do latim e significa “aquilo que atrai”, em referência ao cheiro agradável da árvore. O nome de espécie, verum, significa “verdadeiro”. As vagens das sementes do Anis são amoldados no formato de seis ou estrela octagonal.

Apesar de possuir cheiro e sabor semelhante, não é relacionada à popular Erva-Doce. O Anis-Estrelado é nativo do sul da China, foi chamada de Cardamomo-Siberiano, vez que era transportada para a Europa pela rota China/Rússia.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-anis-estrelado.html

TOMILHO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Tomilho – Thymus vulgarisO tomilho (Thymus vulgaris) é uma planta medicinal também conhecida como tomilho-de-jardim e tomilho-selvagem (Thymus serpyllum). Pertence a família Lamiaceae.


Benefícios do tomilho

O tomilho, muito utilizado na culinária mediterrânea e grega, possui diversos usos terapêuticos. O chá de tomilho possui propriedades sedativas e ajuda a reduzir a ansiedade, fadiga e depressão, além de ser rico em óleos voláteis, minerais, fenóis e flavonoides benéficos para à saúde. Os fitoquímicos presente no tomilho ajudam a relaxar o trato digestivo e brônquios, beneficiando pessoas com congestão no peito e indigestão.

O óleo de tomilho demonstrou atividade antibacteriana e antioxidante. O timol, um dos óleo voláteis do tomilho, além de ser um poderoso antioxidante, ajuda a aumentar a quantidade de ácidos graxos ômega-3 e gorduras saudáveis nas células cerebras. Um estudo da Biochemical and Biophysical Research descobriu que o óleo de tomilho ajuda a proteger o organismo contra mudanças relacionadas ao avanço da idade nas células cerebrais de ratos. O tomilho é composto de óleo essencial (borneol, carvacrol, cymol, linalol, timol), princípio amargo, tanino, flavonoides (apigenina, naringenina, luteolina e thymonin), saponinas e ácidos terpênicos. O timol e o carvacrol têm efeito relaxante nos músculos lisos da área gastrointestinal.

Na medicina popular, é usado em forma de líquido para limpeza bucal, evitar a perda de dentes, laringites, feridas de boca, formação de placa bacteriana, dor de garganta, amigdalite e má-respiração. Compressas para congestão pulmonar, incluindo asma, bronquites, resfriados e gripe. Cataplasma para feridas e mastite. Lavagem para infecções fungosas como pé-de-atleta e lombriga, além de piolhos e sarnas. Ducha para candidíase. Compressas para contusões. Colírio para olhos doloridos e enxaguante de cabelo para caspa. Pomada para acne, marcas, queimaduras e feridas. Usada como erva de banho para músculos doloridos, artrite e resfriados. O óleo essencial é acrescentado a sabões e inalações antidepressivas, óleos de massagem para músculos doloridos, reumatismo e ciática, além de ser aplicado diretamente a verrugas.

Na culinária, o tomilho é acrescentado a sopas, guisados, legumes, galinhas, saladas de frutas, quiabos e licor Beneditino. Auxilia na digestão de comidas com alto teor de gorduras e calorias. Ajuda a preservar carnes.
Contraindicações e efeitos colaterais do tomilho

O tomilho não deve ser utilizado durante a gravidez. Como a maioria dos óleos essenciais, deve ser diluído antes de ser aplicado à pele.

Saiba mais

História e curiosidades

O nome de gênero, Thymus, é derivado da palavra grega “thymon”, que significa “coragem”, vez que a mesma era usada como erva de banho por soldados romanos para lhes proporcionar coragem. O nome dado ao tomilho-selvagem (serpyllum) é devido ao fato de que antigamente a planta havia sido usada usada para tratar mordidas de cobras venenosas e criaturas do mar, além de ser queimada como um incenso para intimidar escorpiões. Já foi usada para embalsamar. O óleo de tomilho foi usado durante a Primeira Guerra Mundial para tratar infecções e ajudar a aliviar a dor.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tomilho-thymus-vulgaris.html

LÍRIO-BRANCO – NYMPHAEA ALBA

O Lírio-Branco (Nymphaea alba) é uma planta medicinal aquática também conhecida comoLírio-D’água, Ninféia-Branca, Lírio-Branco-de-Lagoa, Repolho-da-Água, European White Waterlily, White Lotus e Nenuphar (inglês). Inclui a espécie Nymphaea odorata. Pertence a família Nymphaeaceae.

Usos Tradicionais: ansiedade, câncer uterino, catarro, contusões, diarréia, disenteria, dor de garganta, dores comuns, escrófula, feridas, gonorréia, inflamação, insônia, leucorréia, tumores.

Propriedades Medicinais: adstringente, anafrodisíaco, anódino, anti-séptico, antiespasmódico, demulcente.

Usado na medicina alternativa em forma de ducha vaginal para leucorréia e câncer uterino. Cataplasma para feridas, contusões, tumores e inflamações de pele. Gargarejo para inflamação de boca e dor de garganta. As raízes e folhas dos Lírios são usados para fazer loções para amaciar a pele e tratar feridas. A raiz fresca do Lírio pode ser usada como sabão. É dito que a fumaça proveniente da queima da raiz é efetiva para afugentar grilos.

As folhas jovens quando cozidas são comestíveis. A planta é composta de glicosídeos, taninos, mucilagem, nymphaline, nupharine e flavonóides. A Nymphaea odorata não deve ser confundida com a Nymphaea tuberosa, que pode ser tóxica. A variedade tuberosa tem a raiz e caule tuberosos e flores quase inodoras. O nome de gênero alude as “ninfas” que são fadas que vivem na água.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-lirio-branco.html

CEREJA-PRETA – PRUNUS SEROTINA

A Cereja-Selvagem (Prunus serotina) é uma planta também conhecida como Cereja-Preta(Black Cherry), Cereja-Preta-Selvagem (Wild Black Cherry) e Cereja-Preta-da-Montanha(Mountain Black Cherry). Inclui espécies como aPrunus virginiana. Pertence a família Rosaceae.

Usos Tradicionais: asma, bronquites, diarréia, disenteria, dispepsia, insônia, resfriados, tosse, tosse seca.

Propriedades Medicinais: adstringente, antiespasmódico, antitussígeno, carminativo, expectorante, sedativo, tônico amargo, tônico estomacal.

A casca da Cereja-Selvagem é conhecida por ser um remédio natural para tosses. A Cereja é utilizada na medicina popular para ajudar a curar a dispepsia causada por nervos. A prunasina é a substância presente na planta que relaxa os reflexos e diminui a tosse, no entanto, embora auxilie nesta condição, A Cereja-Preta não trata a infecção que pode estar causando a tosse.

Na culinária, a fruta da Prunus avium (a espécie de Cereja mais consumida), como também as frutas da Cereja-Selvagem são consumidas in natura e acrescentadas a bolos, tortas, sucos, licores e vinhos.

A Cereja-Selvagem é composta de glicosídeos (prunasina), benzaldhyde, óleo essencial, cumarinas, gallitannins e resina. As sementes de Cereja são tóxicas devido ao seu alto conteúdo de ácido cianídrico e não devem ser consumidas. A casca consumida em grandes doses é tóxica. A casca não deve ser fervida, mas tão somente macerada em água quente. Pode causar sonolência. Não deve ser utilizada durante infecções severas. As folhas devem ser evitadas de usar interiormente. O nome de gênero, Prunus, é um nome antigo para “ameixa”.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-cereja-preta-selvagem.html

BAUNILHA – VANILLA PLANIFOLIA


A Baunilha (Vanilla planifolia) é uma planta medicinal também conhecida como Vanilla eVainilla.Inclui a espécie Vanilla pompona. Pertence a família das Orquídeas (Orchidaceae).

Usos Tradicionais: diarréia, espasmos, esterilidade, falta de energia, febres adinâmicas (febres que causam grande fraqueza muscular), flatulência (gases intestinais), histeria, impotência sexual (disfunção erétil), melancolia, reumatismo, traumas emocionais.

Propriedades Medicinais: afrodisíaco, aromática, carminativo, estimulante, tônico digestivo.

A Baunilha pode agir como afrodisíaco e causa irritação uretral temporária. A Baunilha é muito usada em perfumes e cosméticos. Na culinária, a Baunilha é muito utilizada como condimento para doces, chocolates, sorvetes, pudins, açúcar e licores, além de ser condimento para drogas farmacêuticas.

A orquídea Baunilha é composta de vanilina e cumarina. O uso excessivo pode causar irritação. Atualmente, o extrato de Baunilha vendido no mercado é a vanilina sintética ou até mesmo a vanilina natural muito diluída com alcóol, vez que o extrato puro é muito caro. A palavra Baunilha em latim significa “pequena vagina”, referência ao formato da flor da orquídea sexualmente amoldada. Ela é nativa da América Central e foi introduzida pelos Astecas como uma adição para Chocolate.

Uma das razões da qual a Baunilha é um dos temperos mais caros do mundo é devido ao fato de que as flores devem ser polinizadas a mão horas antes de florescerem. Em algumas regiões do México, algumas espécies de borboletas e beija-flores ajudam durante este processo. Uma espécie de abelha, a melipona, exercia um ótimo trabalho de polinização, no entanto, está praticamente extinta devido ao uso excessivo de praguicidas.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-baunilha.html

AGRIÃO – NASTURTIUM OFFICINALE

O Agrião (Nasturtium officinale) é uma planta medicinal também conhecida como Agrião-da-Água, Agrião-Comum, Agrião-Verdadeiro, Pimenta-da-Água; Watercress, Brooklime, Brown Cress, Cress, Cresson, Nasturtium, Water Cresses, True Watercress, Watercress (inglês). Inclui a espécie Nasturtium microphyllum. Antigamente, o Agrião de nome popular era conhecido pelos nomes de espécie Rorippa nasturtium-aquaticum e Rorippa microphylla. Pertence a família Brassicaceae.

Usos Tradicionais: acne, anemia, asma, bronquites, câncer, congestão linfática, dermatite, diabetes, dor de cabeça, eczema, flatulência (gases intestinais), gota, inchaço glandular, muco, sardas, tuberculose.

Propriedades Medicinais: afrodisíaco, anti-séptico, antiescorbutico, aperitivo, diurético, estimulante metabólico, expectorante, febrífugo, hipoglicêmico, laxativo, nutritivo, purgante, tônico estomacal.

O Agrião é usado como um tônico capilar para estimular o crescimento dos cabelos. Tradicionalmente, o suco é aplicado para esfolar e clarear acnes, eczema e sardas. É feito cataplasma para inchaços glandulares e linfáticas.

Na culinária, as folhas são muito usadas em saladas, sanduíches, refogados, frituras e como uma guarnição. É possível fazer uma sopa de Agrião. O Agrião é composto de glucosídeo, gluconasturtina, óleo essencial (isotiocianato de etilo), betacaroteno, vitamina C, iodo, ferro, manganês, zinco, enxofre, germânio, flúor e cálcio. Deve-se lavar o Agrião muito bem, vez que a planta pode abrigar parasitas caso seja cultivado em água contaminada. Não é recomendável a utilização durante a gravidez e em doses altas, vez que o uso excessivo pode irritar os rins.

O nome de gênero, Nasturtium, é derivado do latim “nasus tortus”, referência as qualidades pungentes da planta. Antigamente, pessoas foram aconselhadas a comer Agrião pois o mesmo era considerado como um tônico cerebral. O Agrião é cultivado e se desenvolve melhor em águas correntes rasas e frias.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-agriao.html

Novo Renault Fluence 2015: fotos, preços e ficha técnica

A Renault do Brasil lança oficialmente a linha 2015 do sedã médio Fluence, que traz como novidades estéticas e de conveniência. Os preços variam de R$ 66.890 na versão de acesso, Dynamique MT a R$ 82.990, para o topo de linha, Privilège.

O Fluence 2015 conta com: rebatimento automático dos retrovisores (versão Privilège), R-Link: o novo sistema multimídia com tela de 7 polegadas multitoque reconhecimento de voz e GPS integrado; ar-condicionado digital dual-zone: permite aos ocupantes dos bancos dianteiros uma regulagem de temperatura individual para cada um e mantém sempre a temperatura desejada independentemente das condições externas. Os ocupantes do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado.
O modelo já traz controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR). Ba versão topo há seis airbags disponíveis (dianteiros, laterais e tipo cortina), enquanto são quatro (dianteiros e laterais) na versão Dynamique.

Design

A frente agora segue a nova identidade de design global da marca. O modelo traz novo para choque dianteiro e, de série, luzes LED-DRL (Day Running Light). 


Na traseira, as lanternas da versão Privilège são novas e equipadas com luzes de LED. Completam o visual rodas aro 16 polegadas na versão Dynamique e 17 polegadas na versão Privilège.


Motor e câmbio

O motor permanece o 2.0 16V Hi-Flex, com duplo comando de válvulas no cabeçote. São duas opções de câmbio: 6 marchas manual, e o câmbio CVT X-Tronic.

O propulsor desempenha 143 cv (etanol) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm, e o torque é de 20,30 kgfm (etanol) / 19,90 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm.

Interior





Tabela de Preços, versões e itens
ModeloVersãoPreçoItens
Fluence 2015Dynamique M/TR$ 66.890Painel digital, ar-condicionado automático dual zone, chave cartão hands free, quatro airbags (dianteiros e laterais) e os freios ABS; sistema Isofix, para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro; novo para-choque com luzes LED-DRL (Day Running Light) e as novas rodas aro 16 polegadas.
Dynamique CVTR$ 71.890Todos os itens da versão Dynamique M/T e acrescenta o cãmbio CVT X-Tronic, com possibilidade de troca sequencial de seis velocidades.
Dynamique Plus CVTR$ 74.890Esta versão é uma novidade na linha do Novo Fluence 2015. Ela traz de série o inovador sistema multimídia R-Link, bancos em couro, com novos detalhes no layout, na linha 2015.
Privilège CVTR$ 82.990Todos os itens das versões Dynamique e ainda traz faróis de xênon e o teto solar, luzes LED nas setas integradas dos retrovisores. Diferentemente da versão Dynamique, a versão Privilège traz rodas aro 17 polegadas. Outra novidade desta versão é a câmera de ré, que permite visualizar as imagens quando acionada, diretamente na tela do R- Link. A chave cartão hands free na versão Privilège oferece função walk away closing, onde basta se afastar do carro, por cinco metros, de posse da chave, para ocorrer o travamento das portas e o recolhimento automático dos retrovisores.

Pós-venda

O Novo Fluence 2015 tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
Ficha Técnica - Renault Fluence 2015

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 V, comando duplo, flex
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência: 140/143 cv a 6.000 rpm
Torque: 19,9/20,3 kgfm a 3.750 rpm
Câmbio: Manual de seis velocidades ou automático do tipo CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: Comprimento 4,620 m; Largura 1,810 m; Altura 1,470 m e entre-eixos 2,700 m
Capacidades: Tanque 60 l; Porta-malas 530 l (aferidos por Autoesporte)
Peso: 1.372 kg

http://www.car.blog.br/2014/11/novo-fluence-2015-fotos-precos-e-ficha.html