Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 30 de março de 2015

Leite materno previne doenças e pode deixar bebê mais inteligente - Estudo comprova que, quanto mais duradouro o período de amamentação na infância, maiores os níveis de inteligência


Leite materno previne doenças e pode deixar bebê mais inteligente - Estudo comprova que, quanto mais duradouro o período de amamentação na infância, maiores os níveis de inteligência


Foto: Genaro Joner / Agencia RBS

Gabriela Perufo

O bebê nasceu, e, junto com ele, um novo mundo de sentimentos e desafios. Entre os mais marcantes, a amamentação. O leite materno é tudo que o bebê precisa para matar a sede e a fome, crescer e ficar protegido contra muitas doenças, nos primeiros meses de vida. E as vantagens não são apenas para os pequenos. A amamentação pode ter resultados benéficos para o corpo da mãe, após a gestação. Sem falar que o aleitameto estreita o laço entre a mulher e seu bebê.

Até aqui, nada de muito novo. Novidade, mesmo foi trazida por um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publicado na revista científica The Lancet, no último dia 18. Uma pesquisa conduzida desde 1982, com mais de 3,5 mil recém-nascidos, concluiu que os efeitos benéficos do aleitamento podem ser sentidos na vida adulta, especialmente no nível intelectual.

O estudo comprova que, quanto mais duradouro o período de amamentação na infância, maiores os níveis de inteligência e renda média na vida adulta até os 30 anos. Segundo a pesquisa, as crianças que foram amamentadas até 1 ano de idade têm quociente de inteligência (QI) mais elevado _ 0,9 a mais que as que não receberam leite materno. E não é só isso. Quem mamou no peito também ganha mais: o salário é cerca de R$ 341 mais alto dos que não foram amamentados até o primeiro ano de vida. Isso porque, segundo os especialistas, o leite materno tem uma composição única e, graças aos ácidos graxos de cadeia longa, são fundamentais no desenvolvimento do cérebro.

Outra descoberta do trabalho diz respeito à prática da amamentação entre as classes sociais. No Brasil, mulheres com maior renda e escolaridade amamentam os filhos por menos tempo.

Levantamento do Ministério da Saúde realizado em todas as capitais, no Distrito Federal e em outros 239 municípios brasileiros, somando informações de aproximadamente 118 mil crianças, mostra que o tempo médio do período de Aleitamento Materno no país cresceu um mês e meio. Passou de 296 dias, em 1999, para 342 dias, em 2008. O estudo também revelou um aumento do percentual de mulheres que realizam o Aleitamento Materno Exclusivo em crianças menores de quatro meses. Em 1999, era de 35%, passando para 51% em 2008. Outro resultado importante está relacionado com o aumento, em média, de um mês na duração do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) nas capitais e Distrito Federal. Em 1999, a duração do AME era de 24 dias e, em 2008, passou a ser de 54 dias - ou seja, mais que dobrou.


TODA A REPORTAGEM ESTÁ EM ZERO HORA ON LINE

Suspeito de matar universitário em boate de Florianópolis é transferido - Rapaz de 25 anos foi morto com copo de vidro em casa noturna, no sábado. Corpo foi levado para o Rio de Janeiro; 'Era um garoto da paz', diz prima.


Rapaz de 25 anos foi morto com copo de vidro em casa noturna, no sábado.
Corpo foi levado para o Rio de Janeiro; 'Era um garoto da paz', diz prima.

Leandro dos Passos Pereira, de 21 anos, suspeito de matar com um copo de vidro o universitário Diogo Cuiabano Medeiros de 25 anos, na madrugada de sábado (28) em uma casa noturna, foi transferido na manhã deste domingo (29) para o centro de triagem do presídio de Florianópolis, no bairro Agronômica, de acordo com a Central de Polícia da Capital.

O crime aconteceu por volta das 4h40 deste sábado (28), no banheiro da casa noturna Fields, no centro da cidade. O advogado do estabelecimento, Cláudio Gastão da Rosa Filho, contou que um faxineiro que estava no local testemunhou o assassinato.



Ele contou que Diogo esbarrou em Leonardo dos Passos Pereira, de 21 anos, na saída do banheiro. Segundo o relato, Diogo teria pedido desculpa, mas o rapaz quebrou um copo de vidro na parede e atingiu o pescoço do estudante.

Diogo foi atendido por um socorrista da casa noturna, mas morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).



'Não queria briga'

"Era um garoto totalmente da paz, não queria briga", disse na manhã deste domingo (29) uma prima do universitário. A mulher, que pediu ao G1 para ter seu nome preservado, afirmou que a família está em choque. "É inacreditável, ele (o suspeito) fez para matar."

"Ele era uma pessoa supertranquila, um amigão", disse o estudante de medicina Thiago Panizzi, que estudou com Diogo no colégio. Nas lembranças, um garoto cheio de amigos que gostava de jogar bola no recreio. "Foi uma tragédia. Eu ainda não estou acreditando que isso realmente aconteceu."



Passagens pela polícia

Conforme a Polícia Militar, Leonardo foi detido por seguranças da casa até a chegada dos policiais, que o prenderam em flagrante. O suspeito tem outras passagens pela polícia, conforme reportagem do RBS Notícias. Os registros são de lesão corporal e ameaça contra mulher e menor e posse de drogas.

No sábado, o advogado de Leonardo, Emanuel Antônio Quaresma, disse que ainda não teve contato com o jovem e que não vai se pronunciar até ter mais detalhes sobre o caso.

Na segunda-feira (30), o caso vai ser encaminhado à Delegacia de Homicídios da capital.



Família do Rio de Janeiro

Na manhã deste domingo (29), o Instituto Médico Legal da Capital informou à RBS TV que o corpo do estudante já havia sido liberado, mas não informou o horário.

Segundo a prima de Diogo, parte da família viajou a Florianópolis para tratar do traslado do corpo até o Rio de Janeiro. Segundo apuração da RBS TV, o corpo foi levado de Florianópolis na madrugada deste domingo (29) com destino ao Rio de Janeiro, por via terrestre. Ainda não há informações sobre o enterro de Diogo, mas a familiar acredita que deve acontecer somente na segunda-feira.

Diogo era natural do Rio de Janeiro, mas vivia em Florianópolis, onde fazia faculdade de engenharia. Nos últimos meses, o rapaz estava morando sozinho. "


Diogo morreu após ser atingido no pescoço

(Foto: Reprodução/Facebook)


Investigação

De acordo com o delegado responsável pela Delegacia de Homicícios, Ênio de Oliveira Matos, agentes da unidade acompanharam os procedimentos na Central de Polícia e ele também já acompanha o caso.

"Agora vamos aguardar o resultado dos laudos do Instituto Geral de Perícias (IGP) e seguir com a investigação", disse. 



Posição da casa noturna

Essa seria a primeira vez do suspeito, que mora em São José, na casa noturna. Já Diogo era frequentador assíduo da Fields, conforme a assessoria da casa.

Sobre o fato de a casa noturna oferecer copos de vidro, a assessoria disse que o estabelecimento ainda não decidiu se irá trocar por copos de outros materiais.

Ainda segundo a assessoria, a Fields disse que vai "prestar toda a assistência para a família da vítima". A casa não abriu neste sábado (28).




G 1

Álcool deixa homens mais sensíveis aos sorrisos, diz estudo


O sorriso é uma ferramenta importante para a construção de relações afetivas e profissionais. “O sorriso é o nosso cartão de visitas. Ele transmite saúde, simpatia e até confiabilidade, ou seja, uma pessoa que sorri mais transmite autoconfiança, o que faz com que as pessoas se aproximem mais dela”, diz Juliana Benetti, dentista da Sorridents.

Para que ele traga tais benefícios ao seu portador, é preciso que os dentes estejam esteticamente em ordem. “Escovar os dentes, usar fio dental diariamente, visitar o dentista regularmente e ter hábitos saudáveis são o segredo de um verdadeiro sorriso perfeito”, diz a dentista.

Um grupo de cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, resolveu avaliar o poder do sorriso sob diferentes situações. Para isso, recrutaram 720 pessoas (homens e mulheres) classificadas como bebedores sociais saudáveis e com idade entre 21 e 28 anos. Para uma parte ofereceram vodka com suco de cranberry e para a outra, bebidas sem álcool.

Depois da interação, pode-se observar que o grupo que ingeriu bebidas alcoólicas estava mais receptivo a sorrisos, e essa evidência era bem mais clara nas mesas onde só havia homens. Para os cientistas, esse resultado pode explicar porque os homens são mais propensos a beber do que as mulheres. Além disso, eles acreditam que essa receptividade aos sorrisos, conforme aumenta a ingestão de bebidas alcoólicas, pode ser encarada como um reforço positivo para que eles possam continuar bebendo, fator que pode ser relevante para se estabelecer a dependência. 

Análise dos resultados

Segundo Clara Moura Farias, terapeuta especialista em aconselhamento de dependência química pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), o álcool atua no Sistema Nervoso Central de modo a relaxar os estados de alerta e de senso crítico. “Isso faz com que a maioria das pessoas fique mais maleável e assuma condutas que usualmente não assumiria; assim, o tímido fica mais corajoso, o mal humorado pode ficar mais tranqüilo. Além disso, em doses baixas o álcool causa euforia porque há alterações químicas no cérebro que justificam essa alteração”, diz Clara.

Por isso, Clara concorda que o consumo de álcool facilita a troca de sorrisos, mas alerta que essa situação requer atenção. “Se a pessoa passar a acreditar que só a bebida traz esse ambiente onde sorrisos são facilmente trocados e a sensação de bem estar é plena ela pode estar dando o primeiro passo para uma dependência alcoólica”, diz Clara. 

AGÊNCIA BETA / TERRA

Erro de cálculo pode ter deixado energia 5,2% mais cara em SC

Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina apontou que um erro de cálculo pode ter deixado a energia 5,2% mais cara em Santa Catarina. O equívoco foi denunciado ao Ministério de Minas e Energia, conforme reportagem do RBS Notícias.
O Tribunal de Contas analisou os contratos de 25 cooperativas que compram energia elétrica da Celesc e fornecem aos consumidores em algumas regiões do estado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autoriza essa operação e também determina que a Celesc dê um subsídio para as cooperativas, equivalente a um desconto na hora de vender a energia.
Porém, conforme o TCE, o desconto que a Celesc deve dar às cooperativas estava sendo cobrado na conta de luz de todos os consumidores das cidades onde é ela que fornece energia. Pelos cálculos do Tribunal de Contas, de 2008 a 2012, foram R$ 650 milhões, valor que deixou a conta de luz 5,28% mais cara.
O Tribunal de Contas também descobriu que se a Celesc fornecesse energia no lugar das cooperativas, a conta de luz dos consumidores destas cidades seria mais barata. Em alguns casos, seria a metade do preço que é cobrado hoje.
"Essa perda de R$ 650 milhões foi repassada ao custo da energia de toda a sociedade catarinense. Isso impactando no custo da indústria, do comércio, em todos os setores. ", disse o diretor do TCE, Névelis Scheffer Simão.
A Celesc não tem responsabilidade sobre os problemas encontrados na auditoria porque a companhia cumpre as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por isso, o Tribunal de Contas do Estado denunciou as irregularidades aos órgãos que fiscalizam a Aneel.
"O encaminhamento aqui foi representar aos órgãos que fiscalizam a Aneel. O Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da União, e também o Ministério Público estadual por conta desse prejuízo que teve a sociedade catarinense", afirmou o diretor do TCE.
A Celesc informou ainda que está preparada para assumir o fornecimento de energia elétrica para todas as cidades que hoje são atendidas por cooperativas, caso isso seja determinado pela Aneel. Em nota, a Aneel disse que tem até o dia 30 de abril para se posicionar sobre o caso.

G1

Lembranças apagam do cérebro memórias semelhantes Experimento pode ajudar a esquecer traumas


Uma lembrança específica pode nos fazer esquecer outra parecida - e neurocientistas conseguiram observar este processo usando imagens computadorizadas do cérebro. Dentro do cérebro dos seres humanos eles localizaram as marcas únicas de duas memórias visuais desencadeadas pela mesma palavra. Em seguida, observaram como lembrar de uma das imagens repetidamente fez a outra memória desaparecer. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience.
Uma lembrança específica pode nos fazer esquecer outra parecida - e neurocientistas conseguiram observar este processo usando imagens computadorizadas do cérebro. Dentro do cérebro dos seres humanos eles localizaram as marcas únicas de duas memórias visuais desencadeadas pela mesma palavra. Em seguida, observaram como lembrar de uma das imagens repetidamente fez a outra memória desaparecer. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience.

Apagar memórias 

Wimber acredita que os resultados podem ser úteis em psicologia, onde apagar memórias específicas às vezes é exatamente o que os pacientes precisam. "Esquecer é muitas vezes visto como uma coisa negativa, mas é claro que pode ser extremamente útil quando se tenta superar uma memória negativa do nosso passado", disse ela. "Há oportunidades para que isso seja aplicado em áreas para realmente ajudar as pessoas."
Hugo Spiers, um professor de neurociência comportamental da Universidade College London, disse à BBC que a pesquisa era animadora e foi bem feita. "Este é um exemplo de uma boa pesquisa de imagens do cérebro", disse ele. "Os resultados vão além de simplesmente revelar que uma região do cérebro está envolvido na memória: eles fornecem insights sobre os mecanismos utilizados pelo cérebro para conseguir isso."
O trabalho também impressionou Eva Feredoes, que estuda mecanismos de memória na Universidade de Reading. Ela disse que a descoberta pode ser útil até para combater a perda de memória em situações de demência.
"Nós sabemos que as memórias competem com as outras em diferentes estágios enquanto estão sendo lembradas e, quando são recuperadas, as memórias perdedoras da competição são esquecidas", disse Feredoes. "Resolver essa 'competição' complexa poderia pavimentar o caminho para novas pesquisas sobre tratamentos em doenças que afetam a memória, como a demência."



Terra

Células do sistema imunológico facilitam dispersão do câncer de mama


Pesquisadores holandeses descobriram que certas células do sistema imunológico são persuadidas pelos tumores da mama para facilitar a propagação das células cancerígenas, publicou nesta segunda-feira a revista "Nature".

O sistema imunológico luta contra as doenças, as infecções e inclusive contra o câncer, atuando como soldados que protegem de invasores, no entanto parece que o sistema também tem "traidores", explicaram os especialistas.

Uma equipe do Instituto de Câncer da Holanda, liderado por Karin de Visser, descobriu que certos tumores da mama causam um "efeito dominó" de reações no sistema imunológico que facilitam a propagação das células cancerígenas.

De acordo com o estudo, nos países ocidentais, uma de cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama em algum momento da vida. Das mulheres que morrem por esta doença, a causa de 90% é que a enfermidade se disseminou a outras partes do corpo e ocasionou metástase. Por esta razão, os pesquisadores estão tentando entender como se produz o processo de metástases para assim tentar conter a causa principal de morte por esta doença.

Há alguns anos, foi descoberto que as pacientes com câncer de mama com um alto número de neutrófilos, as células imunes mais comuns do corpo, tinham maior risco de desenvolver metástase.

Os cientistas descobriram que o tumor envia moléculas que atuam como "sinalizadoras" que através de uma série de passos faz com que o sistema imunológico produza um grande número de neutrófilos. Embora isto ocorra normalmente por uma reação inflamatória, os neutrófilos que se ativam pelo tumor se comportam de maneira diferente.

Os neutrófilos são capazes de bloquear as ações das células T, outras células do sistema imunológico que se formam a partir de células-tronco da medula óssea e ajudam a proteger o corpo de infecções e a destruir as células cancerígenas.

Além disso, Karin de Visser e sua equipe descobriram uma proteína chamada Interleucina 17 (IL17) que é imprescindível para este processo.

"Em nossos experimentos descobrimos que a IL17 é crucial para o aumento da produção de neutrófilos, mas não só isso, também é a molécula que muda o comportamento destas células, fazendo com que se voltem inibidoras das células T", explicou.

Os cientistas realizaram testes com ratos e descobriram que quando se inibiam os neutrófilos os animais desenvolviam muito menos metástase que aqueles nos quais não se freavam.

A inibição da IL17 poderia ser uma estratégia segura. De fato os remédios anti-IL17 estão sendo testados atualmente em análises clínicos para tratar doenças como a psoriasis ou o reumatismo.

"Seria muito interessante investigar se estes fármacos poderiam ser benéfico para os pacientes com câncer de mama, já que esses 'traidores' do sistema imunológico poderiam exagerar o lado bom e contribuir para prevenir a metástase", concluiu. 




EFE / TERRA

Arroz vermelho é opção para controlar o colesterol



O arroz branco e também a sua versão integral não estão sozinhos. O chamado arroz vermelho é usado atualmente como suplemento alimentar em muitos países, mas, há milhares de anos, faz parte da culinária asiática, principalmente das refeições chinesas.


O grão é composto pelo inibidor monacolina K, que ajuda no controle do colesterol total e do colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim.


Talvez você se surpreenda ao saber que o arroz vermelho não chega a ser novidade no Brasil. Segundo dados do National Geographic Brasil, esse tipo de arroz foi a única variedade a ser produzida por aqui até o século XVIII.


A região Nordeste foi a principal produtora. Após esse período, a Corte Portuguesa importou dos Estados Unidos o arroz-da-carolina, considerado mais rentável, e proibiu a produção da variedade vermelha do grão.
Grão vermelho possui mais proteínas e fibras do que a versão branca. Foto: iStock, Getty Images
Arroz branco X arroz vermelho
Mesmo com a proibição da Corte Portuguesa, a cultura do arroz vermelho sobreviveu e se manteve no cardápio de muitos nordestinos, sendo servido tradicionalmente com o feijão de corda.


A composição nutricional de uma porção de 50g desse grão contém 170 calorias, 3,2 gramas de proteínas, 1,46g de gorduras, 36,7g de carboidratos, 1,84g de fibras, 0,47mg de sódio, 0,4mg de ferro, 727mg de potássio, 0,17mg de vitamina B1, 1,39mg de vitamina B3 e 0,18mg de vitamina B6.


Essa variedade de arroz apresenta 15% a mais de proteínas e duas vezes mais fibras que o arroz polido. O grão vermelho também tem o ciclo de cultivo curto, em torno de 100 dias, e necessita de cuidados especiais desde o plantio até a secagem.


Já o arroz polido perde parte de suas substâncias nutricionais no polimento. Nesse processo, é retirado a casca e germe. Assim, o arroz se torna rico em carboidratos e pobre em proteínas.


A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), listou os componentes nutricionais do arroz polido em uma porção de 100g: 358 calorias, 7,2g de proteínas, 0,3g de gorduras, 78,8g de carboidratos, 0,5g de cinzas, 4g de cálcio e 30g de magnésio.


Benefícios do arroz vermelho
O arroz vermelho, além de ser benéfico para pessoas que necessitam controlar o colesterol LDL e os níveis de colesterol total, contém também isoflavona.


Essa substância auxilia no alívio dos desconfortos causados pela menopausa, atuando diretamente nas ondas de calor que a mulher sofre constantemente nesse período.


A variedade de grão apresenta substâncias importantes para o sistema imunológico, e também fornece proteção às células contra os radicais livres. E por que os radicais livres são tão perigosos? Segundo o Ministério da Saúde, essa substância está relacionada ao envelhecimento precoce também ao desenvolvimento do câncer.


Entretanto, esse alimento exige atenção e acompanhamento médico em casos que o indivíduo seja medicado com lovastatina. Entre esse medicamento e o arroz vermelho, podem ocorrer alterações nos efeitos da medicação.


Doutíssima do Terra

Doenças cardiovasculares podem ser evitadas com o consumo de tomate


Assim como o sistema respiratório ou digestivo, o sistema cardiovascular possui uma função muito importante no organismo humano. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes às células do corpo e pela manutenção de uma boa circulação sanguínea. Entretanto, algumas doenças podem afeta a função cardiovascular e acometer as artérias e o coração. Estes problemas podem ser prevenidos com a prática de exercícios físicos e a manutenção de uma alimentação saudável. O tomate, incluído de maneira correta à alimentação, por exemplo, fortalece e protege o sistema cardiovascular.
O tomate possui propriedades que protegem o corpo humano de doenças cardiovasculares.
Rico em folato ( tipo de vitamina do complexo B), vitamina C e potássio, que evita a fraqueza muscular, o tomate, por exemplo, possui em sua formulação o licopeno, substância antioxidante, ou seja que combate os radicais livres, que podem danificar as células do corpo humano, acelerar seu envelhecimento e causar doenças.


Doenças cardiovasculares e a ação do licopeno
O licopeno é o caroteno, componente químico importante na alimentação, mais encontrado no tomate. Ainda que o primeiro não seja transformado em vitamina A (como acontece com o Beta Caroteno) , o licopeno está fortemente ligado à prevenção de doenças cardiovasculares, grande causa de mortes, e à alguns tipos de câncer. Essa característica tornou a substância em questão um forte assunto de estudos científicos. O licopeno tem ainda a função de proteger as artérias e facilitar o transporte de oxigênio às células.
O licopeno auxilia na prevenção do endurecimento das artérias, o que mantém ativo o transporte de oxigênio e nutrientes às células do corpo.
Uma outra característica curiosa do licopeno é a cor vermelha, presente no tomate, na goiaba e na melancia, por exemplo. Mas, frente à tantas propriedades, como consumir o tomate de forma que ele não perca essas e outras propriedades?

Consumir o tomate cozido ou processado é mais aconselhável do que consumi-lo cru, devido à maior absorção do licopeno, já que o calor é capaz de romper as paredes celulares do tomate e liberar a substância.



O consumo do tomate processado em óleo aumenta a quantidade de licopeno liberado.

Cozinhar o tomate em óleo também aumenta a absorção de licopeno . Um dia após a ingestão de molho de tomate cozido em óleo, por exemplo, pode aumentar de 2 a 3 vezes a concentração de licopeno no organismo. Entretando, nenhuma alteração ocorreu quando suco de tomate fresco foi ingerido. Além da proteção do organismo à doenças cardiovasculares e ao câncer de próstata, o tomate é um alimento nutritivo, rico em minerais, em substâncias antinflamatórias e pode ser aliado à perda de peso. 

É importante lembrar que estes resultados serão obtidos com o consumo frequente de tomate e de frutos e legumes que contenham essas propriedades, que sua alimentação seja sempre balanceada e saudável e que a prática regular de exercícios físicos esteja presente em seu cotidiano.




DOUTÍSSIMA DO TERRA

Silvio Santos brinca que pode comprar a Globo


Em entrevista ao repórter Thiago Rocha, do programa Muito Show, da Rede TV!, Silvio criticou o fato da apresentadora Eliana estar namorando um funcionário da Rede Globo, no caso Adriano Ricco, que vem a ser um dos diretores do Caldeirão do Huck, informação não confirmada ainda pela loirinha.

Enquanto deixava o salão do cabeleireiro Jassa, em São Paulo, ele disse:

"Mas a Eliana namorando um diretor da Globo? Com aquele sapato novo que ela arrumou, que amarra na perna toda? Que coisa horrível. Eliana é muito pequenininha. Ainda mais com esse sapato que ela arrumou agora, ninguém quernada com ela".

Silvio também não perdeu a oportunidade de brincar com Luciana Gimenez, apresentadora da Rede TV!:

"Uma mulher daquela é para ninguém botar defeito. A Luciana não é uma mulher, ela vale por três e deixa qualquer velhinho, jovem".

Durante o bate-papo, Silvio Santos ainda revelou seus programas preferidos na TV.

"Eu não assisto nem o Gugu, nem o Ratinho. Eu gosto de ver Netflix".

Ele ainda falou sobre a guerra de audiência entre Ratinho e Gugu, plásticas de Maradona, além de mostrar o relógio que fala horas e desperta como se fosse um galo.

Mas a cartada final do “Dono do Baú” veio quando Silvio anunciou que poderia comprar a Rede Globo.

"A Globo está em crise? Ah, eu compro. Eu compro a Rede Globo, não tem problema. Eu pago para os Marinho. Pago à prestação, mas pago", brincou o dono do SBT.

A matéria completa será exibida hoje às 18h45 no MuitoShow na RedeTV! 


O FUXICO / TERRA

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido




O Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia e a Polícia Militar atenderam nesta segunda-feira, 30, por volta das 16h30, um acidente envolvendo carro e moto na rua Tancredo Neves. Trata-se de uma colisão frontal onde o motociclista ficou ferido.
Se envolveram no acidente a caminhonete de placas ABJ 7017 de Ponta Grossa (PR) e a motocicleta Honda placa MML 4275 de Concórdia conduzida por Luiz Carlos Pereira. ele teve vários ferimentos pelo corpo em função da queda. Além disso, há suspeita de fratura no fêmur. O trânsito ficou interditado por alguns minutos. 
De acordo com as informações apuradas no local do acidente o condutor da caminhonete é de Ponta Grossa, Paraná. Ele é filho do homem que morreu em uma colisão na semana passada na BR-153. Foram quatro mortes na tragédia. O rapaz estaria em Concórdia para visitar a sua mãe que ficou ferida e está internada no São Francisco no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).



QUATRO MORTES na BR 153 


A tragédia com quatro mortes ocorreu próximo da Celulose Irani e vitimou da caminhonete Hillux Armando Brock, 89 anos, natural de Tapejara/RS; ainda estavam no VW/Gol, Elianai Fary, 35 anos; Jonny Quint Junior, 27 anos; Ivan Schmitt, 38 anos.


RURAL / ATUAL FM

Amigos e familiares se despendem de locutor na Arena Jaraguá

Jocemar Morais sofreu um infarto e veio a óbito no último domingo. Ele deixou esposa, três filhos e uma neta

Locutor teve despedida na Arena Jaraguá 

Foto: Chayenne Cardoso / Agência RBS
Uma voz que fez história no esporte jaraguaense. Na segunda-feira, amigos e familiares prestaram as últimas homenagens ao locutor Jocemar Morais que morreu no último domingo. Segundo a família, o locutor passou mal pela manhã e foi encaminhado ao hospital, onde acabou sofrendo um infarto fulminante. Por sua trajetória marcante no esporte, a grande despedida ocorreu na Arena Jaraguá, que é considerada a casa do Jarahuá Futsal.
Jocemar era de São Borja (RS) e iniciou sua carreira na rádio gaúcha Atlântida. Há mais de 15 anos se mudou para Jaraguá do Sul, onde começou a trabalhar na Rádio Brasil Novo (RBN) e fechou seu ciclo de vida na Cultura FM, de Pomerode. O locutor é criador do jargão "É da Malwee, é da Malwee", que alegrou por anos o futsal jaraguaense.
- Jocemar marcou época narrando os jogos do Juventus nos grandes tempos do time e também do Jaraguá Futsal. Na sexta-feira, conversamos e ele confessou que gostaria de narrar o jogo entre Jaraguá e Krona Joinville pela Taça Brasil - revela amigo e colega de profissão, Emerson Gonçalves. 
O locutor deixou esposa, três filhos e uma neta. O filho mais velho, Roger Morais, conta que o pai viveu com o lema "Se quiser ser feliz, faça feliz". Para o primogênito, o pai realizou todos os sonhos e estava muito feliz por ter um filho locutor.
- Ele foi meu mentor, tanto na área profissional como pai. Era uma pessoa amorosa, que só queria o bem. Estava - declara Morais. 
Na saída da Arena Jaraguá, Jocemar foi aplaudido por todos os presentes. O corpo foi cremado e a família não divulgou o destino das cinzas. 

A NOTÍCIA

Uma maçã por dia pode prevenir uso de medicamentos, diz pesquisa - Estudo, da Universidade de Michigan, foi realizado com mais de 8 mil pessoas

Estudo, da Universidade de Michigan, foi realizado com mais de 8 mil pessoas

Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

As pessoas que comem uma maçã por dia tomam menos remédios do que aquelas que não ingerem a fruta diariamente, afirma uma pesquisa publicada no portal JAMA Internal Medicine e realizada pela Universidade de Michigan.

Os pesquisadores compararam "comedores de maçãs" (pessoas que consumiam uma pequena maçã ou 150 gramas da fruta por dia) a pacientes que não ingeriam o alimento. Dos 8,4 mil participantes do estudo, 753 (o equivalente a 9%) foram considerados comedores de maçã. Esse grupo tinha maior nível de escolaridade e era menos propenso a fumar em comparação com o restante da amostra.

Os comedores de maçã também tiveram maiores chances de evitar a prescrição de medicamentos, de acordo com os cientistas. 
— Nossos resultados sugerem que a promoção do consumo de maçã pode ter benefício na redução da despesa nacional de saúde — disseram os pesquisadores.


ZH BEM ESTAR

Estudo recomenda adicionar peixe à dieta vegetariana - Pesquisadores de Harvard analisaram chances de desenvolvimento de câncer de cólon.


Pesquisadores de Harvard analisaram chances de desenvolvimento de câncer de cólon.
Foto: Vanessa V. / freeimages

Um estudo californiano sobre os hábitos alimentares de mais de 70 mil pessoas descobriu que adicionar peixe a uma dieta vegetariana pode ser mais mais saudável do que comer apenas vegetais. 
Segundo os pesquisadores, os vegetarianos tiveram um risco 22% menor de desenvolver câncer de cólon em comparação com as pessoas que comem carne. Mas, quando o peixe foi adicionado à dieta de vegetais, a redução do risco foi ainda maior: 43%.

— Adicionar peixe a uma dieta vegetariana parece ser uma boa escolha, pois contém ácidos graxos e ômega-3, que podem ser anti-inflamatório e fornecer vitamina D, também associada a menor risco de câncer colorretal — explica o médico Edward Giovannucci, da Universidade de Harvard. 
O especialista comenta que "quanto menor o consumo de carne vermelha, melhor — especialmente as processadas. Pode ser difícil para algumas pessoas a cortá-la da dieta completamente, mas eu gostaria de incentivá-las a, pelo menos, reduzir a quantidade ingerida". Ele recomenda limitar a carne vermelha a não mais de duas porções por semana.

Os resultados foram publicados no JAMA Internal Medicine.


ZERO HORA BEM ESTAR

Entenda os benefícios de nozes para a saúde intestinal, cerebral e vascular - "Resultados ajudam a compreender melhor as vantagens de comer nozes como parte de uma dieta saudável", diz especialista

"Resultados ajudam a compreender melhor as vantagens de comer nozes como parte de uma dieta saudável", diz especialista
Foto: Stock.xchng/Divulgação / Stock.xchng/Divulgação

Um encontro anual de biologia apresentará, na próxima quarta-feira, 1º de abril, na Califórnia, quatro novos resumos de pesquisa que sugerem que as nozes podem afetar positivamente vários fatores importantes para a saúde.


— Estes resultados ajudam a compreender melhor as vantagens de comer nozes como parte de uma dieta saudável — disse Dennis A. Balint, da California Walnut Commission.


Confira:



Câncer de cólon:

Segundo os pesquisadores, é a primeira vez que os efeitos dos compostos das nozes sobre as células de câncer de cólon são analisados. O estudo, realizado pela Universidade da Coreia, mostrou que o extrato de nogueira desacelerou significativamente a sobrevivência e estancou o crescimento das células-tronco do câncer.


Saúde intestinal:

Realizado pela Universidade da Louisiana, o estudo mostrou que uma dieta com nozes (cerca de duas porções) melhora o funcionamento do microbioma intestinal — um ecossistema de bactérias que ajuda o corpo a digerir e utilizar os alimentos que comemos. Os pesquisadores, porém, alertam que os resultados foram constatados em ratos e que testes são necessários em humanos.

Saúde cerebral:

Segundo pesquisadores da Universidade Tufts, em Massachusetts, incorporar nozes na dieta pode ter efeitos protetores contra o envelhecimento do cérebro. Eles também ressaltam que as avaliações foram baseadas em testes em ratos.

Saúde vascular:

A saúde vascular diz respeito à saúde dos vasos sanguíneos. Em pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, mulheres que comeram 40 gramas de nozes por dia tiveram a função vascular melhorada. O estudo conclui que a melhoria é consequência dos efeitos de ácidos graxos derivados de madeira de nogueira, como os ácidos alfa-linolênico e linoleico.


DIÁRIO GAÚCHO

Os diferentes usos do bicarbonato de sódio,muito útil


O bicarbonato de sódio é comumente usado como antiácido ou como fermento, principalmente em receitas culinárias. Mas, na verdade, ele possui inúmeras utilidades nas mais diferentes situações, que vão da limpeza de paredes à da pele.Para explicar melhor, aqui vão algumas sugestões:



Manchas

Coloque o bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue delicadamente a parede para tirar manchas das paredes, incluído os rabiscos das crianças.
Rejuntes

Para limpar rejuntes, faça uma mistura de bicarbonato com água oxigenada e escove a sujeira.
Louça

Quando for lavar a louça, encha copos, xícaras, panelas e todo tipo de recipiente com água e bicarbonato de sódio. A mistura ajuda a desgrudar os restos de comida.

Chulé

O bicarbonato também serve para acabar com chulé! Utilizando duas colheres de bicarbonato, você faz pequenos sachês para depois colocar dentro de sapatos e tênis durante a noite. Retire ao amanhecer e procure não calçar os sapatos e tênis se ainda restar algum vestígio do bicarbonato – ele pode causar irritações à pele.

Cabelo


Muita gente usa o bicarbonato de sódio no cabelo. Para tirar os resíduos químicos que se acumulam no cabelo, misture uma colher de sopa com o seu xampu e aplique uma vez por mês.



Gatos

Espalhar o bicarbonato em latas de lixo ou na caixa de areia dos gatos contribui para diminuir o mau cheiro.

Esfoliante

Uma mistura de três partes de bicarbonato de sódio e uma de água tem função esfoliante ajudando a remover as células mortas do corpo e devolvendo o aspecto saudável à pele. A técnica também serve para retirar cutículas antes de fazer a mão.

Colchão

Se seu bebê sofrer algum acidente na cama durante a noite e acabar sujando o colchão, o bicarbonato também pode ajudar. Espalhe sobre o lugar úmido, espere por duas horas e limpe com o aspirador de pó. Isso desumidifica e acaba com o mau cheiro. Mas não se esqueça de desinfetar o colchão.
Pia

Para não deixar a pia entupir, use preventivamente uma mistura de 250 ml de vinagre, água e bicarbonato de sódio. Essa “mistura caseira” elimina a gordura e os restos de comida presentes nos canos se você repetir o processo com certa periodicidade.

Recipientes

Se seu pote ou embalagem plástica ficou com cheiro de comida, mesmo depois de lavar, uma esponja úmida com bicarbonato resolve o problema.

Gordura

Para limpar a gordura do fogão, use a mistura de três partes de bicarbonato com uma de água.

http://showdedicas.net/?p=1667

Como limpar o fogão sem deixar manchas,rápido e fácil


CAPA DO FOGÃO 2 !
http://showdedicas.net/?p=1673

Atividades de geografia para o 1° ano do ensino fundamental


Atividades para imprimir de geografia com paisagens, meios de transportes, e meios de comunicação que deve ser aplicado no 1° ano do ensino fundamental e 2°ano que ajudará no raciocínio e na alfabetização dos alunos com uma dinâmica tradicional e moderna no ensinamento de geografia.
Conhecendo o mundo onde vivo

Forme palavras e circule-as no texto acima

Desenhe no espaço sua familia

Pinte a opção mais adequada em uma casa

Observe o mapa e responda. Qual a capital do seu estado?

Encaixe as palavras no diagrama conforme o número de letras ( Relevo )

Desenhando os diversos tipos de bairros

Recorte e cole os produtos no quadro certo ( Agricultura e pecuária )

Procure no diagrama o nome de dez produtos industrializados e circule-os

Observe o mapa do Brasil, depois faça o que se pede

Escreva, nas setas abaixo, a direção para qual elas estão apontando

Quais os produtos consumidos na sua casa, que são de origem animal

http://www.educalunos.com/2015/02/atividades-de-geografia-para-o-1-ano-do.html

Como tirar mancha de suor das roupas

Sabe aquelas manchinhas amarelas de suor que a gente normalmente percebe em roupas claras? E quando além da mancha, aquele cheirinho desagradável também fica impregnado na roupa? Muita gente acaba nunca mais usando a peça porque não sabe como tirar esse tipo de mancha. Mas saiba que não é impossível,basta usar o método correto e o produto adequado!


Eu particularmente gosto de usar dois tipos diferentes de produtos: um produto de pré-lavagem e um alvejante com oxigênio ativo. A marca Vanish possui os dois tipos e são muito bons.


Quando a mancha é mais leve, aplico o pré-lavagem sobre a mancha, deixo a roupa de molho em água morna e, em seguida, lavo a peça normalmente.Quando a roupa é branca e a mancha mais resistente, uso o Vanish em pó. Faço uma pasta com um pouquinho de água, conforme orientação da embalagem, e aplico diretamente sobre a mancha. Deixo só por alguns minutos e depois lavo normalmente, se possível com a temperatura máxima permitida para aquele tipo de roupa. Se a roupa for colorida, uso apenas o pré-lavagem. Essa pasta é tão “poderosa” que acaba desbotando a cor da peça.

Outra coisa que gosto de fazer em dia ensolarado é quarar a roupa… Aposto que nem todo mundo sabe o que isso significa, né? Quarar a roupa é deixar a de cor branca ou clara (também toalhas, lençóis, etc) já lavada e ensaboada (com sabão de pedra) exposta ao sol para ficar com o branco “que sua família merece”… Aprendi com minhas avós e mãe. O único problema é que dependemos de sol e espaço para abrir a peça, o que nem sempre a gente consegue, seja por causa do horário que normalmente fazemos a lavagem, ou porque o espaço da casa/apartamento não permite. Mas se puder, faça porque funciona!


Outra forma de usar o alvejante com oxigênio ativo para a mancha de suor é a seguinte:


1. Separe a peça suada o quanto antes.Encha uma bacia com água morna, coloque a peça e deixe de molho por 10 minutos para abrandar a mancha.

2. Retire a roupa, troque a água da bacia por água morna limpa e adicione a quantidade recomendada de alvejante à base de oxigênio.

3. Dissolva completamente o alvejante com oxigênio ativo na água e coloque a peça, que deve ficar completamente imersa. Esfregue a área manchada com cuidado.

4. Deixe de molho por mais 30 minutos, depois enxágue com água fria. Assim que a mancha sair, lave na temperatura mais alta recomendada na etiqueta.

Uma dica caseira para esse mesmo propósito é passar uma esponja com uma solução de 15ml (1 colher de sopa) de vinagre branco para 250ml de água morna, depois enxaguar e lavar normalmente. Se a peça não puder ser lavada, passe a esponja umedecida com a solução (primeiro teste a firmeza das cores) e depois lave a seco.

Outros métodos caseiros são os seguintes:

1. Para manchas leves, passe o sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido, deixando agir por algum tempo. Depois, proceda à lavagem.

2. Para manchas maiores, siga o mesmo procedimento acima, mas exponha a parte manchada ao sol.

3. Se o suor alterou a cor do tecido, aplique amoníaco na manchas recentes e vinagre branco nas antigas, enxágüe. Lave usando a água na temperatura mais alta considerada segura para o tecido.

E o mau cheiro?

Para tirar o cheiro de suor, use um desinfetante que não seja agressivo à roupa (um que não tenha ácido). Antes de molhar a peça, coloque um pouco de desinfetante na parte malcheirosa, deixando ficar por mais ou menos 1 hora. Depois é só lavar normalmente a roupa, que depois de limpa, o mau cheiro terá ido embora.

http://showdedicas.net/?p=1676

http://showdedicas.net/?p=1679




Essencial para a higienização de pratos, copos e frigideiras engorduradas, um detergente de boa qualidade nos poupa tempo e esforço na hora de lavar a louça. O produto poderoso ainda pode ter várias outras utilidades que vão muito além da pia da cozinha. Confira outros usos brilhantes do detergente indicados pelo site Woman’s Daypara a limpeza da casa e de roupas:

THINKSTOCK

Esfregar um pouco de detergente em uma mancha de óleo ou gordura pode remover qualquer resíduo de peças de roupas.

THINKSTOCK

Duas colheres de sopa de detergente em um balde de água garante uma ótima solução caseira para limpar azulejos e pisos de cozinhas e banheiros.


THINKSTOCK

Um pouco de detergente misturado com água com gás ajuda a acabar com sujeiras de joias e bijuterias.

THINKSTOCK

Água morna e detergente ainda ajudam a retirar resíduos de produtos de beleza em pentes e escovas de cabelos.


Adicione três gotas de detergente em uma tigela com vinagre para acabar com pequenas moscas que rondam sua fruteira.


fonte:bolsa de mulher

38 Produtos que você compraria agora mesmo

Anel para fatiar bolo.


1- Tampa para qualquer tipo de pacote

2- Prepare ovos com extrema facilidade

3- Guarde suas cervejas sem ocupar muito espaço

4- Nunca mais se queime no chuveiro

5- Seu filho dorme com segurança e você também consegue dormir

6- Nunca mais perca as chaves

7- As batatas do Fastfood no porta-copos do seu carro (e com espaço pra ketchup!)

8- Recarregue seu celular em tomadas altas sem problemas

9- Bicicleta retrátil pra guardar em qualquer lugar

10- Medidor digital de sal

11- Leve sua cadeira pra qualquer lugar dentro da mala! Ah, não… Pera!

12- Retire os grãos de milho com grande facilidade

13- Tábua genial de cortar alimentos!

14- Para rechear seus cupcakes da forma mais simples e gostosa

15- Evitando a sujeira com esse brilhante acessório para panela

16- Cabides magnéticos

17- Genial! Se molhe menos ainda



18- Apoio para colher na panela

19- Tomada extensível

20- Extensão de tomada na bancada da cozinha

21- Torrar seus pães nunca foi tão fácil

22- Corte frutas e outros tipos de alimentos com facilidade

23- Porta-sal e pimenta. Ative qual deseja usar

24- Cortando legumes e folhas like a boss

25- A macarronada é pra quantas pessoas? Preciso muito de um desses!

26- Marcador de página e de linha – Para os mais preguiçosos

27- Bolsa de vinhos espetacular

28- Cortador de queijo criativo

29- Fazer mistos nunca mais será da mesma forma

30- Dê forma aos seus bolos!

31- Pá de lixo simples e útil

32- O que você vai comer?

33- Tem muitos sapatos?

34- A gaveta mais útil que já vi

35- Pá e lixeira ao mesmo tempo

36- Esconda os cabos de forma criativa e bonita

37- Organizador de cabos

38- Tampa para tomada diferente


E aí? Quais você compraria agora mesmo?

http://showdedicas.net/?p=1682