Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Projeto Primavera

Atividades sobre primavera para educação infantil, desenhos para colorir, flores em E.V.A, Musicas para primavera, Historias sobre primavera, moldes e muito mais. Confira! Espero que gostem =D


http://www.mundinhodacrianca.net/2009/09/projeto-primavera.html

23 de setembro dia da primavera

Primavera
Saiba mais sobre a época das flores, início e término, mudanças climáticas

Primavera: a estação do ano das flores

A estação das flores 

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano comflores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada). 

Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.
Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/primavera.htm

Dor de cabeça: conheça os alimentos que provocam e os que evitam o problema.

Pode apostar: certas mudanças na alimentação ajudam, e muito, a prevenir a cefaleia. 

Entupir-se de analgésicos não é a melhor saída para a dor de cabeça. A grande sacada é prevenir as crises com ajustes no cardápio. É que as cefaleias tensionais, inclusive a enxaqueca, dão as caras por causa do aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Resultado: inflamação e dor. E a comida tem muito a ver com isso. Alimentos embutidos - como a salsicha - contêm nitratos e nitritos, substâncias por trás da dilatação. Daí, nos mais suscetíveis, isso é suficiente para desencadear a dor. Já alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar a evitar o incômodo. É o caso dos peixes, como a sardinha e o salmão. 

Ajustes no menu 

Antes de trocar o seu cardápio, faça uma observação cuidadosa. Anote tudo o que você come e repare nas reações no corpo, que se manifestam de forma individual. Descubra quais alimentos são gatilhos da sua dor de cabeça. Evite ficar muito tempo de barriga vazia. Durante o jejum, as taxas de açúcar no sangue caem, levando à falta de oxigenação e à dilatação dos vasos, o que, no final das contas, provoca esse tipo de dor. 

O que deve ser cortado da dieta 

Cafeína 
Altera a circulação sanguínea. Está presente no café, no refrigerante à base de cola, no guaraná e no chá mate. 

Nitritos e nitratos 
Dilatam os vasos. São encontrados nas linguiças, nas salsichas, nas carnes, nos molhos prontos e nos alimentos industrializados em geral. 

Tiranina 
Libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Chocolate, vinho tinto, queijos duros, amendoim, carne defumada e frutas cítricas, entre outros, contêm essa substância. 

Fenois, aldeídos e sulfetos 
Estreitam os vasos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e liberam agentes tóxicos. Estão presentes no vinho tinto e bebidas espumantes e destiladas em geral. 


O que deve entrar na alimentação 

Gorduras do bem 
As do azeite de oliva, da sardinha, do salmão e da anchova agem no controle da dor. 

Triptofano 
Ajuda a liberar serotonina, que promove bem-estar. Invista em fontes como banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz integral, feijão e granola. 

Anti-histamínicos 
Inibem a produção da histamina e da prostaglandina, responsáveis por inflamações e dores. Estão no orégano, no cravo, na canela e no gengibre.

Fonte: ROBERTO LORENZON

Marina Silva virá a Santa Catarina na terça-feira

Candidata do PSB fará agenda oficial em Florianópolis. Vice na chapa, Beto Albuquerque estará em Chapecó. 

A candidata Marina Silva será a terceira presidenciável, entre os três principais candidatos, a visitar Santa Catarina em campanha nas eleições deste ano. Vem na terça-feira, em agenda que depende do sol para confirmar uma caminhada pelo Centro de Florianópolis, com saída da Praça XV. 

Ela será acompanhada pelo seu candidato a vice, o gaúcho Beto Albuquerque, e o candidato a senador Paulo Bornhausen, ambos do PSB. Nessa reta final de campanha, a sede do partido deve ser “transformada”, em ato oficial, na “Casa de Marina”. 

Entre os adversários, Aécio Neves foi o único a vir a Santa Catarina nesse ano. Veio em julho, no lançamento da candidatura do tucano Paulo Bauer ao governo. A presidente Dilma Rousseff ainda não veio ao Estado. Viria fora da campanha, em uma agenda oficial à Laguna, mas acabou cancelando o ato. 

:: Veja a agenda 
14h - Coletiva de imprensa na casa do PSB na Rua Crispim Mira, que será transformada em Casa de Marina. 

15h às 17h (se não chover) - Caminhada pelo Centro, com saída da Praça XV. A ideia é percorrer a Felipe Schmidt e outras ruas do Centro. 

:: Agenda no Oeste para o vice 

Nesta segunda, um dia antes de Marina, Beto Albuquerque estará em Chapecó. Ele dará coletiva na sede da Associação Atlética e Recreativa Alfa (AARA) às 15h30. No mesmo local, em seguida, se reunirá com cooperativistas e dirigentes do agronegócio. 

:: Trágica coincidência 
Uma das poucas visitas de presidenciáveis — duas até o momento em 2014, dos três melhores colocados nas pesquisas — foi também de um candidato socialista. O ex-governador Eduardo Campos, falecido em um acidente de avião em agosto, durante a campanha à Presidência, veio a Itajaí em ato que marcou o lançamento da candidatura de Paulo Bornhausen ao Senado. 

Após a trágica morte de Campos, coube a Marina a missão de substituí-lo na acirrada disputa para ver quem comandará os rumos do país a partir de 2015.

Fonte: WH3

Número de mortos pelo Ebola na África Ocidental chega a 2.793

5.762 casos da febre hemorrágica foram registrados até 18 de setembro. 

A epidemia de Ebola deixou 2.793 mortos na África Ocidental, em 5.762 casos registrados, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) com data de 18 de setembro e publicado nesta segunda-feira. 

Libéria, de longe o país mais atingido, registrou 1.578 mortes em 3.022 casos. Na Guiné foram 623 mortes, em 965 casos, e, em Serra Leoa, 584 mortes, em 1.753 casos. A Nigéria foi menos atingida, registrando oito mortes em 21 casos. No Senegal, apenas um caso foi registrado, o de um estudante originário da Guiné. 

Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução que classifica a epidemia de Ebola como uma "ameaça à paz e à segurança internacionais", e pediu que os países forneçam ajuda urgente para a luta contra o avanço da doença. 

A resolução foi adotada de forma unânime depois de o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ter advertido que o número de infectados pelo Ebola está duplicando a cada três semanas. 


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Horóscopo 2ª feira 22 de setembro de 2014

“A caridade feita no anonimato elimina o risco de ingratidão”.


ÁRIES – 21/03 a 20/04 – RAZOÁVEL
TRABALHO: cuidado ao desprezar detalhes importantes de um projeto. AMOR: evite desentendimentos com diálogos francos. SAÚDE: controle seus impulsos. 157 – azul celeste.

TOURO – 21/04 a 20/05 – PERTURBADO

TRABALHO: problemas de ordem profissional estão causando preocupações exageradas. AMOR. risco de rompimento no romance. SAÚDE. pratique exercícios físicos. 974 – amarelo.


GÊMEOS – 21/05 a 20/06 – VARIÁVEL

TRABALHO: dia rotineiro e sem contratempos, aproveite para organizar seu local de trabalho. AMOR: você estará mais carinhoso, procurando dar atenção especial à pessoa amada. SAÚDE: controle o colesterol.041 – mostarda.


CÂNCER – 21/06 a 21/07 – FAVORÁVEL

TRABALHO: dia cheio de novidades, principalmente para aqueles que fazem da profissão um prazer. AMOR: alegrias na companhia da pessoa que você ama. SAÚDE: cuide de sua pele, procure um dermatologista.423 – prata.

LEÃO – 22/07 a 22/08 - RAZOÁVEL


TRABALHO: energia de sobra para as tarefas rotineiras e ainda colocar em ordem as atrasadas. AMOR: aproxime-se de quem lhe quer bem. SAÚDE: muito boa. 685 – roxo.


VIRGEM – 23/08 a 22/09 - RAZOÁVEL

TRABALHO: você estará mais lento, distraído e com chances de cometer sérios erros. AMOR: é melhor tirar um tempo para si mesmo. SAÚDE: muito boa. 768 – verde oliva.


LIBRA – 23/09 a 22/10 - AGRADÁVEL

TRABALHO: acredite em si mesmo e coloque em andamento um antigo sonho. AMOR: pessoas negativas não conseguirão atrapalhar seu romance. SAÚDE: faça uma dieta natural. 302 – rosa.

ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11 – RAZOÁVEL

TRABALHO: evite fazer ou resolver as coisas com pressa ou má vontade. AMOR: estar com sua paixão lhe fará muito bem. SAÚDE: visite seu dentista. 214 – bronze.

SAGITÁRIO – 22/11 a 21/12 - VARIÁVEL

TRABALHO: terá a sensação de que todos ao seu redor pensam de maneira diferente. AMOR: cumplicidade na vida conjugal. SAÚDE: muito boa. 731 – marfim.


CAPRICÓRNIO – 22/12 a 20/01 - BOM


TRABALHO: uma ótima possibilidade se anuncia para o futuro e a sua motivação será notória. AMOR: eleve seus pensamentos e entenda a pessoa amada. SAÚDE: proteja-se contra gripes e resfriados. 968 – bege.


AQUÁRIO – 21/01 a 19/02 – VARIÁVEL

TRABALHO: dia positivo com energia para resolver assuntos pendentes. AMOR: evite fazer cobranças e críticas a quem você ama. SAÚDE: cuidado com alergias. 597 – vermelho.


PEIXES – 20/02 a 20/03 - AGRADÁVEL

TRABALHO: poderá terminar o dia com novidades envolvendo prosperidade. AMOR: a saudade deve apimentar o relacionamento. SAÚDE: opte por verduras e legumes no cardápio. 201 – cores claras.


PROFESSOR NATHANAEL

SC se despede do inverno com tempo seco e céu aberto até o meio da semana

Na terça-feira – primeiro dia de primavera –, regiões podem registrar chuva fraca e isolada

Moradores e turistas aproveitaram domingo de sol e calor em Florianópolis 

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

O sol forte e o tempo seco observados em SC neste domingo deverão se manter até, pelo menos, o meio da semana, quando uma nova frente fria volta a trazer chuva e derrubar temperaturas em todo o Estado. 

Nesta segunda-feira o céu permanece aberto, mas na terça – primeiro dia de primavera no Hemisfério Sul –, algumas cidades já devem registrar sol entre nuvens. Na quarta-feira, a previsão é de chuva com trovoadas para todas as regiões de Santa Catarina. 

O Hemisfério Sul se despede oficialmente do inverno às 23h29min de segunda-feira, mas o tempo remete à primavera desde o fim de semana. Segundo Leandro Puchalski, meteorologista do Grupo RBS, o último dia da estação também terá características típicas dos próximos meses: frio ameno no início do dia, inclusive com possibilidade de geada nos pontos mais altos do Estado, e temperaturas em elevação durante a tarde. 

No Planalto Sul, por exemplo, a mínima prevista para a segunda-feira é de 0°C, seis graus a menos que no domingo. 

— Mas mesmo na região serrana, onde deve ser observado mais frio de manhã, a presença do sol deve aumentar as temperaturas ao longo do dia — explica Puchalski.

Após as trovoadas de quarta, na próxima quinta pode voltar a chover em regiões isoladas, principalmente ao amanhecer. Entretanto, o sol forte deve as caras na maior parte do Estado. Não há previsão de tempestades intensas para este dia.

Conforme previsão da Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento climático em SC, a temperatura sofre leve queda na quinta-feira e o tempo se mantém seco até pelo menos o dia 28 de setembro, quando volta a chover em todas as regiões. 




DIÁRIO CATARINENSE

Preço da erva-mate provoca queda no consumo do chimarrão

Valor médio dobrou nos últimos dois anos, e vendas caíram 20% em 2014.
Consumidores dificilmente abandonam bebida, mas usam cuias menores.

Ervateira de Arvorezinha vende produto para gaúchos em outros estados 

(Foto: Reprodução/RBS TV)


No dia 20 de Setembro, um dado mostra o impacto da alta no preço da erva-mate no consumo do chimarrão no Rio Grande do Sul, como mostra reportagem do RBS Notícias. Nos últimos dois anos, o valor médio do produto dobrou e está mais alto que o do café. Como consequência, as vendas em 2014 caíram 20%.
Apesar da queda, dificilmente um gaúcho que costuma tomar chimarrão abandona o hábito. A baixa, segundo as indústrias, se deve ao fenômeno chamado de "redução de cuias". Enquanto antes muitos utilizavam cuias grandes, agora a preferência é por modelos menores em que, com menos de 100 gramas de erva, é possível preparar a bebida.

"Não dá pra ficar sem chimarrão. Então a gente optou por diminuir o tamanho da cuia, em função do preço", explica a decoradora Márcia Radai, de Lajeado, no Vale do Taquari, onde o custo médio da erva-mate é de cerca de R$ 15 por quilo.

O empresário Luiz Dorneles Valério explica que, para tentar superar a baixa nas vendas, a ervateira da qual é proprietário em Arvorezinha envia parte da produção para gaúchos que moram em outros estados, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. "É o jeito que a gente achou para diminuir os prejuízos", comentou.

A baixa no consumo faz com que as ervateiras comprem menos matéria-prima. Na lavoura do produtor rural Leonardo Paludo, o prejuízo deve chegar a 30% neste ano. "Se o consumo tivesse ficado estável como estava ano passado, estaríamos com esta erva que estamos olhando aqui lá na ervateira, já sendo beneficiada", declarou, cercado pelos ervais de sua fazenda.




G1 RS

Política é coisa séria

Considerando que a política é a busca constante do bem comum, não há o que se falar em política boa ou política má: "O que há é política e não-Política", diz Affonso Arinos.
"Quando o Estado não busca o bem comum, não se pode dizer que esteja fazendo Política, senão que está exercendo um tipo de poder que não o político".
É fácil criticar a corrupção, os desmandos, o locupletar individual daqueles que, como costumamos dizer: "estão na política".
O difícil é cada um de nós decidirmos enfrentar com coragem e audácia os caminhos da política para então promovermos o saneamento e levarmos não só a mensagem, mas a prática das virtudes como honestidade, probidade, justiça, etc. ao mundo real dos poderes constituídos.
Como muitos de nós não participamos como candidatos a cargos eletivos, nos cabe exercer o nosso poder através do voto. E é preciso votar com seriedade e consciência.
A beleza da democracia é que o voto do mais pobre tem o mesmo valor e peso que o voto da pessoa mais rica que conhecemos. O voto do mais estudado, tem o mesmo peso e valor do voto daquele que não teve a chance de estudar. Assim, na hora de votar é preciso compreender que somos, realmente, todos iguais. E é pelo voto livre e direto que temos a única chance de decidir o que iremos fazer de
nosso País, de nosso Estado e de nossa cidade. Desperdiçar esse momento é cometer um crime contra a
cidadania, um crime contra o País e um verdadeiro suicídio, pois você também terá sido prejudicado e sofrerá as consequências da sua própria má escolha ou omissão.
E não adianta dizer que há “ninguém que preste” para votar. Se você pensa assim, deveria ter se candidatado, pois só quem é candidato poderá ser eleito e mesmo que você, por ignorância, anule seu voto ou vote em branco, poderá pagar caro as consequências de sua omissão. A verdade é que alguém será eleito e assumirá o poder por alguns anos. E a verdade mais dura é que quem colocou essa pessoa no poder fomos eu e você. Assim, é hora de pensar bem. É hora de pensar muito. É hora de levar a política a sério e votar em pessoas que tenham reais condições de formação e ética para trabalhar por nós e pelo nosso bem comum. Agora o poder está conosco.
Pense nisso. Sucesso! Vote bem!

Luiz Marins
http://clauderio.blogspot.com.br/2014/09/politica-e-coisa-seria.html

Conheça a dieta do limão, suas promessas para emagrecer e riscos à saúde

Como Heidi Klum e Jennifer Aniston mantêm os seus corpos magros, bonitos e ainda uma pele radiante? Aparentemente, o segredo destas celebridades é a dieta do limão, um dos mais simples e eficazes métodos de emagrecimento. O limão tem efeitos surpreendentes na pera de peso e, por isso, se você quiser aumentar a sua vitalidade, eliminar toxinas e se livrar de quilos em excesso esta fruta pode ajudar.

Como surgiu a dieta do limão

A dieta do limão teve sua origem nos anos 50, através de uma dieta desintoxicante, criada pelo autor americano Stanley Burroughs. Para ter os benefícios desse plano alimentar, você precisa de sete dias para limpar seu corpo. Mas será que elaé 100% saudável? Veja mais sobre ela e entenda os seus riscos e benefícios.

Limão é destaque em dieta adotada por celebridades para eliminar quilinhos. 


Foto: Shutterstock



Desintoxique o organismo

Antes de iniciar a sua dieta, você precisa livrar o seu corpo das toxinas do organismo. Mas ao contrário de outros tipos de dietas desintoxicantes, o plano alimentar baseado nos benefícios do limão prega que quando o corpo fica em jejum, em vez de limpar o organismo, na verdade faz seu corpo produzir mais toxinas.

Então, a desintoxicação consiste em um dia inteiro comendo alimentos naturais, que ajudarão no processo de limpeza. Junto a isso, vem a ingestão de água para ajudar no processo de drenagem e eliminação toxinas.

Para isso, é necessário tomar oito copos de água com limão por dia em uma das suas versões menos radicais. Já em outras o suco do limão deve ser misturado com outros ingredientes, como pimenta caiena e sal marinho. Por outro lado, alguns especialistas afirmam que para ter os benefícios do limão para a perda de peso, tomar apenas um copo de limão com água é suficiente.

Alguns benefícios da dieta do limão

Perda de peso rápida

Apesar de nenhuma pesquisa provar cientificamente os benefícios da dieta do limão, se acredita que resulta na perda de peso rápida. Isso porque se baseia em um cardápio de baixas calorias. 


Desintoxicação


É possível listar vários benefícios de uma desintoxicação à base de plantas. Eles incluem a dissolução e eliminação de toxinas do corpo, limpeza do sistema gastrointestinal e dos rins, alívio da pressão e irritação nos vasos sanguíneos.


Hidratação


Você deve ficar bem hidratado com essa dieta, já que ela recomenda beber um copo de água, além do copo de suco de limão.

Existe algum risco nesta dieta?

A dieta do limão não reflete as orientações amplamente aceitas para a perda de peso ou um estilo de vida saudável. Se você é saudável, ao usar o suco do limão com um cardápio adequado por um curto período de tempo, provavelmente não vai ter nenhuma complicação.

Mas se usar esta dieta continuamente pode trazer deficiências de nutrientes, ganho de peso a longo prazo, um sistema imunológico enfraquecido e problemas cardíacos e renais.

O perigo pode ser ainda maior nas versões da dieta em que se usam laxantes, que podem desidratar o organismo e agravar problemas cardíacos ou renais, ou outras condições que você possa ter. Os efeitos colaterais incluem fadiga, náuseas, vômitos, dor, irritabilidade e muito mais.

Fale com o seu médico antes de tentar a dieta do limão, especialmente se você tiver um problema de saúde.


TERRA

Recursos para a História Jesus Acalma a Tempestade




Versísulo para MEMORIZAR: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..." João 14:6.


APLICAÇÃO: mostrar que Jesus está sempre ao nosso lado.


(Abra sua Bíblia e diga que essa história está dentro da Bíblia e aconteceu de verdade há muito tempo atrás. As crianças precisam saber de onde vem a história e que elas são reais.)


Certa vez Jesus estava no barco com os seus amigos, e eles estavam indo para uma outra cidade, só que durante a viagem aconteceu uma chuva forte. Pergunte se as crianças já viram uma chuva forte. E aí, todos ficaram co muito medo e foram pedir pra Jesus ajudá-los e então Jesus se levantou e disse para o mar parar e o vento também. E sabem o que aconteceu? O vento e o mar obedeceram a Jesus e então ninguém mais teve medo. Não precisamos ter medo de nada, pois Jesus nos ajuda em todas as situações.
(fonte: Socep baby)









Faça um barquinho com dobradura para as crianças como lembrancinha da aula:




Atividade para colorir:


http://amoremensinar.blogspot.com.br/2013/06/recursos-para-historia-jesus-acalma.html

Idéias de organização para sala de aula.
















http://amoremensinar.blogspot.com.br/2014/05/ideias-de-organizacao-para-saula-de-aula.html

ENSINO RELIGIOSO - Educar é um ato de amor diário



A construção da visão que o ser humano tem do mundo parte também do contexto que a família passa para a criança, das informações obtidas, da música que é ouvida, dos lugares que são visitados. Todas essas vivências são recebidas, e naturalmente, selecionadas na cabecinha das crianças. Por isso é importante os pais sempre observarem o que elas recebem de informação e o que tem qualidade suficiente para fazer parte do cotidiano delas.
Antes das férias sempre há um planejamento da família sobre qual é o melhor lugar para viajar com crianças ou os melhores passeios, é importante também pensar que além da diversão, cada lugar pode oferecer também um aprendizado, basta saber olhar.
As horas livres ou de férias, os dias de viagens com as crianças são também momentos de experiências que perduram na memória afetiva dos pequenos e por isso é hora de aprender. A educação e o respeito ao próximo podem ser desenvolvidos com exemplos diários nesses momentos de lazer e diversão da mesma maneira como em sala de aula. Respeitar a natureza, jogar lixo no cesto, ser um turista consciente e respeitar a cultura local são atitudes que fazem toda a diferença.
Ainda mesmo quando na pequena infância, ao chegar o período da idade escolar muitas transformações surgem na cabecinha da criança, que pela primeira vez vai lidar com pessoas diferentes das que é acostumada e criar desde então as relações sociais de convivência.
É muito importante os pais saberem que esse tempo é um período de desafios internos e que a criança precisa de atenção e valorização de todos os passos dados nas conquistas diárias. A primeira tarefa escolar, os primeiros resultados, os jogos, as novas palavras, o primeiro livro de gravuras, as primeiras letrinhas escritas etc.
Com o desenvolvimento natural do aprendizado o aluno vai galgando mais espaço e confiança, mas para isso a base dada pelos pais é tão relevante quanto a estrutura que ele encontra na escola. E tudo isso reflete como dito acima, no olhar sobre o mundo e nas relações com as pessoas em diferentes locais. Encarar desafios também ajuda no crescimento individual, fazer umintercâmbio, viajar e estar diante de novas situções atua no amadurecimento e sempre é válido.
Cada tempo é um exercício de convivência que começa no ensino infantil e segue até o período dos cursos de faculdade, onde ali o estudante vai construir sua formação profissional e cidadã. E a levará para o convívio social, às vezes, tão frágil nos dias de hoje. Por isso é importante investir na formação de cada indivíduo para fazermos juntos um mundo melhor.

Você ensina seu filho(a) ser um cidadão(ã)?

http://amoremensinar.blogspot.com.br/2014/05/educar-e-um-ato-de-amor-diario.html

Hora de ler com as crianças

Quando a fase posterior à formatura do ABC chega, em que o aluno já estar apto a ler sozinho, escrever com facilidade, começa a conhecer mais o mundo das letras através da leitura e dos livros que chegam em suas mãos. A compreensão textual começa a se desenvolver e o enredo toma forma e sentido.
Neste período é de suma importância investir no gosto pela leitura, já que a ânsia de conhecer o novo é um sentimento próprio desta etapa e a leitura pode seu um grande atrativo, desde que a criança tenha oportunidade de construir esse contato.
Não há o que temer em começar também a incluir aos poucos o ensino de uma língua estrangeira. É bom lembrar que a cabecinha da criança tem, digamos, ‘espaço’ para novas informações e devemos explorar essa vantagem.Jogos de inglês na internet é uma ótima dica, além de não ser um começo pesado que exige muito, é divertido e inclui vários temas como vocabulário e pronúncia.
O uso de tecnologia pode também ser vinculado ao aprendizado, não se limitar a video-games, porém a leitura de livros interativos, filmes educacionais e exemplificações de matérias da escola são facilmente melhoradas através de recursos eletrônicos.
Outra forma de ajudar na construção da afinidade dos filhos com a leitura é visitar livrarias e bibliotecas, algumas instituições têm programa de empréstimo de livros gratuito ou cobram um pequena taxa. Já as livrarias possuem programas de contação de histórias, encontros de leitores mirins e outras atividade que envolvem crianças e adolescentes no universo da literatura.
Podemos dizer que ler é saúde, já que é um dos melhores exercícios para o cérebro. Muitas doenças na velhice acarretam falta de memória, a leitura é uma prevenção. Quanto antes desenvolvida mais a mente se mantem ativa e desacelera a queda das funções cognitivas. É uma maneira de investir na saúde das crianças e prevenir déficits de memória no futuro e assegurar uma qualidade de vida melhor.
Com o hábito da leitura em dia, os jovens têm melhor resultado no funcionamento intelectual, nas atividades de raciocínio da escola, na linguagem falada e escrita além de possuir uma variedade de assuntos frescos na mente o que ajuda na conversação diária e na resolução de questões didáticas e por fim, ajuda nos exercícios de redação.


Você incentiva seus filhos a gostarem de ler?

http://amoremensinar.blogspot.com.br/2014/05/hora-de-ler-com-as-criancas.html

Como melhorar a alimentação dos filhos


Sem dúvida uma das maiores preocupações dos pais é a alimentação das crianças, com o bombardeio de propagandas e modas sobre fast-food, às vezes é difícil manter o gosto dos filhos por comidas saudáveis. Neste caso não adianta muito ser radical e proibir certos lanches que em algum momento eles vão provar em um passeio com os amigos ou até durante amerenda escolar ou na hora do recreio.
Porém é possível tentar ao menos diversificar e incluir alguns alimentos substanciais diariamente no cardápio das crianças. É comum a escolha de comidas que não dão trabalho para preparar e com isso a parte nutricional acaba empobrecendo, é importante manter o pensamento que há consequências na saúde das crianças relacionadas com má alimentação. Tome nota de algumas dicas sobre a saúde das crianças na páginaplanodesaudenota10.com.br.
Não só a falta de vitaminas, mas de nutrientes importantes para o crescimento infantil provocam reações desde pequenas gripes até falta de concentração durante as aulas. As frutas são a melhor opção para variar o menu na infância, elas podem ser usadas in natura, como sucos frescos, sobremesas, e uma infinidade de receitas. Usar a criatividade é o segredo, se apresentadas desde a pequena infância, o paladar da criança vai se adaptando a diversos sabores.
Muito corriqueiro são cenas de birra dos filhos por não querer comer algum ingrediente mais saudável, não é recomendado forçar a criança a ingerir, o melhor é tentar aos poucos introduzir nas refeições, e até, quando for o caso, disfarçar em receitas que camuflam o gosto. Muito útil no caso das verduras e legumes, itens que provocam ainda reações de desinteresse para prova-las, mas que podem ser misturadas em outros pratos ou adicionadas em sucos com frutas.
Fazer as refeições em família é um caminho de introduzir certos alimentos na dieta da criança, ver os pais comendo e compartilhar desse momento à mesa pode valer como incentivo para bons hábitos alimentares. Nos fins de semana uma boa dica é elaborar receitas junto com elas, ou seja, deixa-las colocar a mão da massa.
De acordo com a idade é válido conversar sobre a importância dos alimentos e o que provoca no nosso corpo. Desde a ingestão de vitaminas e fibras, e ao contrário, o que acontece quando ingerimos gordura e açúcar.
Parte do número das crianças obesas ao redor do mundo é devido a ingestão de comidas que não alimentam, somente fazem o estômago inchar, porém sem oferecer nutrientes. Investir em uma alimentação saudável é prevenir doenças futuras.

Uma maneira divertida é fazer uma horta no jardim de casa, ou na falta de espaço, organizar uma hortinha na varanda do apartamento. Será muito valioso para a criança plantar e ver crescer um legume que ela pode depois saborear, será uma experiência ímpar.

http://amoremensinar.blogspot.com.br/2014/05/como-melhorar-alimentacao-dos-filhos.html

ENSINO RELIGIOSO - Atividades Frutos do Espirito






http://amoremensinar.blogspot.com.br/2014/05/atividades-frutos-do-espirito.html

ENSINO RELIGIOSO - História de Ló.


http://amoremensinar.blogspot.com.br/2014/05/lo.html






ENSINO RELIGIOSO - Historia de Débora.


















1- Objetivo: Levar a criança a aprender que a oração é muito importante. Ela nos faz vencer nas dificuldades e problemas que passamos.

2- Quebra-Gelo: Qual é a pessoa mais forte que você conhece? E por quê você acha isso?

3- Versículo para Memorizar: “Deus escolheu aquilo que o mundo acha fraco, para envergonhar os poderosos”. (1 Co 1:27)

4- Leitura da Bíblia: Juizes 4

5-Mensagem: Após a morte de Josué, o povo de Israel passou a ser liderado por juízes. Débora, mulher de Lapidote, era profetisa. Era também juíza dos israelitas naquele tempo. Débora sentava-se debaixo de uma palmeira, e os israelitas vinham até ali para que ela julgasse as questões que eles traziam. Ela mandou chamar Baraque, chefe do exército de Israel, e lhe disse: O Senhor está lhe dando esta ordem: “Escolha dez mil homens e os leve ao monte Tabor. Eu vou trazer Sísera, o comandante do exército de Jabim, rei de Canaã, para lutar contra você. Ele virá com seus carros de ferro e soldados, mas eu farei com que você o vença”. Então Baraque disse a Débora: Só irei se você for comigo. Ela respondeu: Está bem! Eu vou com você. Mas você não ficará com as honras da vitória, pois o Senhor Deus entregará o inimigo nas mãos de uma mulher. E Débora foi com Baraque para Quedes. Avisou Sísera, o comandante do exército inimigo, que Baraque havia subido ao monte Tabor. Então ele mandou vir os seus novecentos carros de ferro e todos os seus homens. Então Débora disse a Baraque: Vá agora porque é hoje que o Senhor lhe dará a vitória. O Senhor está com você! Quando Baraque apareceu com o seu exército, o Senhor fez com que houvesse uma grande confusão no meio dos soldados e dos carros de Sísera. Todo o exército de Sísera foi destruído . Aí Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé. Porém Sísera fugiu a pé à tenda de Jael, ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta. Jael, feriu a cabeça de Sísera e assim ele morreu. Naquele dia Débora e todo o povo de Deus cantaram e louvaram ao Senhor. E a terra ficou em paz por quarenta anos. Débora foi uma mulher que Deus levantou no meio do Seu povo como profetisa. Débora era corajosa. Ela confiava em Deus. Ele a levantou como uma grande líder. Sabe como ela ajudava as pessoas ? Débora orava e Deus lhe falava o que dizer às pessoas. Assim, ela pôde ajudar muitas famílias.

6- Aplicação: Débora não era forte para vencer o exército do rei Jabim. Mas ela tinha uma arma mais poderosa do que todo o exército. Sua arma era a oração. Enquanto Débora orava, Deus dava a vitória para o seu povo na guerra. Você não precisa ser forte, apenas ore e creia no poder de Deus e Ele dará a você a vitória sobre todos os seus inimigos.

7- Exercício de fixação: Material: Cadeiras, pedaço de folha de papel com números, fita adesiva. Procedimento: Coloque as cadeiras em círculo. Todas as crianças ficam sentadas, menos uma, que será o pegador e que ficará no meio da roda. Todas, inclusive o pegador, são numeradas. Em seguida, escolha dois ou três números. As crianças com esses números trocam de lugar entre si e o pegador deve aproveitar para tentar se sentar em alguma das cadeiras vazias. Quando você disser: “ATENÇÃO EXÉRCITO!”, todos devem trocar de lugar. Quem ficar sem cadeira, será o novo pegador. Nós fazemos parte do exército de Deus. Precisamos estar atentos ao Seu comando, pois Deus usa aqueles que crêem em Sua Palavra!

8- Comunhão / Encerramento

http://amoremensinar.blogspot.com.br/2014/05/historia-de-debora.html