Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 17 de novembro de 2013

ATIVIDADES DIA DA BANDEIRA. 5° ano do ensino fundamental.

CURIOSIDADES SOBRE: DIA da Bandeira.

Você conhece os significados da bandeira nacional?

O símbolo
A bandeira nacional é um dos símbolos do Brasil, junto com o hino, as armas e o selo nacionais. Foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República. Antes dela, outras bandeiras marcaram os diversos períodos da história do nosso país.
A bandeira do Brasil é uma das poucas bandeiras nacionais que não têm em sua composição as cores preta ou vermelha – geralmente associadas à guerra, ao luto ou ao sangue.
O lema “Ordem e Progresso”, escrito sempre em verde, sintetiza ideais positivistas do filósofo francês Augusto Comte: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.
O sentido desse lema é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas e a evolução do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais. 

As cores
Não há consenso sobre o significado das cores e formas adotadas na bandeira nacional. Em geral, considera-se que o verde e o amarelo representam, simbolicamente, as famílias reais de que descendiam Dom Pedro I e D. Leopoldina.
O círculo azul é a imagem do céu visto do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889 (dia da Proclamação da República – o Rio de Janeiro era a capital).
Com o passar do tempo, o povo brasileiro adaptou o significado das cores. Assim, o verde
representa também as florestas; o amarelo, os minérios e as riquezas do Brasil; o azul, o céu e o branco, a paz.

As estrelas
A bandeira nacional tem hoje 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Quando foi criada, em 1889, a bandeira
tinha apenas 21 estrelas, referentes aos 20 estados existentes na época e à capital, que era o Rio de Janeiro.
A última modificação da bandeira nacional ocorreu em 1992, com a criação do Amapá, de Rondônia, de Roraima e de Tocantins. Foram acrescentadas quatro novas estrelas.
Em todo esse período, apesar da mudança do número de estrelas, as formas da bandeira permaneceram praticamente inalteradas. Uma
particularidade interessante é que o Brasil é um dos poucos países cuja bandeira respeita a posição astronômica das estrelas.

Curiosidades

A Bandeira Nacional deve ser hasteada em dias de festa ou de luto nacional, em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos.

Nas escolas públicas ou particulares, é obrigatório o hasteamento pelo menos uma vez por semana, durante o ano letivo. Durante a noite, a bandeira, se hasteada, deve ficar sempre iluminada.

Se várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a bandeira nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer.

A estrela acima da faixa branca representa o Pará. A capital desse estado, Belém, era a que ficava mais ao norte na época da proclamação da República.
FONTE:

DIA da Bandeira é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro.

O Dia da Bandeira é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro. Foi essa a data, em 1889, que aconteceu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil.
Dia da Bandeira não é Feriado
O Dia da Bandeira não é feriado nacional no Brasil.
Dia da Bandeira no Brasil
No dia 19 de novembro de 1889 o Brasil trocou a antiga bandeira imperial pela bandeira da República. A nova bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. O desenho da bandeira brasileira é de Décio Vilares.
O Dia da Bandeira é comemorado com várias atividades, onde normalmente se canta o Hino à Bandeira. A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desde o início serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros.
No dia 11 de maio de 1992 a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22.
Atividades para o Dia da Bandeira
Faça uma colagem da bandeira brasileira com bolinhas de crepom
Recorte, monte e cole a bandeira usando as cores certas
Cante o Hino à Bandeira
Hino à Bandeira

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

FONTE:

Fiat Strada em queda, mas continua líder.

O segmento de pick-up´s leves do mercado brasileiro vem apresentou uma mudança de no último mês de outubro. Observou-se uma queda de vendas da Fiat Strada, a qual caiu de 11.223 unidades vendidas em setembro para 8.829 transacionadas em novembro.
Essa queda de 22% nas vendas da líder de mercado, porém, não apareceu nas vendas da tradicional segunda colocada em vendas entre as pick-ups médias. A Saveiro, com 6.786 unidades comercializadas no mês manteve-se no mesmo patamar de vendas mensais que vem apresentando desde junho.
No caso da Chevrolet Montana, porém, observa-se uma mudança de patamarem setembro e outubro. Até agosto a pick-leve da GM vendia em média 3.900 unidade mensais, mas em setembro ela subiu para 4.614 unidades, e em outubro ficou com 4.516. O que representa um ganho de 17% em relação ao seu patamar tradicional.
Há, ainda, uma quarta competidora nesse segmento, a Peugeot Hoggar, mas com números de vendas pouco expressivos, inferiores a 100 unidades mensais. O utilitário francês vendeu 55 unidades em outubro - o que o coloca no mesmo patamar que vem apresentando ao longo do ano.
Gráficos
O gráfico abaixo mostra a evolução das vendas mensais das pick-ups leves entre julho e outubro de 2013.
A curva de vendas da Strada sofreu uma inflexão no mês de outubro. Entretanto foi exatamente nesse período que a linha 2014 estava sendo lançada. Dessa forma, não se pode dizer que a queda de vendas da Strada é o prenúncio de uma tendência, pois há uma mudança de modelo.
Novembro

Até o dia 16/11 a Strada tinha vendido 2.963 unidades, contra 2.663 da Saveiro, 2.096 Montanas e 34 Hoggar.

FONTE: