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PENSE NISSO:

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terça-feira, 27 de maio de 2014

Sem surpresas: preços dos carros zero quilômetro sobem mais que a inflação em 2014.

Sem surpresas: preços dos carros zero quilômetro sobem mais que a inflação em 2014

Toyota Corolla XEi 2015 – “vilão” para a inflação dos carros no Brasil

De janeiro a abril de 2014, os preços de veículos zero quilômetro subiram mais do que a inflação. Analisando os sites das montadoras, vejo essa informação sem surpresas: como os automóveis no Brasil, de maneira geral, estão caros!. O aumento médio foi 3,32% nos preços dos carros novos, enquanto a inflação no mesmo período citado foi de 2,86%, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O levantamento, feito pelo WebMotors, utilizou como base os 44 modelos mais vendidos no primeiro quadrimestre, conforme divulgado pela Fenabrave.

Dentre os modelos que obtiveram os aumentos de preços mais expressivos está o Toyota Corolla XEi 2.0 16V, equipado com câmbio automático. O preço do sedã médio aumentou 17,8%, saltando de R$ 71.587, em janeiro, para caros R$ 84.313, em abril. Tal discrepância explica-se, em parte, pelo lançamento da nova geração do modelo no Brasil, em março, possibilitando que lojistas e concessionárias praticassem preços mais competitivos, para reduzirem ao máximo os estoques do antigo.

Também apresentaram variação acima da média o Ford New Fiesta S 1.5 16V com câmbio manual, que teve reajuste inesperado aumento de 12,2%, passando de R$ 36.598 para R$ 41.077 – reduzindo consideravelmente a sua boa relação custo/benefício. Já o Peugeot 308 Allure 2.0 16V automático sofreu um incremento de 8,2%, subindo de R$ 59.779 para R$ 64.662 – indo contra a estratégia que a marca francesa deveria adotar no Brasil, de ter valores mais agressivos.
Nissan foi destaque na redução de preços em 2014

A Toyota também encabeça a outra ponta do levantamento. O Etios, nas versões sedã 1.5 XLS e hatch 1.3 X, ambas com câmbio manual, obtiveram retração de 4,3%. Mesmo sendo um carro interessante, o painel central e uma série de limitações, provavelmente fizeram a marca japonesa rever os seus preços. O Ford Focus 1.6 S hatch manual ficou mais em conta no quadrimestre, com redução na casa dos 3,5%.

Dentre as marcas, a Nissan se destacou, com a maioria de seus modelos assumindo valores mais vantajosos em abril, comparado a janeiro. O March 1.0 S e o Livina 1.8 X-Gear automático apresentaram queda de 1,4%. Já o Versa SL 1.6 16V manual e o Sentra SV 2.0 16V automático registraram baixa de 2% e 0,3%, respectivamente.

http://www.dezeroacem.com.br/2014/05/sem-surpresas-preco-do-carro-zero-quilometro-sobe-mais-que-a-inflacao-em-2014/

Fiat Strada 2015 ganha opção de teto solar elétrico e aumento de preços.

Tirando os aumentos de preços que já viraram rotina entre os fabricantes quando atualizam o ano/modelo de seus produtos. A Fiat tem algumas pequenas novidades para a Strada 2015. As versões Trekking e Adventure passam a contar com o kit opcional Dark e o teto solar elétrico. Os aumentos começam de R$ 530 para a versão Working CS e chega a R$ 1.150 para a Adventure CD.
Confira na imagem abaixo os novos preços da linha 2015 da Fiat Strada:

Para as versões Trekking CD e Adventure CE e CD o kit Dark acrescenta rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth e entrada USB, retrovisores externos elétricos, olante em couro com comandos do rádio, capota marítima, roda de liga leve 14″ com pintura exclusivas e raróis com máscara negra. O valor do kit é de R$ 3.160 para a versão Trekking e R$ 2.395 para a Adventure.

Já o valor do teto solar elétrico está disponível somente para as versões Trekking CD e Adventure CE e CD é valor sugerido é de R$ 2.550.

A Trekking ganhou como itens de série na linha 2015 a chave canivete com telecomando, predisposição para rádio e banco do motorista com regulagem de altura. Já as versões Adventure CE e CD ganharam com predisposição para rádio como item de série.

Veja nas imagens abaixo o valor dos kits de opcionais para todas as versões:


Fotos | Fiat/Reprodução

Horóscopo 4ª feira 28 de maio de 2014.

ÁRIES – 21/03 a 20/04 – VARIÁVEL 
TRABALHO: faça o possível para não deixar tarefas importantes por fazer. AMOR: não se afaste sem motivos da pessoa que ama. SAÚDE: uma boa dieta fará bem a você. 535 – amarelo. 

02-TOURO – 21/04 a 20/05 – RAZOÁVEL 
TRABALHO: não despreze a sua intuição e fique atento contra desconhecidos. AMOR: à noite você estará um pouco carente. SAÚDE: tente relaxar mente e corpo. 603 – roxo. 

03-GÊMEOS – 21/05 a 20/06 – RAZOÁVEL 
TRABALHO: o setor financeiro influenciará em tudo o que tiver que realizar neste dia. AMOR: o romance com uma pessoa amiga terá tudo para dar certo. SAÚDE: instável. 569 – turquesa. 

04-CÂNCER – 21/06 a 21/07 – VARIÁVEL 
TRABALHO: controle os impulsos ao fazer no ambiente profissional. AMOR: faça uma reflexão e aumente sua fé interior. SAÚDE: movimente-se mais. 205 – cobre. 

05-LEÃO – 22/07 a 22/08 - DIFÍCIL 
TRABALHO: muito cuidado para não tomar decisões precipitadas que irá deixá-lo arrependido. AMOR: abra-se ao diálogo. SAÚDE: cuidado com dores de cabeça. 242 – mostarda. 

06-VIRGEM – 23/08 a 22/09 - AGRADÁVEL 
TRABALHO: boas idéias e facilidade para comandar atividades em grupo. AMOR: novidades afetivas à vista. SAÚDE: favorável para tratamento médico. 076 – creme. 

07-LIBRA – 23/09 a 22/10 - RAZOÁVEL 
TRABALHO: não fique insistindo numa atividade que sabe não ter futuro. AMOR: clima de muito carinho no romance. SAÚDE: ao sinal de dores, procure um médico. 990 – cereja. 

08-ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11 – PERTURBADOR 
TRABALHO: problemas materiais estarão afetando o setor profissional. AMOR: hoje você não será uma boa companhia. SAÚDE: instável. 512 – branco. 

09-SAGITÁRIO – 22/11 a 21/12 - DIFÍCIL 
TRABALHO: uma situação inesperada deverá deixá-lo irritado. AMOR: não desconte sua raiva nas pessoas próximas. SAÚDE: controle seus nervos. 937 – laranja. 

10-CAPRICÓRNIO – 22/12 a 20/01 - ÓTIMO 
TRABALHO: aproxime-se de pessoas interessantes e experientes que possam influenciar na sua prosperidade. AMOR: tudo em paz com a pessoa amada. SAÚDE: normal. 475 – violeta. 

11-AQUÁRIO – 21/01 a 19/02 – RAZOÁVEL 
TRABALHO: não obrigue os outros a agirem da sua maneira; respeite opiniões contrárias. AMOR: aproveite a companhia de quem ama. SAÚDE: estável. 027 – verde oliva. 

12-PEIXES – 20/02 a 20/03 - DIFÍCIL 
TRABALHO: fique atento ao fazer ao lidar com documentos. AMOR: olhe para o futuro e vire a página; a vida segue. SAÚDE: evite guloseimas. 804 – marfim.

Fonte: PROFESSOR NATHANAEL

Papa Francisco diz que fim do celibato obrigatório tem 'porta aberta'

Organizadores da visita do pontífice disseram que a inclusão desses compromissos na agenda do papa expressa a preocupação do líder da Igreja Católica com os mais pobres e excluídos 
Durante viagem de volta ao Vaticano, o pontífice revelou conhecer casos de padres casados e que não vê interferência da condição aos dogmas da igreja

O papa Francisco voltou a ser notícia por conta de seu pensamento 'liberal' em relação aos dogmas da Igreja Católica. Durante a viagem de volta ao Vaticano, depois de visitar Israel, o pontífice falou sobre o celibato obrigatório para padres católicos.
"Por não ser um dogma da fé, a porta sempre está aberta” para discutir a questão, disse Francisco. “A Igreja católica tem padres casados. Católicos gregos, católicos coptas, existem no rito oriental. Não é um debate sobre um dogma, mas sobre uma regra de vida, que eu aprecio muito e que é um presente para a Igreja", afirmou.
Apesar da forte argumentação, o papa afirmou que o tema não é e nem será prioridade de seu papado, dizem que 'há outros temas sobre a mesa' no momento.
Em abril, 26 amantes de padres católicas escreveram uma carta endereçada ao papa, pedindo que a igreja colocasse fim ao celibato obrigatório, fazendo com que elas pudessem se casar com os párocos.
"Sabe-se muito pouco do sofrimento devastador a que uma mulher que se apaixona fortemente por um padre está submetida. Queremos, com humildade, por a seus pés nosso sofrimento para que algo possa ser mudado (...) para o bem de toda a Igreja", diz um trecho da carta. 

I G

Benefícios do alho.

Propriedades e benefícios medicinais do alho:Durante séculos, o alho foi utilizado não, apenas como uma erva culinária, mas também como remédio para vários problemas de saúde, incluído infecções respiratórias. Contudo se ele for tomado em demasia pode dar origem a inflamações no estômago ou anemia.
Hoje, os fito terapeutas também utilizam-no para aliviar as dores de gazes e para livrar o organismo de vermes intestinais. Em 1858, Louis Pasteur verificou as propriedades anticépticas do alho, que também é um anti espasmódico comprovado. Uma pesquisa posterior indica que ele pode ser eficiente na redução dos níveis de colesterol.
O alho é um excelente antibiótico, especialmente das vias respiratórias, um bom expectorante, ajudando a libertar as mucosidades presas no peito e útil em vários tipos de tosse.
Hoje em dia, devido à evolução da ciência, sabe-se que o alho têm mais de 200 princípios activos, conferindo-lhe as propriedades que lhe permitem combater inúmeras doenças, infecciosas oncológicas, vasculares e até retardar o envelhecimento celular.
Fortalece o sistema imunológico, aumentando assim a resistência a infecções.

Benefícios do alho: 

Aumenta a longevidade
Reduz os riscos de enfarte
Reduz o mau colesterol LDL
Aumenta o bom colesterol HDL
Previne aterosclerose
Previne o cancro
Activa o bom funcionamento do fígado
Combate o ácido úrico
Alivia dores musculares e articulares
Alivia o cansaço, dores de cabeça e insónia
Propicia o bom funcionamento dos rins e da bexiga
Infecções da vesicula


Forma de tomar o alho:A melhor maneira é ingeri-lo cru, já que assim preserva todas as suas propriedades.
Cá em casa o meu marido usa-o directamente na erupção dos herpes labial, com resultado muito positivo.
Também é utilizado em ferimentos e cortes de pregos enferrujados, espinhos, mordedura de bichos, etc..
Para combater o mau hálito provocado pelo alho, basta mastigar um pouco desalsa.



Poderá também gostar de:
http://ppatinhofeio.blogspot.com.br/2012/11/propriedades-do-alho.html

Benefícios do eucalipto.

Características e propriedades medicinais do eucaliptoO eucalipto, é recomendado para os mais diversos desconfortos respiratórios. As suas folhas possuem um óleo essencial denominado cineol ou eucaliptol, com propriedades balsâmicas, antisséticas,anti-inflamatórias, antimicrobianas, antiviróticas, calmantes, descongestionantes, expetorantes, refrescantes, repelentes,tônicas, vermífugas, etc. Para adquirir as suas propriedades curativas, pode usá-lo sob a forma de infusões, compressas, essências, loções e rebuçados.

Loção - Anticéptico poderosa e curativa, aplica-se o eucalipto na parte externa do corpo, para lavar feridas, úlceras, etc.
Chá - Feito com as folhas verdes do eucalipto, auxilia o tratamento da asma, asma cardíaca, coriza, cistite, catarro, disenteria, diabetes, febre, gripe, adenite, bronquite e tuberculose e até pneumonia. No caso das doenças respiratórias, inclusive a sinusite é aconselhável aspirar o vapor do cozimento das folhas verdes do eucalipto.
Cataplasma - Usado sob a pele, alivia a dor ciática, gota e de reumatismo.
Essência - É o óleo extraído do eucalipto. Tem uma acção, febrífugo e tónico, é imbatível nas dores reumáticas e musculares.
http://ppatinhofeio.blogspot.com.br/2012/11/beneficios-do-eucalipto.html

NISSAN SENTRA SL X HONDA CIVIC EXR - COMPARATIVO.

Novo Nissan supera líder de vendas e mostra por que continua subindo no ranking

O Honda Civic tem uma história de sucesso no Brasil. Vendido por aqui ininterruptamente desde 1992, quando começou a ser importado oficialmente, ele foi nacionalizado já em 1997. Mas foi em 2007 o lançamento da geração mais emblemática e bem sucedida dentre todas as versões do sedã até então: o New Civic, com seu design arrebatador, seu interior futurista e sua variação esportiva Si, que trazia um motor 2.0 I-VTEC de 192 cv e câmbio manual de 6 marchas. Hoje em sua 5ª. geração no Brasil (nona no mundo), ele já não provoca suspiros pelo design ou pelas soluções mecânicas, mas continua sendo um sucesso de vendas.

O Nissan Sentra, por outro lado, passou por altos e baixos desde que chegou ao país em 1991. Trazido por importadores independentes, foi vendido até 1994 em versão única (GXE) e tinha predicados, mas o design conservador nunca chamou a atenção. Em 2005 ele retornou ao país trazido pela própria Nissan, com muitos equipamentos e preço atraente - e o design ainda não era lá essas coisas. Com espaço interno menor que o da concorrência, outra vez não conquistou. A partir de 2007 o Sentra se tornou mais conhecido, graças também ao hit "Não Tem Cara De Tiozão" que apresentava um sedã que queria ser jovem mas ainda não tinha chegado lá. E a nova geração, 4ª. no Brasil e 7ª. no mundo, se voltou de vez para o conforto e se modernizou, ganhando design acertado, espaço e bom custo x benefício para enfrentar a acirrada concorrência.



É comum que carros prestes a mudar de cara percam vendas, mas o Civic, mesmo com face-lift agendado para o segundo semestre, ainda não sofre com isso e permanece na primeira posição do segmento. Incrível, porém, é ver como a transformação do Sentra o tem feito subir posições no ranking: em abril ele bateu o Cruze e conquistou o terceiro lugar, tornando o pódio exclusivamente japonês (com o Corolla em segundo). Colocamos o Honda e o Nissan frente a frente para entender melhor o que chama a atenção em cada um deles e, para este comparativo, pontuamos design, desempenho, conforto geral (dividido em espaço,dirigibilidade e equipamentos de conveniência), segurança e custo x benefício, itens que consideramos os mais importantes para a escolha de um sedã médio. A disputa foi quente!


Design

Quando foi lançada no Brasil no final de 2011 esta geração do Civic fez algumas pessoas torcerem os narizes. Perguntava-se o que a Honda faria para deixar o 'New Civic' ainda mais arrojado e bonito, mas na opinião de muita gente o sedã regrediu. De todo jeito ele ainda agrada: não se destaca mais na multidão, mas mantém linhas modernas e tem uma reformulação no visual programada já para o mês de julho, quando receberá retoques na dianteira e uma traseira mais equilibrada - hoje, o principal alvo de críticas -, com as mesmas lanternas usadas na versão americana. Dentro há semelhança com a versão anterior, que chama ainda a atenção pela modernidade do layout. O excesso de informação para os olhos da versão EXR avaliada, porém, faz o painel se tornar um pouco cansativo à noite.
O Sentra, por sua vez, ganhou um refinamento nunca visto nas versões anteriores. A inspiração veio do irmão maior Altima, lembrado através dos vincos laterais, dos faróis e da grade dianteira do Sentra. Esta mesma grade, aliás, poderia ter frisos escuros em vez de prateados, o que equilibraria melhor o conjunto dianteiro. Leds na frente e nas lanternas traseiras, recurso ainda inexistente no Civic, mostram modernidade e requinte ao mesmo tempo. A fluidez do design combina muito bem com a proposta atual do carro, que não esconde sua vocação para o conforto - o Honda, com alma mais esportiva, acaba frustrando quem busca sinais de esportividade em sua aparência. No interior tudo é mais simétrico e conservador que no Civic, mas o bom acabamento geral e o equilíbrio entre layout e informações tornam o ambiente do Nissan mais acolhedor para os ocupantes.

Civic 0 x 1 Sentra


Desempenho

O motor 2.0 flex do Honda Civic gera até 155 cv com etanol...

...enquanto o 2.0 flex do Sentra produz 140 cv com qualquer um dos combustíveis

Números não mentem. Apesar de ter menos torque (máximo de 19,5 kgfm contra 20 kgfm do Nissan), o Civic é 54 kg mais leve, tem mais potência (155 cv contra 140 cv) e bom escalonamento na transmissão automática, o que o torna ligeiramente mais ágil em acelerações e retomadas. Além do mais a versão EXR conta com paddle-shifts atrás do volante, que permitem trocas manuais e tornam a condução mais divertida bem como reduzem sensivelmente o tempo nas acelerações. O Sentra está longe de ser lerdo, mas o câmbio CVT não é tão esperto quando o do Honda e não permite qualquer tipo de interação. Mais pesado e com menos potência, o resultado final não poderia ser outro: com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e retomada de 60 a 100 km/h em 7 segundos, o Nissan Sentra perde do Honda Civic com seus 9,9 e 5,8 segundos para cumprir as mesmas provas.


Civic 1 x 1 Sentra


Conforto Geral


O Nissan Sentra é mais espaçoso de forma geral...

Espaço - Sendo maior em todas as dimensões (4,62 m de comprimento, 1,47 m de altura, 1,77 m de largura, 2,70 m de entre-eixos e 503 litros no porta-malas) o Sentra acomoda melhor todo mundo. Mesmo o passageiro do meio no banco traseiro não vai reclamar da falta de espaço para as pernas. O sedã da Honda, com medidas de 4,52 / 1,45 / 1,75 / 2,67 metros, assoalho plano no banco traseiro e mais 449 litros no porta-malas não chega a acomodar mal, mas o custo por m² no Sentra é melhor aproveitado.

...mas ambos ainda têm articulações "pescoço-de-ganso" na tampa do porta-malas

Dirigibilidade - Direto ao ponto: quem aprecia mais a experiência de condução vai preferir o Civic. Ele é melhor de curva, tem volante menor e direção mais direta, é mais ágil e mais comunicativo. A questão é que até quem gosta de dirigir precisa levar mais gente no carro vez ou outra, e é aí que o sedã da Honda perde pontos. Por ter suspensão mais durinha, os passageiros de trás sentem com mais intensidade as imperfeições da via e, por estarem num carro ligeiramente mais apertado isso se acentua. Numa descida de serra, por exemplo, esses mesmos passageiros vão sacolejar mais de lá para cá, já que o Civic se apóia na suspensão com mais facilidade e aderna menos. Ou seja, uma vez privilegiando o motorista o Honda não estende esse mesmo prazer a quem vai junto. Além do mais o motor fala mais alto e o carro tem menos isolamento acústico que o oponente.

O Sentra caminha na direção oposta. Ao volante ele é equilibrado e estável, mas é discreto, manso. O volante grande, apesar de ter boa empunhadura, pede que as mãos se apoiem o suficiente apenas para manter a direção, não que o agarrem como numa condução mais arisca. A suspensão, mesmo bem calibrada e neutra em curvas, é mais macia e filtra melhor o asfalto ruim. Como se não bastasse, o isolamento acústico é eficiente a ponto de mal se ouvir o barulho dos pneus na estrada, isso otimizado pelas baixas rotações do motor em condução normal (a 120 km/h o motor gira a menos de 2 mil rpm) e pela excelente aerodinâmica (Cx de 0,29). Em resumo: o sedã da Nissan não é só para quem dirige.

Muitos equipamentos de série e interior moderno, mas excesso de informação visual cansa à noite

Interior refinado, com equilíbrio de informações e mais itens de conforto

Equipamentos de conveniência - Para garantir mais conforto aos ocupantes Civic e Sentra trazem uma lista generosa de itens de comodidade, mas um deles oferece um pouquinho mais. Ambos têm bancos e volante revestido em couro, ar condicionado automático digital, vidros, travas, retrovisores e teto solar elétricos, central multimídia com áudio completo, Bluetooth, GPS e câmera de ré integrados, computador de bordo, controlador de velocidade, sensor crepuscular, ajustes de altura, distância e regulagem do encosto no banco do motorista e de altura e distância para o volante.

Só o Honda tem controles one-touch para os 4 vidros e alarme com fechamento automático de vidros e do teto solar. Por outro lado, só no Sentra o ar condicionado é Dual Zone, os retrovisores são rebatíveis eletricamente e há sensores de estacionamento conjugados à câmera de ré. Além do mais a central multimídia é bem mais fácil de manusear.

Civic 1 x 2 Sentra


Segurança

Um empate fácil de explicar. Enquanto o Civic é o único aqui que possui controles de estabilidade e tração, a Nissan justifica sua ausência no Sentra com um preço R$ 8.500,00 menor. E não é só: o Sentra freia melhor, não deixa a desejar nas curvas e é o único que traz o sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis no banco traseiro. Ambos têm ABS com EBD e assistente de frenagem de emergência, mas o Sentra tem 6 airbags contra 4 do Civic. Ou seja, nenhum item de segurança faz o trabalho sozinho.

Civic 2 x 3 Sentra

Custo x Benefício

Nissan Sentra é o sedã a ser batido em termos de custo x benefício

Engana-se quem pensa que compradores de sedãs médios topo-de-linha não se preocupam com custo x benefício. Fosse assim o Sentra não teria atingido, em abril, seu melhor resultado mensal desde 2007. Antecipando sua vitória neste quesito, explicamos por quê ele é hoje o sedã a ser batido.

Com o preço que se paga num Nissan Sentra SL CVT é possível comprar somente versões intermediárias dos concorrentes. Talvez o modelo que mais se assemelhe em motorização e equipamentos é o meio-irmão Renault Fluence na versão Privilège, que era top até a chegada do versão turbinada GT - e ainda assim ela custa R$ 4.000,00 mais. Os R$ 75.490,00 do Sentra SL compram todos os itens de conveniência, segurança e aparência que descrevemos acima, além de 3 anos de garantia total sem limite de quilometragem, a mesma do Civic. O custo de manutenção e o seguro, porém, são mais em conta.
A Honda trata muito bem os clientes e o Civic tem fama de inquebrável. Na foto, detalhe das alavancas de câmbio e freio de mão

O Civic responde com a tradição de ótimo atendimento da rede de assistência técnica e a fama de resistência que o acompanha desde que chegou no país. Calculamos também o consumo tanque-a-tanque de ambos: o Civic foi mais econômico, obtendo a média de 8,70 km/l de etanol ao fim do teste (o computador de bordo marcou 8,4 km/l de média), enquanto o Sentra, não aproveitando a baixa rotação do motor na maioria das situações, chegou à média de 7,59 km/l (com o computador marcando 7 km/l). Mas a Honda, sabendo que tem mercado cativo, continua cobrando caro por seus produtos. Os R$ 83.990,00 cobrados pelo Civic EXR (com mais R$ 1.100,00 se a pintura for metálica ou perolizada) não são revertidos necessariamente em mais benefício.

Civic 2 x 4 Sentra

E os outros japoneses?

O Toyota Corolla Altis deveria aparecer neste comparativo, mas a fábrica se nega a responder os nossos pedidos de carros para avaliação. De todas as formas, numa análise superficial comparativa com o Nissan Sentra, concluimos que ele não vale o que custa. O design realmente ficou mais atraente e o problema de espaço foi resolvido, graças ao aumento geral nas dimensões do carro. A adoção do câmbio CVT com 7 velocidades pré-definidas também é um avanço, bem como a recalibração da suspensão. Mas a não ser pela maior potência do motor e pela central multimídia que conta com TV digital, ele não traz nada a mais que o Nissan. Custar R$ 92.900,00 (com R$ 900,00 a mais pela cor branco perolizado) é uma incoerência.

A Mitsubishi não dispõe de frota de imprensa, motivo pelo qual não conseguimos avaliar também o Mitsubishi Lancer. A versão que mais se assemelha ao Sentra é a CVT 4x2, que tem, inclusive, preço próximo (custa R$ 73.990,00). Mas traz menos equipamentos e menos espaço que o Nissan, apesar de ter mecânica refinada, excelente dirigibilidade e design ainda atraente. A versão topo-de-linha GT não faria sentido neste comparativo, considerando a tração 4x4 e a pegada esportiva, bem como o proibitivo preço de R$ 98.990,00.

O Sentra cresceu, amadureceu e por isso venceu este comparativo. Ele tem tudo, agora, para competir de igual para igual com os líderes do mercado e até, por que não, superá-los. Infelizmente, para que isso aconteça, ele precisaria ser produzido aqui. A cota limitada de importações do México pode ser um entrave para que ocorra uma reviravolta no ranking, coisa que não é difícil de acreditar a julgar pelo bom desempenho em vendas desde que foi lançado. De todas as formas, a Nissan está no caminho certo com o Sentra: é um excelente produto.

Fotos: Maximiliano Moraes / Bruno Squarisi / Divulgação
Informações de desempenho: Auto Esporte
Agradecimentos ao Mosteiro de São Bento em Vinhedo, SP

http://racionauto.blogspot.com.br/2014/05/nissan-sentra-sl-x-honda-civic-exr.html