Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

As diferenças podem nos fascinar -- Vencendo os Preconceitos

As diferenças podem nos fascinar -- 

    Vencendo os Preconceitos



Eu morava numa cidade pequena, dessas bem pequenininhas mesmo. Tinha apenas uma pracinha, uma escola e uma igrejinha.

Nessa cidade, quase todos éramos descendentes diretos de negros africanos.

Um dia, surgiu na cidade, uma criança, que veio lá do Japão e, todas as vezes que ela aparecia, eu e meus amigos ficávamos admirados com seus lindos olhos puxados. No fundo, bem lá no fundinho, todos desejávamos ter aqueles lindos olhos puxadinhos.

Anos mais tarde, eu e minha família nos mudamos para o Japão. E sabem o que aconteceu? Todas as vezes que passeava pelos parques da cidade, percebia que as crianças japonesas admiradas desejavam ter os olhos abertos e redondinhos como os meus.


    O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
    Romanos 10:13

    Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...
    Art. 5º da Constituição







Fonte: Jesus nos ama.

Os dez mandamentos do Catequista

Os dez mandamentos do Catequista




 – Tu estás a ser convidado para uma missão e não para uma simples tarefa que qualquer um executa. Encara a catequese como algo sério, comprometedor, útil. As tuas palavras e as tuas acções como catequista terão um efeito multiplicador se forem realizadas com ânimo e compromisso;

 – Sorria ao encontrar os seus catequizandos. Um catequista precisa de sorrir mesmo quando tudo parece desabar. Executa a tua tarefa com alegria e não encares os encontros de catequese como um fardo a ser carregado;




 – Se no primeiro contratempo que aparecer tu desistires, é melhor nem começares. A catequese, assim como qualquer outra actividade, apresenta situações difíceis. Mas que graça teria a missão de um catequista se tudo fosse muito fácil? Seja insistente e que a sua teimosia lhe permita continuar nesta missão e não abandonar o barco na primeira situação adversa;


 – Torna os pais dos teus catequizandos aliados e não inimigos. Existem muitos pais que não querem nada com nada na catequese. Mas procura centrar o tua atenção naqueles que estão empolgados, interessados e são participantes activos. Não fiques apenas a reclamar as ausências. Vibra com as presenças daqueles que estão comprometidos com a catequese e interessados pela vida religiosa dos seus filhos;



 – Lembra-te sempre que tu és um catequista da Igreja Católica. Por isso precisas de defender as doutrinas e os ensinamentos católicos. Alguns catequistas que aventuram-se na tarefa da catequese, ás vezes, por falta de preparação, acabam por fazer, nos encontros, um papel contrário aquilo que a Igreja prega sobre diversos assuntos. Isso é incoerência;


 – Não te esqueças da tua vida pessoal. Por seres catequista, a visibilidade é maior. Então cuida muito dos teus actos fora da Igreja. Não precisas de ser um crente, mas é preciso dizer uma coisa e agir da mesma forma. A incoerência nas acções de qualquer cristão, passa a ser um tiro no pé;


7º – Saiba que tu fazes parte de um grupo de catequistas e não és um ser isolado no mundo. Por isso, esforça-te em participar nas reuniões propostas pela equipa da catequese. Procura actualizar-te dos assuntos discutidos e analisados nestas reuniões. Esta visão comunitária é essencial na catequese. Um Catequista que aceita mudar a catequese e acha que o seu trabalho é apenas os encontros, está fora de uma realidade de vivência em grupo;
 – Frequenta a missa. Falamos tanto nisso nos encontros, reuniões e retiros de catequese e queixamo-nos que os jovens e os pais não frequentam as celebrações no final da semana. O pior é que muitos catequistas também não vão à missa. Como exigir alguma coisa se não damos o exemplo?

 – Seja receptivo com todos, acolhedor, interessado. Mas isso não significa ser flexível demais. Tenha regras de conduta, acompanha a frequência de cada um dos teus jovens ou crianças, deixa claro que tu é que mandas. Fala alto, tem postura corporal nos encontros, chega no horário marcado, avisa com antecedência quando precisares de te ausentares, mantenha o contacto com os pais pelo menos uma vez por mês. Tu és o catequista e, através de ti, o Reino de Deus está a ser divulgado. Por isso, tu precisas não apenas “aparentar”, mas ser catequista por inteiro;

10º – Seja humilde para aprender. Troque ideias com os seus colegas catequistas. Peça ajuda se for necessário. Ouça as sugestões e nunca penses que tu és o melhor catequista do mundo. Não privilegies ninguém e trata todos com igualdade. Somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. É Ele quem opera quem nos conduz e, através de nós, evangeliza. Seja simples, humilde e ao mesmo tempo forte e guerreiro para desempenhar a tua missão. 

Hélder Gonçalves
http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br/2014/09/os-dez-mandamentos-do-catequista.html

A Criação


Conta a Bíblia, no Gênesis, que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. Estes "seis dias" correspondem a épocas que podem ter durado milhões de anos. Como já foi dito, a intenção do autor sagrado não era fazer obra científica. Sua finalidade era levar aos homens o conhecimento de Deus. Por isso Moisés usou a linguagem de seus contemporâneos, aludindo a fenômenos da natureza, empregando imagens alegóricas.

PRIMEIRO DIA

"No Princípio, Deus criou o céu e a terra", isto é, o mundo espiritual e o mundo corporal. Ai o céu é o mundo espiritual, o mundo de nosso destino definitivo, após vivermos no mundo passageiro. O mundo material começou em estado de caos (sem forma, nem luz).

A matéria primitiva, que foi chamada por Moisés de terra, por efeitos das leis naturais (estabelecidas por Deus), modificou-se. Esta evolução é devida não à essência da matéria, mas à vontade de Deus, expressa por Sua palavra criadora "Faça-se"

Segundo cientistas, esta matéria primitiva seria gasosa e ocupava o universo. Ora, isso não contraria a narrativa bíblica, pois todos os metais e todos os minerais elevados a uma temperatura suficiente se tornam gasosos, ocupando um espaço bem maior (todo o universo). Além disso, a análise espectral demonstra que o sol, os planetas e as estrelas fixas são compostos dos mesmos elementos que a terra, o que permite a conclusão de uma origem comum.

De acordo com a Bíblia, ainda, no "primeiro dia", Deus disse: "Faça-se a luz". A força de atração (Gravidade) e o choque dos átomos produziram a luz e o fogo.

"E a luz existiu". Imaginemos o clarão de uma imensa bola de fogo explodindo no espaço. (Calcula-se que essa explosão radioativa se deu há cerca de 18 bilhões de anos)

SEGUNDO DIA

No "segundo dia", Deus fez o firmamento e separou umas águas das outras. Houve a separação, ordenação e solidificação das massas criadas.

"E Deus chamou o firmamento de céu" (não se trata, ai porém, do céu dos espíritos, mas sim da atmosfera terrestre). Uma parte daquela massa cósmica, solidificada, passou a constituir a terra propriamente dita.

TERCEIRO DIA

A partir do "terceiro dia", deixando os outros astros, que continuaram a se formar, Moisés ocupa-se exclusivamente com a terra. Neste período (calculado por estudiosos em alguns milhares de anos depois de formada), a terra, em fusão, pelo contínuo resfriamento, passou do estado gasoso para o líquido. Continuando a perda de calor, formou-se a crosta sólida.

"As águas que estão debaixo do céu juntem-se num só lugar e apareça o elemento árido. E Deus chamou ao elemento árido, terra e ao conjunto das águas, mares". Com o solo úmido e sob a influência do calor e da luz, formou-se o ambiente para o surgimento da vida. E nasceram as plantas.

QUARTO DIA

No "quarto dia". Deus disse: "Sejam feitos, luzeiros no firmamento do céu e separem o dia da noite, sirvam para sinais e para distinguir os tempos, os dias e os anos".

Pelo contínuo resfriamento da terra, com as águas exalando menos vapor, os outros astros tornaram-se visíveis e, ao mesmo tempo, a influência do sol se manifesta na distinção dos dias e das noites e nas estações do ano.

QUINTO DIA

No "quinto dia" surgem os peixes e as aves. Pela primeira vez aparece a palavra VIDA. Aqui o autor volta ao verbo criar (omitido nos outros "dias"), querendo, talvez, significar que a vida, como a matéria bruta, só se poderia originar por especial intervenção divina.

SEXTO DIA

No "sexto dia", Deus fez os outros animais e, por fim, o HOMEM – o homem, como síntese, como acabamento, tendo em si todas as formas de vida (vegetativa, animal e racional).

SÉTIMO DIA

No "sétimo dia", "Deus descansou". "E abençoou o sétimo dia e o santificou". Santificar, significa "reservar para Deus". "Descansando", "abençoando" e "santificando" o "sétimo dia", Deus nos adverte que "o homem, elevando consigo as demais criaturas, deve voltar-se para Deus, onde tudo encontra repouso e consumação"

COMPLEMENTAÇÃO

Nenhuma das sentenças propostas para explicar a origem do universo procede além de uma massa de matéria primitiva, donde todos os corpos derivam. Esta massa é simplesmente pressuposta e os cientistas só traçam a gênese do mundo a partir dela. Isto é legítimo, pois a observação não lhes permite ir além. A sã razão, e muito mais a fé, compete completar o explicação da ciência.

A matéria não pode ser eterna, pois ela tem uma história ou evolução – e o que muda não tem, por si mesmo, plenitude de ser, perenidade ou eternidade. Ora, quem daria início à matéria primitiva, senão alguém eterno e imutável, tendo em si mesmo a perfeição do ser, conhecendo a razão de ser das coisas que mudam, que ora são, ora não são (pois passam por estágios diferentes), que hoje se apresentam de um modo, amanhã de outro?

Por um ato de soberana potência, somente Deus poderia fazê-lo. Esta é mais uma conclusão da reta inteligência, e uma das afirmações básicas da fé.

Sócrates, Platão, Aristóteles, gênios da humanidade, proclamaram em sua Filosofia a existência de um Deus, criador do universo. E os gregos em geral, além e acima de deuses de sua fantástica mitologia, admitiam um "Deus desconhecido". A idéia de uma divindade criadora está presente em todos os povos de todos os tempos.

Relativamente ao descanso de Deus, o homem deve trabalhar com ordem e harmonia – e fazer uma pausa para contemplar sua obra, analisá-la, meditar e, como criatura, louvar o Criador.

Depois da criação, "Deus viu todas as coisas que tinha feito e viu que eram boas".

Felizes seremos imitando o Divino Artífice.

Fonte: Catequisar.com

Visuais





















http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br/2014/11/a-criacao.html

Advento





Fonte: Internet
http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br/2014/11/advento.html

Perguntas e Respostas - Batismo - 1


Oi amigos...

Estas perguntas são ótimas para começar bem o ano com nossos encontros de catequistas.
Será que os catequistas de nossa paróquia realmente estudam? 
Será que que são preparados para ensinar a fé ás crianças e adolescentes?

Vamos fazer o teste?

1 - O que é o Baptismo?

A - Um estilo de Igreja
B - Um Santo
C - Um Sacramento

2 - Como se chama quem faz a apredizagem da fé cristã para receber o Baptismo?

A - Catecúmeno
B - Crismando
C - Baptizado

3 - O que é o "Baptistério"?

A - O lugar reservado à celebração do Baptismo
B - A pessoa que recebe o Baptismo
C - Os recipientes para a água do Baptismo
D - O que celebra o sacramento do Baptismo

4 - Que significa a palavra "Baptismo"

A - Ajoelhar-se
B - Mergulhar
C - Rezar

5 - Como pode ser ministrado o sacramento do Baptismo?

A - Pondo cinza na cabeça do baptizando
B - Por imersão e por infusão

6 - Em que consiste o Baptismo por "infusão"?

A - É o Baptismo que é administrado deitando água sobre a cabeça do baptizando
B - É o Baptismo que é administrado mergulhando o baptizando na água

7 - Quando é benzida a água usada para o Baptismo?

A - Na Vigília Pascal ou durante a cerimónia da celebração do Baptismo
B - No Natal
C - No Ano Novo

8 - O que é a fonte baptismal?

A - Uma nascente de água pura
B - Uma fonte
C - Uma pia destinada ao Baptismo

9 - Que é que se coloca junto da pia baptismal?

A - Um Círio aceso
B - Uma fotografia do baptizando
C - Uma fotografia do Papa

10 - Quais são os momentos principais do rito do Baptismo?

A -Liturgia penitencial e liturgia eucaristica
B - Rito de acolhimento, liturgia da Palavra, liturgia do sacramento, rito de conclusão
C - Homilia e despedida


* RESPOSTAS

1 - C
2 - A
3 - A
4 - B
5 - B
6 - A
7 - A
8 - C
9 - A
10 - B

Fonte: HÉLDER GONÇALVES
http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br/2015/01/perguntas-e-respostas-batismo.html

Perguntas e Respostas - Batismo 2


Mais perguntas sobre o Batismo
Boa sorte!

1 - De que cor são os paramentos que usa o sacerdote no rito baptismal?

A - Vermelho
B - Roxo
C - Branco

2 - Qual é o "ministro ordinário" do Baptismo?

A - O sacristão
B - O Presidente da Câmara
C - O bispo, os sacerdotes e os diáconos

3 - Durante o rito baptismal quais são os momentos principais da "Liturgia do Sacramento"?

A - Oração e invocação sobre a água
B - Renúncia a Satanás e profissão de fé
C - Baptismo
D - Unção com o óleo do crisma
E - Entrega da veste branca e do círio aceso
F - Rito de Efata

4 - Quem faz o sinal da cruz na testa dos baptizandos no rito do acolhimento?

A - Os avós e os primos
B - O celebrante, os pais e eventualmente os padrinhos
C - O Presidente da Câmara e os amigos

5 - Que se diz em resposta às perguntas da profissão de Fé?

A - Hossana
B - Sim creio
C - Ámen
D - Aleluia

6 - Em que momento é ungido o baptizando no peito, com óleo dos catecúmenos?

A - Antes de entrar na Igreja
B - No momento da unção pré-baptismal
C - No fim do rito baptismal

7 - Depois da unção do crisma, que se entrega aos pais para o baptizando?

A - Uma fotografia de lembrança
B - Uma imagem de Nossa Senhora
C - Uma veste branca
D - Um rosário

8 - Além da veste branca, que se entrega aos pais para o baptizado?

A - Um livro
B - Uma vela acesa
C - Um ramo de flores

9 - Onde se acende a vela para entregar aos pais?

A - No círio pascal colocado junto da pia baptismal
B - Na lâmpada que está junto do sacrário
C - No cirio que está em cima do Altar

10 - Quando se reza a oração do Pai Nosso?

A - Durante o rito de conclusão
B - Durante o rito do acolhimento
C - Durante a liturgia da Palavra


* RESPOSTAS

1 - C
2 - C
3 - A,B,C,D,E,F
4 - B
5 - B
6 - B
7 - C
8 - B
9 - A
10 - A

Fonte: HÉLDER GONÇALVES
http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br/2015/01/perguntas-e-respostas-batismo-2.html

Orações para as Crianças








Fonte: Catequese Infantil Santa Bárbara
http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br/2015/02/oracoes-para-as-criancas.html

Quaresma



A Quaresma começa, precisamente, com um símbolo bem conhecido e consolidado: a Cinza, que lembra-nos a condição efémera da nossa vida e o seu destino na eternidade com Deus. A Cinza de cada ano, recorda também a árvore da Cruz Ressuscitada da Vigília Pascal do ano anterior.


1. A Quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.

2. A Quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos dele.

3. A Quaresma é ENCONTRO. É abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

4. Quaresma é LUZ, como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.

5. A Quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado nos textos como na cura do paralítico ou do filho do centurião.

6. A Quaresma é ÁGUA. É a passagem da sede da nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.

7. A Quaresma é SUPERAÇÃO vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas, que sofrem graves perigos e vencem na prova, são José filho de Jacob, a casta Susana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.

8. A Quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a Quaresma. Pré-figurada no Antigo Testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com o seu convite de carregá-la como condição para o seguimento.

9. A Quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, pré–anunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. Pela cruz para a luz.

10. A Quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a FERMENTAÇÃO NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre.

HÉLDER GONÇALVES
http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br/2015/02/quaresma.html

Orações para as Crianças -- Algumas orações para as nossas crianças. Saí procurando na net algumas...








http://waniacatequista.blogspot.com.br/

Leitura Orante


Fonte: Internet

Explicação
A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida.

A LECTIO DIVINA é deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia, em seu período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela buscava no Evangelho o alimento da sua alma.

Como fazer a LECTIO DIVINA?
A LECTIO DIVINA tradicionalmente é uma oração individual, porém, podemos fazê-la em grupos. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos católicos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Os monges diziam que a LECTIO DIVINA é a escada espiritual dos monges, mas é também a de todo cristão!

Quais os passos da LECTIO DIVINA?
1) Oração inicial: Comece invocando o Espírito Santo, que nos faz conhecer e querer fazer a vontade de Deus. Reze, por exemplo, com a seguinte oração:
«Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. - Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.»

2) Leitura da Palavra de Deus: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (aconselhamos que nas primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos, por serem mais familiares a todos). Se for preciso, leia o texto quantas vezes forem necessárias.
Procure identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. Você conhece algum outro trecho que seja parecido com este que leu? É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia que este trecho nos traz!

3) Meditar a Palavra de Deus: É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!

4) Rezar a Palavra de Deus: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e Deus. É um diálogo pessoal! Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve; se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e esperança. Enfim, os momentos anteriores, se feitos com atenção e vontade, determinarão esta oração da qual nasce o compromisso de estar com Deus e fazer a sua vontade.

5) Contemplar a Palavra: Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus. Se ele o conduzirá à contemplação, louvado seja Deus! Se ele lhe dará apenas a tranqüilidade de uns momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se para você será um momento de esforço para ficar na presença de Deus, louvado seja Deus!

6) Conservar a Palavra de Deus na vida: Leve a Palavra de Deus e o fruto desta oração para a sua vida. Produza os frutos da Palavra de Deus semeada no seu coração, frutos como: paz, sorriso, decisão, caridade, bondade, etc... Não se preocupe se alguma coisa não for bem, um dos frutos da Palavra de Deus é a noção do erro e a conversão pela sua misericórdia. O importante é que a semente da Palavra de Deus produza frutos, se 30, 60 ou 100 por um... o importante é que produza, e que o Povo de Deus possa ser alimentado pelos testemunhos de fé, esperança e amor na vivência de um cristianismo sincero.
Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade.

Fonte: Católico Orante
http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br