Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 3 de maio de 2011

A ERA VARGAS

Uma época de grandes mudanças



Getúlio Vargas governou o Brasil durante quase vinte anos (1930-1945; 1951-1954). Para alguns, ele foi o "pai dos pobres", um presidente preocupado com as condições de vida do povo e com os direitos trabalhistas. Outros, no entanto, afirmam que ele foi a "mãe dos ricos", por manter o privilégio das elites e por controlar com mão de ferro os trabalhadores.
 Essas opiniões distintas têm origem na própria conduta de Vargas. Boa parte de seu governo foi ditatorial, caracterizado por censurar os meios de comunição, reprimir e perseguir a oposição e controlar fortemente os sindicatos. Foi também sob seu comando que o Brasil deu um importante salto em direção à industrialização de base.
 É inegável que o período Vargas foi rico em manifestações artísticas e culturais. Nele, ocorreu o auge do teatro de revista, e o rádio tornou-se popular. A propaganda oficial era constante e a figura do presidente se tornou conhecida por quase todos os brasileiros.



O MOVIMENTO DE 1930: REVOLUÇÃO OU GOLPE?

 Para alguns historiadores, o movimento de 1930 foi uma revolução, pois mudou profundamente o panorama socioeconômico brasileiro. Para outros autores, em 1930 ocorreu apenas um golpe de Estado, que se apresentou como revolução para ocultar a existência de projetos revolucionários em gestação no Brasil.

TEXTO 1

"A Revolução de 1930 põe fim à hegemonia de burguesia do café, desenlace escrito na própria forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional. Sem ser um produto mecânico da dependência externa, o episódio revolucionário expressa necessidade de reajustar à estrutura do país, cujo funcionamento, voltado essencialmente para um único gênero de exportação, se torna cada vez mais precário."

TEXTO 2

"Como discurso do exército de poder, revolução de trinta oculta o percurso das classes sociais em conflito, não apenas anulando a existência de determinados agentes, mas, principalmente, definindo enfaticamente o lugar de todos os agentes sociais. [Nessa operação] sobrelevam-se apenas alguns agentes sociais ao passo que outros são de uma vez por todas suprimidos, não se tornando estranha, tanto para ótica do poder constituído nos anos trinta como para a historiografia, a inexistência da ação política dos dominados durante esse período histórico."


FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS

Nenhum comentário: